Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Geral: Um ano de desafios e retomada da indústria cinematográfica no país

A inovação está no DNA da Rede Cinesystem

    Arquivo

O faturamento da indústria só deve retomar os patamares de 2019 entre 2025 e 2026

Marcos Barros

2022 foi um ano de desafios e da retomada dos cinemas no Brasil. Passamos por um longo período de incertezas provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), mas a capacidade de resiliência do setor tem sido imprescindível para superarmos os obstáculos e projetarmos um futuro mais virtuoso. Importante destacar o papel fundamental da Agência Nacional de Cinema e do Comitê Gestor do FSA. Foi o apoio destes órgãos que permitiu o retorno do parque exibidor.


Temos, entretanto, um longo caminho a percorrer. Com a desaceleração das produções cinematográficas durante a pandemia, que refletiu em um volume de lançamentos nas salas de cinema mais de 30% inferior aos anos de 2018 e 2019, o faturamento da indústria só deve retomar os patamares de 2019 entre 2025 e 2026.


No entanto, estamos otimistas, pois o público é o nosso parceiro na busca por dias melhores. Ao longo do ano, filmes como Batman, Sonic 2, Dr. Estranho, Top Gun, Thor, Minions, Pantera Negra 2 e, agora, Avatar 2, mostraram a paixão pela telona.

Nunca

Ir ao cinema é muito mais que ver um filme, é a busca de uma experiência maior, de uma tela gigante, com som inconfundível, de encontro com amigos, programa em família e por isso, em todas as pesquisas, este consumidor sinaliza que o cinema é insubstituível. E procuramos fazer com que essa experiência seja sempre a melhor possível. Nossos cinemas estão no mesmo nível dos melhores cinemas do mundo, pois estamos sempre investindo em tecnologia, estrutura das salas, uma evolução constante que nunca para.

A inovação está no DNA da Rede Cinesystem. Fomos pioneiros tanto ao inaugurar cinemas com 100% de projeção digital quanto de projeção a laser, além de termos trazido para o Brasil o conceito de autoatendimento de bomboniére, além das bilheterias. Estamos sempre atentos aos desejos do consumidor para fazer o cinema mais prazeroso e ampliar as opções de produtos e serviços dentro das salas. Nossa cartela de produtos e promoções também é bem completa e consolidada.

Os cinemas da Cinesystem são, hoje, uma grande experiência multiplataforma. Além de um espaço para soluções corporativas, como, por exemplo, uma sessão exclusiva com convidados para o lançamento de um produto, também oferecemos opções como a realização de festas de aniversário, sessões especiais para escolas (Cine Escola), peças teatrais, palestras, shows musicais, sessões adaptadas para receber tutores e cães (Cine Pets), dentre outros.

Opção

Investimos, ainda, em outras inovações como o Cinesystem Pass (passaporte com ingressos com até 40% de desconto) e Cartão Presente (que pode ser carregado com valores a partir de R$30). Outro destaque é o nosso programa de fidelidade (Clube da Pipoca) e nossas redes sociais, onde temos focado em manter uma linha de comunicação ativa e divertida. Somos, portanto, uma opção para empresas e também para consumidores finais utilizarem o cinema para viver experiências marcantes e diferenciadas.

Acreditamos que estas iniciativas aproximam, ainda mais, cinema e consumidor e é assim que vamos seguir em frente para superar todos os desafios!

Marcos Barros, executivo com mais de 45 anos de experiência, 20 deles dedicados ao mercado exibidor, foi sócio-diretor de um dos maiores conglomerados de comunicação do Paraná, o Grupo Maringá de Comunicação. 

Geral: Cinco itens para checar antes de viajar de carro

 Com as viagens de férias chegando, fazer a manutenção preventiva e cuidar da documentação são essenciais para evitar surpresas ao pegar a estrada

    Divulgação

É importante checar periodicamente o nível de óleo lubrificante do motor


Redação/Hourpress

Fim de ano já chegou e com ele as férias escolares de verão, período em que as famílias aproveitam para viajar e ter o merecido descanso. Por isso, é essencial prestar atenção em certos itens do carro para não ter surpresas durante a viagem. A Zapay, startup de tecnologia focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, separou 5 dicas importantes para colocar na lista de revisão do carro antes de colocar o pé, ou melhor o pneu, na estrada.

1- Óleo de motor e filtros

É importante checar periodicamente o nível de óleo lubrificante do motor, especialmente antes de pegar a estrada. O óleo garante que o veículo funcione de forma correta, mantendo todas as partes móveis do motor lubrificadas, e ainda auxilia no controle de temperatura junto ao sistema de arrefecimento. O prazo de substituição do óleo deve ser seguido à risca, de acordo com o manual do fabricante. Na revisão de férias, verifique o nível de óleo e faça a troca completa, e não se esqueça de substituir também o filtro a cada troca de lubrificante.

 2 - Pneus

A calibragem, como é conhecida a verificação do nível de pressão do pneu, deve ser realizada a cada 15 dias, e também antes de viajar. Geralmente, há uma etiqueta na parte interna da porta do motorista, ou na portinhola do bocal de abastecimento do tanque de combustível, que indica a pressão de enchimento. Lembre-se sempre de aferir enquanto os pneus estiverem frios, e não se esqueça também de calibrar o estepe. Antes de viajar, veja também o nível de desgaste dos pneus e avalie se chegou a hora de substituí-los. Para isso, verifique a marca conhecida como “TWI” que fica nos sulcos dos pneus. Caso a altura da banda fique igualada a esta marca, é necessário realizar a troca. Procure também por possíveis bolhas ou trincas nas laterais dos pneus, que podem provocar estouro repentino e perda de controle do veículo. Andar com os pneus carecas, além de inseguro, configura infração grave.

 3 - Sistema elétrico

Outro item importante da revisão de férias, é a verificação dos sistemas de iluminação do veículo. Certifique-se de que os faróis e lanternas estejam com todas as lâmpadas funcionando corretamente, incluindo os fachos alto e baixo, luz de posição, luzes indicadoras de direção (luzes de seta), luz de ré e de neblina. Lembre que circular com lâmpadas queimadas é considerado uma infração média. A checagem do estado da bateria do veículo também se faz necessária. Ela tem vida útil média entre 3 e 4 anos, e deve ser substituída de acordo com a recomendação de amperagem prevista no manual do veículo.

 4 - Freios

Um dos principais sistemas de segurança dos veículos, os freios, devem receber a máxima atenção na hora da revisão de férias e da manutenção preventiva. A checagem do nível de desgaste das pastilhas, o estado dos discos e tambores de freio e a integridade do fluido de freio tem a indicação de troca prevista no manual do fabricante por intervalo de tempo ou quilometragem. Caso a luz indicativa de falha no sistema ABS permaneça acesa no painel, é essencial procurar um mecânico para a realização do diagnóstico antes de pegar estrada. 

 5 - Documentação

Além das medidas mecânicas preventivas, é essencial incluir a checagem das documentações do veículo e do motorista. Lembre-se de que os prazos de validade da CNH foram alterados durante a pandemia. É importante também conferir se há débitos veiculares e realizar o pagamento antes de viajar. No site da Zapay  é possível consultar se há algum débito, basta digitar a placa do carro. Caso haja pendências, como multas, licenciamento ou IPVA em aberto, é possível realizar o pagamento facilitado e com segurança pela plataforma da Zapay.

Geral: O ser humano gosta de sofrer e a psiquiatria explica o motivo

 O objetivo da obra é mostrar ao leitor o caminho para alcançar a plenitude e estabilidade psicológica

  Divulgação



Redação/Hourpress

Os mais de 30 anos de experiência de Nelio Tombini na área psiquiátrica o permitiram conviver com os principais tipos de transtornos psicológicos e emocionais, mas não só isso. Durante esse período, ele pôde perceber a capacidade que a mente humana tem de piorar toda e qualquer situação vivenciada. 

Publicado pela Citadel Editora, o novo título do médico e escritor é um trocadilho com esta mentalidade: Não deixe a vida te maltratar. Segundo Tombini, não é a vida que aflige a pessoa e sim ela que desdenha da própria existência. “A vida só dá o troco”, afirma e completa: “se você não cuidar da sua vida, tudo vai ficar mais difícil”. 

Mais que falar sobre a autossabotagem, o objetivo da obra é mostrar ao leitor o caminho para alcançar a plenitude e estabilidade psicológica. Se a mente tem a capacidade para maltratar o ser, por que não teria também o poder de alcançar um estado de felicidade? 

Lembremos que é do veneno da cobra que se  
cria o soro para combater a picada do próprio  
animal. O veneno combatendo o veneno. 
(Não deixe a vida te maltratar, pg. 1) 

Nas páginas deste lançamento, o psiquiatra também aborda assuntos como os “viciados em trabalho”, ou workaholics, síndrome de burnout, bipolaridade, escravidão psicológica e a toxidade do pensamento positivo. Todos temas que se conectam no mesmo ponto: fazem com que momentos ruins se sobressaiam aos bons e tornem qualquer adversidade em um monstro de sete cabeças. 

Como uma sessão de terapia, Tombini oferece no livro reflexões e percepções para que o leitor compreenda com mais intimidade os próprios sentimentos, saiba lidar com eles e aprenda a ter controle para tomar decisões. Para Dr. Nelio, é preciso semear o autoconhecimento emocional para colher os frutos da felicidade sem passar por uma enxurrada de infelicidade. 

Ficha técnica 

Título: Não deixe a vida te maltratar 
Subtítulo: A busca da (in)felicidade 
Autor: Nelio Tombini 
Editora: Citadel 
ISBN/ASIN: 978-65-5047-192-7 
Páginas: 192 
Preço: R$ 54,90 
Onde comprar: Amazon 

Geral: Retrospectiva das esquisitices do ano de 2022

 Mas Putin não admite a guerra para a população russa

    EBC

O ditador Putin não admite que trava guerra com a Ucrânia


Francisco Gomes Júnior

Conclui-se que 2022 foi um ano atípico e considerado, por muitos, um ano ‘um tanto esquisito’. Em cada um dos principais fatos de 2022, uma esquisitice para acompanhar. Vamos relembrá-los: 

 

  1. Putin invade a Ucrânia para anexar territórios à Rússia. Ele quer redesenhar o mapa da Rússia, retomar o desenho mais próximo que consiga da União Soviética. A guerra tem duração imprevisível, milhões de ucranianos deixaram seus lares e fugiram como foi possível, milhares de mortos e feridos, um país semidestruído. Mas Putin não admite a guerra para a população russa e diz tratar-se de uma “Operação Especial” em um esforço retórico que na era digital soa risível. Não bastasse os horrores da guerra, fomos brindados com frases misóginas do então deputado conhecido como “Mamãe Falei” dirigidas às mulheres ucranianas. Um parlamentar viajou até a fronteira da guerra para fazer fotos, lives e divulgar turismo sexual. Foi cassado pela pressão popular. Tudo muito bizarro.

 

  1. No campo tecnológico, o ano foi marcado pelo início das operações do 5G no Brasil, o que irá melhorar a qualidade e velocidade das conexões de internet. No entanto, houve um arrefecimento global do setor de tecnologia e gigantes do setor, as denominadas big techs (Facebook/Meta/Instagram/WhatsApp, Twitter, Apple e Google) anunciaram milhares de demissões de funcionários. O Twitter foi comprado, depois de muitas negociações, por Elon Musk, o CEO da Tesla e diretor da Space X, por 44 bilhões de dólares. Mas, como parece que em 2022 tudo acontece sem muito sentido, Musk demite funcionários, descobre que as demissões impedem a operação do Twitter, recontrata boa parte dos empregados e diz que a rede irá adotar a irrestrita liberdade de expressão. Um mês depois, ele bane perfis de jornalistas que lhe dirigem críticas. No Brasil se perde milhões de seus usuários para um novo aplicativo chamado Koo, que chega acompanhado das piadas da 5ª série e trocadilhos com seu nome.

 

  1. A política mundial teve como destaque a morte da Rainha Elizabeth II e o trono passou para o agora Rei Charles (não confundir com Ray Charles). O Reino Unido despediu-se de sua monarca e revelações bombásticas feitas em um documentário por Harry e Meghan lançaram fagulhas contra a monarquia. Nos EUA tivemos a tradicional eleição de meio de mandato, onde se esperava uma derrota dos democratas para conservadores, sobretudo, seguidores de Trump. Contrariando as previsões, as eleições foram equilibradas e a margem a favor dos republicanos muito inferior ao previsto. Trump continua contestando a eleição de Biden e mais de 950 pessoas que invadiram o Capitólio foram presas. Na China o presidente Xi Jimping conquistou um terceiro mandato e como outros líderes chineses desde Mao, deverá ocupar o cargo de forma vitalícia. 

 

  1. E o Brasil? Ano de eleições. Disputa acirrada e vitória de Lula. Bolsonaro mantém o discurso de não aceitar o resultado das eleições e fica em silêncio. Dá-se início a loucura para manter Bolsonaro no Poder. Orações e vídeos em frente a quartéis. Quando um carro do exército sai às ruas, é aplaudido e a esperança de intervenção militar reacende. Com o passar dos dias, pede-se a intervenção alienígena e surgem teorias conspiratórias de todos os tipos, inclusive de que Lula estaria morto e o que se tem é um sósia em seu lugar. As fotos dos perfis de Bolsonaro passam a ser interpretadas por supostamente conter mensagens subliminares, assim, um copo de plástico verde significa que o exército vai fazer algo, a caneta de ponta cabeça significa outra coisa e assim por diante. De concreto, partidos e apoiadores de Bolsonaro começam a negociar cargos com Lula e o caminhão de mudança já carrega os pertences no Palácio. 

 

Um ano cheio de esquisitices e que ainda pode reservar alguma coisa para os últimos dias. Como aqueles filmes baratos de terror que sempre dão o susto final antes dos créditos aparecerem na tela.

Francisco Gomes Júnior, presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor) 

Chumbo quente: Quem financiou homem bomba em Brasília?

Geralmente militares das Forças Armadas têm o domínio desta técnica

  Pixabay



Luís Alberto Alves/Hourpress

Preso recentemente, o gerente de posto de gasolina no interior do Pará, George Washington de Oliveira Sousa, ainda não confessou à polícia de Brasília, onde foi detido, como obteve R$ 170 mil para utilizar na compra de armamento e artefatos para fabricar bombas que iria explodir próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília e numa estação de energia elétrica na cidade satélite de Taguatinga.

Segundo ele  assumiu em depoimento à polícia, a ideia era provocar falta de energia e pânico quando um caminhão tanque cheio de combustível fosse para os ares espalhando labaredas de fogo semeando o caos, para forçar intervenção militar do Exército, visando impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro.

Dinheiro

O mistério que intriga nesta investigação é como Sousa conseguiu R$ 170 mil para colocar em prática este projeto maluco. Vendeu carros? Fez empréstimo em banco? Obteve esse dinheiro ao se desfazer de algum imóvel? De onde veio este dinheiro? A Polícia Civil de Brasília já trabalha com a hipótese de que alguém o financiou. Mas quem é essa pessoa ou pessoas?

Outro detalhe é o know how para fabricar detonador que funciona remotamente a 60 metros para acionar o dispositivo para explodir o artefato. Isto não se aprende na internet. É preciso de aula prática, de pessoa que domina essa técnica. Geralmente militares das Forças Armadas têm o domínio deste tipo de manejo. Ele admitiu que alguém no acampamento de manifestantes bolsonaristas próximo  ao QG do Exército lhe passou essas coordenadas.

Gases

Trabalhar com a hipótese de que Sousa agiu por conta própria, para tentar impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro, é infantilidade. Existe alguém “graúdo” que agiu nos bastidores. Cabe à polícia prendê-lo o mais rápido possível. Em tempo: a Constituição Federal classifica de terrorismo “usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos químicos, nucleares u outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa. A pena prevista para este tipo de crime varia de 12 a 30 anos de prisão.

Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue Hourpress


Túnel do tempo: Sarney reajusta piso salarial

     EBC


Redação/Hourpress

Em 28 de dezembro de 1987, o  presidente José Sarney do Brasil eleva o piso salarial em 25%, contra os 33% indicados pelo Ministério do Trabalho.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Carmelo Damato




 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Carmelo Damato nasceu em 1896 e faleceu em setembro de 1968. Foi engenheiro da Prefeitura de SP e major da reserva da Força Pública (atual Polícia Militar). Participou da Revolução Constitucionalista de 1932 A Rua Carmelo Damato (foto) fica no bairro de Planalto Paulista, Zona Sul de Sampa.