Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Variedades: Natal e Ano novo acompanhados de uma boa alimentação


Comemorações de final de ano requerem cuidados especiais e atenção redobrada para os diabéticos

Redação/Hourpress

O final do ano é uma época na qual reuniões com família e amigos se tornam mais frequentes. Para os diabéticos, representa um período de alerta que requer mais cuidado para que essas comemorações não afetem a saúde e, com isso, sua qualidade de vida futura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 13 milhões de brasileiros são atingidos pelo diabetes, sendo mais comum em pessoas acima de 40 anos.
O diabetes tipo 2, que acomete cerca de 90% da população, está diretamente ligado aos maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, sobrepeso ou obesidade, além da predisposição familiar. "Pacientes já diagnosticados devem ter um cuidado ainda maior com a alimentação e tomada regular dos antidiabéticos orais e/ou insulina, pois precisam manter um controle rigoroso dos níveis de glicose sanguínea. Para o manejo da enfermidade é importante monitorar com certa frequência as glicemias de ponta de dedo (capilares) e contar com o acompanhamento de um especialista" explica a médica endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Doctoralia Dra. Lilian Chehade . Os diabéticos tipo 1 são insulinodependentes e devem monitorar suas glicemias e adequar a dose de insulina de acordo com a quantidade de carboidratos ingerida para não ter hipoglicemia (glicemia menor que 70) ou descompensação glicêmica.
No período de festas, a escolha do que comer deve passar pelo o que é considerado saudável e com valor nutricional adequado, procurando evitar o jejum prolongado, os alimentos ricos em gordura trans, e com altos índices glicêmicos e calóricos. A alimentação deve ser equilibrada, optando-se por alimentos integrais em quantidades adequadas, e aumentar o consumo de verduras, legumes e carnes magras e oleaginosas.
"Quem tem diabetes não deve se preocupar apenas com a comida, mas também com as bebidas, principalmente as alcoólicas, que podem causar danos ao metabolismo, e quando consumidas em excesso o resultado é ainda pior", explica a especialista. As transformações químicas que são executadas no fígado por conta da bebida alcoólica fazem com que o nível de glicose se eleve, quando ingerida juntamente com alimento, causando tonturas e mal-estar. Segundo a especialista, o álcool pode também causar hipoglicemia quando o diabético toma algum antidiabético oral ou insulina e não se alimenta. "Geralmente o consumo de álcool está permitido em níveis de glicemia entre 100 e 140mg/dl. Procure um médico quando sentir que algo está errado" recomenda.
Ter cautela na alimentação e controlar o diabetes são procedimentos básicos para qualquer época do ano, assim como exercícios contínuos. "A doença tem que ser controlada para não desencadear as complicações crônicas, como retinopatia diabética, lesões nos rins, amputação de dedo ou perna, neuropatia e infarto" conclui a médica.
Conheça os sintomas do diabetes:
• Fome frequente;
• Sede constante;
• Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
• Perda de peso;
• Fraqueza;
• Fadiga;
• Mudanças de humor;
• Náusea e vômito;
• Visão turva;
Dicas:
• Mantenha seu peso controlado;
• Prefira alimentos com baixo índice glicêmico, como cereais integrais, leguminosas e verduras no geral;
• Consuma fibras que reduzem absorção de glicose. A aveia é uma grande aliada;
• Exercício físico é um remédio natural, mas sem exageros: 30 minutos, 5 vezes na semana ou 50 minutos 3 vezes na semana;
• Evite o consumo de produtos processados, ultra processados e excessos na sobremesa. Reduza o consumo de massas, biscoitos e pães com farinha branca, e dê preferência a ervas finas como tempero e preparações assadas, grelhadas ou cozidas;
• Hidrate o corpo com água ou água aromatizada e evite as bebidas açucaradas;

Variedades: Risoto, a tradição Italiana que caiu no gosto dos brasileiros


O Arroz Tio João oferece uma linha completa utilizando o arroz Carnaroli, o mais indicado para preparar esse prato da alta gastronomia


Redação/Hourpress

A receita tipicamente italiana foi adotada pelos brasileiros e hoje se tornou um dos pratos preferidos. Sua origem vem do norte da Itália, na região da Lombardia e significa "pequeno arroz". No Brasil, o risoto chegou em meados do século XIX, trazido pelos imigrantes deste país. Aqui, foi ganhando outros tipos de ingredientes na sua preparação como queijo, frutos do mar, carnes, frango, entre outros.
Com ares de sofisticação, mas muito prático, o risoto pode ser preparado como prato principal ou como acompanhamento, que com certeza fará sucesso. O Tio João, uma das marcas de arroz mais consumidas do país, conta em seu portfólio com a linha de semiprontos Cozinha & Sabor em cinco diferentes opções: Risoto Milanês, Risoto à Parmegiana, Risoto à Valligiana, Risoto Primavera e Risoto Napolitano. Rápidos de fazer, são elaborados com o legítimo arroz italiano carnaroli e com ingredientes selecionados, como especiarias e legumes. Cada pacote serve duas pessoas, para quem quer praticidade e não dispensa a originalidade e o sabor italiano.
Para quem gosta de se aventurar na cozinha, o Tio João também disponibiliza o arroz Carnaroli, um dos mais indicados pelos chefs para o preparo deste prato. Ele faz parte da Linha Variedades Mundiais|Cozinha ItalianaEsse tipo de grão absorve mais água e o sabor dos temperos. Durante o processo de cozimento, libera amido, deixando o arroz cremoso e al dente.
E o grande segredo dos italianos para fazer o "Risotto" (a grafia em Italiano é com dois "ts") tradicional e delicioso, constitui um grande desafio:
1º. A consistência precisa ser cremosa, mas jamais fluída como uma sopa;
2º. O arroz tem de ficar necessariamente al dente. O grão cozinha, mas sempre oferece resistência ao dente;
3º. O risoto ideal deve ser levado à mesa cremoso, mas não empapado.

Variedades: Animação brasileira 'Bubu e as Corujinhas' estreia a 2ª temporada neste mês de dezembro


Bubu, Biel e Bonie embarcam em mais uma aventura e explorarão nesta nova fase, conteúdos educativos, diversidade, convívio social e muitos outros

Redação/Hourpress
Com certeza você já deve ter ouvido falar da Bubu, a Corujinha fofa que encanta corações de crianças e adultos. Famosa por estrelar uma das animações de maior sucesso entre o público infantojuvenil, a Corujinha que saiu das prateleiras das lojas Uatt? ganhou vida e agora, na companhia de seus irmãos Biel e Bonie, mergulhará em novas aventuras, descobertas e aprendizados na segunda temporada, composta por 26 episódios.
Idealizada pelo casal Rafael e Bruna Biasotto, diretores da Up! Content, a continuação da história da família coruja busca impactar o maior número de canais, crianças e famílias. A segunda temporada consolida Bubu como uma marca de conteúdo e entretenimento com foco em aprendizado e educação. Para que mais famílias tenham acesso às incríveis aventuras das Corujinhas, o objetivo é oferecer um portfólio de episódios  para as grades de todos os formatos de televisão.
Ao escrever cada capítulo, os criadores foram além de histórias que retratam as descobertas e aprendizados da família de Corujinhas e seus amigos da floresta. Conteúdo educativo e reflexões que enriquecem e reforçam o desenvolvimento infantil, estimulando nas crianças a vontade e interesse em descobrir e aprender, a relação com a diversidade, com a natureza, o convívio familiar e social, são alguns dos temas explorados, que aproximarão ainda mais o público das personagens e de todo o seu universo.
Esta nova temporada é ainda mais repleta de diversão, cores, sons, fofura, brincadeiras e ensinamentos, em um formato de história super dinâmico. As músicas estão ainda mais especiais e lindas! E todos os detalhes de cada episódio foram criados para entreter e divertir as crianças e toda a família.
Assistida em mais de 60 países e dublada para 10 idiomas, atualmente, ‘Bubu e as Corujinhas’ é transmitida na América Latina pela Disney Jr e Playkids, e no Brasil, está também na TV Cultura e no catálogo do serviço de streaming da Amazon Prime. A animação está presente, ainda, em territórios como Estados Unidos, Irlanda, Eslovênia, China e Oriente Médio, e outros países estão confirmados para, em breve, receberem a série de animação.
Estreando neste mês de dezembro, a segunda temporada será lançada primeiramente, e com exclusividade, no app PlayKids, maior plataforma de curadoria e produção de conteúdo infantil do Brasil. A ocasião contará com um coquetel na sede da empresa, que fica na capital de SP, com a participação da Bubu, do Biel e da Bonie, além da apresentação de dois episódios inéditos para os convidados e também de uma coletiva com a imprensa.
Serviço
Local: PlayKids
Data: 12 de dezembro
Horário: das 15h às 17h
RSVP

Variedades: Vindima 2020 apresenta atrações para toda a família


O maior evento da Vinícola Góes acontece entre os vinhedos e a Mata Atlântica, com música, dança, wine bar e espaço kids com monitores

Redação/Hourpress
Todo começo de ano é tempo de celebrar a safra das uvas. A Vinícola Góes preparou, para 2020, atrações diferenciadas para quem participa da tão aguardada Vindima. Com o propósito de festejar a colheita da uva, os visitantes revivem as antigas tradições realizando a colheita e pisando as uvas. A Vindima Góes 2020 ocorre em quatro finais de semana entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, com horários das 10h, 11h30 e 13h.

“A experiência que a Vindima proporciona é empolgante, pois é o momento em que recebemos os turistas e suas famílias para um passeio que agrada e emociona diversas gerações. Conseguimos também mostrar nosso trabalho no campo e toda a produção dos rótulos Góes, oferecendo uma programação completa e exclusiva”, conta Luciano Lopreto, diretor comercial da Vinícola Góes.

A edição 2020 conta com Ilhas Interativas e atividades a céu aberto, em um espaço planejado especialmente para depois do almoço, onde adultos e crianças podem se entreter e estender o passeio, admirando a paisagem bucólica que envolve a Vinícola Góes.

O passeio
Os visitantes são recebidos na sede da empresa, onde terão um breve contato com a história da Vinícola Góes. Neste momento inicia o encontro e a vivência com as tradições que fazem o mundo do vinho tão peculiar. Em seguida, o turista é levado para os parreirais no Wine Bus com música típica. Nesse caminho o participante já se desconecta da cidade e começa a aproveitar o clima agradável do interior. No breve percurso, um bate papo descontraído apresentada curiosidades sobre o plantio, as variedades de uvas e a colheita.

Entrando no parreiral, os participantes colhem as uvas com tesouras e colocam nas cestas, como os antigos camponeses faziam. Em seguida conhecem todo o processo da elaboração dos vinhos. O responsável por revelar os segredos do plantio e da produção dos vinhos é o enólogo da 4a geração da família, Fábio Góes.

E claro, um dos momentos mais aguardados do passeio é a famosa pisa da uva, revivendo a história da maneira mais tradicional: pisando as uvas com os pés em grandes tinas e ao som de músicas típicas europeias.

Um grande almoço sob uma tenda, localizada no alto dos vinhedos, acolhe os visitantes, com opções portuguesas e italianas, acompanhadas dos vinhos e sucos da Vinícola Góes.

Após o almoço, o visitante escolhe quando quer retornar para a sede da empresa, utilizando o charmoso ônibus temático, que estará disponível a cada 30 minutos.

Ilhas Interativas
Os parreirais da Vinícola Góes são cercados pela Mata Atlântica. Por isso, a vinícola preparou um espaço especial para que os turistas sintam a presença da natureza em todos os aspectos.

No local, os visitantes desfrutam da nova área de entretenimento, onde estão dispostas as Ilhas Interativas, compostas por várias atividades, como: wine bar, apresentação de dança, música ao vivo, loja, espaço kids com monitores e muito mais. Para os que procuram descanso há vários pontos de repouso, entre outras opções de atividades.

Serviço:
Evento: Vindima 2020
Local: Vinícola Góes – Estrada do Vinho Km 9 – Canguera – São Roque
Datas: De 18 de janeiro a 9 de fevereiro (sempre aos sábados e domingos)
Horários: 10h, 11h30 e 13h
Preços: R$ 265,00 – por pessoa – incluindo almoço, taça especial, chapéu, foto personalizada e acesso a todas as atrações
Crianças de 05 a 12 anos – R$ 132,50
Crianças até 04 anos não pagam

Variedades: Fim de semana tem contação de histórias, piscina de bolinhas e oficinas gratuitas em SP


Programa Rua da Gente leva para os bairros Santa Cecília, Vila Matilde, Jaraguá, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista muitas atividades culturais e de lazer

Redação/Hourpress

 Com a chegada das férias escolares, é hora de aproveitar para curtir o fim de semana em família e levar a criançada para se divertir de graça. O Programa Rua da Gente acontece nesse fim de semana na capital paulista e traz muitas aulas de dança, meditação, exercícios, além de oficinas, espaços para contação de histórias, piscina de bolinhas e muito mais.

No sábado, bairros Santa Cecília, Jaraguá e Sapopemba terão atividades como práticas meditativas, aromaterapia, cama elástica, oficina de slime, música ao vivo, Zumba, FitDance, dança de salão e muito mais. No domingo, será a vez da Vila Matilde, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo.

Confira a programação completa e endereços:
Santa Cecília - Sábado
O que vai ter: Práticas corporais e atividades culturais
Quando: Sábado, 14
Horário: das 9h às 18h
Local: Largo Santa Cecília

Tenda 1
9h - Alongamento
10h - Abdominal
11h -- Dança de salão
12h -- Funcional/Circuito
13h - Pilates
14h - Street dance
15h - Alongamento
16h - Zumba
17h - FitDance

Tenda 2
9h -- Dança de Salão
10h - Pilates
11h -- Funcional/ Circuito
12h -- Street Dance
13h -- FitDance
14h - Alongamento
15h - Zumba
16h - Abdmonial
17h - Funcional / Circuito

Atividades culturais
10h às 14h -- Brinquedoteca, recreação, lego gigante e brinquedos
13h - Carrinho de pipoca e algodão doce
13h às 18h - Palhaça Frederica (Perna de Pau)
13h - Oficina de Arte (vivência 1) Confecção de Guitarras
14h - Contação de História Canções que Viram Histórias
14h às 18h - Bexigas
14h às 18h Camarim
15h -- Circo/Espetáculo: Show do Palhaço Pitchuruco
17h - Música Karaokê Kids - Pike Vox

Jaraguá -- Sábado
O que vai ter: Práticas integrativas e atividades culturais
Quando: Sábado, 14
Horário: das 9h às 18h
Local: Rua Henrique Salvatori, Nº 602

Tenda 1
9h - Chi Kung
10h - Tai Chi Chuan
11h - Mindfulness
12h - Meditação
13h -- Danças Circulares
14h - Aromaterapia
15h - ThetaHealing
16h - Yoga
17h -- Meditação

Tenda 2
9h - Mindfulness
10h - Meditação
11h - Chi Kung
12h - Tai Chi Chuan
13h - Aromaterapia
14h - Yoga
15h - Meditação
16h - ThetaHealing
17h - Danças circulares

Atividades Culturais
9h às 17h - Recreação
10h30 - Lendas do Pantanal (contação)
12h às 18h - Algodão doce + pipoca
13h às 17h - Circences Itinerantes
14h às 18h - Pintura Facial
14h e 16h - Histórias Fantásticas (vivência)
13h - Histórias Improvisadas (contação)
15h - Balauê (música)
17h - Show da Percha (circo)

Sapopemba -- Sábado
O que vai ter: Atividades culturais e de lazer
Quando: Sábado, 14
Horário: das 9h às 18h
Local: Rua Giovanni Nasco, Nº 377

Atividades de Lazer: oficina de slime, queimada, pula-pula, piscina de bolinha, cama elástica, dentre outras brincadeiras.

Atividades Culturais
10h às 14h - Recreação com Cerejeira
13h às 18h - Pipoca e algodão doce
13h às 18h - Pintura artística facial
13h às 17h - Artistas Itinerantes: Pernalta Angela e Mago Jacq
13h - Contação: Florescendo Histórias com Monica Ramos
14h - Vivência: Criação de cartaz "Para Viver Bem" com Estúdio Elástico
15h - Circo: A Lona Caiu com Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!
16h - Vivência: Criação de Máscaras "Solte as feras" com Cerejeira
17h - Música: Fanfarra da Alegria com Josué Salcedo e banda

Itaim Paulista - Domingo
O que vai ter: Atividades culturais e de lazer
Quando: Domingo, 15
Horário: das 9h às 18h
Local: Praça Dona Fíhica Sales / Rua Sete Estrelas

Atividades de Lazer: recreação, brincadeiras de rua, pinturas de rosto, oficinas e atividades manuais, brinquedos infláveis e muito mais.

Atividades Culturais
10h às 14h -- Brinquedoteca, recreação, lego gigante e brinquedos
13h - Carrinho de pipoca e algodão doce
13h às 18h - Perna de pau
13h - Contação de história Era uma vez...o que?
14h - Vivência
14h às 18h -- Bexigas
15h - O rei risonho
16h - Oficina confecção de guitarra
17h - Música karaokê kids

Itaim Paulista
O que vai ter: Atividades culturais e de lazer
Quando: Domingo, 15
Horário: das 9h às 18h
Local: Praça Dona Fíhica Sales / Rua Sete Estrelas

Atividades de Lazer: recreação, brincadeiras de rua, pinturas de rosto, oficinas e atividades manuais, brinquedos infláveis e muito mais.

Atividades Culturais
10h às 14h -- Brinquedoteca, recreação, lego gigante e brinquedos
13h - Carrinho de pipoca e algodão doce
13h- 18h - Perna de pau
13h - Contação de história Era uma vez...o que?
14h - Vivência
14h às 18h -- Bexigas
15h - O rei risonho
16h - Oficina confecção de guitarra
17h - Música karaokê kids

Ermelino Matarazzo - Domingo
O que vai ter: Práticas corporais e atividades culturais
Quando: Domingo, 15
Horário: das 9h às 18h
Local: Rua Bispo Martins, Nº 17 -- Jardim Keralux

Tenda 1
9h - Alongamento
10h - Abdominal
11h -- Dança de salão
12h -- Funcional/Circuito
13h - Pilates
14h - Street dance
15h - Alongamento
16h - Zumba
17h - FitDance

Tenda 2
9h -- Dança de Salão
10h - Pilates
11h -- Funcional/ Circuito
12h -- Street Dance
13h -- FitDance
14h - Alongamento
15h - Zumba
16h - Abdmonial
17h - Funcional / Circuito

Atividades culturais
10h às 18h - Brinquedos infláveis - tobogã e cama elástica
10h às 18h - Pipoca e algodão doce
10h às 13h - Distribuição de bexigas
10h às 18h - Na rua sem wifi -- Vivência e recreação
11h às 12h - O mundo de papel
15h às 16h - Cavaco e sua Pulga
17h às 18h - Fábrica de brinquedos

Vila Matilde - Domingo
O que vai ter: Práticas integrativas
Quando: Domingo, 15
Horário: das 9h às 18h
Local: Praça do Toco / Vila Matilde

Tenda 1
9h - Chi Kung
10h - Tai Chi Chuan
11h - Mindfulness
12h - Meditação
13h -- Danças Circulares
14h - Aromaterapia
15h - ThetaHealing
16h - Yoga
17h -- Meditação

Tenda 2
9h - Mindfulness
10h - Meditação
11h - Chi Kung
12h - Tai Chi Chuan
13h - Aromaterapia
14h - Yoga
15h - Meditação
16h - ThetaHealing
17h - Danças circulares

Atividades culturais
10h às 14h - Recreação com Cerejeira
13h às 18h - Pipoca e Algodão Doce
13h às 18h - Pintura Artística Facial
13h às 17h - Artistas Itinerantes: Pernalta Angela e Mago Jacq
13h - Contação: Florescendo Histórias com Monica Ramos
14h - Vivência: Criação de cartaz "Para Viver Bem" com Estúdio Elástico
15h - Circo: A Lona Caiu com Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!
16h - Vivência: Criação de máscaras "Solte as feras" com Cerejeira
17h - Música: Fanfarra da alegria com Josué Salcedo e banda

Política: Nova lei exige notificação de indícios de violência contra a mulher


A nova lei entra vigor em 90 dias

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
Foi sancionada nesta quarta-feira (11) a lei que obriga profissionais de saúde a registrar no prontuário médico da paciente e comunicar à polícia, em 24 horas, indícios de violência contra a mulher (Lei 13.931/19).
A lei se originou do Projeto de Lei 2538/19aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro.
Em outubro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, havia vetado a proposta, “por contrariedade ao interesse público”. O veto acabou derrubado pelos parlamentares no fim do mês passado.
A legislação anterior já determinava a notificação obrigatória de casos de violência contra a mulher atendida em serviços de saúde públicos e privados (Lei 10.778/03). Agora, deverão ser informados também os indícios.
A nova lei entra vigor em 90 dias.

Política: Comissão aprova aumento de penas para incitação e apologia ao crime


A pena será de detenção de seis meses a um ano, além de multa
Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (10) projeto do Senado (PL 6713/09) que prevê causas especiais de aumento de pena para os delitos de incitação ao crime e apologia de crime ou criminoso, ambos previstos no Código Penal.
Conforme a proposta, se o crime incitado ou o fato criminoso de que se faz apologia é punido com reclusão - como homicídio doloso e estupro, entre outros -, a pena será de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Hoje, os dois crimes têm punição mais branda: detenção de três a seis meses, ou multa, que é opcional.
A proposta foi elaborada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, que funcionou no Senado entre 2008 e 2010. O texto recebeu parecer favorável do relator na CCJ, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR).
TramitaçãoO projeto será analisado agora pelo Plenário da Câmara. Se for aprovado sem mudanças, poderá ir à sanção presidencial.

Política: TSE aprova criação do 33º partido político no País


Unidade Popular já poderá participar das eleições municipais de 2020

Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta terça-feira (10), a criação do partido Unidade Popular (UP). A legenda será a 33ª com registro na Justiça Eleitoral.
De acordo com o TSE, o novo partido cumpriu os requisitos exigidos pela lei, como apresentação de 497 mil assinaturas de apoiadores que não são filiados a nenhum partido.
De acordo com a página da UP na internet, o partido é ligado a movimentos que atuam em defesa da moradia popular e propõe a nacionalização do sistema bancário, o controle social dos meios de produção e o fim do monopólio privado da terra. No campo da educação, os integrantes da UP defendem a educação pública gratuita em todos os níveis e o fim do vestibular e de qualquer processo seletivo.
Com a aprovação, a Unidade Popular poderá participar das eleições municipais de 2020. 

Política: CCJ confirma aprovação de PL da prisão após condenação em 2ª instância


Manobra de senadores pode jogar discussão da matéria para 2020

Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado confirmou e concluiu nesta quarta-feira (11) a aprovação da proposta que permite a prisão de condenados após decisão em segunda instância. O Projeto de Lei do Senado 166/2018, do senador Lasier Martins (Podemos-RS), já havia passado pela primeira aprovação ontem (10) e precisava ser confirmado em turno suplementar na CCJ.
O texto tem caráter terminativo, o que significa que vai direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que pelo menos nove senadores requeiram a votação da proposta também no plenário da Casa. Na prática é isso que deve acontecer.
O tema é considerado polêmico e, por isso, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), é um dos que articulam a coleta de assinaturas. A estratégia para impedir qualquer chance de votação da matéria neste ano é apresentar o recurso no último dia de prazo, que é de cinco dias úteis, contados a partir de hoje, da data de votação do parecer na comissão.

Gaveta

Na terça-feira, em diversas oportunidades, o presidente do Senado , Davi Alcolumbre (DEM-AP), deixou claro que não pretende pautar o texto. Alcolumbre afirmou que o Senado aguardará decisão da Câmara no ano que vem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2019, que trata do mesmo assunto.
“ Em fevereiro estaremos aqui com todos os argumentos.Essa é uma casa de embates e debates. Podemos até ter a garantia de que a PEC vai cumprir um calendário na Câmara, mas não temos do presidente da Câmara [Rodrigo Maia (DEM-RJ)], nem ele poderia dar, garantias de que será aprovada no plenário da Câmara”, argumentou a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS).
Na opinião da senadora, nada justifica engavetar a proposta do Senado sobre o tema em detrimento da PEC que tramita na Câmara. “Não me lembro disso ter acontecido, porque fere a independência de duas Casas, que têm autoridade para caminhar em projetos autônomos”, afirmou. O argumento da presidente da CCJ tem apoio de pelo menos 43 senadores que assinaram um manifesto pedindo que ela pautasse o projeto na comissão.

Política: Joice Hasselmann é a nova líder do PSL na Câmara


Uma lista com 22 assinaturas oficializou o nome da deputada

Agência Brasil

A deputada Joice Hasselmann (SP) foi escolhida como a nova líder do PSL na Câmara dos Deputados. Ela assume o cargo após a suspensão de Eduardo Bolsonaro (SP).
A decisão de suspender Eduardo Bolsonaro e de mais 13 deputados do partido foi recebida ontem (10) pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na decisão, o partido aplicou diferentes penas de suspensão que variam de três a 12 meses.
A bancada do partido decidiu colocar Joice como líder durante reunião realizada na tarde da terça-feira (10) e confirmada pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara hoje (11) pela manhã. A secretaria recebeu uma lista com 22 assinaturas oficializando o nome da deputada.
A decisão do PSL suspendeu Eduardo Bolsonaro por 12 meses. Também sofreram a mesma sanção os deputados Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Daniel Silveira (RJ). O deputado Ubiratan Sanderson (RS) foi suspenso por 10 meses. Os deputados Major Victor Hugo (GO) e Carlos Jordy (RJ), por sete meses; Filipe Barros (PR); Márcio Labre (RJ), Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP), por seis meses. Os deputados General Girão (RN), Junio Amaral (MG) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP) por três meses.
Com a suspensão, os deputados ficam afastados do exercício de funções de liderança ou vice-liderança, bem como ficam impedidos de orientar a bancada em nome do partido. Também não poderão participar da escolha de líder da bancada.
A medida, contudo, não atinge os deputados que tiverem cargos de presidência ou vice-presidência de comissões permanentes ou temporárias, assim como eventuais vagas no Conselho de Ética.

Chumbo Quente: O significado de Bolsonaro no poder


A classe média real entrou em peso no jogo, como sempre, contra os pobres


*Jessé Souza 

A eleição de Jair Bolsonaro foi um protesto da população brasileira. Um protesto financiado e produzido pela elite colonizada e sua imprensa venal, mas, ainda assim, um "protesto". Uma sociedade empobrecida – cheia de desempregados, de miseráveis e violência endêmica, cujas causas, segundo a elite e a grande imprensa que a mantém, é apenas a "corrupção política" – elege o mais nefasto político que os 500 anos de história brasileira já produziu. Segundo a imprensa comprada, a corrupção é, inclusive, culpa do PT e de Lula manipulando a informação e criando uma guerra entre os pobres. Sem compreender o que acontece, a sociedade como um todo é manipulada e passa a agir contra seus melhores interesses.

A única classe social que entra no jogo sabendo o que quer é a elite de proprietários. Para a elite, o que conta é a captura do orçamento público via "dívida pública" e juros extorsivos, e ter o Estado como seu "banco particular" para encher o próprio bolso. A reforma da previdência é apenas a última máscara desta compulsão à repetição. Mas as outras classes sociais, manipuladas pela elite e sua imprensa, também participaram do esquema, sempre "contra" seus melhores interesses.

A classe média real entrou em peso no jogo, como sempre, contra os pobres para mantê-los servis, humilhados e sem chances de concorrer aos privilégios educacionais de que desfruta. Os pobres entraram no jogo parcialmente, o que se revelou decisivo do ponto de vista eleitoral, pela manipulação de sua fragilidade e pela sua divisão proposital entre pobres decentes e pobres "delinquentes". Esses dois fatores juntos, a guerra social contra os pobres e entre os pobres, elegeram Bolsonaro e sua claque.

Corrupção

Foi um protesto contra o progresso material e moral da sociedade brasileira desde 1988 e que foi aprofundado a partir de 2002. Estava em curso um processo de aprendizado coletivo raro na história da sociedade brasileira. Como ninguém em sã consciência pode ser contra o progresso material e moral de todos, o pretexto construído, para produzir o atraso e mascará-lo como avanço, foi o pretexto, já velho de cem anos, da suposta luta contra a corrupção. Sérgio Moro incorporou esta farsa canalha como ninguém.

A "corrupção política", como tenho defendido em todas as oportunidades, é a única legitimação da elite brasileira para manipular a sociedade e tornar o Estado seu banco particular. A captura do Estado pelos proprietários, obviamente, é a verdadeira corrupção que, inclusive, a "esquerda" até hoje, ainda sem contradiscurso e sem narrativa própria, parece não ter compreendido.

Agora, eleição ganha e Bolsonaro no poder, começam as brigas intestinas entre interesses muito contraditórios que haviam se unido conjunturalmente na guerra contra os pobres e seus representantes. Bolsonaro é um representante típico da baixa classe média raivosa, cuja face militarizada é a milícia, que teme a proletarização e, portanto, constrói distinções morais contra os pobres tornados "delinquentes" (supostos bandidos, prostitutas, homossexuais etc.) e seus representantes, os "comunistas", para legitimar seu ódio e fabricar uma distância segura em relação a eles.

Sexualidade

Toda a sexualidade reprimida e todo o ressentimento de classe sem expressão racional cabem nesse vaso. O seu anticomunismo radical e seu anti-intelectualismo significam a sua ambivalente identificação com o opressor, um mecanismo de defesa e uma fantasia que o livra de ser assimilado à classe dos oprimidos. Olavo de Carvalho é o profeta que deu um sentido e uma orientação a essa turma de desvalidos de espírito.

É claro que Bolsonaro é um mero fantoche ocasional das elites brasileira e americana. Quando ele volta de mãos vazias dos Estados Unidos, depois de dar sem qualquer contrapartida o que os americanos nem sequer tinham pedido, a única explicação é que ele estava lá como sujeito privado e não como presidente de um país. Como sujeito privado, é bem possível que ele estivesse pagando, com dinheiro e recursos públicos, os gastos de campanha até hoje secretos e sem explicação. Mas é óbvio que sua campanha foi feita e muito provavelmente financiada pelos mesmos que fizeram e bancaram a campanha de Trump.

O seu discurso de ódio era o único remédio contra a volta do PT ao poder. E como a elite e sua imprensa querem o saque do povo, e para isso se aliam até ao diabo, ou pior, até a Bolsonaro, sua escolha teve este sentido. O ódio, por sua vez, é produzido pela revolta de quem não entende por que fica mais pobre e a única explicação oferecida pela imprensa venal é o eterno "bode expiatório" da corrupção política. Mas a corrupção política era a forma, até então, como se manipulava a falsa moralidade da classe média real. Como se chega com esse discurso manipulador também nas classes baixas? O voto da elite e da classe média no Brasil não ganha eleição nenhuma. Este é um país de pobres.

Anticomunismo

A questão interessante passa a ser como e por que setores das classes populares passaram a seguir Bolsonaro e permitiram sua eleição. Para quem Bolsonaro fala quando diz suas maluquices e suas agressões grosseiras? Ele fala, antes de tudo, para a baixa classe média iletrada dos setores mais conservadores do público evangélico. Este público que ganha entre dois e cinco salários mínimos é um pobre remediado que odeia o mais pobre e idealiza o rico. O anticomunismo, por exemplo, tem o efeito de irmanar este pobre remediado com o rico, já que é uma oportunidade de se solidarizar com o inimigo de classe que o explora e não com seu vizinho mais pobre com quem não quer ter nada em comum. Isso o faz pensar que ele, em alguma medida, também é rico – ou em vias de ser –, já que pensa como ele.

O anti-intelectualismo também está em casa na baixa classe média. Isso é importante quando queremos saber a quem Bolsonaro fala quando ataca, por exemplo, as universidades e o conhecimento. A relação da baixa classe média com o conhecimento é ambivalente: ela inveja e odeia o conhecimento que não possui. Daí o ódio aos intelectuais, à universidade, à sociologia ou à filosofia. Este é o público verdadeiramente cativo de Bolsonaro e sua pregação. É onde ele está em casa, é de onde ele também vem. Obviamente esta classe é indefesa contra a mentira institucionalizada da elite e de sua imprensa. Ela é vítima tanto do ódio de classe contra ela própria, que cria uma raiva que não se compreende de onde vem, e da manipulação de seu medo de se proletarizar. Quando essas duas coisas se juntam, o pobre remediado passa a ser mais pró-rico que o Dória.

A escolha de Sérgio Moro foi uma ponte para cima com a classe média tradicional que também odeia os pobres, inveja os ricos e se imagina moralmente perfeita porque se escandaliza com a corrupção seletiva dos tolos. Mas, apesar de socialmente conservadora, ela não se identifica com a moralidade rígida nos costumes dos bolsonaristas de raiz, que estão mais perto dos pobres. Paulo Guedes, por sua vez, é o lacaio dos ricos que fica com o quinhão destinado a todos aqueles que sujam as mãos de sangue para aumentar a riqueza dos já poderosos.

Patético

Os primeiros meses de Bolsonaro mostram que a convivência desses aliados de ocasião não é fácil. A elite não quer o barulho e a baixaria de Bolsonaro e sua claque, que só prejudicam os negócios. Também a classe média tradicional se envergonha crescentemente do "capitão pateta". Ao mesmo tempo, sem barulho nem baixaria Bolsonaro não existe. Bolsonaro "é" a baixaria. Sérgio Moro, tão tolo, superficial e narcísico como a classe que representa, é queimado em fogo brando, já que o Estado policial que almeja, para matar pobres e controlar seletivamente a política, em favor dos interesses corporativos do aparelho jurídico-policial do Estado, não interessa de verdade nem à elite nem a seus políticos. Sem a mídia a blindá-lo, Sérgio Moro é um fantoche patético em busca de uma voz.

O resumo da ópera mostra a dificuldade de se dominar uma sociedade marginalizando, ainda que em graus variáveis, cerca de 80% dela. Bolsonaro e sua penetração na banda podre das classes populares foi útil para vencer o PT, mas é tão grotesco, asqueroso e primitivo que governar com ele é literalmente impossível. A idiotice dele e de sua claque no governo é literal no sentido da patologia que o termo define. Eles vivem em um mundo à parte, comandado pelo anti-intelectualismo militante, o qual não envolve apenas uma percepção distorcida do mundo. O idiota é também levado a agir segundo pulsões e afetos que não respeitam o controle da realidade externa. Um idiota de verdade no comando da nação é um preço muito alto até para uma elite e uma classe média sem compromisso com a população nem com a sociedade como um todo. Esse é o dilema do idiota Jair Bolsonaro no poder.

*Jessé Souza , Sociólogo, escritor e autor de "A elite do atraso"

Economia: Shopping Anália Franco terá horário especial neste final de ano


Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, tanto o funcionamento das lojas como da praça de alimentação é facultativo

Redação/Hourpress

O Shopping Anália Franco terá horário de funcionamento especial para as semanas que antecedem as festas de final de ano. Entre 10/12 e o dia 23/12, o shopping e as lojas funcionarão das 10h às 23h e a praça de alimentação das 11h às 00h. Já em 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário de funcionamento será das 10h às 18h e no dia 31, véspera de Ano Novo, será das 10h às 16h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, tanto o funcionamento das lojas como da praça de alimentação é facultativo.
Os clientes que visitarem o mall para compras, não podem deixar de visitar a Praça de Eventos que foi transformada em um lindo Jardim Secreto, cheio de luzes, árvores natalinas, bolas vermelhas, bonecos animatrônicos e muito encanto. Além disso, o empreendimento preparou uma promoção incrível que sorteará mais de 1 milhão e 800 mil reais em prêmios.
Na promoção, com R﹩ 400 em compras nas lojas participantes, o cliente ganha um cupom para concorrer a 20 Hyundai Creta e mais 180 prêmios. Além dos 20 carros, os participantes concorrerão a: 20 iPhone XR, 20 GOPRO Hero 7, 20 tablets Samsung, 20 frigobares retrô Brastemp, 20 Apple Watch, 20 caixas de som JBL, 20 Playstation 4, 20 notebooks Samsung e 20 Smart TVs Samsung 50".
O regulamento da promoção pode ser conferido no site do shopping.
Serviço
Horário Estendido - Shopping Anália Franco
Data e horários:
10/12 a 23/12:
-Lojas: 10h às 23h
-Praça de Alimentação: 11h às 00h
24/12:
-Lojas: 10h às 18h
- Praça de Alimentação: 11h às 18h
31/12:
-Lojas: 10h às 16h
- Praça de Alimentação: 11h às 16h
25/12 e 01/01: Funcionamento facultativo
Serviço
Natal no Shopping Anália Franco
Decoração Jardim Secreto: na Praça de Eventos - piso Orquídea, horários:
De 10/12 a 23 de dezembro, das 10h às 22h30
Dia 24 de dezembro, das 10h às 17h30
De 26 a 30 de dezembro, das 10h às 21h30
Dia 31 de dezembro, das 10h às 15h30
Papai Noel: no piso Lírio, horários:
• De segunda a sexta, das 10h às 23h00*
*Fechamento da fila às 22h30
Intervalos de 40 minutos: às 13h30 e às 19h30
• Sábado e Domingo, das 10h às 23h00*
*Fechamento da fila às 21h45
Intervalos de 40 minutos: às 13h30 e às 19h30
• Dia 24/12, das 10h às 18h00*
*Fechamento da fila às 17h30
Intervalo: das 13h30 às 14h30
Show de Luzes na Fachada: todos os dias, a partir das 19h, na área externa.

Promoção de Natal
Data: Até 29 de dezembro;
Mecânica: com R﹩ 400 em compras realizadas no Shopping Anália Franco, o cliente ganha 01 cupom para concorrer a 20 Hyundai Creta, 20 iPhone XR, 20 GOPRO Hero 7, 20 tablets Samsung, 20 frigobares retrô Brastemp, 20 Apple Watch, 20 caixas de som JBL, 20 Playstation 4, 20 notebooks Samsung e 20 Smart TVs Samsung 50";
-02x mais cupons - para notas fiscais cadastradas pelo app Multi;
-01 cupom extra - ao comprar um chaveiro do GRAACC no balcão da instituição ao lado do balcão de trocas da promoção;
Sorteios: 20 sorteios de 20 prêmios por dia, em 22/11, 29/11, 06/12, 13/12, 20/12, 26/12, 27/12, 28/12, 29/12 e 30/12.