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segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Veículos: Volvo busca caminhão e ônibus mais antigos da marca produzidos no Brasil e ainda em atividade



Como parte da celebração dos 40 anos de produção de veículos no país, a Volvo está lançando uma ação nas redes sociais para encontrar o caminhão N10 e o ônibus B58 mais antigos ainda em circulação no Brasil. Os modelos foram os primeiros produzidos na fábrica de Curitiba (PR) e precursores de inúmeros avanços introduzidos pela marca nas últimas quatro décadas

Luís Alberto Alves/Hourpress

A ação pretende mobilizar os seguidores dos perfis da Volvo no Facebook e Instagram para encontrar exemplos de robustez e resistência que sempre caracterizaram os caminhões e ônibus da marca desde estes primeiros modelos. “Queremos encontrar histórias de transportadores e motoristas que contaram e contam até hoje com os veículos Volvo para acelerar o progresso do Brasil”, afirma Daniel Homem de Mello, diretor de comunicação e marketing da Volvo.

A ação de busca começa esta semana e vai até o final de setembro. Fotos, vídeos, documentos ou qualquer outra evidência que possa comprovar a história dos veículos ainda em circulação podem ser enviadas à Volvo por meio das páginas da marca no Facebook –www.facebook.com/volvocaminhoes,  www.facebook.com/volvoonibus/ ou Instagram. – www.instagram.com/volvocaminhoes e www.instagram.com/volvoonibus/

Histórias de empreendedorismo


A iniciativa tem como base o sucesso de uma ação similar recente, quando a marca saiu em busca do mais antigo Volvo FH em circulação no País. “Percebemos uma riqueza de conteúdo muito grande em diversas histórias que chegaram até nós. Por trás de cada veículo há muitas conquistas pessoais, familiares e histórias de empreendedorismo. E vamos novamente em busca disso, dessa vez com nossos veículos pioneiros”, diz Alessandra Almada, gerente de marketing da Volvo.

A unidade 001 do N10 tem paradeiro bem conhecido: depois de anos em operação foi readquirida pela Volvo e hoje faz parte do acervo de caminhões históricos da marca. Já o chassi de ônibus 001 encontra-se num acervo privado. “Dessa vez, queremos achar um N10 e um B58 ainda em atividade, gerando resultados para seus proprietários”, argumenta a gerente.

N10 e a “Batalha dos Pesados”

O N10 faz parte da primeira família de caminhões que a Volvo trouxe ao Brasil. Introduzido em 1980, o modelo tinha motor de 10 litros e 260 cv. Logo no ano seguinte chegaria o N12, com motor maior, de 12 litros e 330 cv, para aplicações mais severas. Ambos estavam disponíveis nas versões 4x2 (cavalo-mecânico) e 6x4 (rígido).

Com esses dois modelos a Volvo dava início à “Batalha dos Pesados”, campanha de opinião pública que mobilizou o setor de transportes para o uso de caminhões maiores, com mais eficiência e economia por tonelada transportada. Antes da chegada da Volvo predominavam nas estradas brasileiras caminhões leves e médios. Eram necessários muitos veículos e diversas viagens para transportar a mesma carga que um N10 passou a levar sozinho.

Até o fim de 1988 mais de 12 mil caminhões dos modelos N10 e N12 foram licenciados no Brasil. Além disso, milhares foram exportados para toda a América Latina, Oriente Médio e África. Em 1989 os já veteranos modelos deram lugar aos também bem-sucedidos NL10 e NL12.

B58 deu origem aos BRTs

Em ônibus, a história de inovação é parecida. Primeiro veículo da marca produzido pela Volvo no Brasil, em 1979, o chassi B58 trouxe conceitos muito à frente do seu tempo. Com motor central, posicionado entre-eixos, privilegiava o espaço aos passageiros, que passaram a viajar pelas estradas com muito mais conforto e menos ruído. No segmento urbano essa configuração também permitia transportar mais passageiros num mesmo veículo. O motor entre-eixos permitiu ainda a introdução dos chassis articulados (1980) e biarticulados (1992), que trariam alta eficiência na mobilidade urbana em toda a América Latina, dando origem aos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) que conhecemos hoje.

Economia: DEWALT lança aspiradores para trabalho em pequenas e grandes construções


Aspiradores de Pó e Água DWV106, 109 e 112 se diferenciam por grande durabilidade, praticidade de uso, estabilidade e versatilidade

Redação/Hourpress
 Trabalhos em construções, reformas e atividades da indústria sempre geram resíduos como poeira, peças pequenas, lascas de materiais diversos. Por vezes, estes resíduos também se misturam junto à água e outras substâncias, dificultando sua remoção.
Pensando nestes aspectos, a DEWALT, marca líder na fabricação de ferramentas para uso profissional e industrial, lança no mercado os Aspiradores de Pó e Água, que se diferenciam por sua grande durabilidade, praticidade de uso, estabilidade e versatilidade.
Com interruptores robustos e resistentes a 50.000 ciclos conforme TÜV, os equipamentos são duráveis, resistentes à água e apropriados para uso industrial intenso. Podem aspirar líquidos e sólidos, ou ainda soprar com força o pó, para aplicações mais específicas. Além disso, os filtros possuem um sistema Clean Connect que facilitam a instalação e a reposição durante o manuseio.
O modelo mais compacto, DWV106, tem capacidade para até 23 Litros. Possui um motor de 1.100W e um cabo de alimentação com 3,45m de alcance. O modelo de porte médio, DWV109, com capacidade de 34 Litros, tem motor um pouco mais potente, de 1.200 W e um bujão na parte inferior para drenagem do líquido aspirado sem grandes esforços, além da bolsa para armazenagem dos acessórios na parte posterior do tanque. Já o modelo mais robusto, DWV112, de 45 Litros, possui potência de 1.250 W, bujão para drenar líquidos, e um cabo de 6,5m de alcance e bolsa para armazenagem dos acessórios.
Todas essas características, além dos rodízios reforçados, que evitam o tombamento, garantem estabilidade durante a movimentação em ambientes de serviço pesado.

Economia: Ricardo Eletro cria ação especial para estimular compras com o saque do FGTS


Clientes terão descontos no e-commerce e crédito para as compras com carnê; rede prevê crescimento de 30% nas vendas com a liberação do Fundo de Garantia

Redação/Hourpress
Com o início da liberação dos saques do FGTS, a partir de setembro, e a previsão de mais de R$30 bilhões injetados na economia, o comércio está otimista. A Ricardo Eletro, rede varejista pertencente ao grupo Máquina de Vendas, espera um aumento de 30% nas vendas e prepara promoções específicas para estimular as compras com o saque do Fundo de Garantia.
O setor está bastante animado com a notícia. Sem dúvida, esse capital injetado representará uma retomada para o crescimento econômico do país. Com as promoções queremos facilitar a vida daqueles que estejam, por exemplo, precisando de móveis ou eletrodomésticos novos, há algum tempo, e estavam esperando o momento ideal para comprar”, diz o CEO da Ricardo Eletro, Luiz Wan-Dall.
A Ricardo Eletro colocará à disposição dos clientes promoções específicas para o período e diversas facilidades. Entre elas, está o desconto de 10 a 12%, que geralmente é praticado no varejo para o boleto bancário, e será aplicado também para as compras com cartão de crédito realizadas nas lojas online em parcelas únicas. “O cliente poderá usar a melhor data do cartão para comprar e quitar a dívida já com o saldo do FGTS liberado”, diz Wan-Dall.
A Ricardo Eletro também disponibilizará o dobro do valor disponível para saque para compras no carnê, ou seja, o valor que o cliente tiver disponível para saque do FGTS entrará em dobro, como crédito para compra. Por exemplo, quem tiver R$ 500,00 de saldo para saque do FGTS, terá R$1.000,00 aprovados pela Ricardo Eletro em credito no carnê. “Assim, o cliente terá R$1.000,00 de credito no carnê mais R$500,00 do saldo do FGTS como entrada”, explica Wan-Dall.
Para utilizar o benefício o cliente só precisará ir à loja com o número do PIS, conferir o saldo na própria loja, que terá atendentes treinados para ajudar na consulta e auxiliar nas principais dúvidas relativas aos saques, e já terá o crédito aprovado na hora (sujeito a análise de crédito e aprovação da financeira). O recurso ficará disponível a partir do dia 13 de setembro, permanecendo ativo por todo o período, até o dia 31 de março de 2020. 
Caso o cliente não encontre o produto que gostaria nas lojas físicas, a Ricardo Eletro também oferece o recurso de prateleira infinita, em que o funcionário apresenta todo estoque virtual da empresa, possibilitando a retirada do produto posteriormente em loja ou com a entrega no endereço desejado.
A rede espera um significativo aumento na procura de produtos. “Nossas campanhas promocionais começam a circular já em agosto. Não podemos perder a oportunidade que uma liquidez inesperada como essa representa”, finaliza o CEO. 
Sobre Ricardo Eletro
Fundada no interior de Minas Gerais, em 1989, a Ricardo Eletro está hoje entre as maiores redes varejistas do Brasil. Em 30 anos de história, a gigante do varejo está presente em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, e possui mais de 500 pontos de venda, além do e-commerce. A varejista é a principal bandeira do Grupo Máquina de Vendas, fundada em 2010 com a fusão da Ricardo Eletro e as empresas Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer. Com mais de 80 mil produtos, que variam de eletrodomésticos e eletrônicos até itens de beleza e saúde, a empresa tem como missão oferecer produtos com o preço acessível e estar sempre próxima dos diversos perfis de consumidores. www.ricardoeletro.com.br

Economia: "Precisamos gerar uma explosão de empregos no Brasil", diz Marcos Cintra, no Congresso Brasilshop 2019


A ideia é reduzir a carga tributária no País


Redação/Hourpress

Na manhã da última terça-feira, 20, o Secretário da Receita Federal Marcos Cintra, participou da abertura do Congresso Nacional Brasilshop, organizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP). O secretário é um dos principais idealizadores do Imposto Único, proposta de reforma tributária que propõe a substituição de alguns tributos existentes no Brasil, por apenas um.
Segundo Cintra, um dos principais pontos pretendidos com a Reforma Tributária, é o de zerar, em um período de 2 a 3 anos, a contribuição patronal do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). “É ideal que os setores passem a ter um sistema tributário mais simples e ao mesmo tempo o governo continue arrecadando o que precisa para o seu processo de ajuste fiscal”, comentou.
Além disso, de acordo com o Secretário, a ideia é reduzir a carga tributária no País, pois “não há País no mundo com o nível de renda per capita do Brasil que tenha uma carga tributária de cerca de 30% do PIB”. Em breve, Cintra anunciou que enviará uma proposta de Reforma Tributária que contará com três vertentes:
- Reforma do PIS/Cofins, por ser um tributo antiquado, que “está completamente inviabilizado por toda a série de regimes especiais que o tornou uma verdadeira colcha de retalhos”;
- Reforma do Imposto de Renda, para “garantir uma maior comunicação do ponto de vista tributário entre o Brasil e o resto do mundo”;
- Desoneração da Folha, pois o “Brasil possui cerca de 30 milhões de pessoas prejudicadas por uma carga tributária sobre salários que é uma das mais elevadas do mundo”.

Túnel do Tempo: A primeira execução na cadeira elétrica


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 26 de agosto de 1890 ocorre a primeira execução numa cadeira elétrica nos Estados Unidos, na prisão de Nova York de Auburu.


Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda Eduardo Prado


Viajou por diversos países e se relacionou com as grandes figuras literárias da época


Luís Alberto Alves/Hourpress


Eduardo Paulo da Silva Prado era filho de Dona Veridiana. Nasceu em São Paulo em 27 de fevereiro de 1860. Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, foi um dos fundadores do Instituto Histórico de São Paulo. Viajou por diversos países e se relacionou com as grandes figuras literárias da época. 

Teve uma das mais ricas bibliotecas de São Paulo, além de escrever diversos livros e artigos. Morreu em 1901, aos 41 anos de idade. A Alameda Eduardo Prado (foto)  fica no bairro de Santa Cecília, Centro de Sampa.