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quarta-feira, 25 de junho de 2014

Túnel do Tempo: Cinco anos da morte de Michael Jackson



Michael Jackson morreu em 2009

Luís Alberto Alves

Morte de um ídolo: No dia 25 de junho de 2009 a Black Music perdia um de seus maiores expoentes. Dependente de medicamentos, Michael Jackson sofreu overdose do calmante Propofol, de uso restrito em hospitais, ministrado pelo seu médico, Conrad Murray, que acabou condenado quatro anos de cadeia. Era o remédio usado por ele para driblar a crônica insônia.

 Consumista, o astro pop lutava para evitar a falência. O que não conseguiu enquanto vivo, mesmo depois de vender milhões de discos em todo o mundo, a morte tratou de resolver. De 2009 a 2014, sua fortuna chegou a US$ 700 milhões (R$ 1,4 bilhão). A empresa Michael Jackson State administra os seus bens, em nome da mãe e seus três filhos. Em testamento, o cantor excluiu o pai da partilha, por causa dos maus tratos sofridos na infância. Pouco antes da morte, as dívidas dele somavam US$ 500 milhões (US$ 1 bilhão), o que forçou ao planejamento de uma turnê para 2009.

 No auge da carreira, Michael Jackson faturava cerca de US$ 100 milhões (R$ 200 milhões) por ano, graças aos direitos autorais do álbum Thriller, lançado em 1982 e o mais vendido da história. Em 1985 ganhou os direitos sobre as canções dos Beatles, investimento atualmente avaliado em US$ 1 bilhão (R$ 2 bilhões). Ou seja, cada vez que alguém compra ou executa publicamente qualquer canção dos Beatles, o dinheiro vai para a empresa de Jackson. Curiosamente a morte resultou em bom negócio para as finanças do menino pobre de Indiana, que perdeu a infância, mas conseguiu ganhar tanto dinheiro que muito artista vivo.



Radiografia de Sampa: Alameda Ministro Rocha Azevedo


Alameda Ministro Rocha Azevedo atravessa a Avenida Paulista

Luís Alberto Alves

 O Dr. Álvaro Gomes da Rocha Azevedo nasceu na cidade de Campanha (MG) em 26 de janeiro de 1864. Fez seus estudos de Humanidades na sua cidade natal. Veio para São Paulo em 1881, onde prosseguiu na escola. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1888. Foi assíduo colaborador de vários jornais, notadamente do "Revolução" e do "Conjuração", de sua cidade natal, do "Binóculo", de Vila Bocaina - São Paulo, e do "Monitor Paulista", de Mococa.

 Abolicionista convicto, sempre defendeu com sua palavra a justa causa. Propagandista da República, fundou, quando ainda estudante, o Clube Republicano Mineiro e, depois de formado, o Centro Republicano de Mococa. Em 1889 começou a advogar naquela cidade. Proclamada a República, foi nomeado Intendente Municipal dessa comarca, e vice-presidente da Intendência.

 Ingressou na magistratura, exerceu, de início, o cargo de juiz de Direito de Mococa, em substituição ao efetivo. Posteriormente reassumiu suas funções, nelas se conservou até ser nomeado juiz subistituto de Jundiaí, em 1891, lugar esse que ocupou até 1892. Em 1893 pediu demissão do cargo e a partir dessa data passou a dedicar-se exclusivamente à Advocacia em São Paulo, em cujo Fórum militou até 1º de maio de 1920, período esse interrompido pelo tempo em que exerceu o cargo de prefeito.

 Em 1905 foi eleito vereador municipal de São Paulo, deixou de exercer seu mandato, apesar de já ter sido expedido o diploma, por haver sido anulado o pleito. Novamente eleito vereador para o triênio de 1908 a 1910, integrou a Comissão de Justiça e em 1916 foi vice-presidente da Câmara e membro da Comissão de Justiça em todos os três anos de Legislatura, assumiu por duas vezes, a Presidência.

 Em 1916, numa assembléia que consagrou os melhores elementos do Partido Republicano Paulista, no distrito da Consolação, foi eleito diretor político. Em 1919 assumiu o cargo de prefeito, que exerceu até 20 de janeiro de 1920. Em 1º de maio de 1920 assumiu a Secretaria da Fazenda, no exercício de cujo cargo, em 08 de abril de 1924, foi nomeado Ministro do Tribunal de Contas.

 Em 1924 assumiu a Secretaria do Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, acumulou as duas Pastas até o término do quatriênio. Ocupou outros cargos de importância. Foi agraciado pessoalmente por S. M. o Rei Alberto da Bélgica, com a Comenda da Ordem da Coroa; possuiu também a Comenda da Ordem do Sol Nascente, do Império do Japão.

 Era sócio benemérito da Associação Beneficente dos Empregados Municipais e da Sociedade de Beneficência Brasileira, em Portugal, membro honorário da Cruz Vermelha Brasileira da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, da Câmara Americana do Comércio de Santos e da Liga dos Municípios Brasileiros, do Rio de Janeiro. Faleceu na Capital Paulista em 30 de outubro de 1942. A Alameda Ministro Rocha Azevedo fica no bairro do Jardim Paulista, região da Paulista.


Esportes: Neymar deixa patrocinadores de escanteio



Neymar na partida contra Camarões

Redação

  No jogo contra Camarões, o nome do craque Neymar foi citado 15.465 vezes nas redes sociais, número que só fica atrás das menções relacionadas aos gols da partida (19.778).
 O atacante Fred ficou em segundo lugar entre os jogadores comentados nas redes, com 6.797 menções.

Outro destaque do jogo, o meio campista Fernandinho foi mencionado 2.119 vezes, superando citações a craques como David Luiz e Daniel Alves.

 Quem ficou de escanteio foram as marcas patrocinadoras do torneio, que apareceram em apenas 154 publicações, com destaque para Itaú (39) e Coca-Cola (24).

 A amostra captada foi de 211.840 menções em quatro horas, período referente à partida e aos 60 minutos anteriores e posteriores a ela. Os dados são captados minuto a minuto por meio de uma ferramenta desenvolvida pela FSB Digital e Stilingue. Conheça a ferramenta: http://www.fsbdigital.com.br/fsbnacopa/


Geral: Professor desenvolve método inédito para matemática


  Luís Alberto Alves
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 O professor de matemática da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Guarulhos, Marcos Borges, encontrou uma forma curiosa de fazer os alunos a perder o medo da aritmética, terror de quem não domina a arte das ciências exatas.
 Segundo ele, o Método Borges traz uma forma de aprender com mais clareza e trabalha o raciocínio lógico do aluno. “Procurei fugir da “decoreba”, que não ensina, mas condiciona a pessoa a identificar o valor de uma operação matemática sem entender o porquê daquilo”, disse.
De acordo com Borges, através deste método é possível aprender cinco operações matemáticas: multiplicação, divisão, fração, potenciação e raiz quadrada, conforme o exemplo: 2 x 2 = 4    4 ÷ 2 = 2     = 2         = 4         = 2.
 Borges destaca que a tradicional tabuada foi criada pelo filósofo matemático grego, Pitágoras, nascido em 570 a.C. “O termo tabuada é originado nas tábuas de cálculos, que serviam como gabaritos para usar nas transações comerciais. “Ela é utilizada para resolver cálculos de multiplicação”, disse.
 O destaque do Método Borges, segundo ele, é estimular o raciocínio e fazer com que o aluno não apenas decore a forma de calcular, mas formular o cálculo mentalmente.  “Não adiante repetir que 2x2 é 4, porém identificar porque o resultado é quatro”, disse.




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MULTIPLICAÇÃO

 Ele explica que para obter o resultado do cálculo das tabuadas, basta observar a tabela acima e calcular as multiplicações. 3x7 = ? Observamos 3 linhas da tabela e 7 colunas, onde teremos um total de quadradinhos.

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Encontramos nesta tabela, 21 quadradinhos representando o resultado do cálculo 3x7 = 21.

Temos nesta tabela dez (10) tabuadas sequencias do 1 ao 10.

Outro exemplo:

8x6 = ?
Podemos observar oito (8) colunas e seis (6) linhas ou seis (6) linhas e oito (8) colunas, neste caso a ordem não vai alterar os fatores, assim temos:

Oito colunas e seis linhas, onde temos um total de 48 quadradinhos.


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Logo 8x6 = 48 ou 6x8 = 48.
                                                                                                                                                    “O Método de Borges é uma forma de fazer o aluno buscar um resultado através do seu próprio raciocínio e não apenas decorar ao olhar para um resultado, e ter uma tabela para uma mera cola no momento de prova ou outra situação que exige ter um resultado onde precisa da multiplicação”, destacou.


DIVISÃO

  21 ÷ 7 = ?                                                                            21 ÷ 3 ?

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 Temos duas demonstrações a cima, onde a primeira figura temos 21 ÷ 7 = ? Podemos notar sete (7) linhas e três (3) colunas, onde a soma dos quadradinhos temos um total de 21. Dividindo-se o total de quadradinho pelo total de linhas, teremos cada linha com três (3) elementos, sendo o resultado da divisão.
21 ÷ 7 = 3.
 “Na segunda coluna temos: 21 ÷ 3 ? Agora notamos três (3) linhas e sete (7) colunas, onde a soma dos quadradinhos temos um total de 21. Dividindo-se o total de quadradinhos pelo total de linhas, teremos cada linha com sete (7) elementos, sendo o resultado da divisão”, explicou.
21 ÷ 3 = 7
                                                                                                                                                          FRAÇÃO


Demonstrações da fração através do Método de Borges




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1º exemplo:
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2º exemplo:
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                                                                                                                                                          POTENCIAÇÃO
Ao se tratar de calcular potência, basicamente a palavra ( potenciação ) parece ser assustadora, a achamos que vamos encontrar um cálculo complexo.
Através do Método de Borges poderemos visualizar uma forma mais branda e menos apavorante de aprender potenciação. Vejamos:

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expoente
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expoente
 = ?         
base
base
Observação:
O número 2 (expoente)  que está acima do número 4 ( base ), representa a quantidade de vezes que o número 4 ( base ) deve ser multiplicado por ele mesmo.
Assim teremos:
4  x  4  =  16
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Como se lê essa expressão:
quatro ao quadrado ou quatro elevado a segunda potência.
Sempre a base será multiplicada por ela mesma, a quantidade de vezes que aparecer o número representado pelo expoente.
Exemplo:
Lemos quatro ao cubo, ou quatro elevado a terceira potência.
Assim teremos:
4 x 4 = 16              16 x 4 = 64

Observamos que a base 4 apareceu por 3 vezes, representando o expoente.




                                                                                                                                                  
RAIZ QUADRADA

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 A tabela apresentada pelo Método de Borges representa um quadrado com 100 elementos representados por números de 1 à 10, formando igualdade verticalmente.
 Sobre cada coluna existe um número representando o resultado da multiplicação das igualdades ( números iguais ).
Exemplo:
  = 2,        =  3,     = 4,     = 5,     = 6,     = 7,     =  8,     = 9
2x2 = 4,        3x3 = 9,     4x4 = 16,   5x5 = 25,     6x6 = 36,   7x7 = 42,   8x8 = 56,    9x9 = 81  
Através do Método de Borges podemos compreender com mais clareza como solucionar cálculos que envolvem raiz quadrada.

MÉTODO DE BORGES
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“Teremos uma visão geral para compreender a facilidade de aprender através do Método de Borges, nas operações explicadas anteriormente”, resumiu.

       = 2  = 4      = 2
          = 3      = 9       = 3
    = 4     =16      = 4
       = 5   = 25      = 5
       = 6    = 36    = 6
         = 7   = 42  = 7
       = 8    = 56     = 8
              = 9         = 81         = 9
     = 10 = 100   = 10