Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Túnel do Tempo: Final da Primeira Guerra Mundial





Milhões de soldados foram mortos nos campos de batalha
Luís Alberto Alves


Fim da Guerra: No dia 11 de novembro de 1918 acabava a Primeira Guerra Mundial, que deixou um total de vítimas estimada entre 10 e 15 milhões. 

Radiografia de Sampa: Rua da Cantareira




Luís Alberto Alves

 Esta rua foi completamente aberta a partir do início do século XX. Antes disso (em 1897) existia somente o trecho entre as Ruas Dr. Jorge Miranda e João Teodoro, e que recebia o nome de "Rua Tubarão". Estendida no século XX até as proximidades do atual Mercado Municipal, recebeu o nome de "Cantareira", uma referência a Serra da Cantareira, localizada na região Norte de São Paulo.

 Região de mananciais, desde 1864 o governo cogitava captar as águas da Cantareira para sua distribuição na cidade. Organizada a Companhia Cantareira de Águas e Esgotos em 1877, somente em 1881 é que o serviço foi inaugurado.


 Também com o nome de "Cantareira" existia em São Paulo uma estrada de ferro (Tramway da Cantareira), cuja estação localizava-se na Avenida Tiradentes, esquina com a Rua João Teodoro. O nome Cantareira é originado da palavra Cântaro, vasos de barro usados para transporta água, na época muito abundante na serra. A Rua da Cantareira (foto) fica no Centro de SP.

Geral: Um de cada seis usuários brasileiros não acredita em ciberameaças




Redação
 Segundo pesquisa realizada pela Kaspersky Lab em parceria com a B2B Internacional, 17% dos usuários brasileiros de Internet não acreditam que ataques cibernéticos são reais e acham que a ameaça é um exagero das empresas de segurança online. Contudo, essa crença os deixa sem nenhum tipo de proteção contra riscos que ameaçam seus dados e vidas virtuais.

 De acordo com as estatísticas, mesmo as pessoas que aceitam que as ciberameaças são reais, nem sempre estão convencidas que precisam de proteção. De fato, somente 28% dos entrevistados no Brasil acreditam que possam ser objeto de ataques por cibercriminosos. No entanto, na realidade, o dispositivo de qualquer pessoa pode ser de interesse para criminosos. Mesmo quando o proprietário não armazena dados valiosos no dispositivo e não realiza transações financeiras online, os cibercriminosos podem fazer uso de qualquer computador, smartphone ou tablet - talvez convertendo-o em um bot que envie spam -, para executar ataques DDoS ou enviar links de phishing por meio de mensagens instantâneas e e-mails.

 Quase um terço (27%) dos usuários no Brasil não estão preocupados com a possibilidade de que suas contas online possam estar comprometidas ou estão alheios a este risco. O mais importante é que isso não somente se aplica a páginas pessoais em sites de redes sociais, mas também a contas bancárias online, que poderiam entregar as finanças pessoais do usuário a um cibercriminoso. Muitas pessoas sentem que as perdas financeiras resultantes de ataques cibernéticos são pouco prováveis - 35% dos entrevistados desconhecem ou não estão preocupados com a possibilidade de tais perdas.
 Eles não se dão conta de que tais perdas podem não necessariamente ser devidas ao roubo direto de dinheiro de suas contas bancárias. Uma infecção por malware também pode conduzir a gastos imprevistos, incluindo custos relacionados aos serviços de um especialista em TI, a reinstalação de software ou a indisponibilidade temporária de um dispositivo. Em geral, 21% dos entrevistados que tiveram malware em seus dispositivos tiveram perdas financeiras como resultado do incidente.

 Segundo os resultados da pesquisa, 18% dos entrevistados não estão conscientes que o uso de redes Wi-Fi públicas é arriscado, uma vez que os dados que trafegam nestas redes podem ser interceptados por cibercriminosos. A mesma proporção de usuários, 18%, está consciente desta ameaça, mas não acredita que deva se preocupar com isso. Ao mesmo tempo, 56% dos entrevistados utilizam redes públicas e 6% colocam suas informações pessoais em sites enquanto estão conectados por esse tipo de rede.

 "As pessoas que pensam que estão seguras, porque os cibercriminosos não as atacariam ou não estariam interessados, simplesmente não entendem a natureza das ameaças online. Os hackers não tendem a se concentrar em objetivos específicos, e tratam de obter quantas vitimas possível. Este é o motivo de porquê é muito arriscado utilizar Internet sem uma solução de segurança”, afirmou Elena Kharchenko, chefe de Administração de Produtos de Consumo da Kaspersky Lab.

 O Kaspersky Internet Security - multidispositivos 2015 é uma solução que protege contra as ameaças mais recentes da Internet sem distrair o usuário ou deixar o dispositivo mais lento. Pode proteger dispositivos com sistemas operacionais Microsoft Windows, Apple OS X ou Android, do Google. Bloqueia malware, detecta phishing e sites perigosos, adverte o usuário dos riscos associados ao uso de conexões Wi-Fi inseguras e oferece navegação segura para usuários de Apple iOS e Microsoft Windows Phone.


Geral: Qualidade da carne do rebanho feita por ultrassonografia




A técnica é empregada para medir a espessura da gordura da picanha

Redação

 A espessura da gordura na picanha, a qualidade da carne, tamanho corporal e o desempenho do animal são algumas dos resultados que se pode verificar por meio da ultrassonografia aplicada ao gado de raça Senepol, em Camapuã (MS). Com esta ferramenta o produtor rural também analisa o potencial genético do seu rebanho e consegue replicar os melhores resultados, garantindo um plantel superior e a produção de carnes nobres com alta qualidade ao consumidor final.

 Entre as justificativas para o uso da ultrassonografia na prática da pecuária, o produtor rural, Adilson Reich, que há 10 anos  se dedica à criação da raca senepol, cita a exigência do consumidor por carne de qualidade e a evolução no processo de seleção genética do rebanho. “Junto aos estudos de genética, a ultrasson contribui na identificação de animais rentáveis. Conseguimos selecionar os animais que chegam precocemente à puberdade, tornando-se reprodutores mais jovens e com qualidade garantida, afirmou Reich.

 Segundo a doutora em melhoramento genético e qualidade de carne, Marina Bonin, a gordura do animal verificada pela ultrassonografia, junto a outras ferramentas, indicam inclusive o momento ideal para o abate. “Em uma análise da distribuição da gordura do animal, podemos verificar que quanto mais cedo depositada esta gordura, mais cedo o animal está pronto para ser encaminhado aos frigoríficos”, destaca Marina, responsável pela classificação do plantel no Criatório Senepol Luar. “Aos quinze meses o animal já passa por uma avaliação, podendo ser caracterizado como elite, superior, regular ou inferior. O título vai depender da soma de características”, enfatizou.

  Ainda segundo Marina uma das principais vantagens da utilização da ultrassonografia no rebanho, é poder verificar o rendimento do animal que estimulará a lucratividade do produtor rural. ”Após o abate do animal todo o conteúdo gastrintestinal e de vísceras é retirado, ficando na carcaça somente músculos, osso e gordura, e estes é que serão pesados na balança do frigorífico e darão as arrobas pagas ao produtor”, detalha. ”Desta maneira, um animal com maior quantidade de músculos e adequada quantidade de gordura na carcaça, pesará mais e, consequentemente, dará mais retorno ao produtor. Sendo assim, ao escolher um reprodutor com características superiores, estaremos escolhendo um animal com maiores chances de gerar progênies com melhores carcaças”.

 De acordo com a empresa Bon in Beef pode-se relacionar as médias de ultrassom com rendimento de cortes nobres, como cortes do traseiro, quantidade de gordura subcutânea e intramuscular, conhecida como marmoreio, características com grande influência na qualidade da carne. Quanto aos programas de melhoramento genético a ultrassonografia normalmente é utilizada para avaliação de machos para a verificação das Diferenças Esperadas na Progênie (DEP) e classificação de touros, matrizes e produtores. No entanto, alguns rebanhos já realizam estas avaliações também nas fêmeas, procurando mapear o potencial genético de suas matrizes para produção de carcaças de qualidade.

“Estamos dando um passo muito grande ao incluir as informações de carcaça no rebanho aliada com as avaliações genéticas e acompanhamento reprodutivo, contribuindo assim cada vez mais para a melhoria da confiança em nossos produtos”, finalizou a pesquisadora, Marina Bonin.


Artigo: A busca desenfreada pela perda de peso



O terror de quem está acima do peso

* Dra. Karina Calderoni
 A ditadura da beleza é responsável por impor na sociedade padrões físicos inalcançáveis, o que tem ocasionado inúmeros casos de pessoas que desenvolvem compulsões ou distúrbios alimentares por não se sentirem parte do que é considerado belo.
 Por outro lado, somos bombardeados diariamente por ofertas irresistíveis de alimentações nada saudáveis, principalmente dos fast-foods que, aliados ao consumo desenfreado, à vida sedentária e estressante, acarretam o ganho de peso.
 De acordo com dados do IBGE, metade da população acima dos 20 anos sofre com excesso de peso enquanto a obesidade está presente em aproximadamente 15% deste público. Se as taxas continuarem crescentes, em 10 anos estima-se que dois terços da população estarão acima do peso.
 Diante deste cenário, nasceram as receitas milagrosas de emagrecimento, ou seja, perda de peso sem sofrimento, reeducação alimentar e mudanças de hábitos. O resultado é óbvio, a pessoa emagrece, mas não mantém, recupera os quilos perdidos e sofre o efeito sanfona.
 É possível obter o equilíbrio entre a estética e a saúde?
É claro que qualquer um fica feliz quando consegue vestir uma calça um número menor do habitual ou quando se olha no espelho e se sente bem, mas antes de tudo isso vem a saúde e o bem estar. 
 O processo de perda de peso deve ser desenvolvido e acompanhado por  especialistas. O ideal é um programa que ofereça uma estrutura completa, ou seja, um endocrinologista para realizar exames e analisar o estado de saúde do paciente, um nutricionista para elaborar um cardápio de reeducação alimentar baseado nos exames realizados pelo endócrino, um psiquiatra para tratar compulsões e distúrbios se existentes e um psicólogo para oferecer um respaldo em relação aos impactos que a mudança de vida terá no paciente.
 Não podemos esquecer a importância dos exercícios físicos, estes são indispensáveis no processo de perda de peso, pois são responsáveis pelo aumento da autoestima e também melhora física, principalmente cardiovascular.
 As mulheres, principalmente, gostam de recorrer aos tratamentos estéticos como drenagens e massagens e estes também são válidos se aliados a todo o processo que foca no desenvolvimento físico e mental.
 A saúde mental neste processo é primordial, pois para alcançarmos uma vida regrada e saudável é necessário assimilar e superar traumas antigos, aceitar a nova condição de uma vida mais saudável com menos pipoca e sofá e mais exercícios e salada.
 A busca da perda de peso não pode ser um processo marcado por privações e sim opções que no início podem ser encaradas como sacrifício, mas que a longo prazo tornam-se prazerosas e efetivas.
*Dra Karina Calderoni é médica-psiquiatra, idealizadora do Programa Mente Leve Corpo Leve e sócia-fundadora da Clínica Sintropia


Variedades: Fábio Jr, lança novo single




Redação
 Novo single do cantor Fábio Jr, “O que importa é a gente ser feliz”, que faz parte da trilha sonora da nova novela das 19h “Alto Astral” da Rede Globo, é lançado nas plataformas digitais nesta terça-feira (11). A música é uma composição do próprio cantor em parceria com Dudu Borges.

 A faixa faz parte do novo álbum do artista, ainda sem nome definido, com previsão de lançamento para março de 2015. Em um trabalho mais jovem e moderno, o novo disco de Fábio Jr deve trazer grandes novidades para o ano que vem, sem deixar de lado o perfil romântico do cantor.



Variedades: SescTV estreia "Plínio Marcos: Eu Fiz por Merecer" Redação




O ator e dramaturgo Plinio Marcos será lembrado em vários filmes


Redação
No dia 19/11 completam-se 15 anos da morte do ator e dramaturgo Plínio Marcos. Para homenageá-lo, a partir dessa data até 23/11, SescTV leva ao ar pela primeira vez o especial Plínio Marcos: "Eu Fiz por Merecer", que traça um panorama do artista com um show, duas entrevistas  e dois longas-metragens.

                                                                  Show

Abrindo a programação, dia 19/11, segunda, às 22h, o espetáculo Plínio Marcos em Prosa e Samba é uma homenagem ao show homônimo de 1974, produto do espetáculo Humor Grosso e Maldito das Quebradas do Mundaréu, criado pelo dramaturgo um ano antes. Gravado no Sesc Pompeia, em 2013, na capntal paulista, a atração traz Kiko Dinucci, no violão e vocais; Juçara Marçal, nos vocais; Maurício Badé, na percussão; Marcelo Cabral, no baixo e no violão de sete cordas;  Rodrigo Campos, na guitarra e no cavaquinho; Thiago França, no saxofone e na flauta;  e Wellinton Moreira, na timba.


Segundo Dinucci, com essa produção, Plínio queria falar mais sobre os intérpretes de samba até então desconhecidos do grande público. "Esses sambistas eram marginalizados. Não estavam tão fora do universo das peças dele: travestis, ladrões, prostitutas, cafetões. Sambista era um marginal a mais dentro desse conjunto de marginais", explica. O programa tem participação do cantor e compositor Silvio Modesto e traz depoimentos do Plínio Marcos e do compositor Geraldo Filme sobre o samba paulista. A direção para TV é de Juliana Borges.

                                                      Entrevistas

Dia 20/11, quinta, às 22h, o programa Roda Viva: Entrevista com Plínio Marcos (da TV Cultura de São Paulo, de 1988) mostra entrevista com o dramaturgo, que comenta, entre outros temas, sobre a arte de levar para o seu trabalho personagens do submundo; a política cultural; a situação do Brasil, que vivia a ditadura militar; a censura; o seu lado místico, que acreditava no autoconhecimento como forma de libertação; o poder das elites brasileiras e suas influências nas questões políticas; as encenações de peças suas em Nova Iorque - EUA; seu envolvimento com o carnaval; e suas relações com nomes do teatro e da cultura, como Procópio Ferreira, Ziembinski e Pagu (Patrícia Galvão). Com mediação de Antonio Carlos Ferreira, a produção tem direção de Silvia Levy.

Dia 23/11, domingo, às 22h30Entrevista com Oswaldo Mendes mostra uma conversa com o ator e diretor teatral, que foi amigo pessoal de Plínio Marcos e autor de sua biografia lançada em 2007. Mendes, que se formou em jornalismo e teatro, recorda o início de seu trabalho, há 50 anos; seu primeiro encontro com Plínio Marcos, em 1967, e o reencontro dos dois, em 1969, no extinto jornal Última Hora, onde trabalhava e o dramaturgo era cronista. Mendes via uma pessoa íntegra em Plínio, alguém que dava espaço para que outros articulassem no teatro. "Sem colocar a voz dele como mediador, nem tentar pôr seus pensamentos ali", explica. Mendes também, fala, entre outros assuntos, sobre por que escreveu a biografia de Plínio e quando decidiu começar o trabalho. A entrevista tem direção de Míriam Portela.

                                                        Filmes

Dia 21/11, sexta, às 23h, o longa-metragem Dois Perdidos Numa Noite Suja (2002, 100'), baseado na peça homônima de Plínio Marcos, escrita em 1966, narra a história de dois imigrantes brasileiros ilegais em Nova York, Paco e Tonho. O primeiro, um mineiro tímido, que busca uma vida bem-sucedida, mas sofre por estar distante da família e do seu País. A situação piora quando o serviço de imigração o procura. O segundo é um artista talentoso e ambicioso, que só pensa em se tornar um grande pop star. O que pode acontecer quando os dois decidem morar juntos, em meio às esperanças e às dificuldades?  A direção é de José Joffily.

Dia 22/11, sábado, às 22h, a produção Querô (2007, 88'), inspirada no romance Querô - uma Reportagem Maldita, de Plínio Marcos, traz no roteiro a vida de um filho de uma prostituta, que foi demitida de um bordel no dia em que deu à luz. Sem saber o que fazer a partir daquele momento, ela se suicida bebendo querosene. Violeta, a dona do prostíbulo, resolve cuidar do menino e o apelida de Querô, em referência ao modo como sua mãe morreu. O garoto é maltratado, cresce revoltado e vai para as ruas, onde comete pequenos delitos. Certo dia é levado para  Febem. Ali sofre humilhações e fixa cicatrizes em sua vida para sempre. A direção é de Carlos Cortez.


                                                         Sobre o SescTV:

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

                                                        SERVIÇO:

PLÍNIO MARCOS: 'EU FIZ POR MERECER'

                                                      Show

Plínio Marcos em Prosa e Samba
Estreia: 19/11, quarta, às 22h
Reapresentações: 22/11, às 19h, e 23/11, às 07h e às 24h.
Direção para TV: Juliana Borges
Classificação indicativa: Livre

                                                        Entrevistas

Roda Viva: Entrevista com Plínio Marcos (Programa da TV Cultura de São Paulo, de 1988)
Estreia: 20/11, quinta, às 22h
Direção: Silvia Levy
Classificação indicativa: Livre

Plínio Marcos: Eu Fiz Por Merecer - Entrevista com Oswaldo
Estreia: 23/11, domingo, às 22h30
Direção: Míriam Portela
Classificação indicativa: Livre

                                                        Filmes

Dois Perdidos Numa Noite Suja (2002), 100'
Estreia: 21/11, sexta, às 23h
Direção: José Joffily
Classificação indicativa: 16 anos

Querô (2007), 88'
Estreia: 22/11, sábado, às 22h
Direção: Carlos Cortez     
Classificação indicativa: 16 anos


Para sintonizar o SescTV:

Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv