Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Variedades: Tour digital pelas obras do Museu do Ipiranga

 


As câmeras serão atualizadas, em princípio, mensalmente

Redação/Hourpress

Para que as obras de restauro e ampliação do Edifício-Monumento possam ser acompanhadas em detalhes, acaba de ser lançado o Passeio Virtual Museu do Ipiranga 2021. O tour digital consiste na captação de imagens por câmeras 360° em vários ambientes do edifício e do canteiro de obras, permitindo uma visão plena do andamento da reforma. As câmeras serão atualizadas, em princípio, mensalmente. Desta forma, o público terá contato com as transformações dos ambientes e até mesmo com as adversidades que as equipes enfrentam no dia a dia. O passeio inclui espaços icônicos do Museu, como o Salão Nobre e o saguão principal, bem como áreas antes restritas para os visitantes, como a cobertura. Para visitar, clique aqui.

Variedades: Enjoy Olímpia Park Resort lança "Vale Viagem" para hospedagens até 2022

 


Oferta facilita que famílias viagem quando se sentirem seguras em alta ou baixa temporada

Redação/Hourpress

De acordo com pesquisa realizada em março de 2021 pelo Radar da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), cerca de 25% dos entrevistados declararam que desejam viajar assim que o impacto da pandemia diminuir. E uma das alternativas é o turismo doméstico, pois prioriza destinos com até 600 km de distância, valoriza o entorno e facilita as viagens de carro. Pensando nisso, o Enjoy Olímpia Park Resort, localizado no interior de São Paulo, lançou o "Vale Viagem", uma oportunidade de comprar agora, mas utilizar em baixa ou alta temporada até 2022.

Colado ao parque aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia, a 430 km da capital, o Enjoy dispõe de inúmeras piscinas quentinhas e frias à escolha dos visitantes, além de sala de jogos, spa, academia, restaurante com sofisticado cardápio, bares, lojas e máquinas de autosserviço. Com pacotes para dois adultos e duas crianças de até 12 anos grátis, é possível adquirir hospedagens de duas a sete diárias com descontos e condições facilitadas, podendo ser adquiridos no site oficial do resort e nas agências de viagens revendedoras.

Todas as estadias do resort são em formato de apartamento, com configuração de um ou dois quartos, antessala com sofá-cama, cozinha americana equipada com frigobar e micro-ondas e varanda - perfeito, inclusive, para famílias que querem descansar e manter o home office e a educação online, graças à conexão de internet de alta qualidade. Há ainda monitoria das crianças durante todo o dia com agendamento, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras faciais.

Além de garantir uma habitação de alto padrão em Suite Luxo I, o "Vale Viagem" inclui café da manhã e dá direito a 2 ingressos (cortesia) para o Thermas dos Laranjais e para o Vale dos Dinossauros, para um dia de utilização pelas crianças de até 12 anos. Tudo isso a partir de 10x sem juros de R$ 840.

Serviço
Vale Viagem do Enjoy Olímpia Park Resort
Sujeito a disponibilidade, com validade de utilização até 2022
Preços a partir de R$ 840 em até 10x sem juros
www.enjoyhoteis.com.br/valeviagem

Enjoy Olímpia Park Resort
Localizado em Olímpia/SP, a 430 km da capital São Paulo, o Resort é sucesso entre as famílias que buscam uma experiência de diversão, conforto e modernidade. Disponibiliza apartamentos com cozinha americana equipada com micro-ondas e frigobar, antessala com sofá-cama e Smartv e opção de um ou dois quartos confortáveis com ar-condicionado. 

O local oferece entretenimento para todos os gostos e idades durante todo o dia, com parque aquático, com opção de piscina quentinha, piscina coberta, hidromassagens e SPA. Há também academia, quadras esportivas, sala de jogos, brinquedoteca, e até cinema. Sua localização é privilegiada, na principal avenida da cidade e colado no Parque Aquático mais visitado da América Latina, o Thermas dos Laranjais.


Variedades: Nanda Loren lança "Mais Feliz Agora"

 


Música, que chega acompanhada de videoclipe, fala sobre sentimentos e marca a primeira parceria entre ex-The Voices

Redação/Hourpress

Ouça "Mais Feliz Agora": https://aceittacomunicacao.streamlink.to/NandaLoren-maisfelizagora

Veja o clipe de "Mais Feliz Agora": https://youtu.be/sV5xtdBCRz0

As responsabilidades do dia a dia nem sempre dão espaço para que nossos lados divertidos se perpetuem. Em meio à pandemia e o distanciamento social, notou-se ainda uma atenuação de sintomas que podem levar à depressão. Para falar sobre os momentos da vida, Nanda Loren se juntou à Milla Matoso na música "Mais Feliz Agora". A faixa, composta pelas duas em parceria, marca a primeira colaboração entre as artistas. 

"Eu estava caminhando na praia quando tive a ideia da composição e na hora me veio a Milla na cabeça. A gente é amiga desde 2016, quando nos conhecemos no The Voice, e sempre falamos sobre gravar uma música juntas. Essa música tem tudo a ver com as duas, por tudo que a gente já viveu e presenciamos na vida uma da outra. Por isso, tinha que ser eu e ela, não tinha como ser outra pessoa pra cantar essa música comigo", disse Nanda sobre a ideia da colaboração. 

Internacional: Tiroteio em Indianapolis deixa oito mortos e vários feridos

    Mykal McEldowney/IndyStar/USA Today Network


Incidente ocorreu em um armazém da FedExc, empresa de carga aérea


Agência Brasil 

Oito pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio na cidade de Indianapolis, nos Estados Unidos. Várias testemunhas ouviram tiros em um armazém da companhia de carga aérea FedEx. Uma delas disse ter visto um homem disparando uma arma automática.

O atirador teria se suicidado em seguida. As autoridades afirmaram que não havia mais ameaças à segurança pública.

O incidente ocorreu por volta das 23h (3h em Lisboa) em um armazém perto do Aeroporto internacional de Indianapolis, onde trabalham 4,5 mil pessoas

Os voos no aeroporto internacional próximo, onde a companhia de carga tem um armazém, não foram afetados.

“Quando os policiais chegaram, encontraram um tiroteio”, afirmou o porta-voz da polícia, Genae Cook. “Há oito pessoas mortas e várias feridas”, acrescentou.

Em comunicado, a FedEx afirmou que colabora com as autoridades.

“A segurança é a nossa prioridade, e os nossos pensamentos estão com aqueles que foram afetados”, diz a empresa na nota.

Um funcionário da FedEx afirmou à agência AFP que viu o atirador em ação. “Eu vi um homem disparando uma metralhadora automática”.

Artigo: Uma história sobre o poder transformador da educação

 


O acolhimento e o cuidado com o próximo sempre estiveram presentes na história da UPM

Marco Tullio de Castro Vasconcelos

Ao comemorar, em 16 de abril, 69 anos de existência, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que ganhou este status em decreto de 1952 do então presidente da República, Getúlio Vargas, referenda concretas razões para sua longevidade e reconhecimento nacional e internacional: a permanente inovação, em sintonia simultânea com os avanços do ensino e das ciências; altos índices de empregabilidade dos seus formandos; oportunidades de estágio para os alunos vivenciarem o ambiente empresarial; alto índice de pesquisas; ambiente pluralista, humanitário e respeitoso à diversidade; e corpo docente de altíssimo nível, que também presta relevante serviços à economia e ao País com sua produção acadêmica e P&D.

Muitas vezes, a contribuição da UPM à sociedade transcende às áreas de seus campi, como se observa, por exemplo, nas ações de extensão que tem desenvolvido no enfrentamento dos impactos da Covid-19. Ademais, mantém ótimas e frutíferas parcerias com instituições estrangeiras, abrindo portas para que seus alunos façam intercâmbios, do mesmo modo que recebe estudantes de outros países.

Os desafios intrínsecos a qualquer atividade que tenha a atribuição de transformar a sociedade, como o ensino, têm sido enfrentados com muita determinação por nossa universidade, sempre em linha e, muitas vezes, até se antecipando às mudanças demográficas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas. Por isso, a pesquisa e a permanente busca por inovação sempre foram um diferencial positivo. Nossos professores são fundamentais para o êxito desse modelo acadêmico.

Os resultados de todo esse trabalho são muito evidentes no contexto da pandemia que estamos enfrentando. A UPM demonstrou rápida capacidade de resposta: ajustou a prática pedagógica e muitos dos processos acadêmico-administrativos de suas faculdades; investiu muito em capacitação dos docentes e na comunicação; auxilia hospitais; e vem produzindo pesquisas de alto nível voltadas à busca de alternativas para atravessarmos a difícil situação sanitária, social e econômica. A humanidade vivencia um momento de medo, pressão e sofrimento. Por isso, como entidade confessional cristã e comunitária, nossa universidade está respondendo ao papel social que se espera da academia numa conjuntura de extrema gravidade.

Outro tema marcante na história da UPM refere-se à inclusão socioeconômica. Exemplo disso é o Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO), que se ocupa do atendimento psicopedagógico, principalmente dos alunos com alguma dificuldade de aprendizagem, equiparando oportunidades e quebrando barreiras para seu sucesso acadêmico. Esse atendimento está sendo mantido durante a crise do novo coronavírus.

Além disso, a instituição é filantrópica por vocação, ofertando um número considerável de bolsas de estudo. Dentre tantas iniciativas, também merece ênfase uma surgida na pandemia, intitulada Benefício Conectividade, destinada à distribuição de chips com pacotes de dados de internet para os alunos acompanharem as aulas on-line. Esses são exemplos do espírito mackenzista de promover uma comunidade solidária, dinâmica, criativa, colaborativa e inovadora.

Todos esses preceitos que caracterizam a cultura da instituição são frutos das trocas de experiência e conhecimento com alunos, professores, profissionais de grandes empresas, representantes de governos, de pessoas de outros países e organizações da sociedade civil. São interações fortemente inspiradas no propósito de fazer bem a tudo e a todos! Ficamos contentes com o sucesso dos outros, pelos prêmios recebidos por nossos professores e as conquistas de nossos alunos.

O acolhimento e o cuidado com o próximo sempre estiveram presentes na história da UPM, que se espelha na origem do Colégio Presbiteriano Mackenzie, fundado, em 1870, pelos missionários presbiterianos norte-americanos George e Mary Ann Annesley. O casal criou em São Paulo uma escola totalmente inovadora à época, na qual não havia discriminação étnica, social ou de quaisquer tipos, espancamento de alunos e outras práticas do Século 19 inaceitáveis no ensino.

A cultura do Mackenzie sempre foi a de promover a transformação da vida dos cidadãos e da sociedade por meio da educação. Agregamos a essa tradição, de modo permanente, a inovação, a pesquisa, a ciência e a contemporaneidade dos processos pedagógicos. Comemoramos os 69 anos da UPM com a esperança de que o Brasil e o mundo vençam o mais rapidamente possível a pandemia e que o ensino em nosso país converta-se, de modo definitivo, no grande fator de seu desenvolvimento com justiça social.

Marco Tullio de Castro Vasconcelos é o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Política: Câmara aprova isenção de multa para ambulâncias

 


Partidos concordaram que a necessidade de salvar vidas justifica descumprir normas de trânsito

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (15) o Projeto de Lei 5222/20, do deputado Luis Miranda (DEM-DF), que isenta de penalidade as infrações de trânsito cometidas por veículos de socorro, de polícia e bombeiros, de fiscalização e operação de trânsito. A proposta segue para análise do Senado.

O autor da proposta declarou que muitos profissionais, em pleno socorro, freiam seus veículos para evitar multas. Isso porque o sistema de infração exige que preencham formulários para comprovar que o veículo estava em serviço.

"É uma matéria extremamente importante para quem está no combate à criminalidade e salvando vidas", comentou. "A disponibilidade do profissional de segurança pública não deve ser para ficar explicando por que não parou ou diminuiu a velocidade em uma perseguição policial ou incêndio."

Substitutivo
O projeto foi aprovado com 
substitutivo do relator, deputado Capitão Wagner (Pros-CE), que retirou do texto a expressão de que os veículos deveriam estar "no exercício de suas atividades". O parecer foi lido em plenário pelo deputado Aluisio Mendes (PSC-MA). Ele argumentou que expressão poderia gerar burocracia. "A burocracia excessiva prejudica as atividades de socorro", declarou.

O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) afirmou que não imaginava que multassem ambulâncias e carros de bombeiros. "Fiquei impressionado com o imenso número de motoristas que me contataram apoiando esse projeto de lei. Não tem lógica multar uma ambulância."

A deputada Erika Kokay (PT-DF) elogiou a proposta por evitar punições injustas para os trabalhadores de saúde e bombeiros. "A situação exige descumprir normas de trânsito para proteger a vida", justificou.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Política: Câmara aprova penas mais duras para crimes cibernéticos

 


Proposta volta ao Senado para discussão de alterações

Luís Alberto Alves/Hourpress/ Agência Câmara 

O Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (15) o Projeto de Lei 4554/20, do Senado, que amplia as penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos (celulares, computadores, tablets). A intenção é punir com maior rigor golpes que se têm tornado comuns durante a pandemia de Covid-19. Como foi aprovada com 
substitutivo do relator, deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), a proposta voltará para o Senado.

O texto cria um agravante, com pena de 
reclusão de 4 a 8 anos, para o crime de furto realizado com o uso desses aparelhos, estejam ou não conectados à internet, seja com violação de senhas, mecanismos de segurança ou com o uso de programas invasores. Se o crime for praticado contra idoso ou vulnerável, a pena aumenta de 1/3 ao dobro, considerando-se o resultado. E se for praticado com o uso de servidor de informática mantido fora do País, a pena aumenta de 1/3 a 2/3.

"O Brasíl é um paraíso dos cibercriminosos, com penas brandas e procedimento processual penal ultrapassado", lamentou Vinicius Carvalho. Segundo o relator, somente em 2019 foram registradas 24 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil. “Um em cada cinco brasileiros foi alvo do golpe de phishing em 2020. Esse golpe ocorre quando um criminoso cria página falsa para simular um site verdadeiro para roubar dados e desviar recursos da vítima”, ilustrou.

Estelionato
No caso do crime de estelionato, cria-se a figura qualificada da fraude eletrônica, com pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa. Essa fraude é aquela em que o criminoso obtém informações de senhas ou números de contas enganando a vítima ou outra pessoa induzindo-a a erro (golpe do motoboy do banco, por exemplo), seja por meio de redes sociais, contatos telefônicos, envio de e-mail fraudulento ou por qualquer outro meio semelhante. Também neste caso a pena aumenta de 1/3 a 2/3 se o crime é praticado com o uso de servidor de informática mantido fora do País.

Já no caso de crimes contra idoso ou vulnerável, agravante existente no Código Penal, o texto determina o aumento de 1/3 ao dobro, considerando a relevância do prejuízo. Atualmente, o aumento é somente em dobro e apenas quanto ao idoso.

Invasão de aparelhos
No crime já existente de invadir aparelhos de informática para obter dados, modificá-los ou destruí-los, o projeto aumenta a pena de 
detenção de 3 meses a 1 ano para reclusão de 1 a 4 anos. A redação do tipo penal é alterada para definir que há crime mesmo se o usuário não for o titular do aparelho, condição comum no home office.

Controle de aparelhos
De acordo com o substitutivo, um dos agravantes desse crime tem a pena aumentada de reclusão de 6 meses a 2 anos para reclusão de 2 a 5 anos e multa, independentemente de a conduta constituir crime mais grave ou não.

Trata-se da tentativa de obter conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais ou informações sigilosas, assim como obter o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido. O aumento de pena proposto pelos senadores era de reclusão de 1 a 4 anos.

Prejuízo econômico
Vinícius Carvalho incluiu ainda aumento de pena para o caso de ocorrer prejuízo econômico. A majoração atual de um 1/6 a 1/3 passa para 1/3 a 2/3 da pena.

Domicílio da vítima
Entretanto, após ouvir a Polícia Federal, o relator decidiu retirar do texto dispositivo que determinava o uso do domicílio da vítima como referência para definir o juízo da causa quando o crime for cometido pela internet ou de forma eletrônica.

Carvalho explicou que, segundo a PF, essa mudança poderia “gerar questionamentos de ordem processual que atrasariam trabalhos de repressão aos crimes cibernéticos”, provocando até mesmo a prescrição do crime.

Já para os crimes de estelionato o texto prevê que, se houver mais de uma vítima no mesmo crime, o caso caberá ao juiz que primeiro praticar algum ato relacionado ao processo, mesmo se anterior ao oferecimento da denúncia ou da queixa. Isso valerá para crimes praticados por meio de depósito, emissão de cheques sem fundos ou frustração de pagamento de cheques com transferência de valores.

Auxílio emergencial
O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) observou que, com o crescimento das transações eletrônicas na pandemia, houve um aumento dos crimes cibernéticos. "Estão levando o auxílio emergencial e fraudando a aposentadoria de idosos", protestou.

Marcelo Ramos denunciou as conexões de crimes cibernéticos com o crime organizado e o tráfico de drogas. O deputado citou a prisão pela Polícia Federal de hacker do Espírito Santo em que foram confiscados R$ 7 milhões em dinheiro. "Ele foi automaticamente solto", lamentou.

Deputados da oposição se manifestaram contra a votação da proposta, que na sua opinião deveria ter discussão maior. O deputado Vicentinho (PT-SP) lamentou que o projeto não trabalhe com a prevenção de crimes cibernéticos. "As prisões estão superlotadas de cidadãos, com descontrole do coronavírus. Não cabe mais gente", ponderou. "Precisamos de uma discussão mais profunda e abrangente."

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Política: Projeto dobra a pena de roubo quando reféns forem usados como escudo

 


O texto altera o Código Penal e a Lei de Segurança Nacional

Luís Alberto Alves/Hourpress/ Agência Câmara 

O Projeto de Lei 157/21 dobra a pena de roubo quando este crime for cometido com uso de reféns como escudo humano ou barricada. Atualmente, a pena prevista para roubo é 
reclusão de quatro a dez anos e multa. O projeto também inclui a sabotagem contra agências bancárias entre os crimes contra a segurança nacional (Lei 7.170/83).

A proposta, do deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), é uma resposta à onda de assaltos a bancos ocorridos em cidades do interior, como Criciúma (SC) e Cametá (PA). Nas ações, quadrilhas armadas sitiam a cidade e usam reféns como escudo para as ações e para a fuga.

“Os mega assaltos contra agências bancárias ocorridos em 2020 nos fazem perceber situações importantes e perigosas e também fazem emergir a necessidade de adoção de medidas penais mais enérgicas para reprimir essa modalidade criminosa”, afirmou.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes da votação pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei