Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 4 de março de 2021

Saúde: Covid-19 faz SP ficar vermelho de novo

 



Medida mais rigorosa entra em vigor em 645 cidades neste sábado (6) e fica em vigor até o dia 19

Luís Alberto Alves/Hourpress

 O Governador João Doria confirmou na quarta-feira (3) que todos os 645 municípios do estado regridem para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6). A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.

De acordo com o Plano SP (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/), a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Por outro lado, qualquer medida local que abrande as restrições definidas pelo Estado será alvo de notificação administrativa por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional. As advertências serão informadas ao Ministério Público para possíveis sanções judiciais que garantam o cumprimento estrito das normas do Plano SP.


Saúde: Série histórica mostra agravamento na ocupação de UTIs no SUS

 


Boletins da Fiocruz indicam 19 estados em zona de alerta crítica


Agência Brasil 

Com 19 estados na zona de alerta crítica para a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) destinados a pacientes com covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) vive o momento de maior lotação desde o início da pandemia, mostra a série histórica de mapas divulgada hoje (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo reúne os mapas publicados em 17 boletins do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgados desde 17 de julho do ano passado.

"Como podemos observar na sequência de 17 mapas abaixo, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e o Distrito Federal na zona de alerta crítica", analisa a fundação.

A situação de um estado é considerada de alerta crítico quando a ocupação das UTIs atinge 80% das vagas disponíveis para adultos no SUS.

Os mapas mostram que o Amazonas está com as unidades de terapia intensiva em situação crítica de forma duradoura: à exceção do boletim de 7 de dezembro, as UTIs amazonenses apresentaram mais de 80% de ocupação em todas as análises desde 9 de novembro, somando oito vezes.

O estado de Goiás foi o que mais apareceu na zona de alerta crítica, ocupando essa posição em nove dos 17 mapas, incluindo os últimos três.

Pernambuco é o estado na zona de alerta crítica há mais tempo de forma ininterrupta, já que foi classificado dessa forma em 7 de dezembro e se mantém com ocupação acima de 80% há sete boletins seguidos. Rondônia e Paraná entraram na zona de alerta crítica em 18 de janeiro, e permaneceram nela até a última análise, de 1 de março.

No último boletim da Fiocruz, somavam mais de 80% de ocupação nas UTIs: Acre (92%), Amazonas (92%), Bahia (83%), Ceará (93%), Distrito Federal (91%), Goiás (95%) Maranhão (86%), Mato Grosso (89%), Mato Grosso do Sul (88%), Pará ( 82%), Paraná (92%), Pernambuco (93%), Piauí (80%), Rio Grande do Norte (91%), Rio Grande do Sul (88%), Rondônia (97%), Roraima (82%), Santa Catarina (99%) e Tocantins (86%).

Os pesquisadores detalham que, no caso de Minas Gerais, o estado tem divulgado taxas de ocupação de leitos de terapia intensiva sem distinção entre leitos de UTI gerais e de covid-19. Já para o estado do Rio de Janeiro, foram considerados dados da capital nos dias 17/07, 27/07, 10/08 e 24/08/2020 pela falta de dados estaduais na época em que os boletins foram divulgados.

Saúde: Um ano de covid-19 no Brasil e seu impacto na Urologia

 





Em um ano, três variantes do coronavírus SARS-CoV 2 (mutações) foram identificadas no mundo
*Dr. Marco Aurélio Lipay

Há um ano, o Brasil anunciava o seu primeiro caso de COVID-19 na cidade de São Paulo, em um paciente recém-chegado da Itália. Em 26/02/2021, dados oficiais registraram 10.455.630 casos e 252.835 óbitos no Brasil. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em pesquisa realizada em 2020, revelou que 13,5% dos urologistas brasileiros entrevistados afirmaram ter sido infectados pela Covid-19.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2 e que pode apresentar desde infecções assintomáticas até quadros gravíssimos e óbitos. Em aproximadamente 20% dos casos, faz-se necessário atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória; e destes, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Em um ano, três variantes do coronavírus SARS-CoV 2 (mutações) foram identificadas no mundo, o que justifica a manutenção de todos os cuidados sanitários recomendados. A situação atual é preocupante, como foi demonstrada em recente pesquisa promovida pela Coalizão Covid Brasil (Hospitais: Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa, além do Brazilian Clinical Research Institute e da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva) revelando que 25% dos pacientes entubados por COVID -19 morreram em um período de 6 meses após alta hospitalar. Outro dado identificado foi de que a mortalidade é de 2% para pacientes internados que não precisaram de ventilação mecânica, além de outras complicações como: ansiedade (22%), depressão (19%) e estresse pós-traumático (11%).

A doença não se restringe apenas ao sistema respiratório, ela é considerada sistêmica e pode comprometer outros órgãos como rins, pênis e testículos, resultando em insuficiência renal, disfunção erétil e talvez até infertilidade. Algumas teorias sugerem que essas complicações sejam resultado de alterações enzimáticas e lesões do endotélio vascular, provocadas pelo vírus, desencadeando processos inflamatórios e fenômenos tromboembólicos (obstrução do fluxo sanguíneo).

A disfunção erétil pode ser desencadeada a partir do comprometimento do sistema circulatório e cardiorrespiratório somada a questões emocionais, que podem levar à insegurança e piora da performance sexual.

Em trabalho recentemente publicado, pesquisadores brasileiros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostraram que pacientes com COVID-19 podem evoluir com processo inflamatório incidental no epidídimo, complicação que pode interferir na fertilidade.

Diante de inúmeros problemas na esfera urológica desencadeados pela COVID-19, a Sociedade Brasileira de Urologia, em seu portal, lembra que medidas de isolamento social são necessárias. Mas diante de algumas doenças urológicas, como por exemplo: infecções, cálculos renais e cânceres, uma rápida intervenção médica faz-se necessária; embora, por medo da infecção pela COVID-19, muitos pacientes tenham adiado a procura médica, o que pode resultar em danos à saúde, às vezes irreversíveis.

Em outra pesquisa, a SBU avaliou junto aos seus associados o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde urológica brasileira, identificando que cerca de 90% dos urologistas relataram uma redução igual ou maior que 50% nas cirurgias eletivas e 54,8% mencionaram a diminuição de pelo menos 50% no número de cirurgias de emergência. Esta pesquisa sugere que boa parte dos pacientes com doenças urológicas (como cânceres, hiperplasia obstrutiva de próstata, incontinência urinária, entre outras) possam ter postergado o tratamento pelo receio de contraírem o vírus. Fica evidente que algumas doenças urológicas não podem esperar o fim da pandemia para serem tratadas. Dessa forma, quanto mais cedo forem diagnosticadas melhor será o prognóstico do tratamento.

Visando a melhor prática médica, urologistas brasileiros publicaram artigo científico em revista de renome internacional, em junho de 2020, na qual abordaram os cuidados a serem observados frente a pandemia, no trabalho intitulado "Uma revisão sistemática das diretrizes e recomendações padrão de cuidado urológico durante a pandemia de COVID-19". Este estudo foi realizado a partir da análise de diretrizes, recomendações ou declarações das melhores práticas de organizações internacionais e centros de referência sobre cuidados urológicos em diferentes fases da pandemia de COVID-19 e seu objetivo foi obter o modo prático e seguro de como acolher e tratar pacientes com patologias urológicas.

De modo resumido:

• COVID-19 é uma doença sistêmica;

• Outras doenças continuam existindo e precisam ser tratadas;

• Doenças urológicas secundárias à COVID-19 podem ser desencadeadas;

• A vacina existe e está sendo disponibilizada, vacine-se assim que possível;

• Medidas de proteção, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, uso de álcool em gel, manter o distanciamento social e usar máscara, funcionam, inclusive contra as novas variantes identificadas até o momento;

• Hospitais e consultórios seguem rigorosos protocolos de prevenção ao coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária; portanto, se precisar, não tenha receio em procurar o seu Urologista (de modo presencial, por telefone ou videoconferência, ele vai saber lhe orientar).


*Dr. Marco Aurélio Lipay é Doutor em Cirurgia (Urologia) pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Titular em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, Membro Correspondente da Associação Americana e Latino Americano de Urologia e Autor do Livro "Genética Oncológica Aplicada à Urologia".





Saúde: Hospital de M'Boi Mirim passa a operar com 250 leitos para Covid-19

 


Cidade conta agora com 1.150 leitos de UTI e 1.047 leitos de enfermaria

Redação/Hourpress

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim) passa a contar, a partir desta quinta-feira (4), com 250 leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A unidade passa a ter novos 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 90. As enfermarias passam de 30 para 160 leitos. Agora, a cidade conta com 1.150 leitos de UTI e 1.047 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19.

A administração municipal atua de maneira emergencial na ampliação de leitos. Antes da pandemia, a cidade contava com 507 leitos de UTI e, no auge da pandemia, alcançou 1.340 leitos.

Atualmente, a cidade dispõe de 26 hospitais municipais, sendo oito deles entregues à população durante a pandemia, como o Brigadeiro, Brasilândia, Bela Vista, Capela do Socorro, Guarapiranga, Sorocabana, Parelheiros e Santo Amaro, além da chegada de novos respiradores entregues pelo governo estadual. Já no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim) uma unidade anexa foi construída e 100 leitos foram incorporados à operação do equipamento e permanecerão após o fim da pandemia para uso dos moradores da região.

Saúde: Exames que toda mulher precisa fazer



Depois de iniciar a vida sexual, toda mulher precisa fazer esse exame ginecológico

Redação/Hourpress 

O Dia Internacional da Mulher lembrado em 8 de março é importante para celebrar as lutas, conquistas e méritos das mulheres de todo o mundo. Mesmo com todas as adversidades promovidas ao longo dos séculos, a mulher vai conquistando seu lugar como protagonista no chamado trem da história. As mulheres são conhecidas por promover o cuidado com a família mas, é importante reforçar os cuidados com a saúde que toda mulher precisa ter. 

Todos temos ciência dos cuidados necessários para o corpo humano, mas o organismo feminino requer ainda mais zelo e atenção. A VidaClass, plataforma de saúde que oferece exames, consultas e telemedicina a preços acessíveis, ouviu especialistas que selecionaram cinco exames diferentes que toda mulher não pode esquecer de fazer:
Papanicolau - Depois de iniciar a vida sexual, toda mulher precisa fazer esse exame ginecológico, ele consegue detectar diversas doenças sexualmente transmissíveis, como: HPV, candidíase, sífilis, clamídia, entre outras. O exame também identifica praticamente tudo de errado que pode ter no colo do útero, até mesmo um câncer.
Mamografia - Além do auto exame, a mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, e é importante lembrar de fazer esse exame mesmo fora do Outubro Rosa, pois ele consegue analisar todo o tecido da mama e identificar nódulos que ainda não estejam visíveis ao toque. Quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de mama for feito, mais chances de cura a doença tem. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2019, o Brasil registrou mais de 59 mil novos casos de câncer de mama. É o quinto tipo de câncer que mais causa mortes no mundo inteiro.
Ultrassom transvaginal - O exame pode diagnosticar problemas na região pélvica e seus órgãos internos, como: câncer, cistos, infecções e até gravidez ectópica. Para as grávidas, o exame serve para verificar a placenta, ouvir o batimento cardíaco do feto e até identificar sinais de um possível aborto espontâneo.
Ultrassom da tireoide - Segundo o Inca, o câncer de tireoide é três vezes mais presente em mulheres do que em homens. No início, esse tipo de câncer não apresenta muitos sintomas, por isso é importante fazer o exame para detectá-lo, pois se descoberto cedo, pode logo ser tratado, já que a tireóide é um órgão do nosso corpo que pode ser removido sem grandes problemas.
Densitometria óssea - Esse exame é muito importante para as mulheres da terceira idade, especialmente depois dos 65 anos, ele é capaz de identificar doenças que afetam os ossos, como a osteoporose, doença que pode atingir mulheres na pós-menopausa.

Todos esses exames podem ser feitos na VidaClass, por a partir de R$2,50. A plataforma também oferece consultas a partir de R$35, há também serviços de internação hospitalar e assistência, produtos que disponibilizam descontos e entrega em domicílio de medicamentos.

 


Saúde: Dieta restritiva piora quadro da obesidade

 


 Obesidade prejudica a qualidade de vida aumentando os risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros malefícios.

Redação/Hourpress

Mais que uma pandemia, a obesidade tem sido uma doença crônica que afeta a qualidade de vida da população brasileira. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, o contingente de obesos mais que dobrou no país num período de 16 anos.

De acordo com o levantamento, 9,6% dos homens brasileiros conviviam com excesso de peso em 2003. No caso das mulheres, o percentual era ainda maior, de 14,5%. No ano de 2019, esses números subiram para 22,8% e 30,2%, respectivamente.

Divulgada em outubro, a pesquisa chama a atenção às vésperas do Dia Mundial de Combate à Obesidade, nesta quinta-feira (04/03), data em que os estudiosos se mobilizam pela conscientização contra a doença. Para a PhD em Nutrição e autora do best-seller "O Peso das Dietas", Sophie Deram, o quadro em relação à doença tende a piorar enquanto o foco no tratamento estiver ligado diretamente à perda de peso.

Para contribuir no combate à obesidade, Sophie vai liberar para o público em geral oito vídeos gratuitos do evento online "Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade", realizado em novembro de 2020 com objetivo de despertar uma reflexão de como lidar de forma atualizada e humana com o tratamento do excesso de peso. O acesso poderá ser feito entre quinta e sábado (06/03) no site do Manifesto .

Além da pandemia do coronavírus, o mundo todo -inclusive o Brasil- vive uma outra pandemia crônica, a da obesidade, que atinge milhares de pessoas todos os anos e prejudica a qualidade de vida aumentando os risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros malefícios. O dia 4 de março marca o Dia Mundial da Obesidade (World Obesity Day), data em que estudiosos do mundo todo se mobilizam pela conscientização contra a doença.

Pensando em ajudar no cuidado à obesidade, a PHD em nutrição Sophie Deram, autora do best-seller "O Peso das Dietas", disponibilizará para o público em geral oito vídeos gratuitos do evento online "Manifesto para o novo olhar sobre a obesidade", realizado em novembro de 2020. O conteúdo poderá ser acessado pelo site do Manifesto , de forma 100% gratuita, entre os dias 04 e 06 de março".

"Vemos a data mundial (World Obesity Day) como uma oportunidade para chamar a atenção para uma condição preocupante, além de promover a mudança no enfoque do tratamento dado às pessoas que convivem com a obesidade. Enquanto o foco principal for a perda de peso, o quadro de saúde da população tende a piorar. A saúde é um conceito que engloba o bem estar físico, mental e social da pessoa e sua qualidade de vida, não somente o seu peso", explicou Sophie.

Artigo: Covid-19 e o jovem paulista

 


Um quarto (23%) admite sair sempre que acha necessário, independentemente de ser essencial ou não

Redação/Hourpress

Jovens de 15 a 24 anos no Estado de São Paulo dizem compreender a gravidade da pandemia de Covid-19, mas um em cada quatro deles admite que sai de casa para atividades não essenciais, como praticar esportes, curtir com os amigos ou passear no shopping. Os jovens paulistas também são os mais "protegidos" pelas empresas, com o maior índice dos que fazem home office: 33%.

É o que revela pesquisa nacional realizada pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), instituição filantrópica sem fins lucrativos, feita com 13.619 entrevistados de 18 Estados do país, mais o Distrito Federal. O levantamento mediu diferentes aspectos da vida dos entrevistados em cinco momentos do ano passado, do início da pandemia (abril) até os primeiros anúncios concretos de vacinas contra a doença (novembro).

Entre os temas abordados estão informações e preocupações com a Covid-19, medidas de proteção utilizadas, bem-estar, emprego e estudos. O recorte de São Paulo é o da última onda da pesquisa, em novembro, quando 1.315 entrevistados responderam ao questionário.

De um universo no qual metade dos jovens paulistas (49,6%) saem de casa para atividades essenciais, como fazer compras em farmácias e supermercados, um quarto (23%) admite sair sempre que acha necessário, independentemente de ser essencial ou não.

O levantamento mostra, também, que essa decisão é consciente. Quase todos os jovens paulistas (97%) declaram estar de razoavelmente a muito bem informados sobre a covid-19. Do total, 92% dizem que a doença é contagiosa ou muito contagiosa. Três em cada quatro deles (74%) afirmam que ela pode ser letal ou muito letal.

"A pesquisa revela uma situação preocupante em São Paulo: um quarto dos adolescentes e jovens corre risco concreto de contrair a doença e de levá-la para dentro de casa. E mais: é um risco consciente", afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, que em 41 anos de existência já encaminhou mais de 315 mil jovens aprendizes para o primeiro emprego.

Trabalho e saúde mental

São Paulo é o Estado, ao lado do Paraná, onde há o menor percentual de jovens trabalhando presencialmente. Do total dos entrevistados paulistas, 43% disseram ficar em casa (dos quais 33% estão trabalhando em esquema de home office e 10% estão sendo remunerados em casa aguardando novas orientações). Ainda assim, quase metade dos entrevistados (47,7%) diz que precisa ir ao trabalho fisicamente em frequência normal ou em esquema de rodízio. E 90% dizem que estão estudando em casa.

Cerca de 92% dos entrevistados no Estado de São Paulo declararam que estão mais ansiosos do que o normal. Quando a pergunta é sobre estar preocupado, 77% dizem que sim. Cerca de 78% também dizem estar mais cansados que o normal.

"O levantamento mostra nitidamente que a pandemia tem afetado a saúde mental de nossos adolescentes e jovens. E não é só isso: também vemos uma enorme preocupação dos entrevistados com a saúde dos familiares e os impactos da pandemia na economia de casa", concluiu Saade.

Geral: Inpe divulga primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia 1

 



Ele foi lançado da Índia no dia 28 de fevereiro

Agência Brasil 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na quarta-feira (3) as primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia 1, lançado na madrugada de dia 28 de fevereiro do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia.

O lançamento foi resultado de uma parceria entre o Brasil e a Índia.

Veja na TV Brasil

O satélite brasileiro Amazonia 1 marcou dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite - conhecimento dominado por apenas vinte países no mundo - e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos. 

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) - órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.




Geral: WhatsApp adiciona recurso de chamadas de voz e vídeo em versão desktop

 


Chamadas serão processadas com encriptação de ponta a ponta


Agência Brasil 

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (4) que lançou um recurso de chamadas de voz e vídeo na versão do aplicativo para computadores de mesa.

A companhia, controlada pelo Facebook, afirmou que as chamadas serão processadas por sistema de encriptação de dados de ponta a ponta.

O anúncio deve colocar o WhatsApp como um novo rival aos sistemas de videoconferência oferecidos por empresas como Microsoft, Google e Zoom, mas não ficou claro se a empresa pretende competir neste segmento.

Artigo: Prefeitura de SP repudia manifestação diante de sua sede

 


Redação/Hourpress

A Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio deste tornar pública nota de repúdio a manifestação realizada na tarde desta quarta-feira (03/03) em frente à sede da Prefeitura de São Paulo. Independente da motivação da manifestação, nesse momento de pandemia, de cenário epidemiológico desfavorável, com aumento significativo do número de casos de covid-19, em que as medidas de controle para evitar a transmissão do vírus, estão sendo intensificadas, inclusive com restrições em decretos do Poder Público, aglomerações sob nenhuma justificativa devem ser realizadas.

Informamos que medidas administrativas serão tomadas por Autoridades Sanitárias da Coordenadoria de Vigilância em Saúde desta Pasta, em relação ao ocorrido. Medidas essas que irão subsidiar a autoridade policial para que apure o possível crime contra a saúde pública, conforme o artigo 268 do Código Penal.

Túnel do Tempo: Nascia o artilheiro de futebol Dadá Maravilha

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 4 de março de 1946 nascia Dario José dos Santos, o Dadá maravilha, ex-jogador de futebol, três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro e tricampeão na Copa do Mundo do México em 1970. 

Dadá foi criado no orfanato estadual do Rio de Janeiro com o órfão Evaldo Braga, anos mais tarde cantor de sucesso, falecido em 31 de janeiro de 1973 num acidente de carro na Via Dutra. 


1

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Santa Isabel

 


A Rua Santa Isabel (foto) fica em Vila Buarque, Centro

Luís Alberto Alves/Hourpress

Na segunda metade do século XIX, o bairro de Vila Buarque era uma extensa área conhecida como “Chácara Rego Freitas”, pertencente ao Dr. Antonio Pinto do Rego Freitas. Após o seu falecimento, em 1886, seus herdeiros venderam a propriedade para a Empresa de Obras do Brasil, estabelecida no Rio de Janeiro.

Essa mesma chácara, depois de regularizada e arruada, deu origem à Vila Buarque, nome este que homenageou o presidente da empresa loteadora. Em agosto do mesmo ano os lotes já estavam sendo vendidos. E dentre as várias ruas abertas no novo bairro, estava a Rua Santa Isabel, que é a santa padroeira da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, cujo prédio foi construído no mesmo bairro.

 As festas tradicionais de 4 de julho, em homenagem à Santa Isabel, realizaram-se durante muitos anos na antiga igreja da Irmandade da Santa Casa, localizada no largo da Misericórdia e demolida em 1888. A Rua Santa Isabel (foto) fica em Vila Buarque, Centro.