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segunda-feira, 16 de março de 2015

Túnel do Tempo: Sequestro de Ronald Biggs




Luís Alberto Alves


 Assalto: Em 16 de março de 1981 Ronald Biggs, que em 1963 chefiou o assalto a um trem postal em Londres, é sequestrado no Rio de Janeiro e levado para Barbados.

Túnel do Tempo: Rua Vespasiano





Luís Alberto Alves

 Flavius Vespasianus nasceu em Sabina no dia 17 de novembro do ano 9 D.C , de família da pequena burguesia, foi inicialmente tribuno militar na Trácia, em seguida Edil e Pretor sob Calígula. Exerceu diversos comandos militares sob Claudio, no Reno e na Bretanha.

 Finalmente foi consul supremo em 51. Alguns anos mais tarde, tornou-se procônsul da África e, no ano de 66, acompanhou Nero à Grecia. Após curto período de desfavor, o Imperador encarregou-o de reprimir a rebelião judia.

  Vespasiano levou consigo seu filho mais velho, Tito, e começou a campanha pela conquista da Galiléia em 67. Ia empreender o cerco de Jerusalém quando chegou a notícia da morte de Nero. Muciano, governador da Síria, impeliu Vespasiano a fazer-se proclamar imperador.

  No mês de julho de 69 as tropas do Oriente prestaram-lhe juramento. Enquanto Muciano, voltando à Itália, quebrava a resistência de Vitélio, Vespasiano permanecia no Egito e Tito conseguia ao tomar Jerusalém, a derrota dos judeus.

 Em outubro de 79 Vespasiano voltou a Roma e empreendeu uma obra de restauração que se fazia necessária em vista dos tumultos dos dois anos precedentes. Desde 71 associara Tito ao Império, concedendo-lhe poder tribunício e o Império proconsular, bem como a prefeitura da pretoria.

  Vespasiano dedicou-se a reorganizar as finanças do Estado, a melhorar as defesas do Império e o governo das províncias, dedicou-se também à execução de um programa de grandes construções na própria Roma, começando, em particular, o Coliseu. Faleceu em 24 de junho de 79 d.C. A Rua Vespasiano (foto) fica na Lapa, Zona Oeste de SP.


Geral: Petite Jolie lança lojinha Pop Up na Internet





Redação


 A Petite Jolie, marca de calçados e acessórios femininos, lançou a "Lojinha da Petite Jolie" no dia 10 de março. A ação tem como objetivo proporcionar uma experiência única e mais próxima na hora da compra para as consumidoras. Além disso, a Lojinha traz um giro de 360º nos três principais produtos da coleção de inverno 2015, com todas as informações e total interatividade.

 Criada com o propósito de ser uma loja conceito, a "Lojinha da Petite Jolie" apresenta nesse primeiro momento três modelos que contam com a participação das blogueiras eleitas como embaixadoras de cada um dos produtos. Os destaques são:

 Sandália Amora - apresenta uma releitura da década de 90 e que voltou com tudo para a moda atual, principalmente em eventos como grandes festivais. Embaixadora: Taciele Alcolea (
http://www.tacielealcolea.com/);

 Sandália Candy Belle - uma aposta no casamento entre as duas linhas da marca, misturando materiais convencionais (sintéticos e tecidos) com o diferencial do PVC, em uma clássica sandália retrô de salto alto. Embaixadora: Karen Bachini (
http://eaibeleza.com/);

 Bolsa Satchel - tem um toque vintage misturado com cores modernas e atuais. Uma bolsa clássica, com a inspiração nas antigas bolsas britânicas de colégios, feita de PVC e com divisória interna. Embaixadora: Jessica Belcost (
http://www.keepcalmdiy.com/).

 Ao longo do mês de março as três blogueiras vão protagonizar e realizar diversas atividades e ações, como hangouts, looks do dia e uma websérie exclusiva. Tudo isso pode ser acompanhado nas redes sociais da marca e das blogueiras.

A Lojinha da Petite Jolie está disponível no endereço www.petitejolie.com.br/lojinha e possui entre suas atrações de lançamento o frete grátis. 

Economia: Malha fina - saiba o que é e os principais erros dos contribuintes


Contribuinte precisa ficar atento ao Leão do IR


Redação

Neste período de entrega da DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda - Exercício 2015- Ano base 2014, o grande medo de milhares de brasileiros é errar e cair na malha fina.

                    Mas, o que é malha fina e por que causa tanto medo?

"O contribuinte realmente deve se preocupar em não cair na malha fina, pois essa se refere ao processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto IRPF, assim, caso o sistema da Receita Federal perceba alguma informação está errada, separa a declaração para uma análise mais apurada. E caso perceba erros chama o contribuinte para ajustes ou até mesmo inicia investigações e cobra atrasados e multas", explicou o diretor executivo da Confirp Contabilidade Richard Domingos.

 Assim, a malha fina é praticamente uma "peneira" para os processos de declarações que estão com alguma pendência, impossibilitando a sua restituição.

 "Para evitar a malha fina, é interessante que o contribuinte inicie o quanto antes o processo de elaboração da declaração, pois poderá fazer com mais calma, buscando documentos que faltam e ajustando possíveis inconsistências", recomenda o diretor da Confirp. Além disso, quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, já nos primeiros lotes.

               Veja os principais motivos para cair na malha fina

1.      Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da DMED;
2.    Lançar valores e dados na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles relacionados nos informes de rendimento [Rendimento tributável, Imposto Retido, etc];
3.    Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (as vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
4.    Deixar de informar os rendimentos e outras informações dos dependentes;

5.     Lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros ou informar dependentes sem ter a relação de dependência;
6.    A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
7.     Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
8.    Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores / imobiliárias.

9.    Não lançar na ficha de rendimentos tributáveis, os rendimentos proveniente de resgate de previdências privadas, quando não optantes pela plano regressivo de tributação;
10.               Não lançar os valores recebidos de Fapi (Fundos de Aposentadoria Programada Individual) como rendimentos tributáveis, sem direito à parcela isenta;
11.  Não lançar a pensão alimentícia recebida como rendimentos na ficha de rendimentos tributados recebidos de pessoa física.
12.Não preencher a ficha de ganhos de capital no caso de alienações de bens e direitos;

13.Não preencher a ficha de ganhos de renda variável se o contribuinte operou em bolsa de valores;
14.Não relacionar valores de alugueis recebidos de pessoa física na ficha de recebimento de pessoa física;
15. Não abater comissões e despesas relacionadas a alugueis recebidos na ficha de rendimentos recebidos de pessoas físicas.

A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:

1.      Deixa de informar na DIRF ou declara com CPF incorreto;
2.    Deixar de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
3.    Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.

Fonte - Confirp Contabilidade
 

Economia: Na internet cresce o percentual de mulheres consumidoras



Calçado é um dos produtos preferidos pelas mulheres na internet


Luís Alberto Alves

 Estudo recente da Forrester Research sobre o comércio eletrônico, realizado a pedido do MercadoLivre com mil mulheres e mil homens nas regiões metropolitanas do Brasil, revela que as mulheres vêm comprando online em um ritmo mais acelerado do que os homens. De 2011 a 2014, o percentual de mulheres que compram online passou de 56% para 67%; enquanto o percentual de homens se manteve estável no período, com 65%. As conclusões são parte de um estudo completo sobre o comércio eletrônico da consultoria, o Global Technographics® Online Benchmark Surveys, 2014.
 Os produtos mais comprados pelas mulheres são os livros (33%), seguidos por Moda (32%), Sapatos (30%) e, empatados, cosméticos e computadores e periféricos (ambos com 26%). No caso dos homens, eles compram muito mais eletrônicos (39%), computadores (33%) e sapatos (24%). Livros empatam, com 24%.

 Tanto as mulheres (62%) quanto os homens (68%) utilizam o desktop como principal equipamento, não só para compras. Em relação a laptops e tablets, a preferência é maior entre as mulheres: laptops respondem por 60% entre elas e 57% entre eles; e o tablet por 35% entre as mulheres contra 33% entre os homens.

 Um contingente maior de mulheres (26%) costuma gastar entre R$ 186 e R$ 460 nas compras em um período de 3 meses. O segundo maior grupo (18%) gasta de R$ 461 a R$ 920 no mesmo período, e 16% gastam de R$ 921 a R$ 1840. Cartão de crédito (66%) e boleto bancário (49%) são as formas preferidas de pagamento do público feminino.




Economia: Leão morde 54,73% de impostos no Ovo de Chocolate




O leão do imposto de renda também gosta de ovos de chocolate

Luís Alberto Alves

 Como acontece em todos os anos, o faminto Leão também se sentará à mesa durante o tradicional almoço de Páscoa para abocanhar a sua parte em tributos. Entre os produtos típicos desta data, o vinho possui uma das maiores cargas tributárias, que equivale a 54,73% do preço do produto, seguido pelo bacalhau importado, com 43,78% e a colomba pascal, com 38,68%. Se a família optar por se reunir em um restaurante no próximo dia 5 de abril, 32,31% do valor total da conta paga será revertido em tributos sobre os serviços do estabelecimento. As informações são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, que tem elaborado este estudo periodicamente, considerando produtos e serviços mais consumidos nesta época do ano.

 O consumidor também deverá pesquisar atentamente os preços dos ovos de chocolate se quiser economizar financeiramente, mas independentemente do que for pago, 38,53% do valor deste produto já tem destino certo, indo para os cofres públicos na forma de tributos. Se optar por presentear familiares e amigos com uma caixa de bombons, o contribuinte irá arcar com uma carga tributária de 37,61% e no caso do chocolate em barra, os encargos tributários chegam a 38,60% do preço do alimento.

 De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “se a carga tributária incidente sobre esses produtos não fosse tão elevada, o consumidor teria condições de consumir mais e melhor nesta época do ano, pois os preços seriam menores, já que esta alta carga tributária na sua grande maioria é repassada ao consumidor final”, afirma. “O sistema tributário brasileiro, excessivamente concentrado no consumo, faz com que os brasileiros de menor renda acabem pagando, proporcionalmente, mais impostos do que aqueles que possuem uma renda maior”, observa o tributarista.
Veja a carga tributária dos principais itens consumidos na Páscoa:

Produto
Carga tributária
Almoço em restaurante
32,31%
Bacalhau importado
43,78%
Bombons
37,61%
Cartão de Páscoa
37,48%
Chocolate
38,60%
Coelho de Pelúcia
29,92%
Colomba pascal
38,68%
Ovo de Páscoa
38,53%
Peixes
34,48%
Refrigerante (lata)
46,47%
Refrigerante garrafa
44,55%
Vinho
54,73%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT


Variedades: Eduardo Kobra faz no Recife o mural ‘Gonzagão’, sua maior obra




Homenagem ao rei do baião

      Redação

  O conhecido artista urbano brasileiro Eduardo Kobra fez no Recife, ao lado de três artistas do Studio Kobra, o mural “Gonzagão”. O painel tem 77 metros de altura por 16 metros de largura. É a lateral de prédio com mural mais alta da América Latina e a maior obra, em altura, já feita pelo artista. O trabalho mostra o cantor e compositor Luiz Gonzaga (13 de dezembro de 1912, Exu, a 2 de agosto de 1989, no Recife), o Rei do Baião, com seu chapéu de couro e sua inseparável sanfona..

 A inauguração acontece hoje, dia 12 de março, dia em que Recife completa 478 anos, mas o trabalho está previsto para estar concluído no dia 20 de março, já que o artista faz questão de aprimorar alguns detalhes em seus trabalhos de grande porte. A obra monumental começou a ser feita na Semana do Carnaval (o processo tem etapas como idealização do desenho, construção da estrutura, balancim elétricos, preparação da superfície lateral e pintura). “Trabalhamos 12 horas diárias”, conta Kobra, que acrescenta: “é um trabalho monumental para marcar a importância desse grande artista nordestino e brasileiro. Utilizamos entre 800 e 100 latas de spray e 200 galões de esmalte sintético”.

  A pintura é integra a campanha #partiubrasil, do Ministério do Turismo. A ideia é dar de presente aos turistas e à própria população local uma obra de arte a céu aberto e, ainda, reforçar o potencial turístico do País. O painel “Gonzagão” faz parte do projeto de Kobra intitulado “Muro das Memórias”, que retrata cenas antigas ou personagens icônicos das cidades (veja abaixo no release “todas” as informações sobre a carreira e obras do artista). “Recife é a primeira cidade a receber esta ação”. Em Recife, a ação do Ministério do Turismo tem o apoio da Prefeitura, que cedeu o espaço (a obra fica na lateral do prédio da prefeitura, no Cais do Apolo, região central da cidade).

 Antes de iniciar o trabalho, Kobra pesquisou sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. “Uma das fontes mais importantes foi o Cais do Sertão, em Recife, onde encontrei um material rico e inspirador”, diz.
  “Quem estiver no Recife pode acompanhar o nosso trabalho, das 7 às 19h, todos os dias, inclusive aos finais de semana. Nós adoramos essa interação com o público, que acontece em todos os lugares, como Nova York, Moscou, Roma, São Paulo e, agora, Recife. Os locais para se ter a melhor visibilidade do painel são a rua Aurora e a avenida do Cais do Apolo”, completa o artista.

                                                    Sobre o Mural “O Beijo”

 O belíssimo mural "O Beijo" foi produzido em junho de 2012, em Manhattan, na região de Chelsea (no 255 10th Avenue), conhecida por abrigar algumas das melhores galerias de arte de Nova York. Durante  duas semanas em que durou a pintura do mural, norte-americanos e turistas fotografaram e filmaram tanto o mural que um funcionário da High Line (antiga linha de trem que hoje virou um importante ponto turístico em Nova York, de onde há uma visão privilegiada para o trabalho de Kobra), precisou permanecer o tempo todo no local pedindo para as pessoas não permanecerem muito tempo paradas, para não causar aglomeração.

 Em pouco tempo o local se tornou um cartão postal da maior cidade norte-americana. Diariamente centenas de turistas curiosos e muitos casais apaixonados vão até o local para fotos.  "É um trabalho de grande repercussão e interação com o público. Como a parte superior do mural está totalmente voltada para o público que caminha pela High Line, muita gente para acompanhar o nosso trabalho.  Nunca vi coisa parecida", disse Kobra.

  O tema escolhido para a obra remeteu a Times Square da década de
40. "Em uma das nossas longas caminhadas que fizemos antes de decidirmos o que e onde pintar, chegamos a Times Square e fiquei profundamente emocionado, com todo aquele movimento, as pessoas do mundo inteiro,  os painéis enormes e coloridos e a vida pulsando. Buscamos algumas referências e chegamos ao famoso beijo da Times Square (beijo de um marinheiro em uma enfermeira, que ilustrou na capa da revista Life o fim da II da Segunda Guerra Mundial, retratado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, em 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos EUA).

 Esta foi a base deste novo mural. O objetivo foi sensibilizar e mostrar que, mesmo com toda a correria, mesmo com o mundo dos negócios a todo vapor, o Amor está no Ar em Nova York!", afirmou Eduardo Kobra.