Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Geral: Este homem é acusado de matar cinegrafista da Band TV


Souza está sendo procurado pela polícia do Rio de Janeiro

Luís Alberto Caju
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou, na manhã de hoje (11) o retrato do suspeito, Caio Silva de Souza, 23 anos, de acender o rojão que matou o cinegrafista da Band TV Santiago Andrade na quinta-feira passada (6). Policiais realizam nesta terça-feira várias diligências para prender o acusado. O tatuador Fábio Raposo confessou à polícia ter participado da explosão do rojão. Foi preso no domingo (9), indiciado por tentativa de homicídio qualificado e crime de explosão, cuja pena pode chegar a 35 anos de cadeia.
 Segundo nota do Tribunal de Justiça existem necessidades de se resguardar a instrução, a fim de que as demais provas sejam colhidas pela autoridade policial garantindo-se, ao final, a instrução da causa, que é de grande repercussão e que merece integral apuração, dada a lesividade social que os eventos violentos havidos nas recentes manifestações nesta cidade não mais se repitam.
 A vítima acabou atingida na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto contra o aumento do preço da passagem do ônibus no Centro do Rio de Janeiro. Além dele, outras seis pessoas ficaram feridas. Andrade morreu ontem (10).



Radiografia de Sampa: Praça Silvio Romero


A Praça Silvio Romero fica no bairro do Tatuapé, Zona Leste de SP


Luís Alberto Caju

 Silvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero nasceu na Vila do Lagarto, Sergipe, em 21 de abril de 1851. Estudou Direito na Faculdade de Recife, recebendo o diploma em 1873. No Rio de Janeiro foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais.

 Em Sergipe, no Regime Monárquico, havia sido promotor e deputado provincial. Mais tarde foi juiz em Parati (RJ). Na República se elegeu deputado federal por Sergipe. Ajudou a criar a Academia de Letras, onde ocupou a cadeira nº 17, cujo patrono é Hipólito da Costa.

 Publicou numerosas obras e ensaios de fundo histórico, etnográfico e folclórico. Foi, sem dúvida, um dos grandes pensadores brasileiros. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de julho de 1914. A Praça Silvio Romero fica no bairro do Tatuapé, Zona Leste de SP.


Túnel do Tempo: Morte do médico Osvaldo Cruz



Osvaldo Cruz foi grande médico sanitarista


Luís Alberto Caju

Medicina perdia médico brilhante: No dia 11 de fevereiro de 1917 morria Osvaldo Cruz, 45 anos, cientista, médico, epidemiologista e sanitarista. Pioneiro no estudo das doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Ele organizou combate ao surto de peste bubônica em Santos (SP), em 1899, como a importação do soro era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Nascia o Instituto Soroterápico Federal em 1900. Dois anos depois assumiu a direção e depois como diretor-geral da Saúde Pública coordenou campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola do Rio de Janeiro.

 Convenceu o então presidente da República, Rodrigues Alves, a decretar vacinação obrigatória, provocando rebelião conhecida como Revolta da Vacina. Criticado no Brasil, mas premiado no Congresso Internacional da Higiene e Demografia, em Berlim, Alemanha, em 1907. No ano de 1916 ajudou a criar a Academia Brasileira de Ciências.