Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Túnel do Tempo: Preso político morto na véspera do Natal


Luís Alberto Alves
Terror: Em 9 de outubro de 1982, o jornal O Estado de S. Paulo confirma que o militante comunista brasileiro Maurício Grabois, dado como desaparecido desde 1973, foi morto na véspera do Natal daquele ano.

Radiografia de Sampa: Rua Silva Bueno



Luís Alberto Alves
Antonio Manuel da Silva Bueno nasceu em Santos (SP), em 1790. Dotado de notável talento, ocupou vários cargos políticos no começo do século XIX e, em 1821, como suplente eleito, tomou assento nas Côrtes portuguesas representando São Paulo.
Não desejando assinar a Constituição ali votada, por achar contrária aos interesses de seu país, viu-se obrigado a emigrar para a Inglaterra com outros deputados brasileiros. Assinou, na cidade de Falmouth, o célebre Manifesto. Voltando ao Brasil, recolheu-se à vida privada, vindo a falecer em Campinas em 3 de setembro de 1838. A Rua Silva Bueno (foto) fica no Ipiranga, Zona Sul de SP.

Geral: Protesto de estudantes dura três horas e meia e acaba com um preso em SP



  • São Paulo
Flávia Albuquerque –  Agência Brasil
Após quase três horas e meia de protesto e cinco quilômetros percorridos, terminou por volta das 11h30 a manifestação de estudantes contra a decisão do governo estadual, que dividiu os colégios estaduais por ciclos de ensino, obrigando os alunos a mudar de escola a partir do ano que vem. O ato começou às 8h, na região da Rua Augusta, e 20 minutos depois os alunos interditaram uma faixa da Avenida Paulista.
No fim da manifestação, os alunos estavam em frente à Secretaria Estadual de Educação. Segundo a Polícia Militar, uma pessoa foi presa durante o protesto.
A decisão do governo foi apresentada às diretorias de Ensino no dia 22. O objetivo é que as unidades ofereçam classes só de um dos três ciclos do ensino básico (anos iniciais – do 1º ao 5º e finais – do 6º ao 9º), do ensino fundamental e médio. A ideia é que os alunos estudem a, no máximo, 1,5 quilômetro da unidade em que estão matriculados.
De acordo com a diretora executiva da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Natália Duarte Santo Prete, a manifestação é em defesa dos estudantes e da educação. “A realidade é que há 50 alunos em cada sala de aula e querem colocar mais 20 com o fechamento de várias escolas. Sem contar que muitos estudarão longe de suas casas e outros, antes de chegar à sala de aula, terão de levar o irmão em outra escola. Além disso, muitos professores e funcionários devem ficar desempregados.”
Vicente Ribeiro Loiola Neto, 16 anos, está no segundo ano, mas terá de mudar de escola, que fica a quase 10 quilômetros da atual. “Vou para a escola de bicicleta e levo cinco minutos para chegar. Com a transferência, não poderei mais ir assim, porque lá é perigoso e tem assalto até durante o dia. Vai alterar minha rotina e trabalho, porque, se não tiver vaga de manhã, terei de estudar no horário de trabalho.”
Henrique Hideky Oshiro tem 15 anos. No ano que vem ele cursará o segundo ano, mas não poderá permanecer na atual unidade, na Vila Formosa. “Apesar de sabermos que vamos para uma escola próxima, a qualidade de ensino deve cair, porque já temos 45 alunos em sala e deve aumentar para 60. Hoje, somos a segunda melhor escola. Para onde vamos, é considerada uma das piores”.
Gabriela Baio Reis é aluna do último ano e estuda na zona Sul, em uma escola que será fechada. “Muitos amigos meus serão prejudicados, porque serão transferidos para Heliópolis, que é muito longe e com um percurso perigoso.”
Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo esclareceu que o estudo que definirá as escolas para o processo de reorganização está sendo finalizado e que nem todas as unidades passarão pelo processo.
De acordo com a nota, escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão devido às diferenças demográficas e as necessidades para diversas faixas etárias em algumas regiões. “O projeto de reorganização é embasado em estudos educacionais e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino. Indicadores da secretaria e do próprio Inep apontam que escolas de ciclo único têm resultado 10% superior às unidades de três segmentos. Dados da Fundação Seade mostram que nas escolas estaduais há 2 milhões a menos de estudantes em comparação a 1998.”
A secretaria informou ainda que a reorganização também visa aprimorar as condições de trabalho dos educadores, que terão a possibilidade de escolher mais aulas em uma mesma escola, tendo menos deslocamento e mais tempo para se dedicarem às atividades pedagógicas.
“As unidades que não adotarem a reorganização continuarão recebendo investimentos, uma vez que a educação é prioridade no Estado de São Paulo.”
Segundo a nota, no dia 14 de novembro será realizado o Dia E, que trata de um encontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino para explicar o novo processo de reorganização.

Economia: Câmara aprova pagamento de férias vencidas a aposentado por invalidez



Luís Alberto Alves
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que prevê o pagamento das férias vencidas e do terço constitucional referente a esses períodos após a concessão de aposentadoria por invalidez. A medida está prevista no Projeto de Lei 2323/11, do ex-deputado João Paulo Lima.
Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Alceu Moreira (PMDB-RS)
Alceu Moreira: “É em vida que os recursos são necessários a quem por eles trabalhou”
O texto segue agora para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5452/43), após a aposentadoria por invalidez, o contrato de trabalho é apenas suspenso, e não rescindido. O problema é que, caso o empregado tenha direito a férias no momento da concessão da aposentadoria, ele só poderá usufruí-la se e quando retornar ao emprego.
                                                   Pagamento em dobro
A proposta foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que também engloba o projeto apensado (PL 2344/11). O novo texto deixa claro que deverá ser paga ao funcionário aposentado a remuneração simples ou em dobro das férias, a depender do caso. De acordo com a CLT, as férias não concedidas após 12 meses da data de aquisição do benefício devem ser pagas em dobro.
O substitutivo também esclarece que, caso o empregado recupere-se e volte ao trabalho, o novo período aquisitivo de férias passará a ser contado da data do retorno.
Segundo o relator na comissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), a presunção de que o trabalhador poderia posteriormente gozar das férias atenta contra a lógica das estatísticas de expectativa de vida. “Obviamente, nem todos os aposentados que continuam a trabalhar voltam a se aposentar antes de morrer. Além disso, é em vida que os recursos são necessários a quem por eles trabalhou.”

Política: Câmara aprova Estatuto da Família formada a partir da união de homem e mulher


Luís Alberto Alves
Votação da proposta do Estatuto da Família foi concluída na comissão especial e poderá seguir para análise do Senado. No entanto, dois deputados informaram que vão recolher assinaturas para aprovar recurso para que o texto seja votado também pelo Plenário da Câmara
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião ordinária para continuação da votação dos destaques do relatório
O relator, Diego Garcia (E), disse que reafirmou no substitutivo o que estabelece a Constituição Federal
Em sessão marcada por polêmicas, discussões entre os parlamentares e divergências sobre o Regimento da Câmara, a Comissão Especial do Estatuto da Família (PL 6583/13) rejeitou, nesta quinta-feira (8), os quatros destaques ao substitutivo do relator, Diego Garcia (PHS-PR), aprovadono dia 24.
Com a rejeição das propostas de mudança, fica mantido o texto integral do substitutivo e a votação, em caráter conclusivo, está concluída. O texto reconhece família como “a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”.
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião ordinária para continuação da votação dos destaques do relatório. Dep. Glauber Braga (PSOL-RJ)
Glauber Braga: texto aprovado é discriminatório e preconceituroso e retira direitos de milhões de brasileiros que não se enquadram nesse conceito de família
Um dos destaques rejeitados, do deputado Glauber Braga (PSol-RJ), pedia a votação em separado de emenda do deputado Bacelar (PTN-BA) que define entidade familiar como “núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade”.
                                                    Discriminatório e preconceituosoSegundo Glauber Braga, o substitutivo é discriminatório e preconceituoso e retira direitos de milhões de brasileiros que não se enquadram no conceito de família aprovado.
Ele destacou que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em 2011, a união estável para casais do mesmo sexo. Ele pediu que o direito de todos os tipos de família seja respeitado. Para ele, o texto “passa por cima” da decisão do Supremo.
Bacelar salientou que, após a decisão do STF, a quem cabe interpretar a Constituição, Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2013, proibiu que cartórios de todo o Brasil se recusassem a celebrar casamentos civis de casais do mesmo sexo.
O deputado ressaltou que as crianças adotadas por casais homoafetivos serão prejudicadas pelo Estatuto da Família
                                                   Constituição
O relator Diego Garcia disse que reafirmou no substitutivo o que estabelece o artigo 226 da Constituição Federal. O texto constitucional estabelece que a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
Diz ainda que, para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar. Conforme o relator, a família a receber proteção do Estado é a que está na Constituição.
Para o deputado Flavinho (PSB-SP), outros arranjos familiares estão contemplados na sociedade, e o Estatuto não vai gerar exclusão. “Estamos defendendo de fato o que é família”, acrescentou.
Já o deputado Ezequiel Teixeira (SD-RJ) acredita que “os novos arranjos familiares são verdadeiros desarranjos” e que é preciso “salvaguardar o País da anarquia”.
                                                   Concepção
Também foi rejeitado destaque da deputada Erika Kokay (PT-DF) que pedia a votação, em separado, do artigo do substitutivo que estabelece que “é dever do Estado, da sociedade e do poder público, em todos os níveis, assegurar à entidade familiar a efetivação do direito à vida desde a concepção, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania e à convivência comunitária”. Segundo Kokay, estão sendo assegurados esses direitos apenas à entidade familiar nos termos do relatório aprovado.
Glauber Braga apontou que mulheres não estão sendo ouvidas sobre proposta que diz respeito a seu direito sobre o seu corpo. O relator Diego Garcia disse que houve amplo debate, inclusive nos estados. Já o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) afirmou que o substitutivo valoriza o nascituro.
                                                      Educação moral
A comissão também rejeitou outro destaque de Kokay que pedia a votação, em separado, do artigo da proposta que diz que os pais têm direito a que seus filhos recebam a educação moral, sexual e religiosa que esteja em acordo com as convicções estabelecidas no âmbito familiar. “Concepções religiosas não podem solapar o direito à informação”, afirmou Kokay.
O deputado Givaldo Carimbão (Pros-AL), por sua vez, foi contrário ao destaque e disse que os professores não devem ter prerrogativa de fazerem a formação moral, sexual e religiosa das crianças.
Tramitação
Como o projeto, de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), foi aprovado em caráter conclusivo, ele seguirá para o Senado, a menos que haja algum recurso para análise da matéria pelo Plenário da Câmara.
Os deputados Erika Kokay e Glauber Braga, que se utilizaram de diversos recursos regimentais para tentar atrasar a votação da proposta e dos destaques, já adiantaram que recolherão assinaturas para apresentação do recurso para que a proposta seja analisada também pelo Plenário. Um recurso desse tipo precisa do apoio de, pelo menos, 51 deputados.

Variedades: Semana Guga Kuerten em Santa Catarina (SC)



Redação
A Nestlé Waters, divisão de Águas do Grupo Nestlé, marca presença na sétima edição da Semana Guga Kuerten que acontece até 18 de outubro, na praia de Jurerê Internacional. As marcas Nestlé Pureza Vital, Perrier e Nestea movimentarão atletas e visitantes com dinâmicas divertidas e novidades.
Nas arenas do Jurerê Sports Center, Nestlé Pureza Vital Kids comanda a brincadeira com as crianças. Os pequenos serão desafiados a acertar a bola de tênis no alvo enquanto pulam em uma cama elástica.
Já Perrier levará às instalações do evento a mais recente novidade da marca, a versão Slim Can Limão, que traz as borbulhas de Perrier com um toque suave e refrescante do limão, em uma moderna lata de 250 ml, ideal para o consumo on the go.
Nestea é patrocinadora da clínica de Beach Tennis. No espaço, atletas profissionais vão dar dicas para uma boa partida e técnicas do esporte que é sucesso nas áreas de Santa Catarina. A Semana Guga Kuerten é uma iniciativa capitaneada por Gustavo Kuerten e reúne mais de mil tenistas profissionais e amadores de diversas categorias.

Variedades: Semana Internacional de Música de Câmara do RJ


Redação
De 08 a 17 de outubro, pelo quarto ano consecutivo acontece a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, será uma das patrocinadoras da iniciativa cultural, que conta com direção artística de Simone Leitão e presença de solistas renomados do Brasil e do mundo.
Durante os dias de evento, uma variedade de músicas eruditas serão apresentadas ao público, desde Mozart a Prokofieff, de Schumann a Guerra-Peixe, de Beethoven a Vaughan Williams, de Villa-Lobos a Luciano Berio. O evento que é voltado para comunidade, prevê ainda uma apresentação educativa no dia 13 de outubro, às 15h, no Theatro Municipal de Caxias. Além dos concertos, serão oferecidas também atividades de integração, como workshops, concertos didáticos e masterclasses (aulas gratuitas de diversos instrumentos).
Para mais informações bata acessar o site:http://www.riomusicweek.com/festival/o-festival
Serviço:
IV Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro
Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Dias: 08 a 17 de outubro
Horário: a partir das 9h

Variedades: Megamaratona The Walking Dead


Redação
Hoje, dia 9, a partir das 15h, o canal FOX exibirá as cinco primeiras temporadas de “The Walking Dead” na sequência! Serão ao todo 67 episódios, exibidos durante dois dias e meio, em que os fãs da série poderão relembrar a saga dos sobreviventes, assistir novamente os episódios que mais gostam e acompanhar, na tela da FOX, a série completa de maior sucesso dos últimos tempos.
O último episódio da quinta temporada entregará, às 23h, para a grande première da sexta temporada, que a FOX exibirá apenas uma hora depois dos Estados Unidos e sem intervalos comerciais. Além disso, a plataforma oficial de TV Everywhere, FOX Play, também está com as 5 temporadas disponíveis para quem quiser assistir de onde, como e quando quiser!
Megamaratona The Walking Dead, a partir de hoje, dia 9, às 15h, e logo após a exibição das 5 temporadas, no dia 11, às 23h, a grande estreia da sexta temporada de “The Walking Dead” na FOX!

Variedades: Evento especial de Dia das Crianças no Shopping Ibirapuera (SP)



Redação

Durante três dias o Shopping Ibirapuera será todinho dos pequenos. Todinho mesmo! Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, sempre das 13h às 19h, o evento “Pra ser criança” vai contar com uma programação gratuita que será uma verdadeira maratona em comemoração ao Dia das Crianças. Serão nove espetáculos teatrais e durante os intervalos das peças todos os pisos de lojas serão invadidos por personagens e diversas atividades infantis, que deixarão os adultos com vontade de ser criança.
Recheadas com diferentes programações e ainda com a distribuição de pipoca, algodão doce e muitas outras guloseimas e surpresas, as datas especiais serão separas por temas. O dia 10 de outubro será o dia das “Fábulas” e contará com as apresentações “Congelados”, “Pela estrada afora com Chapéuzinho Vermelho” e “Uma aventura na Terra do Nunca”. Nos demais horários haverá cantigas de roda, princesas e personagens infantis circulando pelos diversos pisos do Ibirapuera.
O dia dos “Musicais” será no dia 11 de outubro, onde além dos espetáculos infantis “Em busca do tesouro”, “Quem nunca teve medo de dentista?” e “O rapto da natureza”, haverá ainda atividades como Camarim Fashion e um DJ infantil, onde os pequenos poderão dançar e brincar com os monitores.
Já o Dia das Crianças será reservado para a magia do “Circo”. Peças como “Show de mágica”, “Um Dia de palhaço” e “Fonzera” encantarão a criançada neste dia especial. Nos demais horários, os pisos do Ibirapuera serão invadidos por palhaços, malabaristas e mímicos, transformando o Ibirapuera em um grande e mágico picadeiro.
Confira abaixo as sinopses dos espetáculos e a programação gratuita completa:
Dia 10 de outubro – Fábulas
14h : Congelados –  A história de duas irmãs. A mais velha, Elsa, possui um poder de gelo, e em um momento de descontrole acaba ferindo Anna, a mais nova. Após esse episódio, seus pais as fizeram crescer separadas, com o intuito de proteger Anna, e fazer com que Elsa aprendesse a controlar seus poderes. Mas não adiantou, elas se tornaram adultas, seus pais faleceram, e Elsa acabou revelando seus poderes para todo o reino, e assim, dando origem a um inverno eterno. Anna então sai em busca de sua irmã para que ela desfaça todo esse gelo e traga de volta o verão. No caminho, ela conhece outros personagens que a ajudam a encontrar Elsa. Será que juntos eles vão conseguir acabar com esse inverno?
16h: Pela estrada afora com Chapéuzinho Vermelho – A peça conta a história já conhecida por todos, porém em uma nova versão, onde o vilão é o caçador e não o lobo. De uma forma dinâmica e divertida, as crianças aprendem que não devemos julgar as pessoas pelas aparências.
18h: Uma aventura na Terra do Nunca – História de um menino que não queria crescer e vivia na Terra do Nunca com outros meninos perdidos, a fada Sinhinho e o terrível inimigo Capitão Gancho. Em uma noite ele perde sua sombra e acaba conhecendo a adorável Wendy e seus irmãos João e Miguel. Juntos irão viver uma grande aventura na terra encantada de Peter.
* Princesas, personagens e cantigas de roda nos intervalos das peças, por todos os pisos de lojas.

Dia 11 de outubro – Musicais
14h: Em busca do tesouro –Capitão Vareta, Maruja Barba Feita e o falante papagaio vão, junto com a ajuda das crianças, fazer uma divertida caça ao último e mais importante tesouro da Terra. Um tesouro que pode modificar a vida de qualquer pessoa. Mas qual será esse tesouro?
16h: Quem nunca teve medo de dentista? – Sr. Dentão é um dentista muito bacana e junto com Nina fazem uma impressionante viagem dentro da boca de um ser humano, passeando em cada cantinho, lutando com aqueles bichinhos que fazem tanto mal aos nossos dentes. Com músicas didáticas e muito humor, Nina aprende a importância de valorizar o cuidado com os dentes.
18h: O rapto da natureza – Expulsa da cidade grande a rata Sofia resolve morar do lado do Coelho Orelhudo e deixar a floresta igual sua antiga casa, o esgoto. O coelho começa a sentir as conseqüências dos atos de Sofia. Entre muita confusão, Orelhudo tenta conscientizar Sofia que preservar o meio ambiente é a melhor solução. De forma divertida o espetáculo mostra a importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.
*Camarim fashion e DJ Kids nos intervalos das peças, por todos os pisos de lojas.

Dia 12 de outubro – Dia das Crianças – Circo
14h: Mágicas e palhaçadas com o Palhaço Fonso – espetáculo repleto de mágicas interativas e cheio de gargalhadas.
16h: Um Dia de palhaço – Dois palhaços se reúnem para fazer as esquetes mais clássicas do circo, mas também querem dividir suas inquietações e descobertas, com cenas que envolvem mágica, acrobacia, música e muita diversão.
18h: Fonzera – É a tradução do que o palhaço Fonso faz em cena, seu espetáculo composto por mágicas, mímica e ventriloquia, nos leva a magia circense, onde essas artes sempre fizeram parte e vem se perdendo a cada ano.  O espetáculo é um resgate dessas artimanhas do circo contemporâneo, prolongando a história dessa arte milenar. Leva todos ao mundo de Fonso, onde um desenho fala, uma pessoa se transforma em um boneco e as mágicas são incríveis, até mesmo quando dão errado, jogando com o erro no universo do palhaço.
* Artistas circenses nos intervalos das peças, por todos os pisos de lojas.
Serviço – Pra ser criança
Evento Gratuito.
Período: 10,11 e 12 de outubro de 2015.
Horário: das 13h às 19h.
Local: Peças teatrais no Piso Jurupis e demais atividades ocorrem em todos os pisos de lojas.
Faixa etária: Livre.
Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Tel: (11) 5095 2300