Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Chumbo Quente: Invasão da Ucrânia para delírio da indústria armamentista

 

Se esta invasão sair do papel, é difícil imaginar os desdobramentos

   Agência Brasil

Os norte-americanos venderam armas para o governo ucraniano
Luís Alberto Alves

Caso a #Rússia realmente invada a #Ucrânia, como vem ameaçando desde o final de 2021, a indústria armamentista terá forte orgasmo seguido de gritos de histeria, pois vai aumentar a fortuna conquistada a custo de milhões de mortes ao redor do mundo.

Os #Estados Unidos e Europa tentam frear o sonho utópico do ditador #Vladimir Putin de reviver, em tamanho, a extinta #União Soviética, que englobava diversos países sob a ferrenha ditadura socialista que iniciou com Lênin durante a revolução de 1917 e chegou ao fim em 1992 com #Gorbachev.

Se esta invasão sair do papel, é difícil imaginar os desdobramentos. O presidente norte-americano, o democrata #Joe Biden, vai realmente bater de frente com os russos, deslocando milhares de homens e armas para aquela região, inclusive ogivas nucleares? E a Europa qual atitude vai tomar?

A verdade que o mundo está à beira de um grande conflito que pode ter início na #Ucrânia e acabar envolvendo outros países e  ganhar grandes dimensões. #Guerra e #ditadura as pessoas sabem como começam, mas acabam desconhecendo o seu final.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Hourpress.

Geral: Anac autoriza redução de comissários após casos de covid e gripe

 

Medida permite tripulação reduzida e viabilidade da agenda de voos

   Agência Brasil 
Passageiros vão enfrentar aeroportos lotados por causa do número reduzido de voos


Agência Brasil 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (18) que autorizou as companhias aéreas Gol e a Azul a reduzirem o número de comissários em voos devido aos casos de tripulantes afastados por covid-19 e gripe. A medida atendeu aos pedidos feitos pelas próprias empresas. A Latam também fez a solicitação à agência e deve ser autorizada ainda nesta semana a realizar o mesmo procedimento. 

De acordo com a Anac, as companhias devem informar a cada 15 dias a relação de voos que operaram com número reduzido de comissários, além de dados gerais sobre o voo. O órgão também informou que está monitorando medidas tomadas pelas empresas para dar assistência aos consumidores nos casos de cancelamentos de voos. 

“A agência ressalta que vem estudando medidas no âmbito regulatório com o objetivo de minimizar impactos na malha aérea em decorrência do aumento de casos provocados por doenças respiratórias, que têm causado o afastamento de profissionais que atuam no setor”, informou a Anac. 

Em nota à Agência Brasil, a Gol informou que não cancelou nenhum voo devido à falta de tripulantes. Segundo a empresa, a autorização para redução de comissários foi solicitada de forma preventiva para evitar cancelamentos de voos programados para os próximos dias no caso de eventuais afastamentos de funcionários.

“A Gol reforça que seguirá programando seus voos a serem realizados por aeronaves Boeing 737-800 e 737 MAX 8, com capacidade para 186 passageiros, para quatro comissários. A redução para três comissários será feita apenas em casos de extrema necessidade para os voos que tiverem no máximo 150 passageiros. Desta forma, nenhum cliente será afetado. Até o momento, a Gol operou apenas um voo com três comissários em aeronave que viajou com 130 clientes a bordo”, explicou a empresa. 

A Azul declarou que a autorização da Anac é um instrumento para auxiliar a empresa devido ao aumento no número de dispensas médicas. A companhia informou ainda que os clientes impactados por cancelamentos estão sendo notificados sobre as mudanças, realocados em voos da própria Azul e recebendo assistência necessária. 

“A Azul destaca que somente fará uso desta autorização em casos de extrema necessidade para garantir o cumprimento de suas operações, sem prejuízo à segurança de voo”, declarou. 

Em 1º de janeiro, voltaram a valer as antigas regras para alteração e cancelamento de voos. Com o término da validade da Lei nº 14.174/2021, as regras que estavam em vigor durante o auge da pandemia de covid-19 não serão mais aplicadas em função do fim da flexibilização. Está em vigor a Resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Com o cancelamento de voos, passageiros que compraram bilhetes têm direito à restituição. Segundo o Procon de São Paulo, o consumidor deve ser reacomodado em outro voo, receber o reembolso integral da passagem em até sete dias ou optar pela remarcação da data da viagem sem qualquer custo.

Geral: Cidade do Rio de Janeiro bate recorde de temperatura

 

Máxima chega a 39,2º e sensação térmica passa de 50ºC

    Agência Brasil
A sensação térmica chegou a 50,8°C, às 16h, na estação Barra/Riocentro, outro recorde da estação


Agência Brasil 

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou recorde de temperatura, com a máxima de 39,2°Celsius (ºC), às 16h15, em Santa Cruz, na zona oeste. Foi a mais alta temperatura do ano e do verão, até agora.

A sensação térmica chegou a 50,8°C, às 16h, na estação Barra/Riocentro, outro recorde da estação.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, na segunda-feira (17), a máxima chegou a 37,8°C, às 15h15, em Santa Cruz, e a sensação térmica a 49,7ºC, às 15h30, na mesma estação.

Segundo o Alerta Rio, entre esta quarta-feira (19) e sábado (22), o posicionamento de um sistema de alta pressão vai favorecer a variação de nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas, mas sem previsão de chuva.

Para a quinta-feira (20), feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o sistema prevê que uma corrente de ventos mais frescos vindos do oceano amenizará um pouco o calor. A temperatura máxima deve ficar em torno de 34°C.

Geral: Prefeitura de SP obtém liminar que suspende paralisação dos médicos

 Médicos deve permanecer em atividade, sob pena de multa diária de R$ 600 mil 

   Agência Brasil

Médicos reclamam de falta de condições para atender a população em São Paulo


Redação/Hourpress

 

A gestão municipal obteve na tarde desta terça-feira (18) liminar que suspende a paralisação que o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) havia convocado para esta quarta-feira (19). A ação movida pelo município visa manter a assistência em saúde à população em um momento crucial de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

Segundo a decisão assinada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Guilherme Gonçalves Strenger, diante dos graves prejuízos que podem ser causados à população pela paralisação e considerando a proximidade da data da audiência de conciliação que será designada, a integralidade dos servidores municipais da categoria profissional de médicos deve permanecer em atividade, sob pena de multa diária de R$ 600 mil em caso de descumprimento.

 

Cabe salientar que na tarde de ontem (17), após reunião do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, com representantes da categoria, o prefeito Ricardo Nunes autorizou que o pagamento de 100% do banco de horas acumuladas até 31 de dezembro do ano passado seja efetuado ainda neste mês, com os salários de janeiro. Além disso, a partir de agora, todas as horas extras e plantões extras serão pagos dentro da folha de pagamento do respectivo mês, inclusive para os servidores.

 

No encontro o secretário Edson Aparecido destacou que todas as organizações parceiras já receberam autorização para contratação de 700 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para atender ao aumento de demanda nas unidades de Atenção Básica, a critério das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). As OSSs também estão autorizadas a comprar medicamentos e insumos de forma emergencial, caso a secretaria tenha alguma dificuldade pontual com seus processos de compras.

 

Foi pontuado ainda que a partir do próximo sábado (22) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão em sistema de polos. Isso é, serão abertas por região as unidades que têm alta demanda nas quais serão concentrados um maior número de profissionais a fim de otimizar o atendimento à população. Inicialmente serão 165 unidades-polo. Se houver nas próximas duas semanas uma estabilização ou redução do número de casos de Covid-19, a abertura das UBSs aos fins de semana será suspensa.

 

O secretário ressaltou também que a fim de ampliar a capacidade de atendimento da rede básica, 33 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e AMAs/UBSs Integradas tiveram o de funcionamento ampliado das 19h para as 22h, a partir de hoje. Outras seis unidades que abriam 12 horas passam a funcionar 24 horas. Com as outras 14 que já funcionavam 24h, serão ao todo agora 20 AMAs atendendo em tempo integral. Também foram montadas 23 tendas para acolher a população nas unidades do município.

 

Ainda como parte do Plano de Contingência Hospitalar, anunciado na última semana, foram reservados 1.110 leitos exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19. Os leitos serão disponibilizados nos hospitais municipais Tide Setúbal, Waldomiro de Paula, Brasilândia, Guarapiranga, Parelheiros, Cachoeirinha, Menino Jesus e no hospital Professora Lydia Storópoli.

Geral: Como evitar golpes e fraudes relacionados ao IPVA 2022

 É uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas

   Pixabay

Os ladrões espalham diversas iscas na internet


Afonso Morais


Os golpistas sempre se aproveitam dos fatos mais debatido no momento para tentar enganar a população e como muitos brasileiros estão preocupados com o pagamento do IPVA, esse tema vem sendo foco de artimanhas para tirar dinheiro dos contribuintes.
 

Atualmente estão circulando nos meios digitais diversas iscas para aplicação desses golpes, com destaque para os boletos falsos, enviados via Internet, WhatsApp, SMS e sites falsos. Esses emitem guias de pagamento do IPVA, geralmente com descontos, para enganar os contribuintes.
 

Além dessa ação, outra que ocorre com frequência é em relação a existência de sites que simulam a aparência da página das secretarias da fazenda, com o objetivo de colher as informações dos proprietários de veículos, para outra finalidade. A prática, conhecida como Phishing, que é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.
 

Ou seja, além de já sofrer com os valores do IPVA, o contribuinte tem que ter atenção extra para não cair em golpes, que geralmente se aproveita da vontade de economizar e ter ‘alternativas’, nesse momento. Para combater essa situação, muitas secretarias dos estados estão fazendo campanhas de alerta aos contribuintes, para que consultem somente os canais oficiais para a obtenção de informações sobre o seu IPVA.
 

Essa informação geralmente se encontra no site do governo do estado que o automóvel está registrado, na página do IPVA destes órgãos e na rede bancária credenciada.
 

Assim, a consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela Internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo. Importante esclarecer que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran﹒SP) não é responsável pelo recolhimento do IPVA e não fornece essas informações.
 

Em São Paulo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), divulgou um alerta para avisar a população sobre um golpe do desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os criminosos, se passando pela PGE, oferecem serviços e boletos para as vítimas.
 

Com sites falsos, eles emitem guias de pagamento do IPVA com desconto e enganam os contribuintes. Segundo a PGE, não há contato por parte da entidade com pessoas físicas ou jurídicas oferecendo descontos.
 

Em se tratando de e-mails recebidos com links para a emissão das guias, a regra é apagar a mensagem sem clicar em nada. Em seguida, acesse a página da Secretaria da Fazenda do seu Estado e siga as orientações descritas lá.
 

Lembrando que atualmente existem estados que enviam correspondência física, com as guias para pagamento e outros não. São quinze Estados que não enviam qualquer boleto para pagamento de IPVA. Outros onze estados e o Distrito Federal enviam boletos de pagamento pelos Correios.
 

No caso de recebimento em casa do boleto para pagamento do IPVA, fica o alerta de que é preciso ficar atento e checar os dados do boleto, é que golpistas podem enviar um documento similar tendo alterado o código de barras.
 

Enfim, é importante ficar muito atento ao IPVA, pois, caso caia em um golpe deste o dinheiro que iria para as contas do governo vai parar na conta de algum estelionatário e a pessoa continua com a dívida do IPVA e pode ter o seu veículo apreendido pelo DETRAN. Todo cuidado é pouco!
 

Afonso Morais,  Especialista em Recuperação de Crédito e Fraudes Digitais

Túnel do Tempo: O mistério do caso Celso Daniel

 Até o garçom que serviu Celso Daniel no restaurante acabou morto a tiros

O prefeito Celso Daniel (PT)


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 18 de janeiro de 2002, o então prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel (PT) era sequestrado num restaurante na região dos Jardins, Zona Sul de SP, e dias depois morre assassinado pelos bandidos na cidade Juquitiba (SP). 

O que seria considerado um crime comum, sequestro seguido de morte, tornou-se complicado. Sete pessoas que tiveram algum tipo de ligação com a vítima foram assassinadas. 

O sequestrador Dionísio Aquino Severo, uma das principais testemunhas do caso, foi executado três meses após o crime. O mesmo ocorreu com Sérgio "Orelha" que escondeu Dionisio em casa. Também morreu a tiros o investigador Otávio Mercier, que telefonou para Dionisio na véspera da morte de Celso Daniel. 

O garçom Antonio Palácio de Oliveira, que serviu a vítima na noite do crime, poucos antes do sequestro, também morreu após ser perseguido por dois homens. Paulo Henrique Brito, que presenciou a morte de Oliveira, foi executado a tiros, 20 dias depois.

O agente funerário Iran Moraes Redua, que reconheceu o corpo do prefeito jogado na estrada e chamou a polícia, perdeu a vida com dois tiros. O médico legista Carlos Delmonte Printes, que atestou marcas de tortura no cadáver da vítima, foi encontrado morto em seu escritório três anos após o crime.

O irmão da vítima, Bruno Daniel, e os seus três filhos se exilaram na França após receberem ameaças de morte ao pedir investigação profunda sobre o caso.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Júlio Buono

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Júlio Buono, era filho de Francisco Buono, fundador e dono de várias terras na Vila Gustavo, Zona Norte, Com o falecimento de seu pai, ele herdou estas terras que mais tarde as loteou.