Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Com informação de qualidade, sintonize a hourpressradio.com

 Se você busca informação de qualidade, sintonize a rádio digital hourpressradio.com em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Ali, no bloco Raio X de Sampa você terá acesso a áudios contando a história de ruas e avenidas de São Paulo. 



Geral: Prefeitura de SP amplia para 1.100, o número de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19

 A partir de segunda-feira (17), 33 AMAs, UBSs e Amas/UBSs Integradas terão o horário de funcionamento ampliado das 19h para as 22h

   Agência Brasil

O aumento de casos da Covid-19 levou ao crescimento de novos leitos exclusivos


Redação/Hourpress

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coloca em ação, a partir desta quinta-feira (13), o Plano de Contingência Hospitalar, com a reserva de leitos exclusivamente aos pacientes com Covid-19. Com a nova estrutura, a cidade passa a ter 1.110 leitos exclusivos para o atendimento dos contaminados com o coronavírus.

Os leitos serão disponibilizados nos hospitais municipais Tide Setúbal, Waldomiro de Paula, Brasilândia, Guarapiranga, Parelheiros, Cachoeirinha, Menino Jesus e no hospital Professora Lydia Sotoropolli.


Dentro do plano, 33 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e Amas/UBSs Integradas terão o horário de funcionamento ampliado das 19h para as 22h, a partir de segunda-feira (17). Outras seis unidades, que atendem hoje durante 12 horas, passam a ser 24 horas. Também serão montadas 23 tendas para acolher a população nas unidades do município.

Os parceiros da SMS já receberam autorização para contratação de médicos e equipes de enfermagem para atender a esse aumento de demanda nas unidades de Atenção Básica, a critério das Coordenadorias Regionais de Saúde.

Aos profissionais ligados às Organizações Sociais de Saúde (OSSs), os parceiros iniciarão o cronograma de pagamento de horas extras de 2021 em duas etapas. Metade no primeiro trimestre e a outra metade no segundo trimestre.

Os profissionais da administração direta, que iniciam a partir desta fase da pandemia o atendimento aos sábados, terão as horas extras pagas juntamente com os salários. As OSS também estão autorizadas a comprar medicamentos e insumos de forma emergencial.

Para a próxima segunda-feira (17), está previsto o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência física. Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição. A vacinação também estará disponível para crianças indígenas aldeadas da mesma faixa etária.

De acordo com secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade deverá receber nesta sexta-feira (14), 60 mil doses de imunizantes, que serão prontamente distribuídas às UBSs, que ficarão responsáveis pela vacinação. "Iniciamos um novo passo na campanha de vacinação, com o atendimento às crianças. À medida que recebermos mais doses, abriremos a vacinação para outra faixa etária, para que possam ser atendidas".

Geral: Criminosos aplicam golpes usando Pix e QR Code

 

Empresa de segurança digital ensina a não cair em golpes

  Agência Brasil
Com o Pix, os criminosos tecnológicos criaram outros tipos de golpes

Agência Brasil 

O avanço tecnológico no campo do internet banking traz muitas comodidades para o correntista, mas com elas vêm as dores de cabeça. Criminosos encontraram uma forma de utilizar o pagamento via Pix e a tecnologia de QR Code para aplicar golpes.

Criminosos estão falsificando faturas de empresas e enviando para clientes. Essas faturas trazem códigos da tecnologia QR Code, pagas pela vítima usando o Pix pelo aplicativo bancário. Em alguns casos, a fatura falsa traz um código de barras e um QR Code. Em ambos, o dinheiro vai para a conta dos criminosos.

“A vantagem do Pix para os golpistas (assim como outros métodos de pagamento digitais é que eles são instantâneos, e consequentemente mais eficientes para quem usa a tecnologia de forma maliciosa”, afirmou a empresa de segurança cibernética Kaspersky, que detectou a fraude.

As faturas falsas são copiadas de forma quase idêntica às originais. Além disso, cibercriminosos imitam o visual das faturas ou sites das empresas reais, criam e-mails mascarados (remetentes) para simular os oficiais. Inclusive, oferecem desconto de 5% nos pagamentos via QR Code.

Além disso, os ladrões têm enviado e-mails com ofertas falsas de sites de streaming, como Netflix e Amazon Prime. O e-mail traz o QR Code para pagamento dos supostos planos mais em conta, como planos trimestrais.

Fique atento

A Kaspersky dá dicas para o consumidor não cair nesse tipo de golpe:

- Atenção ao destinatário. Apenas na primeira fraude é usada uma máscara, no segundo caso, o endereço é genérico e não tem relação com as marcas citadas no golpe.

- Atenção aos dados pessoais. Na fatura falsa não há a informação do nome do cliente, apenas o código do assinante, um número poucos sabem de cor. Além disso, a identificação do cliente é diferente. Existe um número na mensagem e outro na fatura.

- Fique de olho no código de barras. Contas de consumo (gás, energia, telefonia) sempre começam com o número 8. Por se tratar de uma fatura falsa, o código de barra começa com o número da instituição financeira na qual a fatura foi gerada ilegalmente.

- Visite o site oficial das empresas de streaming. Para a suposta promoção de filmes e séries, é importante que a pessoa cheque a veracidade da promoção no site das empresas. Se não houver nada, ainda é possível entrar em contato com eles pelos canais oficiais. Nunca use os contatos informados no e-mail, pois eles podem ser falsos também.

- Confirme os dados do destinatário antes de concluir o pagamento via Pix. Como em todos os esquemas fraudulentos, os criminosos usam nomes de laranjas para receber o dinheiro dos golpes. Apenas pagamentos legítimos mostrarão os nomes das empresas (razões sociais) corretos.

Geral: Associação de cruzeiros decide manter suspensão de temporada

    Agência Brasil

Para embarcar todos os tripulantes e passageiros devem estar vacinados e apresentar testes negativos

A medida voluntária vai até o dia 4 de fevereiro, diz Clia




 

Agência Brasil 

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) informou hoje (13) ter prolongado a suspensão voluntária das operações nos portos brasileiros até 4 de fevereiro.

A medida foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado ontem (12) a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros turísticos no país, em razão do "aumento exponencial” de casos de covid-19 nessas embarcações, principalmente entre os tripulantes.

A Clia já havia suspendido temporariamente as operações, depois que a Anvisa recomendou a medida em 31 de dezembro após verificar que o navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP) e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19 a bordo.

Segundo a Clia, a decisão de estender a suspensão temporária, no lugar de uma interrupção definitiva da temporada, "tem como objetivo a continuidade das discussões com as autoridades competentes a fim de alinhar as medidas necessárias para a retomada dos cruzeiros".

Em nota, a associação disse que o setor de cruzeiros adota protocolos mais rígidos do que a maioria das indústrias, sendo o único que monitora, coleta e relata continuamente os casos de covid-19 aos órgãos competentes. De acordo com a Clia, para embarcar todos os tripulantes e passageiros devem estar vacinados e apresentar testes negativos para a doença.

"Dada essa supervisão e a taxa excepcionalmente alta de vacinação exigida a bordo, a incidência de doenças graves é dramaticamente menor do que em terra, e as hospitalizações têm sido extraordinariamente raras", disse a associação.

Segundo a Anvisa, contudo, somente até o dia 6 de janeiro foram reportados 1.177 casos positivos de covid-19 entre tripulantes e passageiros, caracterizando um forte aumento de casos nos navios.

Durante toda a atual temporada de cruzeiros, que se iniciou em novembro, a estimativa era que 360 mil turistas desembarcassem nos portos brasileiros, movimentando R$ 1,7 bilhão. Somente em um dos principais terminais de passageiros do país, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, estima-se que 25 mil turistas deixarão de circular até 21 de janeiro, data em que terminaria a primeira suspensão temporária.

Geral: Estado de SP sanciona lei estabelecendo prioridade de atendimento no IML às mulheres vítimas de violência


O total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817

A medida visa aumentar a proteção à mulheres vítimas de violência


Redação/Hourpress

Desde o dia 23 de dezembro, já está em vigor em todo o Estado a Lei 17.493/2021, que determina prioridade de atendimento no Instituto Médico Legal (IML) para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e às vítimas de estupro de vulnerável.

A medida, de autoria da deputada Analice Fernandes (PSDB), destaca que com a nova legislação os exames periciais para constatação de agressões e outras formas de violência física serão feitas de forma mais ágil.

"[A norma] visa trazer celeridade na investigação dos casos e concessão de medidas cabíveis, uma vez que hoje a demora do laudo emitido pelo órgão dificulta o afastamento do autor que muitas vezes faz parte do núcleo familiar e social da vítima. Dados estatísticos, disponibilizados pelo Estado de São Paulo, demonstram que de janeiro a maio de 2021 houve 3.677 boletins de ocorrências sobre o tema", justificou.

No texto do projeto, em sua justificativa, a deputada ressalta ainda os altos índices de violência contra a mulher, especialmente na pandemia e a necessidade de medidas para coibirem esse tipo de ação.

"Em meio a pandemia de Covid-19, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% em São Paulo. O relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública informa que o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. Além do número de inquéritos ser preocupante, o quantitativo de medidas protetivas distribuídas no Estado de São Paulo também reflete o cenário de violência no qual vivem as mulheres", disse.

A deputada Janaina Paschoal (PSL) ressaltou a importância da medida, e enfatizou a necessidade de classificações prioritárias na norma para garantir melhores critérios de atendimento. "É um projeto muito bem-intencionado que pode ter um impacto positivo na sociedade, talvez seja interessante uma regulamentação administrativa para melhor definir a proposta e possibilitar maior assertividade", disse.

A parlamentar falou ainda sobre a importância do Parlamento paulista em seguir aprovando medidas voltadas ao combate da violência e falou sobre a necessidade de melhores condições de infraestrutura dos IMLs.

Geral: Três em cinco brasileiros desconhecem o que é deepfake

 

 O excesso de informações online tornam os internautas mais displicentes às fraudes


    Pixabay

O deepfake representa hoje um desafio para as pessoas


Redação/Hourpress

 

Os avanços da tecnologia de inteligência artificial (IA) possibilitaram usar as vozes e as expressões faciais na criação de novos conteúdos. O uso dessa técnica, conhecida como “deepfake”, vem ganhando popularidade nos últimos anos, porém também representa um desafio para as pessoas. E a complexidade deles aumentam frente ao desconhecimento sobre este fenômeno na América Latina. De acordo com a pesquisa “A infodemia e os impactos na vida digital da Kaspersky, em parceria com a Corpa, a maioria dos entrevistados latinos não sabem reconhecer quando um vídeo foi editado usando o deepfake, algo que pode favorecer as campanhas de desinformação e contribuir para a sobrecarga mental das pessoas.
 

Deepfake tem sua origem das palavras “deep”, de "deep learning” ou “aprendizado profundo”, e "fake", que significa falso. Essa técnica consiste em um método avançado de inteligência artificial (IA) que coleta dados sobre expressões e movimentos físicos que são processados ​​por meio de uma rede gerativa antagônica (GAN) para criar um vídeo falso muito realista. Essa técnica, criada exclusivamente para aplicações cinematográficas em Hollywood, agora está acessível para as pessoas, o que inundou a internet com conteúdos que podem ser confusos e até mesmo fraudulentos

 

De acordo com a pesquisa da Kaspersky, 66% dos brasileiros ignoram a existência dessa técnica. Entre os participantes da pesquisa, os peruanos (75%) são os que têm menos conhecimento sobre deepfake, e são seguidos pelos mexicanos e chilenos (ambos com 72%), argentinos (67%), brasileiros e colombianos (63%). Para os especialistas em cibersegurança, o resultado é preocupante porque podem ajudar táticas de engenharia social e fraudes a terem sucesso.


Falsos
 

"As táticas que envolvem vídeos e som em si não são maliciosas, já que permitem à indústria cinematográfica, por exemplo, oferecer experiências cada vez mais incríveis. No entanto, o uso do deepfake tende a ficar cada vez mais imperceptível e, como acontece com qualquer tecnologia inovadora, seu uso indevido implica riscos", alerta Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina.


 "Os exemplos mais comuns de uso indevido incluem vídeos falsos que usam o rosto das vítimas para atacar sua reputação ou credibilidade, bem como a manipulação de imagens e sons para burlar senhas biométricas (rosto e voz). À medida que a tecnologia se torna menos cara, podemos esperar o surgimento de seu uso ilícito", complementou o executivo.
 

O relatório da Kaspersky revela também que a maioria dos entrevistados na América Latina (67%) não reconhece quando um vídeo foi editado digitalmente usando essa técnica, com os colombianos sendo os que menos conseguem reconhecê-lo (72%). Eles são seguidos pelos brasileiros (71%), chilenos (70%), argentinos (68%), mexicanos (62%) e peruanos (57%). Os resultados se tornam mais preocupantes se for considerado que, além de vídeos sendo compartilhados nas redes sociais ou WhatsApp, já foram reportadas fraudes em plataformas de busca de emprego, que usam essa tecnologia. 


Conhecimento


Criminosos manipulam essa técnica para criar perfis falsos a fim de enganar vítimas e conseguir ter acesso a suas informações. Também se deve levar em conta os incidentes em que o deepfake foi usado para imitar a voz de empreendedores ou figuras públicas com a intenção de criar ou amplificar a desinformação.
 

Para Bestuzhev, existem dois fatores que tornam as pessoas mais expostas às fraudes se elas usarem deepfake. "A falta de conhecimento é o primeiro fator. O segundo é a sobrecarga mental causada pelo excesso de informações on-line, que atinge 78% dos brasileiros hoje em dia", alertou o especialista. 


“A combinação desses dois pontos faz com que os internautas sejam presas fáceis para campanhas de desinformação e golpes usando essa técnica. Portanto, é importante que as pessoas tomem conhecimento sobre os diversos usos do deepfake e façam um esforço consciente para desconectar um pouco do mundo digital algumas vezes ao dia. Essas práticas simples ajudarão a limpar a mente, facilitarão a compreensão sobre as novas tecnologias e ampliarão a cautela ao assistir vídeos ou áudios compartilhados pela internet, especialmente se esses conteúdos comunicarem algo estranho ou ilógicos."
 

Para mais informações sobre o estudo "Infodemia e os impactos na vida digital", acesse o blog da Kaspersky.


Sintonize a hourpressradio.com



Artigo: Turista, fique alerta para multa no Litoral Paulista

 Já no Guarujá é proibido armar tendas e barracas na praia

Turista precisa ficar alerta para escapar de multa nas praias do Litoral


Renata Franco


Durante a temporada de verão os turistas que seguem para as cidades do litoral de São Paulo, como Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande, podem acabar infringindo normas e leis municipais que regulamentam a prática de esportes como futebol, vôlei e frescobol na praia, sem nem mesmo saber que elas existem.


Na maioria dessas cidades, a fiscalização é feita pela Guarda Municipal que pode apreender raquetes, bolas e outros equipamentos esportivos. No entanto, a maioria dos turistas e até mesmo os moradores desconhecem tais restrições e proibições.


As cidades do litoral norte de São Paulo possuem legislação específica proibindo a presença de animais nas praias, podendo o dono ser multado em valores que variam de R$ 250 a R$ 1,6 mil.


Em Santos, por exemplo, a prática de frescobol é proibida das 9h às 17h, nos meses de dezembro a março. Já o futebol, só pode ser jogado até às 9h da manhã e, após às 18h. Além disso, fazer piqueniques e andar de bicicleta pelos jardins da orla de Santos também é proibido. Já no Guarujá é proibido armar tendas e barracas na praia.


Frescobol outra fonte de multa

Em Ubatuba, uma lei que entrou em vigor em Janeiro, dá poder à Guarda Municipal de apreender bicicletas de ciclistas que desrespeitem as leis de trânsito. Segundo a Prefeitura serão punidos os ciclistas que cometerem infrações como desrespeitar sinal vermelho e trafegar na contramão, no trecho de 3 km de uma ciclovia localizada no Centro.


No restante da cidade estarão sujeitos à apreensão da bicicleta aqueles que trafegarem sobre calçadas e calçadões.


O trânsito de bicicletas nas praias está liberado. Para reaver a bicicleta, o dono terá que pagar uma taxa de R$5,00 e será obrigado a apresentar um documento, como nota fiscal, que comprove a posse.

Já em São Sebastião, poderá ter problema o turista que quiser acampar nas praias da cidade. Caso alguma barraca seja encontrada, a fiscalização vai orientar o dono a desmontá-la e, se houver resistência, ela será apreendida.
 

Cães podem resultar em multas

Muitas dessas normas são importantes para manter a ordem em uma época em que as praias estão sempre lotadas. No entanto, é de suma importância que as Prefeituras locais façam campanhas para que todos tenham conhecimento dessas normas para não ter problemas nas férias de Verão.


CÃES AGORA SÃO PERMITIDOS EM SANTOS


Mas também há uma novidade em meio às proibições litorâneas: Santos é o primeiro município do Estado a permitir a circulação de animais em trecho da areia. A Prefeitura da cidade sancionou a lei complementar que autoriza cães na praia, desde o dia 1º de janeiro de 2022, em um projeto-piloto, com área delimitada e uma série de regras, sendo elas:
 

  • A circulação dos animais na praia é restrita ao trecho da orla do bairro José Menino, entre o submarino e o posto 1, entre 6h e 9h e 16h e 19h, diariamente;
  • O condutor do animal deve ser maior de 18 anos;
  • O tutor fica obrigado a recolher, imediatamente, as fezes de seu cão e descartá-las em local apropriado, sob pena de multa;
  • Será permitido o uso dos chuveiros da orla da praia pelos cães na área demarcada para presença dos animais;
  • O órgão responsável pelo controle de balneabilidade das praias deverá realizar, mensalmente, coleta e análise da qualidade sanitária da areia da área demarcada pelo Poder Público;
  • O resultado das análises mensais da qualidade sanitária das areias deverá ser divulgado no site oficial da Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município.

Para evitar passar apuros, se informe no site da cidade que você visitará quais são as regras e leis vigentes do município e boa viagem!


Renata Franco, especialista em Direito Ambiental e Regulatório

Chumbo quente: A natureza está furiosa com os homens

 

É provável que num curto espaço de tempo iremos comprar tubos de oxigênio

   Agência Brasil

Construções em mangues resultam nas enchentes de Verão em SP

Luís Alberto Alves/Hourpress

Existe um ditado indígena que diz o seguinte: “o que o homem branco fizer contra a mãe natureza vai se voltar contra ele mais tarde”.  As últimas #tragédias ambientais confirmam que os #índios estavam certos quando não concordaram com a destruição de rios e florestas por causa do dinheiro.

Só maluco para não compreender o motivo de tanta fúria ambiental nos últimos anos. É normal em diversos países da #América do Sul atingir temperatura próximo de 50º C? E o termômetro registrar 12ºC em pleno #Verão? E as grandes tempestades que assolam #Bahia, #Minas Gerais e logo chegarão ao #São Paulo, #Rio de Janeiro e #Espírito Santo, e que continuarão espalhando o #caos?

Infelizmente o “homem branco”, como os #índios nos chamam, lançou as sementes da destruição ao tornar em desertos grandes florestas na região #amazônica, matou as águas de vários rios despejando toneladas de agrotóxicos utilizados nas suas plantações.

Enchente

Nas grandes cidades brasileiras, #rios e córregos foram “escondidos” por baixo de ruas e avenidas. Porém, quando chegam as fortes chuvas de #Verão, as águas represadas embaixo do solo de asfalto e concreto voltam ao lugar que ocupavam originalmente. A #mídia desinformada classifica esse episódio de enchente. Nada disso. É a natureza ocupando o seu verdadeiro lugar.

Para tentar enganar a natureza, empreendimentos imobiliários soterraram diversas áreas de mangues para a construção de casas e edifícios. Aliás, na cidade de #SP um grande e famoso shopping center ganhou vida sobre um local, onde na década de 1960 existia aterro sanitário que reunia milhares de miseráveis em busca de restos de comida ali despejados pelos caminhões de limpeza urbana.

Portanto não se assustem com mais #tragédias ambientais que vamos presenciar daqui para frente, em número cada vez maior. Vidas inocentes pagarão pela ganância da podre #elite brasileira, que destrói o Brasil desde 1500, quando o invasor Pedro Álvares Cabral aqui chegou com a sua trupe de degradados de #Portugal. É provável que num curto espaço de tempo iremos comprar tubos de #oxigênio, por causa dos altos índices de poluição.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Hourpressradio.com

 

 

 

 


Túnel do Tempo: Robert Weaver, o primeiro afro-americano a ocupar cargo executivo nos Estados Unidos

 


Redação/Hourpress

No dia 13 de janeiro de 1966, Robert Weaver foi o primeiro afro-americano a ocupar um cargo do gabinete executivo federal dos Estados Unidos. Economista, acadêmico e administrador, ele atuou no departamento criado pelo presidente Lyndon Johnson.



Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda Dino Bueno

 

Em 1877 ocupou o cargo de juiz substituto da Primeira Vara

A Alameda Dino Bueno fica no "coração da Cracolândia, no Centro de SP

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Alameda Dino Bueno fica no bairro de Santa Cecília, Centro de SP, no coração da Cracolândia, paralela com a Avenida Rio Branco. O Dr. Antonio Dino da Costa Bueno nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 1854. Cursou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco em 1869, se tornando advogado em 1873 e três anos depois foi nomeado promotor público da cidade de São Paulo. 

Em 1877 ocupou o cargo de juiz substituto da Primeira Vara. No ano de 1892 conquistou o segundo lugar num concurso para professor substituto da Faculdade, dedicando-se ao Magistério. Quatro anos depois acabou promovido a secretário do Interior de SP, na presidência de Campos Sales. Em 1908 foi nomeado diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Aposentou-se em 1912. Na qualidade de presidente do Senado, ocupou o cargo de governador de SP. Morreu em 27 de fevereiro de 1931.