Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 22 de março de 2022

Internacional: Ucrânia diz que 10 hospitais foram destruídos desde início da invasão

 

Outros não puderam ser reabastecidos com remédios e suprimentos






EBC
Outros não puderam ser reabastecidos com medicamentos e suprimentos por causa dos combates 


Agência Brasil 

O ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko, disse nesta terça-feira (22) que dez hospitais foram completamente destruídos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Acrescentou que outros não puderam ser reabastecidos com medicamentos e suprimentos por causa dos combates nas proximidades.

Em pronunciamento na televisão nacional, Lyashko afirmou que os testes de covid-19 estão sendo realizados somente em áreas onde não há combates, o que complica os esforços para rastrear a doença.

Zelenskiy

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, falou com o papa Francisco. Ele disse que saudaria o papel de mediação da Santa Sé nas conversações com a Rússia. O papa criticou implicitamente a Rússia e chamou o conflito na Ucrânia de injustificado "massacre sem sentido".

"Disse à Sua Santidade sobre a difícil situação humanitária e o bloqueio dos corredores de resgate pelas tropas russas. O papel mediador da Santa Sé para o fim do sofrimento humano seria apreciado", disse Zelenskiy em um tuíte.

Kremlin

 O Kremlin rejeitou os alertas dos Estados Unidos (EUA) de que a Rússia poderia estar se preparando para conduzir ataques cibernéticos em resposta às sanções ocidentais.

Em entrevista, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que, "ao contrário de muitos países ocidentais, incluindo os EUA, a Rússia não se envolve em banditismo".

Os Estados Unidos alertaram nessa segunda-feira que tinham informações "em evolução" de que o governo russo estava explorando opções para possíveis ataques cibernéticos.

Internacional: Zelenskiy pede à Europa para reforçar sanções contra Rússia

 

Presidente ucraniano falou hoje (22) ao Parlamento de Roma

    EBC
Ele alertou sobre a fome que a guerra pode provocar em diversos países


Agência Brasil 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fez hoje (22) discurso ao Parlamento de Roma, por videoconferência, no qual alertou para o número de crianças que estão morrendo devido ao conflito.

Ele alertou sobre a fome que a guerra pode provocar em diversos países, devido à escassez de cereais.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, também falou, defendendo a integração da Ucrânia na União Europeia.

Draghi acusou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de espalhar a destruição pelo território ucraniano.

Perigo

O presidente ucraniano insistiu no pedido de mais sanções contra a Rússia e mais apoio da Europa. Zelenskiy disse que o povo ucraniano se tornou "um exército" e alertou para o perigo que Putin representa para as democracia europeias.

Internacional: Ataques aéreos da Rússia devastam Mariupol

 

Cidade foi transformada em cinzas, disse Câmara Municipal

    EBC
Mariupol se tornou o foco da guerra que começou em 24 de fevereiro


Agência Brasil 

Intensos ataques aéreos da Rússia atingiram a cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia, e houve conflitos nas ruas nesta terça-feira (22), um dia depois de ela rejeitar a exigência de rendição feita por Moscou, disseram autoridades ucranianas.

A Câmara Municipal disse que os bombardeios estavam transformando Mariupol em “cinzas de uma terra morta”.

A agência de notícias russa RIA disse que as forças da Rússia e unidades de separatistas apoiados por russos haviam tomado cerca de metade da cidade, citando um líder separatista.

O governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, disse que havia conflitos nas ruas e que civis e soldados ucranianos estavam sendo alvo dos ataques russos.

No 27º dia da guerra na Ucrânia, o calvário dos civis em Mariupol, normalmente casa de 400.000 pessoas, ficou ainda mais desesperador. Acredita-se que centenas de milhares estão presos dentro de prédios, sem acesso a comida, água, eletricidade ou aquecimento.

“Não há nada mais lá”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um discurso por vídeo ao Parlamento italiano.

Mariupol se tornou o foco da guerra que começou em 24 de fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, enviou suas tropas através da fronteira no que ele chamou de “operação militar especial” para desmilitarizar a Ucrânia e substituir sua liderança pró-Ocidente.

A cidade fica no Mar de Azov e a sua tomada permitiria à Rússia ligar áreas no leste sob o controle de separatistas pró-russos com a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

Sem ter conseguido tomar a capital Kiev ou qualquer outra grande cidade com uma rápida ofensiva, as forças da Rússia estão travando uma guerra de atrito que reduziu algumas regiões urbanas a escombros e custou a vida de muitos civis.

O escritório de direitos humanos da ONU em Genebra disse nesta terça que registrou 953 mortes de civis e 1.557 feridos desde o começo da invasão. O Kremlin nega que esteja tentando atingir civis.

Autoridades ocidentais afirmaram nesta terça que as forças da Rússia estavam empacadas nos arredores de Kiev, mas progredindo no sul e no leste. Soldados ucranianos estão rechaçando os russos em alguns lugares, mas não conseguem fazê-los recuar, disseram.

No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “ninguém” pensou que a operação na Ucrânia demoraria apenas alguns dias e a campanha estava andando de acordo com o planejado.

Política: Senado aprova PL que aumenta pena para violência contra crianças

 

Relatora da Lei Henry Borel acatou emendas. Texto voltará à Câmara

    Pixabay
O projeto também aumenta a pena de homicídio contra menor de 14 anos 


Agência Brasil 

O Senado aprovou hoje (22) um projeto de lei (PL) que endurece penas nos casos de violência contra crianças ou adolescentes. Além disso, o texto torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos.

A relatora do texto no Senado, Daniella Ribeiro (PP-PB) acatou algumas emendas e, por isso, o texto retorna à Câmara para nova análise.

O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. O projeto também aumenta a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, que estão presos.

O projeto ainda prevê punição para quem deixar de comunicar à autoridade pública a prática de violência, de tratamento cruel ou degradante, ou de formas violentas de educação, correção ou disciplina, contra criança ou adolescente, ou o abandono de incapaz. A pena será de seis meses a três anos, mas poderá ser aumentada se a omissão partir de parentes ou se levar à morte da vítima.

“No mérito, o projeto é dotado do mais alto grau de relevância. A violência contra crianças e adolescentes é um grave problema que demanda resposta adequada do Estado”, afirmou Daniella Ribeiro.

Segundo consta em seu relatório, o Disque 100, serviço de denúncias de violações de direitos humanos, mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou mais de 119 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A relatora classificou esse número “estarrecedor”.

Ela acatou emendas que alteram o teor do projeto e, por isso, ele voltará à Câmara dos Deputados. Dentre essas emendas incluídas no texto, está uma que garante a assistência jurídica de Defensor Público ou por advogado conveniado ou nomeado na defesa da criança ou adolescente em situação de violência.

Política: Comissão da Câmara aprova PEC que anistia partido que descumprir cota

 

Parlamentares analisam aplicação de recursos em candidaturas femininas

No Congresso Nacional, mais uma vez tudo termina em pizza


Agência Brasil 

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a aplicação de recursos em candidaturas femininas aprovou nesta terça-feira (22), por 19 votos a 2, o relatório da deputada Margarete Coelho (PP-PI). O texto da parlamentar é favorável à anistia aos partidos que descumpriram a cota mínima de recursos para mulheres e negros em eleições passadas.

O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/21, já aprovada pelo Senado Federal. 

Em seu relatório, Margarete Coelho manteve as punições para os partidos que não respeitaram o mínimo de 30% de mulheres candidatas nas eleições anteriores à PEC. Caso aprovada, a anistia prevista deve ser válida apenas para a não aplicação dos recursos. Na avaliação da parlamentar, a ação dos partidos nas eleições de 2020 foi dificultada pelas restrições da pandemia de covid-19.

“Não está aqui a falar alguém que é a favor de anistia. Estou reconhecendo um período de exceção, um período em que os partidos políticos não conseguiram aplicar determinados percentuais legais ou constitucionais em decorrência da pandemia”, esclareceu a relatora.

A deputada retirou da proposta a permissão para que os partidos acumulassem os recursos destinados a candidaturas femininas, efetuando a despesa em momento mais conveniente. Na avaliação da relatora, a medida seria um retrocesso.

O texto estabelece que não serão aplicadas sanções aos partidos, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão do Fundo Partidário, que não cumpriram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos de sexo e raça nas eleições passadas.

Tramitação

Margarete Coelho optou por fazer apenas emendas de redação no texto, para que ele não precise retornar ao Senado, onde poderia ser alterado. Originalmente, a PEC previa anistia aos partidos que não tivessem cumprido a cota mínima de gênero ou não tivessem destinado os valores correspondentes a essas candidaturas nas últimas eleições.

Nesta quarta-feira (23), deputados votarão destaques apresentados pelo PSOL e Novo. Os partidos são contrários à anistia. Caso aprovada, a matéria seguirá para o plenário da Câmara e precisará do voto de pelo menos 308 deputados, em dois turnos. Se não for modificado, o texto segue para promulgação. 

Supremo

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a distribuição de recursos do fundo partidário destinado ao financiamento das campanhas eleitorais direcionadas às candidaturas de mulheres deve ser feita na exata proporção das candidaturas de ambos os sexos, respeitado o patamar mínimo de 30% de candidatas mulheres.

A obrigação de uso de 5% do fundo partidário para a promoção da participação política das mulheres já está prevista na Lei dos Partidos Políticos. A PEC inclui as duas regras na Constituição Federal.

Geral: Páscoa, conheça os tipos de chocolate mais recomendados para consumo

 Já a versão diet não contém um grama de açúcar



Redação/Hourpress

Com a aproximação do feriado de Páscoa, há um estímulo no consumo de chocolate que, se em excesso e prolongado, pode ocasionar uma série de problemas de saúde. Conhecer os diversos tipos de sabores e controlar a quantidade ingerida asseguram mais equilíbrio na alimentação, até mesmo com promoção do bem-estar, já que o chocolate também tem benefícios à saúde.

 

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Paula Pens, aponta que é importante conhecer todas as opções de ovos saudáveis para não errar na escolha. “O termo light, por exemplo, indica que o produto tem teor reduzido de, no mínimo 25% de determinado ingrediente. Já a versão diet não contém um grama de açúcar, mas não necessariamente ele é menos calórico. Ao tirar o açúcar, para dar sabor ao alimento, aumenta-se a quantidade de gordura. Por isso, ele é indicado apenas para diabéticos”, enfatizou.

 

Quanto e qual chocolate devo consumir? 

Alguns tipos são mais recomendados para determinadas faixas etárias. “A versão amarga é uma ótima opção para adultos com idade mais avançada e idosos, por exemplo, pois ele possui flavonoides de cacau, que são bioativos derivados de plantas da semente da planta, que atuam diretamente na redução da pressão arterial e no bombeamento do sangue para o cérebro, melhorando o sistema cognitivo do ser humano. Ingerir 30 gramas é o ideal´”, explicou.

 

No caso das crianças, a especialista afirma que não é recomendado que menores de três anos consumam chocolate. “A partir dessa idade, o consumo diário não deve ultrapassar o equivalente a um tablete pequeno. A dica é fazer substituições como trocar o ovo por um brinquedo novo, um livro, um passeio por aquele lugar que a criança sempre quis ir etc., são algumas ideias que podem ser colocadas em prática na ocasião para desvincular o desejo pela guloseima”, ressaltou.

 

Paula também indica a ingestão do produto amargo com 70% de cacau, mas para aqueles que estão acostumados com a versão ao leite, tipos que possuem 50% da fruta na composição é uma ótima saída. “Ter cautela na quantidade, estar atento a composição nutricional e evitar exageros são dicas essenciais para quem deseja ter um momento prazeroso e saudável”, finalizou.

Geral: Como investir no metaverso

 Os terrenos e outros produtos da realidade digital são negociados e vendidos como NFTs

Pixabay


Marcos Trinca

 

Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome da sua empresa de “Facebook” para "Meta'' em outubro de 2021, o metaverso tornou-se uma pauta recorrente para jornalistas, empresários, profissionais de tecnologia, e para todos os curiosos e entusiastas do assunto. Entretanto, este universo está entre nós há algum tempo, principalmente em jogos de interação online como Fortnite, Among Us e aqueles que simulam outra vida, como Second Life e Avakin Life. Segundo a pesquisa do Instituto Kantar Ibope Media, 4,9 milhões de brasileiros já estão inseridos em alguma versão do metaverso.

 

Mas, afinal, quais benefícios este mundo virtual, que parece ter sido retirado de um filme de ficção científica pode nos trazer? É possível investir no metaverso? A resposta é sim e, inclusive, investimentos e aquisições já estão acontecendo. Recentemente, alguns terrenos e imóveis começaram a ser negociados dentro de espaços no metaverso. A empresa do ramo imobiliário Metaverse Group adquiriu por US$2,43 milhões um terreno dentro da Decentraland, universo virtual na blockchain do Ethereum. As propriedades dentro do metaverso podem ser acessadas através dos óculos de realidade virtual ou aplicativos específicos para smartphones. As casas virtuais podem ser usadas para a construção de espaços de interação, jogos, entre outros eventos digitais.

 

Os terrenos e outros produtos da realidade digital são negociados e vendidos como NFTs - Token Não Fungível em tradução para o português - que são o recurso de troca mais utilizado no metaverso. Diferentemente das criptomoedas, são uma unidade de dados que não pode ser replicada e que incorpora um determinado tipo de conteúdo, ou seja, NFTs podem ser qualquer produto em formato digital, como um quadro artístico, um vídeo, música, móveis, roupas, entre outros.

 

Se comprar um terreno de milhares de dólares dentro do metaverso parece ser um investimento um tanto arriscado, há outras maneiras de investir e aproveitar melhor o que este mundo proporciona. Tecnologias de realidade aumentada estão tomando conta do mercado e mudando a forma de vender produtos e fazer negócios, oferecendo uma experiência única de imersão para os consumidores. Apostar em empresas e ferramentas que disponibilizam essa tecnologia é uma forma de investir no metaverso.

 

De acordo com o levantamento da Infobase, integradora de TI brasileira, até o fim deste ano 70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo. Com o crescimento e o entendimento das pessoas pelo metaverso, será improvável ver algum serviço ou empresa que fique de fora das experiências com realidade aumentada daqui alguns anos. Se acontecer, esta empresa logo será considerada ultrapassada.

 

O futuro está diante dos nossos olhos e ao nosso alcance como nunca. A transformação digital mudou a nossa vida, a forma de trabalhar, de vender e comprar e ainda nos proporciona novas experiências em diferentes universos digitais. Mesmo que não perceba, você já está se inserindo no metaverso - não deixe de usar isso a seu favor.

 

*Marcos Trinca é CEO da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e visão computacional.

Geral: Mudanças de temperatura alertam para importância da proteção

 

Principal aliada da imunidade, vacina ajuda a conter os casos de síndromes respiratórias 

   EBC



Redação/Hourpress

A chegada do outono, no último domingo, 20, provocou mudanças significativas nas temperaturas em todo o país. Em São Paulo, onde termômetros apontavam para os 30º C, começaram a semana marcando média de 20º, “uma queda acentuada que alerta para as temidas doenças respiratórias, típicas da temporada”, observa a médica infectologista do Grupo Sabin, Dra. Luciana Campos.

 

A especialista destaca que os relatos de gripe e resfriados, otite, sinusite, e até mesmo pneumonia se tornam comuns nas unidades básicas, clínicas, consultórios, hospitais e, mesmo sendo comuns neste período do ano, preocupam. “Estamos em um momento oportuno para alertar a população sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado e completo, para ter mais segurança contra doenças típicas dos dias mais frios, quando ficam mais expostas à circulação de vírus e bactérias”, explicou.


Composta por quatro tipos de cepas do vírus influenza, sendo duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e duas do tipo B, a vacina é fundamental para conter o avanço das doenças da estação “mantendo o organismo apto a produzir respostas contra a invasão dos vírus”, detalha e orienta “por isso, é essencial verificar as imunizações ainda pendentes e atualizá-las, independente da estação do ano”.

 

A médica aponta ainda outro fator que precisa ser levado em consideração: a pressão que os casos de síndrome respiratória provocam nos sistemas de saúde do país. “De fato, a pandemia provocou mudanças significativas no comportamento das pessoas. Muitas redobraram os cuidados com a atenção à saúde e entenderam a importância da vacinação para o bem estar e individual e coletivo", disse.


Segundo ela houve um avanço e agora podemos transformar esta mudança em índices positivos, alcançando cada vez mais pessoas com as campanhas de vacinação e incentivando que esta seja uma prática prioritária. Assim, podemos evitar que cenas como as que vimos no início deste ano, com hospitais lotados de casos de gripe, voltem a acontecer. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, é possível reduzir o índice de internações de quadros graves de infecção respiratória.

Túnel do Tempo: Nazistas atacam cargueiro do Brasil

 


Redação/Hourpress

Em 22 de março de1941, a marinha nazista ataca o navio cargueiro Taubaté no mar Mediterrâneo, fazendo a 1ª vítima fatal brasileira na II Guerra Mundial. Até 1942 mais de 600 pessoas em navios brasileiros morreram atacadas pelos alemães.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda dos Ubiatans

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Alameda dos Ubiatans fica no bairro de Indianópolis, Zona Sul de Sampa. Neste bairro diversas ruas têm nomes indígenas. Em tupi guarani, língua que predominou até o Brasil Império, Ubiatans significa "local onde o mel corre".