Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Túnel do Tempo: Suprema Corte dos EUA proibe abortos



Luís Alberto Alves

Aborto: Em 22 de janeiro de 1973, a Suprema Corte dos EUA determia que os estados não podem impedir abortos durante os seis primeiros meses de gravidez.

Radiografia de Sampa: Rua Martinho Prado



Luís Alberto Alves

O Dr. Martinho da Silva Prado, filho do capitão-mór Eleutério da Silva Prado e de D. Ana Vicência Rodrigues. O Doutor Martinho Prado formou-se em Direito pela Academia de São Paulo,  um dos maiores e mais progressistas dos lavradores paulistas. Pouco tempo depois
abandonou a advocacia para entregar-se a lavoura, conseguindo, pelos seus esforços e pela sua atividade, elevar os seus estabelecimentos agrícolas a altura da reputação que sempre tiveram. 

 Previdente, compreendeu desde logo que a extinção da escravidão no Brasil, era questão vencida e que mais tarde ou mais cedo se traduziria em realidade, e por isso, foi um dos primeiros que antes da promulgação da lei 13 de maio, tratara de contratar trabalhadores livres Espírito esclarecido e bem orientado, soube dar boa direção aos seus capitais, aumentando-os sempre de modo a tornar-se possuidor de sólida fortuna, uma das maiores de SP.

  Jamais se recusou ajudar os necessitados. Em seu testamento, além de outros legados, deixou cem contos de réis à Santa Casa de Misericórdia e pediu que o seu enterro fosse feito com a maior simplicidade e modéstia, sendo seu corpo carregado até a última morada por seus filhos, genros e amigos, convidados para esse ato. Era casado com D. Veridiana Valéria da Silva Prado, filha do Barão e da Baronesa de Iguape". Faleceu em 28 de julho de 1891. A Rua Martinho Prado (foto) fica no bairro da Bela Vista, Centro.

Geral: Facebook, Instagram, Whatsapp e novas ferramentas poderão explodir mais em 2016


Redação

Especialista em Internet Marketing, Camila Porto ensina em quais redes sociais as empresas devem investir neste ano
O setor do Marketing Digital cresce a cada dia e não deve sofrer com a crise, especialmente porque as redes sociais garantem bom retorno e baixo investimento. “Seja pelo custo ou pela audiência, sempre vai valer a pena”, afirma Camila Porto, especialista em Internet Marketing e autora do livro Facebook Marketing. “Nem mesmo quem está por cima da crise pode ignorar, imagine quem é pequeno e tem pouca verba de marketing”, destacou

Sabendo disso, a especialista mostra as principais tendências para 2016 e sugere as melhores redes sociais que devem ganhar mais atenção das empresas. A maior rede social do mundo já oferece novas ferramentas de anúncios e publicação de conteúdo. “O Facebook deve ter mais recursos para anunciantes, com o aumento da rede de display e abertura a sites parceiros”, destaca Camila, referindo-se aos anúncios que se baseiam no gosto do usuário. “Este tipo de campanha vai permitir anúncios em sites parceiros do Facebook, ampliando o alcance e fazendo algo similar ao que o Google já faz”, conta.

Outra grande mudança apontada por Camila Porto é a abertura do Facebook Mentions, ferramenta de exibição ao vivo que antes era limitada a algumas poucas páginas. “Os novos recursos de vídeo ao vivo vão ser um grande desafio para o Youtube e deve fazer o Persicope cair muito”, conta, referindo-se ao site de vídeos do Google e à ferramenta do Twitter.

Ao se referir a outras redes sociais, a especialista evidencia quais ferramentas devem ganhar atenção das empresas: “O Instagram deve crescer muito neste ano, e o WhatsApp sem dúvida tem que estar nas estratégias das empresas”. De acordo com ela, é preciso utilizar estas redes como ferramenta de interação com o público. “O Instagram já tem opções de anúncio que funcionam muito bem nos smartphones, e o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para SAC”, exemplificou.

Por fim, Camila destaca que toda nova tendência deve ser utilizada como forma de buscar diferenciar a publicação de conteúdo, e lembra da possibilidade de publicar, por exemplo as imagens dinâmicas do GIF. “Como não tem áudio, nem sempre vale a pena substituir vídeos por estas imagens, mas para passar uma mensagem rápida, o GIF pode trazer resultados interessantes”.

Economia: Comissão obriga consumidor a atender convocação para recall de veículos



Luís Alberto Alves

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4637/12, que torna obrigatório o atendimento da convocação para recall de veículos. Pela proposta, do deputado Guilherme Mussi (PP-SP), o consumidor que não atender ao chamado para corrigir defeitos de fabricação no prazo de um ano, a contar da data da comunicação, não poderá licenciar o veículo.
De acordo com o texto, as montadoras e importadoras de veículos que, posteriormente à introdução do veículo no mercado consumidor, tiverem conhecimento de periculosidade ou nocividade, deverão dentro de 48 horas comunicar o fato, por meio eletrônico, ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para registro do recall.
O projeto estabelece ainda que o fornecedor entregue ao consumidor documentos que comprovem o atendimento ao recall, contendo, pelo menos, o número da campanha, a descrição do reparo ou troca, o dia, a hora, o local e a duração do atendimento. O não cumprimento das medidas sujeitará o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (8.078/90) e no decreto que o regulamenta (Decreto 2.181/97).
Já as seguradoras deverão informar ao comprador sobre a ocorrência do recall, alertando-o de que sinistros ficarão descobertos se ele não atender o chamado da campanha feita nos meios de comunicação.
O parecer do relator, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), foi favorável à proposta. “O regime jurídico deve disciplinar os recalls, como já fazem outros países, quanto ao custo que o fabricante deve em geral arcar; as situações nas quais o recall é compulsório; ou as situações que acarretam multa, em caso descumprimento das exigências legais”, disse.
                                                               Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado ainda pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Defesa do Consumidor, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: PDT faz avaliação política e fecha questão contra impeachment nesta sexta-feira



  • Brasília
Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil
O Diretório Nacional do PDT reúne-se amanhã (22), para uma avaliação do momento político nacional e para fechar questão contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, aberto na Câmara dos Deputados. Em dezembro, as bancadas do partido na Câmara e no Senado e a Executiva nacional se posicionaram contra o impeachment.
Na reunião, marcada para as 10h, os pedetistas também vão homenagear o fundador do partido, o ex-governador Leonel Brizola, que nasceu em 22 de janeiro de 1922. Hoje (21) os pedetistas estão fazendo uma avaliação sobre as eleições municipais deste ano, convesando sobre alianças e coligações e candidaturas, entre outros temas.

Brasília - O ex- ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi,
O  presidente  do  PDT,  Carlos  Lupi    Arquivo/ABr
Nesta quinta-feira (21), o presidente do partido, Carlos Lupi, disse esperar a presidenta Dilma Rousseff compareça amanha de manhã à reunião do Diretório Nacional.

“A presidenta [Dilma Rousseff] vem fazer uma visita, uma saudação na convenção. Ela não vai participar do nosso encontro. Ela vem faz a saudação, faz a homenagem ao Brizola, até por uma questão ética e de lealdade. Só se abre a discussão depois de ela sair. Será um momento de pausa, de saudação”, explicou Lupi.

Variedades: Carnaval do Recife terá 2 mil atrações


  • Brasília
Do Portal EBC
O Carnaval do Recife terá mais de duas mil apresentações entre os dias 5 e 9 de fevereiro em uma programação 99% composta por atrações pernambucanas. As festas deste ano prestam homenagem ao instrumentista Maestro Forró e às agremiações centenárias Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico. Serão, no total, 52 polos oficiais, divididos em nove polos centrais, 34 polos de bairros, três polos infantis e seis Corredores da Folia.

Entre os destaques da programação oficial do carnaval do Recife estão Emicida, Lenine e Ayrton Montarroyos, além da banda Jota Quest, o sambista Jorge Aragão, o grupo O Rappa e a cantora Leci Brandão. Também estão previstos shows da Nação Zumbi, Otto, Mundo Livre S/A, Alceu Valença, Maestro Forró, Geraldo Azevêdo, Toni Garrido, Spok, Fundo de Quintal e Natiruts.

Quatro grupos de caboclinhos se unem pela primeira vez ao cortejo de 11 nações de maracatu, que sairá da Rua da Moeda até o palco principal da folia recifense. Naná Vasconcelos, Lenine e a portuguesa radicada no Cabo Verde Sara Tavares conduzem o cortejo ao som do batuque das alfaias.

Os polos infantis terão um espaço voltado para a família. Três parques da cidade (Santana, Jaqueira e Dona Lindu) se preparam para oferecer uma programação preparada para as crianças.
                                                                           Tributo
A festa homenageia o Maestro Forró, representante da nova geração de artistas do estado. O Clube e o Maracatu foram escolhidos por celebrarem 100 anos em 2016. Os homenageados do carnaval fazem o esquenta da abertura da folia no Marco Zero, na sexta-feira (5), a partir das 18h.

O retorno às raízes africanas é o conceito principal da decoração do carnaval do Recife neste ano.  Com figuras grandiosas, como se estivessem nascendo do asfalto.
O galo gigante que ocupa uma das pontes da cidade, trabalho do artista plástico Sávio Araújo, traz como tema a esperança. Ele também vai homenagear o Maestro Forró, com os óculos escuros tradicionalmente utilizados pelo músico e uma gravata frouxa.

O carnaval do Recife sofreu algumas alterações devido a restrições orçamentarias. Os polos descentralizados maiores, que funcionaram durante quatro dias nas festas de 2015, este ano terão programação em apenas três dias, deixando de funcionar no sábado. Os shows da tradicional noite dedicada ao samba no Marco Zero vão ser no domingo de carnaval, e não na segunda-feira como vinha acontecendo nos últimos anos.

Variedades: Rua do Lavradio terá festival de jazz durante o carnaval do Rio



  • Rio de Janeiro
Alana Gandra -  Agência Brasil
Pelo quarto ano consecutivo, a Rua do Lavradio, na Lapa, oferecerá aos foliões, durante o carnaval, uma opção de lazer diferente. Totalmente gratuita, a programação do Lavradio Fest Jazz começará sempre às 13h, estendendo-se até as 18h30, nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro.

As oito bandas que se apresentarão como opção aos blocos têm entre seus integrantes músicos estrangeiros. Um deles é o cantor, guitarrista e arranjador norte-americano Mark Lambert, que lidera o Quinteto Rádio Swing, formado por grandes instrumentistas brasileiros. 

As duas mais consagradas cantoras de jazz da noite carioca, a hondurenha Indiana Nomma e a americana Alma Thomas, se apresentam com o quinteto Dolls and Dames New Orleans Band. Juntas, elas prestam homenagem às cantoras nascidas em Nova Orleans, nos Estados Unidos, que fizeram parte do cenário musical durante os anos de 1930, 1940 e 1950.

O produtor musical do Grupo Scenarium, promotor do festival, Thiago Espósito, destacou que ojazz que se ouvirá no local é o mesmo tocado no Mardi Gras, carnaval de Nova Orleans, uma das festas populares mais famosas do mundo. “Tem tudo a ver. Também é uma programação com músicas de carnaval, só que o carnaval de Nova Orleans”.

A Rua do Lavradio costuma ficar lotada durante o festival. “O pessoal adora”, comentou Espósito. As bandas fazem dois shows gratuitos por dia em um palco montado na rua. Segundo o produtor, Nova Orleans é a cidade que mais se assemelha ao Rio de Janeiro no quesito carnaval e o festival é a oportunidade de apresentar o jazz de Nova Orleans a quem ainda não conhece esse tipo de música e acha que é uma coisa desanimada. 

Ele disse que quando a pessoa passa a conhecer, desmistifica crença de que o jazz é chato e vê que esse tipo de música é muito bom. "Muita gente fica na frente do palco dançando”.
Fazem parte também do repertório o jazz cigano, o charleston, o ragtime, o hot jazz.

Variedades: Bloco que homenageia Beatles vai desfilar repertório psicodélico no carnaval



  • 21/01/2016 17h17
  • Rio de Janeiro
Alana Gandra - Agência Brasil
O bloco Sargento Pimenta, que faz carnaval de rua no Rio de Janeiro com músicas dos Beatles, este ano vai homenagear a psicodelia, manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. Um dos organizadores do bloco, Mateus Xavier, disse que a escolha do tema vai renovar o repertório do bloco, que inclui todas as fases da banda de rock britânica.
O desfile deste ano fará referência aos 50 anos do álbum dos Beatles Revolver. “O carnaval todo foi costurado com essa temática”. No primeiro número musical, a bateria de 110 integrantes apresentará ao público um trabalho conceitual ligado à psicodelia, segundo Xavier. “A ideia é fazer um grande espetáculo no carnaval do Rio”.

Rio de Janeiro - Na tarde de hoje (03), o bloco Sargento Pimenta, com seu repertório musical inspirado nos The Beatles, levou milhares de foliões ao Aterro do Flamengo, zona sul do capital fluminense. Lá, o ministro
Em 2015, o bloco Sargento Pimenta levou 125 mil foliões ao Aterro do FlamengoTomaz Silva/Agência Brasil 
O Sargento Pimenta fará seu tradicional “desfile parado” na segunda-feira de carnaval, 8 de fevereiro, no Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo, zona sul.

Conhecido por arrastar multidões, em 2015, o bloco atraiu 125 mil foliões e este ano espera aumentar o público. “Cada ano, vai crescendo mais. É muita gente”, disse Xavier. Em seu primeiro carnaval, em 2011, o Sargento Pimenta teve público de 15 mil pessoas.

Antes do carnaval, no dia 30 de janeiro, o bloco participará, pelo quarto ano consecutivo, do carnaval de São Paulo. A festa na capital paulista será na rua, junto com outro bloco carioca, o Bangalafumenga, criado em 1998 e conhecido por fusões entre funk, samba e outros ritmos brasileiros. “Estaremos com a bateria completa nesse evento preparatório do carnaval”, disse o músico do Sargento Pimenta.

Os músicos do bloco de beatlemaníacos não têm uniforme, mas os componentes usam uma camiseta que remete à vestimenta usada pelos Beatles na capa do álbum Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band. “A gente deixa livre para as pessoas se fantasiarem a partir dessa camisa. Mas sempre incentiva que elas busquem se alongar com o tema, que nesse ano é a psicodelia, e brincar um pouco em cima disso. A gente convida todos os foliões a entrar na brincadeira.”

                                                             Alegria sem ressaca
Este ano, o Sargento Pimenta foi convidado para participar do pré-carnaval do bloco Alegria Sem Ressaca, que combate o uso de drogas e o excesso de álcool no carnaval. A apresentação será no próximo domingo (24), na Avenida Atlântica, em Copacabana. “A gente fica sempre muito feliz em participar de qualquer evento que promova a saúde das pessoas e as faça refletir sobre o comportamento em certas épocas do ano, especialmente no carnaval”, disse Mateus Xavier.

Variedades: Camarote Brahma terá "paredão" do chope



Redação

O maior e mais disputado Camarote do Sambódromo do Anhembi terá mais uma novidade para os foliões. O Beer Wall será um enorme paredão de chopp e outras bebidas para que os convidados se sirvam à vontade.
Ao todo, serão 10 paredes – a maior delas com 30 metros e 60 chopeiras. “Será uma operação nunca feita nessa escala e apostamos muito nessa inovação”, afirma Cairê Aoas, sócio-organizador do Camarote Bar Brahma. Segundo Aoas, o sistema oferece bebida com fartura, sem preocupação com filas, além do consumo consciente sem desperdício.
Com o tema “A Fantástica Festa do Chopp”, o Camarote deste ano irá homenagear a cultura de socialização e diversão que a bebida proporciona. Além do famoso chopp Brahma, no autosserviço o folião poderá usufruir de espumante, vodka, whisky, energético, água e refrigerantes.

SERVIÇO

Camarote Bar Brahma São Paulo 2016
Realização: Diverti Eventos
Dias: 5, 6 e 12 de fevereiro de 2016
Horário: a partir das 21hs 
Local: Sambódromo do Anhembi
Capacidade do camarote: 5 mil pessoas por dia / 15 mil para os três dias do Carnaval de São Paulo, dentre clientes, celebridades e convidados vips
Garanta o seu lugar: Vendas nos sites www.camarotebarbrahma.com  e www.totalacesso.com.br.
Valores: R$ 599,00 a R$ 1990,00 (lote 1 – preços sujeitos a alteração com a mudança de lote)
Telefone: (11)2626-1061
Forma de pagamento: todos os cartões de crédito em até 10x sem juros
Pontos de venda:
Bar Brahma Centro • seg a sáb • 13h às 22h
Av. São João, 677 - Centro
Armazém Entretenimento - Top Center Shopping - Loja 69-A - Piso 1 - Av. Paulista, 854