Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Massacre do Pavilhão Nove




 
Parte dos mortos do Pavilhão Nove na extinta Casa de Detenção

Luís Alberto Alves


Carnificina: No dia 2 de outubro de 1992, ao reprimir uma rebelião, a tropa de choque da PM abre fogo contra os presos do pavilhão 9 na então Casa de Detenção, no bairro do Carandiru, Zona Norte de SP, matando 111 detentos na versão oficial. Em 2014 os policiais envolvidos neste massacre foram condenados a mais de 300 anos de reclusão. O major Ubiratan, comandante da tropa, escapou dessa condenação. Ele morreu assassinado anos atrás.

Radiografia de Sampa: Rua Conselheiro Moreira de Barros





 Luís Alberto Alves

 Antonio Moreira de Barros nasceu em São Paulo. Frequentou a Faculdade de Direito e recebeu o grau de bacharel em 1861. Iniciando-se na política, foi indicado como Presidente da Província de Alagoas e exerceu o cargo entre 1867 e 1868. Foi eleito diversas vezes Deputado Provincial em São Paulo e Deputado Geral na legislatura de 1879 a 1882.

 Fez parte do Gabinete de 05 de janeiro de 1878, como ministro dos negócios estrangeiros , substituindo o Barão de Vila-Bela em 04 de julho de 1879. Era oficial da ordem da Rosa e escreveu diversos relatórios como ministro e como presidente de província.  A Rua Conselheiro Moreira de Barros (foto) fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP.


Geral: Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual recebem merenda especial no Dia das Crianças






O Pavê Colorido vai fazer a festa de diversos alunos da rede estadual


Redação

 A Secretaria da Educação do Estado, em comemoração ao Dia das Crianças, preparou receitas diferenciadas que serão oferecidas a mais de 1,2 milhão de alunos das 2.205 escolas da rede que participam do Programa de Alimentação. Além de pratos como torta de abacaxi, gelatina colorida e rocambole de risoto, as unidades escolares receberam uma lista de ingredientes que podem ser adquiridos com ajuda de uma verba especial.

 Todas as escolas ganharam um guia sobre a preparação e sugestões de ingredientes que possam ser incorporados ao cardápio, como sorvete, milho para pipoca e geleia. Além disso, foram distribuídos pão tipo hot dog e salsicha para a elaboração de sanduíches.

 O manual enviado pela Secretaria também ressalta que os produtos consumidos diariamente pelos estudantes podem ser combinados com os demais para a elaboração de receitas variadas. Fica a critério da unidade a escolha da data em que será servida a merenda especial, desde que seja no mês de outubro.

 “Mesmo em datas festivas, é importante ressaltar que mantemos a alimentação dos nossos alunos de forma equilibrada e saudável. Optamos sempre por produtos com baixo teor de sódio e gorduras, ricos em vitaminas e minerais, em especial, Ferro, Cálcio e Vitamina C.", afirmou a diretora do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar, Manoela Birolli.
Confira uma receita da merenda especial de Dia das Crianças:
                                                                PAVÊ COLORIDO

                                                               Ingredientes
  ü  2kg de pudim de chocolate
  ü  2kg de creme de baunilha
  ü  500g de biscoitos salgados
  ü  500g de biscoitos doces (maisena)
                                                              Modo de preparo

 Em panelas separadas, prepare o pudim de chocolate e o creme baunilha, conforme as instruções da embalagem em fogo médio.
Quando o pudim estiver pronto, coloque uma parte numa assadeira com os biscoitos salgados e deixe esfriar.

 Quando estiver frio, coloque o creme de baunilha com os biscoitos doces e assim sucessivamente. A última camada deve ser de baunilha.
Leve para gelar e decore com pudim de chocolate.

Tempo de preparo: 120 minutos.
Rendimento: 120 porções de 34 gramas.


Artigo: Conheça as vantagens e desvantagens do jargão corporativo



Muitas pessoas falam palavras sem conhecer seu significado


 *Alfredo Castro

 Ouvir termos em inglês e outros específicos de uma área ou setor é inevitável quando estamos participando de uma reunião de negócios. A globalização, a democratização da tecnologia e a grande disponibilidade de informações que há atualmente fazem com que esta seja uma situação corriqueira. Mas, como saber se o uso desses termos estrangeiros ou específicos de uma determinada área são realmente necessários ou estão sendo usados em excesso?

 Para Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT – Treinamento e Desenvolvimento Gerencial –, empresa especialista em desenvolver talentos, a linguagem corporativa pode tanto ajudar a melhorar a comunicação quanto criar barreiras entre as pessoas, dependendo da forma e do contexto como é usada. “Algumas atividades têm muitos jargões específicos, como é o caso da área de TI, por exemplo. Isso é efeito direto da globalização. Por outro lado, hoje temos muito mais conhecimento disponível, o que nos dá a sensação de que qualquer um pode saber sobre diversos assuntos, o que não é verdade. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao usar termos desconhecidos no discurso, para que eles expressem com exatidão o que se quer dizer”, ponderou.

 Ele ressalta, também, que muitas vezes uma mesma palavra pode ter significados diferentes, dependendo da área e do contexto como está sendo aplicada.  É o caso da palavra “prêmio”. Em geral, ela tem um sentido de recompensa, mas se aplicada ao mundo dos seguros, seu significado é o de pagamento do segurado ao segurador.   Assim, dentro da linguagem corporativa, existem vários “idiomas”, com jargões específicos. Na opinião do especialista, esses jargões podem servir para intercambiar ideias mais facilmente ou apenas demonstrar poder sobre outras pessoas, uma atitude arrogante e negativa que prejudica o trabalho em equipe.

Vantagens – “Os termos técnicos e os jargões têm uma grande vantagem. Eles são específicos, ajudam a estabelecer conceitos. Seu uso não apenas é normal, como também é saudável, pois facilita a comunicação entre as diversas pessoas da mesma área”, diz Castro. Segundo ele, quando utilizados dentro de um contexto, essas palavras significam um grande ganho.

 O especialista lembra que esta é uma característica própria da cultura: a capacidade de uma pessoa perceber-se conectada à outra, dentro de um contexto. Assim, esse tipo de linguagem, mesmo que específica, pode ajudar a construir a história de uma empresa. “Falar a mesma língua” e usar termos em comum estabelece uma sincronia entre seus mais diversos funcionários.

 Isso pode ser muito positivo em uma realidade na qual, muitas vezes, as pessoas trabalham fisicamente em lugares diferentes. Assim, haverá uma “conexão cultural”, que é o princípio do Storytelling. De acordo com Castro, é a partir dessa linguagem que a empresa contará sua história e poderá envolver seus funcionários. “São como rituais de inclusão e pertencimento que acontecem por meio da linguagem corporativa”, definiu Castro.

O lado negativo – O reverso dos benefícios que uma linguagem cheia de termos específicos pode ser deflagrado quando, por exemplo, há uso demasiado desses jargões. Muitas vezes, a pessoa fala uma palavra sem saber exatamente o que significa, apenas para repetir algo que ouviu e achou interessante e para mostrar aos outros um conhecimento que, muitas vezes, não tem.

 O especialista diz que, nesses casos em que se detecta uma atitude arrogante, há ainda outro risco: o do uso indevido ou equivocado de algumas palavras, o que pode provocar falhas na comunicação e erro nos processos.

“O excesso pode significar que a pessoa que está falando usa esse tipo de linguajar apenas para mostrar que sabe mais que outras pessoas da equipe e que quer travar uma luta de poder. Ela geralmente faz isso para tentar se colocar em um patamar superior ao dos outros, ou para intimidar sua equipe”, alertou.


“Idioma nativo” – Castro conta que, para evitar esse tipo de situação, a MOT tem levado essa reflexão para seus treinamentos de liderança. Ele defende que o bom gestor deve se acostumar a usar a linguagem própria daquela área, para que ele faça isso adequadamente, entendendo o significado exato de cada termo naquele contexto específico.

 Como, atualmente, no mundo corporativo, é comum que pessoas de outras áreas passem a fazer parte de uma equipe específica, é muito importante inteirar-se desse vocabulário novo, para poder expressar-se adequadamente e estabelecer uma comunicação eficaz e eficiente. Assim, um gestor de pessoas pode não ser “nativo” do “idioma” falado na área de TI, por exemplo, mas ele precisa conhecer a aplicação de cada jargão para ser capaz de se integrar àquela equipe.

 “É como contar a história da Chapeuzinho Vermelho, cuja mãe a previne de ir pela floresta. Pessoas que vivem em um deserto, teoricamente, nunca viram uma floresta. Então, não saberão quais seriam os perigos de a personagem ir por esse caminho. Já se a história for contada para um povo que vive na floresta, para eles, esse ambiente poderá até mesmo parecer mais seguro, pois é bem-conhecido por todos. Precisamos usar uma linguagem adequada a cada interlocutor”, exemplificou.

 Por isso, é preciso que o líder se esforce para aprender e apreender a realidade que o cerca. É preciso ter humildade, assumindo que há aspectos daquela área que ainda não domina. E não ter vergonha de perguntar o significado de cada expressão nova para o maior número de pessoas possível. Só assim poderá ter mais exatidão na definição de cada termo.

 Segundo Castro, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de treinamento. “O líder tem que aprender a apreender para poder fazer parte daquela equipe, compartilhar daqueles conhecimentos e se conectar àquela cultura”, afirmou.

*Alfredo Castro é especialista em gestão, consultor, autor e palestrante internacional. Assim pode ser definido Alfredo Castro, profissional com formação multidisciplinar (Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Liderança), com uma trajetória profissional em vários países e em segmentos diferenciados.





Variedades: Talita Tilieri e Rodrigo Dorado no teatro num divertido musical infantil






Dorado e Talita  estão no teatro Eva Wilma


Redação

 Talita Tilieri (Ex-Malhação) e Rodrigo Dorado (Ex-Rebelde) estreiam em grande estilo no divertido espetáculo, “As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”. O musical ganha montagem exclusiva em homenagem ao Dia das Crianças, com a dupla de famosos.  As apresentações únicas acontecem nos dias 11 e 12 de outubro, no Tetro Eva Wilma, em caráter beneficente em prol da Ong Bompar, que possui 60 unidades que atende crianças de todas as idades.

 Interpretando a princesa Bela adormecida e o arteiro Peter Pan, o casal se envolve em mil e uma peripécias na luta contra o mal que está atingindo o nosso ecossistema. O musical infantil chama a atenção das crianças para os problemas ambientais e sugere a elas soluções positivas de uma forma dinâmica e inteligente. É diversão garantida com as trapalhadas dos personagens e a interação com a platéia.

 Sucesso de bilheteria, o musical já foi visto por mais de 120 mil pessoas, passou por inúmeras cidades do Brasil, Virada Sustentável, CEUS em São Paulo, e já realizou mais de 160 projetos em escolas, além de ser o primeiro “Espetáculo Neutralizado” do Brasil (cada ingresso vendido contribui para o plantio de arvores do projeto atmosfera www.atmosfera.org.br).

 O espetáculo é escrito e dirigido pelo premiado Kiko Jaess, dramaturgo e diretor, que já recebeu as principais indicações e premiações do teatro, como: APCA – Mambembe-SNT, Prêmio Coca Cola, Prêmio Shell e Prêmio Qualidade Brasil, entre outros. As músicas são de Maestro Paulo Herculano e Matias Capovilla, renomada dupla que já assinou premiados musicais. 

                                                                         Serviço
“As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”
Realização: Tk Produções Artísticas www.tkproducoesartisticas.com
Autor e Diretor - Kiko Jaess
Diretor Musical & Arranjos – Maestro Paulo Herculano e Matias Capovilla
Cenotécnico – J. Newton
Elenco: Gabriela Starck, Rodrigo Dorado, Talita Tilieri, Isaac Medeiros, Vitor
Montoro e Izabel Nori
Data: 11 e 12 de Outubro
Local: Teatro Eva Wilma (R. Antônio de Lucena, 146 – Tatuapé)
Horário:16h

Ingresso: R$ 40,00 entrada inteira, R$ 20,00 meia entrada. Traga 1kg de alimento não perecível, adquira o ingresso por apenas R$ 15,00 e contribua com a ONG Bonpar.
Duração do espetáculo: 55 min
Informações: Tel (11) 3106.7505/70046672



Variedades: Novotel Center Norte promove feijoada solidária






O tempero principal desta feijoada é a solidariedade

Redação

 No mês em que se comemora o "Dia das Crianças", o Novotel São Paulo Center Norte acrescenta um ingrediente especial em seu tradicional almoço de feijoada: a solidariedade.

  No próximo sábado, 4 de outubro, 50% da renda arrecadada com a feijoada do Restaurante 365 será doada à Fundação Gol de Letra, que tem como objetivo contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis.

  O almoço acontece entre 12h e 16h e tem o valor único de R$ 59,00 por pessoa, sem incluir bebidas; para crianças de até 6 anos a refeição é gratuita e entre 7 e 12 anos será cobrado apenas metade do custo.
 Para informações sobre reservas, entre em contato através do e-mail h2992-mk@accor.com.br ou do telefone 11 - 2224-4008.