Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigo: Quinze dicas para estruturar um departamento financeiro



É importante ressaltar que cada empresa é de um jeito


 
Patricia Pazold

Muitas empresas não têm um departamento financeiro estruturado, pois o empresário não tem o conhecimento suficiente para saber o que é um bom departamento financeiro e, por esse motivo, nem consegue cobrar isso da sua equipe. Além disso, muitos acreditam que um bom controle é simplesmente anotar tudo que pagou e recebeu, porém, um bom departamento financeiro está muito longe disso.

É importante ressaltar que cada empresa é de um jeito, sempre haverá particularidades, podem até utilizar um mesmo software, mas tudo muda com processos, procedimentos, quantidade pessoas, produtos, seguimento, tipo de pagamentos e recebimentos, e assim por diante.

Quer saber o que é ter um departamento financeiro estruturado? A consultora financeira Patricia Pazold listou 15 dicas sobre como estruturar o departamento. Confira!
Para estruturar um departamento financeiro é preciso conhecer toda a empresa, seus produtos, processos e ramo de atividade, pois cada empresa exige um controle diferente. Seguem algumas dicas que poderão ajudar e assim ficar mais claro do que precisa ser feito em uma estruturação:
 

Planejamento inicial: Antes de tudo, faça um planejamento de como será feito essa estruturação, precisa pensar em tudo, para que não tenha problemas com outras áreas da empresa.

Precisa sempre pensar que o principal objetivo da empresa é vender e aumentar a sua lucratividade, então, qualquer processo ou procedimento que atrapalhe isso, precisa ser revisto. Também é importante pensar que o controle precisa existir, porém, não poderá atrapalhar o principal  objetivo da empresa.

Analisar seu software de gestão: Para analisar se o software é adequado para a empresa, primeiro você deve entender todos os departamentos da empresa, ramo de atividade e, com isso, avaliar se o software atenderá a empresa como um todo, pois não adianta atender vendas e não atender o financeiro, produção, etc.

Fazer a implantação do software: Para fazer uma implantação, é necessário um planejamento adequado, definir datas e como será implantado, definir responsabilidades para equipe, verificar se não vai afetar as áreas da empresa.

Elaborar processos e procedimentos de todo o fluxo de entrada e saída:
entender todo o processo da empresa, montar um fluxograma e um manual, treinar a equipe e deixar tudo bem alinhado, pensando sempre em otimizar mão de obra e em não engessar o departamento de vendas. Os processos precisam existir, mas o financeiro não poderá segurar as vendas.

Definir alçadas na empresa: tudo o que for importante, como liberar um credito para um cliente, liberar uma compra, liberar um pagamento, etc, precisa ter alçadas de atividades como de limite, para não ser uma empresa centralizadora. As alçadas precisam existir, porém precisam ser auditadas.

Definir processo de compras: o departamento de compras deve sempre estar alinhado diretamente com o financeiro, pois é ele que tem a informação de entrada de dinheiro. Todos os processos de compras, precisam ser liberados junto com o financeiro.

Descrever as atividades da equipe e fazer o treinamento: os processos precisam estar bem definidos e alinhados com a equipe, precisam ser direcionados para cada um.

Ter sempre um backup: É importante sempre ter backup de atividades, não pode somente ter uma pessoa sabendo executar determinada atividade, pois se ela se ausentar, alguém precisa fazer.

Alinhar as atividades do gestor: O gestor é o cargo mais importante no departamento, pois é ele quem irá fazer acontecer todos os processos, ele precisa entender que ele é o que vai cobrar, conferir e ter certeza que tudo está certo. Ele não pode ser o executor das atividades operacionais, pois se ele ficar fazendo isso, não terá tempo para fazer a sua gestão do departamento.

Fazer a liberação de acessos corretamente: As liberações de acessos ao software, para quem inclui, paga e confere, deverão ser diferentes para cada um. (ex: quem tem a senha para fazer os pagamentos no banco, não poderá ter senha de exclusão ou alteração no software).

Elaborar orçamentos e fazer o acompanhamento ( projetado x real): O orçamento faz parte do planejamento estratégico da empresa. Em algumas empresas quem monta todo o orçamento é o departamento de controladoria, quando não se tem esse departamento, ele precisa ser feito pelo departamento financeiro e em conjunto com o empresário e as demais áreas. Porém, quem fica responsável em fazer o acompanhamento e a gestão desse orçamento é sempre o departamento financeiro.

Se empresa tiver vários modelos de vendas, esses modelos precisam estar bem alinhados com o departamento financeiro: Existem empresas que necessitam ter vários modelos de vendas para conseguir vender e se isso ocorrer, tudo precisa estar muito bem alinhado com o departamento financeiro, em relação à entrada e conferência das vendas.

Criar cronograma de atividades: Atividades que são rotinas no departamento financeiro precisam ter hora para começar e finalizar, estipular horários para que a equipe execute com foco, sem ser interrompida, para que não tenha retrabalho e, assim, consiga executar sem erros e com otimização de tempo.

Auditoria: deve criar processos de auditoria entre a própria equipe e finalizar com o gestor da área. Isso evita erros e fraudes.

Elaborar relatórios para tomada de decisão: Muitas empresas não possuem departamento de controladoria e, por esse motivo, todos os relatórios econômico-financeiros deverão ser fornecidos pelo departamento financeiro, como também seus indicadores.

Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. 

Saúde: Você se protege da luz do computador?

 A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes

Redação/Hourpress

Você se protege da luz do computador?

Hoje em dia, ficar horas na frente do computador é rotina para muita gente. Mas será que essa luz do computador pode causar algum dano para pele? Já pensou nisso? As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível.

A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, iluminaçãos artificiais, a luz do computador e da claridade que entra através da janela.

A luz do computador e de lâmpadas fluorescentes podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras) e também acelerar o envelhecimento da pele. A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas afirmam que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus).

É claro que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção a longo prazo.

Saúde: Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina na sexta-feira

 



Até o momento apenas 35% do público-alvo foram vacinados



Agência Brasil 



Crianças com idade de 1 a 5 anos têm até sexta-feira (30) para receberem a vacina contra a poliomielite, dia do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (MS), divulgado no dia 26, apenas 35% do público-alvo foram vacinados, o que corresponde a 4 milhões de crianças nessa faixa etária.

Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo. A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Segundo o balanço divulgado no dia 26, a maior cobertura vacinal ocorreu no Amapá, com 62,59% de cobertura, seguido da Paraíba, com 50,11%. A menor cobertura é em Rondônia, com 11,76%. Em nota, o ministério informou que, de acordo com os dados preliminares, até o momento 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas.

“Entre o público-alvo da vacinação, a maior cobertura, até o momento, foi registrada entre as crianças de 2 anos de idade (35,33%) e a menor cobertura foi entre as crianças de 3 anos (34,23%). Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3)”, informou por meio de nota o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a pasta, é recomendado que crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, sejam avaliadas pelo serviço de saúde antes de tomarem a vacina. O ministério, no entanto, garante que a vacina “é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a VOP”.

A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

Artigo: Como o ato sexual melhora seu humor e seu sono



Portanto, o sexo deve ser valorizado, já que ele proporciona
benefícios pessoais 

Augusto Ruiiz

Você sabia que o sexo melhora o seu humor e até mesmo seu sono? O sexo

desempenha um papel fundamental na vida de cada casal mas, em geral, a relação

sexual ajuda na união e no fortalecimento das relações, pois este é um momento de

extrema intimidade. Portanto, o sexo deve ser valorizado, já que ele proporciona

benefícios pessoais e também para o relacionamento.

O sexo e o bom humor

Augusto Ruiiz, idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que a atividade

sexual é ótima para melhorar o humor. “Existem várias maneiras de liberar hormônios

 como rir com amigos, ser abraçado ou até mesmo fazer sexo. Os hormônios

relacionados ao prazer e à felicidade são a ocitocina e a dopamina, eles desempenham

um papel importante na melhoria do humor, então, o orgasmo afeta diretamente o

humor”, afirmou.

Pesquisas mostram que as pessoas que fazem mais sexo relatam ser mais felizes.

Além disso, Augusto Ruiiz lembra que quando há momentos íntimos entre duas

pessoas, elas se conectam sexualmente e se sentem bem um com o outro, seu corpo

libera um hormônio chamado endorfinas. As endorfinas são as "ajudantes" do corpo

humano, trazendo prazer e satisfação. Por isso, sentimos que a tolerância aumenta, que

ficamos mais calmos. 

O sexo e o sono

Dormir pouco pode afetar a atividade sexual. Estudos têm demonstrado que o

cansaço provocado por noites mal dormidas pode causar fadiga e afetar diretamente a

disposição sexual. Por outro lado, a atividade sexual pode ajudar a dormir melhor.

Augusto Ruiiz afirma que homens e mulheres ficam mais relaxados depois do

sexo, o que ajuda a ter uma boa noite de sono. “Após o orgasmo, eles liberam ocitocina,

um hormônio que reduz o nível de outro hormônio, o cortisol (relacionado ao estresse),

e proporciona relaxamento profundo”, apontou.


De acordo com um estudo realizado pela Central Queensland University, na

Austrália, fazer sexo antes de dormir pode relaxar você. Aproximadamente 64% dos

participantes relataram que dormem melhor depois de fazer sexo e atingir o orgasmo.

Augusto Ruiiz explica que quando uma mulher atinge o orgasmo, o nível de

estrogênio no corpo aumenta, melhorando assim o sono REM (um período de

movimento rápido dos olhos e sono profundo). Nos homens, o corpo também libera

prolactina após o êxtase, que está relacionado à qualidade do sono.

Além disso, o baixo nível de estresse relacionado à intimidade pela ocitocina e a

euforia pela liberação de endorfinas têm efeito calmante e podem induzir o sono.


Augusto Ruiiz Estudante de Medicina, digital influencer, coach e possui diversos cursos internacionais


Geral: Plataforma digital vai gerar 1 milhão de oportunidades para jovens

 



Meta é atender quem está em situação de vulnerabilidade


Agência Brasil 

Empresas, sociedade civil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram nesta quarta-feira (28) uma iniciativa chamada Um Milhão de Oportunidades. O foco reúne adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em especial os que estão em situação de vulnerabilidade - como negros e pardos, indígenas, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência. 

A meta, segundo os idealizadores, é gerar, nos próximos dois anos, um milhão de oportunidades em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.

Plataforma

Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa pretende auxiliar adolescentes e jovens a buscar informações, por regiões, de qualidade sobre oportunidades e formação para o mundo do trabalho. 

Todas as oportunidades poderão ser acessadas no site e no aplicativo, que terão um monitoramento sobre o preenchimento efetivo de cada oportunidade pelas empresas participantes por meio de um acordo de adesão.

“ Devemos cuidar, incentivar e apoiar o ensino de todos os jovens, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade, pois neles creditamos a esperança de um Brasil mais justo e igualitário. Temos que trabalhar para garantir mais oportunidades para todos”, disse Juliana Azevedo, executivo da P&G Brasil.

Adolescentes e jovens

Com uma população de 48 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos, o Brasil tem hoje a maior geração de adolescentes e jovens de sua história, segundo o Unicef. Um dado preocupante é que um em cada quatro adolescentes e jovens não estuda, nem trabalha. O ensino médio é a etapa com maiores índices de evasão escolar. Em 2018, mais de 458 mil adolescentes deixaram a escola.

“Diante  da pandemia da covid-19, esses números podem aumentar ainda mais. É essencial investir agora nos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, criando oportunidades para que se mantenham aprendendo e consigam ingressar no mundo de trabalho. Só assim será possível quebrar o ciclo de pobreza que afeta tantas famílias”, explicou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

Ainda na avaliação dos especialistas, a velocidade dos avanços tecnológicos pode aumentar ainda mais as desigualdades no Brasil, excluindo adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e sem formação profissional. 

“Um dos efeitos da crise é que o futuro do trabalho está chegando com uma rapidez maior do que antecipado. Isso oferece riscos e oportunidades para a inserção no mercado de trabalho formal de jovens que estão se formando e começando a trajetória profissional, em especial para aqueles em situação de vulnerabilidade. Como a procura das empresas por novas competências e qualificações vai crescer, é preciso preparar a juventude para esse cenário com ações inovadoras”, disse Martin Hahn, diretor do escritório da OIT no Brasil.

Perfil dos #condenados à #morte no Brasil - #cafécomcajuheineporquê- 28 ...

Artigo: Cuidado com o golpe do "cupim"

 

Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos

Redação/Hourpress

Um golpe cada vez mais comum, que se intensificou com a pandemia. A Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o chamado "Golpe do Cupim". Segundo a entidade, pessoas sem o menor conhecimento técnico espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios. Quando acionadas por moradores, vão em grupos e acabam "criando" focos de cupins, mesmo que o imóvel não tenha esse tipo de problema.

- Eles distraem o morador e colocam os cupins, que levam em frascos, para forçar a contratação do serviço de combate à praga. Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos. Já vimos casos de consumidores lesados em até R﹩ 45 mil - revela o vice-presidente da Aprag, Sérgio Bocalini.

A Aprag não tem um levantamento do número de casos como este, mas vem observando um aumento de denúncias de pessoas enganadas por estes grupos. Segundo Bocalini, o consumidor deve, antes de contactar qualquer empresa, verificar se ela conta com autorização para atuar no mercado e se é afiliada da Aprag.

- Os riscos, além do prejuízo financeiro, incluem a própria saúde do contratante. Um produto químico mal administrado ou utilizado de forma equivocada pode gerar problemas graves. Como estamos num momento onde pessoas ficam mais em casa, temos esse agravante - explica Bocalini.

O consumidor pode consultar o site da Aprag (http://www.aprag.org.br), onde pode verificar a lista de empresas associadas e também ter acesso a informações que podem auxiliar na contratação de empresas capacitadas a atuar no combate a pragas urbanas.

- Dessa forma, a Aprag pode ser acionada em caso de atendimento inadequado e exigir que a empresa venha a ressarcir o consumidor em caso de prejuízo ou serviço mal realizado. Temos como punir a empresa e proteger os direitos do consumidor - salienta Bocalini.








Túnel do Tempo: Cristovão Colombo chega em Cuba

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 28 de outubro de 1628, Cristóvão Colombo desembarca em Cuba em sua primeira viagem ao Novo Mundo, batizado de América.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Amador Aguiar



Eles ensinavam os clientes a preencher cheques, além de ser o primeiro a receber pagamento de contas de energia elétrica 

Luís Alberto Alves/Hourpress

 Amador Aguiar nasceu em 11 de fevereiro de 1904 e faleceu no dia 24 de janeiro de 1991. Banqueiro, ajudou a criar o então Banco dos Dez Contos, na cidade paulista de Marília, em 1943. A proposta era atender imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias daquela época, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

O Bradesco foi o primeiro banco a lançar conta corrente popular e juvenil e colocar os seus gerentes na área de atendimento ao público. Eles ensinavam os clientes a preencher cheques, além de ser o primeiro a receber pagamento de contas de energia elétrica da empresa Light (mais tarde Eletropaulo e hoje Enel). A Avenida Amador Aguiar (foto) fica no bairro do Jaraguá, Zona Norte de SP.