Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Variedades: Mastruz com Leite lança clipe acústico de "Meu Vaqueiro, Meu Peão"

 


O lançamento ocorreu após uma live em que fãs da banda

Redação/Hourpress

Banda mãe do forró, o Mastruz com Leite lançou o clipe da música “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, nesta terça-feira (22). Com uma nova roupagem, o videoclipe conta com um formato mais intimista, com iluminação e ambientação exclusivamente pensadas para o momento. A novidade é o primeiro videoclipe do novo DVD “Mastruz com Leite Acústico – Tempo para Tudo”, que marca a comemoração dos 30 anos da banda Mastruz com Leite. O clipe está disponível no canal oficial da banda e pode ser conferido através do link: https://www.youtube.com/watch?v=1w6ioiHg8PE

O lançamento ocorreu após uma live em que fãs da banda ainda puderam ter um momento de interação com os cantores, que animaram o público com uma transmissão ao vivo e deram voz a alguns dos maiores clássicos que estão presentes na primeira parte do projeto. No repertório, a banda relembrou sucessos como “Barreiras” e “Avoante”, além de regravações, como “Se Lembra Coração” e “Ligação Errada”, e a música inédita “Hora de Me Declarar”.

30 anos de Mastruz com Leite

Com trajetória de grandes sucessos, a banda Mastruz com Leite se consolida como a Maior Banda de Forró do País. Em seus 30 anos, o grupo revolucionou o gênero, sendo a criadora do forró eletrônico. No repertório, a banda coleciona sucessos que embalaram gerações principalmente no ritmo junino, onde o público curtiu canções como “São João na Terra”, “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros. Atualmente, a banda soma números expressivos nas principais plataformas digitais. Ao todo, o grupo conta com mais de 78 milhões de visualizações no Youtube, 364 mil ouvintes mensais no Spotify e 887 mil seguidores no Instagram.


Variedades: Millena e Manu Maia lançam novo clipe


 

"Também me sinto assim" mostra a separação de um casal de namorados durante a pandemia

Redação/Hourpress

As irmãs Millena e Manu Maia, sucesso nas redes sociais com mais de 2,5 milhões de seguidores em seu canal no YouTube, acabam de lançar seu novo clipe “Também me sinto assim”, balada romântica que fala sobre a separação de um casal de namorados durante a pandemia.

A música, que tem uma batida puxada para o hip hop, teve a letra escrita com duas intenções: mostrar um casal separado por um desentendimento, mas também pelo afastamento social que todos estamos vivendo no momento.

Michelle, que é a autora da letra, explica que escolheu falar de afastamento e tempo justamente pelo momento que as pessoas estão vivendo hoje. “Às vezes, mesmo sem querer, se afastar é preciso”, justifica. O clipe foi gravado pelas próprias cantoras em casa, que conta com estúdio próprio e já conta com mais de 600 mil visualizações em apenas cinco dias no ar no canal: https://www.youtube.com/c/MillenaeManuMaia.

Millena e Manu Maia

Atualmente o Instagram das meninas @minhagemeaoficial são 800 Mil seguidores só no instagram. Elas são YouTubers e cantoras. No YouTube, elas já têm mais de 2,5 milhões de inscritos e mais de 130 milhões de vizualizações mensais nos vídeos do canal. Elas são muito bem qualificadas no ranking do social blade como categoria (A).

Como cantoras elas têm oitto músicas autorais com clipes no YouTube totalizando 100 milhões de vizualizações nos clipes. Elas mantêm suas músicas também em outras plataformas musicais como: Spotify, Deezer, Google Play Música, YouTube Music, Apple Music e muitas outras. Em outras redes sociais como TikTok já totalizam mais de 250 mil seguidores.

Veículos: Volkswagen alcança marco de 5 mil veículos exportados para Colômbia

 

A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos

Luís Alberto Alves/Hourpress

A VW Caminhões e Ônibus acaba de atingir o marco de 5 mil veículos exportados para a Colômbia, entre caminhões e ônibus. A unidade emblemática já deixou o Porto de Santos (SP) e é representada por um caminhão Constellation 19.360 V-Tronic. A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos, em 1997, com o envio de dois Volksbus 8.140. De lá para cá, foram muitos embarques de sucesso, com destaque para o caminhão Delivery 9.150, o campeão em exportações da VWCO para o mercado colombiano. O grupo Porsche é o representante e importador da marca para a Colômbia.

Este ano os veículos VW mais pedidos pelos clientes por lá foram os caminhões Delivery 11.180 e 9.170, os Constellation 17.280 nas versões chassis e tractor, e os cavalos mecânicos 19.360 com tração 4x2 e 31.330 com tração 6x4. Dentre os ônibus o destaque é o 8.160 OD. “Nossa história no mercado colombiano mostra como nosso portfólio é versátil, está sempre em ampliação e atende às principais necessidades de nossos clientes, com produtos sob medida, cobertura de ponta a ponta e baixo TCO – Custo Total de Propriedade.”, comenta Paulo Kramer, consultor comercial da VW Caminhões e Ônibus.

Veículos: Sistema de ignição precisa ser revisado para garantir bom funcionamento do motor



 Tríade de ignição, composta por velas, cabos e boninas, é essencial para uma viagem tranquila

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com o aumento dos deslocamentos por conta das festas de fim de ano, é importante que os motoristas relembrem de alguns cuidados com os componentes do veículo antes de pegar a estrada. Para evitar surpresas desagradáveis, a manutenção preventiva é indicada e um dos conjuntos que devem receber atenção especial é a chamada tríade de ignição, composta por velas, cabos e bobinas, e responsável pela queima da mistura ar/combustível, dando início à combustão do motor.  A dica é da Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores, que em apenas três anos já comercializou aproximadamente 4 milhões de velas de ignição no Brasil.

Essenciais para o bom funcionamento do motor, caso as peças que compõe a tríade estejam desgastadas, problemas diversos podem surgir, como dificuldade para ligar o carro, desempenho reduzido, marcha lenta sem estabilidade e difícil retomada. “Outro alerta é que uma vela em mau estado pode aumentar o consumo de combustível, seja gasolina ou etanol, e fazer com que o motorista acabe gastando mais dinheiro por conta de não realizar uma revisão preventiva antes de viajar”, destaca Pedro Valencio, da Delphi Technologies.

Além de reduzir a vida útil dos cabos e das bobinas, uma vela de ignição desgastada também pode acarretar problemas para outros componentes, como o catalisador, por exemplo, o que eleva a emissão de poluentes.

“A Delphi orienta que os proprietários verifiquem a tríade de ignição a cada 10 mil quilômetros, ou ainda conforme a especificação da montadora no manual do veículo. Assim, é possível assegurar a maior durabilidade dos componentes como um todo e viajar sem preocupações. A inspeção mais simples pode ser visual, mas é sempre importante ressaltar que manutenções técnicas devem ser realizadas por mecânicos especializados para checar o funcionamento dos produtos”, explica o especialista da marca. 

Reconhecimento pelos mecânicos

Em apenas três anos desde o início das vendas no Brasil, a Delphi Technologies já comercializou cerca de 4 milhões de velas de ignição, e ganhou o reconhecimento dos reparadores.

Prova disso, foi a conquista do selo bronze nas categorias vela de ignição e cabo de vela do 11º Prêmio Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), realizado em setembro deste ano, com o voto de 259 profissionais da reparação.

Internacional: China condena jornalista a 4 anos de prisão por relatar vírus em Wuhan

 


Advogado de defesa afirma que vai recorrer

Agência Brasil 

Um tribunal chinês impôs hoje (28) uma pena de quatro anos de prisão a uma jornalista que noticiou da cidade de Wuhan, no auge do surto de coronavírus do ano passado, acusando-a de "induzir brigas e provocar confusão", disse o advogado da condenada.

Zhang Zhan, de 37 anos, a primeira jornalista cidadã que se sabe ter sido julgada, é parte de um punhado de pessoas cujos relatos em primeira mão de hospitais lotados e ruas vazias pintaram um quadro mais sombrio do epicentro da pandemia do que a narrativa oficial.

"Não entendo. Tudo que ela fez foi dizer algumas palavras verdadeiras, e por isso pegou quatro anos", disse Shao Wenxia, a mãe de Zhang, que acompanhou o julgamento com o marido.

O advogado de Zhang, Ren Quanniu, disse à agência de notícias Reuters: "Provavelmente apelaremos".

"A senhorita Zhang acredita que está sendo perseguida por exercitar sua liberdade de expressão", havia dito ele antes do julgamento.

Governo tenta minimizar

Críticos dizem que a China fez com que o julgamento de Zhang acontecesse durante as festas de fim de ano ocidentais deliberadamente para minimizar a atenção e a vigilância do Ocidente.

"A seleção do período sonolento entre o Natal e o Ano Novo sugere que até Pequim está constrangida por condenar a jornalista cidadã Zhang Zhan a quatro anos de prisão por ter registrado a versão sem censura do surto de coronavírus de Wuhan", tuitou Kenneth Roth, diretor-executivo da entidade Human Rights Watch, sediada em Genebra.

As críticas à maneira como a China lidou inicialmente com a crise foram censuradas, e pessoas que contaram o que estava acontecendo, como médicos, foram advertidas. A mídia estatal creditou o sucesso do país na contenção do vírus à liderança do presidente Xi Jinping.

Pro-democracy supporters protest to urge for the release of 12 Hong Kong activists arrested as they reportedly sailed to Taiwan for political asylum and citizen journalist Zhang Zhan outside China's Liaison Office, in Hong Kong
Populares pediram na China a libertação da jornalista condenada a quatro anos de prisão por noticiar a covid-19 - (Reuters/TYRONE SIU//Direitos reservados)

O vírus se disseminou em todo o mundo, já infectou mais de 80 milhões de pessoas e matou mais de 1,76 milhão, paralisando as viagens aéreas, enquanto nações erguiam barreiras de proteção que transtornaram indústrias e meios de subsistência.

Em Xangai, a polícia reforçou a segurança diante do tribunal onde o julgamento começou sete meses após a detenção de Zhang, mas alguns apoiadores não se intimidaram.

Um homem de cadeira de rodas, que disse à Reuters que saiu da província central de Henan para mostrar apoio a Zhang como irmão de fé e cristão, escreveu o nome dela em um pôster, mas foi afastado por policiais.

Jornalistas estrangeiros foram impedidos de ingressar no tribunal "devido à epidemia", disseram autoridades de segurança da corte.

Artigo: Especialista esclarece dúvidas para manter a saúde da casa em dia

 


Como identificar, quais são os riscos e o que fazer para combater a umidade dentro da residência

Redação/Hourpress

No piso, no telhado e nas laterais da casa, as infiltrações são sinais de que algo está errado. Esse contratempo pode aparecer quando há uma passagem de água por meio de trincas na superfície da estrutura. Nesses casos, é crucial agir rapidamente para que os danos não se espalhem rapidamente. 

“Além de evitar maiores danos causados pela exposição à umidade, resolver esse problema logo na fase inicial, pode gerar economia para o bolso”, explica André Amado, gerente da Rede de Prestadores da Allianz Assistance, empresa de assistência 24 horas. E para ajudar nessa missão e manter a estrutura do imóvel em dia, André respondeu as principais dúvidas sobre infiltrações. Confira:

Como identificar?

Para quem está com suspeitas de infiltração de água, é preciso ficar atento a alguns sinais. O mais comum entre eles é o estufamento nas paredes e no teto. Para descobrir a origem, realize uma inspeção nas superfícies para detectar possíveis manchas, umidade, rachaduras e mofo.

Também é possível investigar se há vazamento em algum equipamento hidráulico ou, se for uma  casa, se o problema provém do telhado. Se não for identificada qualquer irregularidade, o próximo passo é contratar um serviço especializado para uma avaliação, que pode evoluir para um serviço de caça vazamentos.

Quais são os riscos?

A água é o segundo elemento natural mais ofensivo à moradia - logo depois do fogo. A infiltração pode acarretar diversas ameaças para a propriedade, ocasionando não apenas um dano estético, mas também prejuízos mais sérios.

Nos locais afetados, pode ocorrer o deslocamento do reboco na superfície da parede ou teto, descolamento dos pisos e revestimentos e curto-circuito caso a água atinja a parte elétrica. Além disso, a presença de mofo pode prejudicar a saúde dos moradores, pois eles são fungos que crescem em local úmido e se desprendem no ar, podendo causar irritação nos olhos, nariz e garganta.

O que fazer?

Após a identificação do problema, os cuidados devem ser tomados imediatamente. Primeiro, afaste móveis ou objetos passíveis de danos e desligue a rede elétrica caso o dano seja em uma tomada. Se o proprietário tiver conhecimentos técnicos, ele poderá solucionar a situação. Caso contrário, é altamente recomendado contratar um profissional, que dependendo da condição, pode ir desde um serviço de encanador até um engenheiro civil. O especialista poderá validar sua preocupação ou acalmá-lo sobre o cenário da infiltração.

Para manter o bem-estar da propriedade, faça a manutenção preventiva anualmente, fora de épocas chuvosas. Certifique-se que as telhas estão em boas condições e colocadas corretamente e garanta que os ambientes tenham uma ventilação adequada. Prevenir sempre vai ser o melhor remédio.

Política: Contra o governo, senadores sugerem prorrogar auxílio emergencial

 


 Propôs a extensão das parcelas de R$ 300 por mais três meses

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

O pagamento do auxílio emergencial termina nesta terça-feira (29) e o governo federal já anunciou que não vai propor a prorrogação do benefício criado para enfrentar a crise econômica causada pelas medidas de enfrentamento à covid-19. No Senado, estão em análise propostas que determinam a concessão de novas parcelas do benefício.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania–SE) propôs a extensão das parcelas de R$ 300 por mais três meses. Já o senador Rogerio Carvalho (PT–SE) sugere que o valor seja elevado para R$ 600 durante o primeiro semestre de 2021, equiparando-o ao das primeiras parcelas do auxílio instituído em 2020.


Política: Senadores celebram novo Fundeb sancionado sem vetos

 


A versão sancionada foi aprovada pelo Senado no dia 15 e confirmada pela Câmara recuperando o texto do relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES)

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

A Presidência da República sancionou, sem vetos, a lei que regulamenta o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de sexta-feira (25), feriado de Natal.

A versão sancionada foi aprovada pelo Senado no dia 15 e confirmada pela Câmara recuperando o texto do relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES). O texto exclui as emendas que direcionavam parte dos recursos a escolas filantrópicas e do Sistema S. Ou seja, fica excluída a possibilidade de repasses do Fundeb para essas entidades. No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Educação

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a sanção do novo Fundeb foi um dia histórico para a educação pública do país.

"Uma das contribuições mais relevantes e de maior impacto social que o Congresso Nacional incorporou ao patrimônio jurídico brasileiro”, disse Davi nas redes sociais. 

Relator da proposta que tornou o Fundeb permanente (PEC 26/2020), votada pelo Senado em agosto, o senador Flávio Arns (Podemos-PR) acredita que esse era o passo que faltava para fechar o ano com ações legislativas necessárias.

“Garantimos que os avanços assegurados pela Emenda Constitucional 108/2020 se concretizem a partir do ano que se inicia. Viva a educação!"

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Styvenson Valentim (Podemos-RN) também comemoraram a sanção.  

"Depois de muitas batalhas travadas no Congresso ao lado dos movimentos de educação, a lei do novo Fundeb foi sancionada pelo governo sem vetos. O fundo tem que garantir uma educação pública mais justa no país, e iremos ficar atentos à aplicação da lei”, afirmou Randolfe. 

"Só quem estudou em escola pública sabe a importância desses recursos para a educação brasileira", disse Styvenson.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) também comentou o assunto.

“Aprovamos no Senado e a Câmara refez de uma maldade contra a educação no Brasil”, escreveu Paulo Rocha. 

Novo Fundeb

Estabelecido pela Emenda Constitucional 108, promulgada em agosto, o Fundeb dependia de uma lei regulamentando a forma do repasse dos recursos. Com as mudanças, o fundo se torna permanente a partir de 2021 para financiar a educação infantil e os ensinos fundamental e médio nas redes públicas.

O Fundeb é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais, como ICMS, ITR e IPVA, e de valores transferidos de impostos federais. Em 2019, o fundo custeou R$ 156,3 bilhões para a rede pública.

Com o novo fundo, o Congresso aumentou a participação da União no financiamento da educação básica. A participação federal passa dos atuais 10% para 23%. O aumento é escalonado. No ano que vem, o percentual passa para 12%. Em 2022, 15%; em 2023, 17%; em 2024, 19%; em 2025, 21%; e a partir de 2026, 23%.

Os valores alocados pelo governo federal serão distribuídos para os municípios que não alcançarem o valor anual mínimo aplicado por aluno na educação. O Fundeb permanente adota referência de valor por aluno no cálculo para distribuição de recursos da complementação da União.

O texto também traz as ponderações, a relação com o número de matrículas e os indicadores a serem verificados para a distribuição de recursos, além de detalhar como se dará o acompanhamento da avaliação, monitoramento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos a serem empregados.


Artigo: As festas de fim de ano são um prato cheio para acidentes

 


Dizem que tão importante quanto você saber dirigir é saber para onde irá e o que vai encontrar no percurso

Daniel Schnaider

Entre o Natal e o Ano Novo de 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 1.997 acidentes e 167 mortes nas estradas. Foram 4.986 infrações, apenas no período da passagem de ano. Esses números exorbitantes podem ser evitados com educação no trânsito e tecnologia, e as duas soluções caminham juntas.

Daniel Schnaider, presidente, especialista em tecnologias disruptivas e gestão de frota na Pointer By PowerFleet Brasil, ressalta a importância de soluções que contribuam com o trânsito e deixa o alerta principalmente às empresas que trabalham nesse período de festas.

Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor. São inúmeras formas de manter a segurança no trânsito que pode acabar com esses acidentes e mortes evitáveis. Na palma da mão temos recursos como IoT, softwares, plataformas, aplicativos, inteligência artificial e outros diversos serviços prestados que podem assegurar uma viagem tranquila para quem está saindo de férias, ou mesmo trabalhando.

As pessoas não imaginam o quanto a IoT pode contribuir para resolver a problemática das estradas, mas Schnaider explica todas as vantagens e ressalta que cada vez mais vê esses recursos como itens obrigatórios, assim como o cinto de segurança.

Prevenção

 - Driver feedback: as pessoas precisam saber como estão dirigindo. Uma plataforma que indica quais são os movimentos perigosos como ultrapassagens indevidas, distância segura do veículo da frente ou mesmo comportamentos dentro do carro que podem causar desatenção, é essencial para evitar acidentes.

- Manutenção: existem aquelas que são feitas anualmente mas tem falhas mecânicas que pegam o condutor desprevenido. E para minimizar os danos que não estão evidentes, existem dispositivos que são acoplados e conseguem scanear possíveis defeitos no carro, isso é o futuro. Inclusive, podem indicar combustível alterado, que com certeza irá prejudicar o desempenho do veículo com o passar do tempo.

- Rotas: dizem que tão importante quanto você saber dirigir é saber para onde irá e o que vai encontrar no percurso. Traçar caminhos seguros e saber em quais condições estão as vias que irá percorrer é um grande passo para que consiga evitar possíveis incidentes. É necessário saber como está a infraestrutura da via, detectar problemas na sinalização do local, buracos, avisos de possíveis obstáculos, rotas precárias em dias de chuvas ou até mesmo outras situações desafiadoras.

Uma vez que a colisão aconteceu, Schnaider chama a atenção para o pós-acidente e como a tecnologia também é eficiente nestes casos.

Acidente:                       

Tempo de resgate: os sensores detectam a colisão e neste momento podem acionar o resgate e/ou a ambulância mais próxima para que a ajuda chegue mais rápido ao local e com os aparelhos corretos para aquele tipo de resgate, por exemplo. Desta forma a ajuda será mais eficaz e, com certeza, salvará mais vidas.

Causa do acidente: muitas vezes levam-se dias ou meses para chegar à conclusão do que causou uma tragédia. Demanda investimento público e tempo de funcionários que muitas vezes precisarão voltar ao local e obstruir a via para investigar o que ocorreu. Os dispositivos instalados nos carros podem detectar imediatamente o motivo do acidente, reconstituir a situação e chegar a uma conclusão com mais rapidez.

Podemos ver diversas formas de como a tecnologia pode ajudar para que as festas de final de ano não se tornem um desastre para muitas famílias. Por enquanto, esses recursos são utilizados e incentivados por empresas, que são uma grande parte do trânsito nas estradas, mas Schnaider prevê um futuro muito melhor se a tecnologia passar a ser também uma visão de segurança pública para que todos os carros estejam protegidos e seguros com a IoT.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas.

Economia: Caixa paga auxílio emergencial a 3,2 milhões nascidos em novembro

 



Beneficiários do Bolsa Família receberam conforme programa social

Agência Brasil 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (28) o auxílio emergencial para 3,2 milhões de brasileiros nascidos em novembro. Serão liberados cerca de R$ 1,1 bilhão para beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, no ciclo 6 de pagamentos do programa. Os pertencentes ao Bolsa Família receberam de acordo com o calendário do programa social.

Do total, 49,1 mil receberão os recursos referentes a parcela do auxílio emergencial regular, no valor de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família). Os demais, 3,2 milhões, serão contemplados com parcela do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães chefes de família).

Os recursos estarão disponíveis na poupança social digital e poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período, de acordo com o mês de nascimento.

Caixa eletrônico

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta sexta-feira serão liberados a partir do dia 25 de janeiro. A partir dessa data, o beneficiário poderá retirar o auxílio emergencial no caixa eletrônico, nas agências da Caixa ou lotéricas ou usar o aplicativo Caixa Tem para transferir o dinheiro da poupança digital para contas em outros bancos, sem o pagamento de tarifas.

O auxílio emergencial criado em abril pelo governo federal, pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, foi estendido até 31 de dezembro, por meio da Medida Provisória (MP) 1000. O auxílio emergencial extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300,00 cada; no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600,00.

Somente aqueles que já foram beneficiados e se enquadram nos novos requisitos estabelecidos na MP estão recebendo o benefício.

Parcela única

Cerca de 1,2 milhão de beneficiários que têm direito apenas à parcela de dezembro do auxílio extensão estão recebendo os R$ 300 ou R$ 600 desde o dia 21 de dezembro. São pessoas que receberam a primeira remessa do auxílio emergencial em julho.

Com o pagamento de hoje, a Caixa completa as transferências para os nascidos de janeiro a novembro. Amanhã, recebem os beneficiários nascidos em dezembro. Os saques em espécie e transferências por meio do Caixa Tem também estão disponíveis desde dia 21 para nascidos em janeiro e fevereiro. Para os demais beneficiários, segue o calendário de liberação dos ciclos 5 e 6, a partir de 4 de janeiro.

Economia: Um mês após apagão, zona norte de Macapá volta a ficar sem luz

 


Problema afetou zona norte da capital do Amapá

Agência Brasil 

Um novo corte no fornecimento de energia elétrica deixou a zona norte de Macapá novamente sem luz na noite de domingo (27). O problema ocorreu cerca de um mês depois de quase todo o estado do Amapá ter sofrido por 22 dias com apagões, em novembro.

Na zona norte de Macapá residem 200 mil dos mais de 510 mil habitantes da capital amapaense. As primeiras quedas de energia começaram a ser registradas às 16h de ontem. 

De acordo com o governo local, o problema já foi solucionado e não tem relação com o que causou o apagão de novembro, quando um incêndio no transformador de uma das principais subestações do Amapá provocou a interrupção no fornecimento.

Desta vez, o corte foi provocado por problemas numa outra subestação da capital, a Macapá II, de acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá, estatal de distribuição de energia elétrica do estado.

Artigo: Aumento do ICMS impactará no preço de alimentos em São Paulo

 


Serão centenas de setores impactados

Redação/Houpress

A necessidade de dinheiro para ajuste das contas do Estado de São Paulo em função da pandemia vai impactar diretamente nos pratos da população paulista. Isso pelo fato do governo de João Dória ter publicado recentemente alguns ajustes que implicarão no aumento da ICMS para diversos setores, dentre eles produtos de alimentação.

Serão centenas de setores impactados, mas a Confirp Consultoria Contábil separou alguns relacionados aos alimentos e qual o aumento real que esses terão nos valores do tributo:

• Queijos (aumento real de 10,83%);
• Suco de Laranja (10,83%);
• Ave, coelho ou gado bovino, suíno, caprino ou ovino em pé e produto comestível resultante do seu abate, em estado natural, resfriado ou congelado e farinha de trigo, bem como mistura pré-preparada de farinha de trigo (10,83%);
• Ovo integral pasteurizado, ovo integral pasteurizado desidratado, clara pasteurizada desidratada ou resfriada e gema pasteurizada desidratada ou resfriada (34,29%);
• Leite Longa Vida (27,66%);
• Iogurte e Leite Fermentado (27,66%);
• Aves/Produtos do Abate em Frigorífico Paulista (25,00%).


Segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, é certo que esse aumento na carga tributária será repassado aos consumidores. "Não tem como esses setores absorverem esses aumentos tributários sem o consequente repasse a população, que já vem sofrendo com os impactos da pandemia", explica.

Para entender melhor: em 16 de outubro de 2020 o Estado de São Paulo publicou diversas normas alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar a arrecadação. São medidas de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19.

"Os decretos 65.252/2020, 65.253/2020, 65.254/2020 e 65.255/2020 têm a finalidade de aumentar a arrecadação de impostos, para superar o rombo ocasionado pela crise. São medidas de ajuste fiscal para equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19. Contudo, existem vários desses decretos que representarão aumentos desse tributo, complicando ainda mais as finanças das empresas", explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil .

Dentro das ações previstas pelos decretos estão prorrogação para até 31 de dezembro de 2022 do prazo final de determinados benefícios, a redução do percentual de alguns benefícios, aumento das alíquotas com mercadorias por dois anos, entre outros assuntos.

"Com a mudança, a partir de janeiro, as alíquotas do ICMS desses produtos terão consideráveis elevações, tornando ainda mais pesadas cargas tributárias. Em situação de crise isso se mostra um novo complicador. Outro ponto é que certamente em muitos casos os referidos estabelecimentos repassarão esse aumento para o consumidor, encarecendo os preços desses produtos e serviços", analisa Richard Domingos

Essa majoração está prevista para vigorar por dois anos, ou seja, até 15 de janeiro de 2023, segundo os decretos, restando saber se daqui dois anos o governo vai publicar novo decreto restabelecendo as alíquotas anteriores, fato que ainda é incerto.

Saúde: Fiscais autuam estabelecimentos por aglomerações em São Paulo

 


Locais receberam mais de 6 mil pessoas em festas, mesmo com restrições

Agência Brasil 

Uma força tarefa organizada pela prefeitura de São Paulo e pelo governo estadual interditou sete estabelecimentos comerciais, entre sexta-feira (25) e sábado (26), por desrespeitar medidas sanitárias e gerar aglomeração de cerca de 6 mil pessoas. Atualmente, a capital paulista encontra-se na fase vermelha do Plano São Paulo, o que significa que, no município, somente podem funcionar serviços essenciais, como mercados, padarias e farmácias. 

Determinada por decreto do governo, a restrição foi estabelecida para o período de 25 a 27 de dezembro e ainda estará em vigor entre 1° a 3 de janeiro.

No primeiro dia da ação, 2,8 mil pessoas foram dispersadas de uma casa de festas na zona sul de São Paulo. Em outro lugar da cidade, na zona oeste, 1,5 mil pessoas foram orientadas a deixar o local onde havia aglomeração com portas e janelas fechadas. Um bar na zona norte com cerca de 200 frequentadores também foi esvaziado.

Na noite de sábado (26), agentes também interromperam um baile funk que acontecia em Cidade Tiradentes, zona leste da capital. Um bar e uma casa de shows também foram fechados. No total, mais de 3 mil pessoas participaram dos eventos.

Em nota, a prefeitura esclarece que os organizadores e responsáveis poderão responder civil e criminalmente. Desde o início da quarentena, 1.314 estabelecimentos foram interditados por descumprirem as regras vigentes, sendo 886 são bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias. O valor da multa é de R$ 9.231,65 e varia de acordo com a área ocupada. Caso um estabelecimento seja interditado, o respectivo proprietário deve recorrer à subprefeitura da sua região para regular a situação.

A Operação Conjunta de Fiscalização de Festas Clandestinas envolveu profissionais da Vigilância em Saúde (Covisa) do município e do estado de São Paulo, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), as Subprefeituras e a Polícia Militar (PM). Cada fiscalização mobilizou, em média, 190 profissionais.

A prefeitura criou um canal para que qualquer pessoa possa denunciar estabelecimentos que estejam infringindo as medidas. A denúncia pode ser feita pela Central SP156, disponível por telefone, aplicativo e pelo site.


Saúde: Estado de SP fica na Fase Amarela até a próxima quinta-feira (31)



Cidade de Presidente Prudente permanece na Fase Vermelha


Agência Brasil 

A maior parte do estado de São Paulo voltou hoje (28) a Fase Amarela de combate a pandemia de covid-19. Já os 45 municípios da região de Presidente Prudente permanecerão na Fase Vermelha, a mais restritiva, até, pelo menos, o próximo dia 7 de janeiro, quando haverá nova avaliação.

Todo o estado de São Paulo ficou, temporariamente, na Fase Vermelha nos últimos dias 25, 26, e 27, e voltará a fase mais restritiva nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro. Na Fase Vermelha, o atendimento presencial fica proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Na madrugada de ontem (27), a Vigilância Sanitária do estado flagrou uma festa no município de Americana, que reunia cerca de 250 pessoas. Além da falta de distanciamento social, consumidores estavam sem máscara de proteção facial mesmo sem estar consumindo bebidas e alimentos.

Segundo a Vigilância Sanitária, os responsáveis pela organização da festa foram autuados com base no Código Sanitário, que prevê multa de até R$ 276 mil. Pela aglomeração de pessoas e a falta do uso de máscara, a multa foi de R$ 5 mil.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde mostram o aumento dos casos e mortes por coronavírus. Balanço divulgado ontem mostra que o número de novos casos de covid-19 registrados nos últimos 31 dias superou em 52% o total de confirmados nos 100 primeiros dias da pandemia. 

Saúde: Covid-19 atinge vice-presidente Hamilton Mourão

 


Vice-presidente está em isolamento no Palácio do Jaburu

Agência Brasil 

Após ser diagnosticado com covid-19, o estado geral de saúde do vice-presidente Hamilton Mourão é bom. Em nota, a assessoria da Vice-Presidência informou hoje (28) que Mourão teve dor no corpo, dor de cabeça e febre, “que não passou de 38 graus”, o que o levou a fazer o exame.

A confirmação do teste positivo foi divulgado ontem (27) e o vice-presidente já está em isolamento no Palácio do Jaburu.

“De acordo com a recomendação médica, [Mourão] faz uso de Hidroxicloroquina, Annita, Azitromicina e sintomácos (remédio para dor e febre). O estado geral de saúde do Vice-Presidente da República é bom, encontrando-se em isolamento na residência oficial do Jaburu”, diz a nota.

Saúde: Hospital São Camilo alerta para importância de exames periódicos à saúde da mulher

 


Queda na procura por mamografia foi de 75% em 2020

Redação/Hourpress

Dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 52% das mulheres deixam de realizar o exame de Papanicolau anualmente e 40% não estão em dia com a Mamografia.

A pandemia de Covid-19 elevou ainda mais esses números, apontando para queda de 75% na realização da mamografia em 2020, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

De acordo com o Dr. Daniel Gallo, mastologista da Rede de Hospitais São Camilo, o ano foi atípico, mas é fundamental que as mulheres retomem seus exames periódicos a fim de detectar precocemente qualquer alteração no colo do útero ou possíveis tumores na mama.

“Campanhas como o Outubro Rosa são importantíssimas, pois ajudam a divulgar informações sobre a importância de fazer os exames preventivos periodicamente, mas é preciso continuar falando sobre o assunto todos os meses para combatermos esses números preocupantes”, frisa.

Segundo ele, os exames periódicos são a melhor forma de prevenir doenças como nódulos mamários, câncer de mama ou de colo de útero, além de infecção por HPV. “Dessa forma, aumentam as chances de realizar tratamentos mais seguros e com maiores chances de cura”, explica o médico.

Conheça os principais exames periódicos para a saúde preventiva da mulher:

- Papanicolau

Capaz de detectar infecções por HPV (papilomavírus humano), que podem causar câncer de colo de útero. Esse exame é solicitado por um médico ginecologista e deve ser realizado anualmente a partir dos 25 anos.

- Colposcopia

Indicado para mulheres que apresentam alterações no Papanicolau, mas também podem ser realizados junto às avaliações de rotina.

- Mamografia

Esse exame detecta a presença de nódulos mamários benignos ou malignos e deve ser realizado todos os anos a partir dos 40 anos ou conforme orientação médica.

- Mamotomia

Quando há necessidade de analisar e determinar a natureza de um nódulo mamário, o ginecologista poderá solicitar a mamotomia, ou seja, uma biópsia.

- Ultrassom de mama

Exame complementar da mamografia, capaz de auxiliar na identificação e detecção de nódulos mamários.

- Ultrassom de abdômen

Pode detectar tumores e cistos em estágios iniciais, ajudando a avaliar a saúde do fígado, vesícula, útero, ovários, rins e bexiga.

- Ultrassom Transvaginal

Indicado quando há suspeita de mioma, pólipos, endometriose ou câncer no útero e nos ovários.

O mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de SP destaca que todos os exames acima podem ser realizados no Centro de Saúde da Mulher, na Unidade Pompeia, que conta com especialistas de várias áreas e todos os recursos necessários para o atendimento integral e acompanhamento preventivo da saúde feminina, incluindo cirurgias e demais tratamentos.

 

Saúde: Rinoplastia pode dar errado?

 


 Cirurgião plástico alerta sobre os cuidados que devem ser tomados

Redação/Hourpress

A rinoplastia, cirurgia da estrutura que compõe o nariz, ganhou destaque nas últimas semanas por conta do procedimento feito pela influenciadora digital Sthefane Matos, que após complicações precisou refazer a operação. Ela relatou todo o sofrimento vivido em seu canal do YouTube dando detalhes dos problemas que teve na primeira cirurgia, o desafio do reparo em uma nova operação e ainda comentou sobre as dores envolvidas, não apenas físicas, mas principalmente emocionais.

A cirurgia é indicada para correção estética do nariz, melhorar a respiração ou ainda corrigir traumas causados na região. "Há diversos procedimentos que podem ser feitos em uma rinoplastia, como afinar as asas nasais, aumentar ou diminuir o comprimento do nariz, oferecer alinhamento à ponta, e também diminuir a giba óssea, mais conhecido como ‘osso’ do nariz", explica o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Cutait.

A influenciadora digital revelou nas redes sociais que decidiu realizar a cirurgia por conta da vaidade. E Sthefane não está sozinha na busca pela mudança do corpo. De acordo com dados do Google neste ano, durante a pandemia as buscas por essa intervenção aumentaram quase 5000%. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil lidera o ranking de procedimentos estéticos entre jovens no mundo, alcançando 90 mil só em 2017.

A intenção da influenciadora era afinar o nariz e deixá-lo mais harmônico. Entretanto, o resultado foi diferente do esperado, já que o nariz ficou curto, desproporcional e assimétrico. Para reparar o problema causado na primeira cirurgia, Sthefane se submeteu a uma nova intervenção cirúrgica na qual foi realizada uma inserção de enxerto e contou ter sofrido bastante com a cicatrização.

Apesar de hoje estar em boa recuperação, a influenciadora declarou ter se arrependido de realizar a mudança em seu nariz e fez um alerta dizendo que a maior beleza de cada um é a interior.

‘Se encaixar em um padrão de beleza é o anseio de muitos. Entretanto, cada indivíduo tem sua individualidade e traços físicos que o torna único. Deve-se buscar a melhoria estética sem prejuízos funcionais e sem estigmatizar. Por isso, é importante levar em conta a saúde e beleza do nariz e a real necessidade da cirurgia para não ocorrer arrependimentos posteriormente, já que há riscos como qualquer cirurgia.’, afirma o cirurgião.

Para evitar problemas no resultado final, o médico afirma ser fundamental um alinhamento entre o profissional e a paciente com relação às expectativas do procedimento. "É importante o médico cirurgião esclarecer de forma objetiva o resultado que será obtido com a cirurgia e se isso está de acordo com a expectativa do paciente. A partir disso, o resultado final da cirurgia não será novidade", destaca o médico.

No primeiro momento em que decide-se realizar a operação, é imprescindível escolher um médico profissional habilitado e qualificado, o que diminui o risco de ocorrer problemas durante ou depois da operação, alerta o profissional.
"Além disso, apesar da busca pela melhor aparência, a decisão de realizar a rinoplastia leva em conta as características do nariz e a etnia do paciente. A cirurgia deve melhorar a aparência sem mudar as características genéticas. A partir disso, o tipo de pele, a cartilagem e principalmente os traços e individualidade de cada pessoa, sua história e seus antecedentes precisam ser respeitados.", explica.

O procedimento pode ser realizado em pacientes maiores de 16 anos ou menores com permissão de pais ou responsáveis. Nesse sentido, a operação é contraindicada para crianças, indivíduos com problemas de coagulação, doenças graves, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Artigo: Abandono digital é negligência e pode levar à punição dos pais

 


Para isso, há aplicativos que monitoram os acessos dos filhos na internet

Debora Ghelman

Neste período de isolamento social, muitas pessoas adotaram o trabalho remoto e, simultaneamente, também foram implementadas aulas online para as crianças. Desta forma, não só os adultos ficaram totalmente conectados dentro de casa através de smartphones, tablets e computadores, mas também as crianças, que, hoje em dia contam com ajuda da tecnologia para estudar.

Se antes da pandemia, a conectividade já estava presente no mundo dos pequenos, agora, o contato com os eletrônicos se expandiu para além dos momentos de diversão e está presente durante a maior parte do dia. Hoje, a presença da tecnologia na vida das crianças se tornou tão ampla, que arrisco chamá-la de ‘a nova chupeta’, pois possui o papel até mesmo de distrair e acalmar.

Obviamente que o uso da tecnologia entre os pequenos traz muitos ganhos, mas também é preciso observar os perigos. Com mais tempo em frente a computadores e celulares, crianças e adolescentes ficam ainda mais vulneráveis nas redes sociais e correm risco dentro destes ambientes quando não possuem o devido acompanhamento dos responsáveis.

O abandono digital se caracteriza pela negligência dos pais com relação à segurança dos filhos no ambiente virtual, o que pode gerar efeitos nocivos e irreversíveis aos menores. Sendo mais clara, se não é prudente que uma criança saia de casa sem supervisão de um responsável, o mesmo pode ser dito sobre deixá-lo à própria sorte navegando na internet e suscetível à interação com estranhos que possuem as mais variadas intenções possíveis. A internet é a rua da sociedade atual.

As crianças e adolescentes não possuem grande experiência de vida e, por isso, não têm ideia do que é considerado ameaça. O perigo pode estar nos chats dos jogos online, nos grupos de mensagens, no bate papo das redes sociais... A partir disso, sem monitoramento, eles podem estar expostos e correndo risco mesmo estando sentados no sofá da sala, a poucos metros dos pais.

Além disso, ainda estão sujeitos a propagandas enganosas, ao cyberbullying, a troca de imagens impróprias, a realizar compras indevidas no cartão de crédito e ao compartilhamento de conteúdos falsos e inadequados para menos de 18 anos como pornografia e violência. Como se tudo isso já não fosse o bastante, outro fator a ser considerado deve ser o tempo de acesso à internet. Como estão em fase de desenvolvimento é fundamental que pratiquem a socialização - com os familiares e, depois da volta às aulas presenciais, com colegas da mesma faixa etária.

Dever dos pais

É absolutamente normal os pais e responsáveis estarem cansados e exaustos e deixarem os filhos acessarem a internet, mas compete a eles assegurar educação e controle para a vida digital, assim como fazemos em relação ao mundo real.

Para isso, há aplicativos que monitoram os acessos dos filhos na internet, além de softwares, antivírus e configurações de privacidade. Mas alerto que tudo isso deve ser usado com cautela, já que haverá algum momento em que o adolescente precisa ter a individualidade respeitada pelos pais e responsáveis.

À medida que os filhos crescem, os adultos devem aprimorar o diálogo, de forma que possam não apenas monitorá-los e estabelecer limites, mas abordar os riscos que eles podem correr na internet e construir um ambiente de uso responsável da tecnologia.

Em termos Jurídicos, o Estatuto da Criança e do Adolescente assevera o direito à preservação de imagem, da inviolabilidade psíquica e moral, o dever de se velar pela dignidade pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor devendo todos prevenirem a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente dentre outras determinações legais. Essa obrigação deve se estender em todos os campos de convívio da criança, incluindo o digital.

Deste modo, o abandono parental que já fazia parte do âmbito do Direito de Família, de uns tempos pra cá abrangeu também o abandono virtual que deve ser encarado com a mesma seriedade e atenção. Ou seja, os pais têm responsabilidade civil de vigilância sobre seus filhos também no ciberespaço e, caso ignorem esta questão, podem ser punidos.

*Debora Ghelman
 é advogada especializada em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, atuando na mediação de conflitos familiares a partir da Teoria dos Jogos.