Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Morte de Anne Frank




Luís Alberto Alves

Gestapo: No dia 4 de agosto de 1944, Anne Frank (foto), a menina judia que deixou diário  sobre o tempo que passou escondida em porão, é descoberta pela polícia nazista, Gestapo.


Radiografia de Sampa: Alameda Lorena



A Alameda Lorena tem várias casas comerciais
Luís Alberto Alves

  Cidade Paulista. A povoação de Lorena, fundada em 1705 na região conhecida pelo nome de Epacaré ou Guaipacaré, foi criada freguesia em 1718 com a denominação de Nossa Senhora da Piedade de Epacaré.

 A sua elevação a Vila data de 14 de novembro de 1788 com o atual nome de Lorena, em honra ao capitão-general Bernardo José de Lorena. A Alameda Lorena fica no Jardim Paulista, em SP.


Geral: Proposta prevê meia-entrada para doadores de sangue



Com essa medida, os bancos de sangue terão mais brilho do sol de doações

Luís Alberto Alves
A Câmara dos Deputados analisa projeto que permite a meia-entrada em eventos públicos de cultura, esporte e lazer para doadores regulares de sangue. A proposta (PL 7.254/14), do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), determina que tanto no ato da compra do ingresso, como no momento de entrada no evento, seja exigida a identificação oficial de doador regular de sangue.
De acordo com o texto, são doadores regulares de sangue aqueles assim identificados pelos hospitais e bancos de sangue oficiais.
Segundo o deputado Leite, o objetivo da proposta é reconhecer e premiar os doadores. “Essa proposta vai incentivar a doação periódica de sangue. E todos sabem o significado e o impacto que isso terá em hospitais e bancos de sangue, sempre necessitados desse precioso bem”, afirmou o parlamentar.
                                                                      Tramitação
O projeto, que tramita em 
caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Opinião: A Era da autonomia: o que esperar dos líderes do futuro?


Hoje para liderar é preciso usar novos paradigmas

*Branca Barão

 As novidades e transformações dos últimos 20 anos geraram mudanças de impacto no mundo moderno, corporativo, nas relações pessoais e profissionais e nos modelos de negócios. Mais do que tecnologia, inovação e competitividade, as grandes corporações descobrem, cada dia mais, que as lideranças são peças-chave para garantir  sua continuidade e futuro no mercado.

  Os desafios são inúmeros: a rapidez com que o mercado muda, a adaptação à geração Y que já está atuando, e os desafios da nova geração Z que chega agora no mercado de trabalho e enchem de perguntas não só os líderes de hoje, mas dirá muito sobre o que os líderes do futuro devem ser.

 Já existe uma expectativa clara sobre o líder de hoje: que ele deixe de ser ‘chefe’, ensine, desenvolva, inspire, direcione, motive, entre outros verbos de ação, além das competências técnicas. Mas os paradigmas da liderança atual mal foram solucionados e novos surgem para moldar as lideranças do futuro, de acordo com a escritora e especialista em comportamento humano, Branca Barão.

 “Vem aí, a Era da Autonomia, onde o prefixo "auto" passará a acompanhar de perto as competências, atitudes e expectativas do novo profissional.
Sem autoliderança, automotivação, autoconfiança e autonomia não será mais possível inovar, empoderar-se, empreender,” explicou Branca. 

 De acordo com a especialista, o líder do futuro saberá entender e lidar com essas novas gerações e estará disposto a dar autonomia aos seus liderados, direcionando-os para os resultados que corporação deseja: “estão entre competências fundamentais dos líderes do futuro a habilidade de se relacionar, entender e desenvolver as novas gerações, delegar e direcionar proporcionando liberdade de execução aos liderados e ser capaz de compartilhar, efetivamente novas ideias e modelos de interação no ambiente de trabalho,” ressaltou a especialista.   

 O Brasil ainda está se adaptando a esses novos modelos de liderança que foge do clichê do chefe que tudo sabe, decide, ordena e vê. As novas gerações, que já estão no mercado de trabalho querem aprender, aprimorar conhecimento e admirar seus liderados, antes de obedecê-los.

                                                                   Sobre Branca Barão
Especialista em comportamento humano e master trainer em programação neurolinguística, a consultora, escritora e palestrante Branca Barão viaja pelo Brasil há mais de 14 anos ministrando palestras e cursos personalizados com metodologia própria que une interatividade, emoção e experiência para estimular a capacidade de comunicação, a criatividade e a inovação, propondo novas formas de engajamento e mudanças comportamentais para empresas de diversos segmentos. 

Autora do livro "8 ou 80 – Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você!" com mais de 10 mil cópias vendidas, presente no ranking dos mais vendidos de 2013 nas principais listas do país (Veja, Laselva e Publishnews).

É Coautora dos livros "Manual de Treinamento e Desenvolvimento - Volume I - Gestão e Estratégias" e "Ser + com T&D". Mais de 46 mil pessoas já participaram de suas palestras contratadas por mais de 90 empresas de renome.


Variedades: Eu escolhi te esperar, a Websérie



Diversos candidatos se inscreveram para participar da Websérie

Luís Alberto Alves

 Cerca de 180 pessoas entre jovens, adolescentes e adultos se inscreveram para as audições da web série Eu Escolhi Te Esperar, realizadas em São José dos Campos, nos dias 27 e 28 de julho.

 A decisão de esperar pela pessoa certa e de não fazer sexo até o casamento - o lema do movimento Eu Escolhi Esperar (EEE) - serviu de inspiração para o diretor e roteirista e Maurício Bettini escrever a série Eu Escolhi Te Esperar. Uma produção da Purpose Films, Produções Cinematográficas Cristãs, em parceria com a Academia de Artes Poema, com apoio do Movimento Escolhi Esperar, que deve ir ao ar em outubro.

 Frente à banca composta por três jurados, os candidatos, jovens e adolescentes, tiveram avaliadas a capacidade de interpretação e canto, uma exigência para o núcleo jovem da série. Já para os adultos, cantar não era essencial, mas nem por isso foi mais fácil, o texto que eles tiveram que interpretar para a banca examinadora era um monólogo, em close, de forte carga emotiva.

 Para a paulistana Alessandra da Silva Magalhães, de 16 anos, estudante de teatro, o sábado de audições foi um marco. "Faço parte de uma comunidade católica que adotou o EEE, por isso, fazer parte da série que vai falar a outros jovens a importância de esperar seria um grande desafio, mas também uma grande alegria". Sobre a audição ela disse que adorou até o frio na barriga: "faço aulas de teatro, mas é a primeira vez que passo por uma audição, fiquei nervosa, mas adorei a experiência".

 Os amigos mineiros, Suelen Santos e Luan Ribeiro, de 16 e 22 anos, também são pura animação com o teste. Eles saíram de Itajubá, MG, uma viagem de duas horas e meia de ônibus, para a audição, e estão entusiasmados. "Somos da mesma igreja e temos um grupo de teatro. Participar de um projeto como esse seria a realização de um sonho", declara Luan, que é estudante de direito. Para Suelen, que sonha em ser atriz, o teste não foi nada fácil, mas uma super experiência. "A gente veio decorando o texto e cantando no ônibus, maior mico! Frente às câmeras, fiquei super nervosa, mas valeu muito a pena. Se pelo menos um de nós passar, vai ser demais!" declarou a adolescente.

 Entre os adultos, a atriz de mais idade inscrita para a audição foi Lixa Palosa, 46 anos. Ao contrário da maioria dos candidatos, Lixa é uma atriz experiente, que já fez participações em filmes de Tizuca Yamasaki e outros diretores importantes para o cenário nacional. Ela diz que soube das audições pelas redes sociais e apesar de não conhecer o projeto, foi atraída pelo tema. "Achei a ideia fantástica! O amor é lindo e apesar de ter vivido a experiência do divórcio, ainda acredito no amor e no casamento. Ensinar os jovens a esperar em Deus pela pessoa certa é o maior legado que podemos deixar às futuras gerações".

 Nádia Cardoso, Robson Santana e Lucas Lima, sócios da Academia de Artes Poema, parceiros do projeto e membros da banca examinadora, falaram sobre a qualidade técnica dos candidatos e se disseram surpresos com a desenvoltura deles que, em sua maioria, tinha pouca ou nenhuma experiência com cinema ou teatro, mas mostraram muito potencial. "Nos sentimos  duplamente honrados com esse projeto. Primeiro por ter a oportunidade de conhecer tantos talentos em um só final de semana, depois por ter o privilégio de usar uma linguagem artística cinematográfica para falar de uma mensagem que para nós também é uma verdade", esclarece o ator e preparador vocal Lucas Lima.

 Para o diretor Maurício Bettini o final de semana foi muito positivo e surpreendente. "Ficamos surpresos e felizes com o número de inscritos no projeto e com a quantidade de jovens que vieram para audição atraídos pelo tema", contou. Ele atribui a grande procura ao número expressivo de jovens que aderiram ao movimento nas redes sociais mas também falou sobre uma nova postura dos jovens em relação ao amor a dois. "Acho que finalmente a banalização dos relacionamentos está fora de moda e as pessoas estão percebendo que o grande negócio é viver relacionamentos de verdade. Com a série queremos tornar ainda mais latente a ideia de que vale muito a pena esperar pelo verdadeiro amor", finalizou Bettini.

                                                               A websérie

 Um tempo certo para todas as coisas, esta é a mensagem principal da comédia romântica Eu Escolhi Te Esperar. De forma doce e apaixonante, a série conta a história de Thiago, um cara que já está na faculdade, mas ainda não perdeu a timidez e vive tentativas frustradas de conquistar uma garota. Thiago tem uma grande amiga, Bia, que acha que azarar é perda de tempo e que o certo mesmo é esperar. Entre conflitos familiares, diferenças culturais e muito aprendizado, eles vão enfrentar todas as dificuldades para se manterem firmes neste propósito de esperar e encontrar o verdadeiro amor.

                                                               Justificativa para o gênero

 A comédia é um dos gêneros mais explorados pelo mercado cinematográfico brasileiro por sua facilidade em entreter e comunicar. E esse é o objetivo da série Eu Escolhi Te Esperar, que se apropria dessa vantagem para apresentar uma nova proposta de relacionamento entre os jovens, propondo um modelo que valoriza a busca pelo amor verdadeiro e total distanciamento da exploração inconseqüente da sexualidade. 

                                                             Formato - por que websérie?

 O formato web série foi definido para o projeto porque hoje seu público está maciçamente conectado. A facilidade de poder acessar vídeos em qualquer lugar e assistir no horário em que preferir é um ponto importante para esse público. Além desses, outro fator importante é o baixo custo de produção e o fato de produtos desse tipo obter boa resposta do público quando migram para TV ou cinema.

                                                             Características e destaque

 A série foi inspirada em filmes e séries americanas como e outras comédias românticas que têm como ambiente colégios e rotina de famílias em casa. A série vai passar a ideia de que a história se passa na capital de São Paulo e a trilha será composta por músicas autorais interpretadas por alguns dos protagonistas.




Variedades: O estilo dos pais mais queridos de Hollywood, segundo Wanderley Nunes


Daniel Lewis é um dos destaques de Hollywood

Redação
 Para celebrar o dia dos pais, Wanderley Nunes elegeu alguns homens – que além de muito elegantes, são pais exemplares – para comentar sobre seus estilos e imagens. Com qual deles o seu pai se parece mais?
 - David Beckham – o esportista chique
 O David tem um corte clássico que pode ser usado organizado, como na foto, ou mais despenteado. Um verdadeiro exemplo de elegância, eu nunca vi o David Beckham com cabelo feio. Ele é um dos homens que mais soube expressar sua beleza na última década. Ele é capaz de ser ousado e clássico ao mesmo tempo. Mesmo nesta idade, ele continua sendo um homem extremamente charmoso e um dos mais cobiçados pelo público feminino.

- Brad Pitt – o galã
 Este corte mais longo é bem charmoso, pois pode ser usado com os fios para trás ou então de maneira mais despojada com os fios soltos. O cavanhaque, mesmo com alguns fios brancos, traz a ele uma imagem elegante e moderna. Ele é, sem dúvida, um dos homens mais bonitos do mundo. Nunca é só o cabelo dele que está bom, e sim o conjunto. Posso dizer que ele sempre está com o melhor visual entre os homens famosos.

- Johnny Depp – o despojado
 O Johnny Depp é um cara que muda muito a cada personagem. Com esse corte da foto, ele fica com uma aparência descontraída e despretensiosa. O cabelo tem movimento e dá um ar jovem a ele. Ele é um homem de várias facetas que se veste de personagens únicos como um verdadeiro camaleão. Ele traz o bom gosto com muita personalidade, vai do irreverente ao reverente como poucos.

- Daniel Day-Lewis – o grisalho charmoso
 O cabelo que ele tem deixa o homem com visual despojado. Esse corte pode ser usado de vários jeitos e fica bem inclusive em quem não tem o cabelo grisalho. Mas eu garanto que as mulheres amam homem de cabelo grisalho com esse corte! Além de estiloso, o Daniel Day-Lewis é um ator com uma carreira exemplar, soube trabalhar o talento e a beleza de maneira semelhante.

- Will Smith – o divertido
 Esse corte bem curto é superprático. Ele não muda tanto o cabelo, mas seu estilo deixa transparecer que ele é um homem alegre e despojado. O Will Smith é um dos pais mais queridos de Hollywood, a relação dele com seus filhos é uma das mais lindas que eu já vi. O filme “À Procura da Felicidade”, que ele fez com o filho Jaden, é muito bonito. Eles trazem uma energia muito boa quando contracenam juntos. 



Variedades: Alexandre Rossi tenta resolver casos complexos de comportamento animal na terceira temporada de "Missão Pet"




Objetivo da missão é solucionar problemas graves de comportamento animal

Redação

 Com o objetivo de solucionar problemas graves de comportamento animal nos quais a maioria acredita não haver mais solução, o zootecnista Alexandre Rossi chega ao Nat Geo no sábado, dia 16 de agosto, às 22h30, para a terceira temporada de "Missão Pet".

 Com um pacote gráfico totalmente reformulado, com análise digital de cada  animal, desta vez as missões do especialista estão ainda mais difíceis. Ao todo, são seis episódios - um por semana - de uma hora nos quais Alexandre tenta melhorar o relacionamento entre os bichos, o ambiente em que vivem e seus donos. Estopinha, a cadela que é fiel companheira do especialista, estará com ele, desta vez, em todos os episódios.

 "Os casos desta temporada estão ainda mais desafiadores para mim. Procuramos não apenas trazer problemas simples, de mau comportamento animal, mas também curiosos, engraçados e complicados", contou Alexandre Rossi.

 O especialista tem pela frente todos os tipos de casos, desde tentar amansar um cachorro que mutilou o dedo de uma pessoa da família, tentar resolver o problema de comportamento de um peru que acredita ser um pavão, ajudar um hipopótamo a realizar exames clínicos a treinar dois cães para cenas de um filme.

                                                               Primeiro episódio
 Nick é um Fox Terrier extremamente agressivo que já mutilou o dedo de uma funcionária da família Nicolas. O caso é grave e urgente, por isso Alexandre Rossi foi chamado e precisa agir rapidamente antes que o pior aconteça. O segundo desafio de Alexandre é numa fazenda, onde um peru está em crise de identidade e um galo vive brigando com o caseiro.