Postagem em destaque

Crônica: Quando a fome impera para preservar a saúde

Arquivo/Nestlé Porém, esse hábito iria sofrer mudança brusca Astrogildo Magno Mariolzo tinha horror de passar fome, mesmo quando o médic...

terça-feira, 30 de abril de 2024

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo


Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionado um trio de automóveis importados

Astrogildo Magno

A vida para Marlon sempre esteve em mar azul. Profissional bem-sucedido, ganhando excelente salário e disputado no mercado por causa da competência. Ele tinha a prerrogativa de escolher trabalho, dependendo da avaliação a respeito do cliente. No amor, Marlon era disputado pelas mulheres, principalmente as candidatas à fama, por causa do seu relacionamento com figuras chave na mídia.

Enfim, não tinha do reclamar da vida. Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionado um trio de automóveis importados. No seu apartamento de 290 metros quadrados, tudo estava conectado com luxo e alto padrão. Lençois e cobertores importados, assim como tapetes. Os móveis todos fabricados sob medida por especialistas no assunto.

Porém, a vida surpreendeu Marlon ao cair na armadilha de realizar um trabalho consultoria financeira para alguém, que parecia agir na honestidade, mas estava a serviço do crime organizado. Não demorou em cair nas mãos da polícia. Acabou preso, depois condenado. Por causa da formação superior não puxou cadeia com a ralé. Mas foi obrigado a esquecer a palavra luxo na cela, deitado no fino colchão de espuma, e cobertor de terceira categoria. Amargaria essa situação por mais de 20 anos....

Astrogildo Magno é cronista

Geral: Hidrogênio verde deve ser usado e produzido com prudência

    Divulgação


Radiografia da Notícia

O hidrogênio verde deve ser produzido de forma eficiente para minimizar os custos de produção e a demanda por energias renováveis;

* A conversão de eletricidade em hidrogênio, atualmente, gera uma perda de energia de cerca de 30%, mas existem tecnologias disponíveis hoje para reduzir essa perda;

* Conversores eficientes podem aumentar a eficiência geral da produção de hidrogênio verde em cerca de 1% – o suficiente para abastecer Londres por quase quatro anos

Redação/Hourpress

Um novo artigo da Danfoss Impact revela que, com a produção de hidrogênio definida para consumir mais da metade da demanda atual de eletricidade até 2050, a eficiência energética em sua produção é primordial. Devem ser tomadas medidas decisivas para escalar a sua produção para a utilização nos setores mais críticos, sem colocar uma pressão incontrolável sobre a produção de energias renováveis ou os recursos financeiros.

A Danfoss recomenda uma abordagem diferenciada para o hidrogênio verde, visto que ele desempenhará um papel crucial na transição para longe dos combustíveis fósseis. No entanto, é necessário focar mais na maneira como utilizamos e produzimos hidrogênio verde da forma mais eficiente, reduzindo os custos e a procura por energias renováveis.

Crucialmente, a produção de hidrogênio deve ser reconhecida como um recurso limitado, que deve ser estrategicamente alocado para setores que de outra forma são desafiadores para descarbonizar, como a indústria pesada e o transporte de longa distância.

Redução

"O potencial do hidrogênio como portador de energia limpa é imenso", afirma Mika Kulju, presidente da Danfoss Power Electronics and Drives"Contudo, ele deve ser produzido de forma eficiente para minimizar custos, lembrando que precisamos implantá-lo criteriosamente. Para maximizar seu impacto, que é primordial, o hidrogênio verde deve ser canalizado para setores em que as alternativas aos combustíveis fósseis são limitadas, garantindo a maior redução nas emissões de gases de efeito estufa", afirmou.

Com a produção de hidrogênio verde exigindo imensas quantidades de eletricidade, a eficiência energética em sua produção é vital para sua sustentabilidade. Embora os atuais processos de conversão de hidrogênio verde incorram em uma perda de energia de aproximadamente 30%, a tecnologia existente pode minimizar essa perda. Os conversores eficientes, por exemplo, convertendo corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) para eletrolisadores - um dispositivo que permite produzir hidrogênio por meio de um processo químico (eletrólise), podem aumentar a eficiência geral da produção em cerca de 1%. Embora aparentemente pequena, uma economia de 1% da demanda de eletricidade em 2050 por hidrogênio é suficiente para abastecer Londres por quase quatro anos.

O hidrogênio é uma promessa significativa nas estratégias climáticas de muitos países, com programas de financiamento substanciais em andamento globalmente. Não obstante, é necessária uma ação rápida. Para cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, a capacidade global de eletrólise deve chegar a mais de 550 GW até 2030. A produção de hidrogênio verde pode crescer maciçamente até 2030, mas os desafios de custo estão dificultando a implantação.

Relatório

De fato, a capacidade de energia renovável dedicada ao hidrogênio deve crescer 45 GW entre 2022 e 2028, cerca de 35% a menos do que o previsto há um ano, devido ao lento progresso na implementação no mundo real, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu último relatório Renewables.

"O hidrogênio não é o salvador da pátria, mas precisamos acelerar a produção de hidrogênio verde e econômico, porque não há dúvida de que ele desempenhará um papel crucial na transição verde", ressaltou Mika Kulju.

Recuperar o excesso de calor da eletrólise é outra medida vital de eficiência energética. A produção de hidrogênio cria quantidades incríveis de calor em excesso. Só na UE, cerca de 114 TWh já podem ser recuperados até 2030, o suficiente para cobrir o atual aquecimento doméstico da Alemanha mais de duas vezes.

Mika Kulju acrescenta "O potencial de recuperação do excesso de calor da eletrólise é tão grande que seria um grave erro político não o considerar ao planejar a infraestrutura energética futura. É também por isso que é crucial definir a estrutura regulatória e econômica certa para uma implantação eficiente em larga escala do hidrogênio".

O novo documento da Danfoss Impact, "Green hydrogen: A critical balancing act" (Hidrogênio verde: um ato de equilíbrio crucial), apresenta uma abordagem equilibrada para o hidrogênio, em que a eficiência e a acessibilidade desempenham um papel fundamental.

Principais conclusões:

  • Até 2050, a produção de hidrogênio exigirá mais da metade da demanda total de eletricidade atual;
  • O hidrogênio verde deve ser considerado um recurso limitado e priorizado para setores que, de outra forma, são difíceis de descarbonizar;
  • Atualmente, o hidrogênio permanece concentrado em aplicações tradicionais, mas é necessário um rápido aumento em setores críticos para a descarbonização, como a indústria pesada e o transporte de longa distância;
  • O hidrogênio verde deve ser produzido de forma eficiente, minimizando o custo, a perda de energia e a demanda de energia para sua produção;
  • A conversão de eletricidade em hidrogênio, atualmente, gera uma perda de energia de cerca de 30%, porém existem tecnologias disponíveis hoje para reduzir essa perda.


Geral: Festival de churrasco é atração para o fim de semana no Campinas Shopping

    Átila Liberato


Radiografia da Notícia

Evento, com atrações para toda a família, tem edição especial em comemoração aos 30 anos do shopping. A entrada é de graça

*  Nos três dias de festival, os visitantes poderão experimentar diversas opções gastronômicas, preparadas pelos principais chefs do estilo BBQ

As atrações musicais também merecem destaque. Ao todo serão 07 shows

Redação/Hourpress

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Campinas Shopping recebe o Taurus - Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ. O evento é um dos principais festivais de churrasco do interior do Estado e está em edição especial, fazendo parte da programação dos 30 anos do centro de compras. A entrada é de graça.

Nos três dias de festival, os visitantes poderão experimentar diversas opções gastronômicas, preparadas pelos principais chefs do estilo BBQ, além de muita cerveja e chope gelado.

As atrações musicais também merecem destaque. Ao todo serão 07 shows: Reprise Inédita se apresenta logo na abertura, na sexta-feira (03); no sábado (04) a Banda Sobrepeso (Blues) sobe no palco às 12h; em seguida é a vez da Banda Indigo, às 15h30, e a banda Queen Music Tribute fechando a noite às 19h. No domingo (05) a festa continua. A Orquestra de Viola de Valinhos se apresenta às 12h; logo depois é a vez de Solidão a Dois - Especial Cazuza e Barão Vermelho às 15h30 , e pra encerrar o festival com chave de ouro, a banda Viva Las Vegas às 19h.

Mestres

O Taurus - Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ é organizado pela WB Produções e oferece uma estrutura confortável e agradável, com espaço Kids para as crianças e espaço pet friendly. O evento tem entrada gratuita, com abertura na sexta-feira, das 17h às 22h. No sábado (04) e domingo (05), a programação continua das 11h às 22h.

A gerente de Marketing do Campinas Shopping Thaís Sperancini U. Gomez, reafirma o compromisso do centro de compras de oferecer opções de entretenimento e lazer para toda a família. “Ao longo desses 30 anos de Campinas Shopping nós fomos aprimorando nossos eventos para que a família possa curtir, inclusive com os pets. O Taurus com certeza vai trazer diversão para todos os públicos, com a oportunidade de apreciar especialidades que só os mestres churrasqueiros sabem preparar”, afirma.

 

 

TAURUS - FESTIVAL DE ASSADORES E CHURRASQUEIROS BBQ
Dias: 03, 04 e 05 de maio
Local:. Estacionamento Térreo
Horários: Sexta feira (03): Das 17h às 22h
Sábado (04) e Domingo (05): Das 11h às 22h


PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Sexta-feira, dia 3 de maio
19h: Reprise Inédita

Sábado, dia 4 de maio
12h: Banda Sobrepeso (Blues)
15h30: Banda Indigo 
19h: Queen Music Tribute

Domingo, dia 5 de maio
12h: Orquestra de Violas de Valinhos-SP
15h30: Solidão a Dois – Especial Cazuza e Barão Vermelho  
19h: Viva Las Vegas


SERVIÇO

Campinas Shopping

Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago, Campinas (SP)

www.campinasshopping.com.br


Geral: YPF Brasil coloca toda a produção em energia limpa

 Hourpress/Arquivo


Radiografia da Notícia

* De olho no  incentivo ao uso de energia sustentável e consolidação das práticas ESG, empresa fecha parceria inédita com Newave e torna-se a primeira no Brasil na prática sustentável

*  Desde o início do ano, com a utilização da energia limpa, toda linha de produção da YPF Brasil passou a ser conduzida com recursos renováveis

*  A oportunidade da parceria com a Newave está pautada na utilização de novas fontes energéticas para a empresa

Redação/Hourpress

O mercado automobilístico é conhecido tradicionalmente por ser altamente poluente; no entanto, a subsidiária da petrolífera argentina, YPF Brasil, acaba de fechar uma parceria estratégica com a Newave Energia. A conexão entre empresas fornecerá à YPF Brasil pioneirismo no assunto, tornando-se a primeira indústria de óleo lubrificante do Brasil a utilizar em toda sua planta fabril energia limpa. 

Desde o início do ano, com a utilização da energia limpa, toda linha de produção da YPF Brasil passou a ser conduzida com recursos renováveis, mudando ainda mais suas práticas e potencializando a iniciativa ESG da marca.

A oportunidade da parceria com a Newave está pautada na utilização de novas fontes energéticas para a empresa, com ênfase em energia solar e eólica. A iniciativa traz para YPF Brasil um reforço em suas credenciais de cuidado com o meio ambiente, valorizando assim a marca e seu envolvimento com práticas sustentáveis.

Busca

Segundo o presidente da YPF Brasil, Pablo Luchetta, a parceria fomenta iniciativas de valor para a empresa. “Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais e sociais, a abordagem ESG emerge como um guia indispensável para empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Na busca por um futuro mais verde e resiliente, a YPF está orgulhosa de anunciar sua parceria estratégica com a Newave Energia, uma aliança que visa colher os inúmeros benefícios da abordagem ambiental, tornando a YPF Brasil a primeira a utilizar energia limpa em toda a fábrica”, comentou.

 Benefícios das práticas ESG no mercado de óleo lubrificante

Integrar considerações ESG nas operações e estratégias de negócios não é apenas uma medida preventiva, mas também uma decisão inteligente. A escolha da YPF Brasil em optar pelo mercado livre de energia reflete a importância de uma abordagem ESG sólida. A transição energética da YPF Brasil, oferece uma jornada de energia limpa, alinhada com os princípios ESG.

“Empresas comprometidas com práticas ESG sólidas desfrutam de uma reputação positiva, o que não só atrai consumidores e investidores, mas também fortalece os laços com as partes interessadas. Essa confiança mútua é um ativo valioso em um mundo cada vez mais consciente”, explica Luchetta.

Além disso, segundo o presidente da YPF Brasil, o mercado financeiro está cada vez mais atento às questões ESG. “Empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade têm acesso a uma variedade de fontes de financiamento e investimento, o que impulsiona o crescimento e a inovação”, completou. 

 Benefícios da parceria YPF Brasil e Newave Energia

A parceria resultará em uma significativa redução da pegada de carbono associada às operações da YPF Brasil. Optar por fontes de energia mais limpa de baixa emissão, contribui para os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas, como também fortalece a posição de liderança em sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

A adoção de práticas mais sustentáveis, não apenas levanta uma questão de responsabilidade, mas também traz ganhos futuros à cadeia produtiva automobilística, gerando exemplo e pioneirismo da YPF Brasil na prática sustentável.

Priorizar a sustentabilidade impulsiona a inovação e a eficiência nas operações. Ao buscar constantemente maneiras de otimizar processos e reduzir desperdícios, as empresas não só se tornam mais competitivas, mas também fazem sua parte na preservação dos recursos naturais.

“Em suma, a parceria entre YPF e Newave Energia representa a convergência de valores compartilhados e o compromisso conjunto com a sustentabilidade e a inovação do mercado automobilístico. Ao unir forças, estamos impulsionando a transição energética no Brasil e construindo um futuro mais sustentável e resiliente para todos”, finalizou Luchetta.

 


Geral: Novo pacote de idiomas para recursos do Galaxy AI já está disponível

     Divulgação


Radiografia da Notícia

* Com novas opções de idiomas e dialetos, donos de dispositivos Galaxy compatíveis podem usar os recursos do Galaxy AI para transpor as barreiras linguísticas

Os dispositivos da linha Galaxy S24, linha Galaxy S23, S23 FE, Z Flip5, Z Fold5, linha Galaxy Tab S9 (5G e Wi-Fi) são os primeiros a receber o novo pacote de idiomas

O pacote de idiomas pode ser baixado em Configurações > Gerenciamento geral > Pacotes de idiomas > e marque a opção Disponível para download 

Redação/Hourpress

Já está disponível o novo pacote de idiomas da Samsung, ampliando as fronteiras linguísticas para uma gama ainda maior de usuários do Galaxy, graças ao poder do Galaxy AI1. Além dos 13 idiomas já oferecidos2, a expansão traz três novos idiomas – árabe, indonésio e russo – e três novos dialetos: inglês da Austrália, cantonês e francês canadense.

 

O pacote de idiomas estará disponível para uso em todos os recursos aplicáveis do Galaxy AI, incluindo Tradução Simultânea3, Intérprete, Chat Inteligente4, Notas Inteligentes5 e Assistente de Transcrição6. Isso significa que agora você pode traduzir conversas ao vivo, chamadas telefônicas, mensagens, transcrições e muito mais em uma variedade ainda maior de idiomas e dialetos.

 

Os dispositivos da linha Galaxy S24, linha Galaxy S23, S23 FE, Z Flip5, Z Fold5, linha Galaxy Tab S9 (5G e Wi-Fi) são os primeiros a receber o novo pacote de idiomas.

 

O pacote de idiomas pode ser baixado em Configurações > Gerenciamento geral > Pacotes de idiomas > e marque a opção Disponível para download para visualizar os idiomas adicionados recentemente.

 

Para mais informações sobre o Galaxy AI, visite a Samsung Newsroom Brasil e a Loja Online Samsung.

Geral: Avenida Paulista ganha novo espaço de convivência e amplia a oferta de lazer para pedestres

    Arquivo


Radiografia da Notícia

* Bulevar com paisagismo, iluminação e atividades culturais conecta o SESC SP à Fundação Itaú/Itaú Cultural; as obras de requalificação são resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e as entidades

No espaço, as guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação

Esta importante iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, o SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural. As obras foram custeadas pelas entidades

Redação/Hourpress

A região da Avenida Paulista acaba de ganhar o 'Bulevar do Rádio', uma nova área de convivência, lazer e cultura priorizando o pedestre. Localizado no trecho da rua Leôncio de Carvalho, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, o espaço foi totalmente requalificado e recebeu um novo calçadão, paisagismo, nova iluminação e terá atividades culturais gratuitas à população. Esta importante iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, o SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural. As obras foram custeadas pelas entidades.

 

No espaço, as guias e sarjetas foram suprimidas e receberam uma nova pavimentação, com piso no mesmo padrão ao utilizado na Avenida Paulista. Ruas e calçadas foram niveladas, criando um ambiente urbano gentil e totalmente voltado ao pedestre. Com essas intervenções, as vias do bulevar dão segurança e acessibilidade, estimulando a caminhabilidade e conexão entre os pedestres. O acesso de veículos para os edifícios da Rua Leôncio de Carvalho será feito pela Alameda Santos.

 

Foi instalado no local um sistema de microdrenagem, houve a troca do mobiliário urbano e o espaço recebeu um novo paisagismo com árvores e arbustos rasteiros.


Partes

 

O Bulevar do Rádio receberá atividades culturais gratuitas voltadas à população. Todos os eventos deverão respeitar os parâmetros de incomodidade de emissão de ruídos, conforme a legislação vigente.

 

Para a sua implantação, foram utilizados apenas recursos privados, com investimentos estimados em R$ 5 milhões. O SESC SP e a Fundação Itaú/Itaú Cultural ficarão responsáveis pela manutenção e zeladoria do espaço por cinco anos, que podem ser prorrogados por igual período, desde que haja interesse de todas as partes.

 

Para além das questões urbanísticas, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coordenou diversas ações de melhorias urbanas no trecho da Rua Leôncio de Carvalho, que foram implementadas em 2023. Dentre elas estão a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, por meio da PPP (Parceria Público Privado) da Iluminação e o enterramento das redes de telecomunicação pelo Programa São Paulo Sem Fio. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou a implantação da nova sinalização viária na via.

 

A obra foi fiscalizada pela Subprefeitura Vila Mariana e acompanhada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP).

 


Por que Bulevar do Rádio?

 

A Prefeitura de São Paulo, ao conceber o projeto de revitalização do espaço público da Rua Leôncio de Carvalho, resolveu denominá-lo 'Bulevar do Rádio' em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, comemorados em 2022. A escolha também considerou o fato de a região da Avenida Paulista concentrar grande número de emissoras de rádio.

 

Histórico do projeto

 

O Edital de Chamamento Público do atual Bulevar do Rádio originou-se de uma Manifestação de Interesse Social (MIS) apresentada à Prefeitura por uma associação privada. O documento foi consolidado após contribuições da sociedade civil durante audiência pública realizada em março de 2022, no Edifício Martinelli.

 

A primeira versão do edital foi publicada em 21 de maio daquele ano, mas o certame restou deserto. Diante disso, foi elaborado um novo edital com um novo cronograma, publicado em setembro de 2022.

 

As instituições SESC e Fundação Itaú/Itaú Cultural foram selecionadas pelo edital de chamamento público CPB/003/2022 para celebrar o acordo de cooperação. O chamamento público foi homologado em 25 de maio de 2023, com assinatura do Acordo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo logo em seguida. As obras foram iniciadas em setembro de 2023.


Geral: Estudo mostra o comportamento do motorista ao escolher o combustível do carro

    Divulgação


Radiografia da Notícia

* Gasolina comum é a principal fonte de abastecimento (41%), seguida por etanol comum (21%), diesel (17%) e gasolina aditivada (16%)

O levantamento aponta que 77% dos respondentes fazem algum tipo de cálculo sobre a rentabilidade do combustível 

Ao todo, 63% dos entrevistados dizem ter um automóvel com motor flex

Redação/Hourpress

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, realizou uma pesquisa para identificar quais são os tipos de combustíveis mais utilizados e as preferências dos motoristas brasileiros na hora de abastecer o carro ou a moto.  

O novo estudo mostra que a gasolina comum é a principal fonte de abastecimento (41%), seguida por etanol comum (21%), diesel (17%) e gasolina aditivada (16%). Os dois fatores mais determinantes para a formação desse ranking, na opinião dos entrevistados, são o maior rendimento do veículo com o combustível (28%) e o preço (22%). 

O levantamento aponta que 77% dos respondentes fazem algum tipo de cálculo sobre a rentabilidade do combustível antes de realizar o abastecimento - que ocorre pelo menos uma vez por semana de acordo com 45% dos entrevistados. Outro ponto de destaque da pesquisa da Webmotors é o fato de 78% das pessoas ouvidas não terem mudado seus hábitos de locomoção apesar do aumento no preço do combustível. 

Ao todo, 63% dos entrevistados dizem ter um automóvel com motor flex, que possibilita o abastecimento com mais de um tipo de combustível. Com relação ao tipo de carroceria, 32% dos respondentes são proprietários de modelos SUVs, 27% de hatches e 26% de sedãs. Quanto às motos, 34% pilotam modelos street, 19% scooter e 15% custom.


A pesquisa ouviu 1.056 pessoas, em sua maioria homens (95%), casados (73%) e com idade entre 35 e 64 anos (54%). 

 

Geral: TAG Heuer comemora o legado atemporal de Ayrton Senna

 Divulgação


Radiografia da Notícia

30 anos do legado do eterno piloto juntamente com a TAG Heuer

A habilidade de Ayrton Senna ao volante permanece incomparável, mesmo três décadas após sua morte prematura

No centro do legado de Senna está a parceria duradoura entre a TAG Heuer e o ícone do automobilismo

Redação/Hourpress

Enquanto o mundo relembra o 30º aniversário do falecimento de Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994, a TAG Heuer tem orgulho de honrar o legado duradouro de um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. tempo. Carinhosamente lembrado como “Magic Senna” ou simplesmente “Rain Master”, o impacto de Senna transcende gerações, com suas conquistas notáveis continuando a inspirar milhões em todo o mundo. 

 A habilidade de Ayrton Senna ao volante permanece incomparável, mesmo três décadas após sua morte prematura. Com três Campeonatos Mundiais de Pilotos, 41 vitórias em Grandes Prêmios e 65 pole positions, o histórico de excelência de Senna é uma prova de seu talento extraordinário e determinação inabalável. As suas batalhas lendárias com Alain Prost e a sua habilidade suprema em piso molhado gravaram o seu nome na história do automobilismo. 

Além de suas conquistas na pista, o carisma, a generosidade e o espírito de luta de Senna o tornaram querido pelos fãs de todo o mundo. Seu impacto se estendeu muito além dos limites das pistas de corrida, enquanto ele se esforçava para ajudar a juventude desfavorecida do Brasil por meio do Instituto Ayrton Senna, fundado poucos meses após seu trágico acidente. Hoje, a fundação comemora seu 30º aniversário, investindo quase US$ 500 milhões em programas educacionais para a juventude brasileira e celebrando mais de 36 milhões de vidas transformadas por meio da educação. 

Legado

 No centro do legado de Senna está a parceria duradoura entre a TAG Heuer e o ícone do automobilismo, que se aprofunda do que somente uma simples história de patrocínio; é uma narrativa entrelaçada com respeito mútuo, valores compartilhados e compromisso com a excelência. Desde 1988, a TAG Heuer trabalha em estreita colaboração com Senna, tornando-se mais tarde o histórico parceiro relojoeiro oficial de todos os produtos "Senna", apresentando o icônico "S" da marca Senna. Desde a série 6000 equipada com mostrador com bandeira quadriculada até as mais recentes edições especiais do TAG Heuer Formula 1 Senna, a colaboração da TAG Heuer com Senna produziu relógios atemporais que homenageiam seu legado inesquecível. 

A associação de Ayrton Senna com a marca se solidificou em 1994, quando ele se tornou um dos embaixadores oficiais da TAG Heuer, fazendo do relógio S/el (esporte e elegância) seu modelo de assinatura, consolidando ainda mais a presença da grife no mundo automobilístico.

A influência de Senna estendeu-se além das pistas, principalmente no Japão, onde alcançou status de ícone. Suas performances notáveis, especialmente em Suzuka, não apenas mostraram seu talento inigualável, mas também desempenharam um papel fundamental no estabelecimento da TAG Heuer como uma marca proeminente no mercado através de uma paixão compartilhada pelo automobilismo, resultando a abertura da primeira loja TAG Heuer no Japão. 

Marca

 Além disso, o impacto de Senna na TAG Heuer se estendeu à América Latina, onde sua parceria com a relojoeira permitiu significativamente que a marca se conectasse com essa nova cultura, espalhando o legado do automobilismo pelo mundo. 

Senna não foi apenas um simples embaixador e um grande piloto. Senna fez parte da família TAG Heuer, o que faz dele, 30 anos depois, a parceria mais longa da marca. O espírito de Senna continua a inspirar a TAG Heuer a ultrapassar os limites da inovação e da excelência. 

Até hoje, o compromisso da TAG Heuer em honrar a memória de Senna permanece em cada uma das doze edições limitadas produzidas em sua homenagem. Cada modelo produzido homenageou o legado do campeão brasileiro, apresentando elementos de design inspirados em seu icônico capacete e carreira de piloto. Desde a primeira série 6000, equipada com mostrador “bandeira quadriculada” e apresentando o lendário S de Senna, até o novo TAG Heuer Formula 1 Senna de 2022 com a pulseira inspirada em Link e os toques de vermelho da McLaren, a TAG Heuer abraça a essência do piloto em cada modelo. 

Vivo

 Durante a colaboração, TAG Heuer e Senna desenvolveram uma edição especial do relógio para apoiar a instituição de caridade de Senna, focada em educação e cuidado infantil no Brasil. Apesar da tragédia de 1994, a TAG Heuer continuou com o lançamento do relógio, com os rendimentos apoiando a sua fundação, mostrando o seu vínculo duradouro e honrando a sua herança tanto nas corridas como na filantropia. 

 Em comemoração ao 30º aniversário do legado de Ayrton Senna, a TAG Heuer tem o orgulho de elaborar continuamente novas formas de prestar homenagem ao nome duradouro do “Magic” Senna, sempre vivo em nossos corações. 

 Ao refletirmos sobre a notável vida e legado de Ayrton Senna, a TAG Heuer continua comprometida em preservar sua memória para as gerações futuras. Através da parceria com a marca SENNA e o Instituto Ayrton Senna e o desenvolvimento de relógios atemporais, a relojoeira garante que o espírito indomável de Senna continue a inspirar entusiastas das corridas e aficionados da relojoaria. 



Geral: Incêndio criminoso consumiu 3 hectares do Parque Estadual Jaraguá (SP)

Semil


 Radiografia da Notícia

Foco foi detectado por volta das 20h de sábado (27), no Pico do Papagaio. Laudo indica como causa provável a queda de um balão

*  Moradores da região relataram ter visto um balão passando pela área que acabaria atingida pelo fogo

Foram utilizados dois caminhões-pipa, motobombas, mochilas costais e, no local de mais difícil acesso, abafadores e vassouras de bruxa

Redação/Hourpress

A rápida e eficaz atuação das equipes de combate ao fogo impediu que o incêndio que atingiu o Pico do Papagaio, área localizada dentro do Parque Estadual Jaraguá, na noite do último sábado (27), consumisse mais do que os 3 hectares atingidos de área da Unidade de Conservação. A área é equivalente a pouco mais de quatro campos de futebol. De acordo com o Boletim de Ocorrência de Incêndio Florestal, o foco, considerado como criminoso, teve início por volta das 20 horas e aponta como causa provável a queda de um balão. Moradores da região relataram ter visto um balão passando pela área que acabaria atingida pelo fogo.

 

A equipe da Fundação Florestal (vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), responsável pela Unidade de Conservação, foi prontamente acionada e mobilizada, em conjunto com duas equipes do 2º Grupamento de Bombeiros, brigadistas do Parque Municipal do Anhanguera (da prefeitura de SP) e a Brigada Indígena do Jaraguá, que atuaram rapidamente no combate, que se arrastou até às 4 horas da manhã. Cerca de 30 pessoas participaram da operação. Foram utilizados dois caminhões-pipa, motobombas, mochilas costais e, no local de mais difícil acesso, abafadores e vassouras de bruxaO incêndio não atingiu a fauna do parque.

 

Incêndios por balão 


 A queda de balão, o uso irregular do fogo em atividades agropecuárias e o vandalismo estão entre os motivos que causam incêndios florestais em São Paulo, segundo dados do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Em 2023, por exemplo, mais de 90% das 158 ocorrências tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas. Em 2024, das sete (7) ocorrências registradas até agora, a maior parte também está relacionada ao uso irregular do fogo.

 

O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle, sendo os balões um dos maiores vilões nesse período. Para contabilizar os dados dos autos de infração, a secretaria utiliza também um sistema onde é possível acessar as informações estatísticas das aplicações de multas por uso de fogo e pela queima causada pela soltura de balões no Estado.

 

Segundo a plataforma, entre os meses de janeiro e abril de 2023 foram registrados 24 Autos de Infração Ambiental (AIA) por fogo ou uso irregular (queima de lixo, ou queima de vegetação sem autorização, por exemplo), e nove (9) Autos de Infração, por fabricação, venda, transporte ou ato de soltar balões. Já para o mesmo período deste ano, foram lavrados 57 AIA por uso irregular do fogo, e 13 gerados por atividades com balões.


Pesquisa

 

Localizado na região noroeste da capital, o Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida em 1940 pelo Governo do Estado de São Paulo e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.

 

Com montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude, que podem ser visualizadas de várias partes da cidade, o parque tem como característica um atrativo natural único da cidade de São Paulo. Além disso, em suas trilhas, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.



Túnel do Tempo: Morte de Adolf Hitler

 


Redação/Hourpress

O dia 30 de abril entrou para história. Nesta data, em 1945, pouco antes da 16h, o líder nazista Adolf Hitler disparava um tiro contra a cabeça e morria confinado no bunker da Chancelaria de Berlim. Era o final do III Reich, que no auge da loucura, Hitler calculava que passaria dos mil anos. 

A morte de Hitler acelerou o final da Segunda Guerra Mundial, com a vitória dos Aliados. Na mesma sala, também estava morta a sua esposa Eva Braun, que ingeriu cianureto para acabar com a própria vida.