Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Túnel do Tempo: Encontro na Terra Santa




Luís Alberto Alves


Primeira vez: Em 5 de janeiro de 1964,  o  papa Paulo VI (foto), que fez uma visita de três dias à Terra Santa, encontrou-se com o patriarca Atenágoras I, no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém. Foi a primeira vez desde 1439 que um pontífice romano se entrevistou com um chefe da Igreja Ortodoxa.

Radiografia de Sampa: Rua Nestor Pestana


Luís Alberto Alves

 Nestor Rangel Pestana, uma das figuras de maior prestígio no jornalismo brasileiro, nasceu em São Paulo - Capital, em 3 de outubro de 1877. Ingressou muito jovem ainda nessa profissão.

 Dirigiu o vespertino "A Notícia", jornal que tinha entre os seus colaboradores o Doutor Pedro de Toledo, logo depois o jornal fundado por ele e por Vicente de Carvalho, na cidade de Santos. Foi no jornal "O Estado de S.Paulo, que as suas qualidades de jornalista puderam crescer e o consagrar definitivamente.

 Entrou naquela redação, até chegar ao posto de redator-chefe, cargo que ocupou até a data a morte de Julio Mesquita. Quando passou a dirigir o Estadão juntamente com o Doutor Julio Mesquita Filho.

  Nestor Pestana se caracterizou pela prudência e elegância com que sabia se manter nos momentos terríveis em que passou o Brasil. De finíssima educação e de alta consideração da mais culta sociedade paulista, manteve distância de lutas, centrando fogo na profissão.

 Ligado às artes, teve grande colaboração no Instituto Histórico de São Paulo e Sociedade de Cultura Artística. Morreu na capital paulista em 1933. A Rua Nestor Pestana (foto) fica na Consolação, Centro de SP.






Geral: Educação define calendário escolar e volta às aulas será em 2 de fevereiro



Só no início de fevereiro os alunos retornam às aulas em SP

 Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo definiu seu calendário escolar para 2015. Os 4 milhões de alunos da rede estadual de ensino retornarão às aulas no dia 2 de fevereiro. Já o período de férias escolares está previsto para o dia 2 de julho e retorno previsto no dia 3 de agosto. As datas foram publicadas no Diário Oficial.

As matrículas para os estudantes que queiram ingressar na rede pública de ensino em 2015 ainda estão abertas. Para fazer o cadastro, basta comparecer a qualquer uma das cinco mil escolas e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência. Para os alunos que frequentaram a rede estadual em 2014, a matrícula é feita automaticamente.

“Com a definição do calendário, tanto os alunos quanto as escolas já podem organizar as atividades do próximo ano letivo. Além disso, o modelo informatizado de matrícula antecipada para quem não faz parte da rede facilita também a organização das famílias", afirmou Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.

 Os resultados das chamadas para classes do Ensino Fundamental (1º a 9º ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), serão divulgados ainda na primeira quinzena de janeiro. A consulta pode ser feita na unidade de ensino em que o cadastramento foi efetuado.

 Durante o período de recesso escolar, a Secretaria também recebe os pedidos de transferências para alunos que trocaram de endereço ou tenham preferência por outra unidade de ensino. Para fazer essa solicitação, basta que o estudante ou responsável procure a escola para onde queira se transferir com a certidão de nascimento e comprovante de residência. O prazo vai até 15 de janeiro e o resultado final será divulgado no dia 16.


Geral: IPVA e IPTU são despesas que devem ser planejadas



*Reinaldo Domingos

 Início de ano é sempre um período de muitos gastos, como IPVA, que, para paulistas, ficará 4,2% mais barato, em média, e IPTU, que terá um reajuste residencial médio em toda a cidade de 3,5%. No entanto, despesas como essas podem ser programadas com antecedência – uma vez que são fixas –, para que não se comprometa o orçamento, já que serão somadas a outros gastos, como matrícula e material escolar, seguros, etc., começando 2015 com problemas financeiros.

 Esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta, e não se gasta para então ver como fará para honrar com o compromisso. Claro que, para quem não pensou nisso antes, está um pouco em cima da hora, porém, antes tarde do que nunca, e esse também pode ser um alerta para que, no ano que vem, não repita o erro. Esse é outro aspecto da educação financeira: mudança comportamental, buscar resolver a causa do problema e não a consequência.

 Falando então especificamente do IPTU e IPVA, uma dúvida muito comum é em relação à condição de pagamento: à vista ou a prazo? Mas, antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda opção, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento.

 Lembrando que se deve evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.

 Agora, caso a situação financeira esteja mais confortável, sendo investidor, recomendo, sem dúvida nenhuma, que o pagamento seja feito à vista, já que obterá 3% de desconto no IPVA e 6%, em média, no IPTU. Mas é importante ficar atento aos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. De que adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras?

 Isso nos leva a outro importante aspecto da educação financeira: ter reserva financeira. Isso evita problemas como esse e nos deixa mais seguros, em caso de imprevistos. Enfim, com planejamento, é possível terminar e começar o ano com segurança de uma vida financeira saudável e muitas realizações.

*
Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira e autor de diversos livros sobre o tema, dentre eles o best-sellerTerapia Financeira.

Variedades: Férias da criançada no Parque da Xuxa



Parque tem várias atrações infantis

Redação

 O primeiro mês de 2015 marca as férias escolares da criançada. Dentre as alternativas de entretenimento na cidade de São Paulo, o Parque O Mundo da Xuxa é o destino certo da diversão para toda família. Em suas mais de 20 atrações, pessoas com perfis e idades variadas se animam à beça, com muita diversão. Em janeiro, o Parque está com uma promoção especial: o ingresso individual na bilheteria custará apenas R$ 59,00.

 Dentre as atrações do local, um dos carros-chefes é a Montanha Russa O Mundo da Xuxa. Nela, todos fazem uma incrível viagem em volta de um castelo, a bordo do trem que os leva a uma experiência emocionante. No meio do caminho, os visitantes atravessam uma passagem secreta para fora do Parque, e depois retornam ao mundo de sonhos e fantasias para aproveitar as outras atividades do local.

 Além dessa atração, brinquedos como Simulador X, Vale do Sol, Carrossel da Turma, Casa da Xuxinha, Bate-Bate do Guto, dentre outros, proporcionam à garotada momentos de total descontração e alegria.

 O Parque ainda traz atividades, muitas delas com a presença da Turma da Xuxinha. Para a alegria dos pequenos visitantes, personagens como a Xuxinha, o Guto, o Txutxucão, os simpáticos Três Ratinhos e as Paquitas circulam pelo Parque e interagem com a criançada durante sessões de fotos, conforme o Guia de Programação.

 Em janeiro, o Parque, que abrirá de terça a domingo, funcionará com horário estendido nos dias de semana – das 11 às 18 horas. Aos finais de semana, mantem-se aberto das 11 às 19 horas.

O Parque O Mundo da Xuxa fica no Shopping SP Market, a três minutos da Ponte Transamérica, Avenida das Nações Unidas, 22.540 - SP
Telefone: 11 5541-2530, Zona Sul de São Paulo.