Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Veículos: Nova Ram 2500: mais tecnologia para a rainha das picapes


O design da Nova 2500 foi reformulado por completo, como prova a longa lista de novos elementos


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

 

Principal objeto de desejo dos picapeiros do Brasil, o utilitário foi todo reformulado e está mais sofisticado do que nunca

Entre as novas tecnologias, há alerta de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de pontos cegos, grade dianteira com aletas ativas, câmeras 360° e de caçamba, além de sistema de som com cancelamento de ruídos externos

A consagrada força não só continua lá como aumentou em 35 cv. Agora são 365 cv gerados pelo motor turbo diesel Cummins de 6,7 litros, amplamente atualizado

Sistema multimídia Uconnect traz inédita tela de 12 polegadas, que pode ter a imagem dividida para mostrar recursos como a nova câmera 360°
Com mais de dez anos desde que se tornou uma marca independente, se especializando em utilitários dentro do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a Ram atinge uma nova etapa com a Nova Ram 2500 Laramie. Importada oficialmente para o país desde 2005, a picape mais desejada por clientes de caminhonetes do universo rural brasileiro – segundo pesquisa do Google – evoluiu em muitos aspectos, como tecnologia, design, mecânica, segurança, conforto e praticidade.
O design da Nova 2500 foi reformulado por completo, como prova a longa lista de novos elementos: capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena – agora de teto, do tipo barbatana.
Analisando em detalhes, a imponente dianteira ganhou em harmonia e refinamento, com maior integração ao para-choque, formando um visual ainda mais atraente. Na traseira, a inscrição “RAM” salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro, que continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.
Tecnologia e segurança
A Nova Ram 2500 estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do aprovado, premiado e intuitivo sistema multimídia da FCA, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas. Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
Na tela do Uconnect 4C 12 NAV é possível ainda acessar outros novos recursos da Nova 2500, as câmeras 360° e da caçamba. Inédita em veículos do grupo Fiat Chrysler Automóveis no Brasil, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie vai muito além de itens como os seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. A maior e melhor picape do mercado nacional agora tem alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo.
Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros. Por falar nos retrovisores externos, eles também foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, situação útil quando se está rebocando, principalmente. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
Maior poderio com refinamento
A Ram 2500 sempre foi a picape mais forte do país desde sua chegada há 15 anos. Essa característica nunca esteve tão válida, pois o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência, e claro, força. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.
Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os pistões mais leves e resistentes e os anéis de baixo atrito. A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, essa verdadeira usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm.
A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.
Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Cabine surpreendente
Seja por meio de recursos tecnologicamente avançados ou de soluções aparentemente simples mas muito bem elaboradas, a Nova Ram 2500 tem uma capacidade quase infindável de surpreender os ocupantes de todas posições da espaçosa, bem acabada e silenciosa cabine, que recebeu uma dose extra de requinte. O revestimento de couro mostra bem isso, com partes perfuradas e detalhes em alcântara.
Ao sentar em seu banco, o motorista logo percebe os novos volante e quadro de instrumentos, que inclui uma tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável. A posição ideal de dirigir é facilmente encontrada não só por conta dos bancos dianteiros com regulagens elétricas em dez direções (oito para assento e encosto e dois para apoio lombar). A ergonomia do condutor na Nova 2500 se deve também a uma mordomia rara em qualquer segmento: o ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio. Até para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba, há um comando elétrico.
Entre as verdadeiras poltronas da frente da Nova 2500, foi aplicado um novo console central, extremamente funcional. Tanto pelo tamanho, que permite guardar até um laptop de 15 polegadas, quanto pelas facilidades como uma área pensada para abrigar até três celulares ou um tablete, dois porta-copos móveis, com três posições, tomada 110 volts e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C). Ali também está o leitor de CD e DVD.
Quem vai no banco de trás também é muito bem cuidado, para fazer jus à vocação de carro de luxo do campo. Há amplitude de sobra para três adultos, saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C. No assoalho, há duas gavetas impermeáveis e removíveis sob os espessos e robustos tapetes de borracha. E o banco bipartido (60/40) pode ter os assentos levantados, revelando um exclusivo porta-objetos, cujas tampas podem ser desdobradas, para montar uma plataforma interna de carga.
Chassi revisto por inteiro
Até a caçamba da Nova Ram 2500 Laramie surpreende, com os compartimentos RamBox, que ocupam as bordas laterais. Cada um deles tem capacidade de 102 litros, sendo que a da esquerda ganhou uma tomada 110 volts (sim, mais uma!) com inversor de 400 watts, permitindo ligar uma ferramenta diretamente no veículo, com o motor funcionando.
O acesso à caçamba ficou ainda mais fácil com a abertura elétrica da tampa, com dois toques em um botão na chave presencial, ou num comando no teto, junto às luzes de leitura. Vale dizer que em qualquer situação a tampa desce com suavidade, graças a um sistema de amortecimento. E para proteger toda a caçamba, o piso e as laterais receberam um revestimento especial.
O chassi da Nova Ram 2500 evoluiu com o maior emprego de aços de alta resistência, material que agora representa nada menos que 98,5% da estrutura. Dessa forma, a rigidez do conjunto aumentou significativamente, além de contribuir com a redução geral de peso do veículo. As suspensões também foram aprimoradas, assim como os freios a disco nas quatro rodas, com novos componentes como pinças e cilindro-mestre. As molas helicoidais agora são progressivas, buchas e eixos são novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro. O objetivo dessas avanços foi de melhorar o comportamento dinâmico em qualquer situação, seja com a picape carregada ou vazia, tornando-a ainda mais segura e confortável.
Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se somam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E além do tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma nova e elegante combinação de marrom com bege. Disponível em versão única, Laramie, a Nova Ram 2500 está disponível nas 45 concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900.

Política: MP que criou carteirinha digital de estudante perde a validade


Quem não conseguiu obter o documento digital terá de recorrer às instituições que já emitiam a carteirinha antes da MP e pagar



Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Ministério da Educação
A Medida Provisória 895/19, que criou a Carteira de Identificação Estudantil gratuita em formato digital, perdeu a validade ontem por não ter sido analisada pelo Congresso Nacional no prazo regimental de 120 dias.
No entanto, como medidas provisórias produzem efeitos a partir da sua publicação, quem tirou a chamada ID Estudantil poderá continuar usando o documento até dezembro.
A MP alterava a Lei 12.933/13, que trata da meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.
Para ter virado lei, a MP tinha que ter sido aprovada por uma comissão mista e pelos plenários da Câmara e do Senado, em 120 dias.
O governo ainda não informou se apresentará um projeto de lei retomando o assunto da MP.

Política: Projeto proíbe condenado por crime sexual contra criança de trabalhar com menores de idade


O Projeto de Lei 6477/19 proíbe a pessoa condenada por crime sexual contra criança ou adolescente


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo
O Projeto de Lei 6477/19 proíbe a pessoa condenada por crime sexual contra criança ou adolescente de exercer atividade profissional vinculada a menores de idade. A proposta, do deputado Lucas Redecker, tramita na Câmara dos Deputados.
Redecker defende a medida cautelar diversa da prisão como forma de evitar o crime. “Não é possível tolerar a omissão da lei com relação às vítimas reais e potenciais, na medida em que não há regra no nosso sistema jurídico que proíba o condenado de continuar exercendo atividade profissional que envolva criança ou adolescente”, afirma.
O texto acrescenta a medida ao Código Penal, na parte que trata dos efeitos da condenação.
Tramitação
O projeto tramita em [[g caráter conclusivo]] e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Economia: União pagou em janeiro R$ 368,24 mi em dívidas atrasadas de estados


Dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional


Agência Brasil 

Arquivo
O Tesouro Nacional pagou, em janeiro, R$ 368,24 milhões em dívidas atrasadas de estados. Desse total, a maior parte, R$ 147,07 milhões, é relativa a atrasos de pagamento de Minas Gerais. Também foram pagos R$ 126,21 milhões do estado do Rio de Janeiro; R$ 78,22 milhões de Goiás e R$ 16,75 milhões do Amapá.
Diferentemente dos últimos meses, o Tesouro não honrou débitos em atraso de municípios em janeiro.
Os dados estão no Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito, divulgado hoje (17) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
As garantias são executadas pelo governo federal quando um estado ou município fica inadimplente em alguma operação de crédito. Nesse caso, o Tesouro cobre o calote, mas retém repasses da União para o ente devedor até este quitar a diferença, cobrando multa e juros.
O Tesouro cobriu R$ 2,377 bilhões, em 2016; R$ 4,059 bilhões, em 2017; R$ 4,803 bilhões, em 2018, e R$ 8,35 bilhões, em 2019, em dívidas em atraso de estados e municípios.
As garantias honradas pelo Tesouro são descontadas dos repasses da União aos entes federados – como receitas dos fundos de participação e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dentre outros. Sobre as obrigações em atraso incidem juros, mora e outros custos operacionais referentes ao período entre o vencimento da dívida e a efetiva honra dos valores pela União.

Decisão do STF

Com a adesão do estado do Rio de Janeiro ao regime de recuperação fiscal, no fim de 2017, o estado pôde contratar novas operações de crédito com garantia da União, mesmo estando inadimplente. Nos últimos dois anos, no entanto, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) impediram a execução das contragarantias de vários estados em dificuldade financeira.
Algumas contragarantias de Minas Gerais também não estão sendo executadas por causa de liminares concedidas pelo Supremo. Em novembro de 2018, o STF concedeu liminar para que Goiás entre no regime de recuperação fiscal, mesmo não cumprindo todos os requisitos para receber a ajuda.
O Amapá não pode obter financiamentos com garantias do Tesouro até 20 de janeiro de 2021, e Goiás não pode pegar empréstimos até 21 de janeiro de 2021. Sem ter aderido ao programa de recuperação fiscal, Minas Gerais está impedido de contrair financiamentos com cobertura do Tesouro até 28 de janeiro de 2021.
Por causa de dívidas não quitadas em 2019, a prefeitura do Belford Roxo (RJ) está proibida de contrair financiamentos com garantia do Tesouro até 13 de novembro deste ano. O Rio Grande do Norte, até 20 de dezembro, e a prefeitura de Cachoeirinha (RS), até 23 de dezembro. A prefeitura de Rio Grande (RS), que atrasou o pagamento de dívidas em anos anteriores, está impedida até 15 de abril de 2020.

Economia: Luta pela redução de impostos e mudanças nas PECs 45 e 110 reúne diversas lideranças empresariais em SP

Senador Major Olímpio (PSL/SP): "O lobby deles (bancos) é muito forte"



O lobby deles é forte, afinal de contas desde a conclusão da Constituinte de 1988 impedem que seja regulamentada a taxa de juros anuais de 12%


Luís Alberto Alves/Hourpress

As PECs 45 e 110 apresentadas na Câmara dos Deputados e Senado para discutir uma nova reforma tributária conseguiram reunir lideranças empresariais e sindical contra o governo Bolsonaro, na manhã de hoje (17) no Clube Speria, em São Paulo. Do evento participaram, também cerca de mil pessoas. Todas contrárias à criação de mais impostos, deixando de lado os banqueiros.

Para o economista Marcos Cintra, demitido do governo Bolsonaro por falar da criação de um imposto único, “Não há nada tão ruim que não possa piorar mais”.  Segundo ele, caso sejam aprovadas as duas PECs, os pobres irão pagar 40% de impostos embutidos nas mercadorias e o ricos apenas 4%. “Também não concordo em criar impostos da época analógica, quando o mundo vive na era digital”, disse.

O senador Major Olímpio (PSl/SP) disse que essas duas PECs foram geradas dentro do Congresso por setores interessados em arrancar mais dinheiro da população, além de deixar outros segmentos intocados. “Os banqueiros pretendem continuar sem pagar impostos. O lobby deles é forte, afinal de contas desde a conclusão da Constituinte de 1988 impedem que seja regulamentada a taxa de juros anuais de 12%. Mas desta vez vão se dar mal”, explicou.

Para o ex-secretário da Fazenda e da Receita Federal, Everardo Maciel, que esteve 16 anos no governo federal, “o Brasil precisa de reforma tributária, mas não de qualquer uma”.  Na avaliação dele, não é aconselhável copiar o regime tributário dos Estados Unidos. Maciel destaca que essas duas PECs privilegiam, mas uma vez, o sistema financeiro, sobretaxando as outras categorias. “Deve ser algo moderno, porém sem transferência de impostos para outros setores”, frisou.

Na avaliação do presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, George Pinheiro, não poderá existir reforma tributária sem discussão com os demais setores da sociedade. “Este auditório lotado é uma prévia do que faremos em março, em Brasília. Essa reforma tributária precisa contemplar todos, sem privilégios”, afirmou.

O presidente da Associação Comercial de SP, Alfredo Cutait Neto, explicou que reforma tributária sensata é a que desonera de impostos a folha de pagamento das empresas, contribuindo para a geração de mais empregos. “Temos mais de 70 entidades envolvidas neste movimento da sociedade civil organizada”, avaliou.

A mesma opinião tem o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Luigi Nese. “Há 20 anos que falamos em reforma tributária, em desonerar a folha de pagamento das empresas. É preciso propor um tributo sobre a movimentação nacional financeira”, disse. De mãos dadas com as entidades patronais, a central sindical UGT, também concordou. “Reforma tributária deve contemplar os trabalhadores”, disse Canindé Pegado, que representou o presidente Ricardo Patah.

O professor da FGV (Fundação Getúlio Varga) Fernando Rezende resumiu numa só frase o que se pretende com uma reforma tributária sintonizada com a sociedade. “Há 80 anos foi escrito um livro, cujo nome era “Brasil, um país do futuro”. Sem a criação de um regime tributário moderno, continuaremos perdendo e o Brasil ainda não será o país do futuro”, finalizou.

Propostas do movimento

Imposto único com a arrecadação dividida em 30% (União), 30% (Estado), 30% (Município) e 10% (Políticas Públicas).

Nova base de tributação

Movimentação financeira em depósitos à vista nos bancos.
Contribuição com alíquota de 0,81% no saque.
Poupança e outras aplicações financeiras intocadas.

Sumiço de impostos

Fim da contribuição patronal ao RGPS.
Contribuição ao Incra.
Contribuição para o Salário Educação.
Contribuição dos trabalhadores ao RGPS cai 3 pontos percentuais, passa a variar de 5% a 8%, conforme faixa salarial do empregado.

Impactos da mudança

Segundo os líderes do Movimento de Entidade e Lideranças contra o Aumento de Impostos – a Favor do Emprego – não à PEC 45 e 110 – Simplificação Tributária – Desoneração da Folha, essa mudança acabaria com a sonegação, criaria uma nova base de contribuição, gerando recursos de forma estável no futuro, diminuição do Custo Brasil, aumento das exportações e da competitividade, elevação dos investimentos, crescimento econômico, equilíbrio fiscal, aumento do emprego e da formalidade.


Geral: Carnaval: De carro, ônibus ou avião, confira dicas de segurança para cair na folia sem estresse



Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval 2020 deve gerar um faturamento de R$ 1,3 bilhão para as empresas de transporte rodoviário, companhias aéreas e locadoras de veículos. Já os hotéis e pousadas, com quase 100% de ocupação devem movimentar R$ 861,3 milhões


Redação/Hourpress

Com o aumento do número de pessoas nas estradas, terminais rodoviários e aeroportos, o cenário fica perfeito para ação de criminosos, com arrastões e pequenos furtos de bolsas e malas.

O especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, selecionou dicas especiais paras quem pretende viajar de carro, ônibus e avião. “As estradas irão receber milhares de pessoas, e os congestionamentos acabam sendo inevitáveis, por isso, é importante fugir de horários de picos e viagens noturnas. Em aeroportos e rodoviárias, a presença de olheiros é grande nessa época, então qualquer descuido ao comprar um lanche ou mesmo falar ao celular, a pessoa pode perder a mala ou a bolsa”, comenta o especialista.

Confira abaixo as dicas de segurança do GRUPO GR!
Para viagens de carro:

1. Alguns dias antes de viajar, passe no posto para abastecer, checar água, os pneus e outros itens. Faça a revisão preventiva em seu veículo, isso pode evitar uma pane mecânica em local inseguro;
2. Antes de iniciar a viagem, se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, utilize o GPS ou salve um mapa do local;
3. Nas proximidades do destino, procure identificar em seus deslocamentos habituais, postos policiais, de abastecimento 24 horas, pontos de estacionamento de viaturas, além de outros estabelecimentos comerciais que no caso de alguma emergência, podem servir como apoio;
4. Nunca encoste demais no carro da frente, pois não haverá espaço para manobras, caso seja necessário evadir-se do local;
5. Quando suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, evitando assim, uma brecha para abordagem.

Em rodoviárias e aeroportos:

1. Cuidado com pessoas que se aproximam para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
2. Não exiba dinheiro, notebook, relógios ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões;
3. Fique sempre atento às bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, pois qualquer descuido pode ser fatal;
4. Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância.
5. Evite fazer compras estando sozinho(a), os meliantes aproveitam-se de qualquer descuido;
6. Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas.

Geral: 99 lança campanha contra o assédio e subsidia corridas para Delegacia da Mulher no Carnaval


Marca vai levantar a bandeira do respeito dentro e fora dos carros


Redação/Hourpress

Arquivo
 A 99, empresa de tecnologia em mobilidade urbana, acaba de anunciar uma ação inédita para apoiar vítimas de assédio e incentivar denúncias durante o Carnaval. A empresa vai subsidiar R? 20 em corridas que tenham como destino uma das 180 Delegacias da Mulher de todo o país, entre os dias 21 e 26 de fevereiro.

"Um dos compromissos fundamentais da 99 é oferecer uma plataforma cada vez mais segura, em que o respeito esteja sempre em primeiro lugar. Este ano, nossa campanha de Carnaval extrapola o próprio serviço e, mais do que apenas levantar uma bandeira, nós vamos entregar um serviço real para a população. Vamos apoiar iniciativas para acolher as vítimas de assédio e dar voz a essa causa, especialmente neste período do ano, em que os casos crescem consideravelmente", afirma Stella Brant, Diretora de Marketing da 99.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), as denúncias de assédio aumentam em 20% na época do Carnaval. Por este motivo, o subsídio será aplicado automaticamente para qualquer corrida que tenha como destino uma Delegacia da Mulher (confira a lista completa aqui ), independentemente de onde o assédio tenha acontecido.

CARNAVAL CHAMA RESPEITO

Pelo segundo ano consecutivo, a 99 apoiará a ação Anjos do Carnaval, que integra a campanha #CarnavalSemAssédio e acolhe mulheres e LGBTs em situações de vulnerabilidade ou que tenham sofrido assédio durante o Carnaval. Serão dezenas de voluntários, os anjos, espalhados pelos principais blocos de rua de cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

"Além disso, também estamos trabalhando em diversas ações educativas, como mensagens via aplicativo, para passageiros, e um episódio especial sobre segurança em nosso podcast Papo de Motora, para motoristas", complementa a executiva.

Para tornar a experiência mais segura em sua plataforma, a 99 também conta com diversas funcionalidades. O rastreador de comentários, implementado em fevereiro de 2019 em parceria com a consultoria Think Eva, é uma delas. Trata-se de uma ferramenta de inteligência artificial, que rastreia comentários de passageiros e motoristas, deixados após as corridas, e identifica possíveis situações de assédio. Feito isso, uma equipe especializada avalia as ocorrências, para que sejam tomadas as devidas providências - que podem incluir desde o bloqueio (temporário ou permanente) do infrator ao suporte à investigação pelas autoridades policiais.

CARNAVAL 99 EM SÃO PAULO

Para ajudar os foliões paulistanos a se deslocar com mais facilidade e pagando menos, a 99 mapeou estações com maior fluxo de passageiros para oferecer descontos até elas. O mapa, disponível para download , mostra que integrar o aplicativo com o transporte metropolitano (trens e metrôs) pode ser a maneira mais rápida e econômica para se locomover durante as festas.

O aplicativo também oferecerá descontos de 25% aos usuários durante o período festivo. O benefício será aplicado a corridas que tenham como origem ou destino as 35 estações de metrô e trem que mais recebem chamadas durante o Carnaval, segundo dados de corridas da 99, espalhadas por 18 cidades da Grande São Paulo. Entre os dias 21 e 26/02, os descontos serão aplicados a dez corridas, usando o cupom "99FOLIA".

Para baixar o mapa com a lista completa das estações e conferir as condições para uso dos cupons, acesse http://99app.com/carnaval-sp/

SERVIÇO

Subsídio de R? 20 em corridas para a Delegacia da Mulher

Aplicado automaticamente mediante destino, de 21 a 26/2.

Página oficial da campanha, com a lista completa das Delegacia da Mulher: 99app.com/carnaval

 

Geral: Aeroportos devem receber 1,36 milhão de passageiros durante o carnaval


Estimativa inclui os 42 terminais da rede Infraero


Agência Brasil 

Neil Hall
Os 42 aeroportos da Rede Infraero com voos da aviação comercial regular devem receber 1,36 milhão de passageiros durante o carnaval, de 21 e 27 de fevereiro. O número é 3% superior em relação ao fluxo registrado no mesmo feriado do ano passado, entre 1º e 7 de março de 2019, quando foram contabilizados 1,32 milhão de viajantes. O volume de operações também deve crescer: são esperados 11.556 pousos e decolagens, aumento de 4,45% ante as 11.064 aeronaves registradas no carnaval de 2019.
Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foi adotada para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança e operações serão reforçadas, se necessário, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. Em caso de esclarecimentos dos passageiros, estarão de prontidão os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”.  

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.

Túnel do Tempo: China invade Vietnã


Luís Alberto Alves/Hourpress

em 17 de fevereiro de 1979,  a China invadiu o território vietnamita e ocupa vários pontos da fronteira. A contraofensiva do Vietnã acabou expulsando o Exército chinês.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Tutóia



Luís Alberto Alves/Hourpress

Tutóia é um município brasileiro do Estado do Maranhão. Composto por belas praias, mangues, dunas, lagos e rios. Também é conhecido como um dos portais de entrada para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba.

A Povoação foi edificada na margem esquerda do rio Tutóia, no lugar onde ele se lança no canal do mesmo nome, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Em tupi- guarani, esse nome significa "lençol de areia" ou "que encanto".

Os primeiros habitantes da região foram os índios Trememês, considerados valentes e prestimosos. Em 1727, havia duas dates de seis léguas, medidas e demarcadas pelos indígenas. Desde 1758 é conhecida como Tutóia.
A Rua Tutóia (foto) fica na Vila Mariana (Zona Sul). Na época do Regime Militar ficou tristemente conhecida porque na esquina com a Rua Tomaz Carvalhal, funcionava a casa de horror da Ditadura de 1964, o DOI/Codi, onde muitos opositores morreram sob tortura. 

Variedades: Brás Pereira Banda Show na era da eletrônica sacode o bairro do Imirim



Luís Alberto Alves/Hourpress

Integrantes portugueses da Ilha da Madeira distribuíram bolinhos de bacalhau durante o desfile

O puxador do Samba, Luizão Perna segurou o ritmo até o final do desfile

Mulher bonita não faltou

No  desfile da Brás Pereira Banda Show, o artista foi o morador do Imirim, como era antigamente


No sábado (15), a Brás Pereira Banda Show sacudiu as ruas do bairro Imirim, Zona Norte, afinada com a eletrônica. Ao contrário das concorrentes, neste ano os músicos cederam espaço à tecnologia. Num carro de som, um pendrive espetado no notebook trouxe para as ruas o volume equivalente à bateria de uma escola de samba com mais de 200 ritmistas.
Ricardo (violão de 7 cordas) e Diogo (cavaquinho) na era da banda com bateria eletrônica

Cada folião participou do desfile do seu jeito

Sem assédio, mulher bonita desfila tranquilamente

Rainha e princesas da Brás Pereira Banda show com misses do Corinthians

A cantora Wal Serra, o puxador Luizão Perna  e o samba no pé, hoje raro nos desfiles de carnaval



O jornalista Brás Pereira e membros portugueses da Ilha da Madeira, homenageados neste ano

Traje à rigor dos componentes portugueses da Ilha da Madeira

Mais excesso de beleza da corte de carnaval  Brás Pereira Banda Sshow

Herdeiro da Ilha da Madeira e a rainha e princesa de Carnaval da Brás Pereira Banda Show

Perna de pau, como nos carnavais de antigamente

Renato Cury (Agência Sport Models) também brilhou no desfile da Brás Pereira Banda Show

Jornalista Brás Pereira, ao lado da corte do Carnaval, esquentando as baterias para o desfile

O samba enredo deste ano, “Vai de Fado a Carnaval”, na voz do puxador Luiz Perna e a cantora Wal Serra, auxiliado pelo futuro da música, Davizinho, garotinho de nove anos, incendiou os foliões, contagiados pelos acordes do cavaquinho de Diogo       e do violão de 7 cordas, Ricardo, dedilhado com grande competência.

Num trecho do desfile, membros da comunidade da Ilha da Madeira presentearam os passistas com bolinhos de bacalhau. Para deixar o desfile mais bonito, a rainha da Banda Brás Pereira, Mayara Silene e as quatro princesas espalharam charme e beleza pelas ruas do Imirim.

 Como nos carnavais antigos, vários moradores do bairro participaram do evento, vários deles ao lado de esposa, filhos e netos. O desfile de carnaval, onde a celebridade são pessoas que não precisam dos holofotes da televisão para se tornar famosas. O importante é se alegrar respeitando a liberdade do próximo, sem qualquer tipo de exagero.