Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Chumbo Quente: Brasil ainda continua no buraco


Imagine alguém que sofre acidente de trânsito e fica tetraplégico



Luís Alberto Alves/Hourpress

O Brasil, infelizmente, continua voando igual galinha, não como fazem as águias, que sobem alto e ultrapassam as tempestades, encontrando céu calmo.  Exemplo disto é a falta de carne, que vai desfalcar o Natal da maioria da população, por causa das exportações para a China, calculadas em cerca de R$ 7 bilhões (R$ 28 bilhões).

O desemprego prossegue elevado  (12,2 milhões). Este número equivale a quase três Zonas Leste de SP, que tem 4,6 milhões de moradores, segundo censo do IBGE de 2012. Deste exército de desempregados;  4,1 milhões são de jovens que não conseguem encontrar trabalho. Já os subempregados somam 32 milhões (pessoas que estão num serviço fora de sua área, às vezes sem registro).

A reforma da Previdência, vendida como salvação da lavoura, em vez de melhorar,  piorou a situação do trabalhador. Antes, o acidente de percurso começava a valer desde o momento em que o funcionário saia de casa até chegar à empresa. Agora mudou. O acidente de trabalho só é válido se ocorrer dentro do local onde está o empregado.

Imagine alguém que sofre acidente de trânsito e fica tetraplégico. Não poderá mais voltar ao serviço. Como fica? Será demitido por abandono de emprego? Ficará no INSS recebendo através do auxílio-doença? E o caso da pensão por morte do trabalhador em serviço? São assuntos importantes que a grande imprensa não comenta, mas são prejudiciais ao bolso de quem sustenta a família.

As rodovias no Interior do Brasil, principalmente na região Norte/Nordeste, ainda são reféns do abandono, cheias de buracos ou sem asfalto. Para piorar, o governo teve a ideia infeliz de mandar retirar os radares, que pune motoristas com excesso de velocidade. 

A saúde pública persiste na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A violência continua na ordem do dia, ceifando a vida de muitos brasileiros: em sete meses 24,4 mil pessoas morreram violentamente no País. Em vez de pregar a paz, o governo incentiva cada vez mais o ódio.  A  vaca Brasil está no brejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário