Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Política: Cresce percentual de candidatos negros eleitos para prefeituras

 

Foram eleitos 56 vereadores em vários estados


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Agência Câmara

Cresce percentual de candidatos negros eleitos para prefeituras 

Pouco mais de 32% dos prefeitos eleitos em primeiro turno nas eleições 2020 são negros, categoria que engloba pretos e pardos. É uma proporção ainda distante dos 56% que esse grupo representa na população brasileira, mas é um avanço: nas eleições municipais de 2016, os prefeitos negros somaram 29,2%.

Um destaque foi para a população quilombola. Foram eleitos 56 vereadores em vários estados, além do vice-prefeito de Alcântara (MA), Nivaldo Araújo, e um prefeito. Vilmar Sousa Costa, conhecido como Vilmar Kalunga, vai ser o primeiro remanescente de escravos a comandar o município de Cavalcante, no norte de Goiás, que tem pouco mais de 9 mil habitantes.

“Dentro do processo político, a gente sempre é excluído, né? Então, para ter esse reconhecimento, foi um trabalho árduo, mas, graças a Deus, a gente teve o apoio da comunidade Kalunga e de pessoas de fora dela também”, relata o futuro prefeito de Cavalcante.

Racismo estrutural
O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) afirma que ações afirmativas têm feito o sistema eleitoral avançar. Em agosto deste ano, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral sejam destinados de forma proporcional às campanhas dos candidatos negros. O parlamentar destaca, no entanto, que medidas como essa não são suficientes, porque as condições de vida diminuem a chance de participação política da população negra.

“Enquanto as condições socioeconômicas e as políticas de educação, trabalho, renda, saúde e as próprias oportunidades não conseguirem romper as barreiras do racismo estrutural que persistem na estrutura do Estado brasileiro, a sub-representação vai perdurar por muito tempo”, diz.

Joseildo Ramos acrescenta que, apesar dos números das eleições deste ano, a questão não é somente quantitativa. “De nada adianta ter negros nos espaços de poder se os que lá estiverem neguem a luta pela completa emancipação do povo preto”.

Minorias
Para o cientista político Márcio Coimbra, o Brasil necessita se modernizar e incluir na representação política efetiva as chamadas minorias, que, no caso dos negros e das mulheres, por exemplo, nem são numericamente inferiores. Ele ressalta a importância da união desses grupos no processo político e cita o exemplo dos Estados Unidos quando elegeu Barack Obama presidente da República.

“Obama conseguiu mobilizar todas as outras minorias (mulheres, hispânicos, etc), setores organizados que foram fundamentais para a sua eleição e para a governabilidade”, declarou.

Nas eleições municipais deste ano, houve outro recorde: pela primeira vez desde 2014, quando o critério “raça” passou a ser computado pela Justiça Eleitoral, o número de candidatos negros na disputa foi maior do que o de pessoas brancas.

Política: Proposta obriga INSS a pagar auxílio-doença após 60 dias sem perícia

Segurado deverá cumprir os requisitos de carência mínima exigida e apresentar atestado médico para ter acesso ao benefício


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo

O Projeto de Lei 4708/20 obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo, se a perícia médica não for realizada em 60 dias. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O pagamento será feito desde que o segurado cumpra os requisitos de carência mínima exigida e apresente o atestado médico.

O projeto é do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) e altera a Lei de Benefícios da Previdência Social.

Sávio lembra que o INSS reabriu as agências em setembro, mas os peritos decidiram não retornar ao trabalho, alegando falta de condições sanitárias para desempenhar a atividade. “Consequentemente, todas as perícias médicas agendadas foram suspensas até a adequação das agências, em prejuízo dos segurados que delas dependiam”, disse Sávio.

Com o projeto, ele quer evitar que situações assim prejudiquem os trabalhadores. “Esse problema de filas e atrasos na realização de perícias médicas é um problema recorrente na Previdência Social”, acrescentou.

A proposta estabelece ainda que o auxílio-doença poderá ser cancelado após a realização da perícia, cabendo recurso ao segurado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Saúde: Covid-19: Média de mortes tem alta de 45% no Brasil

 

“As pessoas estão achando que a Covid acabou. Muito pelo contrário: ela está aí"


Redação/Hourpress

Arquivo

Em comparação com 14 dias, a média móvel de mortes está em alta de 45% e a de casos, em alta de 71%. Até o último balanço desta quarta, país confirmou 166.847 óbitos e 5.912.903 diagnósticos pela Covid-19. O Brasil tem 166.847 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta quarta-feira (18), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

 A média móvel de mortes está em alta de 45% em comparação à média de 14 dias.
Veja os números consolidados:
166.847 mortes confirmadas
5.912.903 casos confirmados
No balanço das 20h de terça-feira (17), foram confirmadas 166.743 mortes (676 em 24 horas) e 5.909.002 (32.262 em 24 horas). Desde então, 4 estados atualizaram seus dados: CE, GO, MG e MS.

Às 8h, o consórcio publicou a primeira atualização do dia com 166.758 mortes e 5.909.026 casos.

Maior alta

A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 557, a maior desde o dia 12 de outubro. A variação foi de +45% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes por Covid.

 É a maior alta registrada desde o mês de maio.
Já a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 29.674 novos diagnósticos por dia, uma variação de +71% em relação aos casos registrados em duas semanas. Também é a maior alta registrada desde o mês de maio.


O aumento nas médias móveis de óbitos e casos em relação a 14 dias atrás pode ser em parte justificado com a queda nos registros ocorrida na semana do feriado de Finados, no início do mês. Apesar disso, os registros médios de mortes diárias acima de 550 e de casos perto de 30 mil são dados preocupantes, pois refletem o balanço dos últimos 7 dias.

Sérgio Cimerman, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, associou o aumento nos registros e na taxa de transmissão dos últimos dias à “balbúrdia que se acometeu no feriado”.

“As pessoas estão achando que a Covid acabou. Muito pelo contrário: ela está aí. Não saímos da primeira onda. A gente chegou num platô, começou a cair o número de casos, e a gente volta a subir, caracterizando ainda essa primeira onda, decorrente sim da balbúrdia que se acometeu no feriado. É a média de 10, 14 dias para começar a ter esse boom de procura por exames laboratoriais para a Covid e de internações”, alertou Cimerman.

Artigo: Produção industrial retoma nível pré-pandemia

 

Setor de embalagens de papelão, caso da empresa Mazurky registra recorde

Redação/Hourpress

Divulgação

A produção industrial retoma aos níveis de pré-pandemia, aponta pesquisa divulgada nesta semana pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O estudo mostra que 70% das empresas entrevistadas declararam que os negócios estão no mesmo patamar de fevereiro.

Considerada um importante termômetro do nível de atividade econômica, a expedição de papelão também registrou ritmo acelerado em outubro, marcando um novo recorde mensal, de acordo com dados preliminares da ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado), divulgados no último dia 12.

Segundo a prévia, no antepenúltimo mês de 2020, as expedições de caixas, chapas e acessórios de papelão alcançaram 362,1 mil toneladas, o maior volume desde o início da série histórica, em janeiro de 2005, com alta de 8% em relação a outubro de 2019 e de 2,9% ante setembro.

Na Grande São Paulo, em São Bernardo do Campo, a Mazurky, indústria de embalagens do setor, vem sentido o crescimento diário da demanda, intensificado agora pelo mês que marca a Black Friday – e cujo e-commerce será o principal ponto de venda - e a proximidade do Natal.

O aumento da produção fez com que, inclusive, a empresa contratasse 15 funcionários temporários.

“Passamos por um período delicado na produção, com a interrupção de diversas atividades industriais e, agora, o crescimento vem a passos largos desde agosto”, conta o diretor da empresa, Eduardo Mazurkyewistz.

Esse crescimento só não tem sido maior por conta de um problema pelo qual todo o setor industrial vem enfrentando: a falta de matéria-prima. Pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) indica que, em outubro, a falta de insumo atingiu os maiores níveis desde 2001 em 14 dos 19 segmentos da indústria.

“Temos espaço para expandir a produção e auxiliar em uma retomada mais rápida da economia, que tem sido tão impactada pela pandemia, mas a escassez de matéria-prima e os altos valores estão interferindo significativamente nisso”, salienta Mazurkyewist.

 

Economia: Elanco potencializa contratação de negros para equilibrar quadro de funcionários

 

Esforço da empresa tem objetivo de tornar seu quadro de trabalhadores mais diverso

Redação/Hourpress
Divulgação

Criado no Brasil em 2003, o Dia da Consciência Negra foi instituído feriado em algumas regiões do País em 2011 para promover reflexão e mostrar a necessidade de trazer à tona questões raciais, na busca por uma sociedade mais justa. O debate sobre o racismo não é novo, mas tem ganhado cada vez mais força na comunidade e, consequentemente, nas empresas, que passaram a entender a importância da diversidade e da inclusão.

 A admissão de mais pessoas negras pode ser um dos primeiros passos à diversidade. Não basta contratar, mas é necessário também garantir que essas pessoas tenham equidade de oportunidades em sua trajetória profissional. Uma pesquisa realizada pelo site de contratações Vagas.com, divulgada em setembro, revela que apenas 3,4% dos trabalhadores negros atuantes no Brasil estão em posições de gerência.

A partir dessa mesma preocupação, a Elanco Saúde Animal tem aplicado procedimentos inclusivos em sua seleção de candidatos, com a finalidade de potencializar ainda mais a contratação de negros e, dessa forma, equilibrar o seu quadro de funcionários. Entre setembro e outubro, tornou pública a informação de que a empresa priorizaria a contratação de negros por meio do seu Programa de Estágio 2020.

O programa foi realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e abriu vagas a universitários negros ou com deficiência dos cursos de Administração, Farmácia, Química, Engenharia, Comunicação, Marketing, Relações Internacionais e Medicina Veterinária. Os candidatos aprovados recebem uma bolsa auxílio de R$ 2.300,00, subsídio para os cursos de idioma, no valor de R$ 122,04, vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde e odontológico, além de Gympass, auxílio farmácia e outras vantagens.

Currículos

"A Elanco segue seu comprometimento com a promoção da diversidade e de uma cultura inclusiva", destaca Isis Pasian, líder do Comitê de Diversidade da empresa. "Estamos em uma jornada, temos áreas que estamos mais avançados, como na diversidade de gênero, e outras áreas ainda precisam de muita atenção e iremos atuar nelas passo a passo. Nesse momento estamos focados em aumentar o número de colaboradores negros", complementou.

Finalizado nesse mês, o programa de estágio contabilizou 383 inscritos autodeclarados pretos ou pardos. O grande volume de inscrições sensibilizou o comitê, que pretende intensificar ainda mais as iniciativas para equilibrar o quadro de funcionários da companhia.

"Cada um dos projetos que criamos é resultado de um trabalho primoroso que envolve censo de funcionários, planejamento e estratégias de ação. Precisamos ir além da contratação diversa e trazer um ambiente inclusivo para que o novo funcionário se sinta acolhido e tenha oportunidades reais de crescimento. Não é um caminho fácil, mas estamos dispostos a seguir em frente", enfatizou Isis.

DIVERSIDADE
A estratégia da Elanco de reduzir a disparidade racial vai na mesma linha adotada há alguns anos pela empresa para incentivar a diversidade de gênero. As medidas aplicadas pelo Departamento de Recursos Humanos fizeram com que em 2019 houvesse 49.2% das posições de liderança preenchidas por mulheres, dentro de um contingente geral composto por 51,5% por mulheres.

Com esses números, a Elanco se tornou referência nacional em diversidade de gênero, tornando realidade a política de valorização da diversidade aplicada de ponta a ponta numa companhia com essa premissa de governança corporativa. Com essa postura, a Elanco Brasil está alinhada com o desejo de muitos profissionais atuantes no mercado de trabalho.

De acordo com um estudo da consultoria Bain & Company em parceria com a rede social LinkedIn anunciada em julho de 2019, criar um ambiente de trabalho inclusivo e que ofereça chances iguais de crescimento profissional deveria ser uma das cinco prioridades das empresas, na opinião de 82% das mulheres e de 66% dos homens que trabalham nelas.

SAÚDE ANIMAL
A Elanco é uma empresa global de saúde animal que desenvolve produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais domésticos e de produção em mais de 90 países. Fundada em 1954, a companhia acredita na inovação como forma de melhorar a saúde dos animais, beneficiar seus clientes e promover uma cultura inclusiva e voltada a causas sustentáveis. A Elanco é guiada por sua visão de "Alimento e companheirismo enriquecendo a vida", sempre buscando promover a saúde dos animais, de seus tutores e do planeta em que vivemos.

Economia: Votorantim Cimentos abre inscrições para Programa de Estágio 2021

 

São 130 vagas para estágio técnico e universitário em 33 cidades brasileiras

Redação/Hourpress

Divulgação
A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2021. O processo irá selecionar 130 estudantes de cursos técnicos e universitários para atuarem nas áreas corporativas, industriais e comerciais das diferentes unidades de negócio da companhia - cimento, concreto, argamassas, agregados, coprocessamento e insumos agrícolas.

As oportunidades estão disponíveis em 33 cidades brasileiras e as inscrições devem ser realizadas pelo site da Eureca até o dia 9 de dezembro. Todas as informações sobre a localização das vagas e requisitos para cada vaga estão disponíveis no site eureca.me .

O Programa de Estágio da Votorantim Cimentos é uma oportunidade de desenvolvimento. Além da integração na empresa e na área, as pessoas selecionadas, participarão de formações e treinamentos sobre conteúdos comportamentais, técnicos e de carreira, mas também conhecerão as diversas áreas da empresa, terão contato com executivos e poderão desenvolver diferentes projetos.

"Este é o nosso primeiro programa de estágio com seleção nacional. Buscamos pessoas autênticas, alinhadas com nosso conceito de solidez flexível, ou seja, que sejam conectadas às novas tendências da sociedade sem perder o foco em valores inegociáveis que são excelência, ética e integridade. Estamos vivendo uma jornada de transformação e acreditamos que cada pessoa que entra em nossa empresa é única e, que essa iniciativa, fortalecerá nosso pilar de diversidade e inclusão, captando talentos que representem a pluralidade do nosso país e contribuam para o desenvolvimento e crescimento de todas e todos", disse o gerente de Diversidade e Captação na Votorantim Cimentos, Aldo Frachia.

Processo seletivo - Toda a trilha de desenvolvimento do processo de seleção do Programa de Estágio da Votorantim Cimentos será feita de forma online. As candidatas e os candidatos aprovados na primeira fase da avaliação (fit cultural e resolução de cases) serão convidadas e convidados a participar de dinâmicas e entrevistas individuais. O programa começa no mês de fevereiro de 2021 e terá duração de um ano com possibilidade de extensão por mais um ano, dependendo da previsão de formatura.

Programa Estágio 2021 da Votorantim Cimentos

Período de inscrições: 17 de novembro a 9 de dezembro

Local de inscrição: S i t d E u r e c a
Vagas: 130 oportunidades de estágio técnico e universitário

Local: 35 localidades

Início do programa: fevereiro de 2021

Benefícios: Bolsa auxílio e pacote de benefícios compatíveis com o mercado.

Localidades: Ananindeua (PA), Araçariguama (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Cajamar (SP), Camaçari (BA), Canoas (RS), Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Esteio (RS), Imbituba (SC), Irajá (RJ), Itapecerica da Serra (SP), Itapeva (SP), Itaú de Minas (MG), Laranjeiras (SE), Manaus (AM), Nobres (MT), Pecém (CE), Pinheiro Machado (RS), Paulista (PE), Primavera (PA), Recife (CE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco do Sul (PR), Rio Negro (PR), Salto de Pirapora (SP), Votorantim (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Xambioá (TO).

Economia: Mobills lança novo aplicativo com lições para educação financeira

 


Entre elas estão as calculadoras de juros simples e compostos

Redação/Hourpress

O foco em educação financeira sempre foi o diferencial do aplicativo de gestão de finanças, Mobills. Tanto no app, como nas redes sociais e no blog, a fintech compartilha dicas para melhorar a organização do dinheiro e controle do orçamento. Reunindo toda essa expertise de 5 anos desenvolvendo conteúdo de educação, eles acabam de lançar o app MobillsEdu, disponível para Android iOS .

O aplicativo de educação financeira totalmente gratuito contará com lições sobre o tema que poderão ser estudados e resolvidos em no máximo cinco minutos, em qualquer lugar e até mesmo offline. Segundo o CEO da startup, Carlos Terceiro, a ideia é ajudar aqueles que têm dificuldade em começar a estudar sobre finanças em pouco tempo. "Nós reunimos neste novo app atividades interativas para que o usuário possa fixar o conteúdo de maneira lúdica. Todas as lições trazem exemplos práticos para o dia a dia, o que permite que a pessoa finalmente tire do papel as siglas complicadas do mundo das finanças".

O MobillsEdu também possui ferramentas para facilitar o dia a dia no planejamento financeiro. Entre elas estão as calculadoras de juros simples e compostos, que além dos cálculos, mostram em detalhes o valor inicial e os juros que incidiram sobre ele; e a calculadora de salário líquido, que mostra em detalhes todo o cálculo do salário em regime de CLT, descontando todos os impostos trabalhistas que incidem sobre o salário.

Artigo: Saúde mental: qual o papel da suplementação?

 

Os transtornos mentais estão associados a alterações fisiológicas e metabólicas

Redação/Hourpress

Arquivo

No Brasil, a saúde mental exige constante atenção, afinal, 30% da população sofre com o estresse diariamente. Pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que 2 milhões de brasileiros são portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e revelam que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, valor acima da média mundial (4,8%).  Além da depressão, outro quadro emocional que compromete a qualidade de vida de cerca de 10% dos brasileiros é a ansiedade.
 
Somado a isso, um estudo conduzido por Pfefferbaum e North (2020) comprovou que a pandemia no novo coronavírus foi um agravante para várias pessoas que já lutavam contra esses distúrbios. E para algumas pessoas, a adaptação à rotina de isolamento social e o medo da doença foi gatilho para o desenvolvimento de psicopatologias.
 
Saúde mental e física: um ciclo de interdependência
Os transtornos mentais estão associados a alterações fisiológicas e metabólicas. O estresse, por exemplo, pode gerar reações como  a redução do número e da formação de neurônios, diminuição da memória e da cognição, redução da imunidade, aumento da pressão arterial, alterações da microbiota intestinal, modificação da absorção de nutrientes, entre outros, como explica a nutricionista e consultora da Naiak Karla Maciel.
 
Ela explica: “Os impactos da saúde mental não excluem a saúde física: na verdade, as duas são interdependentes e igualmente importantes na busca por qualidade de vida. Por isso, pensar em estratégias que auxiliem na modulação dessas desordens e dos sintomas gerados por elas é fundamental”.
 
Como a alimentação e a saúde mental se relacionam?
Que a prática frequente de atividades físicas, cessação do tabagismo, redução do consumo do álcool e uma alimentação saudável e equilibrada são importantes aliados da saúde física, todo mundo já sabe. No entanto, esses fatores também contribuem imensamente na busca do equilíbrio emocional. “ Esses hábitos auxiliam na modificação positiva das emoções, inclusive nas desordens mentais, proporcionando melhora dos seus sintomas e, inclusive, reduzindo a morbidade e mortalidade”, explica Karla.