Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Variedades: Divirta-se


Variedades: Carlos Pazetto é o nome deste Carnaval 2020




Redação/Hourpress
Isso porque o diretor criativo assina o projeto de três dos maiores ícones da maior festa popular brasileira. Começando pelo Baile da Vogue, no Copacabana Palace, dia 7 de fevereiro, seguindo para o Camarote Salvador, a partir de 20 de fevereiro, e encerrando com o Camarote Numero 1, da Sapucaí, dias, 21, 22 e 28 de fevereiro. Cada projeto conta com criação e conceitos exclusivos, muitos cenários instagramáveis e projetos de luz inacreditáveis

Variedades: Sorriso Maroto grava novo projeto audiovisual em Alagoas

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um pouco antes do afastamento dos palcos, Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto, teve a ideia de criar um projeto audiovisual que tivesse a música como uma ferramenta de transformação coletiva. Durante o período em que esteve longe do grupo, o cantor refletiu e se questionou como seria se o mundo acabasse amanhã. A partir dessa reflexão, voltou todo seu pensamento para os amigos, família e a música com o objetivo de gerar ações que tenham impacto na vida das pessoas e do mundo. Nasceu, então, o “AMA – Antes que o Mundo Acabe, um projeto audiovisual, que será gravado pelo Sorriso Maroto, em Alagoas, no mês de fevereiro.
O registro do DVD será feito na Praia do Frances, com ingressos já a venda para o público, com a participações já confirmadas de Belo, Lauana Prado, Mc WM e o Parangolé, com Tony Sales.
O set list do show reúne canções inéditas e alguns sucessos recentes da banda. A apresentação terá a faixa “Acidentes Acontecem”, com a participação de Lauana,”100 Likes”, quando dividem o palco com Belo, “Fogo na Gasolina”, com Mc WM e Parangolé, e canções como “50 Vezes”, “Escondido dos Seus Pais” e “Reprise”.
“É mais que música, é mais que um audiovisual/turnê, é mais que uma marca. O AMA é um movimento que tem a música como ferramenta de transformação coletiva. É reflexão e atitude por um mundo melhor”, explica Bruno Cardoso. “Causar impactos positivos na sociedade será o foco principal da turnê”, completa.
A banda já lançou o primeiro single desse trabalho. “Sinal Vital” ganhou também um clipe, que foi disponibilizado no final de janeiro, com o tema de superação. As próximas faixas serão lançadas a partir de abril, quando começa também a turnê nova pelo Brasil.

Chumbo Quente: População não acredita nos políticos nem na imprensa



Ali, durante quase meio século, senti na pele o desprezo da classe política



Luís Alberto Alves/Hourpress

Pesquisa recente CNT/MDA apontou que o brasileiro confia, em grande maioria, nos bombeiros, igreja e Forças Armadas. De 100%, os partidos políticos e imprensa ficaram com 2,3% e 0,2% de confiança do povo, respectivamente.

Qual a razão disto? Intelectuais dirão que este dado reflete a “burrice” da população. Discordo! Quem enfrenta ônibus lotado, metrô ou trem; recebe péssimos salários e moram, em grande parte afastada dos grandes centros, onde falta infraestrutura, sabe do que fala.

Durante quase 50 anos de minha vida tive casa a cerca de 30 quilômetros do Centro de SP. Conheço a dificuldade de enfrentar ônibus lotado de manhã e de noite, no retorno do trabalho. Quando doente, sofrer na fila dos hospitais públicos, totalmente sucateados.

Periferia
Quantas vezes ouvia conversa fiada de políticos prometendo asfaltar a rua onde passei minha infância, adolescência e juventude. A escola pública caindo os pedaços, sem professores; postos de saúde carente de funcionários. Enfim, era periferia. O povo que se lixe!

Ali, durante quase meio século, senti na pele o desprezo da classe política. Os grandes jornais da época (Jornal da Tarde, Diário Popular, Folha da Tarde, Notícias Populares, Estadão) só lembravam-se daquele pedaço da Zona Norte de SP, quando a pauta era sobre crime.

Hoje, com 33 anos de jornalismo, ainda custo a entender o motivo de só tragédia virar notícia. O povo, na sua sabedoria, também gosta de alegria. Aliás, o pobre não vai de roupa suja batizar o filho, ou mesmo a um culto religioso. Gosta que as pessoas da cidade os vejam com outros olhos.

Democracia
É neste quesito o olhar clínico sobre a imprensa. Como vai merecer confiança algo que só valoriza o lado podre da vida? O pobre gosta de democracia, mas se vier sem comida sobre a mesa, não vale nada. Certa vez, numa entrevista, uma faxineira me respondeu: “moço, democracia se come”?

Por outro lado, o povo admira muito os bombeiros, segundo os dados da pesquisa da CNT/MDA. Simples! A qualquer hora da noite ou dia, eles prestam socorro a quem o Poder Público trata igual pária. Às vezes até parto realizam, dependendo da situação.

Apesar de muitos vendilhões da fé, a igreja aparece em segundo lugar como instituição confiável. Essa informação não pode ser interpretada como ignorância. Quando tudo parece ruir debaixo dos pés, a população procura ajuda divina.

Periferia
Mas qual a razão disto tudo. Após 21 anos de Regime Militar, a nossa classe política ainda não soube valorizar a democracia. Temos um Congresso Nacional horrível. Preocupado apenas na votação de leis prejudiciais ao eleitor. Prova disto é a Reforma Trabalhista, onde os beneficiados foram os empresários.

Não temos políticos interessados no bem-estar da população, apenas na conta bancária. Seja de direita, esquerda ou centro; a mesma sacanagem se faz presente. Só quem sofre na pele a dor de receber um salário de miséria, e obter poucos benefícios do governo, e se equilibrar na corda bamba para continuar vivendo, sabe o que é morar na periferia.

O mundo é bonito na televisão, assim como nas revistas que exibem as festas da elite. Também no Congresso Nacional, onde se trabalha pouco e se ganha muito. Agora, no Brasil real, onde o crime organizado dá as cartas e existe pouca presença do Estado, o buraco é mais embaixo.


Política: Golpe faz trabalhador assinar rescisão com empresa sem receber o dinheiro



A não homologação da rescisão do contrato de trabalho, tem sido artifício utilizado por algumas empresas

Redação/Hourpress/Diap

Até a entrada em vigor da Lei 13.467, o artigo 477 da CLT estabelecia que o pedido de demissão ou o recibo de quitação de rescisão do contrato de trabalho firmado pelo empregado com mais de 1 ano só seria válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato ou perante a autoridade competente. A Reforma Trabalhista acabou com essa exigência. 

“Os trabalhadores estão sendo vítimas de golpe”, adverte o advogado Sergio Batalha. Há 2 casos que O DIA teve acesso mostram prática não usual na dispensa de empregados. Em um deles, o ex-empregado, que é analfabeto, dá quitação da verba trabalhista sem ter recebido. Em outro, a ex-funcionária também assinou os papeis e não recebeu a rescisão. Os 2 casos, por acaso, se referem à mesma empresa.
Leia também:

E como seria esse golpe? “O empregado é dispensado e convocado ao departamento de pessoal para ‘assinar a rescisão’. Quando comparece, é informado de que tem de ‘assinar a rescisão para sacar o FGTS’ e que a empresa irá depositar as verbas rescisórias nos próximos dias”, conta o advogado. O que não ocorre. “A empresa não deposita e, quando o empregado entra com o processo na Justiça do Trabalho, essa alega que pagou as verbas rescisórias ‘em espécie’, ou seja, em dinheiro”, acrescenta Batalha.
E faz um alerta: “O trabalhador não deve assinar o Termo de Rescisão do contrato de trabalho sem ter recebido as verbas nele discriminadas, pois o termo tem a natureza jurídica de um recibo de quitação. Ou seja, se o valor líquido das verbas rescisórias discriminadas for de R$ 5 mil, por exemplo, quando o trabalhador assina o termo dá um recibo de R$ 5 mil ao empregador”.
Não assine sem receber
Uma das justificativas para os trabalhadores assinarem o termo de rescisão do contrato de trabalho quando são demitidos é a liberação das vias para saque do FGTS e do seguro-desemprego. Por conta disso Claudinei e Nilma, os 2 trabalhadores que foram lesados por uma empresa, assinaram os papeis.

nilda casarias golpe da rescisao
Nilda Casarias: emprego por 9 anos com carteira assinada e na demissão não recebeu verbas rescisórias | Foto: Ricardo Cassiano | Agencia O Dia

Mas o advogado Sergio Batalha adverte: a solução para sacar o FGTS mesmo sem o recebimento das verbas rescisórias seria fazer uma ressalva no próprio termo de rescisão, esclarecendo que não recebeu as verbas nele discriminadas.
“O ideal nestes casos é procurar um advogado trabalhista especializado, mas nunca assinar um termo de rescisão sem depósito prévio das verbas ou pagamento no ato”, acrescenta.
Vale ressaltar que o prazo limite para o pagamento das indenizações previstas em contrato é de até 10 dias — a partir do dia do rompimento contratual entre as partes diretamente interessadas. O mesmo período máximo se aplica ao envio dos documentos que comprovem o fim do vínculo com a empresa aos órgãos competentes. Os documentos são a GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS) e Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
3 pessoas diferentes e o mesmo problema: vítimas de calote
Morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Claudinei Jesuíno, de 50 anos de idade, trabalhou por 5 anos em uma empresa prestadora de serviços que cedia funcionários para grandes empresas. Ou seja, ele era terceirizado. No ano passado, Claudinei foi demitido e ao se dirigir para o departamento pessoal da empresa recebeu orientação para assinar o termo de rescisão para sacar FGTS e seguro-desemprego. O dinheiro da rescisão, segundo a empresa informou ao trabalhador, seria pago outro dia. Mas não foi.

“Ficava indo e vindo e eles enrolando para pagar. Até que entrei na Justiça para tentar receber o dinheiro que a empresa me deve”, diz Claudinei. Mas ao chegar na audiência no final deste mês, a empresa alegou que pagou o trabalhador em espécie e mostrou o documento assinado por ele. Só tem um detalhe: o Claudinei só sabe escrever o próprio nome, não sabe ler. O trabalhador lamenta: “Não recebi 1 centavo da minha rescisão, nem férias, nem horas extras, nada. E agora eles dizem que me pagaram em espécie!”
luiz claudio golpe rescisao
Luiz Cláudio foi demitido e não recebeu a rescisão | Arquivo Pessoal

Com dificuldade Nilma Casadias, 58, moradora de Botafogo, desce a escadaria que dá acesso à sua casa. Nilma também trabalhou na mesma empresa que Claudinei de 2009 a 2018, quando foi demitida. Ela conta a O DIA que em maio do ano passado foi dada a baixa na carteira de trabalho, a rescisão foi assinada e — assim como Claudinei — o pagamento não foi feito.
“Na última vez que fui tentar receber na empresa, a funcionária disse que eu não era a única a ‘encher o saco’ e me mandou ir atrás dos meus direitos. Eu fui”, conta. No caso de Nilda ainda há outro agravante: ela está em auxílio-doença pelo INSS e faz uso de muitos remédios. “Minha saúde acabou, não tenho como trabalhar e não recebi o que era meu direito. Não sei o que vou fazer”, lamenta.

E o golpe de alegar que “pagou o que não desembolsou” não se limita à empresa onde trabalharam Claudinei e Nilda. Uma firma de serviços de segurança, também deu o cano em trabalhadores. Luiz Claudio Santos, 56, de Vila Kennedy, conta que por 11 anos trabalhou como prestador de serviços, mas em agosto passado foi demitido. O “modus operandi” foi similar: assinar o termo de rescisão para sacar FGTS e seguro-desemprego. “Recebi os papeis, mas não vi dinheiro nenhum. A saída foi entrar na Justiça”, diz.

Política: Projeto obriga GPS a informar usuário sobre locais perigosos


O Projeto de Lei 6446/19 obriga fornecedores de mapas para dispositivos de navegação global por satélite (GPS) a ofertarem recurso de alerta ao usuário em caso de aproximação de áreas com alto índice de crimes

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
 A proposta, do deputado Bibo Nunes (PSL-RS), tramita na Câmara dos Deputados.
Segundo a proposição, as informações sobre crimes, incluindo as coordenadas de geolocalização, deverão ser ofertadas aos desenvolvedores de mapa de maneira gratuita, exclusivamente pelo Poder Público, por meio de repositórios públicos disponíveis na internet, de acesso universal e irrestrito, preferencialmente em seus portais de dados abertos.
“Ao colocar que a informação será fornecida exclusivamente pelo Poder Público, procuramos evitar a perda de neutralidade e seriedade dos dados fornecidos. Cidadãos mal-intencionados poderiam acrescentar informações deturpadas que poderiam levar ao direcionamento deliberado de usuários a zonas criminosas”, exemplifica Bibo Nunes.
O parlamentar lembra que os aplicativos de mapa auxiliam cidadãos em suas atividades, principalmente fora dos seus municípios de residência. “Contudo, sua popularização também traz riscos. Um dos mais evidentes é a condução dos usuários de maneira inadvertida a áreas de risco. Nos anos recentes, inúmeros casos de pessoas que adentraram áreas de conflito e foram roubadas, feridas ou até mesmo assassinadas, povoaram os noticiários”, observa.
Bino Nunes acrescenta que, devido a esses fatos, diversos desenvolvedores de mapas têm adicionado funcionalidades de alerta aos usuários. Ao sugerir a obrigatoriedade, o deputado compara a interferência do Poder Público àquela vista para que o airbag se tornasse item obrigatório nos veículos.
O descumprimento das regras previstas poderá ser punido com multa, o que não se aplicará aos casos em que os dados do Poder Público estejam indisponíveis.
Se a proposta for aprovada e virar lei, ela entrará em vigor 360 dias depois de sua publicação.
Tramitação
O projeto tramita em 
caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Congresso retoma trabalhos nesta segunda-feira (3)






Uma sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, às 15h, abre os trabalhos legislativos em 2020

Agência Brasil
 Na solenidade, será lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020.
Em um ano legislativo mais apertado por causa as eleições municipais, que tradicionalmente esvaziam o Congresso na época de campanha, a expectativa é de que a mensagem priorize duas reformas, a tributária e a administrativa. Ambas vêm sendo debatidas há meses pela equipe econômica do governo e os presidentes Rodrigo Maia ( Câmara) e Davi Alcolumbre ( Senado).
Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que vai representar o presidente Jair Bolsonaro na sessão, além de ressaltar a importância das reformas administrativa e tributária, a mensagem trata do combate à criminalidade, à corrupção e do  fortalecimento da imagem do País no Exterior.
 “Nós recuperamos, no primeiro ano [de governo], a confiança interna no Brasil e recuperamos a confiança externa. Hoje, onde quer que a gente vá, os países olham para o Brasil com certeza de que aqui tem presente e tem bom futuro, quer para o investidor externo, quer para o brasileiro e para a sociedade”, lembra o texto de Bolsonaro, que cumpre agenda hoje (3) em São Paulo.

Rito

Para recepcionar as autoridades antes da sessão solene foram feitos dois roteiros: um para ser executado se o tempo estiver bom, e outro, caso chova. Se o tempo estiver firme, as autoridades dos Três Poderes chegam à rampa de acesso ao Congresso. Alcolumbre será o primeiro a subir a rampa, cumprindo rito tradicional: ouvirá o Hino Nacional, assistirá à execução de salva de 21 tiros de canhão pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha e passará a tropa em revista.
Maia subirá a rampa em seguida e será recebido por Alcolumbre no Salão Negro do Congresso, onde serão aguardados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e por integrantes da Mesa do Congresso Nacional, líderes partidários da Câmara e do Senado e demais parlamentares.
O chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, será recebido por Maia e Alcolumbre, que o conduzirão até o plenário da Câmara dos Deputados. Se chover, a cerimônia será transferida para a Chapelaria do Congresso Nacional, sendo canceladas a execução do Hino Nacional, a revista à tropa e a salva de gala de 21 tiros.

Economia: Samsung revela o futuro da tecnologia através de produtos inovadores


Os carros voadores ainda não estão ao alcance de todos, mas o futuro está logo aqui. Na maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show, que aconteceu em janeiro de 2020, a Samsung apresentou robôs, produtos na área da saúde, casas e cidades conectadas. Para quem ficou fora, mas ama tecnologia e não quer perder as novidades da Samsung, confira abaixo os principais anúncios da marca para o mercado global. E acredite se quiser, alguns deles chegarão ao Brasil em breve.

1 – Ballie, o assistente pessoal que toma conta da casa

A sensação da CES 2020 foi o Ballie. Ballie é um pequeno robô rolante que compreende o ser humano, apoia e reage às suas necessidades para ajudar ativamente em casa. Os recursos integrados de inteligência artificial permitem que ele seja um assistente de condicionamento físico e uma interface móvel que busca soluções para as pessoas. Ele faz tudo isso enquanto mantém rigorosos padrões de proteção de dados e privacidade.

O Ballie conta com uma câmera e pode se conectar com outros produtos da casa, como por exemplo o aspirador robô PowerBot. Caso ele encontre alguma sujeira, tem a capacidade de acionar o aspirador para a limpeza imediata.

Imagem meramente ilustrativa

2 – TV na vertical? Isso é possível!

Redação/Hourpress

A Samsung tornou realidade um modelo de televisão voltado para quem adora estar conectado às redes sociais com a possibilidade de ver um conteúdo na vertical ou horizontal, como se estivesse com o smartphone ou tablet. A TV literalmente gira para se adaptar à necessidade do usuário. Voltada para a Geração Z e os “millenials”, a The Sero conta com um design moderno que atende às necessidades de quem está acostumado a ver vídeos na vertical em dispositivos móveis. A potência de som fica por conta de 4.1 canais e 60W RMS de potência.

“Sero” significa vertical em coreano e depois do sucesso na Coreia do Sul, o modelo chegará a outros mercados em 2020. Quem sabe o modelo não chega ao Brasil?

Imagem meramente ilustrativa

3 – Family Hub e suas novas possibilidades de vida conectada

Uma nova versão do Family Hub foi apresentada na CES com novos recursos de inteligência artificial e automação para a cozinha. Um produto que tem revolucionado o segmento com câmeras aprimoradas com Inteligência Artificial, sugestões de receitas adaptadas, compartilhamento de diversos tipos de mídia e entretenimento e muito mais. No Brasil, ainda no primeiro semestre, uma nova versão do Family Hub chegará ao mercado brasileiro com software 5.0, o mesmo da CES adaptado ao país. E o que isso significa? Significa que mais tecnologia embarcada vem por aí.

Verificar o que há dentro da geladeira direto do seu smartphone, enquanto faz compras no mercado, vai ficar ainda mais fácil. O recurso está sendo aprimorado nesse novo modelo e vale a pena ficar de olho. O SmartView também chegará com novas funções e formatos, inclusive suporte a vídeos na vertical. Novos parceiros e aplicativos também estarão presentes para trazer ainda mais possibilidades a toda a família no dia a dia.  Um produto que tem revolucionado o segmento e que reflete as novas maneiras pelas quais as famílias estão administrando suas vidas.

Imagem meramente ilustrativa

4 – Monitor Odyssey G9: O máximo de imersão em um monitor gamer

A Samsung mudou a maneira de como os fanáticos por jogos vão interagir a partir de agora. O G9, modelo de 49”, é o primeiro monitor gamer de alta definição e curvatura profunda e imersiva de 1000R de raio. Ele corresponde ao campo de visão humana, o que oferece uma experiência de visualização confortável. A distância mais uniforme entre os monitores curvos e os objetos em todos os ângulos proporciona uma visualização mais agradável e mais imersiva do que em monitores planos.

O G9 apresenta um design impactante, com exterior em branco brilhante e um núcleo Infinity na parte traseira com iluminação futurista. São 52 opções de cores e cinco combinações de efeitos. O design e os efeitos de iluminação complementam qualquer configuração de jogo. Sua chegada ao mercado brasileiro será com muita inovação. Além da curvatura, tem tempo de resposta de 1ms, taxa de atualização de 240Hz para FPS, compatibilidade com Gsync e muito mais. Fique de olho nesse produto que tem tudo para ser uma tendência de mercado.

Economia: Mercado financeiro reduz estimativa de inflação este ano para 3,40%


Informação consta no boletim Focus divulgada pelo Banco Central

Agência Brasil 

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país – caiu de 3,47% para 3,40%. A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do BC, que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.
Para 2021, a estimativa de inflação se mantém em 3,75%. A previsão para os anos seguintes também não teve alterações: 3,50% em 2022 e 2023.
A projeção para 2020 está abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 4,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Nesta semana, o grupo faz a primeira reunião do ano para definir a Selic.
De acordo com o boletim do Banco Central, a expectativa do mercado é que a Selic caia para 4,25% ao ano até o fim de 2020. Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já a manutenção da Selic indica que o Copom considera as alterações anteriores suficientes para chegar à meta de inflação.
Para 2021, a expectativa é que a taxa básica suba para 6%. Para 2022 e 2023, as instituições estimam que a Selic termine os períodos em 6,5% ao ano.

Atividade econômica

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – variou de 2,31% para 2,30% em 2020. As estimativas das instituições financeiras para os anos seguintes, 2021, 2022 e 2023 também continuam em 2,50%.
A previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,10 para o fim deste ano e R$ 4,05 para 2021.

Economia: Aplicativo poderá mostrar onde encontrar emprego em SP


A ideia é que os dois públicos, empresas e candidatos, reflitam sobre as oportunidades que podem ser encontradas pela cidade

Redação/Hourpress

A Revelo, maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, acaba de lançar uma nova campanha nos principais polos empresariais de São Paulo. Com anúncios nas placas de relógios nas avenidas: Berrini, Faria Lima e Paulista, a startup, que já conta com mais de 14 mil clientes em todo o Brasil, estimula as pessoas a repensarem suas carreiras profissionais, dando caminhos sobre como conquistar uma nova oportunidade profissional em 2020.


Marcando presença nas principais esquinas da capital paulista, a Revelo abre as portas para que o público perceba que trabalhar naqueles locais é um sonho possível e pode ser alcançado por meio da plataforma, e também que contar com profissionais de alto desempenho pode ser uma realidade para as mais diversas equipes de diferentes empresas que estão com dificuldade de encontrar novos talentos.
A ideia é que os dois públicos, empresas e candidatos, reflitam sobre as oportunidades que podem ser encontradas pela cidade, e vejam a Revelo como uma parceira para realizar os planos de carreira ou de desenvolvimento de equipe. A campanha marca o lançamento da nova identidade da plataforma, que conta com cores mais vibrantes, e também a chegada da CMO Patrícia Carvalho, que tem o objetivo de consolidar a comunicação da marca, mantendo o foco na experiência de pessoas, empresas e recrutadores. A executiva tem cerca de 10 anos de vivência no setor de marketing e já passou por grandes companhias como CargoX, Uber e Twitter.
"Nosso objetivo é mostrar para os moradores de São Paulo, assim como para aqueles que visitam a cidade, que eles podem ser protagonistas de suas vidas profissionais ao buscarem uma nova oportunidade de trabalho ou até mesmo uma mudança de carreira. Queremos também dar mais agilidade aos processos seletivos e ajudar as áreas de RH e garantir, para ambos os públicos, uma experiência de qualidade no processo de contratação. Em pesquisas notamos que 50% das pessoas não usam o meio online para encontrar um novo emprego, e nós queremos mostrar que isso é possível com a Revelo."
É importante ressaltar que a possibilidade de transformação na vida pessoal e profissional não se restringe apenas aos paulistanos. Segundo dados levantados pela empresa, o número de contratados em parceria com a HR tech que mudam para a grande metrópole chega a 24%. Atualmente, as plataformas digitais são uma saída para quem busca novas chances de se recolocar no mercado e, por conta disso, a Revelo constatou, no estudo em questão, que mais de 8,5 mil pessoas realizaram entrevistas de forma remota em 2019.
Nesse contexto, o próximo passo da campanha é mostrar em outras localidades e para outras pessoas que a vaga dos sonhos está mais perto do que imagina. A segunda fase da ação deve marcar presença em aeroportos de São Paulo e também do Rio de Janeiro. "Vamos propor uma verdadeira reflexão para que todos possam se enxergar nesse momento de virada, afinal, pode ser para você, para sua empresa e para hoje", concluiu a CMO da Revelo.
Sobre a Revelo
A Revelo, maior Startup de Recursos Humanos da América Latina, oferece uma plataforma completa para busca, recrutamento e seleção de pessoas. Com sua tecnologia, conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Em 2019, arrecadou mais de 90 milhões de reais em rodadas de investimento e se tornou a empresa mais investida do setor na história do Brasil. Entre os principais clientes da Revelo estão: XP Inc, B2W Digital, Mercado Livre e Localiza. A marca é considerada uma das mais inovadoras do País de acordo com a Startups To Watch - escolhida pela Fischer Ventures, listada na Forbes como uma das principais startups brasileiras para ficar de olho.


Geral: Alunos da Etec de Matão criam impressora 3D com material reciclado


Equipamento desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso pelos estudantes de Mecatrônica será utilizado na produção de materiais didáticos



Luís Alberto Alves/Hourpress

 Escola Técnica Estadual (Etec) Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão, poderá produzir materiais pedagógicos, como objetos para aulas de geometria, réplicas de órgãos do corpo humano para o ensino de biologia e protótipos para os cursos de Enfermagem, Mecatrônica e Mecânica. Tudo isso pode ser feito na impressora 3D que um grupo de estudantes desenvolveu como atividade acadêmica.

A novidade trouxe oportunidades e orgulho para a comunidade escolar porque o equipamento foi desenvolvido por alunos do último módulo do curso técnico de Mecatrônica e do terceiro ano do curso de Mecatrônica integrado ao Ensino Médio. O experimento fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo formado por setes alunos das duas modalidades.

A tecnologia 3D permite a criação de objetos com rapidez e precisão a partir de um desenho feito em computador. A matéria-prima para construir a máquina veio de equipamentos e peças recicladas, como impressoras, madeiras e metais, além de alguns componentes que foram comprados pela internet.

O professor Ariovaldo Sano apresentou a ideia do projeto-piloto da impressora aos alunos há um ano e um grupo interdisciplinar aderiu à ideia. Orientada pelo educador, a equipe desenvolveu o equipamento que funciona por meio da técnica de extrusão.

 “O sistema consiste no derretimento de material plástico que, depois de fundido, é injetado numa superfície por meio de camadas até adquirir o formato tridimensional”, explica Sano. O primeiro objeto criado pela impressora 3D foi um troféu para premiar a equipe campeã da gincana realizada durante a festa de Halloween, promovida pela Etec em 2019.
Experiência prática motiva alunos

Como a experiência deu certo com os alunos de Mecatrônica, Sano avalia que a ideia poderá ser adaptada como projeto interdisciplinar no currículo do curso. Segundo o educador, atividades práticas que trazem resultados concretos têm um forte apelo para motivar os jovens. “O estímulo nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) é fundamental porque, às vezes, o aluno se interessa pelo Ensino Médio mas não tem vocação para a área técnica. Um projeto como o da impressora 3D pode despertar esse propósito”, explicou.

O professor acredita que o projeto pode ainda ser aplicado por meio da metodologia ativa Project Based Learning (BPL) - adotada pelo Centro Paula Souza. Esta prática procura estimular a autonomia dos alunos, por meio de desafios como a criação de soluções para problemas propostos.

Para a coordenadora pedagógica da Etec de Matão, Ana Cláudia Câmara, o projeto para criação da impressora piloto foi bem-sucedido porque trabalhou a interdisciplinaridade e mobilizou o interesse dos estudantes. “Esse é um tipo de desafio que encanta os jovens porque permite que eles identifiquem uma função prática para o conteúdo que estão estudando.”

Participaram do TCC os alunos Caio Chanes, Eric Ortolan, Guilherme Henrique Lavezzo, João Victor dos Santos, José Ricardo Lindolpho, Pâmela Araújo e Vinicius Carrino, sob a orientação dos professores Edgar Coroa, Wesley Soares, José Torini, Reginaldo Garcia e Ariovaldo Sano.

Geral: Desabamento deixa dois feridos no Rio de Janeiro


Incidente ocorreu durante temporal que atingiu a cidade

Agência Brasil

O desabamento de uma casa na noite de anteaontem (2) deixou dois feridos em Vila Kennedy, na zona oeste do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu durante temporal que atingiu a cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas, ainda não identificadas, foram vítimas do desabamento de uma casa na Travessa Chico Buarque, que fica em uma parte da comunidade localizada na encosta de um morro.
Os dois foram atendidos pelos vizinhos e encaminhados ao hospital, por isso os bombeiros não têm informações sobre o estado de saúde dos dois.
As chuvas também provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. O Centro de Operações da prefeitura registrou mais de 40 pontos de alagamento ou de bolsões de água.
Até as 6h40 de hoje, ainda havia pontos de alagamento em vias importantes, como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. A cidade entrou em estágio de atenção (patamar intermediário de uma escala de cinco níveis) ontem, mas retornou ao estágio de mobilização (segundo menos grave da escala) na madrugada de hoje.

Geral: Leucemia, entenda o câncer que afeta as células sanguíneas






Segundo o INCA, o Brasil registrou em 2019 mais de 10 mil novos casos da doença; Entre crianças e adolescentes, este é o tipo de câncer mais prevalente, sendo responsável por 33% dos casos

Redação/Hourpress

Dos tipos de câncer que afetam o sangue, a leucemia é a mais conhecida. A idade de acometimento varia de acordo com o subtipo de leucemia, que, em linhas gerais, se divide em mielóide e linfóide, de acordo com a célula afetada. Em ambas as categorias, ela pode ser qualificada com sendo aguda ou crônica, considerando a velocidade de divisão dessas células e, portanto, a agilidade com a qual a doença se desenvolve.

As Leucemias Agudas podem ocorrer em todas as faixas etárias sendo que a LLA (Leucemia Linfóide Aguda) tem maior incidência na infância e juventude. Estima-se que a condição corresponda a 33 de cada 100 diagnósticos em pacientes de 0 aos 18 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Já a LMA (Leucemia Mielóide Aguda) é o tipo mais comum de Leucemia em adultos, correspondendo a 80% dos casos neste grupo. A ocorrência de LMA aumenta com a faixa etária (incidência maior acima de 65 anos). Se consideradas todas as faixas etárias, o Brasil registrou em 2019 10 mil novos casos da doença.

"A leucemia afeta inicialmente a medula óssea -- tecido mole que fica dentro dos ossos e é responsável por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas -, fazendo com que as células sanguíneas passem a se reproduzir de forma descontrolada e gerando o comprometimento da fabricação normal do sangue. Sendo assim, ocorre anemia, diminuição da imunidade e aumento do risco de sangramentos", explica a Dra. Mariana Oliveira, hematologista do Centro Paulista de Oncologia, unidade Oncoclínicas em São Paulo.

Segundo a especialista, não se trata de uma condição hereditária, mas sim de uma doença que ocorre devido a alterações genéticas adquiridas e que acabam por desencadear o surgimento do câncer. "Não há como apontar causas exatas que permitam a prevenção para todos os indivíduos. Por isso, a melhor forma de deter o avanço da leucemia é o diagnóstico precoce", destaca a Dra. Mariana.

Fique atento aos sintomas

Alguns fatores, como a exposição a produtos químicos, principalmente os derivados de benzeno, e à radiação em altos níveis, assim como algumas doenças genéticas como anemia de Fanconi e outras que afetam o sangue, podem elevar o risco de incidência da doença. Ainda assim, estes são apenas fatores que podem contribuir para o surgimento da leucemia, mas não são regra. Diante disso, o principal conselho da hematologista é que seja dada atenção aos sinais que podem ser indícios da doença.

"Os sintomas das leucemias agudas incluem palidez, cansaço e sonolência, uma das consequências da queda na produção de glóbulos vermelhos (hemácias) e consequente anemia. Manchas roxas que surgem aparentemente sem traumas, pequenos pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos mais intensos e prolongados após ferimentos leves também podem surgir em decorrência da diminuição na produção de plaquetas", diz a Dra. Mariana.

A redução na imunidade ocasionada pela baixa quantidade de glóbulos brancos faz ainda com que a pessoa apresente infecções constantes e febre. "Dores ósseas e nas juntas, que podem dificultar a capacidade de locomoção, e dores de cabeça e vômitos são outros possíveis sintomas que não devem ser ignorados. Outro indício da doença pode ser ainda a perda de peso", afirma.

A Dra. Mariana frisa, contudo, que as leucemias crônicas são comumente descobertas por alterações identificadas no hemograma - exame de sangue que deve ser realizado periodicamente como parte da rotina, já que dificilmente apresentarem alterações evidentes à saúde. "Apenas em estágios mais avançados podem ocorrer sintomas similares aos casos agudos", pontua a especialista do CPO.

Para fechar o diagnóstico, é recomendada a coleta de medula óssea para exames específicos (mielograma, biópsia, imunofenotipagem e cariótipo). Outros estudos complementares podem ser então sugeridos, de acordo com a subclassificação a ser estabelecida e análise de risco, para que seja assim definido o tratamento a ser adotado. Em geral, as leucemias são tratadas com quimioterapia. De acordo com os resultados obtidos com a quimioterapia, pode ser indicado o transplante de medula óssea.

Geral: Embrapa desenvolve hambúrguer sem carne

O produto já está à venda em supermercados no Rio de Janeiro

Agência Brasil

Está à venda em rede de supermercados no Estado do Rio de Janeiro um hambúrguer que tem gosto tradicional, mas não é feito de carne animal. O “Novo Burguer”, no comércio há dois meses, é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne.
O produto foi criado para pessoas batizadas como “flexitarianos” – aqueles indivíduos que apesar de gostarem de carne querem balancear a dieta e buscam reduzir o consumo de carne. “São diferentes de vegetarianos ou veganos que não gostam do sabor da carne e não querem alimentos que simulem a carne”, explica a engenheira de alimentos Janice Ribeiro Lima.
Embrapa desenvolve Novo Burger, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja.
Embrapa desenvolve Novo Burger, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja. - Divulgação / Embrapa
Ela é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, na unidade da estatal responsável por desenvolver agroindústria de alimentos, e que fica no Rio de Janeiro. Ela começou a criar alternativas para carne em pesquisas iniciadas em 2007, quando ainda trabalhava na Embrapa do Ceará.
Janice Lima e as equipes de pesquisadores já desenvolveram outros produtos como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e também substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.
A pesquisadora explica que o objetivo do seu trabalho “não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção”. Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal. Especialmente no caso do Novo Burguer que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.
Janice não sabe o preço final de comercialização, mas assinala que o custo é maior do que o hambúrguer tradicional, que tem maior produção em escala, distribuição e venda. O produto é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ), que tem acordo de cooperação com a Embrapa.