Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Variedades: Exposição com esculturas de onças-pintadas invade shoppings e parques de São Paulo



Peças integram a Jaguar Parade, maior exposição a céu aberto da história da capital paulista; ação traz à tona discussão sobre animais silvestres em extinção

Redação/Hourpress


A Jaguar Parade, intervenção artística urbana que reúne esculturas de cerca de 90 onças-pintadas estilizadas por artistas, serão expostas em shoppings e parques da cidade nos próximos 30 dias antes de invadirem as ruas de São Paulo, no final do mês.
Até 24 de outubro, as obras ficarão expostas nos shoppings da Rede Iguatemi (JK Iguatemi e Market Place) e em diversos parques da cidade, dentre eles o Ibirapuera e o Trianon. A partir do dia 25, as esculturas ganharão as principais ruas da cidade.
A Jaguar Parade é a maior exposição a céu aberto da história de São Paulo e tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção. Segundo o Onçafari, uma das entidades beneficiadas pelo evento-, essa espécie é classificada como vulnerável no Brasil. Porém, em alguns biomas como a Mata Atlântica, a espécie é considerada como criticamente ameaçada, pois existem menos de 300 indivíduos em toda sua extensão.
“A onça-pintada é um dos maiores símbolos da fauna silvestre brasileira, mas infelizmente já é considerada quase ameaçada de extinção. Por meio da arte pública, vamos espalhar a mensagem da preservação do felino e de todo o seu ecossistema”, afirma Carol Barreto, sócia-diretora da Jaguar Parade Brasil.
No dia 29 de novembro, Dia Internacional da Onça Pintada a Artery, organizadora da exposição, realizará um leilão no Hotel Unique para arrematar as peças. Metade do valor arrecadado será destinado a entidades originalmente brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema, dentre elas a Onçafari, SOS Pantanal, AMPARA Animal e Panthera, e também aos artistas que estilizaram as esculturas.
A Artery trouxe a Elephant Parade para o Brasil, é responsável também pela Ear Parade, em defesa da saúde auditiva, além de ser a idealizadora do projeto da Jaguar Parade, que é 100% nacional.

Variedades: Exposição que relembra os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga traz fotos e discos raros do Rei do Baião






Mostra "Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!" começa no próximo dia 9 de outubro, no Centro Cultural Santo Amaro, em São Paulo. A entrada é gratuita

Luís Alberto Alves/Hourpress
Em agosto de 1989, o cantor e compositor pernambucano morria aos 76 anos, deixando um imenso legado artístico e cultural. A exposição Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!  homenageia a data, ao mesmo tempo que, celebra e divulga a história deste patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Em 2019, também se comemoram os 70 anos do lançamento da gravação do primeiro forró que se tem notícia, o "forró de Mané Vitor”, de autoria de Gonzaga e do parceiro Zé Dantas, outro marco histórico que reforça a relevância da exposição.

A partir do próximo dia 9 de outubro será possível visitar “Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!”, no Centro Cultural Santo Amaro, em São Paulo. A mostra está dividida em sete estações e mais duas outras seções, que expõem partituras de época, discos, livros, revistas e fotos pertencentes ao acervo do Instituto Memória Brasil. O centro do espaço é ocupado por uma grande instalação, uma alusão ao Juazeiro e a força do povo sertanejo.

Na Estação Rádio, o visitante encontra uma instalação que reproduz uma cabine radiofônica. Nela, há um sinal de “NO AR” aceso e um gibão e um chapéu de couro remetendo a Luiz Gonzaga. O objetivo é que o visitante acredite estar vendo o artista durante uma gravação. Esse ambiente apresenta ao público uma vertente musical não muito conhecida do Rei do Baião: os jingles comerciais e políticos.

A Estação Vitrola mostra ao público os diversos cantores que gravaram música de Luiz Gonzaga. Compõem este ambiente uma vitrola antiga, um disco da cantora Peggy Lee, um painel com imagens e fones de ouvido, com os quais é possível ouvir raridades musicais como a própria Peggy Lee cantando “Juazeiro, Keiko Ikuta, “Baião de Dois e Paraíba”, e David Byrne e Forró in the Dark, “Asa Branca”.
Uma sanfona em tamanho gigante diz ao visitante que ele acabou de pisar na Estação Sanfona. Neste espaço estão expostos alguns dos diversos livros que tratam sobre a vida e a obra do artista. Entre os quais: “O Nordeste nas canções de Luiz Gonzaga”; “Luiz Gonzaga, muito além de um sanfoneiro”; e Luiz Gonzaga, o matuto que conquistou o mundo”. Ainda abordando a literatura a respeito do músico, a Estação Cordel traz alguns dos mais de 120 cordéis que já foram escritos inspirados no Rei do Baião.
Paineis divertidos e coloridos com curiosidades sobre a obra de Luiz Gonzaga compõem a Estação Você Sabia e letras de música que retratam os principais temas da obra de Luiz Gonzaga, como a terra, família, amor, saudade, crença, fauna, natureza e festa, fazem parte da Estação Panôs. Com o objetivo de aumentar o envolvimento do público com a mostra e fazer com que ele guarde uma lembrança da exposição, é possível fazer uma foto no universo do cordel na Estação Interativa.
No espaço destinado aos álbuns gravados pelo Rei do Baião, os visitantes encontrarão expostos 32 LPs, entre os quais: Missa do vaqueiro; O homem da Terra; Sangue de nordestino; Danado de bom; São João quente; Sanfoneiro macho; e 70 anos de sanfona e simpatia. Já o ambiente Móvel Antigo traz, além de fotos, partituras e raridades como o disco de forró de Mané Vito; a revista Rolling Stones, de abril de 1972, intitulada “O Rei do Baião”; e assinatura original de Luiz Gonzaga, datada de 1967, na contracapa do livro “O Sanfoneiro do Riacho da Brígida”.

Com direção geral da jornalista Sylvia Jardim e cenografia de Celso Rorato, a mostra tem curadoria do pesquisador de cultura popular, o jornalista Assis Ângelo. Sobre a relevância de Luiz Gonzaga para a cultura popular brasileira, ele diz: “Até hoje, nenhum artista da música popular conseguiu fazer o que Gonzaga fez: cantar a vida de um povo, de todas as suas formas. Gonzaga tinha a certeza de que ajudava o homem da terra, do campo, cantando suas alegrias e tristezas nas canções que compunha”.

A mostra tem patrocínio das empresas Expresso Taubaté e Kaizen Logística, ambas pertencentes ao setor de carga e transporte no interior paulista e foi viabilizada através de lei de incentivo fiscal, via Proac ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A realização é da produtora Casa de Conteúdo.

O Artista
Luiz Gonzaga gravou 627 músicas em discos de 78 RPM, compactos simples e duplos de 33 RPM e de 45 RPM e dezenas de LPs de 10 e de 12 polegadas espalhadas também em inúmeras coletâneas levadas à praça nos formatos de LPs e CDs e em trilhas de filmes e documentários. Ao se instalar no Rio de Janeiro no final dos anos 30, para expandir sua obra, o artista pernambucano teve o cuidado de fazer um planejamento antes de confiar ao grupo cearense Quatro Ases e um Coringa o novo gênero musical que criou junto com Humberto Teixeira: o baião.

Primeiro trocou a vestimenta social e os ternos e gravatas e se vestiu dos pés à cabeça de couro, aos modos dos vaqueiros. Em seguida, com linguajar característico e sem rodeios, cantou os personagens da sua paisagem familiar, rasteira e cheia de cactos. Luiz Gonzaga é até hoje o maior representante da música nordestina e o artista da música popular mais biografado na história do Brasil. Em 2012, o filme Gonzaga - de Pai para Filho, mostrou a força deste ídolo popular levando aos cinemas mais de 2 milhões de pessoas. O Rei do Baião, um pernambucano de Exu, foi o artista que melhor representou a região onde nasceu e que tem o maior número de estados do País. “A obra construída por Luiz Gonzaga retrata com fidelidade o sertão nordestino e o próprio Nordeste, nas suas diversas facetas”, ressaltam os organizadores da exposição.


Luiz Gonzaga, na eternidade dos 30!
Data: de 9 de outubro à 7 de novembro
Local: Centro Cultural Santo Amaro
Endereço: Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro
Horário: de segunda a domingo, das 10 às 17 horas
Tel.: 5541-7057 /5687 0513 (para agendamento de grupos e escolas)
Valor: gratuita



Economia: Brasil desperdiça R$71 mi em energia por dia


Evento em Curitiba dá dicas de como reduzir o gasto com energia elétrica nas indústrias, vilões deste desperdício
Redação/Hourpress
Mais de 71 milhões de reais por dia, ou 52 bilhões de reais em dois anos: este é o montante do desperdício de energia elétrica no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), que analisou os anos de 2015 a 2017. Isso representa aproximadamente metade de toda a produção de energia elétrica de Itaipu no mesmo período.
O setor industrial é um dos responsáveis por esse processo, pois consome 40% da energia gerada no país. E erra quem pensa que a iluminação é o vilão desta história. Os motores elétricos são os que mais consomem energia elétrica nas fábricas: 68%.
O incorreto dimensionamento das cargas dos motores e equipamentos elétricos é que geralmente ocasionam este gasto adicional, que muitas vezes não é nem notado pelo empresário. “O desperdício é cobrado em valor de multa na conta de energia, que vem descrita como Energia Reativa Excedente. Confunde e pode representar até 30% do valor da fatura”, explica Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, empresa que promove um workshop sobre o assunto no dia 17 de Outubro em Curitiba. 
O evento é gratuito e pretende levar informações úteis aos profissionais do setor elétrico e industrial de como reduzir o consumo de energia nas indústrias simplesmente olhando para a fatura de energia, entendendo de fato o que cada informação descrita significa que muitas vezes é uma multa, mesmo que isso não esteja explícito.  
O palestrante será o Engenheiro Eletricista Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy, que demonstrará um dos truques muito utilizados nas indústrias e que auxiliam na redução da conta de energia, que são os bancos de capacitores.”Dos casos que já atendemos, 80% das indústrias desconheciam a multa e não sabiam como proceder para eliminá-la. Para solucionar o problema, corrigimos o dimensionando de cada equipamento ou instalamos um quadro elétrico”, explica.
"Os bancos de capacitores controlam as oscilações de potência dos equipamentos e eliminam a energia reativa excedente. Eles são instalados por grupos de cargas para correção do fator de potência coletivo, ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido", afirma Amaral. 
Outro assunto abordado no evento será a importância da automação e da troca de motores nos sistemas industriais, já que houve muita inovação e modernização nos últimos anos, garantindo que os equipamentos operem na melhor condição técnica possível: “Tem que olhar para o sistema vendo-o como um consumidor de energia e tomar as medidas necessárias para a redução desse consumo”, alerta Paulo.
O workshop acontece no dia 17 de Outubro, das 19 às 21 horas, na sede da Engerey Painéis Elétricos, localizada na Av. Presidente Wenceslau Braz, 2615 – Parolin, Curitiba.  
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://www.sympla.com.br/workshop-eficiencia-energetica__665164


Economia: Na Feira do Empreendedor palestras debatem soluções financeiras e vantagens do cooperativismo para empreendedores


Primeira instituição financeira cooperativa do país, Sicredi apresenta novidades durante o evento, que acontece em São Paulo

Redação/Hourpress
Inspirar, fomentar novos negócios e gerar capacitação profissional para empreendedores. Esses são alguns dos objetivos da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae de 5 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. O evento, considerado o maior do setor no país, vai reunir mais de 500 expositores com produtos e soluções, além de jogos, palestras e oficinas para a geração de conhecimento. 
Quem já tem um negócio próprio ou aqueles que sonham em empreender poderão contar com uma consultoria gratuita sobre soluções financeiras - etapa importante e por vezes esquecida pelos empreendedores. De acordo com uma pesquisa, divulgada em 2019 pelo Serasa Experian, 45% dos microempreendedores têm dificuldades para controlar a gestão financeira e 5% admitem que não fazem nenhum tipo de controle. 
Alternativa ao mercado financeiro tradicional e conectado com as necessidades do empreendedor, o Sicredi - primeira instituição financeira cooperativa do Brasil - vai oferecer três palestras gratuitas durante a feira. Na segunda-feira (7), o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Jairson Belisario, fala sobre “Soluções de pagamento que o sistema cooperativo tem a oferecer ao empreendedor”. No mesmo dia, a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, trata sobre “Como o cooperativismo pode apoiar o empreendedor”. Mais tarde, ainda na segunda-feira, a superintendente de Soluções de Pagamento do Sicredi, Gisele da Rocha Rodrigues, abordará o “Futuro de Meios de Pagamento”. 
Além das palestras, o Sicredi também estará com estande na feira. No local, o empreendedor poderá verificar, por meio de um simulador, quanto é possível economizar ao manter a conta corrente em uma cooperativa de crédito. A instituição ainda levará para a evento algumas novidades como o pagamento via QR Code, além do lançamento da máquina compacta de cartões. “O valor pago na aquisição da maquininha é devolvido de acordo com a movimentação (cashback). Outra vantagem é que ela não tem aluguel para o MEI, possui chip de internet wi-fi própria e outras facilidades que auxiliam o empreendedor no dia a dia do negócio”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá.

Serviço
Palestra - “Soluções de pagamento que o sistema cooperativo tem a oferecer ao empreendedor”, por Jairson Belisario
Quando: 07 de outubro, segunda-feira
Horário: 15h25
Onde: Arena Conhecimento - Marketing e Vendas - Feira do Empreendedor Sebrae (Anhembi - SP)
__________________________________________
Palestra - “Como o cooperativismo de crédito pode apoiar o empreendedor”, por Adriana Zandoná França
Quando: 07 de outubro, segunda-feira
Horário: 17h55
Onde: Arena Empreender é para Todos - Feira do Empreendedor Sebrae (Anhembi - SP)
__________________________________________
Palestra - “Futuro de Meios de Pagamento”, por Gisele da Rocha Rodrigues
Quando: 07 de outubro, segunda-feira
Horário:18h
Onde: Arena de Crédito - Feira do Empreendedor Sebrae (Anhembi - SP)

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Economia: Empresas se unem para estimular o crescimento das startups




Ohne é a primeira iniciativa concreta dessa parceria que visa fomentar empresas emergentes e que tenham propostas relevantes

Redação/Hourpress
A DUXcoworkers e a My First IPO se unem e firmam parceria para engajar a captação de recursos e viabilizar projetos sustentáveis que tenham por objetivo melhorar a vida das pessoas, cooperando, assim, para o crescimento saudável e seguro das novas startups. Primeira empresa do Brasil e pioneira no mundo a integrar ferramentas multidisciplinares com a utilização da inteligência coletiva com foco no usuário, a DUXcoworkers, junto da My First IPO, plataforma de Equity Crowdfunding focada em projetos sustentáveis que promovam impacto positivo, se conectam e lançam a primeira campanha juntos.
Quem estreia a união das duas empresas é a Ohne, de Curitiba, uma fintech de empréstimo pessoal sem garantia, que atua em um mercado que envolve cifras que giram em torno de R$ 100 bilhões por ano e controlado por poucos players. A meta é levantar R$ 1,15 milhão com a campanha e conseguir, até 2022, disponibilizar aos clientes cerca de R$ 1 bilhão em empréstimos com uma taxa de juros menor do que o praticado pelos grandes brancos. Usando ferramentas tecnológicas como machine learning e biometria facial, a startup é capaz de capturar informações que garantem a análise do perfil do crédito do cliente e conceder empréstimos sem a tradicional burocracia com valores que vão de R$ 1 a 40 mil.
A iniciativa de unir forças para fomentar startups com propostas relevantes a sociedade reflete a sinergia das empresas. “Como uma aceleradora que busca democratizar o UX como uma cultura de realização de projetos e catalisador de transformação digital em empresas, mercado de trabalho e sociedade empreendedora, estar junto da My First IPO para estimular e viabilizar a arrecadação de investimento via plataforma de crowdfunding é um passo significativo na concretização de projetos inovadores, que vem para transformar a sociedade de maneira permanente”, afirma Melina Alves, CEO e fundadora da DUXcoworkers.
Embora de ambientes bem distintos, a parceria é uma conversa que vem ocorrendo algum tempo, com ambas as empresas atuando no auxílio às novas startups. A mais recente, e que as conecta oficialmente, é a Ohne, uma fintech que tem tudo a ver com o propósito da união: ser ágil, transparente e descomplicada para oferecer o investimento que outros empreendedores precisam para tirar projetos do papel. Com nove anos de experiência na formatação e aperfeiçoamento do que é entregue ao usuário, a DUXcoworkers otimiza forças com a My First IPO, que organiza e formaliza a estrutura societária, para, juntas, alinharem empreendimentos realmente aptos a receber recursos financeiros e responder às expectativas dos investidores.
A arrecadação para a Ohne pode ser realizada por meio da plataforma e está disponível até o dia 16 de outubro. Mais detalhes: https://myfirstipo.com/oferta/ohne/
SOBRE A DUXCOWORKERS
A DUXcoworkers é a primeira empresa no país e pioneira no mundo a fazer das boas práticas de UX e do coworking sua cultura de trabalho e desenvolve soluções a partir da inteligência coletiva centrada no usuário. Voltada à execução de projetos inovadores para startups, empreendedores e grandes marcas, atua no mercado desde 2010 e atualmente conta com mais de 120 coworkers especializados, distribuídos pelas principais capitais brasileiras e no mundo. Mais informações: www.duxcoworkers.com

Túnel do Tempo: Há 27 anos 111 presos morriam no massacre do Pavilhão 9



Luís Alberto Alves/Hourpress


Em 02 de outubro de 1992, oficialmente 111 presos foram mortos após uma briga generalizada no Pavilhão 9 da Casa de Detençao do Carandiru, em São Paulo. A polícia tentou conter e foi autorizada a invadir pelo coronel da reserva Ubiratan Guimarães. Ele comandou os policiais e foi condenado a 632 anos de prisão. Informações não oficiais dão conta que tenham morrido cerca de 354 detentos.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Praça Dr. João Mendes


Foi o principal redator da Lei do Ventre Livre, a qual defendeu através de inúmeros artigos publicados na imprensa


Luís Alberto Alves/Hourpress



A Praça Dr. João Mendes começou a ser formada por volta de 1756, quando a Irmandade de N. S. da Conceição e São Gonçalo Garcia escolheu o local para a construção de uma capela. Em 1757 já existia um pequeno pátio defronte da mesma igreja que recebeu o primitivo nome de Campo ou Largo de São Gonçalo. 

Em 1791 era inaugurado nesse mesmo Largo o novo edifício da Câmara Municipal de São Paulo que, também, abrigava a cadeia, construída em 1787, (a cadeia localizava-se no mesmo prédio da Câmara). Por conta disso, a população também chamava o Largo de São Gonçalo de Largo da Cadeia e Largo Municipal. 

Entre finais do século XIX e início do XX, vários prédios foram demolidos, ampliando sobremaneira o espaço do antigo Largo que, a partir de então, incorporou trechos das antigas Ruas da Cadeia e do (Teatro -1864), (desaparecidas com a reforma urbana). No dia 29 de Novembro de 1898, através da Resolução nº 102, o mesmo logradouro foi oficializado como Praça Dr. João Mendes.

João Mendes de Almeida nasceu na cidade de Caxias, Estado do Maranhão, em 22 de maio de 1831 e faleceu na cidade de São Paulo, SP, em 16 de outubro de 1898. O doutor João Mendes iniciou seu curso superior na Faculdade de Direito de Olinda, transferiu-se depois para a cidade de São Paulo, aonde bacharelou-se no ano de 1853. 

Em seguida, exerceu por um curto período o cargo de Juiz em Jundiaí e, também, na capital até 1858, quando abandonou a magistratura para dedicar-se à política. Ingressando no Partido Conservador, foi um dos seus chefes e pelo qual, de 1859 a 1878, sucessivas vezes, foi eleito deputado, ora da antiga Província de São Paulo, ora nacional. 

Apesar de monarquista convicto, trabalhou intensamente para a libertação dos escravos no Brasil. Foi o principal redator da Lei do Ventre Livre, a qual defendeu através de inúmeros artigos publicados na imprensa. É dele também o projeto da Reforma Judiciária, convertida em Lei no ano de 1871. Além de sua atuação na advocacia, magistratura, jurisprudência e na política, João Mendes escreveu textos históricos e foi um atuante membro da imprensa. 

Na cidade de São Paulo, fundou e dirigiu os seguintes jornais: "A Lei", "A Opinião Conservadora", "A Ordem", "A Autoridade", "A Sentinela" e "A Sentinela Monarquista". Colaborou também no "Diário de São Paulo" e no "Jornal do Comércio" do Rio de Janeiro. A Praça Dr. João Mendes (foto) fica na Liberdade, Centro, e teve seu nome oficializado em 29 de novembro de 1898.