A receita
com vendas do comércio varejista do Estado de São Paulo cresceu 4,2% ano
passado em relação a 2012, atingindo R$ 513,2 bilhões. Apenas em dezembro, o
varejo paulista faturou R$ 52,1 bilhões, o que significa um aumento de 3,8%
sobre igual mês do ano anterior. Os números são da Pesquisa Conjuntural do
Comércio Varejista (PCCV), realizada por meio de parceria entre a Federação
do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)
e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
O que contribuiu bastante para o
incremento de R$ 20,7 bilhões no resultado anual do varejo paulista foi a
expansão conquistada pelos supermercados, com aumento real de vendas de R$
5,8 bilhões, além das ampliações de faturamento das lojas de materiais de
construção (R$ 4,9 bilhões) e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (R$
4,7 bilhões). Pelo lado negativo, o comportamento da receita das lojas de
departamentos freou uma elevação maior na receita de 2013, que caiu R$ 5,1
bilhões no ano; e em menor escala, das lojas de móveis e decoração, com queda
de R$ 36 milhões em 2013.
Para a Federação, o setor de comércio
iniciou 2013 diante de um cenário bastante complicado, com inflação alta e
fundamentos basilares do consumo - como renda e crédito - represados, além de
alta no número de endividados. Nesse quadro, o desempenho do comércio no ano
passado teria sido pior não fosse a adoção de vários estímulos ao consumo
pelo governo federal, entre eles a redução das alíquotas do Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) para veículos e eletrodomésticos, linhas de
financiamento mais acessíveis dentro do programa Minha Casa Melhor e
utilização dos bancos públicos para redução de juros às pessoas físicas.
Ainda assim, a Entidade previa uma elevação de faturamento da ordem de 4%,
0,2 ponto porcentual menor do que o apurado.
Capital
Com um aumento de 5% constatado em
dezembro de 2013, frente a igual mês do ano anterior, a receita do comércio
da capital paulista surpreendeu positivamente ao atingir um total de R$ 161,2
bilhões no acumulado de 12 meses. Tal faturamento representa um acréscimo
anual de 4,5%.
As principais contribuições para o
avanço do resultado de vendas na cidade de São Paulo, no ano, foram das
concessionárias de veículos, cuja receita cresceu em R$ 4,6 bilhões, das
lojas de materiais de construção, que tiveram faturamento elevado em R$ 985
milhões e das lojas de autopeças e acessórios, com ampliação de R$ 240,6
milhões. Ao recuar em R$ 397,3 milhões, a receita das lojas de departamentos,
por outro lado, impediu um crescimento do comércio paulistano acima dos 4,5%
registrados.
Destaques
A região de Guarulhos foi, entre as 16
que compõem a pesquisa, a que mais obteve elevação de faturamento do comércio
em 2013, com alta de 20,9% sobre o apurado no ano anterior, atingindo a cifra
acumulada de R$ 29,1 bilhões. O segundo melhor desempenho no ano passado foi
o da região de Sorocaba, ao ampliar a receita em 13,1% frente a 2012,
registrando um total de R$ 25,2 bilhões.
Os piores resultados em 2013 ficaram
com o varejo da região de Campinas, ao retrair levemente o faturamento anual
em 0,5% e chegando a R$ 48,2 bilhões, e com a região do Litoral, que
contabilizou uma queda de 4,2% na comparação com 2012, totalizando R$ 17,8
bilhões de receita no ano.
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