Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Economia: Taxa de inadimplência deve registrar 4,71% em julho


Projeção do Ibevar prevê queda de 0,03 p.p. em relação ao valor real de abril de 2019

Redação/Hourpress
A taxa de inadimplência de pessoas físicas deve registrar queda em julho, com média de 4,71%, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). O resultado implica em uma de queda de 0,31 p.p. em relação ao valor real do mesmo período do ano anterior e queda de 0,03 p.p comparado ao valor real de abril de 2019. Esse percentual corresponde a carteira de crédito livre com, pelo menos, uma parcela com atraso superior a 90 dias.

Economia: Para cada idade uma estratégia de planejamento financeiro



Especialista ensina a investir em cada faixa etária e organizar as finanças ao longo da vida

Luís Alberto Alves/Hourpress
Seja qual for a idade, sempre há uma forma adequada para poupar e garantir um futuro tranquilo. Por isso o especialista Junior Grilli garante que, para cada faixa etária, existe a melhor estratégia de planejamento financeiro.
“No início da vida profissional, que geralmente ocorre entre os 15 e 20 anos, os salários são mais baixos e a possibilidade de investimento é menor, por isso minha dica é focar na educação, cursos profissionalizantes e especialização em uma segunda língua, preferencialmente na língua inglesa que é considerada universal”, ensina Grilli.
Entre os 20 e 30 anos, as pessoas tendem a focar no desenvolvimento profissional e com isso já é possível conquistar um cargo melhor e dar um upgrade no salário. “Ganhando mais, a tendência é gastar mais, portanto o foco nesta fase é importante. Manter as despesas fixas baixas e investir mais em renda variável é um caminho promissor”, afirma o especialista.
A chegada dos 30 até os 40 é um período marcado por decisões em termos financeiros, de carreira e da vida pessoal. “Quem está solteiro precisa evitar o consumo exagerado e desnecessário, principalmente em relação à vida social intensa que pode minguar o salário todo. E os casados tem o desafio de se adaptar a um orçamento mais alto. Portanto meu conselho é o de diversificar as aplicações entre renda variável e renda fixa”, alerta Grilli. 
Outro destaque dado pelo especialista é optar em aplicar o dinheiro ao invés de financiar a casa própria. “Quando você financia um apartamento de 600 mil reais, por exemplo, ao final você terá pago quase três apartamentos, ao passo que se você tiver uma educação financeira e souber investir o mesmo valor da parcela mensalmente e cuidar do seu dinheiro como fazem os suíços, americanos e europeus, você terá um rendimento suficiente para morar em um imóvel melhor e ainda ter a reserva no banco”, aconselha Junior.
A fase dos 40 aos 50 anos é marcada pela experiência e maturidade, porém em geral também pelo aumento da responsabilidade com os filhos e família. “Neste período a tendência é um aumento de gastos com planos de saúde e com a educação dos filhos, portanto o ideal é cuidar da reserva de emergência, além dos investimentos em renda fixa e variável. Nessa fase a curva de distribuição dos investimentos começa a se inverter para dar mais segurança na aposentadoria”, diz Grilli.
A chegada dos 60 e os anos seguintes são marcados pela sabedoria, o propósito de vida muda e o menos é mais. “Se você manteve uma reserva de emergência desde a juventude e aprendeu a investir adequadamente seu dinheiro, certamente vai entender que a vida começa na melhor idade, pois é a fase de usufruir todo o planejamento financeiro feito ao longo da vida. A sugestão é usar parte do recurso para viagens e passeios, mas manter o dinheiro trabalhando por você. Nessa etapa, geralmente a preferência é para os fundos de renda fixa para manter a segurança”, finaliza Junior.

Junior Grilli é trader profissional do mercado financeiro desde 2015. Atuou em grandes empresas como Coca-Cola, Nívea e Louis Dreyfus. É formado pela Harvard Business School e Coca – Cola University. Seu método simples e inovador mostra que qualquer pessoa pode operar na Bolsa de Valores e conquistar a independência financeira, independente da quantia, desde que saiba controlar também o seu Mindset, ou seja, a forma de interpretar acontecimentos do mercado financeiro.

Veículos: Importados x Nacionais: qual modelo perde mais valor?





Com 9,17%, Audi A3 Sedan Attraction apresenta maior diferença de desvalorização entre versão importada e nacional. Land Rover Range Evoque conta com menor diferença, apenas 0,02%

Luís Alberto Alves/Hourpress
Liberada em 1990 pelo governo Collor, a importação de automóveis está presente na vida dos consumidores. Ainda assim, muitos modelos deixaram de ser adquiridos do exterior e passaram a ser fabricados no Brasil. Para entender se existe diferença na queda de preço, o site referência em precificação de carros novos e usados - KBB Brasil – analisou a desvalorização de sete modelos importados e suas respectivas versões nacionais, considerando características parecidas.
O estudo mostra que modelos fabricados fora do Brasil apresentaram menores taxas de desvalorização. Modelos como o Audi A3 Sedan Attraction Land Rover Range Rover Evoque contaram com a maior e menor diferença entre as versões, respectivamente. A alemã apresentou o delta de 9,17%, enquanto o automóvel da inglesa Land Rover diferenciou-se com 0,02%.
O importado Volkswagen Golf Hatchback 4P Highline 1.4 TSi DSG perdeu apenas 4,24% de seu valor, comparado ao índice de 10,30% da sua versão similar nacional. A Mercedes-Benz Classe C Sedan 4P C 180 Avantgarde 1.6 Turbo Flex contou com queda de 12,95%, contraposta a brasileira com taxa de 7,35%. Da mesma montadora, a GLA SUV 4P GLA 200 Style 1.6 TB Flex foi a estrangeira que obteve maior desvalorização: 11,05%. A alemã segue no ranking, o SUV perde 11,46% de preço nos carros vindo do exterior.
Encerrando a análise, a BMW foi a única montadora que teve uma versão produzida no Brasil com menor desvalorização quando comparada a sua opção importada. O Série 3 Sedã 4P 320i Sport 2.0 TB Flexapresentou o número mais baixo (6,65%), enquanto sua versão importada atinge uma taxa de 7,18%.
Para entender melhor como ficou a comparação de desvalorização entre os sete modelos produzidos dentro e fora do país, confira abaixo a lista completa:
Modelos
Nacionais
Desvalorização
Nacionais
Desvalorização
Importados
Modelos
Importados
AUDI A3 Sedan 4PATTRACTION 1.4 TFSI FLEX Automático
-13,01%
-3,84%
AUDI A3 Sedan 4PATTRACTION 1.4 TFSI S TRONIC Automático
VOLKSWAGEN GOLF Hatchback 4P HIGHLINE1.4 TSi FLEX Automático
-10,30%
-4,24%
VOLKSWAGEN GOLF Hatchback 4P HIGHLINE1.4 TSi DSG Embreagem Automatizada
MERCEDES-BENZ CLASSE C Sedan 4P C 180 AVANTGARDE 1.6 TB FLEX Automático
-12,95%
-7,35%
MERCEDES-BENZ CLASSE C Sedan 4P C 180 AVANTGARDE 1.6 TB Automático
MINI COUNTRYMAN Hatchback 4P COOPER S TOP 1.6 16V TB Automático
-9,06%
-6,00%
MINI COUNTRYMAN Hatchback 4P COOPER S TOP 1.6 16V TB Automático
MERCEDES-BENZ GLA SUV/Crossover 4P GLA 200 STYLE 1.6 TB FLEX Automático
-11,46%
-11,05%
MERCEDES-BENZ GLA SUV/Crossover 4P GLA 200 STYLE 1.6 TB FLEX Automático
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE SUV/Crossover 4P SE DYNAMIC 2.0 TB-Si4 Automático
-9,42
-9,40%
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE SUV/Crossover 4P DYNAMIC 2.0 TB-Si4 Automático
BMW SÉRIE 3 Sedan 4P320i SPORT 2.0 TB FLEX Automático
-6,65%
-7,18%
BMW SÉRIE 3 Sedan 4P 320i SPORT 2.0 TB FLEX Automático
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. 
Sobre a Kelley Blue BookCriada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. 
Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox AutomotiveA Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.
A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.

Variedades: Programação CINESESC De 18 a 24 de julho


Redação/Hourpress

De 18 a 24 de julho

Ingressos
Segundas, terças e quintas: R$ 17 (inteira); R$ 8,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 5 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
QuartasR$ 12; R$ 6; R$ 3,50;
Sextas, sábados, domingos e feriadosR$ 20; R$ 10; R$ 6;


CINEMA
Cinema - Estreia
Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar
(Dir.: Marcelo Gomes, 86′, BRASIL, 2019, documentário, 10 anos)
A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável: a cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval – o único momento de lazer do ano -, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.
De 18 a 19, e 22 a 24/7, quinta, sexta e segunda a quarta, às 15h.
De 18 a 19, e 21 a 24/7, quinta, sexta e domingo a quarta, às 17h.
De 18 a 19, 21 a 22 e 24/7, quinta, sexta, domingo, segunda e quarta, às 21h15.

Visionários da Quebrada
(Dir: Ana Carolina Martins, Brasil, 2018, 90 minutos, Livre)
Personagens de várias quebradas de São Paulo nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade. As histórias contadas por seus próprios protagonistas criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes das periferias relacionados a moda, educação, gastronomia, dança, comunicação, entre outros temas. E revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças em suas comunidades. Após a sessão, bate-papo com a diretora Ana Carolina Martins e um visionário.
Dia 23/7, terça, às 20h30.

Noites do Barulho
E.T. O Extraterrestre
Steven Spielberg. EUA. 1982. 120 minutos. Livre. Dublado.
Um frágil ser de outro mundo perde o embarque de volta para seu planeta e se apega a uma criança terrestre, que o leva para casa e o protege de pesquisadores que pretendem capturá-lo para servir de cobaia. Com muitos sustos, gargalhadas, ternura e lirismo, “E.T.” é a quebra do preconceito de que aquele que é diferente – por mais estranho que seja, e mesmo que “de outro mundo” - representa perigo em potencial. Um clássico perene para crianças e adultos, que apresentou a atriz Drew Barrymore e consagrou Steven Spielberg como um dos maiores contadores de histórias do cinema contemporâneo.
Dia 18/7, quinta, às 19h.

Os Goonies
Richard Donner. EUA. 1985. 101 minutos. Livre. Dublado.
Com os prédios de seu bairro prestes a serem demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes, um grupo de meninos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. É quando encontram um velho mapa do tesouro capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, e então decidem sair à procura do lugar indicado no mapa pelo pirata Willy, o Caolho. Um “hit” dos cinemas e da TV dos anos 80, com situações bem-elaboradas, muitos sustos, humor e efeitos especiais. Com produção e argumento de Steven Spielberg, o filme é diversão garantida do início ao fim.
Dia 19/7, sexta, às 19h.

De Volta para o Futuro
Robert Zemeckis. EUA. 1985. 116 minutos. Livre. Dublado.
Um adolescente entra na máquina do tempo de um cientista amalucado (o inesquecível carro DeLorean) e volta aos anos 50 do século passado, quando ele ainda não havia nascido. Ele então conhece sua própria mãe, ainda jovem, e ela se apaixona por ele, o que dá origem a seguidas confusões. Uma das melhores produções de Steven Spielberg dos anos 80, com roteiro inteligente e atores certos nos papéis certos (Michael J. Fox e Christopher Lloyd arrasam). A direção de arte retrô e a trilha musical recriam com nostalgia o ano de 1955.
Dia 21/7, domingo, às 19h.

Gremlins
Joe Dante. EUA. 1988. 105 minutos. Livre. Dublado.
Rand Peltzer é um “inventor” que, na intenção de dar um presente natalino especial para seu filho, Billy, compra no bairro de Chinatown, em Nova York, um Mogwai, um serzinho felpudo gracioso e aparentemente inofensivo. Ainda que o dono do Mogwai não queira vendê-lo por valor nenhum, já que ter um bichinho desses envolve muitas responsabilidades, seu neto o comercializa escondido em troca de uma boa quantia. Rand ouve as instruções sem dar a devida importância a elas e o leva para casa em uma pequena cidade, e então o algo bizarro acontece: o Mogwai, depois entrar em contato com água, dáorigem a monstrinhos terríveis, engraçados e perigosos. O filme teve uma continuação de sucesso em 1990.
Dia 22/7, segunda, às 19h.

Labirinto A Magia do Tempo
Jim Henson. EUA. 1986. 101 minutos. Livre. Dublado.
Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah quer mesmo é se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo ao seu pedido, o Rei dos Duendes, personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, ela terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para que ele não seja transformado em um duende. O músico David Bowie, a mocinha Jennifer Connely e um bebê chorão são praticamente os únicos atores “vivos” entre bonecos animados mecanicamente. O filme tem ótimos efeitos especiais e um visual envolvente que mexeu – e ainda mexe – com as fantasias de todos.
Dia 23/7, terça, às 19h.

Os Caça-Fantasmas
Ivan Reitman. EUA. 1984. 105 minutos. Livre. Dublado.
Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler são cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, em Nova York, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando eles são dispensados da instituição, Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, até que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento. Uma brincadeira divertidíssima, com muitos efeitos especiais e roteiro ágil, além de um clima de história em quadrinhos que garante a leveza do filme. Teve uma sequência em 1989.
Dia 24/7, quarta, às 19h.

Fronteiras Finais
Feitiço da Lua
(Dir.: Norman Jewison, EUA, 1987, 103', Livre)
Sinopse No papel que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, Cher é Loretta Castorini, uma viúva que, por pressão de sua família, concorda em se casar novamente, mas que acaba se apaixonando por Ronny (Nicolas Cage), o irmão de seu noivo. Uma clássica comédia que também venceu os Oscars de melhor roteiro (John Patrick Shanley) e melhor atriz coadjuvante (Olympia Dukakis).
Dia 20/7, sábado, às 15h.

O Primeiro Homem
(Dir.: Damien Chazelle, EUA, 2018, 142 min, 12 anos.)
A vida do astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. Os sacrifícios e custos de Neil e toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.
Dia 20/7, sábado, às 17h.

Os Eleitos
(Dir.: Philip Kaufman, EUA, 1983, 193', Livre)
Adaptado do livro "The Right Stuff", de Tom Wolfe, e indicado a 8 Oscars, incluindo melhor filme, "Os Eleitos" é a crônica dos primeiros 15 anos do programa espacial norte-americano. Focando na vida dos astronautas do Projeto Mercury, o épico dirigido por Philip Kaufman ("A Insustentável Leveza do Ser") reconta os perigos e experiências frustradas dos envolvidos na criação da NASA, focando também em sua vida familiar e em suas crises pessoais em uma era de grandes mudanças políticas e tecnológicas. Antes da sessão será exibido o curta-metragem "Viagem à Lua" (Dir.: Georges Meliés, França, 1902, 16', Livre), de Georges Méliès, em cópia digital restaurada com nova trilha sonora e com suas cores originais.
Dia 20/7, sábado, às 20h.

Crianças
CineClubinho
Molly, A Monstrinha
(Ted Sieger, Matthias Bruhn. Alemanha, Suiça e Suécia. 2016. 72 minutos. Livre. DCP).
Molly é uma monstrinha muito fofa e divertida, a lha única de Popo e Etna Monstro. Ela passa os dias brincando com seu melhor amigo Edison, um relógio que tem vida própria. Seus pais irão até a Ilha do Ovo esperar pelo novo irmãozinho que logo nascerá, mas esquecem algo precioso. Molly parte em uma aventura para alcançá-los e, na viagem, compreende seu novo papel na família.
Dia 21/7, domingo, às 11hGrátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Aladdin 3D - Especial de férias(Dir.: Guy Ritchie. EUA, 2019, 128 min, 10 anos).
Aladdin é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine. Aladdin logo fica interessado nela, que diz ser a criada da princesa. Ao visitá-la em pleno palácio e descobrir sua identidade, ele é capturado por Jafar, o grão-vizir do sultanato, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um gênio capaz de conceder três desejos ao seu dono.
Todas as idades
Dia 21/7, domingo, às 14hGrátis - Retirada de convites com 1h de antecedência.

Espaço de Brincar.
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, objetos e ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.
Hall/Exposição

Alimentação
Café
De 18 a 24/07, segundas a domingos, às 13h15

BarConsiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 18 a 24/07, segundas a domingos, às 16h


  

Variedades: Hilário de Souza e Marisa Mell, com a banda Luzes, são atrações do Bar do Nelson


Hilário faz um show intimista e traz em seu repertório, um passeio pela música, muitas delas românticas

Redação/Hourpress

No dia 06 de agosto (terça-feira), a partir das 20h00, o cantor Hilário volta aos palcos do tradicional Bar do Nelson (Rua Canuto do Val, 83 – Santa Cecília) – uma das casas da empresária Lilian Gonçalves, filha do cantor Nelson Gonçalves.
Cantor romântico que já se apresentou em várias emissoras de TV, Hilário faz um show intimista e traz em seu repertório, um passeio pela música, muitas delas românticas como composições de Roberto Carlos, Fábio Junior, Lulu Santos, Tim Maia, Moacir Franco, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, entre outros ícones da Música Popular Brasileira.

O show, com 2h de duração, tem couvert artístico de R$ 30,00 e conta com a presença da cantora Marisa Mell e a Banda Luzes – conjunto musical fundado em 1997, com Edson Biancardi, no teclado.

Entre as canções destacadas por Hilário, estão músicas como “Luzes da Ribalta”, “Que queres tu de mim”, ”Emoções”, “Caça e Caçador” “Além do Horizonte”, “Primavera”, “Ainda ontem chorei de saudades”, “”, “Sonhar Contigo”, entre outros.

Sobre Hilário de Souza
Com 30 anos de carreira, interpretou e se apresentou nos programas do Bolinha, Silvio Santos, entre outros, na década de 90.

Serviços:
Local: Bar do Nelson
Endereço: Rua Canuto do Val, 83 – Santa Cecília – São Paulo  
Informações e reservas pelos telefones  (011) 3224-0586/ (11) 3338-2525  
Show: Cantor  Hilário Souza e Marisa Mell com a Banda Luzes
Datas:  Dia 06 de agosto (terça-feira)
Horário: A partir das 20h00
Ingresso:  R$ 30,00 
Capacidade: 300 pessoas
Serviço de valet (R$ 25,00)
Serviços: Ar condicionado; Área para fumantes; Acesso para Deficientes; Aceita cartão.


Variedades: Paulinho Reis segue com turnê de sucesso pelo Brasil

Conseguiu alcançar seu primeiro sucesso regional com a canção "Apaixonado Por Você "


Redação/Hourpress
  Paulinho Reis é hoje um dos artistas sertanejos mais conhecidos do Brasil. Com mais de 30 músicas tocando diariamente nas rádios do território nacional, ele é dono de grandes hits que fazem parte da memória afetiva das pessoas. Saudade Diz Pra Ela, Provando do Próprio Veneno e Prometendo Amor são algumas das faixas que cativam o público ao longo de muitos anos de trabalho.

Natural de Conceição do Rio Verde (MG), ele começou a dar suas primeiras notas musicais aos cinco anos, em uma festa de Folia de Reis. Desde então seguiu cantando e assim que iniciou sua carreira como cantor profissional, conseguiu alcançar seu primeiro sucesso regional com a canção “ Apaixonado Por Você “.
Foi uma das primeiras que gravei profissionalmente em meados dos anos 90 e ainda a canto nos meus shows. A partir daí começou a surgir novos sucessos e graças a Deus, desde então, sigo na estrada da música”, analisa Paulinho. 
Após este sucesso regional, Paulinho se sentiu preparado para subir o próximo degrau do sucesso e mais quatro músicas gravadas por ele caíram nas graças do povo brasileiro. Provando do Próprio Veneno gravada em 2014 com a participação de Giovani, Saudade Diz Pra Ela, Um Dia de Princesa Caboclo Bonito, gravadas no CD Ao Vivo em 2016 o projetaram para o Brasil e o concretizaram como um dos sertanejos mais tocados nas rádios de norte a sul do nosso território.   
Recentemente, Paulinho Reis lançou seu novo single Cristal Quebrado. A faixa foi produzida pelo maestro Rodrigo Costa e está nas principais plataformas digitais, com direito a videoclipe no YouTube.
“Trabalhar com Paulinho é sempre uma grande honra. Com seu timbre único fica fácil arranjar uma música para ele. É sucesso na certa”, pondera o maestro. 
Cristal Quebrado abre uma nova fase na carreira do cantor. Ele deixa de lado o campo e se torna um artista mais metropolitano. Com influências latinas, o cantor deu uma repaginada em seu figurino e em 2019 cai na estrada em nova turnê, apresentando seu novo show, sem deixar de lado seus grandes clássicos de carreira. 

Geral: Campanha do Dia Mundial do Cérebro traz ao debate a conscientização sobre a enxaqueca



Apesar de ser uma das doenças mais incapacitantes do planeta, a enxaqueca ainda não recebe a devida atenção e tratamento  

Redação/Hourpress

Em 22 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Cérebro. A data que é uma iniciativa da World Federation of Neurology e da International Headache Society conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e tem por objetivo informar a população sobre as doenças neurológicas, bem como chamar a atenção à sua prevalência e seus impactos no cérebro. Em 2019, sob o slogan “A Verdade Dolorosa”, a campanha procura promover conscientização sobre a patologia cerebral mais comum no mundo: a migrânea, popularmente conhecida como enxaqueca.  


Apesar de ainda muito subestimado, atualmente, este mal acomete uma em cada sete pessoas no planeta, possuindo amplo impacto e figurando como uma das principais causas de incapacidade no mundo. Para o dr. Fernando Kowacs, membro titular e coordenador do Departamento Científico de Cefaleia da ABN e professor adjunto de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a ação da Federação Mundial de Neurologia é de extrema importância uma vez que cria um alerta tanto ao público leigo quanto aos profissionais.  


“A enxaqueca é uma doença neurológica de causa genética que, apesar de não causar a morte ou sequelas físicas, é muito frequente e atinge as pessoas na fase de adulto-jovem, que pode ser considerada a mais produtiva. Nesse estágio da vida, muitas estão constituindo família, crescendo profissionalmente e têm muitas responsabilidades. A doença incapacita de tal forma que pacientes que sofrem com ela podem perder vários dias úteis com crises que, além da dor de cabeça intensa, são caracterizadas por outros sintomas, como náuseas e intolerância à luz, sons e até odores”, explica Kowacs, que também é coordenador do Núcleo de Cefaleia do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e Doutor em Medicina pela UFRGS.  


Hoje, a patologia já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a sexta causa de incapacidade por doença entre os adultos de todas as faixas etárias. Porém, entre os adultos jovens, ela ocupa um lugar ainda mais relevante. 


“A enxaqueca ainda é pouco valorizada pela sociedade, pelos familiares, pelos empregadores e até por quem sofre com ela. Existem estudos que mostram que uma parte considerável das pessoas que mereceriam tratamentos preventivos não o recebe mesmo em países desenvolvidos. De qualquer forma, é fundamental termos em mente que ela é uma doença que causa prejuízos em diversos âmbitos; os pacientes têm uma carga grande de sofrimento e acabam tendo reflexos negativos na vida pessoal, social e profissional”, conta dr. Fernando.  

​​​​​​​ 
Ele ressalta, no entanto, que importantes avanços no entendimento dos mecanismos da enxaqueca têm levado a tratamentos mais eficazes e bem tolerados. No entanto, considera importante que ocorra uma maior conscientização sobre a doença, tanto por parte da população como dos profissionais, para que os pacientes possam receber o diagnóstico e o tratamento adequado, visando a melhora da sua qualidade de vida e evitando o tão prejudicial uso excessivo de analgésicos “balcão de farmácia”.   

Geral: Simpósio de Aromaterapia e Bem-Estar chega a 3ª edição em São Paulo



Auditório do Centro Universitário Belas Artes recebe o evento nos dias 16,17 e 18 de agosto

Redação/Hourpress
Entre os dias 16, 17 e 18 de agosto acontece em São Paulo, no Auditório do Centro Universitário Belas Artes, a 3ª Edição do Simpósio de Aromaterapia e Bem-Estar, idealizado por Maria Aparecida das Neves, psicóloga referência no segmento e CEO do Grupo Essence, também responsável pela Tisserand Aromaterapia no Brasil, marca que assina a realização do evento.
Desta vez, a programação do evento conta com inédita presença internacional do palestrante Master Florian Birkmayer MD, que ministra um workshop de dois dias sobre o “Tratamento de Traumas e Dependências Químicas com Aromaterapia”. O ciclo de palestras ainda conta com Cathy Skipper, com “Alquimia dos Hormônios e Menopausa” e Mark Theno com o tema “Utilização de patches na UTI Neo Natal”, ambos pela primeira vez no Brasil compartilhando os conhecimentos e descobertas da Aromaterapia.
A agenda do evento inclui, também, a participação de palestrantes brasileiros que são referência no cenário nacional da Aromaterapia, como Fabian Laszlo, explorando o tema “Aromapsico neuroimunologia” e Ana Flávia Pessoa que traz um tema inovador: “Nanocarreadores e óleos essenciais”.
A mesa redonda traz debates relevantes sobre abordagens da Aromaterapia na utilização das Práticas Integrativas no Brasil (PIC’s) com participação do coordenador do Centro de Reabilitação e Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Oswaldo Hakio Takeda e das coordenadoras de áreas nas PIC´s Cristina Hatsumi Yui, Monika Kölle e Maria Aparecida das Neves. Tudo isso acontece durante no primeiro dia do evento.
 “O simpósio é uma excelente oportunidade de aproximar os profissionais da área e desta forma fortalecer ainda mais a Aromaterapia no Brasil”, afirma Maria Aparecida das Neves.
Segundo ela, o simpósio tem como objetivo principal mostrar caminhos naturais para quem busca o bem-estar físico, mental e emocional, sendo que qualquer pessoa pode participar. “O conteúdo pode ser aproveitado mesmo por quem nunca trabalhou com a Aromaterapia, pois os óleos essenciais são substâncias puras e aromáticas extraídas de diversas partes das plantas e cada óleo tem indicações peculiares, podendo ser usado por meio de massagens corporais, banhos, inalação ou vaporização. O importante é aprender como e quando utilizá-los e o simpósio pode ser o início de um longo e fascinante aprendizado, já que a Aromaterapia pode ser empregada como um hábito saudável da pessoa, uma ação preventiva e promocional da saúde e bem-estar e não somente como uma aplicação pontual da recuperação frente aos estados enfermos”, finaliza Neves.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.grupoessence.com.br ou pelo telefone (11) 3081-5217.
3ª edição do Simpósio de Aromaterapia e Bem-Estar16,17 e 18 de agosto
Auditório do Centro Universitário Belas Artes
Informações: www.grupoessence.com.br ou pelo telefone (11) 3081-5217.

Sobre Maria Aparecida das Neves
Psicóloga clínica com especialização em Transtornos Alimentares e Psicologia do Esporte. Possui 30 anos de experiência no ensino e atendimento em Terapias Complementares. Educadora credenciada pela Fundação Dr. Edward Bach da Inglaterra. Coordenadora, docente e desenvolvedora do curso de Formação em Aromaterapia Integrativa Pesquisa e Prática com Certificação Internacional Retail Trainning – Academia Tisserand UK. Docente do curso de Pós-Graduação em Naturopatia UNIP e CEO do Grupo Essence e Tisserand Aromaterapia Brasil, voltados para comercialização, formação, estudos e pesquisas em Aromaterapia.

Geral: Estética íntima é tendência entre as mulheres




Busca por melhorias estéticas auxilia na autoconfiança feminina



Redação/Hourpress

Os procedimentos estéticos na região íntima do corpo estão sendo cada vez mais procurados e já são alternativas para quem não quer se submeter a cirurgias plásticas.  Mesmo que não exista um padrão definido de beleza para a área íntima, há queixas e desejos de mulheres e homens em relação à aparência ou à evolução estética dessa região.
          
O que é a estética intima?
A região íntima possui um perfil específico de sensibilidade, por isso, a estética íntima é um conjunto de procedimentos e técnicas que surgem como resultados do avanço tecnológico em estética, eletroterapia e cosmetologia. Esses avanços juntos resultam em um tratamento específico para essa região.  Além disso, a estética íntima é uma maneira de resgatar a jovialidade da região genital, melhorando seu aspecto estético, resgatando a autoestima e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Para Joielle Mendonça, Farmacêutica Industrial, Pós-Graduada em Ciência e Tecnologia de Cosméticos e responsável técnica da Indústria de Cosméticos Adélia Mendonça, a estética íntima faz parte de modalidades realizadas por profissionais capacitados no segmento. “Consiste na modificação corporal de áreas genitais com terapias específicas e eletroterapias”, explica.
O avanço da tecnologia e de pesquisas já visam somar práticas para atingir três padrões essenciais relevantes na estética íntima, que são os fatores estéticos, funcionais e sexuais. Dessa forma, ao melhorar a aparência e a funcionalidade da área genital, através do estímulo da produção de colágeno e elastina, ocorre uma melhora da textura, elasticidade e luminosidade da região.
Além disso, Joielle Mendonça explica que é possível conquistar uma região genital mais hidratada, homogênea, clara e suave ao toque. “Os protocolos especiais íntimos acrescentam um diferencial do clareamento global da região vulvar e perianal”, destaca.   
                                                                    
Estética intima x Saúde sexual
A estética íntima interfere, até mesmo, diretamente na vida sexual, já que muitas vezes a inadequação da qualidade sexual está diretamente ligada à insatisfação do aspecto físico ou funcional da região genital, além disso, um acompanhamento sequencial resulta em melhorias para a saúde e o corpo. “A paciente tem uma vida sexual normal e muito mais ativa porque adquire autoconfiança”, ressalta Joielle Mendonça.

Tratamentos estéticos
Um bom tratamento precisa de um bom profissional e ótimos produtos. Joielle Mendonça destaca que existem vários tratamentos estéticos disponíveis atualmente, que devem ser realizados em clínicas especializadas. Muitos desses tratamentos são de custo acessível. “É importante que o profissional capacitado determine a melhor associação de tratamentos ao caso clínico”, explica.


Dicas e recomendações
Apesar de algumas mulheres ainda considerarem a beleza íntima como um tabu, é importante destacar que o assunto faz parte da saúde e autoestima. “A principal dica é que elas valorizem a estética íntima se houver alguma insatisfação pessoal, pois há solução sim. Não guardem essa insatisfação. Considerem também um ápice de beleza que estão aptas a buscar, tenham domínio e empoderamento da sua beleza íntima”, recomenda Joielle Mendonça.

 

Sindical: Exaustão profissional (síndrome de burnout) x felicidade profissional


É possível alcançar a tão estimada felicidade no trabalho, com uma rotina de tanta pressão?


Redação/Hourpress
A exaustão profissional chegou a patamares assustadores: estima-se que mais de 33 milhões de brasileiros enfrentem, atualmente, essa fadiga ocupacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como síndrome de burnout. Oficializada em meados de maio deste ano pelo órgão como uma síndrome crônica, ela vem sendo retratada como o “novo mau do século”.

Com esse cenário, outro tema vem à tona: é possível alcançar a tão estimada felicidade no trabalho, com uma rotina de tanta pressão? Como buscar este equilíbrio entre metas profissionais e satisfação na carreira? E as lideranças das corporações: elas estão preparadas para apoiar suas equipes e trabalhar para minimizar os efeitos que o dia a dia pode acarretar, como estresse, apatia, nervosismo e insatisfação?