Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Túnel do Tempo: Tragédia em Angra dos Reis (RJ)


Luís Alberto Alves

Tragédia: Em 9 de dezembro de 2002,  fortes chuvas provocam deslizamentos em Angra dos Reis RJ, causando a morte de 40 pessoas. A queda de barreiras bloqueou a BR-101 deixando mais de 1.500 moradores isolados e desabrigados.

Radiografia de Sampa: Avenida da Aclimação




Luís Alberto Alves

Aclimação era a denominação dada a um parque, formado pelo Dr. Carlos Botelho e destinado a estudos de zootecnia. No local, foram feitas inúmeras exposições de gado, aclimados em São Paulo. A Avenida da Aclimação (foto) fica na região da Liberdade, Centro de SP

Geral: Ministério negocia distribuição de repelente de mosquito para grávidas

  • São Paulo
Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse hoje (9), na capital paulista, que está em negociação com o Exército para produção de repelente que será distribuído para mulheres grávidas. “Nós sabemos que houve grande consumo de repelente. Nós estamos em contato com o laboratório do Exército, que fabrica normalmente esses repelentes para suas tropas. Entramos em contato e vamos estabelecer uma parceria”, declarou após evento do Seminário Lide, que reuniu mais de 400 lideranças empresariais da área da saúde.

dengue
O ministro da Saúde, Marcelo Castro,  reforçou a necessidade de as mulheres, além de usarem repelente, priorizem roupas que deixam o corpo encobertoArquivo Agência Brasil
Castro informou que os repelentes serão distribuídos somente para mulheres grávidas do país, com exceção do Rio Grande do Sul, onde o vírus Zika ainda não circula. “Estamos dando atenção especial às gestantes e mulheres em período fértil.

 É o nosso grande foco. É drama humano, de dimensões extraordinárias, uma mulher grávida saber que foi picada por um mosquito. Ela vai entrar, seguramente, em pânico, porque sabe das consequências que isso poderá trazer para o seu filho”, declarou.

O ministro destacou também a atenção à Região Nordeste, onde estão registrados o maior número de casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika. O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado ontem (8), mostra que são 1.761 casos suspeitos em 422 municípios brasileiros, sendo que Pernambuco permanece como o estado com o maior número de casos (804). O ministro reforçou a necessidade de as mulheres, além de usarem repelente, priorizem roupas que deixam o corpo encoberto e, se possível, coloquem tela nos apartamentos.

                                                                         PMDB no Congresso
Castro disse que foi surpreendido pelo pedido de peemedebistas, que se declaram contrários ao governo Dilma Rousseff, que protocolaram um pedido na Mesa Diretora da Câmara para substituição do líder da bancada do partido, passando do deputado Leonardo Picciani (RJ) para Leonardo Quintão (MG).

O ministro explicou que é prática do PMDB eleger o líder em votação secreta para um mandato de um ano e que o de Picciani iria até fevereiro. “Parece-me que houve contaminação [pelo processo de impeachment]. A maioria do PMDB, sem ir para eleição, se antecipou e assinou um documento”, disse.

O ministro da Saúde defendeu ainda que o pedido de impeachment de Dilma Roussef não tem base jurídica e que se trata de um “processo exclusivamente político”, o qual não cabe para o regime democrático presidencialista do Brasil.

“Se a presidenta Dilma cometeu alguma pedalada em 2014, era outro mandato, não vale para 2015. E este ano não terminou ainda e ninguém sabe como as contas serão fechadas. E a meta fiscal que tinha sido estabelecida, o Congresso Nacional mudou e ela está cumprindo a meta [que foi alterada]. Eu não chegaria a dizer que seria um golpe, mas teria a condição de dizer que não tem fundamento, portanto, é uma imposição de forças políticas”, disse.
E

Geral: Salgado Maromba é opção nutritiva para os adeptos do



Redação 

Pouco calórico, livre de farinha e com baixos índices de sódio e gorduras, o produto substitui uma refeição, pois contém frango como base da composição da massa; recheios são variados, incluindo opções sem lactose


Criação da blogueira Tati Guidi, Salgado Maromba chega ao mercado para provar que alimentação saudável pode, sim, ser saborosa
 
 A dieta restritiva é um dos grandes empecilhos relatado pelos adeptos do estilo de vida fitness, já que as opções de lanches saudáveis e apetitosos são reduzidas. Tal dificuldade impulsionou a criação do Salgado Maromba, ideal para um lanche ou até mesmo como substituto de uma refeição rápida.

O Salgado foi criado pela blogueira fitness Tatiana Guidi, de 35 anos, que após meses de uma dieta composta apenas por legumes, saladas, batata-doce e carnes magras, se viu tomada pelo desejo de ingerir algo saboroso e diferente em sua dieta. O que Tati não imaginava é que sua aventura na cozinha em busca de um produto saudável e gostoso lhe renderia uma das maiores inovações no segmento culinário fitness.

“Sempre gostei de cozinhar e de transformar refeições sem graça em pratos saborosos. Naquele dia, estava sem vontade de comer frango e batata doce, por isso, resolvi misturá-los. Para minha surpresa se tornou uma massa, que recheei e assei”, conta. A criação de Tati possuía aspecto e sabor similares ao de um salgado comum. Porém, a similaridade com um salgado comum ficou apenas na aparência, pois o Salgado Maromba possui ingredientes e qualidade dignos de uma refeição saudável.

A felicidade da paulistana com a sua nova criação foi tanta que ela não hesitou em compartilhar fotos e receitas do produto em suas redes sociais, o que lhe rendeu reconhecimento no mundo fitness. Seu Instagram possui mais de 170 mil seguidores – entre os famosos, estão as musas Gracyanne Barbosa e Juju Salimeni; a atriz da Globo Fernanda Souza e outras blogueiras fitness que já consomem o Salgado.

O sucesso da criação de Tati resultou na produção do Salgado Maromba em escala industrial – uma novidade muito bem-vinda entre aqueles que, assim como ela, querem estar bem alimentados sem extrapolar a dieta. Agora, eles serão vendidos por meio do e-commerce e, futuramente, em outros pontos de venda.

Produto oferece nutrientes saudáveis, com baixo índice de carboidrato; academias e lojas do segmento fitness, poderão oferecer o Salgado Maromba em seus estabelecimentos
 
 Saudável e pouco calórico, o Salgado Maromba possui dois tipos de massa: frango com batata doce ou frango com couve-flor. O produto é livre de farinha e apresenta baixos índices de sódio e gorduras. “A diferença entre as massas está na quantidade de carboidrato de cada uma”, explica Tati. Isso porque a massa de couve-flor possui pouquíssimo carboidrato; já a de batata doce tem quantidades mais elevadas”.

A grande preocupação de quem treina é consumir carboidrato em excesso, explica a blogueira. “O Salgado Maromba com massa de batata doce pode, por exemplo, ser consumido antes do treino, para obter mais energia; e o de couve-flor, antes de dormir”, aconselha.

O Salgado Maromba conta com seis tipos diferentes de recheio, disponíveis em ambas as massas: queijo branco com tomate, peito de peru com queijo cremoso, vegetais, creme de palmito, espinafre e brócolis com queijo branco. Cada salgado pesa 150g.

A embalagem com dois salgados custa R$ 21,80, independentemente da massa e do recheio. Eles podem ser adquiridos por meio do site www.salgadomaromba.com.br.

Economia: Veja orientações para combater a Inflação recorde




*Reinaldo Domingos 
 

Dados recentes referentes à inflação estão causando grande preocupação. Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede  a inflação oficial, esse valor ficou 1,01% em novembro Acumulando mais de 10% em 12 meses, e um índice que é maior em 12 anos.

Mas a primeira coisa que é importante ter em mente é que ainda não há motivo para desespero; não deve ocorrer como no passado, quando se tinha índices elevadíssimos de inflação, apesar da atual crise política que dificulta em muito a situação.
 
Contudo, as notícias mostram que este índice não está adormecido, que tem impacto na população e, por isso, todo cuidado é pouco. Não é necessário uma corrida às compras para armazenar produtos, isso só ocasionará um cenário no qual ainflação será ainda maior, sem contar que não é hora de gastos excessivos, e sim de planejar e poupar.

A saída é a educação financeira, fazendo com que a pessoa considere o fator inflacionário na hora de seu planejamento financeiro. Tenha em mente que umainflação na faixa atual pode – e vai – comprometer o seu poder de compra e o desempenho dos seus investimentos, se não houver cuidado. É preciso proteger o seu dinheiro e, para isso, o principal caminho é definir os sonhos de curto, médio e longo prazos que deseja realizar e, a partir daí, investir o dinheiro, pois o rendimento anulará a inflação.

O índice inflacionário não poupa ninguém. Ele pode comprometer os ganhos de qualquer tipo de aplicação financeira. Por isso, vale acompanhar os índices inflacionários. O IPCA é o indicador utilizado na política de metas inflacionárias do governo. No entanto, quando o assunto é finanças pessoais, também é importante acompanhar o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). O IGP-M é utilizado porque afeta mais diretamente o bolso do consumidor. Esse indicador inflacionário serve, por exemplo, para contratos de aluguel, reajustes de tarifas públicas e planos ou seguros de saúde.

Sobre a relação da inflação com o consumo, uma ideia bastante comum é a de parcelar compras com prestações fixas. Realmente, essa opção é tentadora, mas é fundamental que se tenha a percepção que terá que arcar com esses valores mensalmente, portanto, se esse valor não estiver em seu orçamento, poderá ocasionar complicações futuras e até mesmo a inadimplência. Em relação ao armazenamento de produtos, outro ponto importante é que comprar em quantidades excessivas faz com que se gere um desperdício muito grande e os prejuízos financeiros passarão a ser ainda maiores.

Mas o mais importante nesse período é evitar deixar o dinheiro parado, sem aplicações; dinheiro sem direcionamento será rapidamente desvalorizado. Pesquise e veja quais são as linhas de aplicação financeira que mais respondem aos seus interesses, sempre lembrando de dividir os sonhos em curto, médio e longo prazos.

Por fim, por mais que as notícias sobre a inflação sejam assustadoras, reforço que é hora de manter a calma. É muito difícil que retomemos as taxas inflacionárias que tínhamos há 20 anos, então, mais do que nunca, é hora de pensar na educação financeira, pois esta, com certeza, fará com que os impactos sejam muito menores no seu dia a dia.
 
*Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Mesada não é só dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país, Apostila de educação financeira para o ensino EJA e Jovem Aprendiz.

Economia: Tip Top prevê fechar 2015 com faturamento de R$ 116 milhões




Redação
A previsão é de inauguração de doze novas unidades em 2016
A Tip Top – referência nacional em vestuário infantil - encerra o ano de 2015 com mais de 108 lojas espalhadas por todo o país sendo nove unidades no modelo Mega Store, um crescimento de 10% comparado ao ano anterior. O faturamento deve bater a casa dos R$ 116 milhões.
“O ano de 2015 foi um ano de desafios. Para enfrentar este período de retração, investimos muito em treinamentos direcionados às equipes de vendas e franqueados, com objetivo de melhorar o aproveitamento do fluxo de consumidores na loja”, frisa Daniela Venâncio, gerente de franquias da rede.
 Em um balanço da marca, a rede destaca ações que auxiliaram no crescimento da Tip Top em todo o Brasil como parcerias com empresas tradicionais dos setores de alimentação, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. “Fechamos ações com grandes players de mercado, que viabilizaram a fidelização de consumidores já existentes e a conquista de novos clientes”, explica.
Para 2016, a rede já tem metas traçadas. “Pretendemos abrir 12 lojas, sendo três Megas Stores, e projetamos um crescimento 7% em nosso faturamento. Além disso, continuaremos investindo em treinamento. Também pretendemos lançar um programa de fidelidade, que dará muitos benefícios para nossos clientes”, complementa a executiva.
                                                                           Empreender em 2016
Para quem deseja apostar em seu próprio negócio, o sistema de franchising é tido com uma oportunidade com risco mitigado, visto que se trata de um modelo testado, no qual o empreendedor conta com todo suporte da rede franqueadora.
O investimento inicial para quem deseja se tornar um franqueado da rede Tip Top é a partir de R$ 420mil. A projeção de retorno do investimento é de 36 a 40 meses.
                                                                           Sobre a Tip Top
Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. Após conquistar a excelência na fabricação dos produtos, atingir grande escala de produção e conquistar amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas.
A entrada no mercado de franquias ocorreu em 2008, com o objetivo de instalar uma rede de lojas tradicionais com 150 lojas pelo país. O projeto de Mega Store começou a ser desenhado em 2013, com a primeira unidade, com 600m² de área de venda e mais de 3 mil itens à disposição da clientela, inaugurada no bairro do Morumbi, em São Paulo. O projeto exigiu um investimento de R$ 3 milhões. Em 2014, foi adaptado para operar também em shopping centers, com áreas de venda de 300 m2. A ideia é instalar 40 unidades em todo o Brasil.
Com 101 unidades instaladas, a rede espera fechar 2015 com 113 lojas, destas 9 Mega Stores, e um faturamento na rede de R$ 116 milhões.
A Tip Top conta com dois parques industriais localizados no estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e Sindrolândia. Das indústrias saem todas as peças, entre confecção e moda praia, nos mais diferentes estilos, desenvolvidas de acordo com cada estação e relacionadas com aspectos exclusivos e temáticos, incluindo produtos licenciados.

Política: Conselho de Ética fará sorteio para escolha de novo relator do caso Cunha

  • Brasília
Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), suspendeu a sessão que votaria o parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) que pede a continuidade do processo de cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A suspensão ocorreu após uma decisão da Mesa Diretora da Câmara determinar a saída de Pinato da relatoria e a suspensão da sessão até a proclamação de um novo relator. Uma nova sessão foi marcada para amanhã (10).

Pinato começou a sessão como relator, mas terminou fora do posto. Durante a sessão, uma decisão da Mesa Diretora chegou às mãos de Araújo e o obrigou a mudar o relator. A decisão da Mesa Diretora acatou o recurso da defesa de Cunha. Segundo a defesa, Pinato não poderia ser relator por compor o mesmo bloco político de Cunha, alvo do processo. O parlamentar deixou a relatoria, mas pediu que Araújo recorresse da decisão.

“Como democrata que sou, respeito a decisão da Mesa da Câmara dos Deputados, mas não concordo com a Mesa. Queria agradecer Vossa Excelência pela confiança e gostaria que recorresse pela imparcialidade. Esse relator não é apegado em relatoria nenhuma, mas peço que Vossa Excelência recorra”, disse Pinato.

                                                                                Relator
Araújo acatou a decisão da Mesa Diretora e indicou o deputado Zé Geraldo (PT-PA), que constava na lista tríplice inicial, como novo relator. Zé Geraldo se limitou a dizer que não vai alterar o relatório de Pinato, para que possa ser levado à votação.
Alguns deputados questionaram a decisão imediata de Araújo e colocaram em suspeita quaisquer decisões que ocorressem após proclamação do novo relator. Temendo uma posterior anulação da votação do parecer redigido por Pinato, o presidente do Conselho decidiu suspender a sessão e sortear os nomes de uma nova lista tríplice, excluindo os deputados do mesmo bloco político de Cunha.

“Não posso colocar em risco a decisão do Conselho de Ética. Eu não posso passar por cima da decisão da Mesa. Vou recorrer e a gente vai demorar. E nós temos pressa, porque o que estão fazendo conosco é um absurdo. Eu vou suspender a sessão. Não cabe a mim colocar em risco uma decisão que o Brasil espera”, disse Araújo.

Com isso, a sessão de amanhã de manhã vai retomar os trabalhos e um novo relator será definido com base na lista tríplice. Deputados de oposição a Cunha questionaram as várias protelações e debates, que impedem mais uma vez a votação do parecer da relatoria.

“Quero deixar registrado que não vale a pena alguns parlamentares que não são bobos participarem desse circo. Esse circo está sendo montado porque o acusado é o presidente da Casa. Isso é uma brincadeira com o Parlamento. O conselho não deve passar por essa humilhação”, disse Júlio Delgado (PSB-MG).

“Está feio, está vergonhoso essas tentativas de protelar o afastamento do presidente dessa Casa”, disse a deputada Eliziane Gama (Rede-MA).
                                                                 Votação de adiamentos
Antes da suspensão da sessão, os deputados votaram dois requerimentos que pediam o adiamento da votação do relatório. As duas votações ficaram empatadas, dez a dez. Araújo usou sua prerrogativa de presidente do conselho e desempatou, votando contra o adiamento.

O deputado Paulo Azi (DEM-BA) chegou atrasado para votar. Sabendo que ele votaria contra o adiamento, os favoráveis ao adiamento alegaram que o deputado do DEM não poderia votar porque, supostamente, a votação teria terminado. Araújo, no entanto, permitiu que o colega votasse porque negou ter terminado a votação.

As votações foram repletas de bate-boca e discussões. Deputados trocaram insultos e discutiram. O tempo foi passando até que a decisão da Mesa Diretora chegasse, fazendo Araújo se sentir obrigado a suspender a sessão.

Variedades: Gelato Boutique cria sobremesa especial de Natal



Redação

A premiada mestre gelatière Marcia Garbin cria bolo de sorvete gelado para comemorar as festas de final de ano

Imagine o seu bolo preferido e um sorvete de textura aveludada numa só sobremesa. A Gelato Boutique, rede de sorvetes artesanais, comemora a chegada do Natal com uma receita exclusiva de bolo de sorvete gelado preparada pela mestra gelatière Marcia Garbin. Chamada de "Bûche Noël" é uma opção certeira para fazer bonito nas ceias e nas festas de final de ano. A sobremesa será vendida na loja de rua da rede, a casa de esquina da Pamplona com a alameda Itu, nos Jardins, e também sob encomenda. As encomendas podem ser realizadas até o dia 23/dezembro pelo telefone: 11 3541-1532.

ImagemO "Bûche Noël", bolo de sorvete gelado preparado pela mestra gelatière Marcia Garbin

O bolo custa R$ 95 (700g) e está disponível em três sabores: Chocolate (semifreddo de chocolate com avelãs e recheio de suspiro de cacau); Tropicale (semifreddo de chocolate ao leite recheado com cremoso de manga e maracujá, coberto por caramelo cítrico); e o Baunilha (baunilha com framboesa). Produzido de forma artesanal, todos os ingredientes do bolo são naturais, sem glúten, lactose, aditivos químicos ou corantes. As sobremesas são em tamanho-família e servem até 8 pessoas.

 "Para homenagear essa época tão lúdica, pensamos nos semifreddos, clássicos italianos e irresistíveis, pela textura, pela apresentação e pelos sabores", explicou a mestre gelatière Marcia Garbin. Opção de sobremesa diferenciada para fazer a alegria dos pequenos e dos adultos também neste Natal.

Variedades: Iódice tem opções de look para Reveillon



Redação

Tradição no Brasil, looks All White dominam as festas de Reveillon. Mas, nem de longe isso significa monotonia às produções, já que modelagens e texturas imprimem estilo e garantem sofisticação. 

A Iódice traz em suas araras peças claras para agradar diferentes estilos com looks a cara da estação. São vestidos, macaquinhos, saias, shorts e blusas, perfeitos para qualquer mulher arrasar nos looks de fim de ano. Destaque para o macaquinho, que promete ser hit da estação, com bordados na alça. 

Para as fashionistas, a opção ideal é a blusa com decote profundo junto com a saia assimétrica, peças indispensáveis neste verão. Já para as básicas, vestidos aparecem em versões repaginadas com rendas no colo ou na barra. 

Variedades: Circuito dos sonhos no Tivoli São Paulo - Mofarrej




Redação

Há momentos que merecem ser celebrados com o mais alto nível de perfeição e o casamento é um deles. No Tivoli São Paulo - Mofarrej todas as etapas do circuito do casamento (pedido, festa de noivado, chá bar ou lingerie, dia da noiva, cerimônia e festa, noite de núpcias, lua de mel) tornam-se acontecimentos inesquecíveis.

Para o pedido de casamento a sugestão é o heliponto, com vista panorâmica e incrível de toda a cidade. Outra opção também com vista deslumbrante é o Arola Vintetres - com menu assinado pelo chef com duas estrelas Michelin, Sergi Arola, tem a maior adega da cidade com mais de 2.500 garrafas e 900 rótulos além da carta de vinhos considerada uma das melhores do mundo pelo Wine Spectator - onde pode ser realizada a festa de noivado com o melhor da alta gastronomia. 

Animados, os chás bar e de lingerie podem ser realizados à beira da famosa piscina laranja ou no Bistrô Tivoli, charmoso bistrô com toque contemporâneo brasileiro. 

Depois de tantos preparativos, a dica é relaxar no Elements Spa by Banyan Tree, um dos melhores do país, na véspera ou na manhã do casamento. Banho nos pés, massagem corporal, banhos de ducha ou imersão e refrescos fazem parte dos pacotes especiais para noivos.

Já a emocionante cerimônia pode ser realizada no elegante foyer. Para a festa, a sugestão é a sala Jardins com capacidade para até 400 convidados.

Após a festa, os noivos podem comemorar e desfrutar de todo o conforto da Tivoli Master Suíte na noite de núpcias. As master suítes oferecem quarto com cama king size, banheiro com charmosa banheira vitoriana, sala de estar e sala de jantar distribuídos em muito bem decorados 70m², além da vista para o Parque Trianon.


Paradisíaco, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte é o destino perfeito para a lua de mel dos recém-casados. Além das oito piscinas, três restaurantes, dois bares, Thalasso Spa e todos os quartos com varandas voltadas para o mar, o hotel dispõe de experiências únicas, como o romântico piquenique ao pôr do sol no jardim.

No Tivoli São Paulo - Mofarrej estas experiências serão inesquecíveis, uma combinação de beleza, encanto e sofisticação. Os espaços do hotel aliados à alta qualidade dos serviços e da gastronomia com o acompanhamento personalizado da equipe de profissionais especializados em eventos, farão com que cada momento seja único e exclusivo.