Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Túnel do Tempo: China lança seu primeiro satélite


Em 1970, a China entrou para o seleto clube de países lançadores de satélites

Luís Alberto Alves


No espaço: No dia 24 de abril de 1970, a China lança seu primeiro satélite artificial, de 173 kg. Foi o quinto país a realizar a façanha, após a então URSS, EUA, França e Japão.

Radiografia de Sampa: Avenida Rudge


De manhã são comuns congestionamentos na Avenida Rudge, que fica no Bom Retiro, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 João da Silva Teles Rudge nasceu em 13 de fevereiro de 1876 em São Paulo. Era filho do Major Guilherme Maxwel e neto de John Rudge. Em 8 de dezembro de 1896, com 20 anos, recebeu o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo.

  Logo depois foi nomeado Promotor Público em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Em 1900 era nomeado 2º delegado auxiliar em São Paulo. O Dr. Rudge dedicou-se depois à profissão de advogado, ingressou para a E.F. Mogiana em 1912 e foi chefe do escritório da Companhia em São Paulo.

  Em 1921, por questões de saúde, exonerou-se e retirou-se para a sua propriedade agrícola em São Carlos. Em 1934 encontrando-se em Campinas acabou nomeado chefe da Caixa de Aposentadoria da Cia Mogiana, ali permanecendo por dois anos. Em 1936 assumiu as funções de contador da mesma companhia. A Avenida Rudge fica no bairro do Bom Retiro, Centro de SP.


Geral: Rede estadual de ensino investe em alimentação saudável em SP



Alimentação saudável visando saúde dos alunos da rede pública estadual 

 Redação

 A saúde dos alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo acaba de passar por um check-up. E o resultado é positivo. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), foi traçado o primeiro perfil nutricional da rede estadual de ensino com 12 mil estudantes, de 6 a 18 anos de idade. De acordo a amostragem, 71% desses alunos estão no peso ideal. Por outro lado, o índice de sobrepeso, que no Brasil chega a 30% e preocupa especialistas, é de 19% em São Paulo.

O programa “Alimentação Saudável” teve início no segundo semestre do ano passado, quando cerca 500 educadores capacitados – entre diretores, vice-diretores, professores coordenadores e professores de educação física –mediram o peso e a altura de alunos e alunas de 128 unidades escolares estaduais do interior, capital e Região Metropolitana de São Paulo. A amostra foi aleatória.

Com os dados tabulados pela SBC, a proposta da Secretaria é agora acompanhar de perto esses alunos que estão acima ou abaixo do peso (cerca de 10% dos alunos avaliados). Para isso, serão distribuídas cartilhas com sugestões sobre as porções alimentícias e atividades físicas. A ideia é que compartilhem com suas famílias o conhecimento adquirido para também melhorar os hábitos em casa. Ainda está sendo articulado com as redes de saúde o encaminhamento do estudante com peso em desacordo, caso seja constatada necessidade de intervenção médica.

 Além disso, a Secretaria vai manter a distribuição de uma merenda saudável e balanceada nas escolas. A Pasta oferece às unidades produtos exclusivos, elaborados por nutricionistas, com baixo teor de sódio,  gordura e ricos em vitaminais. Os profissionais que trabalham na manipulação dos alimentos também recebem treinamento diferenciado na Cozinha Experimental, da Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores). No espaço, as merendeiras testam receitas, como as do rocambole integral e da farofa nutritiva de frango, que depois serão reproduzidas nas escolas.


 "O perfil nutricional foi mais uma das ações pioneiras da Secretaria para mobilizar ainda mais professores e alunos e expandir a conscientização sobre importância da alimentação no processo de aprendizado", afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. “Vamos fazer agora mais capacitações dos educadores, por videoconferências, sobre os problemas relacionados à obesidade, como diabetes e hipertensão, e distribuir 14 mil cartilhas informativas sobre como o assunto pode ser trabalhado”.

Geral: Nicotina de cigarros eletrônicos pode envenenar


Segundo especialistas, a nicotina líquida é mais perigosa do que o tabaco

Luís Alberto Alves

 Os cigarros eletrônicos apontados por alguns como a solução para parar de fumar e como uma opção menos prejudicial à saúde do que os cigarros convencionais, na verdade, podem ser bem mais nocivos do que se imagina. A nicotina líquida utilizada nos "e-cigarettes" é muito mais perigosa do que o tabaco, já que é absorvida mais rapidamente. Ela é uma neurotoxina e pequenas quantidades - ingeridas ou absorvidas pela pele - podem ser letais.

 Vários centros de controle de envenenamento em todo o mundo estão apresentando aumento nas taxas de intoxicação acidentais, especialmente entre as crianças. Segundo informações do Sistema Nacional de Dados sobre Veneno (National Poison Data System- NPDS), divulgadas pelo New York Times (março, 2014), o número de casos ligados aos e-líquidos, em 2013, nos Estados Unidos, teve um crescimento de 300% em relação a 2012. Nos casos ocorridos em 2013, 365 foram encaminhados para hospitais - quase o triplo do ano anterior.

 Ainda segundo o New York Times, em Minesota, EUA, foram constatados 74% de casos de intoxicação decorrentes da "e-nicotina" em 2013. Entre eles, 29 eram crianças com menos de dois anos que, atraídas pelas cores ou aroma (como cereja, chocolate e chiclete) acabaram ingerindo ou colocando o produto na pele. Em Oklahoma, 23 dos 25 casos registrados nos primeiros dois meses de 2014 envolveram crianças de menos de 4 anos de idade.

                                                                           Principais sintomas
 A diretora do Centro Regional de Controle de Envenemanto de Kentucky, Ashley Webb, alerta para os principais sintomas da intoxicação: "Os sintomas são os mesmos: náusea, vômito, palidez, sudorese e salivação. Já encontramos alguns casos de aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e convulsões. Temos receio de que em um contato com uma quantidade mais expressiva, acarrete problemas cardíacos e ataque o sistema nervoso".  A diretora reforça que o produto deve ser tratado como um medicamento, sempre mantido longe das crianças e usado com muito cuidado pelos adultos, principalmente no momento em que estão inserindo a "e-nicotina" no cigarro, para que não entre em contato com a pele.

                                                                          Percentual de nicotina
 A quantidade de nicotina nos "e-líquidos" (refil dos cigarros eletrônicos) varia. A maioria possui 1,8 a 2,4%- concentrações que já podem causar doenças ou até a morte. Mas existem percentuais mais altos comercializados na internet- como 7,2 a 10%. Segundo o New York Times, uma colher de sopa já seria letal para uma criança ou mesmo um adulto.

                                                                          Venda proibida
 No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, importação e propaganda do cigarro eletrônico. Apesar disso, ele é vendido ilegalmente em alguns sites. Atualmente ele é liberado na Europa e também é comercializado nos Estados Unidos, apesar dos seus ingredientes ainda não terem sido regulamentados pelo órgão responsável pelos alimentos e drogas nos EUA (Food and Drug Administration).

Geral: Empresa desenvolve roupas para mulheres fofinhas



Roupas para mulheres fofinhas

Luís Alberto Alves


 A OLOOK, maior marca online do Brasil, desenvolveu "Olook Curves", uma nova linha de roupas pensada especialmente para as mulheres plus size. O e-commerce inova ao ser a primeira loja de moda online feminina a criar uma coleção destinada ao seguimento GG. Segundo Helena Linhares, diretora criativa - "A ideia é integrar a cliente que muitas vezes não consegue roupas descoladas e assim convidá-la a participar de um site que estimule a experimentação e a criatividade". 

 As peças são versáteis e trazem as tendências de moda em coleções mensais e sempre a um preço muito competitivo, já que a Olook é marca própria e revende exclusivamente online. O destaque da primeira coleção vem da tendência com estampas animal print e floral, além das transparências que agregam detalhes importantes e compõem ótimas combinações para todos os estilos. A numeração vai do 44 ao 52 e o preço médio é até R$200,00. As peças já estão nas vitrines do site.

Geral: Ilusionista explica como funciona truques feitos na televisão



Gonzalez explica como funcionam os truques de mágica
Luís Alberto Alves

 Ilusionista, publicitário, escritor, blogueiro e um tremendo enganador, no bom sentido, claro. Esse é Felipe Gonzalez, mágico que usa objetos simples como um par de elásticos, algumas cartas de baralho, cordas e o seu grande dom de distrair as pessoas para fazer truques capazes de atrair olhares de admiração até mesmo da mais séria das pessoas.

 Com participação cativa no quadro “Os Picaretas”, atração do programa CQC, da Band, os números do mágico ganharam repercussão nacional. O quadro tem mostrado ao público como evitar ser enganado nas ruas por pessoas que usam habilidades manuais inadequadamente. “Fui convidado para fazer algumas demonstrações de situações reais, com câmera escondida, como forma de alertar a população”, disse.

 No quadro do CQC, o ilusionista utiliza truques que são comumente usados nas ruas por estelionatários. “Minha participação no quadro tem intenção de orientar o público a não cair em golpes. A mágica de verdade não deve ser praticada para enganar as pessoas, mas sim trazer entretenimento. É uma pena que muitos utilizam esta habilidade para ludibriar o próximo”, lembra Felipe.

 Mais do que as participações no CQC, o foco do trabalho desenvolvido pelo ilusionista é divertir e impressionar as pessoas com os milhares de números de seu repertório. Suas apresentações ocorrem de forma personalizada. Antes de cada show, o mágico faz entrevistas com os participantes com o intuito de identificar o perfil de público que deverá assistir a apresentação. Desta maneira, Felipe consegue definir os números que serão exibidos e até incluir nomes e informações diversas, focadas no que ele identificou durante essas conversas prévias com os organizadores do evento.

 “O truque tem que acontecer bem diante de olhares curiosos para gerar aquele sentimento de que estou fazendo o que parece impossível. A mágica desperta a criança de dentro de cada um e eu fico muito feliz em trazer isso para a vida de tanta gente”, disse o ilusionista.

 Felipe, que tem como ídolos inspiradores David Copperfield e Harry Houdini, começou a estudar truques aos seis anos de idade. No entanto, foi em grupos de estudo conceituados como o IBM (International Brotherhood of Magicians) que o profissional buscou aperfeiçoamento. Para se aprofundar na arte, junto a outros nomes importantes da mágica em São Paulo, Felipe fundou o CSI (Comunidade Secreta de Ilusionismo) no início deste ano.

 Hoje, o ilusionista é especialista em mágicas do estilo Close-Up - modalidade realizada à curta distância do espectador -, além de dominar números do estilo Mentalismo, que consiste na movimentação de objetos sem aproximação física, previsões, adivinhações e torções de metais. Uma série de vídeos que incluem as apresentações de Felipe no CQC está disponível no link abaixo: http://www.youtube.com/user/felipemagico




Geral: Pesquisa revela que internautas estão divididos quanto ao marco civil




O marco civil da internet foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional

Luís Alberto Alves

 Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pela Conversion, consultoria especializada em SEO, mostra que há uma grande divisão na opinião dos internautas quanto ao Marco Civil da Internet, sancionado esta semana. Embora a maioria se mostre a favor (36%), pessoas que se dizem contra ou que não entenderam a nova lei representam 32% cada uma, somando 64% dos entrevistados.

 O estudo fez o levantamento com o público interessado em tecnologia e internautas em geral, contando com cerca de 400 entrevistados, na sua maioria jovens entre 19 e 25 anos (37%) e 26 a 35 anos (32%). A apuração mostra que 9% tinham menos de 18 anos, 8% mais que 51 anos e 14% disseram ter entre 36 e 50 anos.

 Ele não apontou grande diferença de opinião entre as idades de cada público. A faixa mais favorável foi a de pessoas com mais de 51 anos (39%), enquanto 38% das pessoas com menos de 18 anos eram contra e 34% das pessoas entre 19 e 25 disseram não entender a mudança.

 Para Diego Ivo, CEO da Conversion, embora a maioria seja a favor, os lados estão bem divididos e há uma parcela muito significativa de pessoas que dizem não entender as mudanças. “Um dado relevante é que essas pessoas, com idades entre 19 e 25 anos, que dizem não entender as mudanças, representam a grande massa de usuários ativos da internet no Brasil, o que pode se justificar por um debate excessivamente jurídico do assunto”, explicou.


Economia: Entenda as diferenças entre compromisso, dívida e inadimplência


Em todas elas o seu dinheiro está envolvido

*Reinaldo Domingos

 Alguns termos já fazem parte do cotidiano, contudo, a definição exata ainda é um mistério para boa parte da população. Isso ocorre com os termos dívidas, inadimplência e compromissos; mas quais a real diferença entre eles?

 Vamos começar com o mais simples que são os compromissos. Esses são obrigações que se tem mensalmente, como aluguel, telefone, internet, pois são despesas que se sabe que terá, mas ainda não se tornaram uma dívida, uma vez que a mensuração do valor só ocorrerá ao fim do período. Os consumidores que possuem compromissos devem ter uma planilha com tudo anotado, data de pagamento e uma estimativa do valor.

 Já os termos dívidas e inadimplência se confundem muito, porém, dívidas é muito mais amplo. Funciona da seguinte forma: inadimplência ocorre depois que o consumidor se compromete com o pagamento de algum valor em uma data, contudo, não consegue realizar dentro do prazo. Em função disso, ocorrem cobranças, tendo até o risco de o consumidor ter seu nome em lista de devedores de alguns órgãos, como Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

 Dívidas englobam os consumidores que estão inadimplentes, mas abrange um número muito maior de pessoas; nesse grupo, também estão as pessoas que compram um produto e parcelam, quem financiam carro ou casa, distribuem cheques pré-datados, pagam a parcela mínima do cartão, pegam dinheiro emprestado e tem que pagar parcelas desse empréstimo, dentre outros. Em resumo, essas são as pessoas que já se comprometeram com um valor a ser pago, caso contrário, a pessoa se tornará inadimplente.

 Para exemplificar, se você financiou um carro, você tem uma dívida; agora, se deixou de pagar as parcelas, além da dívida, também está inadimplente. Nesta situação, infelizmente, se encontra a grande maioria da população, e isso é retrato da facilidade para obtenção de créditos e facilidades de compra.

 Para os consumidores inadimplentes e com dívidas, a situação é muito arriscada, podendo refletir em diversos pontos do seu cotidiano, como relação familiar e profissional. Assim, é necessário fazer uma ação de guerra, repensando toda a vida financeira para não agravar cada vez mais a situação.

 O inadimplente tem que tomar a ação mais difícil, que é negociar os valores com os credores. É importante ter em mente que as pessoas querem receber esse valor. Tendo isso em mente, é a hora de buscar um consenso. Nunca esquecendo que o valor definido terá que caber dentro do orçamento mensal.

 Para quem está endividado, mas não inadimplente, a obrigação é honrar com suas obrigações e, para que isso ocorra, os valores devem estar no orçamento mensal. Pagando tudo dentro do prazo e, se possível, adiantando o pagamento dos valores e eliminando as dívidas o mais rápido possível. Qualquer “bobeada” pode ser muito perigosa, fazendo com que se torne inadimplente, por isso, é fundamental a educação financeira, descobrindo a maneira correta de tratar o dinheiro.

*Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros), autor do best seller Terapia Financeira e dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira.


Variedades: FOX apresenta especial Jack Voltou



Kiefer Sutherland é Jack na série 24 horas: Viva um Novo Dia

Luís Alberto Alves

 Na Terça- feira (29), às  23h30, os telespectadores vão assistir a um especial que abre caminho para a tão aguardada estreia de "24 Horas: Viva um Novo Dia" protagonizada por Kiefer Sutherland. Pela voz de seus criadores e protagonistas, este especial de 22 minutos conta todos os detalhes que levaram o tic-tac do relógio dessa lendária série ser reiniciado.

 O especial "Jack Voltou" é composto por entrevistas com Kiefer Sutherland (Jack Bauer| Produtor Executivo), Jon Cassar (Diretor| Produtor Executivo), Evan Katz (Produtor Executivo), Mary Lynn Rajskub (Chloe O'Brian), Benjamin Bratt (Steve Navarro), Tate Donovan (Mark Boudreau) e Kim Raver (Audrey Boudreau), entre outros. 

 Este especial também apresenta as primeiras imagens de Michelle Fairley ("Game of Thrones") como a principal antagonista na pele de Margot, uma mulher apaixonada e motivada pela vingança. Originalmente estreada em 2001, "24 Horas" foi indicada a 73 Prêmios Emmy, recebendo o de Melhor Série Dramática em 2006.

 Ao longo de oito temporadas, Sutherland recebeu sete indicações aos Prêmios Emmy e uma vitória como Melhor Ator Protagonista em Série Dramática. A série também foi reconhecida com 12 indicações aos Prêmios Golden Globe, recebendo o Prêmio como Melhor Série Dramática em 2004 e Melhor Ator em Televisão de Série Dramática (Sutherland) em 2002.