Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Economia: Projeto obriga hospitais e clínicas a exibir tabela de preços de serviços

A proposta obriga os hospitais a exibir de forma clara a tabela de preços dos serviços

Luís Alberto Caju
 A Câmara analisa o Projeto de Lei 5.541/13, do deputado Júlio Campos (DEM-MT), que obriga os estabelecimentos de saúde a exibir, de forma clara e em local de fácil acesso, tabela de preços dos serviços prestados aos usuários.
 Segundo ele, um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pacientes brasileiros é “serem surpreendidos com contas absurdamente caras após internações ou um atendimento particular”.
“Dessa forma, é fundamental que os hospitais, clínicas e profissionais liberais sejam obrigados a colocar em local visível os valores das consultas médicas e de outros profissionais, de todos os outros procedimentos, exames e qualquer serviço que seja prestado ao consumidor”, argumentou.
  De acordo com a proposta, o desrespeito a essa norma constituirá infração sanitária, sem prejuízo de outras sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
                                                           Tramitação
 De 
caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Radiografia de Sampa: Avenida Dr. Arnaldo



A Avenida Dr. Arnaldo liga a Paulista à Heitor Penteado




Luís Alberto Caju

Arnaldo Vieira de Carvalho nasceu em janeiro de 1867 em São Paulo. No ano de 1888, aos 21 anos, formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Logo depois veio para São Paulo e começou a brilhante carreira de cirurgião e administrador.
 Teve grande destaque como diretor clínico da Santa Casa de São Paulo, por causa das ampliações e reformas promovidas em seus serviços assistenciais e pela modelar organização imprimida à Faculdade de Medicina de São Paulo, que fundou e foi o primeiro diretor.

 Participou da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia e da criação da Policlínica do Estado. Apoiou todos os problemas médicos sociais de seu tempo, além de renovar os métodos cirúrgicos em São Paulo, introduzindo as mais recentes conquistas científicas, praticando no Brasil, a gastrectomia. Morreu em 5 de junho de 1920, aos 53 anos. A Avenida Dr. Arnaldo fica no bairro das Perdizes, Zona Oeste de SP, e liga a Avenida Paulista à Avenida Heitor Penteado.



Túnel do Tempo: EUA cortam relações diplomáticas com Cuba


Che Guevara e Fidel Castro, líderes da revolução cubana que irritou o governo dos Estados Unidos


Luís Alberto Caju


EUA rompem com Cuba: No dia 3 de janeiro de 1961 o governo norte-americano rompe as relações diplomáticas com o governo de Fidel Castro. A partir dai começa o bloqueio econômico contra a ilha para tentar sufocá-la e trazê-la novamente para o capitalismo. Passados 53 anos, o regime ditatorial cubano continua insistindo no socialismo, apesar dos níveis de pobreza elevados naquela nação.