Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Embraer vence primeira concorrência




A Embraer fabrica o avião militar Super Tucano

Luís Alberto Alves


 Super Tucano: No dia 8 de outubro de 1995, dez meses depois da privatização, a Embraer vence sua primeira concorrência internacional na área militar para a fabricação de 25 aviões Super Tucano.

Radiografia de Sampa: Avenida Marechal Tito





Luís Alberto Alves


 A Avenida Marechal Tito (foto), conhecida como estrada velha São Paulo/Rio, começou a ser construída em 1920 pelo governo Washington Luís. Tem esse nome "estrada velha" porque aproveitou os antigos caminhos. Consta também que Dom Pedro I percorreu esse caminho em sua época, que passava por São Miguel, Zona Leste, e chegava até Jacareí.

 O nome Tito é homenagem a Josip Broz Tito, nascido em Sagreb, Croácia. Estadista iugoslavo e patriota revolucionário acabou eleito primeiro-ministro de 1945 a 1953 e presidente do país até morrer em 1980. Ele manteve aquela nação unida enquanto esteve vivo. Depois ela se dividiu em três países: Croácia, Sérvia e Bósnia, mergulhando numa guerra civil. A Avenida Marechal Tito fica no bairro de São Miguel Paulista, Zona Norte de SP.


Geral: Projeto sustentável tem meta de impedir o desmatamento de 78 maracanãs em 2014





Redação
 Como alvo um futuro próspero e saudável para o planeta, a maior rede de pizzarias do País, a Patroni Pizza criou há alguns anos o projeto “Eco Pizza” que visa substituir o tradicional uso de madeira de eucalipto pelo briquete, lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo Ibama. 
 No ano em que a Patroni Pizza comemora 30 anos, também festeja a venda de aproximadamente um milhão e duzentas mil pizzas entre as opções pequenas e grandes. Neste cenário, também deve se orgulhar do novo combustível utilizado que contribui diariamente para a preservação do meio ambiente. 
 De acordo com o presidente da rede, Rubens Augusto Júnior é muito gratificante ter a chance de ajudar na conservação da natureza. “Ficamos muito felizes com esta alternativa. Por ser ecologicamente correto, além de gerar menor volume de fumaça - por ser menos úmido do que a lenha-, e ter ainda mais poder de combustão, o uso do briquete faz com que deixemos de desmatar grandes quantidades de mata”, explicou.  
 Para se ter uma ideia, em 2013 a rede conseguiu preservar uma área equivalente a 67 maracanãs com o uso dos briquetes. Em 2014 a rede pretende aumentar este número e chegar a um total de 78 estádios em área preservada, um aumento de 16,5 % se comparado ao ano anterior. 


Geral: Por ano R$ 30 bilhões são furtados dentro de lojas de departamentos




Muito dinheiro é perdido com furto durante o ano

Redação

 Lojas de departamento como a Century 21 de Nova Iorque relatam constantemente ações de furto por parte de clientes. Se algum consumidor furta algum produto ou a equipe de vendas percebe que algo está prestes a ser furtado, o cliente cai na rede de “shoplifting cases” da loja. No Brasil, apesar de existirem grandes redes de lojas de departamentos, não existe um esquema de prevenção forte dos furtos ou um claro entendimento do quanto se deve investir na prevenção de furtos.

 Não existem sistemas infalíveis de segurança, porém, medidas de prevenção podem contribuir para redução do risco de perdas. A grande maioria das pequenas e médias empresas não possui processos de controles capazes de evitar perdas e fraudes.

No País são R$10 bilhões por ano perdidos por roubo de produtos em lojas. “30% dos furtos acontecem dentro da própria empresa, por terem conhecimento dos esquemas de segurança e por terem fácil acesso aos produtos”, geralmente, deve-se investir em gestão contra furtos quando as perdas estiverem acima de 1% das vendas”, explicou Rubens Panelli Jr., especialista e consultor de gestão no varejo.

“Muitas vezes o custo de intervenção pode superar as perdas em produtos furtados”. Dependendo do caso, o mais indicado são ações de endomarketing para conscientização das equipes e também programas de bônus, para os gerentes que conseguirem diminuir suas perdas de estoque, o que inibirá a ação criminosa”, sugeriu Rubens. 

 Nos EUA, advogados atuam agressivamente contra consumidores acusados de furto, entrando com processos tanto civis quanto criminais. Câmeras de segurança e depoimentos de vendedores são largamente usados para apoiar os casos. 

 “Os processos são mais agressivos, pois dentro da loja, a lei é muito clara quanto ao cárcere. Não se pode manter ninguém dentro da loja impedindo sua liberdade de movimento”, disse Rubens. “Os seguranças das lojas não têm autoridade de polícia e não podem impedir que o consumidor saia mesmo que soe o alarme”. No Brasil, também é assim.


Geral: Aprenda driblar ligações chatas no celular




Luís Alberto Alves

 Existem poucas coisas mais irritantes do que receber ligações indesejadas. As famosas “chamadas frias” descrevem telefonemas que foram feitos sem autorização ou conhecimento da parte chamada. Usando essa prática, muitas empresas e seus call centers querem oferecer produtos, fechar contratos ou até mesmo conseguir dados pessoais da pessoa que virou “alvo”. Muitas vezes, o número de quem está ligando não aparece no display, e dessa forma fica muito mais difícil identificá-lo.

 O que muitos não sabem é que desde 2012, uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece que as operadoras devem oferecer meios para que seus clientes manifestem seu descontentamentos com os envios de SMS não solicitados e peçam o fim da prática.

                                          Como bloquear contatos de e-mail
 Veja como deixar de receber spam SMS no celular
O procedimento é bem simples. Dependendo da sua operadora, envie “SAIR” para um dos números a seguir: Claro - 888; Oi - 55555; TIM - 4112; VIVO - 457.

 Depois que você envia a solicitação, uma confirmação chega ao seu aparelho. Seu pedido tem que ser atendido em no máximo 24 horas. Se não for, reclame diretamente com a operadora ou com a Anatel, no telefone 1331.

 Muitas vezes você também pode receber telefonemas de spam de outro país. Quem vê um número internacional no display e também não está esperando nenhuma chamada internacional não deve de maneira alguma atender ao telefone. Se sua secretária eletrônica ou caixa postal estiverem habilitadas, você poderá também esperar para ver se a pessoa que ligou vai deixar uma mensagem, e se a ligação foi uma ligação séria ou não. Em poucos casos, empresas de publicidade deixam mensagens em secretárias eletrônicas, pois dessa forma seria fácil de identificar que a ligação se trata de algum tipo de publicidade.

                                           Bloqueio de chamadas no Android
 Os usuários do Android contam com a proteção do PSafe Total Android para ajudar a acabar com spams, com a eficiente ferramenta de blacklist. Nele é possível criar a própria lista para bloquear mensagens e chamadas de contatos indesejados. Conveniência sem comparação.
 Depois de instalar o APP antivírus, siga o seguinte caminho para adicionar os números selecionados à lista negra.

Passo 1. Ao abrir o PSafe Total Android, toque na opção “Proteção”. Depois, vá em “Bloquear Spam”.
Passo 2. Na tela que surge, toque em “Adicionar à lista negra”.
Passo 3. Agora você tem a opção de que forma vai selecionar o contato a ser bloqueado, se direto de alguma mensagem que já está te incomodando ou lá mesmo da sua agendada de contatos ou do registro de chamadas.

                                             App para bloqueio de spams no iOS
Existem aplicativos menos completos, mas que também ajudam os usuários a bloquear todos os tipos de spams de ligações. Um dos mais eficientes é o My Blacklist. Ele também serve para quem usa o iOS, da Apple. Para usá-lo, instale o aplicativo no seu dispositivo e siga o seguinte caminho: 
Passo 1. Ao abrir o app, toque em “Números bloqueados” para acessar a “Lista negra”.

Passo 2. Depois que estiver na lista, toque no símbolo “+”, no canto superior direito da tela. Lá você terá acesso aos números que te ligaram nos últimos dias e também aos SMS. Selecione aqueles indesejados para bloqueá-los.



Geral: Médico aponta quais alimentos favorecem o câncer




Abuso do consumo de carne vermelha pode favorecer surgimento do câncer

Luís Alberto Alves

 Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, destaca que frituras, embutidos, carnes vermelhas e processadas podem impulsionar a doença no aparelho digestório; Já uma dieta rica em frutas, vegetais, hortaliças e leguminosas é uma forte aliada na prevenção

 Inúmeros estudos científicos nacionais e internacionais apontam que a alimentação está diretamente relacionada ao aumento da incidência de câncer. Entre os principais alimentos que favorecem o surgimento da doença destacam-se carnes conservadas em sal, carnes vermelhas e processadas, frituras, além do cardápio do segmento de fast food de forma geral. Ainda entre os vilões do câncer figuram também o tabagismo, bebida alcoólica e, em menor proporção, a hereditariedade.

  "A prevenção do câncer está ao alcance de todos. É fundamental que as pessoas incorporem à alimentação diária o consumo de frutas, hortaliças, cebola e alimentos ricos em fibras", enfatizou Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, ressaltando que os alimentos processados e com amido devem ser consumidos com limite.

Riscos da vida moderna - "A rotina da população está bastante agitada, esse é um dos motivos que muitos buscam alternativas práticas, que não oferecem valores nutricionais necessários para a saúde, no momento das refeições. Com isso acabam se alimentando de maneira incorreta e abre-se caminho para o câncer. Além da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, a doença está associada a uma má alimentação", disse Dr. Robson Moura, presidente da SBNPE - Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.

 Os órgãos que fazem parte do aparelho digestivo são: boca, faringe, esôfago, estômago, ainda, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os exames de endoscopia ou colonoscopia são capazes de detectar a doença no sistema digestório.

 De acordo com Dr. Robson Moura, excesso de frituras, alimentos congelados, embutidos e processados podem aumentar o risco do câncer no aparelho digestório. A doença em estágio inicial pode ser mais fácil de ser tratada e até alcançar a cura.A estimativa apresenta 20.390 novos de câncer de estômago nos próximos anos,segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

 Segundo o presidente da SBNPE, a diminuição do peso corporal pode ser sinal de câncer, caso o paciente não tenha alterado os hábitos alimentares e nem intensificado carga de atividade física. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez uma projeção de 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Contudo a necessidade de equilibrar um pouco de cada grupo alimentar é uma escolha válida para prevenção de doenças, principalmente a cancerígena", finalizou Dr. Moura.
 


Variedades: Troféu Raça Negra terá presença de viúva de Nelson Mandela





A viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, estará presente ao evento

Redação

A viúva do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, Graça Machel, confirmou presença na cerimônia de entrega do 12º Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo. Evento vai encerrar a Flink Sampa 2014, festa da literatura afro e cultura negra, que deve reunir mais de dez mil pessoas em novembro no Memorial da América Latina e contará com a participação de artistas como os escritores Isabel Ferreira e Lopito Feijóo(Angola),  Paulina Chiziane (Moçambique),  o cantor Jair de Oliveira , a dupla Os Pretos e o rapper  Max BO (TV Cultura).
Debates literários com autores nacionais e estrangeiros, lançamento de livros, sessões de autógrafos, shows, espetáculos de teatro e dança, oficinas de moda e beleza, exibição de filmes e atividades para crianças estão entre as atrações da Afroétnica Flink Sampa – a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo, que deve reunir dez mil pessoas nos dias 22 e 23 de novembro no Memorial da América Latina. Paralelamente, haverá o Seminário Internacional, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, que contará com a participação de representantes de universidades historicamente negras norte-americanas, as HBCUs.     A ativista dos Direitos Humanos Graça Machel,  viúva do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, já confirmou presença na cerimônia de entrega do 12º Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, que vai encerrar o evento no dia 24. Este ano o troféu homenageia Mandela. 

  “Ao chegar à segunda edição, a Flink Sampa dá visibilidade à literatura afro,  mostra um conteúdo novo que  valoriza os escritos e vivências da trajetória da população negra e das obras de ficção”, afirma o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares. A entidade  promove esse evento, o Troféu Raça Negra e o Seminário Internacional junto com a ONG Afrobrás, com apoio do MEC, CNPq, SAE, Sesi, Sesc, Sempir, ETEC, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Memorial da América Latina, Unesco, Unesp, Unicamp, Revista Afirmativa Plural e Negros em Foco. 

Os escritores africanos Isabel Ferreira e Lopito Feijóo (Angola), Paulina Chiziane (Moçambique) e os brasileiros Joel Rufino, Paulo Lins, Maria Gal, Cristiane Sobral Correa Jesus, Elzira Divina Perpétua e Renato Nogueira dos Santos já confirmaram presença neste evento que, em sua segunda edição, rende uma homenagem ao centenário de nascimento da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma ex- catadora de papel, que escreveu “Quarto de Despejo”,  clássico da literatura nacional  traduzido para 15 idiomas.  

Durante a Flink Sampa, haverá o lançamento do Prêmio Internacional de Investigação Histórica de Agostinho Neto, que vai dar 50 mil dólares ao melhor trabalho de pesquisa e investigação envolvendo temas sobre  Angola, seu primeiro presidente Agostinho Neto, o Brasil, a África, a Diáspora e  afrodescentes.  A primeira edição será em 2015. O prêmio será anunciado pela deputada Irene Neto, filha do líder angolano. 

A 12ª Edição do Troféu Raça Negra homenageará este ano Nelson Mandela, considerado o pai da moderna África do Sul. O troféu  premia não apenas negros, mas todos os cidadãos que efetivamente dão sua contribuição para tornar a sociedade brasileira mais igualitária.  

  Todos os eventos contam com o apoio do MEC, CNPq, SAE, Sesi, Sesc, Sempir, ETEC, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Memorial da América Latina, Unesco, Unesp, Unicamp, Revista Afirmativa Plural e Negros em Foco. 

                                                            Programação  
A Flink Sampa é  formada por dez espaços diferentes, que vão ocupar o Memorial da América Latina: Editora Flink (Literatura), Seminário Internacional, Palco Flink (espetáculos de música, teatro e dança), Espaço Kids, Espaço Beleza,  Universidade Zumbi dos Palmares, Espaço Afrotec, Exposição de Tela, Galeria Marta Traba, Casa da Carolina e Empreendedorismo. 

 Confira o que já está confirmado: Editora Flink Sampa – Paralelamente aos debates com escritores brasileiros e estrangeiros, promoverá o lançamento dos livros dos angolanos – Isabel Ferreira (“O Leito do Silêncio”, ed. Kujiza Kuami) e Lopito Feijóo (“Desejos de Aminata”).  Também haverá sessões de autógrafos dos livros dos seguintes autores: Joel Rufino dos Santos (“Carolina Maria de Jesus – uma Escritora Improvável”, da Editora Garamond), Elzira Divina Perpétua (“A Vida Escrita de Carolina Maria de Jesus”, ed. Nandyala), Renato Meireles (“Um País Chamado Favela”, ed. Gente), Cristiane Sobral (“Só por Hoje Deixa meu Cabelo em Paz”, ed. Teixeira), Maria Gal (“A Bailarina e a Bolha de Sabão”, ed. Uirapuru) e Renato Nogueira (“Nana e Nilo”, ed. Hexis). O espaço terá estandes de editoras e oficinas. 

Uma das oficinas será “Carolinas ao Vento, Centenária e Atemporal”, na qual o Coletivo Carolinas de Mulheres Negras, da Bahia, promoverá atividades com os participantes e usará frases da autora para montar um paralelo de sua obra e visão de mundo com temas como o feminismo, a geograficidade (a condição espacial do homem no mundo) e  o preconceito racial.

Palco Flink - A programação musical inclui shows do compositor, cantor e músico Jair Oliveira e convidados,  da dupla Os Pretos (formada pelos irmãos Maurílio de Oliveira e Magnu Sousá) e uma batalha de Rap, sob o comando do Rapper Max BO (TV Cultura) e participação do rapper Billy Saga.

Nas Artes Cênicas, já estão confirmadas as apresentações da peça “Salve ela! Carolina”, da Companhia Alternativa de Teatro, sob direção de Ribamar Ribeiro, e dois espetáculos de dança Complexo Cultural Dra Nise da Silveira, que desenvolve projetos sociais em São Bernardo:  “O Resgate dos Saltimbancos” (infantil) e  “A Semiótica da Dança – A História do negro impressa em nossa pele”. Ambos são dirigidos pela professora Gabriela Lourenço, formada há dez anos em Balé Clássico e Dança Contemporânea. 

Recém-estreada no Rio de Janeiro, a peça “Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em Cena”,  dirigida por Ribamar Ribeiro, chega a São Paulo para  mostra a vida da ex-catadora, a partir de trechos do livro “Quarto de Despejo”, textos teatrais, depoimentos, cartas e artigos da autora.  Todo o desenho de cena reproduz o seu barraco que, hora se enche de dor, hora de poesia. O elenco é formado por Fernanda Dias, Almir Rodrigues e Getúlio Nascimento. 

Com coreografia de Silvia Oliveira,  “A Semiótica da Dança – A História do Negro impressa em nossa Pele” usa a expressão corporal para trazer à tona a história afrodescendente e negra impressa. Na trilha sonora estão quatro músicas de Egberto Gismonti: “Dança dos Escravos”, “Zumbi”, “Canto das Três Raças” e “Casa Forte”.

Já o infantil “O Resgate dos Saltimbancos” faz uma releitura, no contexto do balé clássico, do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com música de Chico Buarque (1977). A adaptação é calcada nas músicas “Piruetas",  "Bicharia" e  "História de uma Gata”. No palco, estarão 53 crianças do Projeto “Crianças de Porcelana”,  que desenvolve oficinas de balé clássico com menores em situação socioeconômica deficitária, na Sociedade Amigos de Vila Marchi, no bairro da Vila Marchi, em São Bernardo do Campo.

Galeria Marta Traba -  exibirá uma mostra de livros raros, manuscritos e fotos de Carolina Maria de Jesus. A exposição foi cedida pela Prefeitura de Sacramento,  cidade no interior de Minas Gerais, onde ela nasceu. O ator Wilson Rabelo fará intervenções nesse espaço de três a quatro vezes por dia.

Espaço Kids - A criançada poderá se divertir com basquete e a contação de histórias sobre os livros “Júlia e seus amigos “ (Lia Crespo) e “Rodrigo Enxerga Tudo” (Markiano Charan Filho), ambos sobre a experiência de personagens com deficiência. Haverá uma mega-aula de capoeira com 10 professores, três meses e 200 alunos das escolas do Sesi. 

Espaço Beleza – atividade fixa de maquiagem e cabelo, oficina de “Cores, o brilho dos olhos”, oficina de moda;
Cine Zumbi – filmes de temática negra;
Casa da Carolina – réplica da casa de Carolina Maria de Jesus, com exibição de filmes selecionados pelo Instituto Afroeducação;
UniversidadeZumbi dos Palmares – orientação jurídica, divulgação de cursos e vestibular;
Espaço Afrotec – adolescentes e jovens podem se divertir com jogos eletrônicos e robôs, que estarão nessa área do evento.