Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Túnel do Tempo: Mistério do número 7 na queda de avião da Varig em Paris



Só um passageiro escapou da tragédia com o avião da Varig

Luís Alberto Alves

Desastre aéreo:  Em 11 de julho de 1973, um avião da Varig cai em Paris e provoca a morte de 122 pessoas, entre elas o senador Filinto Müller e o cantor Agostinho dos Santos. As causas teriam sido incêndio que começou no banheiro, após passageiro jogar bituca de cigarro no cesto de lixo.  Desde aquela época foi proibido fumar dentro de aviões.

 Ao se aproxima do Aeroporto de Orly, periferia de Paris, o piloto percebeu que a aeronave pegava fogo. A fumaça impediu que as chamas fossem apagadas e ela invadiu o aparelho, alcançando a cabine dos pilotos.

 Desviaram de várias casas da cidade e pousaram o aparelho num campo aberto, ao sul de Paris. O fogo e a fumaça mataram 116 passageiros e sete tripulantes ainda no ar.

 O mais curioso nesse acidente aéreo é a presença do número sete: o Boeing era um 707, cujo os arranhões no óculos do comandante Gilberto Araújo da Silva formavam o mesmo número, o mês do calendário era sete (julho), havia 117 passageiros (só um se salvou), 17 tripulantes, dos quais sete morreram e os bombeiros franceses demoraram sete minutos para chegar ao local do acidente. Silva teve sete filhos com sua esposa.

Radiografia de Sampa: Rua Manuel Gaya



Famosa feira livre na Rua Manuel Gaya, bairro do Tucuruvi, Zona Norte de SP

Luís Alberto Alves

 Esta rua, antes conhecida por "Rua João Veloso" e por "Avenida Paulo Lauro", foi batizada de Manuel Gaya em 1960, homenagem ao português Manuel Afonso Gaya, que exerceu vários cargos na Câmara Municipal de Santos, além de juiz ordinário em 1630. A Rua Manuel Gaya fica no bairro do Tucuruvi, Zona Norte de SP.



Geral: Glaucoma atinge aproximadamente 2% da população brasileira



O glaucoma é causa principal da cegueira no Brasil

Luís Alberto Alves

 Doenças de vários tipos costumam demonstrar sinais bem claros, assim que contaminam o organismo. Por isso, ainda que sejam graves, podem ser tratadas antes de causar danos mais significativos. Por outro lado, algumas enfermidades se desenvolvem de maneira tão sorrateira que, quando finalmente manifestam algum sintoma aparente, já causaram estragos irreversíveis. Um bom exemplo disso é o glaucoma. “Esta síndrome é a principal causa de cegueira no país, justamente porque aparece de maneira súbita e se desenvolve de maneira bastante silenciosa. Por isso, é muito importante que a população fique atenta ao problema. Afinal, ele já atinge cerca de cerca de 2% dos brasileiros acima dos 40 anos de idade e está entre as doenças oculares mais frequentes n o país, com mais de 1 milhão de casos registrados”, diz a oftalmologista Camila Ray responsável pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital do Coração (HCor).

 Para conscientizar a população sobre o perigo representado pelo Glaucoma no Dia da Saúde Ocular, nesta quinta-feira (10), a Dra Camila apontou quais as causas e os sintomas da doença, além de sugerir maneiras de como identificá-la em seu estágio inicial. “O glaucoma acontece quando o nervo ótico sofre lesões em função de um aumento da pressão intraocular”, explicou a médica. “Em geral, a doença costuma aparecer a partir dos 40 anos. Mas pode ocorrer mais cedo, caso a pessoa sofra, por exe mplo, algum dano capaz de provocar essa mesma elevação de pressão da parte de dentro dos olhos”, afirma a oftalmologista do HCor lembrando que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem aproximadamente 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões novos portadores da doença.

                                                              Sintomas

 No início, o Glaucoma é assintomático. Por isso, muitas pessoas só conseguem notá-lo quando o problema atinge o seu estado crítico. Neste estágio ocorre primeiramente a perda da visão periférica. Em seguida, o campo visual começa a ficar estreito, até assumir um formato tubular. “Depois disso, o paciente pode ficar cego, caso não conte com nenhum tipo de tratamento”, alertou a Dra Camila. “Em casos de glaucoma agudo, que já é outro tipo da doença, o paciente costuma sentir fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa”, acrescenta a oftalmologista.

                                                                Diagnóstico

 Dois sinais podem indicar a presença de Glaucoma em uma pessoa: pressão intraocular acima da média e lesões perceptíveis no nervo ótico. Para detectar esses dois sinais é preciso que alguns exames sejam realizados, como Tonometria de Aplanação, para medição da pressão intraocular; Fundo de Olho, para avaliar se existe lesão do nervo óptico, provocado por um possível caso avançado de glaucoma; Gonioscopia, para classificar o tipo de glaucoma que pode estar ocorrendo; e Campo Visual, para avaliar se há perda do campo visual.
Já o diagnóstico precoce da doença só pode ser obtido por meio de exames oftalmológicos de rotina.

 Por isso, a Dra Camila recomenda que pessoas já a partir dos 35 anos procurem um oftalmologista para fazer check-ups regulares. “Diabéticos e pessoas negras com mais de 30 anos – cujo o organismo é mais propenso ao desenvolvimento de pressão alta – também fazem parte deste grupo de risco”, afirma a oftalmologista do HCor. “O histórico familiar também é importante para o diagnóstico da doen&cc edil;a. Afinal, cerca de 6% das pessoas com glaucoma têm ou já tiveram algum outro caso na família”, afirmou.

                                                                    Tratamento

 Em um primeiro momento, o tratamento da doença é clínico e à base de colírios. Existem medicamentos via oral que podem ser indicados em casos de emergência. Porém, alguns tipos de glaucoma também podem estar associados a outros distúrbios, como diabetes e hipertensão. Por isso, requerem tratamentos e exames mais específicos. “Casos crônicos de glaucoma não têm cura e forçam o paciente a fazer uso de colírios e medicamentos por toda a vida”, explica a Dra Camila. “Portanto, vale a pena ficar atento e, caso a doença apareça, tratá-la antes que cause danos maiores”, aconselhou a oftalmologista do HCor.


Geral: Aula de adestramento para cães com seus donos evita estresse e problemas de socialização


No Cãocampo, profissionais treinados incluem o dono para ajudar no adestramento

Redação
 Os cães são ótimas companhias e podemos nos surpreender com a capacidade que eles têm de aprender e agir com os humanos e entre si. Por esse motivo, muitos proprietários optam pelo adestramento e domesticação para a melhoria do comportamento canino com estranhos, acabar com o estresse e com agressividade.
 O Clube de Cãompo oferece profissionais treinados que utilizam uma metodologia que consiste em um plano de treinamento onde o próprio dono faz parte do adestramento, sabendo tudo o que ocorre com o animal. Com aulas individuais que duram uma hora, em média, o Clube de Cãompo também oferece soluções para diferentes desvios de comportamento, como agressividade, estresse, ciúmes e convivência.
 Quando pequeno, até seus primeiros 60 dias, os animais precisam ter contato direto com a mãe e irmãos para aprender uma educação básica para então poder ir para casa de seus criadores. Com essa base, o filhote já pode aprender e conviver bem com sua nova casa e família. O Clube de Cãompo oferece as Puppy Classes, que começam assim que o período de vacinação acabar. Se o proprietário iniciar o treinamento cedo, o cão se tornará bem educado de uma forma mais natural e simples, tendo uma boa convivência, evitando diversos problemas e vícios comportamentais indesejáveis no futuro.
                                                        Sobre o Clube de Cãompo
 Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itú (SP), há 80 km da capital.  Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospedagem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de agility, natação, adestramento, obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas. www.clubedecaompo.com.br


Geral: Educação seleciona alunos do Ensino Médio para estágio em programa de inclusão digital


Curso ensina como produzir conteúdos para blogs entre outras atividades
Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe, a partir do próximo dia 14 de julho, as inscrições para o processo seletivo de estágio do programa Acessa Escola. Podem concorrer às vagas alunos da rede estadual matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Desde 2009, mais 40 mil estudantes tiveram a chance de conquistar o primeiro emprego trabalhando na própria unidade de ensino.
 O cadastro pode ser feito no site da Secretaria no espaço “estágios na Educação” até o dia 22 de julho. Para fazer a inscrição é preciso ter CPF próprio. A prova está marcada para 17 de agosto. O processo seletivo atenderá a demanda existente e também formará um cadastro reserva de candidatos.

 Os novos selecionados cumprirão carga horária de estágio de 4 horas, de segunda-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Entre as atribuições estão a de orientar o uso dos equipamentos e dos recursos disponíveis, cadastro de novos usuários e relatório das atividades desenvolvimentos. Todos recebem ainda bolsa auxílio de R$ 500,00 (incluindo transporte) e têm direito a férias de 30 dias.

 “Os alunos estagiários têm a oportunidade de ter o primeiro contato com o mundo do trabalho. Além disso, eles recebem cursos voltados à tecnologia e são incentivados a produzir conteúdo próprio, como blogs e páginas virtuais. Hoje estão em atividade na Rede de Projetos 391 iniciativas criadas pelos próprios monitores”, afirmou o secretário da Educação, Herman Voorwald.

                                                                     Programa pioneiro

 O Acessa Escola foi criado em 2008, e atualmente está em mais de 4 mil escolas estaduais de todas as 91 Diretorias de Ensino. O programa, pioneiro de inclusão digital, oferece aos alunos e comunidade escolar acesso gratuito à internet. O espaço é ainda local de pesquisa e pode ser utilizado para os cursos da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais ).


Variedades: Izzy Gordon se apresenta no evento oficial da Copa Fifa Fa Fun Fest


dia 12 de julho, a partir das 12h, no Anhangabau, em São Paulo.
Abaixo mais informações.
Um abraço e obrigado.


Izzy Gordon é uma das grandes cantoras do Brasil

Redação

 Após o lançamento do seu último CD “NEGRO AZUL DA NOITE”, há quatro anos, a cantora Izzy Gordon, que consagrou sua voz por meio do Jazz e da Bossa Nova, além de ter conquistado os top artistas internacionais Paul McCartney e Bono Vox, com apresentações exclusivas, será uma das artistas brasileiras a se apresentar no evento oficial do mundial de futebol “Fifa Fun Fest”, no próximo dia 12 de julho, a partir das 12h, no Anhangabaú, em São Paulo.

 A cantora anuncia também a data para o lançamento do seu EP, Poesia Urbana, dia 1º de agosto, no Auditório Ibirapuera. Entre os convidados para subir ao palco, o cantor e compositor Emicida. Izzy lançou recentemente o single “Mágica Barata”, composto por Marcos Romera, Lupa Mabuze e que conta com rap assinado pela própria cantora.

                                                                    Sobre Izzy Gordon

 Com mais de 20 anos de carreira, Izzy cresceu ouvindo Jazz e Bossa Nova. Filha de Dave Gordon e sobrinha da cantora Dolores Duran, conviveu desde criança com nomes como Jair Rodrigues, Tim Maia, César Camargo Mariano, Rita Lee, Wilson Simonal, e muitos outros que apareciam em sua casa para conversas e jam sessions com seu pai.

 Sua carreira começou com canjas nas casas noturnas onde Dave Gordon trabalhava. Mas foi no musical Emoções Baratas, do diretor José Possi Neto, que Izzy confirmou seu talento como cantora e viajou pelo Brasil.

 Em 1993 gravou no disco 23, de Jorge Ben Jor, com quem saiu em turnê. Em 1995 foi convidada pelo músico Skowa a integrar a primeira formação do Grêmio Recreativo Amigos do Samba Rock Funk Soul. Com o grupo, gravou o álbum Via Paulista mais uma vez ao lado de Jorge Ben Jor e fez shows com Ed Motta.

 Uma das passagens mais marcantes de sua carreira foi em 2006, quando realizou dois shows exclusivos para a banda irlandesa U2, em São Paulo. O convite veio da própria produção de Bono, que escutou o então recém-lançado primeiro CD Aos Mestres com Carinho – Homenagem à Dolores Duran.

 Bono Vox deu até uma canja em “I´ve Got You Under My Skin” e de quebra, Izzy recebeu elogios de ninguém menos que Quincy Jones, que acompanhava a banda irlandesa na ocasião. Vale lembrar que o trabalho em homenagem à tia Dolores Duran recebeu duas pré-indicações: Grammy Latino e Prêmio TIM.

 Em 2010, lançou seu segundo disco e debuta com composições próprias em O Que Eu Tenho Pra Dizer, lançado pelo selo Label A. O CD entrou na lista do jornalista e apresentador Zeca Camargo, como um dos 20 melhores CDs do ano. O mesmo CD também foi parar nas mãos de Sir Paul McCartney, após show que ela fez para o próprio, no hotel onde o ex-beatle estava hospedado e ainda deu uma canja ao lado da diva.

 Sua versatilidade e ecletismo a levaram para outros palcos. Fez backing vocal para o Deep Purple e Jorge Ben Jor, participou de shows com a Banda Black Rio, Max de Castro, Gerson King Combo, Zizi Possi, Fernanda Porto, Ed Motta, Léo Maia, e muitos outros. Izzy tornou-se uma cantora difícil de rotular e de repertório diversificado, pois passeia pelo Jazz, Bossa, Soul e MPB com muito charme e talento.


Variedades: Casal “ensina” como destruir relacionamentos




Conflitos de casal é o mote do filme

Redação
 “A gente precisa conversar”, todo mundo já ouviu essa frase e sabe que quando isso acontece você foi intimado para uma DR (discutir a relação). Pensando nos seus conflitos como casal, Felipe Ventura e Jackeline Salomão resolveram levar suas “DRs” para a ficção.
 Tudo começou quando Jackeline, produtora e diretora de filmes ( ex- MTV e Profissão Repórter/ TV Globo) propôs para seu namorado, Felipe Ventura, ator e produtor, que passassem a produzir  juntos  seus próprios projetos. E a inspiração para essa empreitada seriam os dilemas da vida a dois.
 E assim surgiu a série "DR - Destruindo Relacionamentos". São esquetes de ficção de até três minutos que transformam situações do dia-a-dia de casais em cenas deliciosamente cômicas. Além das pilulas de ficção, eles contam com a consultoria comportamental  do já conhecido Dr. Jairo Bouer, que analisa as DRs e acompanha a equipe às vezes até como ator.
 O casal brasiliense mora em São Paulo há 3 anos. Eles viram nas webséries uma oportunidade para ser visto no competitivo mercado audiovisual da metrópole tupiniquim. "Por meio da internet, poderíamos aliar nossas duas carreiras e ainda mostrar um pouco mais do nosso trabalho” disse Jackeline.
 O time é formado profissionais dos meios televisivo, publicitário e cinematográfico, todos com um objetivo em comum: abrir as portas em seus segmentos profissionais. Atores convidados e celebridades nacionais também já tiveram suas DRs na série, como Nany People, Julia Petit, Fabiano Augusto (foto), Beto Marden, Ligia Mendes e Saulo Vasconcelos.
 No ar desde setembro de 2013, o casal já está colhendo os frutos do trabalho. Os dez primeiros episódios foram licenciados para o canal Sony e estão sendo exibidos ao longo da programação. O projeto vai além da veia humorística já explorada na internet “Não é só uma série de humor, as pessoas se identificam, quase como uma olhadinha no espelho”, afirma Felipe.
 O que era para ser um hobby está se tornando uma produtora. Outros projetos estão surgindo e a equipe está se especializando em conteúdo para web e formatos curtos, fazendo uma ponte entre TV e internet.Para conhecer mais:Http://destruindorelacionamentos.comHttp://youtube.com/DRelacionamentos Http://facebook.com/destruindorelacionamentos


Variedades: Oficinas Culturais abrem inscrições a partir de 15 de julho



Uma das Oficinas Culturais fica no bairro do Bom Retiro, Centro de SP


Redação

 Oficinas, workshops, palestras, shows, espetáculos e seminários, totalizando 528 atividades e 21.064 mil vagas: são os números das 22 Oficinas Culturais para o 3º trimestre de 2014. Na capital, as unidades oferecem 3.697 mil vagas e 133 atividades. As inscrições para as atividades gratuitas começam dia 15 de julho. A programação completa de todas as Oficinas Culturais – unidades gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – está disponível no site www.oficinasculturais.org.br

 Um dos destaques da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, é a temporada do premiado espetáculo Cais ou da Indiferença das Embarcações, da Velha Companhia. A peça fica em cartaz até 11 de agosto com sessões às segundas, terças, sextas e sábados, sempre às 19h. A entrada é franca.

 Dentre as muitas atividades teatrais da Oficina Cultural Mazzaropi, no Brás, está a Oficina de Clown, coordenada pela diretora Soledad Yunge, que acontece de 6 de agosto a 24 de setembro. As inscrições para as 20 vagas vão até dia 1º de agosto na unidade.

 Também no Brás, a Oficina Cultural Terceira Idade promove entre 6 de agosto e 10 de outubro a Oficina de Fotografia: De Perto Ninguém é Anônimo, com 15 vagas, e a Oficina de Literatura: Retrato Contado, com 10 vagas. As inscrições para as atividades do Núcleo Documental de Foto e Literatura podem ser feitas até 5 de agosto na Oficina Cultural. As atividades culminarão em uma exposição que terá abertura no último encontro, às 14h, na própria unidade.

 Na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, o dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e curador de festivais Aimar Labaki ministrará o curso Teledramaturgia Brasileira – História e Prática, de 4 a 25 de agostoAs inscrições poderão ser feitas até 26 de julho no site ou na própria unidade. São oferecidas 15 vagas para a atividade.

 Já a Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em São Miguel Paulista, realiza, entre 16 e 18 de setembro, o Workshop: Gestão de Projetos Cênicos, sob coordenação de Ana Paula Galvão. As inscrições para as 20 vagas podem ser feitas até 10 de setembro na Oficina Cultural.

 Entre 2 e 23 de agosto, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, promove o Workshop de Construção de Livro Pop-up, coordenado pela artista plástica Liana Yuri. São oferecidas 12 vagas para a atividade cujas inscrições vão até dia 30 de julho na própria unidade.

 Por fim, na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, em Cohab Taipas, o destaque é a Oficina de Canto: 100 anos de Dorival Caymmi coordenada por Eric D’Ávila. As aulas acontecem entre 7 de agosto e 25 de setembro. São oferecidas 15 vagas e as inscrições vão até dia 29 de julho na unidade.

                                                     Sobre as Oficinas Culturais

 Das 2
2 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado.

 Em cada Oficina Cultural são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Serviço:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Coordenador: Maria Gabriela Barros
Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - Cep: 08210
090
Contato: (11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenador: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000
São Paulo – SP
Contato: (11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h

Oficina Cultural Luiz Gonzaga
Coordenador: Sacha Arcanjo
Rua Amadeu Gamberini, 259 - São Miguel Paulista - Cep:
08010-110 - São Paulo – SP
Contato: (11) 2956-2449 / 2058-1200| luizgonzaga@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Coordenador: Mario Calicchio
Rua Joaquim Pimentel, 200 - Cohab Taipas - Cep: 02815-100
São Paulo – SP
Telefone: (11) 3994-3362 / 3971-3640 |
juanserrano@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábado das 13h às 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
Contato: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.

Oficina Cultural Terceira Idade
Coordenador: Gerson Fontes
Avenida Rangel Pestana, 2401 - Brás - São Paulo/SP
Cep: 03001-000
Contato: (11) 2292-7711 /2292-7071(ramais: 214, 215 e 217)
terceiraidade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: segunda a sexta-feira - 9h às 17h | sábados - 11h às 16h

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Coordenador: Rosa Artigas
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - Cep: 01154-010 - São
Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085 |
casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e
Sábado das 9h às 13h

Site:
 www.oficinasculturais.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural