Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Geral: Idosos produzem enfeites de Natal utilizando técnica do origami


Redação/Hourpress

Tão importantes quanto o cuidado físico, as atividades lúdicas ajudam a manter a saúde mental de pessoas idosas. Dentro dessa filosofia, a Residencial Club Leger, localizado no coração de São Paulo, próximo ao Parque Estadual do Jaraguá, vem oferecendo, uma vez por semana, curso de origami aos seus residentes. A média de idade da turma é de 84 anos. Eles estão produzindo os enfeites de Natal que serão instalados em todo espaço, como guirlandas, estrelas e a árvore de Natal, utilizando a secular e tradicional técnica japonesa.
- Além do aspecto lúdico, trabalhamos questões importantes para esta faixa etária, como a concentração, coordenação motora, cognição e interação social. Eles ficam muito felizes, chega a ser uma farra, pois brincam e se divertem também. Os benefícios são múltiplos- explica Vinícius Neves, gerente executivo do empreendimento.
Nos idosos, este tipo estímulo tem como objetivo ajudar pacientes e familiares a conviver ou superar os déficits cognitivos. As atividades também diminuem as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.
A professora do curso, Dona Luiza, também tem 84 anos e é descendente de japoneses. Além de ministrar as aulas, ela também busca na atividade um meio de se manter ativa nestes encontros semanais.
- Esse é um período da vida onde a pessoa tende a ficar mais sozinha. A própria Dona Luiza passou por perdas recentes e o fato de sair de casa e ter essa atividade fez com que ela conseguisse superar uma fase não muito boa - explica Vinícius, destacando que o Leger tem entre seus objetivos prioritários estimular o convívio social dos residentes com atividades diárias, como as sessões de musicoterapia.
Os fatores que podem definir um envelhecimento bem-sucedido são a autonomia, a independência e o envolvimento ativo com a vida, a família, os amigos, o lazer e a sociedade. Além disso, o equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do indivíduo é um aspecto relevante para a obtenção de uma velhice saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário