Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Economia: Camesa lista os dez produtos mais vendidos


Toalhas de banho e acessórios para o quarto aparecem entre os preferidos dos consumidores

Redação/Hourpress
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IEMI, Instituto de Inteligência de Mercado, no fim do ano passado, o setor brasileiro de cama, mesa e banho foi um dos segmentos que se manteve em constante crescimento e com boas expectativas para os próximos semestres. Segundo o estudo, o país possui atualmente cerca de 31 mil pontos de venda, dos quais mais de 28 mil são lojas destinadas aos itens domésticos.
Disponível nas principais redes e também em e-commerces, a Camesa, especialista em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor, se destaca por estar presente em quase todos os lares brasileiros com produtos que acompanham as tendências mundiais e é por isso que listou os 10 mais vendidos pela marca em 2018. 

Chumbo quente: O devaneio da carteira de trabalho verde e amarela



O grande problema e  diferença entre o trabalhador brasileiro e os demais do Primeiro Mundo, denomina-se base de cálculo do salário
*Dr. Cássio Faeddo
O  Presidente Jair Bolsonaro está ciente que o art.7º da Constituição é cláusula pétrea. Por isso, sabe que como cláusula pétrea qualquer mudança só pode ser realizada por meio de uma constituinte originária.
Em outras palavras, o art.7º que trata dos direitos básicos do trabalhador, não pode ser modificado por emenda constitucional.
Ao redigir-se o art.7º da Constituição, após exaustivos debates entre partidários do “centrão” e outras forças políticas , consolidou-se o texto atual. Com isto o art.7º da Constituição deu status constitucional aos direitos mínimos que garantem a subsistência do trabalhador.
Há uma razão para tal. Os governos brasileiros são ciclotímicos. E mais, acreditam (ou fingem acreditar) que ao mudar o direito do trabalho geram empregos. Por isso o constituinte entendeu por bem consolidar direitos trabalhistas como pétreos e fundamentais.
O grande problema e  diferença entre o trabalhador brasileiro e os demais do Primeiro Mundo, denomina-se base de cálculo do salário. O salário base do trabalhador brasileiro  gira em torno de 267 dólares por mês, valor que desde sempre indica que não há como comparar o trabalhador brasileiro com qualquer outro do Primeiro Mundo. E ainda assim, em muitas oportunidades, esses direitos são reconhecidos apenas na Justiça.
Qualquer discussão intelectualmente honesta deveria considerar essas características.
O  projeto da CTPS verde amarela é natimorto. A explicação é simples: Hoje,  para o trabalhador brasileiro, já é destinado somente os direitos mínimos do art.7º da Constituição: férias mais 1/3, 13º salário, descanso remunerado e alguns outros que não modificam a situação de vulnerabilidade econômica do empregado. Nada mais há para se abrir mão, pois com a atual situação econômica o objetivo é garantir o emprego nesses patamares mínimos.
O governo desperdiçará tinta inutilmente ao colorir a CTPS de verde e amarelo.
E mais. Para o primeiro emprego já temos a Lei do Aprendiz e do estágio, por exemplo.
O governo deve ter em mente que contribuições previdenciárias e relações liquidas de emprego, parafraseando  Zygmunt  Bauman, conduzirão a Previdência  e a economia ao precipício. O país depende de alguma concretude no emprego de suas classes menos privilegiadas para ter consumo interno e crescimento sustentável.
Excesso de liquidez pode afogar o governo.  De insustentável, só a leveza do ser de Milan Kundera.
 *Dr. Cássio Faeddo, Advogado e Mestre em Direitos Fundamentais. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Direito Público internacional e Relações internacionais.
Professor universitário desde 1998 tendo lecionado nas Faculdades Hebraico Brasileira Renascença, Anhembi-Morumbi, Unibero e Centro Unversitário SENAC.

Economia: 5 razões para você ficar de olho no mercado de loteamentos


Além disso, resolve dois problemas


*Mariana Tanaka

O loteamento, também conhecido como bairro planejado, é um dos tipos de empreendimentos imobiliários mais tradicionais do mercado. Existente há mais de 100 anos no Brasil, esse mercado foi responsável pela criação e expansão das cidades como as conhecemos hoje. Na cidade de São Paulo e nas cidades da Região Metropolitana da capital temos alguns exemplos: Alphaville, entre Barueri e Santana de Parnaíba, e o City Jaraguá, bairro planejado na zona oeste paulistana.
Glebba Investimentos é um fintech pioneira e permite que pequenos investidores possam participar de crowdfunding imobiliário com base na venda das unidades habitacionais desses bairros planejados. Além disso, resolve dois problemas: primeiro, as incorporadoras podem captar dinheiro para os empreendimentos com diversas pessoas, evitando ficar refém de grandes investidores e, segundo, qualquer pessoa acima de 18 anos pode melhorar suas finanças com um investimento acessível.
Pensando nisso, a Glebba apresenta cinco pontos sobre os loteamentos para tirar dúvidas sobre o mercado e explicar um pouco mais sobre o setor. Veja abaixo 5 motivos pelos quais os pequenos investidores deveriam começar a ficar atentos a esse mercado:
1. O mercado de loteamentos é quase tão grande quanto o de incorporação
Falou de incorporação, todo mundo sabe do que se trata. Todos os prédios, residenciais ou comerciais, e os condomínios de casas são exemplos de incorporações imobiliárias. Mas você já parou para pensar que esse prédio um dia já foi um terreno? E esse terreno um dia já foi uma fazenda rural? Pois é, em algum ponto no passado, essa área passou pelo processo de loteamento.
De acordo com o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (SECOVI-SP), nos anos de 2015 e 2016, apenas no Estado de São Paulo, foram lançados 63,9 mil lotes para comercialização, frente a 109,6 mil apartamentos ou casas de condomínio.
Por serem o produto da transformação de áreas rurais em urbanas, não encontramos muitos loteamentos em grandes metrópoles, como São Paulo ou Rio de Janeiro, pois são municípios com pouca área rural remanescente. Mas basta analisar as cidades vizinhas para ver o quão comuns são os loteamentos em todo país.
2. O mercado imobiliário promete para 2019
O ano de 2019 é bom para se investir em imóveis. Após a última crise, o mercado imobiliário entrou na fase de recuperação no segundo semestre de 2017 e, desde então, o setor só vem mostrando melhoras substanciais, em especial nas vendas, de acordo com Gustavo Milaré, advogado, mestre e doutor em Direito Processual Civil. Uma prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Incorporação (Abrainc), no primeiro semestre de 2018, houve aumento de 52% no número de unidades comercializadas na cidade de São Paulo, em comparação ao mesmo período de 2017.
Além disso, fatores como a inflação em baixa, a diminuição da taxa de juros e de financiamento, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional e, principalmente, a regulamentação da Lei de Distrato sancionada em dezembro de 2018 fizeram com que o índice de confiança de empresários e consumidores atingisse níveis altíssimos.
3. O setor de loteamentos resiste muito bem a qualquer tipo de crise econômica
Mesmo em tempos de crise, o setor de loteamentos continua se mostrando seguro. Isso se dá pois o preço de um lote é inferior ao preço de uma casa ou apartamento para um mesmo público. Esses baixos preços permitem que os consumidores adquiram um imóvel próprio mesmo com a crise, e também atrai consumidores que têm o sonho do imóvel próprio mas, com a crise, não têm condições de adquirir uma casa ou um apartamento.
4. Loteamentos podem ser mais rentáveis do que incorporações para o empreendedor
Por possuir um custo de obra muito menos expressivo do que o custo de incorporação, os loteamentos conseguem atingir rentabilidades superiores aos empreendimentos de incorporação imobiliária, mesmo com preços de venda mais baixos. Isso faz com que o investimento nessa modalidade de empreendimento imobiliário seja muito interessante.
5. Os loteamentos fomentam a economia local
A criação de um bairro planejado tem um impacto enorme para uma cidade. Sua implantação beneficia não só seus futuros moradores, como toda a população do município, pois cria uma nova centralidade, levando infraestrutura a uma região da cidade que, até então, não a possuía.
Isso cria muitas oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço locais e regionais desenvolverem seus negócios nas proximidades do empreendimento, ou mesmo dentro dele, o que agrega valor tanto para o próprio bairro planejado como para os bairros vizinhos.

*Mariana Tanaka é Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em planejamento urbano, meio ambiente e transportes pela École des Ponts ParisTech e pós-graduação em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM. Possui experiência nos mercados de incorporação vertical, parcelamento de solo e gestão de inovação.

Variedades: Ivo Brown lança clipe do hit “Chapolin, Cadê Você?”


A nova música também está presente no novo CD temático de Carnaval do cantor


Redação/Hourpress
O cantor e compositor Ivo Brown, artista que se destaca pela energia contagiante e uma mistura de ritmos nos principais palcos do Nordeste, lançou o clipe do irreverente hit “Chapolin, Cadê Você?”. O novo trabalho foi gravado nas ruas de Fortaleza em cenários da Avenida Beira Mar e Praia de Iracema cheios de cores, com refrão envolvente e um arranjo dançante. 
A nova música também está presente no novo CD temático de Carnaval do cantor, que conta com 18 faixas e está disponível no perfil de Ivo Brown na plataforma Sua Música. O clipe de "Chapolin, cadê Você?" pode ser conferido no canal oficial do cantor no Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=0qkaj7C3Rak.

Economia: Customização de abadás aquecem o mercado de costura


Arranjos Express espera aumento de 33% nas vendas do período

Redação/Hourpress
Foi dada a largada na maratona de carnaval e não faltam opções para quem quer curtir a folia. Só em São Paulo 570 blocos vão se apresentar pela cidade. Neste período, os prestadores de serviços enxergam no carnaval uma possibilidade de aumento no faturamento.
De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, seis em cada 10 consumidores pretendem curtir o carnaval. Destes, 27% admitem que extrapolarão o orçamento para festejar a data.
Na Arranjos Express, rede de franquias de serviços têxteis especializada em ajustes criativos, a customização de roupas e abadás é um verdadeiro abre alas para o aquecimento da linha de produção. “O crescimento dos blocos de rua e das festividades carnavalescas incentivam um investimento cada vez maior no look escolhido. Os abadás entram em cena como a peça principal, uma verdadeira tendência de moda, deixando de lado a impressão de ser uma simples camiseta folgada”, afirma Lucas Moreira, diretor de operações da rede.
Bordados, pedrarias, rendas, paetês, franjas e arabescos estão entre os detalhes mais pedidos pelos foliões.
A expectativa para o período é um aumento de 33% na customização de peças se comparado ao carnaval passado. “A variação de preço pode chegar de 30 a 80 reais. Não existe crise para quem quer curtir o carnaval em grande estilo”, esclarece Moreira.

Variedades: Um Elefante Sentado Quieto estreia dia 28


Sob o céu escuro de uma pequena cidade no norte da China, diferentes vidas estão entrelaçadas em uma sociedade marcada pelo egoísmo


Redação/Hourpress

Sob o sombrio céu de uma pequena cidade no norte da China, as vidas de diferentes protagonistas estão interligadas. Para proteger um amigo, o jovem Wei Bu empurra o valentão da escola escada abaixo e foge do local após o garoto ser hospitalizado com risco de vida. Wang Jin, um vizinho de 60 anos, vive em conflito com seu filho e nora que querem colocá-lo em um asilo fétido e decide se juntar a Wei. 
Além disso, Huang Ling, a melhor amiga e colega de classe de Wei Bu, está atormentada por manter um caso com o vice-diretor da escola. Desesperados, os três decidem fugir juntos, enquanto, do outro lado da cidade, o irmão mafioso do valentão ferido, as autoridades da escola e os pais promovem uma caçada implacável a Wei. No final, os três embarcam em um ônibus em direção à Manchúria, onde, segundo dizem, há um elefante de circo sentado quieto. Baseado na história favorita de Hu Bo, a qual faz parte de seu próprio romance intitulado Huge Crack.
Ficha técnica:
Roteiro: Hu Bo
Fotografia: Fan Chao
Montagem: Hu Bo
Som: Ren Yiming
Música: Hua Lun
Produção: Xie Lijia
Elenco: Zhang Yu, Peng Yuchang, Wang Yuwen, Liu Congxi
Título original: Da xiang xi di er zuo | Título em inglês: An Elephant Sitting Still


Geral: CFM revoga resolucao sobre telemedicina



Redação/Hourpress

O Conselho Federal de Medicina revogou no dia 22/02 a Resolução CFM nº 2.227/2018, que estabelecia parâmetros para a utilização de recursos de telemedicina no Brasil.

Caso queira repercutir com especialistas médicos, colocamos à disposição o diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina, Antonio Carlos Endrigo, e Jefferson Fernandes, presidente do Conselho Curador do Global Summit Telemedicine & Digital Health.

Variedades: Solange Almeida lança primeiro EP do projeto "Essência"



Composto por quatro faixas inéditas e uma faixa bônus, o EP1 chega bem a tempo de embalar o Carnaval


Redação/Hourpress

O primeiro projeto de 2019 da cantora Solange Almeida já tem data e nome: o EP “Essência”, que reforça suas raízes no forró e chega bem a tempo de embalar o Carnaval, estreia nesta sexta-feira (22) nas plataformas digitais. Composto por quatro faixas inéditas e por uma nova versão de “Quero Ver Tu Balançar”, faixa bônus com participação da cantora Tainá Costa, o EP 1 aposta em canções com temática atual, no ritmo que consagrou a cantora. Tem espaço para os problemas de relacionamento na era dos smartphones e mensagens instantâneas, para a curtição da vida de solteira e também para a sofrência.
Formam o EP as músicas “Se Beber Não Digite”, faixa de trabalho que estreia acompanhada de webclipe nesta sexta (22); “Corretorzinho”; “Deixa Eu Ser Solteirinha”; “Só Voltou Pra Dar o Troco”, além da animada “Quero Ver Tu Balançar”, faixa bônus com participação da cantora Tainá Costa. Os vídeos das outras canções que compõem o EP serão disponibilizados individualmente nas próximas semanas. O projeto “Essência” contará ainda com um segundo EP, que será lançado em breve.
Assista ao vídeo de “Se Beber Não Digite”: https://www.youtube.com/watch?v=aVhUYKPqB6w
Solange falou sobre o projeto: “o lançamento me deixou bastante ansiosa. Intitulamos de ´Essência´, justamente por ser um trabalho democraticamente eclético, com músicas que falam de amor, mas também dançantes. Para essa nova fase, convidei o Rafinha RSQ para produzir o projeto, juntamos nossas ideias e o resultado ficou fantástico. E para completar a festa, convidei a Tainá Costa para um feat maravilhoso, que resultou em um clipe gravado numa comunidade do subúrbio de Fortaleza. É um trabalho em parceria com a minha gravadora Sony Music e que dá start oficialmente ao meu ano de 2019”.