Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Veículos: Desafios Ford: os herois e os vilões do meio ambiente

 


  • Este teste encerra a série criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo

Luís Alberto Alves/Hourpress

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são temas urgentes na sociedade, que requerem o total comprometimento das empresas e da sociedade. A Ford foi reconhecida como uma das empresas líderes mundiais no combate às mudanças climáticas, com a inclusão na prestigiosa Lista A da organização ambiental global sem fins lucrativos CDP, e aproveita o novo desenho da série Desafios Ford para chamar atenção sobre o tema.

O objetivo é encontrar na ilustração as atitudes que contribuem ou não para a sustentabilidade. Além de novas soluções que ainda dependem de infraestrutura e redução de custo para avançar – como os carros elétricos, nos quais a Ford está investindo mais de US$11,5 bilhões até 2022 – há também atitudes simples que qualquer pessoa pode adotar, como plantar árvores e não poluir os rios.

A série Desafios Ford é uma criação do ilustrador cearense Abner Dangelo, que este ano tornou-se conhecido ao divulgar suas charges e desenhos bem-humorados nas redes sociais. Neste link, além de conferir as respostas, é possível ver todos os testes já publicados.

Internacional: Nova cepa do coronavírus pode ser mais capaz de infectar crianças

 


Avaliação é de grupo de cientistas que rastreiam a variação

Agência Brasil 

Uma nova variante do coronavírus que está se espalhando rapidamente pelo Reino Unido tem mutações que podem significar que as crianças estão tão suscetíveis a serem infectadas com ela quanto os adultos, diferentemente de cepas anteriores, afirmaram cientistas nesta segunda-feira (21). 

Cientistas do Grupo de Aconselhamento sobre Novas Ameaças de Vírus Respiratórios (Nervtag, na sigla em inglês), que estão rastreando a variação, disseram que a nova cepa se tornou rapidamente dominante no sul do Reino Unido, e que poderia em breve fazer o mesmo no resto do país.

"Agora temos um grau alto de confiança no fato de que essa variedade tem uma vantagem de transmissão em relação a outras variedades que estão atualmente no Reino Unido", disse Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes na Universidade de Oxford e diretor do grupo.

Neil Ferguson, professor e epidemiologista de doenças infecciosas do Imperial College de Londres e também membro do grupo de aconselhamento, afirmou que "há uma indicação de que há uma maior propensão para a infecção de crianças".

"Ainda não estabelecemos qualquer tipo de causalidade sobre isso, mas podemos enxergar isso nos dados", disse Ferguson. "Vamos precisar reunir mais dados para ver como essa nova cepa se comporta daqui em diante". 

O surgimento da nova variante mutada de Sars-CoV-2, que segundo os cientistas é até 70% mais transmissível do que cepas anteriores detectadas no Reino Unido, levou alguns países a fecharem suas fronteiras com o Reino Unido e colocou grandes áreas do território britânico sob restrições severas durante o período natalino.


Internacional: Novo foguete chinês Longa Marcha 8 faz voo inaugural

 


Foguete faz parte de plano para desenvolver veículos reutilizáveis

Agência Brasil 

Um novo foguete da China fez seu voo inaugural nesta terça-feira (22), como parte de um plano de longo prazo para desenvolver veículos de lançamento reutilizáveis. A meta é reduzir os custos das missões e acelerar os cronogramas de lançamento para clientes comerciais.

O Longa Marcha 8 Y-1 partiu às 00h37 locais de Hainan, ilha do sul chinês, carregando cinco satélites, informou a mídia estatal.

A China planeja desenvolver foguetes reutilizáveis na série Longa Marcha 8 nos próximos anos. Eles são semelhantes à linha Falcon, que já está sendo produzida pela empresa aeroespacial privada norte-americana SpaceX.

A mídia estatal não disse se o próprio Longa Marcha 8 é reutilizável, mas variantes futuras devem ser capazes de decolagens e pousos verticais (VTVL), o que lhes permitirá ser usadas em mais de um lançamento.

A China desenvolverá seu primeiro veículo VTVL perto de 2025, disse uma autoridade da China Aerospace Science and Technology Corp, a principal prestadora de serviços espaciais do país, em uma conferência em novembro.

No início deste mês, a China trouxe rochas e solo da lua, as primeiros amostras retiradas do satélite da Terra desde 1976. Em julho, o país lançou sua primeira missão independente a Marte.

Perto de 2022, a China pretende concluir uma estação espacial multimódulos habitada, e até 2045 espera criar um programa para operar milhares de voos por ano e transportar dezenas de milhares de toneladas de carga e passageiros.


Artigo: Resoluções de ano novo: em 2021 seja mais consciente

 


Priorize produtos com impacto positivo

Redação/Hourpress

Com a chegada do ano novo é comum criarmos resoluções e metas para sermos melhores no próximo período. Com a pandemia à tona, os temas ligados à preocupação com o meio ambiente ganharam mais força. O consumo exacerbado e sem preocupação de alimentos e embalagens é considerado um dos principais problemas relacionados ao assunto. Por isso, Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a e engajada em movimentos socioambientais, separou algumas dicas de como é possível adotar algumas práticas pessoais para consumir de forma mais consciente no dia a dia em 2020.

• Investigue o produto

Procure saber a origem, o processo de fabricação, como foi feita a distribuição, qual a composição e o material que é feito a embalagem. Um produto socioeconômico responsável terá todas essas informações nítidas no rótulo, site ou outro meio de comunicação utilizado pela marca/fornecedor. Produtos com certificações são ainda mais confiáveis. Se o selo for de confiança, o produto será também.

• Evite o uso de sacolas plásticas

As famosas ecobags são a alternativa ideal e ecológica para as convencionais sacolas plásticas, que prejudicam o meio ambiente e demoram cerca de 100 a 400 anos para se decomporem. Práticas e fáceis de levar, as ecobags podem ser reutilizadas várias vezes no seu dia a dia. Além de serem produzidas com materiais sustentáveis ou feitas de algodão reciclado. Outras opções são os saquinhos feitos de rede de pesca retiradas dos oceanos e as tradicionais caixas de papelão que os mercados fornecem gratuitamente.

• Prepare listas de compras

As listas são ótimos guias reguladores para você manter o foco na hora das compras. Fazê-la em casa, buscando realmente as necessidades e segui-la na hora da compra evita o consumo por impulso e, muitas vezes, desnecessário.

Planejamento é fundamental! Para qualquer tipo de consumo, em especial o alimentar. Quando você traça, mais ou menos, seu cardápio dos próximos dias, compra somente aquilo que será necessário e evita que alimentos estraguem antes de consumi-los.

• Consertar antes de trocar

Eletrodomésticos quebrados? Ele é fundamental para o seu dia a dia? Antes de torná-lo resíduo, estude as possibilidades de atualização ou reparo do produto. Além de, muitas vezes, sair mais barato do que comprar um novo, você deixa de gerar resíduos no planeta. A indústria trabalha com atualizações constantes para que aquilo que você tem se torne "antigo" em muito pouco tempo. Driblar esse ritmo é fundamental para o consumo consciente.

• Produtos de economia colaborativa

Outra alternativa para eletrodomésticos é procurar plataformas de economia colaborativa para empréstimos ou locação do objeto que você está precisando. A plataforma Tem Açúcar é uma opção bem interessante para trocas de objetos entre vizinhos.

• Priorize produtos com impacto positivo

Busque sempre por produtos que são menos agressivos para o meio ambiente e, quando possível, que gerem impacto positivo ou que transformam problemas em soluções. Sempre pense nas consequências do produto no pré, durante e pós vida útil, além do destino que ele terá após o uso.

• Separe o lixo reciclável

Para combater os efeitos nocivos do efeito estufa, fazer a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável é extremamente importante. O descarte de resíduos de lixo em locais impróprios, como os aterros, causa prejuízos e polui o meio ambiente. Além disso, quando você faz a separação correta do lixo reciclável aumenta a chance deles serem reutilizados e reaproveitados por cooperativas.

• Dê o exemplo e inspire outras pessoas

Às vezes uma vida mais sustentável pode parecer algo distante e difícil. Por isso, é muito importante dar o exemplo e mostrar que pequenos hábitos podem contribuir muito para o meio ambiente. Pequenas atitudes como fazer o descarte do lixo de forma correta, ou não desperdiçar alimentos no dia a dia, são exemplos positivos para outras pessoas. Isso estimula a qualidade de vida e a sustentabilidade na dinâmica social.


Política: Projeto concede isenção de IPI para automóveis adquiridos por feirantes

 


Proposta altera lei que já garante benefício a taxistas e a pessoas com deficiência

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O Projeto de Lei 3994/20 concede isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (
IPI) para automóveis adquiridos por feirante. Pelo texto, a concessão do benefício ficará condicionada à comprovação do efetivo exercício da atividade por no mínimo dois anos.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei 8.989/95, que já assegura isenção de IPI a taxistas e a pessoas com deficiência para a compra de automóveis.

“A prática da feira livre recebe pouco apoio de programas governamentais e de desenvolvimento rural, especialmente na questão sensível do transporte das mercadorias”, afirma o deputado Vicentinho (PT-SP), autor da proposta.

“Em alguns municípios, as feiras livres, além de prover o abastecimento alimentar para a população, permitem o acesso a bens de primeira necessidade e geram empregabilidade para pessoas da área rural, com muita pouca oportunidade de emprego”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada em 
caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.​


Política: Bloqueio e uso de explosivo contra banco poderão ser considerados terrorismo

 


Capaz de afetar a paz social, aterrorizar a população e impedir o pleno funcionamento de órgãos públicos

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

As definições de terrorismo poderão ser atualizadas. O senador Major Olimpio (PSL-SP) apresentou um projeto para que seja considerado terrorismo o bloqueio físico ou o uso de explosivo contra instituições bancárias ou de segurança pública ou militar (PL 5.364/2020). O condenado poderá pegar pena de reclusão de 12 a 30 anos, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência.

O projeto altera a lei que trata do assunto (Lei 13.260, de 2016) para considerar terrorismo a prática de crime, consumado ou tentado, seja por um ou mais indivíduos, contra instituições financeiras, transportes públicos, bens públicos ou de uso comum, com uso de armas ou explosivos, realizando bloqueio de entrada ou de saída de cidade ou bairro, ou praticando atentado ou qualquer espécie de bloqueio contra instituição de segurança pública ou militar.

O autor destaca que o Brasil “inicia o último mês do ano de 2020 estarrecido com a violência e a audácia de criminosos”, com ataques de quadrilhas em Criciúma (SC) e Cametá (PA), em que quadrilhas armadas com fuzis fizeram reféns, assaltaram agências de banco, provocaram incêndios e promoveram ataques a batalhão da Policia  Militar, para impedir o confronto e a contenção dos criminosos.

Segundo Major Olimpio, apenas neste ano, foram registrados mais de dez ataques do tipo no país. Isso demonstraria, argumenta, o quão ineficaz tem sido o combate a esses crimes. O senador reforça a necessidade de aperfeiçoamento da legislação penal para “que possamos efetivamente combater esses criminosos no devido grau de reprovabilidade da conduta que cometem, capaz de afetar a paz social, aterrorizar a população e impedir o pleno funcionamento de órgãos públicos”.

Major Olimpio diz que muitas vezes os criminosos saem impunes de suas práticas delituosas. No caso de serem condenados, os bandidos ainda podem pegar penas “abaixo da adequada para reprimenda a esse tipo de conduta”. Para o senador, essa situação gera o sentimento de impunidade no Brasil e estimula “esses tipos de condutas criminosas”. O projeto, acrescenta, vem para adequar a legislação e combater esse tipo de crime.


Política: Projeto torna crime omissão à vacinação e propagação de notícia falsa sobre vacina

 


Quem deixar de se submeter, sem justa causa, à vacinação obrigatória; e criar, divulgar ou propagar, por qualquer meio

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou um projeto de lei, o PL 5.555/2020, que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) tornando crime a omissão e oposição a vacinação, propagação de notícias falsas sobre a eficácia da vacina e de desestímulo à adesão ao programa de vacinação.  

De acordo com o texto, quem se omitir, sem justa causa, na condição de pais ou responsáveis legais, à vacinação obrigatória de criança ou adolescente, em situação de emergência de saúde pública, a pena prevista é de reclusão, de um a três anos. Quem deixar de se submeter, sem justa causa, à vacinação obrigatória; e criar, divulgar ou propagar, por qualquer meio, notícias falsas sobre as vacinas do programa nacional de imunização ou sobre sua eficácia, a pena é de reclusão, de dois a oito anos, e multa.

Além disso, se for agente público, poderão ser aplicadas penas em dobro, além das punições previstas por atos de improbidade administrativa.

O senador mencionou dados do Ministério da Saúde de que a vacinação de crianças com menos de 2 anos está apresentando queda desde 2011. “No caso da vacina BCG, contra tuberculose, a cobertura, que já foi de 107,94%, caiu para 95,63% em 2018. A cobertura da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, também despencou — de 102,39% para 90,5%”, informou o parlamentar.

Em entrevista à Radio Senado o senador ressaltou a preocupação de que informações falsas contribuam com a decisão das pessoas não vacinarem. O parlamentar também  destacou a queda nas taxas de imunização nas campanhas de imunização do Ministério da Saúde.

"A saúde é um bem coletivo e quando um grupo de pessoas deixa de vacinar toda a comunidade pode ser afetada e o sistema de saúde sobrecarregado, geralmente drenando recursos que poderiam ser utilizados em ações que não são cobertas por vacinas. Além disso, o Supremo Tribunal Federal julga ser válido o dispositivo da Lei 13.979 que obriga a vacinação contra a covid-19. O nosso PL aqui apresentado, ele é mais amplo, não tratando apenas da pandemia pela qual estamos passando, mas de todas as campanhas de vacinação que já se provaram eficazes pelo bem da saúde pública",disse.​


Artigo: Fuga de estereótipos é foco de campanha de Natal em Jacareí (SP)

 


Ação tem foco na representatividade da cultura regional

Redação/Hourpress

Você já parou para pensar mais profundamente sobre a conexão do brasileiro (ou a falta dela) com os símbolos natalinos com os quais estamos acostumados? Ao longo dos tempos, o Natal se tornou uma verdadeira miscelânea de significados derivados de diversas crenças, costumes e culturas.

O Papai Noel original, por exemplo, surgiu na Turquia. O trenó puxado por renas é herança da mitologia escandinava. Isso sem contar a clássica história do nascimento de Jesus Cristo e o toque de capitalismo que nos leva às filas das lojas anualmente.

Rompendo paradigmas

É com o intuito de fugir deste lugar comum que gira em torno do incentivo ao consumo desenfreado e das características importadas de outros países que surge a campanha "Natal em Família 2020", que invadiu as ruas do município de Jacareí, interior de São Paulo, nos últimos dias e que tem levado a magia do Natal à população - sem deixar de lado o sentimento de pertencimento e a valorização à cultura popular e rural.

Durante o mês de dezembro, dez caravanas com o bom velhinho visitarão os bairros da cidade, valorizando a prevenção em tempos de pandemia e o incentivo ao comércio local - só que com um detalhe bem especial e inspirador.

"No lugar do Papai Noel tradicional, criamos os trajes de tecido de chita, os sinos do jingle bells deram espaço aos dedilhados da viola caipira e os integrantes do presépio se tornaram uma família facilmente encontrada em qualquer festa da região, representadas através das pinceladas de um artista plástico", detalha o publicitário Rodrigo Casagrande, idealizador do conceito.
As caravanas passarão por todas as regiões de Jacareí com carros iluminados, caminhão do Papai Noel, trenzinho com personagens, viatura da Guarda Civil Municipal e da Secretaria da Mobilidade e convidados especiais.

Além do jingle, que foi produzido pelos cantores Tania Reis e Elias Marra exclusivamente para a campanha, figurinos e identidade visual também foram elaborados por artistas locais.

"Preparei a roupa com muito carinho inspirando-me nas festas tradicionais do Reizado e Folia de Reis, com aplicações de chita na roupa, representando nossa cultura regional. A oportunidade de fazer parte deste projeto me encheu de esperança", compartilhou Gutho Peloggia, criador dos trajes.

"Quando soube que os temas envolvidos eram família e pertencimento, trouxe minhas lembranças familiares e a experiência do convívio com as pessoas da cidade. Também trouxe a simbologia da celebração de uma dádiva, da mensagem das boas novas do Natal e daquilo que o caipira tem de sempre ser esperançoso a cada novo dia", detalhou Douglas Reis, responsável pela identidade visual, que carrega a imagem dos três reis magos, Jesus, Maria e José com traços do povo caipira, além da pomba do Divino Espírito Santo, simbologia da religiosidade popular enraizada no Vale do Paraíba.

Informações sobre a programação serão divulgadas diariamente no site oficial da Prefeitura de Jacareí.

Sobre o "Natal em Família 2020"

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal, além do incentivo do comércio local (entre eles, o Jacareí Shopping, Auto Shopping Jacareí, Cipolatti Jacareí, Despachante União, Sincomércio Jacareí, Souza Despachantes, Sinhores, da ACI - Associação Comercial de Jacareí e do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo).

Economia: Valor do IPVA 2021 está disponível para consulta a partir desta terça-feira (22)

 


Proprietários podem conferir o valor do imposto na rede bancária credenciada e no portal da Secretaria da Fazenda com o número do Renavam e placa

Redação/Hourpress

Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 em toda a rede bancária a partir desta terça-feira (22). A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando informar o número do Renavam.

É possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento ( portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), mediante o número do Renavam e placa do veículo. Também é no portal da Fazenda que proprietários de veículos para pessoas com deficiência (PCD) poderão consultar se permanecerão com o benefício de isenção do IPVA ou se já deverão se programar para pagar o imposto de 2021.

O proprietário tem até a data de vencimento da placa (veja tabela) para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.

A partir de 4 de janeiro de 2021, o contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo:

• em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, com desconto de 3%;
• em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto;
• até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Economia: Auxílio Emergencial Extensão é pago a beneficiários com NIS 9

 


O total em pagamentos deve chegar a R$ 416,2 milhões

Agência Brasil 

 Caixa faz hoje (22) o pagamento da quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família cujo NIS termina com o número 9. O total em pagamentos deve chegar a R$ 416,2 milhões.

Segundo o banco, 15,8 milhões de pessoas cadastradas no Bolsa Família foram consideradas elegíveis para receberem a quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão. Só em dezembro serão disponibilizados R$ 4,1 bilhões em benefícios para esse grupo.

A avaliação de elegibilidade para o pagamento do Auxílio Emergencial Extensão aos beneficiários do Bolsa Família foi feita pelo Ministério da Cidadania. Eles recebem o valor do programa complementado pela extensão do Auxílio Emergencial em até R$ 300 ou em até R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental.

“Para quem recebe o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, ou por crédito na conta Caixa Fácil”, informou por meio de nota o banco.

Caso o valor do Bolsa Família seja igual ou maior que R$ 300 ou R$ 600, o beneficiário receberá o valor do Bolsa Família, “sempre privilegiando o benefício de maior valor”, informou o banco. 

As atualizações de números referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial podem ser acessadas no site da Caixa ou nas redes sociais do banco.

Economia: Banco latino-americano assina empréstimo de US$ 350 milhões ao Brasil

 


Operação havia sido aprovada em agosto

Agência Brasil 

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) informou hoje (21) ter assinado um empréstimo de US$ 350 milhões – em torno de R$ 1,8 bilhão – para o Ministério da Economia enfrentar a crise gerada pela pandemia de covid-19.

operação tinha sido aprovada pela instituição financeira em agosto, mas só foi oficializada nesta segunda-feira.

“O financiamento complementará as iniciativas fiscais já em curso no país e reforçará as medidas econômicas anticíclicas voltadas a reduzir os efeitos da pandemia do coronavírus no país”, destacou o CAF em nota.

Durante a pandemia, o CAF ofereceu US$ 2,5 bilhões em linhas emergenciais de crédito para países da América Latina. O banco também ofereceu doações de US$ 400 mil por país.

Fundado em 1970, o CAF é constituído por 19 países – 17 da América Latina e do Caribe mais Portugal e Espanha – e por 13 bancos privados. Os principais acionistas são cinco países da Cordilheira dos Andes: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. O Brasil participa como membro associado.

Artigo: Vergonha! Câmara aprova aumento salarial de 46% para prefeito Bruno Covas

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em uma sessão extraordinária convocada para a manhã desta segunda-feira (21), os vereadores de São Paulo aprovaram, em primeira votação, um projeto de lei que concede aumento de 46% no salário do prefeito Bruno Covas (PSDB), passando de R$ 24,1 mil para R$ 35,4 mil.

O vice-prefeito e os secretários municipais também terão reajuste. Para ter validade, é necessário que o projeto passe por uma segunda votação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (23).

Para conseguir driblar a mesa, foi usada a tática conhecida na  Câmara Municipal de SP como “cavalo”, quando um projeto é usado para colocar outro em votação.  O texto usado como “cavalo” foi um projeto que estava parado desde 2018 e permitia aumento de 2,8% nos salários de alguns servidores do Legislativo.

O salário do prefeito era visto como uma trava que impedia algumas categorias do funcionalismo público de receberem salários acima dos R$ 24,1 mil. Essas categorias vinham fazendo pressão junto a vereadores para a concessão do aumento. O salário do prefeito e do secretariado não tinha reajuste desde 2012.

O salário do vice-prefeito eleito, Ricardo Nunes (MDB), que participou da votação, será de R$ 31,9 mil (hoje, é R$ 21,7 mil). Já o salário dos secretários municipais subirá de R$ 19,3 mil para R$ 30,1 mil, um porcentual de reajuste de 55%.


Geral: Itaipu faz soltura recorde de peixes para pesquisa sobre comportamento das espécies migratórias

 


Na sexta-feira (18), foram soltos no reservatório mil exemplares de pacu com chips eletrônicos. Desde 1997, mais de 54 mil peixes foram marcados para fins de pesquisa

Redação/Hourpress

Os profissionais da Divisão de Reservatório da Itaipu atingiram, na última sexta-feira (18), um marco na campanha de marcação e soltura de peixes. Em um só dia, foram soltos mil exemplares de peixes adultos da espécie pacu (Piaractus mesopotamicus) no corpo principal do reservatório da usina, no Rio Paraná. Foi a maior soltura de uma só vez desde que a binacional começou, em 1997, a pesquisa sobre o comportamento das espécies migratórias. O diretor de Coordenação da binacional, general Luiz Felipe Carbonell, participou da atividade.

“Este trabalho nos traz entendimento sobre a efetividade de nosso Canal da Piracema e também permite termos um conhecimento mais adequado de toda a ictiofauna que compõe nosso sistema”, explicou o diretor. “O melhor de tudo é poder estar junto da equipe e acompanhar o trabalho deles”, completou. Carbonell soltou, ele próprio, algumas dezenas de peixes no Lago de Itaipu.

A soltura foi feita no corpo principal do reservatório, a dois quilômetros da Barragem de Itaipu e a seis quilômetros da margem, no Portinho do Refúgio Biológico Bela Vista, de onde saíram os barcos. Foram três embarcações para levar dois tanques, com 500 peixes adultos cada, além da equipe de profissionais da Itaipu.

Segundo o engenheiro de Pesca Mauricio Adames, da Divisão de Reservatório, é a primeira vez que a soltura é feita no corpo principal, tão longe da margem. “Um dos focos da pesquisa é marcar e soltar os peixes em locais distintos, como nas prainhas, no corpo principal ou, até mesmo, no Rio Paraná, a jusante da barragem, para avaliarmos o comportamento dos peixes soltos em cada local”, afirmou.

Em setembro de 2019, por exemplo, foram soltos pacus marcados no balneário de Itaipulândia. De lá pra cá, foram recapturados 17% de todas as marcas, o que mostrou um padrão da movimentação dos peixes que se concentraram em áreas próximas ao local da soltura. Agora, com a pesquisa feita no corpo principal do reservatório, será possível avaliar se esse padrão de dispersão da espécie se mantém ou se é um efeito da alta pressão de pesca no local.

Como funciona

O acompanhamento da movimentação dos peixes é possível graças a dois marcadores, um chip eletrônico e outra marca externa. Caso o animal passe pelo Canal da Piracema de Itaipu ou no sistema de transposição de peixes de Porto Primavera (410 km acima), as antenas irão captar a presença do chip eletrônico. Além disso, se o peixe for pescado em outro local, o pescador é orientado a devolver a marcação externa, apontando onde ele foi capturado. Com esses dados, é feito o monitoramento da circulação dos peixes.

“O estudo está baseado na técnica de marcação e recaptura e, portanto, depende da participação ativa da comunidade de pescadores, informando o momento e o local de recaptura de exemplares marcados”, diz o gerente da Divisão de Reservatório, Irineu Motter. Segundo ele, o objetivo é continuar a campanha de marcação e soltura durante o período da Piracema, que vai até 28 de fevereiro. “Neste período, os peixes nativos não podem ser capturados, portanto, essas solturas darão mais oportunidade para eles seguirem seus instintos migratórios e melhor representar a dispersão e as rotas”.

Em 2020 foram soltos 1.706 exemplares de pacu em cinco campanhas nos meses de junho, outubro e dezembro. “Os peixes são provenientes de pesquisas feitas pela Divisão de Reservatório e parceiros, utilizando protocolos de reprodução induzida de espécies nativas, cultivo de formas jovens em sistema bioflocos (sistema fechado de produção com baixo consumo de água) e engorda em sistema de tanques-rede”, informou o engenheiro agrônomo André Watanabe, também da Divisão de Reservatório. Desde 2016, já foram marcados e soltos 3.700 peixes nativos criados em cativeiro.

Histórico

Os estudos da migração de peixes no Rio Paraná começaram em 1997, com o objetivo de verificar como os peixes de espécies migratórias que precisam percorrer centenas de quilômetros para completar seu ciclo reprodutivo estariam se adaptando à condição criada pela construção da barragem de Itaipu e seu reservatório. No total, foram marcados mais de 54 mil peixes com foco em 28 espécies que realizam migrações de longas distâncias.

Desde o início, o projeto contempla um trecho extenso da bacia do médio e do alto Paraná, compreendido entre as usinas hidrelétricas de Yacyretá (Paraguai-Argentina) e a de Porto Primavera (São Paulo). O trecho de marcação de peixes é, portanto, de 1.425 km no Rio Paraná, incluindo três reservatórios (Yacyretá, Itaipu e Porto Primavera) em três países: Brasil, Paraguai e Argentina. “A área de abrangência total é ainda mais extensa, visto que recapturas já foram registradas a mais de 1.700 km do local de marcação”, informou a bióloga Caroline Henn.

A partir de 2009, Itaipu e Porto Primavera incorporaram a mesma metodologia de marcação com chips eletrônicos para monitorar suas passagens de peixes, o que ajudou a aprimorar a qualidade dos dados obtidos sobre migração, que agora já não depende exclusivamente da recaptura dos peixes marcados. Graças a esta tecnologia, foram obtidos, em 2018, os primeiros registros de peixes marcados em Yacyretá, que se deslocaram por mais de 480 km, transpondo o Canal da Piracema e chegando ao Reservatório de Itaipu. São espécies ameaçadas, como a piracanjuba e o dourado, atestando o papel do Canal da Piracema como corredor de biodiversidade.

Como ajudar

A comunidade também pode participar do projeto de migração quando capturar um peixe marcado. Basta entrar em contato pelo 0800 6452002 ou pelos e-mails msadames@itaipu.gov.br ou chenn@itaipu.gov.br, repassando as informações do local de captura, data e tamanho do peixe. Pela participação, a Itaipu retribui com um brinde que poderá ser útil nas próximas pescarias.

Geral: PF apreende 43,7 mil toras de madeira ilegal no Pará

 


Foi a maior apreensão da história, segundo a Polícia Federal

Agência Brasil 

A Polícia Federal divulgou, nesta segunda-feira (21), que fez a maior apreensão de madeira nativa da história. A PF localizou 43,7 mil toras em vários pontos desmatados no Pará ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns. 

O volume de madeira apreendida é estimado em 131 mil metros cúbicos, volume suficiente para a construção de 2.620 casas populares. Segundo o Ministério Público Federal do Amazonas, esse volume pode ser ainda maior.

O cálculo da apreensão é preliminar e considerado conservador pela PF. Haverá uma perícia mais apurada nos próximos dias com o apoio do Exército, no marco da Operação Verde Brasil 2. 

As investigações começaram após a apreensão, em meados de novembro, de uma balsa em Parintins, município amazonense que faz fronteira com o Pará. A embarcação tinha 3 mil metros cúbicos de madeira extraídos em terras paraenses.

Imagens de satélite e sobrevoos de helicóptero levaram a Polícia Federal aos locais onde foram encontradas as toras de madeira.

De acordo com o procurador da República Leonardo Galiano, responsável pelo caso, agora o resgate de toda a madeira será feito em colaboração com o Exército. Galiano disse que a madeira desmatada seguiria para fora do país.

“Madeira de alto valor agregado, como Ipê e outras também impactadas com essa exploração ilegal.  A apreensão agora vai ser feita com apoio das Forças Armadas, em decorrência dos trabalhos da Operação Verde Brasil 2”.

A operação divulgada nessa segunda-feira foi chamada de Handroanthus GLO, que faz referência ao nome científico do Ipê. Segundo o MPF, a espécie é a mais explorada da região amazônica. O nome da operação também faz referência ao decreto presidencial que autorizou a atuação das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem, para o combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia.

Geral: Prefeito Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, é preso pela polícia

 


Ele foi levado à Delegacia Fazendária pela Polícia Civil

Agência Brasil 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi encaminhado na manhã de hoje (22) à Delegacia Fazendária do Rio, em um carro da Polícia Civil. Ainda não há confirmação oficial sobre se Crivella foi preso ou conduzido à polícia para prestar depoimento.

O prefeito foi um dos alvos de uma ação da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) que investiga um esquema de corrupção na cidade.

Crivella chegou à Cidade da Polícia por volta das 6h30. Em declarações feitas à imprensa, antes de entrar na Delegacia Fazendária, o prefeito se disse vítima de perseguição política, afirmou que, em seu governo, combateu a corrupção e afirmou querer justiça.

Em nota, o MPRJ confirmou que cumpriu mandados de prisão contra suspeitos de integrar de um esquema ilegal que atuava na prefeitura do Rio. “Em razão do sigilo decretado pela Justiça, não podem ser fornecidas outras informações”, diz a nota.