Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Túnel do Tempo: Barack Obama é indicado candidato dos EUA



Luís Alberto Alves

Eleição: No dia 3 de junho de 2008, Barack Obama vence Hillary Clinton e é indicado candidato democrata à presidência dos EUA.

Radiografia de Sampa: Rua Antonio Carlos




Luís Alberto Alves

Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva nasceu na cidade de Santos em 01 de novembro de 1773. Fez os seus estudos básicos em Santos e em São Paulo, partindo depois para Coimbra onde se formou em Direito. De volta ao Brasil foi juiz em Santos e, em 1815, ouvidor e corregedor da Comarca de Olinda, em Pernambuco. Como desenbargador da Relação Baiana, envolveu-se na Revolução Pernambucana de 1817, resultando daí a sua prisão por quatro anos, e sérias ameaças de morte. 

O seu espírito impetuoso levou-o a encarar a morte sem temor. Quando o aconselharam que pedisse perdão a D. João VI, respondeu altaneiro: "Só a Deus peço perdão! Do rei, Justiça". Posto em liberdade em 1821, foi eleito deputado as Cortes de Lisboa, e aí seu gênio brilhou com todo o vigor, tornando-se o líder da bancada brasileira. A sua grande capacidade de se expressar encantava, a prontidão com que argumentava tornava-o temido. Ameaçado de morte pela população de Lisboa, retirou-se para a Inglaterra, negando-se a assinar o projeto da Constituição Portuguesa.

 Em Falmouth, em 22 de outubro de 1822, ele e outros brasileiros deram a público o célebre manifesto em que expôs os motivos de sua retirada das Cortes. Em 17 de julho de 1823, os seus irmãos, José Bonifácio e Martim Francisco foram demitidos do ministério por D. Pedro I. Antonio Carlos e Martim Francisco pelas colunas do "Tamoio", abriram violentíssima campanha contra o Governo, tendo como consequência a prisão dos três Andradas. Exilado por quase cinco anos, permaneceu Antonio Carlos na França, voltando ao Brasil em 1828. Em 1831, com o 07 de abril retornou ele a atividade política. 

Recusou o cargo de ministro em Londres e seguiu para a Europa. Em 1838 voltou para Brasil novamente, e tomou assento no Parlamento como deputado por São Paulo, brilhando sempre a sua formidável eloqüência. "Ele, e Martim Francisco foram os chefes do movimento maiorista: deve-se-lhe o golpe de Estado de 23 de julho de 1840, que proclamou D. Pedro II maior", afirma o grande historiador Dr. Afonso de Taunay.

 Em 1842 apareceu envolvido no movimenro liberal paulista. Sendo vitorioso o partido liberal, em 1845, voltou a Câmara. Nesse mesmo ano, Pernambuco elegeu-o senador, ocupando, porém, durante pouco tempo a sua cadeira, pois em 05 de dezembro daquele mesmo ano faleceu no Rio de Janeiro. Antonio Carlos foi um dos nossos grandes homens e uma das mais famosas cerebrações que o Brasil tem possuído. A Rua Antonio Carlos (foto) fica na Consolação, Centro.

Geral: Judoca convocada para time de refugiados sonha reencontrar família

  • Rio de Janeiro
Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil
rio2016_banner

No Brasil desde 2013, a judoca congolesa Yolande Bukasa Mabika disse que ficou muito emocionada com a sua convocação, anunciada hoje (3), para a delegação de refugiados do Comitê Olímpico Internacional. Outros nove atletas, incluindo seu compatriota Popole Misenga, farão parte do time, que é uma novidade dos jogos de 2016.

Yolande concedeu muitas entrevistas hoje no Instituto Reação, onde treina para os jogos, e nem teve tempo de conversar com Popole, que também está refugiado no Brasil. Os dois vieram para participar da Copa do Mundo da modalidade, em 2013, mas contam que foram abandonados no hotel pela comissão técnica de seu país.

"É um sonho que vou realizar. Cheguei aqui no Brasil para lutar a Copa do Mundo e não lutei. Estou muito emocionada e muita coisa está voltando na minha cabeça. Nem sei como vou falar. Estou lembrando da minha familia".

Yolande se separou da família quando sua vila foi bombardeada na República Democrática do Congo, quando ela tinha 10 anos. Depois disso, foi levada com outras crianças para a capital de seu país, e nunca mais teve notícias dos familiares. Ela espera que a visibilidade dos jogos dê mais uma chance de reencontrá-los:
Os judocas refugiados Popole Misenga e Yolande Bukasa
Os judocas refugiados Popole Misenga e Yolande BukasaVinicius Lisboa/Agência Brasil
"Vou mudar a vida e procurar a minha família. Um dia, nós todos vamos ficar juntos", disse ela, que mora em uma casa em Cordovil, na zona norte do Rio, com a ajuda de custos que recebe do COI. "Agora, vou trabalhar muito forte para buscar a medalha, com muito foco e muita coragem".
Os congoleses são treinados pelo veterano do judô brasileiro Geraldo Bernardes, que também é o treinador de Rafaela Silva e Victor Penalber, convocados para a seleção olímpica brasileira. "É uma sensação muito boa, de muita emoção, saber que eles vão participar, e que esse movimento começa a transformar as vidas deles", comemora o técnico.

Geraldo disse que eles agora estão na fase de "polimento", em que é preciso se atentar aos mínimos detalhes, reforçar as regras e conferir a condição psicológica dos atletas. Entre os dias 12 e 17, eles devem ficar concentrados com a seleção brasileira de judô em Pindamonhangaba, para depois ficarem mais separados e se preparem para a possibilidade de, inclusive, enfrentar um dos brasileiros.

"Vai ser a última vez que eles ficarão com a seleção, porque também querem ter a privacidade. Não podemos deixar juntos com atletas com quem podem competir", diz Geraldo, que conta que treinamentos conjuntos com a seleção já aconteceram outras quatro vezes.

Economia: Começa em São Paulo Feirão Caixa da Casa Própria


  • São Paulo
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
Começou hoje (3) na capital paulista a 12ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria. O evento, da Caixa Econômica Federal, termina no domingo ((5) e, ao todo, são ofertados 75 mil imóveis entre novos e usados. Neste ano será disponibilizado, principalmente, o financiamento de habitação popular do Programa Minha Casa, Minha Vida e de outras operações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cujo teto máximo é de R$ 225 mil.

Logo depois da abertura, às 10h, os balcões dos agentes da Caixa já recebiam grande número de pessoas consultando as condições de financiamento, assim como os estandes das imobiliárias e das construtoras. Participam do feirão 91 construtoras e cerca de 40 correspondentes imobiliários Caixa, além de 12 imobiliárias. São 405 prédios e condomínios novos, mais de 40 mil imóveis novos e mais de 30 mil usados.

Para requerer o crédito para a casa própria no feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101), disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana.

Segundo o superintendente nacional da Caixa, Júlio Volpp, o feirão oferece a comodidade de ter o acesso ao financiamento e aos imóveis no mesmo lugar. “Quem chegar pode visitar os estandes das construtoras, identificar os imóveis que mais atendem à sua necessidade e depois ir até o estande da Caixa para simular e aprovar o financiamento”. Também é possível fazer a simulação do crédito antes de procurar o imóvel que mais se encaixa nessas condições.

Volpp destacou que neste ano o atrativo é o fato de que a maioria dos imóveis está incluída no Programa Minha casa Minha Vida. “As condições no feirão são as mesmas das agências da Caixa. Então, as pessoas podem vir aqui e financiar o imóvel em até 35 anos, com taxas de juros bastante adaptadas ao orçamento e à realidade do Brasil. Neste ano, a prioridade é para quem vai comprar o imóvel no Minha Casa Minha Vida”.

O técnico em mecatrônica Cleiton Fernando dos Santos visitou a feira pela segunda vez com sua esposa e procurava uma casa em Santo André, onde vive atualmente. “No ano passado, viemos e não pudemos comprar. Neste ano também não poderemos porque os juros estão mais altos e está mais complicado. Minha expectativa era a de conseguir condições melhores para o financiamento, mas não achei”. Mesmo assim, ele elogiou o evento e a orientação que recebeu.

A balconista Vanuza da Silva estava com o marido no estande de uma construtora procurando uma casa, mas se deparou com muitas ofertas de apartamentos na região onde mora em uma casa alugada.  “Estamos procurando uma casa em Barueri. Tivemos uma proposta de apartamento, mas mesmo assim está difícil por causa da nossa renda que não é compatível com o valor do imóvel”.
A expectativa neste ano é de repetir o volume de negócios de 2015, que foi de R$ 3 bilhões encaminhados.

Economia: Produção no pré-sal ultrapassa 1 milhão de barris/dia e é novo recorde



  • Rio de Janeiro
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Plataforma de petróleo
Petrobras anunciou que produção de petróleo superou 1 milhão de barris por diaDivulgação/Petrobras
A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras nas áreas do pré-sal, nas Bacias de Santos e Campos, atingiu novo recorde no último dia 8 de maio, superando 1 milhão de barris por dia de óleo equivalente (petróleo e gás natural) a um novo recorde. A empresa não informou o recorde anterior, nem a data em que foi registrado.

A informação foi dada em nota divulgada hoje (3) pela Petrobras, adiantando que mais de 70% deste total dizem respeito à parcela da empresa nas aéreas envolvidas. Com a nova marca, obtida nos campos localizados nas duas bacias, o petróleo do pré-sal brasileiro já responde por cerca de 40% da produção de petróleo no país, hoje estimada em 2,9 milhões de barris por dia.

O resultado foi alcançado menos de dez anos após a descoberta destas jazidas em 2006, e menos de dois anos depois de atingida a produção de 500 mil barris por dia, em julho de 2014. Na avaliação da Petrobras, “isso comprova não só a viabilidade técnica e econômica do pré-sal, como também a sua alta produtividade. Em termos comparativos, o primeiro milhão de barris diários de petróleo produzido pela Petrobras só foi alcançado em 1998, decorridos 45 anos de criação” da estatal.

A empresa ressalta que o recorde foi obtido com a contribuição de apenas 52 poços produtores, o que comprova “o excelente retorno dos investimentos no pré-sal: é importante ressaltar que o primeiro milhão de barris produzido por dia pela companhia, em 1998, foi obtido com a contribuição de mais de 8 mil poços produtores”.

“Os projetos de produção do pré-sal são, hoje, a principal aposta e foco de investimentos da empresa por sua importância estratégica e alta rentabilidade”, afirma a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes. Para ela, “eles são a garantia, junto aos demais projetos do nosso portfólio, de maior previsibilidade para as nossas metas e curva de produção”.

Alta produtividade
A Petrobras ressalta, ainda, que o volume expressivo produzido por poço no pré-sal da Bacia de Santos, em torno de 25 mil barris de petróleo por dia, está muito acima da média da indústria e que, dos dez poços com maior produção no Brasil, nove estão situados nessa área. “O mais produtivo está localizado no campo de Lula, com uma vazão média diária de 36 mil barris de petróleo”.

Capacidade instalada
Hoje, já operam no pré-sal da Bacia de Santos sete sistemas de produção de grande porte, interligados a plataformas flutuantes que produzem, estocam e exportam petróleo e gás. São os FPSOs (unidades de produção semi-submersíveis que exploram, estocam e escoam petróleo e gás natural) Cidade de Angra dos Reis, em operação desde 2010, no campo de Lula; Cidade de São Paulo (desde 2013 operando no campo de Sapinhoá); Cidade de Paraty (desde 2013 no campo de Lula); Cidade de Mangaratiba (desde 2014 também no campo de Lula, área de Iracema Sul); Cidade de Ilhabela (desde 2014 no campo de Sapinhoá, área Norte); Cidade de Itaguaí (2015, no campo de Lula, área de Iracema Norte); e Cidade de Maricá, desde 2016 no campo de Lula, área de Lula Alto.

Há ainda outros oito sistemas de produção operando tanto no pré-sal, quanto no pós-sal da Bacia de Campos. Seis dessas unidades já estavam produzindo no pós-sal, mas, como apresentaram capacidade disponível de processamento, viabilizaram a rápida interligação de novos poços perfurados nas camadas mais profundas do pré-sal.

Duas outras unidades foram implantadas para operar prioritariamente no pré-sal - os FPSOs Cidade de Anchieta (2012) e a plataforma P-58 (2014), ambas para a produção nos campos de Jubarte, Baleia Azul e Baleia Franca.

Custos competitivos
Na avaliação da Petrobras, o pré-sal brasileiro é reconhecido como um dos mais competitivos entre as novas fontes de petróleo atualmente em desenvolvimento no mundo, em função da alta produtividade dos poços, do baixo custo de extração e da aplicação de tecnologias de produção inovadoras desenvolvidas tanto pelo estatal como por seus parceiros.

“A combinação de novas tecnologias com a aceleração da curva de aprendizado técnico, com foco em custos e produtividade, torna os projetos do pré-sal altamente rentáveis para a companhia”. Assim, o custo médio de extração, em decorrência desses fatores, também vem sendo reduzido gradativamente ao longo dos últimos anos.

Passou de US$ 9,1 por barril de óleo equivalente (óleo + gás) em 2014 para US$ 8,3 em 2015, e atingiu um valor inferior a US$ 8 por barril no primeiro trimestre deste ano. “Um resultado bastante significativo se comparado com a média da indústria, que oscila em torno dos US$ 15 por barril de óleo equivalente”.

Expansão do sistema
A Petrobras informou que, ainda no início do terceiro trimestre deste ano, entrará em operação, também na Bacia de Santos, um novo sistema de produção, interligado ao FPSO Cidade de Saquarema, a ser instalado no campo de Lula, área de Lula Central. Essa plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris de petróleo por dia e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Outro grande sistema, conectado ao FPSO Cidade de Caraguatatuba, será instalado no campo de Lapa, ainda no terceiro trimestre deste ano, com capacidade para produzir até 100 mil barris/dia de petróleo e comprimir até 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Até 2020, estão previstos 12 novos sistemas de produção no pré-sal da Bacia de Santos, finalizou a Petrobras.

Política: Dilma condena cultura do estupro e segregação social em ato de mulheres no Rio


  • Rio de Janeiro
Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Milhares de mulheres fazem ato em apoio à presidente afastada, Dilma Rousseff, no centro do Rio
 Milhares de mulheres fizeram  ato no centro do Rio em apoio à presidente afastada, Dilma Rousseff, que no discurso condenou a cultura do estupro e a exclusão social no Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil
No primeiro ato organizado de mulheres no Rio de Janeiro com a presença de Dilma Rousseff, a presidente afastada condenou a cultura do estupro e a segregação social que, segundo afirmou, ainda imperam na nossa sociedade. Ela lembrou os casos recentes que ocorreram na cidade: o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos e a proibição de um clube a uma babá acompanhar crianças ao banheiro social.

"Essa cultura do estupro contra as mulheres e da exclusão social é algo que nós sabemos que tem que ser combatido por todos os movimentos, mas também pelos governos. É lamentável que ao escolher uma secretária das mulheres ela se manifeste contra o abordo em caso de estupro, previsto em lei. 

É uma conquista ainda pequena das mulheres, mas é uma conquista. Um agente público, homem ou mulher, mas sobretudo uma mulher, não pode achar que as suas convicções pessoais se sobreponham à lei”, disse Dilma,  referindo-se à nomeação de Fátima Pelaes para a Secretaria de Políticas para Mulheres.

Em seu discurso, a presidente afastada afirmou que o governo interino é um mau exemplo, ao colocar apenas “homens brancos e velhos” no primeiro escalão, o que “não representa a nossa diversidade”. Dilma disse também que o que tem assistido nos últimos 20 dias é “assustador”.
“Eu jamais pensei que assistiria alguém ameaçar o Bolsa Família e as conquistas na área de educação. Nunca pensei que num país com essa diversidade pudessem extinguir o Ministério da Cultura. Não é um capricho nosso querer que sejamos representadas no primeiro escalão do governo, porque não é possível deixar que ocorra estupro coletivo ou segregação de babás".

Ela também chamou o processo do impeachment a que responde de golpe e afirmou que, com as gravações vazadas recentemente, ficou claro que se trata de uma forma de impedir que as investigações de combate à corrupção cheguem a pessoas como o deputado afastado Eduardo Cunha e o presidente interino Michel Temer.

"No início eles queriam que eu renunciasse, para tirar o incômodo que é a minha presença. Eu não cometi nenhum crime de corrupção, não desviei dinheiro público, não tenho conta na Suíça, então era melhor que eu renunciasse para evitar o incômodo de tirar uma pessoa inocente. As mulheres resistem, seguram uma barra feia e seguram o bonde. A minha vida inteira eu lutei contra a ditadura nesse país. E agora eu tenho a honra de lutar pela democracia nesse país”.

Falando para uma plateia majoritariamente feminina, Dilma disse que tem o dever de zelar pela dignidade da mulher brasileira e lembrou a força que elas têm. "Eu sei que sou um grande incomodo, porque, como eu sou mulher, eles confundem as coisas. Eles falam que mulher é frágil, mas, se a gente fosse frágil, a gente não criava filho, não segurava trabalhar e cuidar das crianças, não conseguiríamos ter um trabalho decente, nos formar nas universidades, somos a maioria em vários cursos. E se a gente fosse tão frágil, eu não seria a primeira mulher presidente”.

Antes de Dilma, diversas lideranças de movimentos de mulheres, trabalhistas, sociais e políticas falaram contra o governo do presidente interino Michel Temer e pedindo a volta de Dilma à presidência. O ato Mulheres pela Democracia saiu do Largo da Carioca por volta de 17h com mil pessoas e reuniu cerca de 25 mil na Praça XV, de acordo com a organização.


Política: FHC afirma que jamais interferiu em contratos da Petrobras em seu mandato



André Richter – Repórter da Agência Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje (3) que jamais interferiu em contratos da Petrobras durante seus dois mandatos. Por meio de nota publicada em sua rede social, o ex-presidente também disse que seu filho, Paulo Henrique Cardoso, nunca teve ligação com a estatal.

A manifestação de FHC foi motivada pela divulgação dos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Segundo FHC, as declarações de Cerveró não têm fundamento.

“Notícias veiculadas pela mídia a propósito de delação do senhor Nestor Cerveró sobre o governo FHC não têm qualquer fundamento. Paulo Henrique Cardoso nunca foi ligado à empresa PRS, nunca ouviu falar dela, nem, portanto, teve qualquer relação comercial com a referida empresa, nem, muito menos, teve algo a ver com as compras de Petrobras. De igual modo, Fernando Henrique Cardozo jamais interferiu ou orientou aquisições pela Petrobras durante os dois mandatos que exerceu com presidente da República. Esclarecimentos mais detalhados podem ser prestados pelos técnicos que dirigiram a empresa no período mencionado”, diz a nota.

Em dois depoimentos, Cerveró disse que fechou a contratação de uma empresa ligada ao filho do ex-presidente, Paulo Henrique Cardoso, por orientação do então presidente da estatal Phillipe Reichstul.

Ele disse aos investigadores que, em 1999 ou 2000, passou a tratar com o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, sobre a contratação da empresa espanhola Union Fenosa, em um projeto da TermoRio, usina termelétrica operada pela estatal. Segundo o delator, todos esperavam que o negócio seria fechado, mas a empresa do filho de FHC foi contratada.

Os depoimentos foram divulgados ontem (3), após a decisão do ministro Teori Zavascki, que retirou o sigilo dos depoimentos ao atender um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Política: Projeto de Flavinho ampara gestante em condições de vulnerabilidade

Luís Alberto Alves

Proposta em análise na Câmara dos Deputados modifica a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - Lei 8.742/93) para assegurar proteção e amparo a gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou situação de rua e à gravidez decorrente de violência sexual ou com risco à saúde. A medida está prevista no Projeto de Lei 4641/16, do deputado Flavinho (PSB-SP).

DEP FLAVINHO
Flavinho: a vida deve ser compreendida como vida plena, desde a sua concepção até o seu declínio natural
Segundo o autor, o objetivo é salvaguardar a “vida e garantir que o texto constitucional não seja letra morta”. Flavinho diz ainda que a mudança permite uma estabilidade mínima à gestante em condições de vulnerabilidade. “É importante que a mulher possa avaliar, com serenidade, a oportunidade de salvar uma vida humana permitindo a evolução natural do processo gestacional”, disse.

O projeto também modifica a LOAS para assegurar a mulheres em condição de vulnerabilidade direito às provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A concessão e o valor desses benefícios serão definidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelo s municípios.
O texto assegura prioridade no recebimento desses benefícios à gestante que optar pela adoção como condição para a não realização do aborto.

Tramitação 
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: PEC estabelece obrigatoriedade de diploma de curso superior para cargo eletivo


Luís Alberto Alves

IRAJA ABREU
Em sua justificativa, Irajá Abreu cita os membros do Poder Judiciário como exemplo, que possuem formação superior. "No mesmo sentido, o Poder Legislativo, responsável pela confecção das leis e pela fiscalização dos atos do Executivo, também deve buscar essa qualificação dos seus membros"
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 194/16, que estabelece a exigência de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área como condição de elegibilidade para os cargos de senador, deputado federal, estadual ou distrital, presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, prefeito, vice-prefeito e vereador.
O autor da proposta, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), diz que busca, com a PEC, “estabelecer um patamar superior para aqueles que tenham a intenção de concorrer a cargos eletivos”. Para ele, os aspirantes a cargos eletivos “devem ter, na busca de soluções dos problemas nacionais de forma duradoura, uma visão mais profunda da realidade brasileira, o que a disponibilidade de conhecimentos integrados por uma visão acadêmica pode propiciar com maior efetividade”.
“Hoje, verificamos que muitos membros do Poder Legislativo possuem, inclusive, dificuldade de leitura, o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais, na medida em que o exercício de tais funções torna-se cada vez mais complexo e dependente de conhecimentos específicos”, afirma o deputado.
Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto àadmissibilidade. Caso seja aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Política: Temer elogia agilidade da Câmara na aprovação de matérias relevantes



Luís Alberto Alves

O presidente interino da República, Michel Temer, elogiou nesta quinta-feira (2) a agilidade da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional na votação de matérias importantes para o governo desde a sua chegada à Presidência, no último dia 12. Temer citou a rápida aprovação da nova meta fiscal e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/15, que prorroga até 2023 a Desvinculação das Receitas da União (DRU).
“Quero lançar um aplauso pessoal à Câmara dos Deputados e ao seu presidente em exercício, deputado Giacobo (PR-PR). Nestes dias, tive a felicidade de rever a Câmara e o Senado trabalhando ativamente”, disse Temer durante a solenidade de posse, no Palácio do Planalto, do novo ministro da Transparência, Torquato Jardim. “Depois de uma paralisação causada por várias circunstâncias, o que temos visto nestes últimos dias é o Congresso Nacional trabalhando madrugada adentro para aprovar projetos até difíceis, como o da meta fiscal e 14 projetos que dizem respeito ao funcionalismo público”, acrescentou.
Segundo ele, é preciso observar o princípio constitucional da separação entre os Poderes, mas com harmonia. “Especialmente importante para o governo foi a aprovação da DRU em prazo recorde. É um apoio, presidente Giacobo, indispensável ao Poder Executivo, e revela aos olhos do povo esta integração entre o Legislativo e o Executivo. Vamos precisar muito da Câmara”, completou Temer.
O deputado Giacobo é o presidente em exercício da Casa, já que o 1º vice-presidente e presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), está em viagem oficial ao Chile.

Política: Reforma da Previdência será tema de debate na Comissão de Defesa dos Idosos



Luís Alberto Alves



A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realiza audiência pública nesta terça-feira (7) para debater a Reforma Previdenciária.
O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Roberto de Lucena (PV-SP). “O tema previdência é um tema urgente, que esta Casa deve estar debruçada com muita atenção, para que possamos garantir que nenhum dos direitos adquiridos e consolidados, dos trabalhadores e dos aposentados, venha a sofrer qualquer tipo de desajuste ou consequência”, argumentou.
Lucena acrescentou que o objetivo da audiência é trazer a sociedade, as organizações e instituições que militam na defesa dos direitos dos idosos e dos aposentados e especialistas que possam contribuir para esclarecer e trazer contribuições para a comissão.
Foram convidados para debater o tema a consultora legislativa Cláudia Augusta Ferreira Deud e o presidente do Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, Renato Follador.
A reunião será realizada a partir de 14h30, no plenário 16.

Política: Câmara aprova 14 projetos de reajuste salarial de carreiras dos três poderes

Luís Alberto Alves

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de  projetos
Plenário aprovou reajustes negociados desde 2015 com o governo Dilma, mas agora assumidos pelo governo Temer
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, entre a noite desta quarta-feira (1º) e a madrugada de quinta-feira (2), 14 projetos de lei com recuperação salarial para diversas categorias dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Esses reajustes foram negociados desde 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff, agora afastada devido ao processo de impeachment, mas foram assumidos pelo presidente interino Michel Temer.
O único projeto que ficou para depois é o PL 7922/14, da Defensoria Pública da União, que estrutura carreiras do órgão. A retirada foi a pedido da própria DPU.
A maior parte dos projetos precisa passar ainda por votação no Senado. O único projeto que irá a sanção é justamente o que aumenta a remuneração dos servidores daquela Casa (PL 4244/15), pois já foi votado lá e não teve mudanças na Câmara.
Com o aumento do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que chegará a R$ 39.293,38 em 2017, esse será o novo teto de remuneração do funcionalismo público.
Debates em Plenário
Os líderes partidários declararam apoio ao reajuste. “Os compromissos já estão na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e no Orçamento de 2016. Vamos fazer o que negociamos em 2015 [no governo Dilma]”, declarou o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).
Já o líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP), ressaltou que o mérito da votação é do presidente interino Michel Temer, não de Dilma. “Os funcionários públicos estavam sendo enrolados e, agora, terão os aumentos aprovados”, disse.

Variedades: “GIROU, LIGOU, GANHOU”, DA RENAULT, ESTREIA COM WESLEY SAFADÃO E "AQUELE 1%” DE ENTRADA

acebook Twitter
Uma das ações mais tradicionais do mercado automobilístico nacional, o “Girou, Ligou, Ganhou”, da Renault, está de volta e promete movimentar as concessionárias da marca e também a internet. Entre os dias 3 e 13 de junho, a Renault irá distribuir um total de sete Duster Oroch, sendo três na chave e quatro no sorteio. Para participar, basta ir a alguma concessionária Renault e girar a chave. Se o carro ligar, o cliente participante ganha o veículo na hora. Caso não ligue, ele ainda tem uma outra chance de faturar a mais nova picape da marca por meio de sorteio.
A promoção este ano é estrelada por um dos artistas mais populares do país na atualidade: Wesley Safadão, que, em situações bem-humoradas, vai explicar para o público como é fácil concorrer aos carros, em spots de TV, Rádio, internet e nas mídias sociais da Renault. 

Condições especiais

Além dos sorteios da inovadora Duster Oroch, a nova campanha de varejo da Renault traz também excelentes condições de compra, válidas pelo mesmo período da “Girou, Ligou, Ganhou”. “Aquele 1%” – um dos principais hits de Wesley Safadão – será também um forte atrativo para os consumidores interessados em adquirir um veículo zero quilômetro. Isso porque a Renault passa a oferecer “aquele 1%” de entrada e o saldo dividido em até 60 vezes ou o valor total dividido em 36 vezes, com taxa zero.

“Essa campanha une dois atrativos muito fortes, que, em geral, são oferecidos apenas separadamente: uma entrada de baixo valor e o financiamento do saldo residual em longo prazo. Sem falar também na outra opção, que dá a tranquilidade da taxa zero em até 36 vezes. São argumentos, que, unidos à qualidade dos nossos veículos e às melhores condições de financiamento do mercado, mostram ao consumidor que, na hora de trocar o carro, a Renault é a melhor opção”, afirma Bruno Hohmann, diretor de Marketing da fabricante.

Variedades: O Mestre dos Gênios



O Mestre dos Gênios ganha trailer legendado e pôster


 
Estrelado por Jude Law, Nicole Kidman e Colin Firth, o filme chega aos cinemas brasileiros
no dia 22 de setembro

 

Com lançamento previsto para o dia 22 de setembro, O Mestre dos Gênios (Genius, EUA/Reino Unido, 2016), destaque do Festival de Berlim deste ano, ganha trailer legendado e pôster (confira links abaixo). O longa, baseado na biografia “Max Perkins: Um Editor de Gênios”, de A. Scott Berg, traz Colin Firth (O Discurso do Rei) na pele de Perkins e Jude Law (O Grande Hotel Budapeste) como Thomas Wolfe, gigante literário rejeitado por todas as editoras no início de sua carreira.

Ambientado na Nova Yorque do início do século XX, O Mestre dos Gênios é, segundo A. Scott Berg, um raro reconhecimento público do trabalho ao qual Max Perkins dedicou sua vida. O drama, cujo figurino é assinado por Jane Petrie (As Sufragistas), retrata a complexa amizade e a transformadora relação profissional entre Perkins (descobridor de escritores como F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway) e o jovem, pulsante e talentoso Thomas Wolfe, nascido em Asheville, Carolina do Norte, em 1900.

Estão ainda no grande elenco Nicole Kidman (As Aventuras de Paddington, Olhos da Justiça) como Aline Bernstein, designer que teve uma relação tumultuada com Wolfe; Laura Linney (Um Final de Semana em Hyde Park, O Enviado) como Louise Perkins, esposa de Max; Guy Pearce (The Rover – A Caçada, Homem de Ferro 3), como F. Scott Fitzgerald; e Dominic West (O Despertar, Orgulho e Esperança) como Ernest Hemingway.

Com produção de James Bierman, Michael Grandage e John Logan, co-produção de Tracey Seaward, O Mestre dos Gênios conta com Ben Davies (Vingadores: Era de Ultron) na direção de fotografia, Mark Digby (Ex-Machina: Instinto Artificial) como designer de produção, Jane Petrie (As Sufragistas) no figurino, Chris Dickens (Macbeth) na edição e Christine Blundell (Kingsman: Serviço Secreto) na maquiagem.