Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 25 de março de 2014

Variedades: Fernanda Takai é entrevistada do Mais Cultura




Luís Alberto Alves

 Depois de homenagear Nara Leão, cantar MPB, Bossa Nova, Michael Jackson e gravar um CD em parceria com o guitarrista Andy Summers, Fernanda Takai lança Na Medida do Impossível. Convidada especial do Mais Cultura desta quinta-feira (27), ela vem ao estúdio da atração dar detalhes deste que é o seu quarto álbum solo. O programa, apresentado pela modelo e DJ Barbara Thomaz, vai ao ar às 13h, na TV Cultura.
Vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai

 Apostando no ecletismo de gêneros e de artistas convidados, o novo álbum de Fernanda é cheio de surpresas. Ela canta músicas de Benito Di Paula e Reginaldo Rossi, divide vocal com o padre Fábio de Melo e regrava letras de George Michael e Julieta Venegas traduzidas para o português. Entre os parceiros desta empreitada estão Pitty, Marcelo Bonfá, Marina Lima, Zélia Duncan e Samuel Rosa.

 Na Medida do Impossível marca o reencontro de Fernanda com a composição. É dela a autoria da maioria das canções. Seu principal estímulo foi a filha Nina, de 10 anos, que um dia pediu para ouvir da mãe uma música que viesse da “sua cabeça”. O álbum chegou ao mercado no último dia 18 e deverá ter turnê no segundo semestre deste ano.


Política: Comissão vai ouvir general sobre tortura e morte do ex-deputado Rubens Paiva



Rubens Paiva foi prestar depoimento num quartel do Exército e nunca mais voltou para casa

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para ouvir o general reformado do Exército José Antônio Nogueira Belham sobre as circunstâncias da prisão, tortura, morte e ocultação de cadáver do ex-deputado federal Rubens Paiva.

 O colegiado aprovou requerimento do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) e outros solicitando a audiência. A reunião deverá ser promovida em conjunto com as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Direitos Humanos e Minorias.
 A votação imediata do requerimento pela CCJ foi pedida pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que, por sua vez, atendeu a pedido da Comissão Nacional da Verdade.


Geral: Educação debate fim da exigência de exame da OAB



O debate foi proposto pelo deputado Celso Jacob (PMDB/RJ)

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Educação discute hoje (25) proposta (PL 5.277/13) que acaba com a exigência de aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o exercício da profissão de advogado. O debate foi proposto pelo deputado Celso Jacob (PMDB-RJ).
 O parlamentar argumenta que os resultados recentes dos exames aplicados pela OAB não têm sido satisfatórios com relação ao quantitativo de aprovados. “Isso vem gerando grande frustração entre os Bacharéis de Direito, que ao longo de vários anos buscam preparar-se e qualificar-se para o exercício da advocacia”, afirmou.
 O Projeto de Lei 5.277/13 propõe a manutenção do exame da Ordem em caráter punitivo, ou seja, ao formando reprovado no Exame, será dada ciência do fato, mas não o punirá com a proibição de tirar a licença para advogar.
 O parlamentar argumenta que muitos movimentos de bacharéis em direito lutam pela extinção do Exame, entendendo não só que ele seria inconstitucional mas principalmente injusto, pois penaliza só os diplomados em Direito, deixando de fora os demais profissionais de outras áreas, cuja proficiência não é aferida com tanto rigor nem com consequências tão danosas para os formandos.


Geral: São Paulo registra madrugada mais fria do ano

O frio já deu mostras de que o Inverno deste ano pode ser rigoroso

 Luís Alberto Alves

 O ar polar que entrou em São Paulo no fim de semana deu à cidade ares de outono. Hoje (25), São Paulo teve a madrugada mais fria deste ano até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima registrada foi de 16,2°C. 

O recorde anterior era de 16,4°C, no dia 14 de janeiro. Lembrando que esta temperatura foi registrada devido um forte temporal que caiu na cidade e não pela entrada de ar polar. O recorde de tarde mais fria do ano ocorreu no domingo (23), com máxima de 21,1°C.

 A esfriada fez o paulistano mudar o tipo de roupa, de passeio e até mesmo suas refeições. Apesar de muitos terem comemorado a baixa dos termômetros, as contas mostram que a tendência de março quente pouco se alterou.

 Esta terça-feira (25) será de sol com uma grande variação de nuvens ao longo do dia em São Paulo. Não há expectativa de chuva. As próximas madrugadas continuam frescas. Amanhã (26), o tempo não muda. O sol aparece entre nuvens e a tarde esquenta. Também não há previsão de chuva.
                                                                          Média
 A chuva acumulada em março superou a média histórica na cidade de São Paulo. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na Zona Norte da Capital, choveu em 24 dias aproximadamente 72 mm, a média normal para o mês fica em torno de 160 mm. 

 O acumulado de março, mesmo sem ter terminado o mês, supera a média mensal em 28%. Este é o melhor desempenho da precipitação desde julho de 2013, quando choveu 101 mm. Para a última semana de março, pouca chuva está sendo esperada sobre a capital paulista.


Geral: Serão eleitas hoje as três bolas mascotes campeãs da Copa do Mundo


Uma das bolas concorrentes no concurso


Luís Alberto Alves


O projeto "Família em Campo", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, vai conhecer nesta terça-feira (25) a sua mascote da Copa do Mundo. Na final, que acontece no Museu do Futebol, serão conhecidas as três bolas vencedoras do concurso Bola da Família. São 15 as finalistas que foram transformadas em obra de arte pelos alunos e comunidades do Programa Escola da Família.

O concurso, lançado no ano passado em parceria com o Comitê Paulista da Copa do Mundo 2014, está entre as atividades da Educação que marcam o ano do campeonato mundial no Brasil e envolveu as 2,3 mil unidades da rede que fazem parte do Programa Escola da Família.

Os frequentadores das unidades do Programa, que mantém abertas as escolas aos finais de semana, foram convidados a customizar bolas de futebol, usando a criatividade e características das regiões onde a escola está localizada e o tema Copa do Mundo.

 Os criadores das 15 bolas finalistas já têm garantidas como premiação do concurso uma visita ao Museu do Futebol e uma visita à Arena Corinthians (Itaquera), palco da abertura da Copa do Mundo no Brasil, no segundo semestre. Na final, nesta terça-feira, serão escolhidos três trabalhos – as bolas de ouro, prata e bronze – e estas serão as mascotes do projeto. Além de troféu, os alunos artistas autores da "Bola Mascote" vão ganhar a visita aos centros de treinamento dos times do coração, além de outras premiações.

Saiba abaixo quais são as unidades do Escola da Família finalistas do campeonato Bola da Família e conheça cada uma delas no Portal da Educação:

Escola Estadual
Cidade
Brigadeiro Eduardo Gomes
São Paulo – capital
Exército Brasileiro
São Paulo - capital
Jardim Myrna II
São Paulo – capital
Professor Marcelo Tadeu de Oliveira Castro Campos Marques
Itaquaquecetuba
Tristão de Athayde
Diadema
João Ortiz Rodrigues
Embu-Guaçu
Professor José Arantes Terra
Araçatuba
Professor Ary Pinto das Neves
São Carlos
Aparecido Gonçalves Lemos
Canitar
Professor Sylvia Noemia de Albuquerque Martins
Apiaí
Catharina Casale Padovani
Piracicaba
Professora Maria Dulce Mendes
São Vicente
Monsenhor João Alves
Taubaté
Professora Cacilda Caldas Cruz
Ibitinga
Escola Estadual da Quadra
Quadra



Radiografia de Sampa: Avenida Rangel Pestana





Avenida Rangel Pestana, na região da Sé, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 Francisco Rangel Pestana nasceu em Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1839. Vinte anos depois entrou na Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo de São Francisco, saindo com diplomado em 1863. Logo na juventude era atraído pelo Jornalismo. Fundou o “O Timbira” e escreveu nos jornais “Futuro” e na “Época”.

 Em 1864 voltou ao Rio de Janeiro para ser redator do Diário Oficial. Dois anos depois criou o “Opinião Liberal”, um dos melhores jornais políticos da época. Em 1868 fundou o             “Correio Nacional”.

 Voltou a São Paulo e abre escritório de advocacia em Campinas e funda a Escola do Povo. No final de 1874, ao lado de Américo de Campos trabalha como redator no jornal “A Província de S. Paulo", mais tarde “O Estado de S. Paulo”. Em 1884 é eleito deputado provincial. Proclamada a República, assume a direção da Província junto com Prudente de Morais e Coronel Souza Mursa.

 O ano de 1890 marca a nomeação como membro do Governo Provisório e ajuda elaborar o projeto de Constituição da República. É eleito senador. Em 1896 fixa residência na Capital. Até sua morte em 1903 exerceu vários cargos políticos. A Avenida Rangel Pestana fica na região da Sé, Centro de SP.



Túnel do Tempo: Reforma agrária tucana


Presidente Fernando Henrique Cardoso

Luís Alberto Alves


Desapropriação: No dia 25 de março de 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desapropria 148 fazendas e começa seu programa de reforma agrária.