Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Morte de Martin Luther King



O pastor Martin Luther King ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964

Luís Alberto Alves
 A morte do pacifista: No dia 4 de abril de 1968, aos 39 anos, terminou a jornada do pastor e líder pacifista Martin Luther King Jr. Prêmio Nobel da Paz em 1964 ele combatia a desigualdade racial através da não violência nos Estados Unidos.
 Odiado por muitos segregacionistas do Sul, King foi atingido com um tiro no pescoço quando estava na sacada de um hotel, momentos antes de participar de marcha em Memphis, Tennessee.  Pastor na igreja Batista, em 1955 liderou boicote aos ônibus da cidade de Montgomery e criou a Conferência da Liderança Cristã do Sul em 1957.
 Sua luta o levou a fazer a célebre Marcha sobre Washington em 1963, onde proferiu o famoso discurso “I Have Dream”. Depois de ganhar o Nobel da Paz, King passou a criticar a pobreza e a Guerra do Vietnã, despertando ira no FBI, que suspeitava que ele fosse comunista.
 Ao adaptar as ideias de desobediência civil criadas por Mahatma Gandhi, King obteve êxito em suas manifestações reprimidas violentamente pela polícia norte-americana, principalmente no Sul do país, onde o racismo era maior. A feroz repressão contra os negros ganhou as páginas de jornais e revistas de todo o mundo, tornando-se o principal assunto político nos Estados Unidos na década de 1960.
 A organização e a liderança de marchas a fim de conseguir o direito ao voto (até 1964 negros não podiam votar nem serem eleitos nos Estados Unidos), o fim da segregação, discriminação no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei norte-americana com a aprovação de Lei de Direitos Civis (1964) e da Lei de Direitos Eleitorais (1965).



Radiografia de Sampa: Rua Vergueiro




A Rua Vergueiro começa na Liberdade (Centro) e termina no Ipiranga (Zona Sul)


Luís Alberto Alves

 Nicolau Pereira de Campos Vergueiro nasceu em Bragança, Portugal no dia 20 de dezembro de 1778. Bacharel em leis pela Universidade de Coimbra tomou o Brasil como pátria adotiva estabelecendo-se em São Paulo com banca de advogado.

  Foi também fazendeiro e introduziu o trabalho livre do colono europeu pelo sistema de parceria. Representou a Província (Estado) de São Paulo nas Cortes portuguesas em 1822, na Constituinte brasileira em 1823 e na primeira legislatura. Em 1828 foi eleito senador por Minas Gerais. Ocupou as pastas do Império, da Justiça e Fazenda.

 Foi membro da Regência Provisória que se seguiu à abdicação de D.Pedro I, diretor do Curso de Direito de São Paulo de 1837 a 1842, um dos primeiros membros do governo paulista. Lutou pela Independência como bom brasileiro. Como membro da comissão política brasileira, dado o seu voto em separado, gesto que produziu enorme escândalo, foi considerado o fator mais enérgico da emancipação política do Brasil.

 Sua ação agravou-se com a recusa de assinar a constituição portuguesa. Acusado como um dos promotores da revolução de 1842, o Senado julgou a acusação improcedente. Era do Conselho do Imperador, Grã - Cruz da Ordem do Cruzeiro e membro do Instituto Histórico.

Escreveu: "Memória Histórica", sobre a fundação da fábrica de ferro de Ipanema, em 1822, e "Resposta" dada ao Senado sobre a pronúncia contra ele proferida pelo Chefe de Polícia de São Paulo, J.A.G. de Menezes, no processo da revolta de 17 de maio de 1842. Faleceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1859. A Rua Vergueiro começa no bairro da Liberdade, Centro de SP, e termina no bairro do Ipiranga, Zona Sul.


Geral: Governo proíbe publicidade a crianças



Luís Alberto Alves

O texto completo (http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=04/04/2014) diz que “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor. 
O mercado publicitário terá de obedecer todas as regras baixadas pelo governo

A resolução lista os seguintes aspectos que caracterizam a abusividade:A) linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores; B) trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; C) representação de criança; D) pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; E) personagens ou apresentadores infantis; F) desenho animado ou de animação; G) bonecos ou similares; H) promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil;  I) promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.

 Com a resolução, a partir de hoje fica proibido o direcionamento à criança de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites, embalagens, promoções, merchadisings, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda. 

 O texto versa também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior de creches e escolas de educação infantil e fundamental, inclusive nos uniformes escolares e materiais didáticos.

 Para o Conanda, composto por entidades da sociedade civil e ministérios do governo federal, a publicidade infantil fere o que está previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código de Defesa do Consumidor. O Instituto Alana integra o Conanda, na condição de suplente, e contribuiu junto aos demais conselheiros na elaboração e aprovação desse texto.

 “A partir de agora, temos que fiscalizar as empresas para que redirecionem ao público adulto toda a comunicação mercadológica que hoje tem a criança como público-alvo, cumprindo assim o que determina a resolução do Conanda e o Código de Defesa do Consumidor”, sugeriu Pedro Affonso Hartung, conselheiro do Conanda e advogado do Instituto Alana. “É um momento histórico. Um novo paradigma para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil”, comemorou Pedro.


Geral: Obesidade no Brasil atinge crianças e adolescentes


A obesidade já atinge quase 15% das crianças brasileiras

Luís Alberto Alves

 Estudos apontam que, atualmente, em torno de 14,3% das crianças (6-9anos) e 21,7% dos adolescentes (10-19anos) brasileiros são considerados obesos. Os números para excesso de peso, na mesma pesquisa é de 33,5% para crianças e 40% para os adolescentes. Os índices são semelhantes aos registrados em países como os Estados Unidos, onde aproximadamente 27,7% de crianças (6-10 anos) e 17% de jovens estão acima do peso ideal.

 A principal causa desse problema é o excesso do consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras. Tal preferência alimentar, somada à falta da prática de atividades físicas regulares e muitas horas em frente às telas de computadores, celulares, TVs e videogames, contribui para o crescimento da população obesa cada vez mais cedo.

 Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que entre os anos de 2002 e 2003, 16,7% dos meninos entre 10 e 19 anos apresentavam excesso de peso. Entre as meninas o índice era de 15,1%. Já entre os anos de 2008 e 2009, os percentuais saltaram para 21,7% entre os meninos e 19,4% entre as meninas. No ano de 1970, o registro do IBGE de excesso de peso infantil era de apenas 3,7%.

 Preocupado com o registro de obesidade e sobrepeso em uma população cada vez mais jovem, a área de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês promove, entre os dias 7 e 11 de abril, o encontro “Múltiplos Olhares Sobre a Obesidade Infantil”, que ocorre durante a Semana de Combate à Obesidade Infantil, instituída para marcar os debates a respeito desta questão .

 “O ganho excessivo de peso na infância e adolescência contribui para o aparecimento cada vez mais precoce de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto”, afirmou Cláudia Cozer, coordenadora do Núcleo Avançado de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota), do Hospital Sírio-Libanês.

 A médica destaca, ainda, a importância dos pais, professores e familiares na aquisição de hábitos alimentares saudáveis por parte das crianças e adolescentes. “Crianças pequenas não vão às compras, não são elas que têm o poder de decisão do que entra no carrinho de supermercado ou de qual será o cardápio de almoço e jantar.

 São os pais quem decidem como será a refeição dos pequenos. Não basta ter alimentos saudáveis para oferecer aos filhos, os pais têm que comer igual as crianças, eles têm de ser exemplos. Por isso, pai e mãe são decisivos nas escolhas alimentares dos filhos. Pais com maus hábitos alimentares tendem a criar filhos com maus hábitos alimentares”, afirma a especialista.

 A médica faz um alerta aos pais sobre a importância de verificarem os índices nutricionais do que as crianças consomem nas escolas “Salgadinhos industrializados, frituras, doces e refrigerantes contêm altos teores de açúcar, sal e conservantes. Eles devem ser substituídos por alimentos frescos, pouco processados, frutas e sucos naturais”, diz a especialista.

                                                            Sedentarismo

 A vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos, leva muitas famílias a não incentivar a criança à prática de atividade física. Jogos eletrônicos, videogames e computadores substituem atividades ao ar livre como andar de bicicleta e jogar bola. O recomendado pelos especialistas é de que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos uma hora de atividade física por dia ou diminua as horas gastas com aparelhos eletrônicos para 4h/dia.

                                                            Visão

 A obesidade infantil não deve ser encarada como fato isolado e sim como uma questão que precisa ser tratada de forma multidisciplinar. “A abordagem tem que ser feita de forma multiprofissional, por médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Daí o tema e o escopo do encontro que estamos promovendo, com a participação de diferentes especialistas e uma programação voltada para a educação e orientação dos familiares dentro desse tema”, alertou Sérgio Zanetta, superintendente de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês.


Economia: Nota fiscal paulista vai pagar quase R$ 1 bilhão


O dinheiro é referente compras feitas no segundo semestre de 2013

Luís Alberto Alves

 Créditos são referentes a compras realizadas no segundo semestre do ano passado. Em mais de seis anos, programa supera a marca de R$10 bilhões em créditos e prêmios liberados aos consumidores 

A Nota Fiscal Paulista libera nesta sexta-feira (4) o valor total de R$ 999,87  milhões em créditos referentes a compras realizadas no segundo semestre de 2013. Essa é a maior quantia já devolvida aos consumidores desde o início do programa e supera a marca de R$ 930,4 milhões liberados em abril do ano passado.

 Os usuários cadastrados no sistema podem transferir seus créditos para uma conta corrente ou poupança de sua titularidade. Basta acessar o site
 
www.nfp.fazenda.sp.gov.br, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada. Também é possível reservar os créditos para abater do IPVA do próximo ano, mas essa opção estará disponível no sistema apenas no mês de outubro.

 Os valores ficam à disposição dos consumidores por cinco anos e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. De acordo com as regras da Nota Fiscal Paulista, todas as solicitações de resgate realizadas no decorrer da semana sempre são creditadas na conta bancária ou de poupança dos solicitantes na semana seguinte. 

Créditos liberados
Abril - 2008 R$ 765 mil
Outubro - 2008 R$ 270,9 milhões
Abril - 2009 R$ 558,4 milhões
Outubro - 2009 R$ 514,9 milhões
Abril - 2010 R$ 679,9 milhões
Outubro - 2010 R$ 615,2 milhões
Abril - 2011 R$ 760,9 milhões
Outubro - 2011 R$ 762,9 milhões
Abril - 2012 R$ 921,7 milhões
Outubro - 2012 R$ 829,1 milhões
Abril - 2013 R$ 930,4 milhões
Outubro - 2013 R$ 805,6 milhões
Abril - 2014 R$ 999,8 milhões

 Criada em outubro de 2007, a Nota Fiscal Paulista distribuiu a consumidores que fizeram compras no Estado de São Paulo cerca de R$ 9,7 bilhões em créditos. Somados ao R$ 1 bilhão de prêmios dos 64 sorteios realizados, o valor total chega a R$ 10,7 bilhões. Atualmente, 15,8 milhões consumidores estão cadastrados no sistema. Neste período, a Secretaria da Fazenda já processou mais de 29 bilhões de documentos fiscais emitidos por mais de 900 mil estabelecimentos comerciais. 

Variedades: Entre Vales, longa-metragem de Philippe Barcinski estará nas telas do cinema em maio


Ângelo Antônio é um dos destaques do filme Entre Vales


Luís Alberto Alves

 Ângelo Antônio é o protagonista do filme, que tem participação especial do ator uruguaio Daniel Hendler. Entre Vales é uma coprodução do Brasil, Uruguai e Alemanha, rodado em Paulínia (SP) e cooperativas de reciclagem e aterros sanitários de São Paulo e Rio de Janeiro.

O filme ganhou o II Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano e o Prêmio do Público, no 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2013. Ele narra a história de Vicente, economista pai de Caio e marido de Marina, dedicada dentista. Ele tem vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.

 Ângelo Antônio, Melissa Vettore, Inês Peixoto, Daniel Hendler e Matheus Restiffe formam o elenco do longa, com fotografia de Walter Carvalho e lançamento nos cinemas em 8 de maio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

 Ambientado em lixões, aterros sanitários e cooperativas de reciclagem, e amparado em extensa pesquisa. O filme percorre o complexo universo do lixo e das perdas, algumas das principais preocupações da contemporaneidade e apresenta, através de uma história envolvente, atual e necessária, uma metáfora do lixo e da reciclagem, numa abordagem artística a partir de camadas humanas, (des) cobrindo as emoções enterradas e escondidas na vida das grandes metrópoles urbanas.

Entre Vales é produzido pela Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes, com diversos patrocínios. Philippe Barcinski recebeu mais de 60 prêmios por seus trabalhos com os curtas  A EscadaPalíndromo e A Janela Aberta e com o longa-metragem Não Por Acaso, que tem Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros no elenco. Participou dos principais festivais internacionais, como Cannes, Berlim e Rotterdam, e teve seus trabalhos exibidos em TVs como Sundance Channel, Channel Four e Chanel Plus. Dirigiu ainda programas e séries para TV Globo, MTV, TV Cultura e ARTE.

Ficha Técnica
Brasil/Uruguai/Alemanha, 2012, 80 min, cor. Direção: Philippe Barcinski
Roteiro: Fabiana Werneck Barcinski e Philippe Barcinski   
Empresas produtoras: Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes
Empresas coprodutoras: Cordón Films (Uruguai) e Augenschein Filmproduktion (Alemanha). Produção: Malu Viana Batista, André Montenegro, Rui Pires e Philippe Barcinski. Produção Executiva: André Montenegro e Malu Viana Batista.  Coprodutores: Micaela Solé (Uruguai), Luciana Dolabella (Alemanha), Jonas Katzenstein (Alemanha), Maximilian Leo (Alemanha) e Ângelo Antônio.
Fotografia: Walter Carvalho, abc
Direção de Arte: Marcos Pedroso 
Montagem: Leopoldo Joe Nakata
Fotos Still: Ding Musa
Distribuição: Imovision



Variedades: Filarmôrnica de Pasárgada se apresenta em Guarulhos




O grupo é formado por alunos da ECA/USP e já acompanhou vários artistas de renome


Redação

 A Filarmônica de Pasárgada, grupo formado em 2008 por alunos da ECA-USP, em São Paulo, faz apresentação gratuita na Tenda do Bosque Maia na tarde deste sábado, Jardim Maia, Guarulhos, Grande SP.

 A orquestra, um projeto financiado pelo ProAC, traz influências de muitos galhos da árvore musical brasileira e mostra seu trabalho a partir das 16 horas.
O grupo gravou seu primeiro disco, “O Hábito da Força”, pelo selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes.

  Além de ter participações de Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Lurdez da Luz, entre outros, o disco foi produzido por Alê Siqueira. Em 2013, a Filarmônica participou das gravações do disco “Imprensa Cantada”, de Tom Zé.

Serviço: O Bosque Maia fica na Avenida Paulo Faccinni, s/nº, Jardim Maia,Guarulhos, Grande SP. O evento é gratuito.