Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Chumbo Quente: Brasil ainda continua no buraco


Imagine alguém que sofre acidente de trânsito e fica tetraplégico



Luís Alberto Alves/Hourpress

O Brasil, infelizmente, continua voando igual galinha, não como fazem as águias, que sobem alto e ultrapassam as tempestades, encontrando céu calmo.  Exemplo disto é a falta de carne, que vai desfalcar o Natal da maioria da população, por causa das exportações para a China, calculadas em cerca de R$ 7 bilhões (R$ 28 bilhões).

O desemprego prossegue elevado  (12,2 milhões). Este número equivale a quase três Zonas Leste de SP, que tem 4,6 milhões de moradores, segundo censo do IBGE de 2012. Deste exército de desempregados;  4,1 milhões são de jovens que não conseguem encontrar trabalho. Já os subempregados somam 32 milhões (pessoas que estão num serviço fora de sua área, às vezes sem registro).

A reforma da Previdência, vendida como salvação da lavoura, em vez de melhorar,  piorou a situação do trabalhador. Antes, o acidente de percurso começava a valer desde o momento em que o funcionário saia de casa até chegar à empresa. Agora mudou. O acidente de trabalho só é válido se ocorrer dentro do local onde está o empregado.

Imagine alguém que sofre acidente de trânsito e fica tetraplégico. Não poderá mais voltar ao serviço. Como fica? Será demitido por abandono de emprego? Ficará no INSS recebendo através do auxílio-doença? E o caso da pensão por morte do trabalhador em serviço? São assuntos importantes que a grande imprensa não comenta, mas são prejudiciais ao bolso de quem sustenta a família.

As rodovias no Interior do Brasil, principalmente na região Norte/Nordeste, ainda são reféns do abandono, cheias de buracos ou sem asfalto. Para piorar, o governo teve a ideia infeliz de mandar retirar os radares, que pune motoristas com excesso de velocidade. 

A saúde pública persiste na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A violência continua na ordem do dia, ceifando a vida de muitos brasileiros: em sete meses 24,4 mil pessoas morreram violentamente no País. Em vez de pregar a paz, o governo incentiva cada vez mais o ódio.  A  vaca Brasil está no brejo.


Variedades: Novo álbum de Harry Styles, "Fine Line", já está disponível


Lançada hoje em todas as plataformas digitais, “Lasers” é a mais nova parceria de KVSH e LOthief, que também estiveram juntos no recente rework de "Oi", do Lagum. Luciano e Leandro são amigos de longa data, lá de BH

Redação/Hourpress
Ouça aqui.
Os djs e produtores mineiros começaram a produzir na mesma época, tocaram várias vezes juntos desde os menores clubs e estão hoje em outra fase, mas com a grande amizade preservada.
"O LOthief é um amigão meu das antigas. A gente começou a produzir na mesma época e sempre foi muito parceiro. Ele tem uma pegada mais underground e eu uma pegada mais pop, mas a gente conseguiu casar bem o estilo dos dois nessa faixa, que tem explodido nas pistas em todo lugar que eu toco", explica KVSH.
E completa, "Eu senti que essa música tinha ficado boa quando eu toquei ela pela primeira vez e trollei a galera, fingindo que tinha dado um problema na hora de tocar. A galera pirou depois que a música entrou de vez e desde então ela tem agradado. Vai embalar a galera nessa reta final de ano".
O momento foi filmando e você pode ver aqui: https://www.instagram.com/p/B53Z-DphfYW/
LOthief também falou sobre a parceria, “A Lasers era um som que o Luciano tinha feito pra tocar, mas a mix não tava batendo legal, ele me mostrou e tinha mais minha cara, um som estranho mais a ver comigo. Ai fui mexendo, refiz praticamente toda a estrutura e adicionei uns elementos, e esse foi o resultado, mais uma com meu parceiro de longa data”.
KVSH
DJ e produtor, KVSH (lê-se cãxi) é hoje um dos grandes nomes da música eletrônica nacional. Luciano Ferreira, o mineiro por trás do projeto, já soma em seu canal do YouTube mais de 37 milhões de plays e uma média de 2.6 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Luciano Ferreira, o mineiro por trás do projeto KVSH, vem provando ao público por onde toca, que na música eletrônica não existe barreiras para criar. Mesclando estilos como Brazilian Bass, House, Nu Disco e Tropical House, seu som é carregado de melodias marcantes, “basslines” pesados e tudo que a pista quer escutar.
Dono de um estilo único apresenta no show diversos hits de sua carreira. Dentre eles, os sucessos “Me Gusta”, “Sede Pra Te Ver” e “Cante Por Nós”, esse último em colaboração com Vintage Culture e Breno Miranda, lançado pela HUB Records. Suas músicas já somam mais de 192 milhões de execuções em plataformas de streaming.
KVSH, que faz parte do cast principal da Sony Music através da parceria com o selo HUB Records, já passou pelos maiores clubs do Brasil, como a Green Valley (#1 DJMag 19) e a Laroc Club (#25 DJMag) e por mega festivais de música eletrônica, como XXXperience, Kaballah e Só Track Boa.
O mineiro também é destaque nos maiores festivais do Brasil, como o Lollapalooza Brasil, onde se apresentou na edição 2019 tocando para milhares de pessoas no palco de música eletrônica, com a participação dos cantores Rogério Flausino, da banda Jota Quest, e Pedro Calais, da banda Lagum. KVSH também foi destaque no Rock in Rio 2019, com uma das apresentações mais elogiadas do New Dance Order.
KVSH também já se apresentou nos EUA, Uruguai e África do Sul e, pela primeira vez esse ano, realizou uma turnê pela Europa.
Também esse ano, o DJ e produtor KVSH lançou a track “Me Gusta”, que no Spotify tem 2M de streams. Outras tracks de destaque foram “Xamã – Monalisa”, com 400K de play e “Potter 2.0”
2019 ainda foi o ano que KVSH lançou a track “Can’t Get Over You”, parceria com The Otherz e FRÖEDE, que ultrapassou os 5M de plays no Spotify.
KVSH segue se apresentando em importantes festivais, festas e casas pelo Brasil, ainda esse ano lança o remake de “Oi”, da banda Lagum, com participação deles e de Lothief, enquanto se prepara para uma agenda cheia e com muitas novidades para 2020.

Variedades: Blue Tree Towers Anália Franco terá apresentação de coral de Natal


Clássicos natalinos compõem o vasto repertório do Grupo Villa Voice, durante apresentação aberta ao público, no dia 23 de dezembro
Redação/Hourpress
Em clima de Natal, o Blue Tree Towers Anália Franco, localizado na região leste da capital paulista, anuncia uma apresentação especial em parceria com o coral Villa Voice. A iniciativa, que promete encantar o hóspedes e o público em geral, acontecerá no dia 23 de dezembro (segunda-feira), a partir das 18h, será gratuita e reunirá um repertório com canções marcantes de artistas e bandas consagradas, como Elton John, U2, Mariah Carey. Ação será realizada na calçada do hotel, com o objetivo de espalhar uma mensagem positiva. 
“É uma honra poder espalhar um pouco mais de amor e paz para as pessoas em um período tão especial como o Natal. Estamos muito felizes e acreditamos que a apresentação tocará o coração de cada pessoa presente”, destaca Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.
Idealizado pela produtora Mozart, o coral Villa Voice conta com a influência das igrejas Batistas Norte Americanas, já possui seis anos de história e 18 integrantes em sua atual formação, entre instrumentistas e vozes, com o regente e pianista Sidney Lima à frente do grupo.

Variedades: Laura Schadeck lança a tocante "Por Quê?", parceria com Dreicon


Música é segundo lançamento solo da cantora pela Sony Music

Redação/Hourpress
Laura Schadeck disponibiliza hoje, 13 de dezembro, o segundo single de sua carreira solo pela Sony Music. A faixa é “Por Quê?”, uma parceria com Dreicon, da cantora e compositora de 16 anos.
Com uma letra forte, a canção composta por Rick Orelha, Luan Vitor e Lucas Arcanjo, mostra Laura de forma mais séria e tocante, mas ainda assim pop. A artista segue com sua essência neste trabalho solo, que vem desde quando fazia parte do grupo BFF Girls, e que continuou com a dançante “A Gente Não Para”, seu primeiro single solo e que já ultrapassa 2.4 milhões de visualizações no YouTube.
A faixa “Por Quê?” também ganha clipe, com Laura Schadeck e Dreicon em cena e direção de Rafael Marques. As filmagens aconteceram em uma casa e mostram a dupla encenando em diferentes cenários.
“Gravar essa música foi um presente maravilhoso. A participação do Dreicon, deu um brilho especial, foi a cereja do bolo que faltava, sabe? Ele fez um rap diferente e casou perfeitamente. O Mr. Jam pra variar, arrasou na produção, deu uma cara nova e o clipe ficou inacreditável, a Clãfilmes nunca decepciona, hehehe. Não esperem nada menos que um grande sucesso, estamos todos muito confiantes”, comemora Laura.
Dreicon conta como recebeu o convite. “Recebi a música com outro rap, mas quis fazer algo mais melódico. Fiz uma nova parte e mandei de volta. Gostaram muito e acrescentaram na música final. Ficou ainda mais a minha cara”.
Sobre Laura Schadeck
Desde os 8 anos de idade Laura vive a carreira artística, tendo como influências Demi Lovato, Ariana Grande, Taylor Swift, Katy Perry e Justin Bieber. Participou em 2016 do The Voice Kids, da qual foi semifinalista e, no mesmo ano, foi intérprete da versão de "Cool For The Summer", de Demi Lovato, que integrou a trilha sonora da novela "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz", da Rede Globo. No início de 2018, sua versão de "Meiga e Abusada", da Anitta, superou 11 milhões de views em seu canal no Youtube, que já conta com mais de 1 milhão de inscritos. Durante o ano passado integrou a girlband pop "BFF Girls" e é coautora do hit “Meu Crush”, que conta com mais de 91 milhões de visualizações. Agora, em 2019, a cantora foca em seu trabalho solo para se consolidar como um dos grandes nomes desta nova geração pop. Seu primeiro lançamento foi “A Gente Não Para”, que ultrapassa 2.4 milhões de views.

Variedades: Chico Teixeira Lança Disco 'Ciranda De Destinos'


Álbum com clássicos da MPB tem as participações especiais de Yamandu Costa, Almir Sater, Roberto Mendes e Renato Teixeira

Redação/Hourpress
O cantor, compositor e violonista Chico Teixeira lança Ciranda De Destinos, sexto álbum da carreira, segundo pela Kuarup Produtora. No projeto atual o artista traz clássicos da música brasileira de diversos sotaques, bem como canções de domínio público resgatadas por grupos folclóricos das regiões sul, sudeste e nordeste, contando desta forma, histórias de um povo unido por diferentes costumes e lutas.
O álbum de 10 faixas conta com a produção musical do próprio Chico Teixeira e tem participações muito especiais, são elas: Yamandu Costa, Almir Sater, Roberto Mendes e Renato Teixeira, seu pai. Além dos arranjadores João Oliveira (produtor musical e multi-instrumentista do Vale do Paraíba), Mauricio Novaes (multi-instrumentista e criador de conceituados jingles), Márcio Werneck (flautista que acompanha há anos o cantor e compositor Renato Teixeira) e Crispin Del Cistia (guitarrista e pianista do projeto Falso Brilhante, de Elis Regina). "A escolha das participações foi bem natural, são todos meus amigos. Não fui eu que escolhi, as coisas foram clareando, as canções pertenciam a eles".
A arte ficou por conta de Elifas Andreato, ilustrador responsável pelas capas de diversos discos de vinil dos anos 70: Paulinho da Viola, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Vinícius de Moraes e outros. Chico Teixeira é compositor nato, tendo praticamente todos os seus discos formados por canções autorais, mas neste procurou trazer uma abrangência maior da música popular brasileira.
No repertório, clássicos como a cantiga mineira Riacho de Areia, onde o violão e coro de Roberto Mendes se unem à variante Xaréu, da Chula Baiana, representando assim as congadas; Negrinho do Pastoreio, música gaúcha de lenda afro-cristã, que traz marca da luta contra a escravidão. Aqui, além da participação especial no violão, há o primeiro registro oficial do vocal de Yamandu Costa; O Trenzinho do Caipira faz uma junção do erudito com o popular; Nau Sertaneja, uma visão poética das tradições do povo vale paraibano, reconhecendo a região como um dos mais ricos berços lítero-culturais do país e Rancho Fundo, que representa tão bem o povo brasileiro.
"São músicas que eu já tinha vontade de gravar, fazem parte da minha vida e me emocionam. Tenho ligação com cada uma delas, elas estão dentro de mim", relata Chico Teixeira.
O som adotado por ele também é diferente dos demais, traz um formato intimista e acústico. "Sou muito fã de sons acústicos, como Duofel. Então, utilizei no máximo três violões neste projeto". "O público vai conhecer uma versão minha muito verdadeira e emocionante. Pesquisei muito para fazer o projeto, muito além das músicas, eu procurei a história delas", finaliza.

Faixas do álbum
1 – Trenzinho do Caipira (Melodia Heitor Villa-Lobos – Letra Ferreira Gullar) / 2 – Correnteza (Tom Jobim) / 3 - Riacho de Areia (Domínio Público) / 4 – Três Nascentes (João Pacífico) / 5 – Linda Morena (Riachão) / 6 – Rancho Fundo (Lamartine Babo e Ary Barroso) / 7 – Negrinho do Pastoreio (Domínio Público) / 8 – As Rosas Não Falam (Cartola) / 9 – Rio Doce (Zé Geraldo) / 10 – Nau Sertaneja (Renato Teixeira).

Sobre a Kuarup
Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.



Economia: Caixa explica regras para saque imediato do FGTS


Medida provisória estabelece novo limite de retirada

Agência Brasil

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou hoje (13) as regras para a liberação do valor complementar do Saque Imediato do FGTS. Além de Guimarães, o vice-presidente do Agente Operador da Caixa, Paulo Henrique Angelo Souza, também falou sobre o calendário de saques e esclareceu dúvidas sobre o tema.
A Lei 13.932/2019, sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, estabelece novo limite de valor do Saque Imediato do FGTS para até um salário mínimo (R$ 998 em 2019), para trabalhadores que tinham até R$ 998 na conta vinculada do FGTS em 24/07/2019. Para quem tinha saldo maior, porém, o limite do saque continua em R$ 500. A regra vale para cada conta que o trabalhador tem no fundo, e não para o somatório delas. De acordo com o governo, a medida injetará mais R$ 3 bilhões na economia.

Veja o vídeo:

Transmissão encerrada às 9h41

Economia: Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20


Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo


Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal vai liberar o saque complementar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir da próxima sexta-feira (20). Mais de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas, segundo o  vice-presidente do Agente Operador da Caixa, Paulo Henrique Angelo Souza. A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo nas redes sociais para explicar sobre o novo limite de saque.
Só terá direito ao saque extra quem tiver alguma conta de FGTS, ativa ou inativa, cujo saldo era de até R$ 998 (atual valor do salário mínimo) em 24 de julho deste ano. Quem tiver saldo acima desse valor na conta do FGTS só poderá retirar os R$ 500 originalmente previstos. O limite vale para cada conta, separadamente.
O limite do saque imediato subiu com a sanção da lei de conversão de medida provisória nº 13.932/2019.
Dessa forma, um trabalhador que tinha R$ 998 numa conta do FGTS e R$ 1 mil em outra conta até 24 de julho só poderá sacar R$ 998 da primeira conta e R$ 500 da segunda. Nesse caso, se o trabalhador tiver retirado R$ 500 de cada conta na primeira etapa do saque imediato, poderá sacar os R$ 498 restantes da primeira conta e não poderá retirar mais nada da segunda.
Para saber se tem direito ao saque adicional, o trabalhador deve consultar o extrato do FGTS na página na Caixa na internet. A consulta também pode ser feita no aplicativo FGTS, disponível nos smartphones dos sistemas operacionais Android, iOS e em computadores com o sistema Windows.
Para a consulta, basta o trabalhador digitar o número do CPF e a senha para verificar o extrato. Caso não tenha senha ou tenha se esquecido, o trabalhador deve cadastrar uma nova senha, mas, para isso, deve ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado na carteira de trabalho, no cartão do cidadão ou no extrato impresso do FGTS.
Ao acessar a conta, o trabalhador deve clicar no botão Extrato Completo, onde aparecem todas as contas do FGTS, ativas e inativas, em seu nome. O correntista deverá clicar nas informações de cada conta. Caso tenha saldo de até R$ 998 em 24 de julho, poderá sacar até esse limite.
Se o trabalhador não tiver feito o saque imediato nos últimos meses, poderá retirar até R$ 998 da conta com saldo de até um salário mínimo. No entanto, caso já tenha feito a retirada, poderá sacar a diferença entre R$ 500 e o saldo remanescente.

Depósito automático

Quem tem conta na Caixa vai receber o depósito complementar automaticamente. Para quem não tem conta, é preciso buscar atendimento nas agências da Caixa, em terminais de autoatendimento e em casas lotéricas. “Quem não tem conta na Caixa saca nos terminais de autoatendimento, nas mais de 13 mil casas lotéricas no Brasil”, disse Souza. Ele explicou que não importa se a conta do FGTS é ativa ou inativa para fazer o saque.
O vice-presidente lembrou que no próximo dia 18 tem início o pagamento do saque imediato para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Por isso, agências da Caixa terão o horário de atendimento ampliado em 2 horas.
O dinheiro do saque imediato ficará disponível até o dia 30 de março de 2020.

Economia: Dívida recorde das famílias paulistanas atinge 60,5% em novembro


Consumidores foram às compras após facilitação de crédito

Agência Brasil

O endividamento na capital paulista atingiu 60,5% dos lares em novembro, registrando mais um recorde histórico, com o maior nível desde 2010. O resultado significa que 2,38 milhões de famílias permanecem com algum tipo de dívida. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta sexta-feira (13).
Em relação ao mesmo período de 2018, o levantamento mostra que houve alta de nove pontos percentuais. Na comparação com outubro, a elevação foi de 0,7 ponto percentual.
Apesar da expansão do nível de endividamento, a inadimplência caiu, passando de 22,8% em outubro para os atuais 21,9%. A dificuldade de pagar contas atrasadas ainda está, no entanto, mais alta do que em novembro do ano passado e atinge 862 mil famílias. 
O principal tipo de dívida das famílias continua sendo o cartão de crédito (75,5%). Na segunda posição, ficaram os carnês (13,8%), seguidos pelo financiamento de casa (10,9%) e financiamento de carro (10,4%), com praticamente o mesmo percentual.
Segundo a FecomercioSP, com o retorno da liberação de recursos pelas instituições financeiras, os consumidores voltaram a comprar no crédito, inclusive, ampliando os gastos para bens duráveis. O cenário explica o aumento do uso do cartão e do endividamento em novembro mas, para a instituição, o dado é positivo já que revela movimento da economia e queda na inadimplência.
A pesquisa ainda mostrou que 12% dos entrevistados afirmaram que pretendem obter algum tipo de crédito nos próximos três meses. O dinheiro, segundo pesquisados, será destinado principalmente para a aquisição de produtos (17,6%). Apenas 10,9% disseram que usarão o dinheiro para pagar dívidas.
Para a Federação, com o mercado de trabalho mais aquecido, juros reduzidos e inflação controlada, o parcelamento sem juros se torna uma ótima opção de pagamento, pois o consumidor não precisa se desfazer do seu dinheiro para quitar o produto ou serviço no ato. A recomendação da FecomercioSP é para que os comerciantes pesquisem quais máquinas de cartão são mais vantajosas diante desse cenário e ajudam a melhorar o giro do fluxo de caixa.
Na visão da entidade, a tendência é de que com o bom desempenho da economia, o crédito continue em expansão. O resultado deve ser a manutenção do endividamento e redução da inadimplência.
A PEIC é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. O objetivo da pesquisa é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor.

Geral: O sol é para todos, assim como os cuidados com a pele


Tomar sol é um hábito saudável


Redação/Hourpress

O Verão está chegando e é possível aproveitá-lo mesmo longe das praias. Com o calor e dias de sol, o número de pessoas em atividades ao ar livre tende a aumentar. Mas engana-se quem pensa que não são necessários os mesmos cuidados de quem preferiu as praias. O protetor solar continua sendo o principal aliado em qualquer cidade ou estação do ano.
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) reuniu algumas orientações simples que podem reduzir os riscos de desenvolver o câncer de pele ao longo da vida.
Cuidado deve ser levado a sério mesmo em dias nublados
Tomar sol é um hábito saudável, mas a exposição acumulada a raios ultravioletas (UV) é um fator de risco para o câncer de pele, que pode ser carcinoma ou melanoma, este mais agressivo e com alta taxa de mortalidade. Para evitar os prejuízos causados pelos raios UV sobre a pele, a SBOC recomenda o uso de protetor solar de fator 30 ou mais em toda exposição ao ar livre. O uso deve ser mais frequente se a exposição acontecer entre 10 h e 16 h e se a pessoa tiver pele mais clara.
"Nuvens não protegem da radiação, o que vai garantir a proteção é o uso de protetor solar. Para quem pratica atividades ou esportes ao ar livre, bonés e camisetas com proteção ultravioleta também são aliados por conta da praticidade", reforça o Dr. Rodrigo Munhoz, diretor da SBOC.
A proteção precisa ser incluída na rotina diária
É verdade que os riscos dos raios solares aumentam durante o verão, mas o cuidado vale para o ano todo. "Os níveis de radiação ultravioleta em São Paulo, no inverno, são quase tão altos quanto os de Paris no verão", compara Munhoz. Por isso, é importante incluir na rotina o uso de protetor solar em partes expostas no dia a dia e não esquecer de partes normalmente negligenciadas como mãos, nuca, orelhas e nariz.
Observar também é prevenir
Além da proteção diária a raios UV e UVA, fique atento às pintas no corpo, pois elas podem indicar que algo está errado. Profissionais em contato direto com a pele das pessoas, como depiladoras, tatuadores, massagistas, manicures, entre outros, podem ajudar no diagnóstico precoce. "É preciso ficar atento ao surgimento de novas manchas na pele ou a alterações em manchas já existentes, como modificações de cor, tamanho ou assimetria. Se isso acontecer, é recomendável procurar um dermatologista para que se faça o diagnóstico correto e encaminhe o paciente a um oncologista, se necessário", reforça Dr. Munhoz.

Geral: Idosos produzem enfeites de Natal utilizando técnica do origami


Redação/Hourpress

Tão importantes quanto o cuidado físico, as atividades lúdicas ajudam a manter a saúde mental de pessoas idosas. Dentro dessa filosofia, a Residencial Club Leger, localizado no coração de São Paulo, próximo ao Parque Estadual do Jaraguá, vem oferecendo, uma vez por semana, curso de origami aos seus residentes. A média de idade da turma é de 84 anos. Eles estão produzindo os enfeites de Natal que serão instalados em todo espaço, como guirlandas, estrelas e a árvore de Natal, utilizando a secular e tradicional técnica japonesa.
- Além do aspecto lúdico, trabalhamos questões importantes para esta faixa etária, como a concentração, coordenação motora, cognição e interação social. Eles ficam muito felizes, chega a ser uma farra, pois brincam e se divertem também. Os benefícios são múltiplos- explica Vinícius Neves, gerente executivo do empreendimento.
Nos idosos, este tipo estímulo tem como objetivo ajudar pacientes e familiares a conviver ou superar os déficits cognitivos. As atividades também diminuem as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.
A professora do curso, Dona Luiza, também tem 84 anos e é descendente de japoneses. Além de ministrar as aulas, ela também busca na atividade um meio de se manter ativa nestes encontros semanais.
- Esse é um período da vida onde a pessoa tende a ficar mais sozinha. A própria Dona Luiza passou por perdas recentes e o fato de sair de casa e ter essa atividade fez com que ela conseguisse superar uma fase não muito boa - explica Vinícius, destacando que o Leger tem entre seus objetivos prioritários estimular o convívio social dos residentes com atividades diárias, como as sessões de musicoterapia.
Os fatores que podem definir um envelhecimento bem-sucedido são a autonomia, a independência e o envolvimento ativo com a vida, a família, os amigos, o lazer e a sociedade. Além disso, o equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do indivíduo é um aspecto relevante para a obtenção de uma velhice saudável

Geral: Pancadão é tema de discussão em Comissão na Câmara Municipal de SP


 A discussão trouxe importantes contribuições para tentar resolver o problema



Redação/Hourpress
Vereadores, representantes do Executivo e da sociedade civil discutiram, nesta quinta-feira (12), na Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, os bailes funk dos bairros periféricos da cidade de São Paulo. Também foram debatidas propostas de políticas públicas de lazer e entretenimento para a população jovem dessas regiões.
A discussão é consequência da morte de nove jovens, no início de dezembro, após ação policial no Baile da Dz7, famoso Pancadão, como também são chamados os bailes funk, da favela de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, reunindo em média entre 3 mil e 5 mil pessoas. Outras 12 pessoas ficaram feridas no incidente.
Segundo Renata Alves, uma das coordenadoras da Associação de Mulheres de Paraisópolis, o primeiro passo para a construção de um ambiente saudável de lazer e entretenimento na periferia é o diálogo. Presente ao debate, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Alberto de Souza Júnior, também destacou a necessidade de mais investimentos públicos na periferia.
Para Rubia Mara, representante da Evidência Paralella, empresa de comunicação que presta serviços a afroempreendedores voltados ao mercado funk da periferia, é preciso haver mais valorização das periferias. Participante da discussão, o coordenador de centros culturais e teatros da Secretaria Municipal de Cultura, Pedro Granato, defendeu a proteção ao funk, para ele uma manifestação autêntica e vibrante dos jovens.
Na avaliação da vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), a discussão trouxe importantes contribuições para tentar resolver o problema. Segundo ela, o poder público tem capacidade de promover ações capazes de impedir novas tragédias.


Geral: Rentbrella compartilha mais de 30 mil guarda chuvas


É na Chuva que a Rentbrella se destaca


Redação/Hourpress

 Rentbrella, maior empresa de compartilhamento de guarda-chuvas do mundo, tem mais de 350 estações instaladas principalmente em prédios comerciais e mais de 60 mil guarda-chuvas compartilhados.

O clima abafado e cinzento continua na capital paulista nesta sexta-feira (13). A aproximação de uma nova frente fria impede a estabilização do cenário meteorológico, e garante pancadas e chuva durante tarde e noite. A tarde pode ter algumas aberturas de sol na Grande São Paulo.

É na Chuva que a Rentbrella se destaca. Durante essa semana, que choveu todos os dias, a Rentbrella compartilhou mais de 30 mil guarda chuvas por dia. Isso mostra o quanto a população está gostando da ideia de não ter que ficar mais levando guarda chuva pra cima e pra baixo, porque sabe que pode contar com os da startup.

Além disso, esse número só tende a aumentar, porque a Rentbrella acabou

Geral: Síndicos apostam em aplicativos para melhorar gestão de condomínios


Ferramentas ajudam da organização dos estoques a gerenciamento de obras


Redação/Hourpress

A administração de condomínios começa a entrar numa nova era. O desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas vem permitindo que síndicos e administradores tenham informações mais precisas e organizadas, além de reduzir custos. De olho nessas mudanças e demanda do mercado, a CIPA, uma das maiores administradoras de condomínios do país, lançou, recentemente, o Gestor Condomínio, funcionalidade aplicada dentro do Aplicativo CipaAtualmente, a ferramenta está disponível apenas para os clientes da empresa e estará disponível a todo mercado a partir de janeiro.

O objetivo é fazer com que o gestor tenha acesso a funcionalidades sobre estoque de materiais, lista de tarefas, realização de vistoria, cadastramentos de patrimônio e espaço, além de outras funcionalidades.

- A novidade permite que o usuário gerencie todas as demandas existentes no condomínio. Ao pintar a fachada, por exemplo, o síndico terá acesso a todas as atividades relacionadas ao processo, como emissão de documentos de responsabilidade técnica e contratação de seguro para obra. É possível estabelecer prazo para cada tarefa e gerenciar com maior controle e organização - explica o diretor de negócios condominiais da CIPA, Cláudio Affonso

Outra função do aplicativo é o gerenciamento do estoque e almoxarifado, oferecendo ao síndico maior controle e equilíbrio nas despesas. Toda a movimentação do material passa a ser monitorada, incluindo a aquisição ou uso dos materiais necessários. O relacionamento com a equipe de manutenção também ganha funcionalidade no aplicativo. É possível cadastrar demandas, permitindo mais agilidade no trabalho.

- O aplicativo permite que todo os bens do condomínio sejam cadastrados, incluindo mobília, eletrônicos e equipamentos, facilitando o gerenciamento do síndico. Há ainda uma opção de "Funcionalidade Vistoria", onde o usuário pode vistoriar todos os ambientes cadastrados. Ao final, é gerada uma ordem de serviço para que o gestor possa resolver os problemas - acrescenta Affonso.

A Group também trabalha em soluções tecnológicas para administração de condomínios. Ela oferece produtos voltados à segurança, como controle total de entrada e saída dos condomínios; gestão de pessoal automatizada; modernização do processo contábil; segurança e controle no momento das compras.

Túnel do Tempo: AI-5 mergulhava o Brasil nas trevas



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 13 de dezembro de 1968 é editado o Ato Institucional nº 5, acompanhado do Ato Complementar nº 38. O presidente ganha o direito de interferir nos outros Poderes da República, podendo intervir nos Estados e municípios sem as limitações previstas na Constituição. O Congresso Nacional é fechado. O Regime Militar ganhava carta branca para perseguir opositores políticos, torturar e matar.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida São João


Luís Alberto Alves/Hourpress


A história da Avenida São João remonta a 1651. Naquele ano, os paulistanos Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram à Câmara Municipal a doação de terrenos na área delimitada pelos Ribeirões Anhangabaú e Yacuba. Nascia assim uma tosca trilha de terra batida que fazia a ligação dessas propriedades com a chamada colina histórica de São Paulo.

Logo, esse rústico caminho passou a ser conhecido como Ladeira do Acu,abreviação de Yacuba, que começava no antigo Largo do Rosário  (atual Praça Antonio Prado) e terminava onde hoje é o Largo do Paiçandu. Como ladeira, a São João permaneceu durante todo o século 18.

O seu nome é homenagem a São João Batista, que no catolicismo é o protetor das águas. Visto que os córregos que margeavam a ladeira eram perigosos, que desaguavam onde hoje é o Vale do Anhangabaú. Nesta região era comum assaltos ou esconderijos de ladrões. O nome de Avenida São João (foto) foi oficializado em 1916.