Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sábado, 17 de outubro de 2020

Variedades: Cantora norte-americana Sasha Sloan lança álbum mixado brasileiro

 

Outros trabalhos de Sasha Sloan podem ser conferidos em todas as plataformas de streamings

Redação/Hourpress

A norte-americana Sasha Sloan, conhecida em suas redes sociais como @sadgirlsloan, tem novidade com a participação do brasileiro, o engenheiro de som  Pedro Calloni. A artista que já compôs para músicos como Camila Cabello, o trio LANY e os DJs Kygo e Odesza,  e tem canções em trilhas sonoras de séries e filme, irá lançar na sexta-feira (16) o seu debut álbum Only Child.

De acordo com Calloni, o disco segue no estilo indie pop inspirado em questões pessoais da cantora e compositora, muito do que ela já vem apresentando em suas canções autorais, como Older, lançado em 2018, que já soma 120 milhões de streamings no Spotfy.

 “Hoje em dia é muito comum músicas diferentes serem mixadas por vários engenheiros e acabarem no mesmo álbum. Então poder mixar o álbum inteiro é mais gratificante porque eu consigo construir um som coerente e único e também porque fico bem mais envolvido com o artista, o produtor e o projeto como um todo”, revela o engenheiro de som que a acompanhou também como baterista em turnês pelos Estados Unidos e Canadá até o início da Pandemia.

Only Child  será lançado pela gravadora RCA com a produção de King Henry, responsável por trabalhos de Justin Bieber, Beyoncé, Pablo Vittar, entre outros artistas.

Outros trabalhos de Sasha Sloan podem ser conferidos em todas as plataformas de streamings, em vídeo clipes no Youtube ou  na trilha sonora da série Euphoria (HBO) S1-E3, com Dancing With Ghost, em The Bold Type (Freeform) S4-E10, com Thoughts e no filme Para Todos os Garotos que já Amei (Netflix) com o cover de Cindy Lauper, Girls Just Wanna Have Fun, (em parceria com Charlotte Lawrence, Nina Nesbitt) gravado no Spotfy Studios NYC.

Pedro Calloni tornou-se recentemente o mais novo membro da Recording Academy, a Academia do Grammy. Como produtor, multi-instrumentista e engenheiro de som trabalhou em mais de 40 álbuns de diferentes artistas, como David Mathews Band, Jason Mraz, Nas, Lukas Nelson e John AlagiaParticipou do disco de rap The Lost Boy, indicado ao Grammy 2019 como melhor álbum. Em fevereiro deste ano passou a ser gerenciado por Rupert Lincoln, tornando-se o primeiro engenheiro de mixagem a fazer parte do portfólio do empresário.

Veículos: Ford lança Mustang Mach 1 na Europa

 



Luís Alberto Alves/Hourpress

  • A edição limitada de alto desempenho equipada com motor V8 5.0 de 460 cv tem estilo único, suspensão calibrada para as pistas e opção de transmissão manual
  • Com uma performance inigualável, a quinta versão do Mustang Mach 1 amplia a tradição do ícone esportivo
  • O anúncio foi feito no festival britânico Goodwood SpeedWeek, onde estreiam também o Mustang Mach-E 1.400 e o Puma ST

A Ford vai vender o Mustang Mach 1, edição limitada de alto desempenho do esportivo, pela primeira vez na Europa. O anúncio foi feito hoje na abertura da Goodwood SpeedWeek, um dos eventos automobilísticos mais badalados do mundo, em West Sussex, no Reino Unido, que este ano pode ser acompanhado virtualmente pelo público global até domingo.

A Ford também exibe no festival o Mustang Mach-E 1400, protótipo elétrico com mais de 1.400 cv que estreia no circuito Goodwood conduzido pelo famoso piloto Vaughn Gittin Jr., e o novo Puma ST, primeiro SUV da grife Ford Performance na Europa, além do Ford GT e outros modelos.

Mustang Mach 1

O motor V8 5.0 com calibração e refrigeração especial, de 460 cv, e a aerodinâmica aprimorada para as pistas dão ao novo Mustang Mach 1 um desempenho digno da tradição desse ícone. Ele é o primeiro Mustang de produção na Europa a ter a opção de transmissão manual Tremec de alto desempenho, além da automática de 10 velocidades.

A suspensão também é especial, com amortecedores MagneRide, molas, barras estabilizadoras e buchas com especificações sob medida para oferecer controle e resposta aprimorados sob altas cargas em curvas. O software de assistência elétrica da direção foi calibrado para proporcionar um nível inédito de precisão.

O design externo do Mustang Mach 1 lembra os icônicos modelos dos anos 1960 e 1970, com faixa no capô, listras laterais e rodas exclusivas de 19 polegadas. Cada modelo é identificado com uma placa trazendo o seu número de produção.

Criado em 1969, o Mustang Mach 1 elevou o nível de desempenho do Mustang GT com uma série de melhorias, incluindo motores V8 mais potentes, suspensão de competição e estilo personalizado. O Mach 1 de primeira geração estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência em Bonneville Salt Flats e venceu o Campeonato de Rali de Construtores SCCA, nos EUA, em 1969 e 1970. Novas versões foram introduzidas em 1971, 1974 e 2003, somando mais de 300.000 unidades produzidas desde 1969.

Veículos: Mercedes-Benz GLE vence teste para modelos com direção semi-autônoma

 


  • GLE é o vencedor diante de nove modelos de diferentes segmentos, inclusive premium

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz venceu um teste realizado pela Euro NCAP para sistemas de assistência para direção semi-autônoma (SAE Nível 2). A marca foi representada pelo modelo GLE SUV que, assim como no modelo disponível no Brasil desde março de 2020, inclui o Pacote de Assistência à Direção e o Pacote de Assistência à Direção Plus, e venceu a prova com a pontuação máxima de 174 pontos (87% da pontuação total) contra nove concorrentes de diversos modelos de veículos, incluindo dois veículos do segmento premium.

O grande destaque ficou para a forma como o “Engajamento do Motorista”, uma das categorias avaliadas, acontece em um Mercedes-Benz. No GLE, e em todos os demais modelos com essa tecnologia, os sistemas são projetados cooperativamente para que a melhor conexão seja estabelecida entre o sistema e o condutor. Desta forma, a marca oferece aos seus clientes segurança, conforto e assistência ao motorista em sua totalidade. A facilidade de interação entre o condutor e o sistema, de uma forma ágil e intuitiva, e a possibilidade de, a qualquer momento, tomar as decisões de condução imediatamente foi outro ponto bem avaliado. O Mercedes-Benz GLE recebeu a nota máxima e o primeiro lugar nessa categoria.

Importante ressaltar que a Mercedes-Benz identifica e comunica claramente toda essa tecnologia como sistemas assistenciais de condução, nunca substituindo o motorista completamente no ato da condução do veículo.

O fato de serem sistemas cooperativos que apoiam em vez de substituir o motorista também foi um destaque. Por exemplo, o Assistente Ativo de Direção pode intervir ativamente em curvas, mesmo que as faixas da estrada (ou rua) não estejam claramente visíveis ou até mesmo sem as faixas demarcadas. Com essa tecnologia, o sistema pode ajudar a reduzir o stress, por exemplo em uma situação de tráfego congestionado.

Na avaliação “Assistência Veicular e Segurança de Backup”, que focou no desempenho técnico dos sistemas, o Mercedes-Benz GLE também se classificou entre os melhores no teste.

Internacional: EUA rejeitam proposta russa para prorrogar pacto sobre armas nucleares

 


Tratado vence em fevereiro de 2021

Agência Brasil 

As perspectivas de prorrogação do mais recente tratado que limita a mobilização de armas nucleares estratégicas de Estados Unidos e Rússia pareciam desanimadoras nesta sexta-feira (16), depois que o governo norte-americano rejeitou uma proposta russa de renovação incondicional de um ano por considerá-la "inviável".

O novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), que foi assinado em 2010 e expira em fevereiro, restringe o número de ogivas nucleares estratégicas que os dois países podem mobilizar, além de mísseis e dos bombardeiros que os transportam.

Não renovar o pacto anularia todas as restrições, o que poderia dar ensejo a uma corrida armamentista pós-Guerra Fria e ampliar as tensões entre as duas maiores potências nucleares do mundo.

Falando por videoconferência em uma reunião do Conselho de Segurança russo que foi transmitida pela televisão estatal, o presidente Vladimir Putin disse que o tratado funcionou com eficiência até agora e que seria "extremamente triste" se deixasse de funcionar.

"No tocante a isso, proponho... prorrogar o tratado atual sem quaisquer condições por ao menos um ano para que negociações significativas sobre todos os parâmetros dos problemas possam ser conduzidas", disse.

Horas depois, no entanto, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Robert O'Brien rejeitou a oferta de Putin.

Ele reiterou que os EUA propuseram estender o acordo por um ano, durante o qual as mobilizações de todas as armas nucleares --estratégicas e táticas-- seriam suspensas.

"A resposta do presidente Putin hoje para estender o novo Start sem congelar todas as ogivas nucleares é inútil", disse O'Brien em comunicado. "Esperamos que a Rússia reavalie sua posição antes que ocorra uma custosa corrida armamentista."

Política: Projeto proíbe fogos de artifícios durante eleições e pandemia

 


O texto acrescenta a proibição à Lei de Crimes Ambientais  

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 4859/20 proíbe o uso de fogos de artifício e rojões com efeito sonoro nas campanhas eleitorais e durante o período que perdurar a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE), tramita na Câmara dos Deputados.

Apesar de reconhecer que os fogos de artifício divertem crianças e adultos em comemorações, Deuzinho Filho observa que eles são também nocivos, perigosos e invasivos, incomodando pessoas e animais.

“Os fogos e rojões com efeitos sonoros causam problemas auditivos gerados pelos estampidos. Provocam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Além disso, o barulho causado pelos fogos de artifício é nocivo a pessoas com transtorno do espectro autista”, lista o parlamentar.

No caso dos animais, Deuzinho Filho lembra que o barulho dos fogos os deixa estressados e ansiosos. “No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos e se machucarem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada”, lembra.

Prazo de validade
Deuzinho Filho observa que restringiu a validade da medida ao período de campanhas eleitorais e à duração de pandemia de Covid-19, em razão da superlotação de hospitais e do isolamento social como medida de contenção da doença, quando se espera que as pessoas fiquem em casa.

O texto acrescenta a proibição à Lei de Crimes Ambientais, em trecho que prevê punição para quem causar poluição de qualquer natureza que possa resultar em danos à saúde humana. Nesses casos, a lei prevê reclusão de um a quatro anos, e multa; ou detenção de seis meses a um ano, e multa, se o crime é culposo (em que o autor não teve intenção de causar o dano).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Política: Projeto prevê uso da caça para controle de animais invasores

 


O Projeto de Lei 4827/20 permite o uso da caça para controlar a população de animais exóticos

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O texto tramita na Câmara dos Deputados. Além de permitir a caça regulada, o projeto obriga o poder público a elaborar plano de manejo para monitorar e controlar animais exóticos nocivos.

A proposta é do deputado Santini (PTB-RS) e altera a Lei de Proteção à Fauna. O objetivo é usar a caça como instrumento de manejo e conservação da fauna, principalmente do javali europeu, espécie introduzida no sul do País na década de 1960.

“O javali é dispersor de plantas exóticas, polui e destrói nascentes e cursos d’água, é um predador de aves e mamíferos nativos e reservatório de inúmeras doenças que podem ser transmitidas à fauna, aos animais de produção e ao ser humano”, disse Santini.

Segundo o Ibama, a facilidade de adaptação, a reprodução descontrolada e a ausência de predadores naturais no Brasil tornaram o animal um risco para o meio ambiente e para a produção agrícola, principalmente na pequena agricultura. O javali (foto) é classificado como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Artigo: Sustentabilidade alimentar deve ser prioridade

 


Médicos-veterinários e zootecnistas têm papel fundamental para a eficiência e a sanidade das produções

Redação/Hourpress

Chegamos ao dia Mundial da Alimentação (16/10) com estatísticas preocupantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE), o Brasil está novamente na lista de países em que mais de 5% da população ingerem menos calorias do que o recomendável. A volta do País ao Mapa da Fome evidencia quão prioritária é a promoção da sustentabilidade alimentar.

De acordo com o zootecnista Celso Carrer, presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), além de estar atrelada a questões de renda e capacidade econômica da população, a sustentabilidade alimentar passa por aspectos como qualidade, controle e rastreabilidade de alimentos, desde o campo, até a mesa do consumidor.

“Medidas macroeconômicas devem ser acompanhadas de políticas para a melhoria da gestão da cadeia, de forma contínua”, afirma Carrer.

O argumento vai de encontro ao que comenta o médico-veterinário, Ricardo Calil, presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP. “Gestões mais técnicas no governo iriam contribuir para melhor distribuição de alimentos”, diz o profissional, que considera o olhar às pastas de agricultura de importância estratégica, tanto do ponto de vista de geração de riquezas, quanto no que diz respeito ao acesso da população à alimentação.

Tecnologia deve ser aliada

Um fator crucial para a sustentabilidade alimentar é o apoio de recursos tecnológicos. “A tecnologia é considerada o quarto fator de produção (sendo os outros três: terra, trabalho e capital). Quando aplicada corretamente, ela pode gerar economia em, pelo menos, um dos fatores anteriores”, menciona Carrer.

O argumento de Calil sobre a produção de carne bovina exemplifica bem o que foi pontuado por Carrer. “Aplicando tecnologia, poderíamos ter a produção da atualidade com metade do rebanho brasileiro – 200 milhões de cabeças de gado bovino.”

Carrer explica que, com tecnologia integrada, há resultados muito positivos no que diz respeito a conforto animal, manejo de pastagens, genética adaptada, biotécnicas de reprodução e formas mais precisas de gestão. “Este contexto melhora a tomada de decisão, intensifica a produção, reduz impactos ambientais e socioeconômicos e, ainda, agrega valor aos produtos”, conclui o zootecnista.

Médicos-veterinários e zootecnistas são estratégicos

A formação do médico-veterinário e do zootecnista permite visões estratégicas sobre processos de diferentes fases da cadeia de produção de alimentos, o que faz destes profissionais verdadeiras peças-chave neste contexto.

Além dos conhecimentos técnicos inerentes às áreas de atuação, Carrer pontua que “ambas as profissões têm competências em fundamentos de natureza socioeconômica dos mercados e expertise em gestão.”

No que diz respeito à sanidade dos alimentos, Calil frisa que as condições favoráveis do Brasil para a produção estão diretamente relacionadas ao trabalho dos profissionais no campo, na indústria e no serviço da vigilância sanitária.

Economia: Pix chega para reduzir custo de transação, beneficiando pequenos negócios

 

Solução digital do Banco Central permite transações bancárias instantâneas e mais seguras

Redação/Hourpress

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix promete revolucionar o sistema de pagamento nacional, permitindo que pagadores e recebedores façam transações de forma instantânea e segura. Com custo de adesão menor do que o cobrado pelo demais meios eletrônicos, o Pix possibilita ainda a inovação e o surgimento de novos modelos de negócios.

A analista do Sebrae Cristina Araújo, explica que a disponibilização imediata dos recursos tende a reduzir a necessidade de crédito porque o recurso entra na conta de quem recebe instantaneamente e facilita a automatização de pagamentos. O Podcast completo da Agência Sebrae de Notícias está disponível e pode ser replicado por emissoras de rádios e portais de notícia de todo o país, gratuitamente, sendo exigida apenas a citação à Agência Sebrae de Notícias. Confira os detalhes neste link.


Economia: Seis lições sobre educação financeira que a pandemia ensinou

 

Para se ter uma reserva de emergência, é indicado que se economize, pelo menos, 10% da renda mensal

Redação/Hourpress

Muitos brasileiros não estavam preparados financeiramente para passar pelo período de crise que o mundo viveu com o novo Coronavírus. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, 82,8% dos entrevistados disseram ter sido impactados financeiramente durante a pandemia por terem perdido emprego, salário reduzido ou seu negócio fechado. Momentos como esse enfatizam ainda mais a importância da educação financeira e o quanto cuidar bem do dinheiro pode ser decisivo.

Otávio Machado, especialista em educação financeira da Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia da América Latina, elencou seis lições de educação financeira que a pandemia ensinou.

Tenha uma reserva de emergência

Quem tinha uma reserva emergencial, passou por este período com uma preocupação a menos. Isso porque, ter uma reserva para ser usada em momentos de incertezas ajuda a não entrar no mau endividamento, recorrendo a opções que apresentam altos juros, como o cheque especial. Além disso, traz a segurança de conseguir se manter estável no caso de perder o emprego, ter a diminuição de renda ou de ter um gasto inesperado. Para se ter uma reserva de emergência, é indicado que se economize, pelo menos, 10% da renda mensal e acumule um valor que seja suficiente para arcar com gastos pessoais por um período de quatro a seis meses.

 Faça um planejamento financeiro

Segundo dados do CNDL/SPC Brasil, 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento. Neste período de isolamento social muitas pessoas viram sua renda diminuir drasticamente e precisaram reavaliar os gastos mensais e fazer ajustes nas contas. Por isso, o planejamento financeiro é tão importante. Com ele, é possível identificar o quanto de dinheiro entra e o quanto sai, elencar os gastos fixos e ter sempre uma porcentagem para os gastos inesperados. A a regra do 50-30-20 pode ajudar: 50% da renda deve ser para os gastos burocráticos ou fixos, que são com a moradia, por exemplo; 30% para gastos flexíveis ou de qualidade de vida, que são gastos com lazer ou entretenimento e 20% para os investimentos no futuro, como aposentadoria ou criação de reserva de emergências.

 Nem todo desejo é uma necessidade

Em um mundo sem pandemia, as compras muitas vezes eram feitas sem muito planejamento. Hoje, estes hábitos sofreram algumas mudanças e nossos desejos às vezes são confundidos com uma real necessidade. Por exemplo, minha necessidade é poder me alimentar, mas o meu desejo é fazer isso pedindo comida fora todos os dias. É importante ter a consciência dos gastos essenciais e dos que são desejos e antes de comprar algo, a pessoa se faça essas três perguntas: Preciso disso? É necessidade ou desejo? Este é o melhor preço?

 Gaste menos do que você ganha

A mudança na forma como enxergamos o dinheiro é o que nos faz gastar de forma adequada. Para ter uma organização financeira, é importante nunca gastar mais do que se ganha, planejar o futuro e comprar com consciência. Não se esqueça dos seus objetivos financeiros e considere-os antes de fazer algum gasto que talvez não seja tão necessário e possa atrapalhar o planejamento.

 Fique de olho nos juros

Existem algumas alternativas para conseguir um crédito que ajude a quitar as contas ou que dê um respiro para o orçamento. Mas antes de sair utilizando o que vê pela frente, analise os juros que estão por trás. Cheque especial tem taxas muito altas e pode mais atrapalhar do que ajudar. Uma alternativa saudável é recorrer ao crédito com garantia de imóvel, de veículo ou o consignado privado. As parcelas são menores, os juros bem menores e o prazo de pagamento mais longo, tornando-se a modalidade ideal para não comprometer todos os os recursos. 

 Momentos difíceis ensinam muito

Quantas vezes você se deu um presente por estar feliz ou por ter conquistado uma meta que estava trabalhando muito para alcançar? É comum que em situações de extrema alegria façamos mais compras por impulso. Temos menos autocontrole e nossos sentimentos nos dizem que merecemos aquilo. Antes de realizar qualquer compra nestes momentos, é fundamental parar e analisar a situação, a necessidade de fazer essa compra e ponderar muito para tomar uma decisão. A Covid-19 nos ensinou que podemos viver com menos gastos do que o estamos acostumados.

Artigo: Um chamado tecnológico para transformar a cadeia alimentar

 


O setor agrícola, e principalmente a agricultura irrigada, utiliza a maior parte da água

Joaquim Campos

No dia 16 de outubro, comemoramos o dia mundial da alimentação. A data surgiu para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, com o intuito de alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para uma vida saudável.

De acordo com FAO, a América Latina é uma das maiores exportadoras de alimentos do mundo, o que torna a indústria de alimentos um setor chave para o crescimento da região. Atualmente, a indústria passa por um momento de transformação, devido à globalização e digitalização de processos e serviços; algo que foi ainda mais intensificado pelo COVID-19. E é aí que tecnologias de ponta, como Cloud, AI e Blockchain, podem ajudar a percorrer esse caminho, fortalecendo as cadeias alimentares do início ao fim e abordando 3 desafios principais derivados dessa transformação: 1. Sustentabilidade; 2. Eficiência e 3. Novas formas de consumo.

1. Sustentabilidade: Ter uma cadeia agrícola e alimentar sustentável implica o uso racional de recursos como solo, água e suprimentos, para melhorar a qualidade ambiental e a vida dos produtores e da sociedade. Isso nos leva a examinar três pilares fundamentais para a sustentabilidade da indústria de alimentos: mudança climática, escassez de recursos e perda de alimentos.

Por exemplo, o setor agrícola, e principalmente a agricultura irrigada, utiliza a maior parte da água, com 70% da retirada. Diante disso, tecnologias como a inteligência artificial estão transformando a indústria, auxiliando na avaliação do solo, no planejamento da irrigação e no controle químico, tornando o uso dos recursos mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental.

2. Eficiência: A indústria de alimentos é um setor que possui muitos atores que fazem parte do ecossistema, com processos associados que se multiplicam à medida que a rede se expande. O desafio seria otimizar esses processos levando em consideração três fatores principais: bom planejamento da demanda para uma população em crescimento, segurança alimentar e impacto econômico.

Por exemplo, estima-se que 30 a 40% das safras são perdidas a cada ano por vários motivos, incluindo: doenças da safra, não otimização da produção e estimativa insuficiente do abastecimento (3). Tudo isso, com o consequente impacto econômico. O uso da nuvem e suas APIs podem ajudar as organizações a planejar melhor sua produção, otimizar o uso de recursos e dimensionar soluções de forma ágil e rápida, reduzindo os custos associados.

3. Novas formas de consumo: as tendências de consumo para as próximas décadas exigirão maior flexibilidade para se adaptar aos usuários, e ainda mais, na ‘nova realidade’, com usuários hiperconectados; com um aumento das compras 'ecofriendly'; e as novas modalidades de compra derivadas do impacto do COVID-19, entre outras.

9 em cada 10 millennials latino-americanos têm em mente o impacto ambiental em pelo menos alguma das suas decisões de compra. A tecnologia blockchain pode ajudar às empresas e organizações a digitalizar e aumentar os níveis de confiança em todo o ecossistema. Isso é alcançado por meio da transparência em tempo real das transações; mostrando o percurso que a comida faz do campo à mesa e dá visibilidade das informações sobre as práticas de sustentabilidade das marcas.

Várias empresas na América Latina já estão usando as tecnologias disruptivas da IBM para acelerar sua reinvenção e transformar a cadeia alimentar da fazenda à mesa, para estar mais preparada para o que o amanhã trará.

Joaquim Campos vice-presidente de Cloud & Cognitive Software da IBM Brasil

Saúde: A sexualidade feminina durante o tratamento do câncer de mama

 


Deixar de olhar para o assunto pode gerar sequelas para a vida após o tratamento

Redação/Hourpress

Durante o processo de tratamento do câncer de mama, inúmeras transformações físicas e hormonais ocorrem no organismo da mulher. Apesar de ser algo comum nesta batalha pela cura, ainda pouco se fala sobre o quanto essas mudanças impactam na sexualidade da paciente. De acordo com a mastologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Dra. Natália Cordeiro, é preciso atenção a este assunto, a fim de melhorar a qualidade de vida destas mulheres.

Uma potencial consequência do tratamento na sexualidade feminina é a disfunção sexual - que está ligada à redução do desejo e à dificuldade de excitação. Segundo a médica, é preciso lembrar que, mesmo com os avanços científicos que minimizam esses efeitos, eles existem e são inerentes ao tratamento. “As mudanças hormonais e a manipulação cirúrgica, principalmente as mais extensas, podem agravar o quadro e, por isso, merecem atenção e nunca devem ser desprezados”, explica.

Um dos fatores que ajudam a explicar estas consequências à qualidade de vida e até mesmo o surgimento de sintomas depressivos e ansiosos é o grande peso simbólico das mamas no conceito de feminilidade. “Muitas pacientes sentem que o seu feminino está ferido e essa junção de condições físicas e psicológicas deve ser trabalhada para que resultados mais completos sejam obtidos”, enfatiza.

Deixar de olhar para o assunto pode gerar sequelas para a vida após o tratamento. Natália lembra que, para evitar isso que se concretize, é indicada uma abordagem médica multiprofissional que garanta à mulher liberdade em expor seus medos e angústias sobre o assunto.

“O médico precisa estar atento para perceber o problema desde o início e isso pode ser identificado por meio de sinais, perguntas indiretas ou mudanças de temperamento. Para facilitar essa identificação, é sempre bem-vinda a ajuda de outros profissionais como psicólogos que auxiliam nesta jornada de cura sem julgamentos”, reforça.

Saúde: Aplicativo e-saúdeSP agiliza atendimento e diagnóstico de Covid-19 em SP

 


A plataforma permite que paulistanos com suspeita de contaminação por coronavírus tirem dúvidas

Redação/Hourpress

O aplicativo e-saúdeSP, plataforma de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne todo o histórico do paciente SUS na capital paulista e oferece várias outras funcionalidades, agilizou o atendimento e o diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19. Depois de acessar o aplicativo, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o usuário responde algumas perguntas sobre sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O munícipe recebe de volta um relatório com base nos sintomas declarados, que contém todas as orientações necessárias, tais como o encaminhamento para uma teleconsulta ou a uma Unidade Básica de Saúde.

O paciente poderá receber ainda orientações complementares, ser medicado (a receita médica é encaminhada diretamente pela plataforma) ou, se necessário, encaminhado a uma unidade de emergência, com o trajeto monitorado pela central @covid. Tudo de acordo com a legislação e as regras de segurança vigentes para a telemedicina.

Até o dia 16 de outubro, a central @covid já realizou pelo menos 3.500 atendimentos. Todo o serviço está articulado com UBSs da cidade, que monitoram por telefone ou presencialmente os casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus -- atualmente são mais de 134 mil monitorados no município (número que ultrapassou 627 mil no acumulado desde o início da pandemia, segundo dados de 13 de outubro).

Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos Equipamentos de Saúde do município.

Outra funcionalidade importante é o ícone Minha Saúde, em que o usuário do SUS insere, manualmente, dados sobre medicamentos, doenças crônicas, alergias, pressão arterial, entre outros. É mais uma estratégia de estímulo à participação ativa do paciente em seu autocuidado. Até a primeira quinzena de outubro, foram registrados 18.610 acessos à plataforma para cadastramento ativo por parte do usuário.

A plataforma está disponível para dispositivos Android, iOS e em versão web. Para acessar os dados, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Telemedicina em escolas - A SMS e a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibilizarão os Consultórios Digitais da Saúde (CDS), canais diretos de consulta por telemedicina com profissionais de saúde. Cada unidade escolar municipal será cadastrada, capacitada e abrigará um CDS.

Em casos de sintomas ou dúvidas relacionadas à Covid-19, o consultório entrará em ação e fará o primeiro atendimento. Os resultados poderão ser acompanhados pelas UBSs de cada região e os cadastros serão integrados à plataforma do e-saúdeSP.

Além disso, haverá a indicação para que, antes de sair de casa, alunos, educadores e funcionários das escolas utilizem a teletriagem @Covid disponibilizada pelo aplicativo. Caso necessário, um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) estará à disposição para uma consulta por meio de telefone ou vídeo.

Artigo: Saiba como se prevenir das doenças respiratórias comuns desta época

 


Rinite, asma e bronquite são algumas das infecções mais frequentes neste período

Redação/Hourpress

Com a chegada da Primavera, período conhecido pelo florescer das plantas e flores, características da estação como mudança do clima, polinização e tempo seco impactam no aumento de doenças respiratórias. Rinite, asma e bronquite são algumas das infecções mais comuns nesta época do ano.

Um estudo realizado no Brasil demonstrou que o país se encontra no grupo com as maiores taxas mundiais de asma e rinite. Na Primavera, algumas alergias apresentam sintomas com mais frequência e um dos fatores é a polinização, processo característico da estação do ano em que as flores produzem o pólen, responsável pela produção da planta. Como o grão de pólen é pequeno e leve, ele também é carregado pelo vento para a fecundação aleatória e em contato com as mucosas desencadeia uma reação inflamatória. Espirros, coceira do nariz, olhos e garganta e congestão nasal são algumas dessas reações.

Para ajudar a prevenir as doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite e sinusite, a recomendação é realizar a limpeza e hidratação nasal diariamente. "A limpeza nasal remove as impurezas inaladas e diversos agentes agressores, como vírus e bactérias, além de auxiliar na diluição e remoção das secreções. A hidratação nasal também é extremamente importante, pois complementa o cuidado da limpeza. A camada de gel umidifica a mucosa nasal por mais tempo, promovendo conforto para o nariz e intensificando este cuidado", explica Maura Neves, otorrinolaringologista e doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A especialista alerta que o nariz aquece e umidifica o ar inalado, além de filtrar as partículas e microrganismos, permitindo que chegue com as características necessárias aos pulmões. "A respiração feita pelo nariz e de forma correta traz benefícios não só para que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente, mas também pode ajudar a controlar crises de ansiedade e estresse, renova e aumenta a energia do corpo, melhora a concentração e garante uma noite de sono tranquilo, além de prevenir todos os malefícios que podem ocorrer por meio da respiração oral", comenta Dra. Maura.

De acordo com o Climatempo, será comum nos próximos meses alguns períodos secos e outros muito úmidos. Com a redução das chuvas em determinados meses do ano e aumento da temperatura, as partículas nocivas em suspensão no ar se deslocam de forma lenta e em casos de inversão térmica ficam aprisionadas pelo ar quente causando problemas respiratórios. Dra. Maura alerta que é necessária a adoção de outros cuidados para ajudar na prevenção das crises alérgicas. "Lavar as mãos com frequência, beber água, evitar flores e plantas em casa, não ter objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas, almofadas na residência são alguns cuidados que pessoas alérgicas podem tomar e prevenir as crises alérgicas respiratórias".

Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central. Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade).

Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.

Geral: Cerrado, um dos biomas prejudicados com o recorde de temperatura

 

Desmatamento, calor extremo e queimadas, ciclo perigoso que lesa a saúde das pessoas, animais e impacta a economia

Redação/Hourpress

A onda de calor registrada este ano está batendo recorde de temperaturas e em extensão regional, castigando estados em todo Brasil. O que nem todos sabem é que uma das principais causas das altas temperaturas é o desmatamento, e como consequência vem provocando incêndios florestais, prejudicando safras, provocando morte de animais e comprometendo a saúde humana.
 
Natureza destruída
De acordo com o fundador e presidente da ONG Save Cerrado, Paulo Bellonia, quando o homem destrói uma floresta nativa para abrir terras, construir barragens, explorar atividades do agronegócio, está iniciando um ciclo perigoso de perda de biodiversidade, desencadeando problemas que podem afetá-lo diretamente como a mudança climática. “Essa intensa onda de calor pode favorecer a propagação do fogo por várias regiões do país. O Brasil está em chamas, e isso não é uma figura de linguagem. Os principais biomas do país e do mundo estão queimando. 
 
De acordo com levantamento e imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), a quantidade de focos de incêndio tem crescido por todo o território brasileiro. Os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal ocupam os três primeiros lugares do ranking negativo. Os dados são do período de janeiro a setembro de 2020.
 
Mudança climática
Bellonia explica que as queimadas operam em um ciclo preocupante. “Quanto mais desmata, mais emissão de gases de efeito estufa, mais calor, mais queimadas, mais ocorrências de incidentes naturais com chuvas intensas em curto espaço de tempo, ventos extremos em locais que jamais ocorreram, como em Santa Catarina no primeiro semestre desse ano. Ao queimar a vegetação, são novamente liberados gases do efeito estufa na atmosfera, e potencializando as mudanças climáticas, que por sua vez causam aumento de temperatura e clima mais seco em diversas regiões do mundo”.  
 
A Organização Mundial de Meteorologia prevê para o período de 2020/2024 aumento de temperatura, redução de chuvas e consequentemente períodos mais secos em algumas regiões, incluindo a América do Sul. Isto pode alterar os ecossistemas de maneira que a biodiversidade, muitas vezes, não consiga se adaptar. 
 
Bellonia esclarece que uma biodiversidade em equilíbrio mantém o meio ambiente saudável, questão fundamental para evitar a ocorrência de doenças, incluindo pandemias, como o Coronavírus, um reflexo duro na humanidade mundial neste ano. “Os biomas estão interligados, enquanto o Cerrado é conhecido como a caixa d’água do Brasil por concentrar as nascentes de muitos rios e bacias hidrográficas, a Amazônia produz uma série de serviços ambientais distribuídos pelo país, um deles é levar chuvas para regiões distantes. Os chamados “rios voadores” podem ser enfraquecidos devido ao desmatamento e, consequentemente, levar menos umidade para as outras regiões, incluindo o Pantanal”.
 
Como podemos ajudar?
Proteger florestas nativas no Cerrado e os demais ambientes naturais é fundamental na luta contra as crises climática e da biodiversidade e cabe a nós resistir a este modelo de destruição.  “Defender o equilíbrio do ecossistema é preservar a saúde e o bem-estar humano. Tudo está inserido dentro de um importante ciclo”, alerta o especialista. Por isso, fundou a Save Cerrado, uma ONG que atua exclusivamente no Cerrado, bioma com uma das maiores riquezas de biodiversidade do planeta.
 
“Nossas ações estão relacionadas com áreas específicas e de altíssima relevância de preservação para a sociedade brasileira e mundial, tanto pela importância das águas quanto pelo fato de se tratar de um Hotspot, tudo com total transparência de onde exatamente os recursos estão sendo aplicados”, informa. Hotspots são áreas com grande biodiversidade e ameaçadas de extinção, se concentram em apenas 2,3% da superfície do planeta, e detém cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo.
 
Bellonia finaliza explicando que proporcionalmente o Cerrado é o bioma mais desmatado do Brasil. “De acordo com a lei, 80% das áreas privadas podem ser utilizadas para o agronegócio, favorecendo o desmatamento e impactando na perda de uma da mais rica biodiversidade do planeta, além de acelerar o aquecimento global. Nós da Save Cerrado evitamos o desmatamento em áreas privadas prioritárias para conservação e desenvolvemos ações sustentáveis de recuperação de veredas, educação ambiental e extrativismo sustentável, envolvendo as comunidades e cooperativas locais. Hoje temos o orgulho de trabalhar na proteção de uma área de 180 milhões de m2 em um dos 4 principais mais importantes corredores de preservação do cerrado.”

Geral: Cinco melhores bairros da capital paulista para comprar um imóvel

 


Em relação a agosto do ano passado, o crescimento foi de 35%

Redação/Hourpress

A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), apurou em agosto deste ano a comercialização de 6.350 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. O resultado foi 46,3% superior ao mês anterior (4.341 unidades). Em relação a agosto do ano passado, o crescimento foi de 35%.

Com o mercado aquecido e crescendo, após os efeitos dos primeiros meses da pandemia, Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon, aponta quais são os cinco melhores bairros paulistanos para comprar um imóvel:

  1. Santana - localizada na zona norte de São Paulo, o bairro se destaca por ter uma infraestrutura completa para abrigar toda a família com conforto e comodidade. Tem inúmeras opções de lazer, com bares e restaurantes de culinária japonesa, italiana, nordestina e árabe. Aos finais de semana, uma boa pedida é o Parque da Juventude, repleto de verde, áreas para se exercitar ao livre e aproveitar apresentações musicais, que são realizadas com frequência no local. Santana também tem bom atendimento à saúde, com hospitais, clínicas e postos de saúde e ainda conta com faculdades para todos os bolsos e gostos, como a tradicional PUC e as populares Anhanguera, Unisa e Sumaré.
  1. Mooca - o bairro, por si só, já é acolhedor, bem residencial, ideal para quem quer curtir a tranquilidade e qualidade de vida que somente seus moradores podem definir com assertividade. Uma das principais vantagens do bairro e seu entorno está em seu comércio ativo. Além disso, conta com hospitais, escolas, faculdades, excelentes restaurantes, entre outros serviços que foram e não deixarão de ser responsáveis por transformar a Mooca em um excelente lugar para morar em São Paulo.
  1. Liberdade - conhecido por concentrar imigrantes, especialmente japoneses, tornou-se um importante ponto turístico para quem busca conhecer a cultura, culinária e arte enraizadas nesta região da cidade de São Paulo. Destaque para a Feira da Liberdade, ativa há mais de 30 anos, e reúne comércio de artesanato, roupas, acessórios e objetos próprios da cultura japonesa. O transporte também é tudo de bom. Dificilmente você não vai encontrar uma maneira de chegar ao bairro facilmente. Para ir de um outro ao outro é só embarcar em uma das quatro estações da linha 2-verde e 1-azul do metrô que cortam a região: Paraíso, Vergueiro, São Joaquim e Liberdade. O corredor Norte-sul também é uma opção para quem prefere a autonomia de usar o próprio carro.
  1. Lapa - localizada na zona oeste de São Paulo, o bairro agrega muito valor ao cotidiano das famílias por possuir seus próprios atrativos como ruas largas, sinuosas e bastante arborizadas. Está sempre marcada por um ar de bairro antigo, que remete ao período em que linhas de trem e casarios históricos faziam parte da sua paisagem. Também oferece vantagens para quem está em busca de se profissionalizar. Os centros de formação, como o Senac, proporcionam um aprendizado completo e integral para diversas áreas do conhecimento, além de diversas faculdades e escolas. Tem ainda opções de ótima gastronomia, especialmente a italiana, e boas formas de locomoção por meio dos transportes públicos.
  1. Pompéia - é conhecida por ser o berço do rock’n roll brasileiro e a queridinha da cidade. Arborizado, o bairro possui diversas praças onde moradores passeiam com seus animais e jovens se reúnem. O clima tranquilo de alguns lugares lembra o de cidades do interior. Oferece atrativos como o Sesc Pompéia, o estádio Allianz Parque, que acolhe partidas de futebol e muitos shows nacionais e internacionais, além do Parque da Água Branca, programas excelentes para curtir o final de semana com a família e os amigos. O bairro também oferece uma boa infraestrutura na área da saúde, com hospitais e clínicas médicas especializadas.

“São Paulo é um dos lugares mais procurados para se viver, principalmente por pessoas de outros estados que desejam investir no futuro profissional, se divertir e criar raízes. Comprar um imóvel na cidade é a melhor opção para quem está em busca de variedade em atrativos, já que nenhum outro lugar do Brasil tem a dinâmica que a capital paulista possui: teatro, museu, cinema, gastronomia e muito mais”, afirma Lorelay Lopes.

O UP Consórcios oferece planos de Consórcio de Imóvel de até 180 meses para quem deseja conquistar um imóvel, seja casa, apartamento, terreno ou até sala comercial. Os valores das cotas vão de R$ 120 mil a R$ 240 mil. O UP é o único consórcio do mercado que não cobra nenhuma taxa até a contemplação da carta de crédito. Após a contemplação, a taxa de administração é de apenas 0,35%, aplicado sobre o valor total do crédito.

Sobre o UP Consórcios

Fundado em fevereiro de 2019, o UP Consórcios é uma fintech da Embracon, desenvolvida pela área de inovação, que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro.

Artigo: Proteção do meio ambiente depende de esforço geral

  

Problema que se arrasta há anos depende de trabalho conjunto, mais atuação do MP e transparência nos TACs

Alessandro Azzoni

Após provocarem choque e indignação na sociedade por sua extensão e consequências, as queimadas na Amazônia e no Pantanal levaram as pessoas a se questionarem quais órgãos governamentais devem resolver o problema e punir os culpados. As cobranças foram direcionadas de imediato ao Governo Federal, mas, de acordo com a Constituição de 1988, também devem ser divididas com outras autoridades públicas, já que o problema não é de fácil solução e vem se arrastando há vários anos.

É o que explica Alessandro Azzoni, advogado e economista, especialista em Direito Ambiental. "A Constituição Federal trata de atribuições para todas as matérias do Direito. Para o Direito Ambiental, ela trouxe um capítulo único: o artigo 225, que impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para a presente e as futuras gerações. Quando a lei coloca essa situação, ela não fala exclusivamente da União, mas de todos os entes federativos somados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual como responsáveis pela proteção do meio ambiente", destaca. "A matéria ambiental interessa a todos nós, por isso o Poder Público deve manter grupos de atuação efetivos trabalhando em várias frentes e o Ministério Público tem que acompanhar, exigindo providências dos municípios, Estados e da União", completa.  

 

Trâmite

Depois das investigações pelos órgãos ambientais ligados aos entes federativos, e passado todo o inquérito policial e processo judicial, normalmente são estabelecidos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), em que os responsáveis pelos danos devem pagar multas ou realizar ações de compensações ambientais para recuperar os ilícitos causados ou, ao menos, minimizá-los. Entretanto, há um histórico de dificuldades para que os TACs sejam efetivamente cumpridos, de acordo com o especialista. "Várias áreas ambientais alvos desses processos eram ou são particulares e as ações contra os donos são demoradas por dificuldade em encontrá-los, por causa de terras envolvidas em partilhas e heranças etc. Desde os anos 2000 até hoje, muitos processos não resultaram em áreas recuperadas, não temos acesso aos TACs pactuados e não vemos os MPs fiscalizando e exigindo o cumprimento das obrigações", critica Azzoni.


Enquanto isso, as ações judiciais relativas ao tema se acumulam nos tribunais. "O MPF ajuizou mais de 1.400 ações civis públicas contra desmatamento irregular na região da Amazônia, entre 2017 e 2018, mas não sabemos os resultados desses processos, fora todo o custo jurídico dessa quantidade de ações para os cofres públicos", enfatiza. "Apontar um único culpado não resolve o problema. É necessário despolitizar a questão. As bases de discussão precisam ser ampliadas, envolvendo todos os responsáveis por fiscalizar, preservar e punir em caso de danos para melhor entendimento de como está o cenário da preservação ambiental", conclui o especialista.

Alessandro Azzoni é advogado e economista, especialista em Direito Ambiental, com atuação nas áreas do Direito Civil, Trabalhista e Tributário. 

Túnel do Tempo: Madre Teresa de Calcutá ganha o Prêmio Nobel da Paz

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 17 de outubro de 1979 , Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho humanitário que desenvolveu durante toda a vida.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Pedro Doll

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Pedro Doll nasceu no bairro de  Santo Amaro, Zona Sul de SP, em 17 de outubro de 1834. Foi grande proprietário de terrenos em Santana, Zona Norte. Vereador em Santo Amaro de 1883 a 1887. 

Em janeiro deste último ano pediu exoneração,  por ter transferido a sua residência para outro município. Em 1902 foi Provedor da Mesa Administrativa da Comissão encarregada da construção da Capela Santa Cruz, no Alto de Santana. Faleceu neste bairro em 06 de outubro de 1912. A Rua Pedro Doll (foto) fica em Santana, Zona Norte.