Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Carlos Menem visita Reino Unido



Luís Alberto Alves


Cachimbo da paz: No dia 27 de outubro de 1998, Carlos Menem (foto) torna-se o primeiro presidente argentino a visitar o Reino Unido após a guerra das Malvinas.

Radiografia de Sampa: Avenida Lineu de Paula Machado


Luís Alberto Alves

Lineu de Paula Machado foi um dos pioneiros e grande incentivador da criação nacional de cavalos puro sangue. Organizou para esse fim estabelecimentos no gênero. Junto com Antonio Peixoto de Castro outro grande criador e turfistas idealizaram o Grande Prêmio Brasil, que desde a sua primeira edição em 1933, tornou-se a mais importante prova de turfe do País e uma das mais importantes do continente. A Avenida Lineu de Paula Machado (foto) fica no Morumbi, Zona Sul de SP.




Política: Brancos representam 71% dos eleitos da Câmara dos Deputados




Luís Alberto Alves
A bancada federal eleita para a próxima legislatura é composta por 71% de homens brancos, segundo levantamento feito pelo sociólogo e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Luiz Augusto Campos. Entre os eleitos, 15% se declararam pardos e apenas 3,5%, pretos. No caso das mulheres, elas representarão quase 10% da Câmara dos Deputados no início de 2015. No conjunto de deputados, as pardas serão 1,6% e as pretas, 0,6%. Nenhum índio foi eleito.
 De acordo o professor da UERJ, a baixa representatividade desses grupos no parlamento não reflete uma ausência de candidaturas entre esses segmentos. “Se a gente observa os dados disponibilizados pelo TSE, por exemplo, a gente vai ver que apenas comparativamente com a composição da Câmara 43% dos candidatos eram homens brancos. Quando a gente vai, por exemplo, para a composição da Câmara, esses 43% de candidatos se transformam em 72% de deputados federais eleitos”, calculou.

 Para Luiz Augusto Campos, algumas discussões no parlamento são afetadas pela baixa representatividade de negros e mulheres no Legislativo. “Quando a gente observa um parlamento que tem 0,6% de mulheres pretas, fica difícil acreditar que serão discutidos os problemas desse setor da população com a qualidade necessária. Esse setor da população fica relegado a uma situação totalmente, ou quase totalmente, excluída das discussões políticas”, analisou.

Segundo o IBGE, as mulheres representam metade da população brasileira. Pelo Censo de 2010, 43% dos brasileiros se declaram pardos e 7,6%, pretos.

                                                          Reforma política
 Reeleita para a próxima legislatura com mais de 48 mil votos, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) faz parte do 0,6% de mulheres pretas na Câmara em 2015. Ela entende que, sem uma reforma política com financiamento público de campanha, será difícil ampliar a participação da população negra no Legislativo.

 “Os quadros existem, os negros estão aí, desde que haja condições financeiras de fazer em pé de igualdade a campanha que os outros fazem. Para quem levanta essas bandeiras, você não tem quem se interesse em contribuir com sua campanha. Pode achar muito linda sua história de vida, pode achar que é importante ter negros e negras, mas, quando é o financiamento privado, ele vai procurar dar recursos àqueles que o representam”, disse.

 Além do financiamento, o professor da UERJ Luiz Augusto Campos sugere mudanças legais que introduzam cotas para negros entre as candidaturas registradas pelos partidos, a exemplo do que existe para as mulheres.

Política: Vicentinho reconhece que PT terá de rever onde falhou e focar na melhora



Luís Alberto Alves
 O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) reconheceu que o partido deve discutir profundamente as ações para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, eleita neste domingo.
 Vicentinho acrescentou que o partido terá de avaliar onde falhou e onde precisam melhorar para obter mais entendimento no Congresso Nacional. O líder reclamou, no entanto, que o Congresso ficou mais conservador.
 Questionado sobre a divisão entre os partidos da base aliada, visto que muitos apoiaram o candidato Aécio Neves, Vicentinho acentuou que “será necessária uma boa conversa com os partidos da base aliada e também com os novos partidos.” Para o líder, o Congresso será fundamental para a caminhada do partido.”
 O líder disse ainda que a intenção agora é atuar com a participação do povo. “Embora os ataques tenham sido criminosos, o povo reconheceu o nosso trabalho.”


Política: Com segundo mandato, Dilma acena com reforma política e combate à corrupção




Dilma é primeira mulher no País a se reeleger presidente
Luís Alberto Alves
O PT vai comandar o Brasil por mais quatro anos. Em eleição disputada, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita com 51,6% dos votos válidos, derrotando o senador Aécio Neves, do PSDB. O vice-presidente reeleito é Michel Temer, do PMDB. A eleição matemática da presidente só foi definida depois de apurados 98% dos votos às 20h27.
 Com a vitória de Dilma, o PT se consolida como o partido que ficou mais tempo no poder desde a redemocratização. Com o novo mandato de Dilma, serão 16 anos à frente do Palácio do Planalto.
 Aécio Neves teve 48,4% dos votos válidos. O resultado nos estados repete a divisão já consagrada no primeiro turno. Aécio manteve a liderança dos votos no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto Dilma teve vitória expressiva no Norte e no Nordeste. A abstenção registrada foi de 21%, enquanto brancos e nulos somaram 6%.
 Na comparação com o desempenho do primeiro turno, a presidente Dilma obteve mais votos em todas as regiões brasileiras, mesmo naquelas em que Aécio Neves ganhou. O Nordeste deu mais votos à presidente reeleita: ela teve cerca de 72,7% dos votos da região.
O eleitorado maranhense foi o que deu mais apoio à reeleição de Dilma no segundo turno. Ela obteve 78,76% dos votos do estado. No primeiro turno, foi o Piauí que deu mais votos à Dilma. Já Aécio foi novamente o preferido de Santa Catarina, que deu ao tucano 64,59% dos votos nesse segundo turno.
Os votos de Marina Silva foram divididos entre os dois candidatos. Em Pernambuco, onde a ambientalista ganhou no primeiro turno e Aécio teve apenas 5,92% dos votos, a presidente Dilma teve a preferência com 70,20%, mas o tucano ganhou 29,80% do eleitorado. No Acre, que também preferiu Marina, foi o tucano quem levou a melhor – Aécio teve 63,68% e Dilma 36,32%.
                                                                   Reformas
 No discurso feito após a divulgação de sua vitória, Dilma Rousseff prometeu tocar reformas e mudanças no País. Ela deu destaque à reforma política, retomando a proposta de um plebiscito para consultar a população sobre os pontos que deverão ser alterados. Esse plebiscito foi proposto por Dilma em junho do ano passado, como resposta às manifestações populares. O PT chegou a apresentar um projeto (PDC 1258/13) convocando o plebiscito com cinco pontos, mas o texto não avançou na Câmara dos Deputados.
“Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Meu compromisso é deflagrar essa reforma, que é responsabilidade constitucional do Congresso e deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito”, disse.
 A presidente eleita também se comprometeu com o combate à corrupção. “Com o fortalecimento de instituições de controle e propondo mudanças na legislação para acabar com a impunidade, que é a protetora da corrupção”, disse.
 Na economia, Dilma disse que vai fazer mudanças para a retomada do crescimento, combaterá “com rigor” a inflação e avançará no terreno da responsabilidade fiscal. Para isso, ela pediu a participação dos setores econômicos. “Quero parceria de todos os segmentos e setores produtivos e financeiros nessa tarefa, que é responsabilidade de cada um”, disse.
                                                                União
Diante de um resultado tão apertado nas urnas, tanto Dilma quanto o candidato derrotado Aécio Neves pediram a união do País. O tucano disse que conversou com Dilma Rousseff depois da confirmação do resultado e disse a ela que considera “prioridade” unir o País em torno de um “projeto honrado”. Já Dilma enfatizou várias vezes no seu discurso que vai optar pelo diálogo e superar as divergências eleitorais. Ela disse não acreditar que o País saíra das urnas rachado.
“Não acredito sinceramente que essas eleições tenham dividido o País ao meio. Entendo, sim, que elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca de um futuro melhor para o País”, disse.
Para Dilma, o “calor” liberado durante essa disputa acirrada deve ser usado como “energia construtiva” de um novo momento no Brasil. “Com a força desse sentimento mobilizador, é possível encontrar pontos em comum e construir com ele a base de entendimento para fazermos o Brasil avançar”, afirmou.

Geral: Veja como funciona o processo de cura do ferimento


A pele reage ao ferimento de várias formas

Redação

É muito comum ver pessoas com pequenos ferimentos na pele pelos mais variados motivos. A reação do corpo para a cicatrização apresenta processo semelhante na maioria dos tipos de machucados. Pensando nisso, com a ajuda da dermatologista e consultora da marca Nebacetin®, Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, reunimos as principais fases de reconstrução dos tecidos lesados e dicas para uma melhor cura.

“O processo de reestruturação da pele é o mesmo para cada região do corpo. Variações ocorrem de acordo com o local lesionado, profundidade, etnia, idade e se o indivíduo apresenta doenças clínicas”, explicou Dra. Anelisa.
É possível dizer que a pele reage ao machucado em três fases:
Rompimento dos vasos superficiais da pele – O sangramento nada mais é do que o rompimento dos vasos do sangue. A formação de coágulos, por sua vez, leva à parada do sangramento.

Inflamação – É neste momento que os glóbulos brancos se aproximam do local ferido para o processo de limpeza biológica. Isto é, não permitem que bactérias, poeira ou farpas se fixem no machucado. Quando o corpo detecta o ferimento, há um aumento do fluxo de sangue no local para melhorar a oxigenação e levar mais células de defesa para o ferimento.

Remodelação – A pele forma novo colágeno, aproximando as bordas e fechando o ferimento. Negros e orientais, por razões ainda não inteiramente conhecidas, podem exibir manchas ou queloides.

Ao se machucar, o indivíduo deve tomar alguns cuidados essenciais. “Primeiro é preciso lavar o local com água corrente e sabonete neutro. Também pode optar por sabonetes antissépticos, principalmente, quando o ferimento acontece em locais de grande circulação de pessoas, como em parques e escolas”, diz a dermatologista.

Se na fase de limpeza o sangramento não parar, o ideal é utilizar uma toalha e comprimir o local. Segundo a Dra. Anelisa, outra opção é levantar o órgão machucado. “Se o corte for na região da mão, por exemplo, levante os braços por alguns minutos. Isso porque o sangue é bombeado com determinada pressão e contra gravidade terá menos facilidade em sair”, explica.

Ainda sobre os cuidados imediatos, considere:
  1. Enxugar o local com leveza;
  2. Passar um antisséptico;
  3. Usar pomada cicatrizante;
  4. Se a área estiver em contato com roupa, usar adesivos curativos. Caso contrário, o ideal é deixar o machucado ao ar livre, pois seca mais rápido e evita a umidade.
Há no mercado uma série de antissépticos e pomadas antibióticas. Entre eles, respectivamente o Neba-Sept® e Nebacetin®, ambos fabricados pela farmacêutica Takeda. O primeiro serve para limpar e o segundo para cuidar de possíveis infecções na pele.

“Todo cuidado com o ferimento deve ser feito até que se forme a crosta seca que chamamos de curativo biológico. Muitas vezes, a pessoa apresenta coceiras no local. Se isso acontecer, tente não coçar, pois além de remover a crosta, pode levar a infecções, bem como o aparecimento de queloides”, afirmou a Dra. Anelisa.

 Durante o banho, evite o contato do machucado com outros produtos como xampu, condicionador e óleos para o corpo. Ao secar, use a toalha apenas para absorção da umidade. “Seguindo os passos corretamente, o indivíduo terá uma boa cura local. De qualquer maneira, é possível ficar com pequenas cicatrizes que desaparecem depois de semanas, meses ou anos. Também há aquelas que são definitivas, principalmente, em casos de queimaduras. Se isso acontecer, procure um especialista que poderá ajudar com outros tipos de tratamento”, finalizou a dermatologista.

Artigo:Conflitos no trabalho – veja quais são e como evitar situações mais freqüentes


Há situações no trabalho que são explosivas



*Ricardo M. Barbosa

 Conflitos no ambiente de trabalho são muito frequentes, existem os que devem ser tratados de forma mais amenas e os que podem se tornar até mesmo caso de polícias. Contudo, com a necessidade de preservar o emprego, muitos brasileiros ficam em dúvidas de como se portar nessa situação, sem colocar em risco sua carreira.

 Segundo do diretor executivo da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa, os conflitos devem ser objeto de análises antes de qualquer ação. “O grande erro que vejo nos profissionais na hora que enfrentam conflitos e problemas no trabalho são ações impulsivas. Geralmente, quando isso ocorre, o resultado é o aumento do conflito ou outras complicações, assim, só tome ações imediatas em casos de urgências, nos demais, o mais interessante é sempre refletir antes para depois definir o que será feito”, informa.

 Veja alguns dos principais conflitos que o diretor da Innovia aponta e medidas que devem ser tomadas nesse caso:

Perseguição no ambiente de trabalho – esse fato é bastante comum, e ele é na maioria das vezes fruto da falta de diálogo. Assim, alguém que se sente perseguido no ambiente de trabalho deve primeiramente fazer uma reflexão: será que essa perseguição não é  reflexo de alguma postura inapropriada tomada? Será que não possui também parcela de culpa nessa situação? Hoje os casos de perseguição são realmente muito frequentes, mas também ocorrem situações de vitimização. Posterior a esta reflexão, recomendo o diálogo, se possível com um mediador, buscando alinhar as ações e eliminar dificuldades que possam ocorrer no futuro.

Competitividade exagerada – a competitividade é cada vez mais vigente no mercado de trabalho, e em certo ponto é saudável, pois, potencializa o crescimento das pessoas, contudo, quando essa é exacerbada se inicia um grande problema, podendo até mesmo prejudicar os resultados da empresa. Qual o ponto exato de uma boa competitividade? Essa deve ser a que se estabelece até o ponto em que um não prejudica o trabalho do outros, criando dificuldades ou mesmo ‘sabotando’ as ações. Nos casos que isso ocorrer é necessário que se busque primeiro o dialogo franco, mostrando que todos se prejudicam, posteriormente tentar registrar os fatos ocorridos, seja por e-mail ou por outro tipo de documentação e, por fim, buscar os superiores explicando essas dificuldades.

Assédio moral - assédio moral é uma situação muito complexa e mais comum do que se imagina. Nesse caso o posicionamento das pessoas perante esta situação também é de grande complexidade, principalmente pelo motivo de que isso ocorre na grande maioria dos casos de cima para baixo. E, mesmo quando existe alguém acima de que quem está assediando, uma acusação sem provas pode ser alvo de mal entendimento. Assim, o primeiro passo é  se resguardar, criando provas de que essa situação realmente ocorre. Posteriormente o ideal é ter uma conversa franca com a pessoa que pratica essa ação, mas em um momento em que ela esteja mais calma. Geralmente, são assediadas pessoas que possuem uma postura de maior timidez, assim, uma mudança de postura pode auxiliar. Se, mesmo assim, não alterar a situação, recomendo procurar um superior comprovando o ocorrido e em último caso recomendo buscar mudar de emprego e entrar até mesmo com uma ação contra o assediador.

Ambiente de trabalho inadequado – isso pode ocorrer por diversos motivos, como muita bagunça, estresse e cobrança demasiada, dentre outros motivos. Nesse caso, também recomendo cautela, pois, o reclamante pode passar por chato e ser tratado de forma diferenciada no grupo. Tente perceber que tanto estresse como brincadeiras são fatos naturais no setor do trabalho, mas, que o problema ocorre quando se tem excessos que prejudicam a produtividade. Nesses casos nada de gritar ou bater de frente. Recomendo que aguarde a situação passar para conversar com as pessoas que estavam a frente da bagunça ou do nervosismo explicando as dificuldades que ocorreram. Mas isso de uma maneira simpática.

Assédio sexual - nesse caso a situação é muito mais séria, paqueras e brincadeiras de cunho sexual já não são recomendadas dentro das empresas, assim, busque sempre fugir desse tipo de situação, com uma postura profissional e, caso a situação persistam, a recomendação é buscar comprovações, dependendo do caso, até mesmo medidas legais devem ser tomadas. Se omitido ou apenas pedindo demissão você faz com que esse pessoa que está cometendo um crime se sinta impune e possa fazer isso novamente em ocasiões futuras. Eu sei que muitas vezes o medo impera nessa situação, mas é necessário buscar combater essa realidade que infelizmente ainda ocorre em algumas empresas.

*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting (www.innovia.com.br). Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Conheça os selecionados da 2ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN)




A luneta do tempo é dos filmes que estará nesta Mostra

 Redação

 A 2ªMOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO agita culturalmentea cidade de São Miguel do Gostoso, com uma tela de cinema de 12m de comprimento, ao ar livre na Praia do Maceió. Durante seis dias, a população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileirosselecionados pela curadoria coletiva dos52 alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e a direção geral de Eugenio Puppo.

MOSTRA COMPETITIVA (PRAIA DO MACEIÓ)
                                                        LONGAS-METRAGENS

A Luneta do Tempo - (Alceu Valença) - PE | 2014 | ficção | 99 min | cor | livre
Branco Sai, Preto Fica - (Adirley Queirós) - DF | 2013 | documentário | 93 min | cor | 12 anos
Deserto Azul - (Eder Santos)- MG | 2014 | ficção | 92 min | cor
Dominguinhos - (Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar) - SP | 2014 | documentário | 86 min | cor e P&B | livre
Ela Volta na Quinta - (André Novais Oliveira) - MG | 2014 | ficção | 116 min | cor | livre
O Último Cine Drive-in - (Iberê Carvalho) - DF | 2014 | ficção | 98 min | cor | 12 anos
A História da Eternidade - (Camilo Cavalcante) - PE | 2014 | ficção | 120 min | cor
Rio Cigano - (Julia Zakia) - SP | 2013 | ficção | 80 min | cor | 14 anos
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro - SP | 2014 | ficção | 95 min | cor | 12 anos

                                                       CURTAS-METRAGENS
A Chamada - (Gustavo Vinagre) - SP | 2014 | documentário | 19 min | P&B | livre
A Era do Ouro - (Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos) - SP | 2014 | ficção | 24 min | cor | livre
A Última Companhia - (Cassio Hazin) - RN | 2014 | ficção | 15 min | cor | 10 anos
Abraço de Maré - (Victor Ciriaco) - RN | 2013 | documentário | 16 min | P&B | livre
De Castigo - (Helena Ungaretti) - SP | 2014 | ficção | 20 min | cor | livre
Estátua! - (Gabriela Amaral Almeida) - SP | 2014 | ficção | 24 min | cor | 14 anos
História Natural - (Júlio Cavani) - PE | 2014 | ficção | 12 min | cor | livre
Marina Não Vai à Praia - (Cássio Pereira dos Santos) - MG | 2014 | ficção | 16 min | cor | livre
O Menino do Dente de Ouro - (Rodrigo Sena) - RN | 2014 | ficção | 15 min | cor |
Sem Coração - (Nara Normande e Tião) - PE | 2014 | ficção | 25 min | cor | 14 anos
Sophia - (KennelRógis) - PB | 2013 | ficção | 15 min | cor | livre
SESSÕES ESPECIAIS NA PRAIA DO MACEIÓ

A Noite do Chupacabras - (Rodrigo Aragão) - ES | 2011 | ficção | 100 min | cor | 16 anos
A Revolução do Ano - (Diogo Faggiano) - SP | 2014 | documentário | 82 min | cor | 14 anos
Entre Lonas - (Filme realizado pelos alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso) - RN | 2014 | ficção | livre
Promessas - (Filme realizado pelos alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso) - RN | 2014 | documentário | livre
Sem Pena - (Eugenio Puppo) - SP | 2014 | documentário | 86 min | cor | 12 anos

Serão feitas ainda sessões em ambientes fechados (Centro de Cultura), com menor capacidade de público. Nestas exibições haverá debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O público escolherá o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, que receberá o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

MOSTRA PANORAMA (CENTRO DE CULTURA)

                                                      LONGAS-METRAGENS
A Vizinhança do Tigre - (Affonso Uchoa) - MG | 2014 | ficção | 95 min | cor | 18 anos
Aliança - (Gabriel Martins, João Toledo, Leonardo Amaral) - MG | 2014 | ficção | 80 min | cor | 16 anos
Os Dias com Ele - (Maria Clara Escobar) - SP | 2013 | ficção | 107 min | cor | 12 anos
Praia do Futuro – (KarimAïnouz) –SP | 2014 | ficção | 107 min | cor | 14 anos
Tão Longe é Aqui - (Eliza Capai) - SP | 2013 | documentário | 76 min | cor
Tatuagem - (Hilton Lacerda) - PE | 2013 | ficção | 110 min | cor | 16 anos
Ventos de Agosto - (Gabriel Mascaro) - PE | 2014 | ficção | 77 min | cor | 14 anos

                                                        CURTAS/MÉDIAS-METRAGENS
A Menina e o Boto - (Paulo Roque) - PA | 2014 | ficção | 9 min | P&B | 14 anos
Dias Vadios - (Samuel Lobo) - RJ | 2014 | ficção | 13 min | cor
Hospedeira - (Rita Carelli) - SP | 2014 | ficção | 14 min | cor | 12 anos
Ilha - (Ismael Moura) - PB | 2014 | ficção | 15 min | cor | 14 anos
Janaína Colorida Feito o Céu - (Babi Baracho) - RN | 2014 | ficção | 15 min | cor | 16 anos
Mundum - (Marcia Beatriz Granero) - SP | 2012 | ficção | 5 min | cor | livre
O Mundo Inteiro é um Palco - (Carito Cavalcanti) - RN | 2014 | documentário | 13 min | cor e P&B | livre
O Olho e o Zarolho - (René Guerra e Juliana Vicente) - SP | 2013 | ficção | 17 min | cor | livre
Poeira de Prata no Escuro do Quarto - (Carlos Segundo) - MG | 2014 | ficção | 20 min | cor e P&B | livre
Quebramar - (Anderson Legal) - RN | 2014 | documentário | 7 min | cor | livre
Rua das Árvores - (Alice Jardim) - AL | 2014 | ficção | 20 min | cor | livre
Sailor - (Victor Ciriaco) - RN | 2014 | ficção | 13 min | cor | 18 anos
Ser Mais que Cinza - (Daniel Figueiredo) - PE | 2014 | ficção | 19 min | P&B | livre
Verona - (Marcelo Caetano) - SP | 2014 | ficção | 34 min | cor | 14 anos

  A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO é uma produção da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, compatrocínio da Cosern – Grupo Neoernegia. O evento conta ainda com apoios da comunidade e dos estabelecimentos comerciais de Gostoso; da Prefeitura do Município de São Miguel do Gostoso; IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; ­Fundação José Augusto; Governo do Estado – Rio Grande do Norte; IASNIN – Instituto de Ação Social Lino e Isabel Neri; Sintraf Gostoso eAEGostoso.


                                                       São Miguel do Gostoso (RN)
 Localizada no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano,a cidade São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de 9 mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurf.


 A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph publicada em 14 de setembro de 2011, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos melhores lugares do mundo para se viver