Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Túnel do Tempo: Tragédia do Césio em Goiânia




Luís Alberto Alves


Contaminação do Césio:  No dia 17 de setembro de 1987, furtada de uma clínica radiológica de Goiânia, uma peça pertencente a um aparelho de raios X foi quebrada, liberando 28g de cloreto de césio radioativo (foto) que contaminou 240 pessoas.

Radiografia de Sampa: Avenida Bernardino de Campos


Avenida Bernardino de Campos fica próxima à Praça Oswaldo Cruz, região da Paulista

Luís Alberto Alves

 O Dr. Bernardino José de Campos Junior nasceu em Pouso Alegre (MG) em 1859. Entrou na Faculdade de Direito, de onde saiu advogado em 1863. No ano de 1888 mudou para São Paulo, eleito deputado da Assembléia Provincial. Com a proclamação da República em 1889 acabou chefe de polícia do novo regime, logo depois assumiu como deputado do Congresso Constituinte. Três anos após exerceu o cargo de presidente (governador) do Estado de São Paulo.

 Em 1896, na gestão do presidente da República, Prudente de Moraes, ocupou o cargo de ministro da Fazenda. Em 1902 voltou a dirigir São Paulo, numa grava crise financeira nos preços do café. Seu processo de administração resolveu a questão.

 Após sair do governo elegeu-se senador estadual. Morreu em 18 de janeiro de 1915. A Avenida Bernardino de Campos (foto) fica na Vila Mariana, próximo à Praça Oswaldo Cruz, Zona Sul de SP.


Geral: Chuva volta a SP na quinta-feira (18)



Chuva com risco de inundação só no sábado (20)

Redação

 Choveu muito pouco no Cantareira nesta primeira quinzena do mês, o volume de chuva até agora é de 30,1mm. Já o normal é que chova 91,9mm em setembro. A expectativa é de chuva para o norte do Estado de São Paulo no próximo sábado.

 Vai voltar a chover na capital paulista na próxima quinta-feira (18). “As pancadas serão de fim de tarde devido ao calor” , afirmou a meteorologista Olívia Nunes. Já na sexta-feira, uma nova frente fria vai chegar ao Estado de São Paulo e a chuva se torna mais abrangente.

A chuva será forte e generalizada em São Paulo no próximo sábado. Chuva em todos os cantos mesmo só no sábado. Segundo a Somar Meteorologia, o tempo vai ficar fechado e chuvoso em grande parte do Estado no próximo dia 20. Além da chuva, as temperaturas vão cair.


Geral: Rede social domina campanha eleitoral



Facebook lidera no site de redes sociais entre os candidatos políticos

Luís Alberto Alves

 Pesquisa realizada pelo ESPM Media Lab sobre "100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro 2006-2014" divulgada no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, demonstra que o Facebook é o site de redes sociais (SRS) dominante nas campanhas dos 100 casos analisados, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%, Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SpundCloud e Formspring.me).

 A pesquisa também analisa os usos isolados e combinados entre os principais SRS e, neste dado, o Facebook continua liderando com 29% isolado, com 19% em conjunto com ações no Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.

 Em uma amostra de 56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias digitais; 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e 28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).

 Dentre os objetivos das campanhas nos SRS: 81% são institucionais, 56% de relacionamento, 50% publicitárias e 37% promocionais. As agências foram responsáveis por 78% das criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%. Dentre as agências, Ogylvy & Mather e África lideram as criações com sete casos, seguidas de Almap BBDO com e DM9DDB com 4 casos.

 Durante o Fórum Digital ESPM MediaLab foi lançado um portal www.casosmedialab.espm.br através do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa e, a partir de hoje, as empresas e as agências interessadas poderão inscrever novos casos, que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as próximas pesquisas do ESPM MediaLab.

                                                               ESPM Media Lab
 O ESPM Media Lab é um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (M.E.D.I.A). Foi implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao incremento da cultura digital.

 O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM. Fica sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira.


Economia: Investimento em publicidade cresce quase 10% em 2014 no Brasil





Luís Alberto Alves

 O otimismo demonstrado pelo mercado deve ser confirmado com o aumento do investimento em publicidade em 2014 e 2015, aponta levantamento realizado pela Carat, empresa de mídia e pesquisa da Dentsu Aegis Network. No Brasil os gastos com publicidade deverão aumentar 9,4% neste ano.
Copa do Mundo e Eleições foram os maiores investimentos

  Os principais motivos para o crescimento no País são a Copa e eleições. “Entre as 10 principais categorias, o setor de varejo segue como o maior investidor, com destaque para o segmento de alimentos”, afirma Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Brasil e Isobar Latam. “Continuamos apostando em um cenário extremamente positivo para o mercado nacional no ano que vem. A expectativa prevista de crescimento é de 8,1%, com investimentos em todos os tipos de mídia”, concluiu o executivo.

  A América Latina, segundo o levantamento, continua sendo a região a atingir as maiores taxas de crescimento da publicidade. Além do bom resultado do Brasil, o crescimento de dois dígitos na Argentina (levantado pela inflação alta no mercado) e na Colômbia, com taxas de 31,3% e 13,2%, respectivamente, também contribuíram para o destaque da região. A expectativa de crescimento na mercado latino-americano para 2015 é de 11,8%. As previsões apontam também crescimentos nos de mais mercados, como Ásia (5,5%), América do Norte (4,9%), Europa Ocidental (2,7%).

  Baseado em dados recebidos de 59 mercados nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, o levantamento da Carat prevê um incremento, de modo geral, nas receitas de publicidade global da Dentsu Aegis Network de 5% em 2014, o mesmo crescimento para 2015.

  Ainda de acordo com o levantamento, a mídia que deverá atingir o maior crescimento em investimento publicitário é a digital, com 16,1%. O mercado digital também deverá ter um incremento global em 2014, chegando a 20,5%, e deverá ultrapassar o share de revistas e jornais pela primeira vez em 2015, quando alcançará um aumento de 22,6%. A expectativa é de que os investimentos em impressos devem continuar em declínio e as outras mídias devem crescer entre 3% e 5%, nesse ano e 2015.



Variedades: Cuba Libre estréia nos cinemas amanhã (18)








Luís Alberto Alves

 Através do retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba (do grupo teatral Satyros) a Havana depois de 53 anos sem pisar no seu país, CUBA LIBRE coloca em discussão a luta pelos direitos dos homossexuais num ambiente extremamente machista como a ilha governada durante décadas por Fidel Castro, hoje comandada por seu irmão Raúl.  

 Nos primeiros anos da revolução cubana, os homossexuais eram confinados em campos de concentração, onde eram obrigados a cortar cana de sol a sol. Nos dias de hoje, foi criado um decreto pela filha de Raúl Castro, Mariela (diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e uma ativista pelos direitos da comunidade LGBT), que obriga o respeito e a aceitação de todos os gays. Convidada pelos Satyros, a equipe do filme chegou a Havana no auge desse momento histórico em que os homossexuais estavam literalmente tentando “sair do armário”, e a presença da musa Phedra de Córdoba foi marcante nesse processo, tendo sido recebida até mesmo pelo ministro da cultura do país.

 CUBA LIBRE mostra ainda a decadência da ilha, que “parece estar sentada sobre um barril de pólvora”, como comenta em entrevista ao filme o dramaturgo Reinaldo Montero, autor da peça Liz, que foi encenada pelos Satyros, em Havana. O documentário foi rodado em locações ainda hoje clandestinas (apesar do decreto assinado por Raúl Castro), como boates gays na periferia da capital cubana, além de centros culturais que celebram datas como o dia do orgulho gay e denunciam a repressão na ilha, relembrando momentos históricos como Stonewall, em que muitos homossexuais, lésbicas e travestis foram reprimidos num bar de Nova York, em 1969.

 Conduzido pelo carisma da musa dos Satyros, Phedra de Córdoba, CUBA LIBRE focaliza essa guinada histórica em Cuba, mas também está falando do Brasil e do resto do mundo. Um filme que acompanha os passos de uma artista transexual que, antes de entrar em cena, sempre se pergunta: “Será que eu sou essa imagem no espelho ou será que essa imagem é o meu verdadeiro eu?”. Phedra criou uma personagem para si mesma e moldou-a em carne e osso, com o próprio corpo.

 Em CUBA LIBRE, Phedra, está em busca do próprio passado, apesar de seus entes queridos já estarem todos falecidos, e também de locais que marcaram sua vida, como o palco onde pisou pela primeira vez e descobriu a sua verdadeira vocação de artista. O filme é ainda um acerto de contas com um passado de repressões e discriminações, mas sem perder a ternura jamais.