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sexta-feira, 11 de março de 2022

Internacional: Biden anuncia novas sanções contra a Rússia

 

EUA devem retirar do país status de “nação mais favorecida”

    Agência Brasil
    Biden: "O G7 também está aumentando a pressão sobre os bilionários corruptos da Rússia"

Agência Brasil 

Em pronunciamento no início da tarde de hoje (11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou mais sanções econômicas à Rússia.

“Vamos tomar medidas para negar o status de "nação mais favorecida", que significa que dois países concordam em fazer negócios entre eles nos melhores termos possíveis, com menos barreiras e com mais comércio, maior volume de importações. Quando a Rússia perder esse tipo de status, ficará mais difícil fazer negócio com os Estados Unidos e também com outros países que representam a metade da economia global”, afirmou Biden.

Segundo o presidente norte-americano, os países do G7 vão aumentar as sanções à Rússia. O G7 é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

FMI

Uma das medidas que poderão ser adotadas pelos Estados Unidos é o banimento das importações de diamantes, vodca e pescados. “E vamos impedir também que a Rússia lidere instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outras. Putin é o agressor e precisa ser responsabilizado”, disse.

“O G7 também está aumentando a pressão sobre os bilionários corruptos da Rússia, adicionando novos nomes à lista dos oligarcas russos e suas famílias. Estamos aumentando também a coordenação entre países do G7 para pegar os bens dessa gangue. Eles apoiam Putin e roubam o povo russo e tentam esconder seu dinheiro nos nossos países. Essa cleptocracia que existe em Moscou também precisa sentir a dor dessas sanções”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Biden disse ainda que a Bolsa de Valores russa está fechada há duas semanas, pois os russos sabem que, quando abrir, ela vai colapsar. Afirmou também que o rublo [moeda oficial russa] já perdeu metade do valor.

Exclusão

“Não vamos lutar uma guerra contra a Rússia na Ucrânia. Isso significaria um confronto entre a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e a Rússia, que seria a terceira guerra mundial”, disse Biden.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiteradamente pede aos países do Ocidente que criem espaços de exclusão aérea para que aeronaves de outros países possam entrar no espaço aéreo ucraniano e abater aviões russos. Os líderes da Otan são firmes em negar o pedido de Zelensky por acreditarem que uma participação ativa na guerra causaria um confronto muito mais duradouro e sangrento.

Internacional: Bombardeio russo impede mais uma vez retirada de pessoas de Mariupol

 

Informação foi divulgada pela Ucrânia

    Twitter
Em outras áreas forças russas também pararam alguns ônibus com pessoas que tentavam fugir da região 


Agência Brasil 

Bombardeios russos impediram novamente que refugiados deixassem a cidade portuária ucraniana de Mariupol, nesta sexta-feira, enquanto em outras áreas forças russas também pararam alguns ônibus com pessoas que tentavam fugir da região de Kiev, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk.

Em um discurso em vídeo, Vereshchuk disse que algumas retiradas foram bem-sucedidas, incluindo 1.000 pessoas que saíram de Vorzel, na região de Kiev.

As forças russas sitiaram Mariupol. A Ucrânia diz que 1.582 civis morreram lá em 12 dias desde o começo da invasão.

Economia: Inflação para famílias de renda mais baixa sobe para 1% em fevereiro

 

A taxa é superior à observada em janeiro (0,67%), diz IBGE

Em 12 meses, o INPC acumula taxa de 10,80%


Agência Brasil 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos, registrou inflação de 1% em fevereiro deste ano. A taxa é superior à observada em janeiro (0,67%) e a maior para um mês de fevereiro desde 2015 (1,16%).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa do INPC ficou um pouco abaixo da observada pelo IPCA, que mede a inflação oficial e que registrou variação de 1,01%.

Em 12 meses, o INPC acumula taxa de 10,80%, acima dos 10,54% registrados pelo IPCA.

Em fevereiro, os produtos alimentícios tiveram inflação de 1,25%. Já os não alimentícios tiveram alta de preços de 0,92%.

Economia: Ministério da Justiça questiona Petrobras sobre alta dos combustíveis

 A Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários

    Agência Brasil 

Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério
Agência Brasil

O Ministério da Justiça pediu à Petrobras esclarecimentos sobre o recente aumento de 18,8% nos preços da gasolina e de 24,9% do diesel. A notificação foi feita ontem (10). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao ministério, foi a responsável pela notificação.

Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério à estatal em outubro, mas. na ocasião, a Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários.

A empresa deveria prestar informações para compreensão da dinâmica dos mercados de combustíveis, de modo a serem feitas sugestões para seu aperfeiçoamento com a perspectiva da proteção e defesa do consumidor.

Refinaria privada na Bahia

A Senacon também notificou a Acelen, empresa privada responsável pela Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A Acelen tem prazo de dez dias para responder como o dólar e as variações do preço do barril de petróleo no mercado internacional influenciam no valor dos combustíveis.

O Ministério da Justiça levou em consideração as recentes notícias sobre a elevação de preços de combustíveis produzidos pela Petrobras. A informação era que os combustíveis estariam custando 6,4% a mais do que o vendido pela Petrobras, elevando assim, o preço nas bombas.

Economia: Tributação dos combustíveis - entenda as propostas de reforma apresentadas pelo Congresso Nacional

 Vale ressaltar que o ICMS atualmente representa 2/3 da arrecadação dos Estados

Arquivo
A uniformização do modelo vem recebendo grande rejeição dos Estados


Thiago Santana Lira

Os combustíveis certamente foram um dos produtos mais afetados pelos altos índices de inflação, devido a disparada do preço do dólar e das Commodities do petróleo.

 

Em paralelo a guerra firmada entre os entes federativos no tocante ao modelo atual de tributação, membros do Poder Legislativo e Executivo apresentam medidas para conter o preço dos combustíveis ao consumidor final.

 

Uma das medidas apresentadas pelo Poder Executivo, em complemento ao congelamento do ICMS cobrado pelos Estados, está na criação de um valor fixo em reais por litro diretamente no preço final. A uniformização do modelo vem recebendo grande rejeição dos Estados, pois representaria uma queda de até R$ 20 bilhões por ano em arrecadação.

 

Vale ressaltar que o ICMS atualmente representa 2/3 da arrecadação dos Estados em relação aos demais tributos de sua competência, sem contar os demais repasses realizados pela União.

 

No campo do Poder Legislativo, há projetos de leis e emendas à constituição que propõe diversas medidas para frear o preço do combustível, porém vêm sendo objeto de críticas de especialistas e dos entes federativos.

 

Exemplo disto é o PL 1.477/2021, que prevê a criação de um fundo de estabilização dos combustíveis, a qual seria acionado quando fatores da economia externa inflacionar o preço interno, todavia, a reserva seria criada através de novos repasses da União além dos já existentes, o que onera ainda mais o ente e, na prática, não diminui e nem otimiza a tributação.

 

Consta ainda a proposta de emenda à constituição apresentada pelo Deputado Christiano Áureo -- PP/RJ, que propõe a renúncia fiscal da arrecadação sobre os combustíveis e o gás por parte da União, Estado e Município, porém sofre rejeição pelo mesmo motivo, a perda considerável de arrecadação pelos entes.

 

A proposta de emenda constitucional que gerou maior repercussão no congresso foi a apresentada pelo Senador Carlos Fávaro -- PSD/MT, a qual prevê a desoneração dos tributos sobre combustíveis e energia elétrica e em contrapartida, a criação de fundo de custeio angariado com repasses feitos pela União através dos dividendos pagos pela Petrobrás, dentre outros recursos, além do aumento dos repasses aos Estados e Municípios.

 

Especialistas apontam que tais medidas podem trazer reflexos negativos de até R$ 100 Bilhões à União, e foi apelidada pelo Ministro Paulo Guedes de “PEC Kamikaze”, em alusão aos pilotos de aviões japoneses que, carregando explosivos, promoviam ataques suicidas na 2ª Guerra Mundial.

 

Importante ressaltar que se trata de medidas de alteração legal e constitucional que dependem de votação do congresso para serem aprovadas, mas todas não analisam friamente o verdadeiro problema estrutural e de justiça fiscal na utilização dos recursos públicos.

 

O sistema atual necessita de uma reforma administrativa, e principalmente a extinção de entes federativos com capacidade tributária, porém sem autossuficiência dos seus custos, e certamente seriam extintos sem os repasses financeiros da União.

 

Thiago Santana Lira -- Advogado, Especialista em Direito Tributário.

Economia: Tecnologia pode ajudar a driblar alta de preços nos combustíveis

 Ferramentas conduzem melhor a gestão de frotas

 Divulgação

A gestão de uma frota de veículos envolve muitos detalhes


Redação/Hourpress

Filas nos postos de combustíveis e bombas com preços nas alturas! A cena que se replicou pelo País afora e que também fez frotas inteiras estacionarem por conta da recente alta no preço, poderia nem ter acontecido ou pelo menos, ter sido minimizada. Uma boa gestão de frotas, conduzida por ferramentas tecnológicas ajuda – e muito!

A gestão de uma frota de veículos envolve muitos detalhes que, caso sejam deixados de lado, acarretam inúmeros prejuízos para as empresas, como, por exemplo, gastos desnecessários com manutenção e reparos.

Desta forma, é vital o investimento em sistemas e plataformas que permitam um mapeamento das condições dos veículos e possibilitem ao gestor organizar e planejar eventuais gastos (claro, imprevistos acontecem). “Eles viabilizam um overview com indicadores de dados disponibilizados de modo on-line, possibilitando total integração entre os departamentos das empresas e fugindo de planilhas complicadas e sistemas descentralizados”, disse Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana especialista em sistemas voltados à gestão de frotas.

Conforme o profissional, um dos maiores, se não o maior, gastos com frotas é com o combustível. Um sistema de gestão permite através do cruzamento de dados, buscar a melhor oferta na hora de adquirir o diesel, de acordo com a necessidade e o consumo da frota, caso a empresa queira negociar maiores quantidades e barganhar o melhor preço. “O controle de consumo também pode ser feito via software, permitindo a correção de qualquer eventual problema que leve ao consumo excessivo. Sem contar que o sistema mantém o registro histórico de consumo, o que permite melhores avaliações sobre a frota”.

Outra vantagem do uso da tecnologia na gestão de uma frota é poder ter o controle da situação dos pneus em tempo real. Assim, é possível manter a calibragem correta, realizar limpezas e manutenções e saber exatamente o tempo de troca, tudo isso pode não apenas gerar economia, mas também garantir a segurança dos condutores, sem contar que manter o pneu em dia aumenta a sua vida útil e evita troca precoce.

“Manutenção preventiva evita dores de cabeça com veículos parados. Ter uma ferramenta que emite alertas sobre prazos para troca de peças, óleo e outros insumos coloca a frota em sua operação mais eficiente, e tudo pode ser aferido via dashboard”, lembrou o CEO.

Motoristas

Ter uma gestão eficiente da frota passa por avaliar a postura e o desempenho dos condutores. Com o controle inteligente é possível averiguar se um motorista está conduzindo de maneira a aumentar a economia de combustível, se ele leva muitas multas e a partir daí realizar treinamentos de capacitação para minar esses problemas.

Com todas as variáveis citadas acima em dia, a frota certamente irá operar de forma mais eficiente, reduzindo os custos por quilômetro rodado e alavancando a lucratividade com as operações de frete.

“Quanto maior a frota, mais difícil é o controle de cada veículo, por isso, usar a tecnologia de maneira certa, trará à empresa a possibilidade de contar com sua frota na melhor performance”, finalizou.

Economia: A mulher que gerencia sozinha no segmento de funilaria

 Sua empresa no segmento teve o maior número de avaliações positivas no Google

   Divulgação

Guerda deu a volta por cima e hoje é uma empresária bem sucedida, dona de duas empresas


Redação/Hourpress

Na realidade atual, percentualmente, pessoas com uma boa estrutura familiar tem mais chance de obter sucesso em suas vidas, mas sempre há uma exceção. A Guerda Tiziane é um exemplo de vitória. Mulher, periférica, crescida num ambiente humilde, passando por dificuldades financeiras e sem qualquer tipo de estrutura, Guerda deu a volta por cima e hoje é uma empresária bem sucedida, dona de duas empresas.

Em 2016, após anos de altos e baixos, a empreendedora se tornou sócia da Car Station, um centro automotivo humanizado. A Gas Station é uma empresa que coloca o ser humano como centro do seu negócio. A empresária entrou como sócia em 2016 para ajudar seus irmãos e a princípio sua vontade era ser apenas uma sócia investidora, até 2018, quando a empresa estava prestes a falir com mais de R$ 500 mil  em dívidas. Neste momento, ela assumiu a posição de CEO para não perder todo o valor investido. Naquela época, a


empreendedora ainda trabalhava em uma laminadora de madeira no horário comercial, ou seja, tinha pouquíssimo tempo disponível.

Durante a sua vida como empreendedora, passou por vários sistemas, como Marketing Multinível. Ela aprendeu muitos métodos de alta produtividade e pensando nisso, decidiu implantar o sistema Kaizen (mesmo sistema que o Japão usou para se reconstruir no pós guerra). Esse sistema tem como base cada pessoa cuidando do seu ambiente de trabalho, buscando sempre melhorá-lo com os recursos disponíveis. 

Centro

Guerda adaptou o sistema para a realidade de sua firma, onde a empresária depende, quase que 100%, da mão de obra. Nesse momento, a gestora percebeu que o mundo estava em mudança para uma nova cultura empresarial conhecida, a Indústria 4.0, onde o ser humano é o centro.

No começo de 2020, já com a estrutura montada e as dívidas quase todas quitadas, a proprietária notou que estava inserida em um setor que demorava a se atualizar, e os profissionais de qualidade estavam desaparecendo. Ponderando sobre, ela idealizou a marca Lion Queen,s Garage.

Em 2021, lançaram um novo conceito, um centro automotivo humanizado, a Lion Queen´s traz nas suas raízes um código de cultura muito forte. Este que foi idealizado para que todos os colaboradores sejam parte da raiz da empresa,

 Funilaria 

"Quando o assunto é um centro automotivo humanizado, o cliente é o centro do serviço e não o carro. Pensando nisso, eu estudei quais são as expectativas do consumidor e os seus sonhos, os seus medos e como ele idealiza o carro. Deste modo, eu busco mudar o sentimento que ele carrega ao chegar ao centro automotivo, sentimento este que, muitas vezes é de tristeza por um acontecimento ruim" explicou Guerda.

Ou seja, o carro é repassado para a equipe com uma história por trás, a história do dono, isso faz a equipe se dedicar mais no trabalho, pois, também sentem que têm um papel importante e influente na vida de outras pessoas.

Outra frente muito importante dentro da na firma, é o trabalho com o time. O negócio tem como base em um código cultural muito forte, buscando estar sempre em evidência, deixando bem claro a importância de todos. Manter a cada um deles, no centro do processo, faz com que a Lion Quenn´s tenha um “turnover” baixo em relação às outras empresas do mesmo segmento.

Cursos

Ainda no ano de 2021, eles abriram sua primeira filial em Ponta Grossa, umas das cidades que mais está crescendo e se desenvolvendo no Centro-Leste do Estado. Na nova sede, apostaram em um modelo de negócio enxuto, ou seja, um profissional por segmento, e quando necessário ele auxilia nas outras funções.

Para o ano 2022, a dona da empresa idealiza o lançamento dos cursos profissionalizantes on-line, com a possibilidade de existir um estagiário por setor. O foco do programa com os estagiários, além de auxiliar no andamento da oficina, é ajudar a comunidade a crescer e se desenvolver formando novos profissionais para o futuro.

Geral: A convivência social entre as gerações

Como experiências de vida diferentes impactam diferentes gerações

    Freepik

As gerações mais jovens estão sendo preparadas / educadas nessa perspectiva, ou seja, superar as barreiras do out e estar on quando se trata dessas relações?


Ana Maria Florentino de Macedo

Quando falamos de relações intergeracionais podemos nos deparar com algumas reflexões: no contexto familiar contemporâneo netos ainda se sentam no colo dos avós para “contação” de histórias, sejam elas orais, ou, contidas no interior de coloridos livros infantis? As gerações mais jovens estão sendo preparadas / educadas nessa perspectiva, ou seja, superar as barreiras do out e estar on quando se trata dessas relações? Sempre esteve presente no contexto familiar e social a relação entre os mais velhos e os mais novos, envolvendo duas significativas perspectivas: resgatar o passado e investir no futuro.

Ana Maria Florentino de Macedo, graduada em Serviço Social, escreveu um capítulo para um novo livro colaborativo externalizando o pensamento acima e evidenciando o papel da educação como importante instrumento na melhoria dessas relações e na redução do isolamento social das gerações mais velhas. “Essas relações afetivas são construções a serem pensadas como um instrumento de ajuda na elaboração de uma rede de solidariedade e suporte auxiliar para cuidar e promover a saúde idosa garantindo sua inclusão social, manutenção de direitos e exercício da cidadania”, escreveu Ana.


O livro intitulado “Algumas Visões, Muitas ideias” será lançado no dia 30 de março de 2022 e a publicação será feita pela editora Laços. O exemplar faz parte do Projeto Livro em Série, organizado pela IBET Escola de Formação. É uma colaboração entre dez autores e cada um abordará um tema central dentro da educação em cada capítulo, confira os demais temas:


“Educação, família e sociedade” por Helena Blavatsky; “Educação e saúde” por Vanini Mandaj;
“Educação, sexualidade e gênero” por Júlio César Oliveira;
“Educação e autoconhecimento” por Gislaine Rossi;
“Educação e tecnologia” por Kendi Sakamoto;
“Educação financeira e empreendedorismo” por Leda Yoshida;
“Educação corporativa” por Regina Braghittoni;
“Educação inclusiva” por Arlete Salimene;
“Educação envelhecimento e intergeracionalidade” por Ana Macedo;
“Desafios da educação” por Maria da Penha.

Ana Maria Florentino de Macedo trabalha no Serviço Social.

Geral: Estudos apontam o aumento da incidência do AVC em mulheres mais jovens

 

Conhecido como derrame, acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem

    Freepik

Podem ter o risco aumentado de ter um AVC, mesmo depois do período gestacional


Redação/Hourpress

Uma pesquisa divulgada no início de 2022, feita com pacientes de um seguro de saúde dos Estados Unidos entre os anos de 2001 e 2014, evidenciou que mulheres com menos de 44 anos tem mais chances de sofrer um AVC do que homens e que esse índice vem aumentando com o passar dos anos. Além disso, a pesquisa relata que mulheres com complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia e parto prematuro, podem ter o risco aumentado de ter um AVC, mesmo depois do período gestacional. Dois outros estudos feitos com a população holandesa e canadense também encontraram um aumento da incidência de AVC em mulheres com menos de 40 anos comparado com o sexo masculino.


O Acidente Vascular Cerebral,também conhecido como derrame, acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a morte da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem dois tipos principais da doença: AVC isquêmico, que acontece em 85% dos casos e é o tipo mais comum, ocorre quando há obstrução de uma artéria impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que acabam morrendo. Já o AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento ou vazamento de uma artéria no cerébro, provocando sangramento. Em geral é mais grave que o AVC isquêmico. e tem alto índice de mortalidade.


Os fatores de risco da doença envolvem hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e sedentarismo. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas como: dores de cabeça muito fortes, sobretudo acompanhada de vômitos, fraqueza ou dormência na face, braços e pernas, dificuldade de se movimentar, perda súbita da fala ou de compreensão e dificuldade ou perda da visão.


Em conversa com Cristina Simões, que sofreu um AVC isquêmico aos 46 anos e atualmente é a Presidente da Associação de Avcistas do Estado de São Paulo, ela nos conta que os primeiros sintomas que sentiu foram o formigamento no braço, a falta de paladar e voz enrolada, que desencadeou 3 noites sem sono, ainda alguns dias antes do derrame. 


Outro momento marcante e um dos mais difíceis foi a alta do hospital, ainda sem ter condições de andar. Naquele momento, Cristina foi para casa e ficou três meses sem andar,  desde então sofre uma fadiga crônica que a desafia todos os dias para sair de casa e realizar a sua fisioterapia.


O relato da Cristina não é diferente de muitos pacientes que tiveram um AVC, por isso ela reforça a necessidade de paciência e compreensão durante o processo de reabilitação, tanto para o individuo que sofreu o AVC quando para os familiares, pois o processo de recuperação é lento e em alguns casos pode envolver um acometimento na parte cognitiva do indivíduo.


A reabilitação pós-AVC é uma das partes mais importantes do tratamento e deve ser iniciada no próprio hospital, para que o paciente se adeque mais facilmente a sua nova situação e restabeleça sua mobilidade, habilidades funcionais e independência física e psíquica. O processo da reabilitação deve ser feito por uma equipe multiprofissional, formada por neurologistas, fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais2.

 

Campanha Caminhos Pós-AVC

Para conscientização da importância da reabilitação no pós-AVC, associações de pacientes (Associação de Avecistas do Estado de São Paulo, Associação Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá), sociedades médicas (Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação) e a Ipsen criaram a iniciativa Caminhos Pós-AVC, que tem o objetivo de aumentar a conscientização da população sobre fatores de risco, abordar as principais atitudes para a prevenção, e dedicando um espaço especial para os cuidados no pós-AVC.


A iniciativa pretende valorizar a importância da reabilitação, promovendo a troca de experiências, dando voz aos pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para valorizar suas histórias e vivências durante a jornada de reabilitação no pós-AVC.

Para mais informações da iniciativa, clique aqui ou procure nas redes sociais por “Caminhos Pós-AVC”.



Geral: Anestesia e a cultura da aviação

 O checklist ou pausa cirúrgica é realizado sempre antes de começar uma cirurgia

    Pixabay

A medida vem evitando catástrofes e aumentando a segurança dos pacientes


Gabriel Redondano

Desde a publicação do clássico “Err is Human: Building a Safer Health System” nos Estados Unidos, em 1999, muita coisa evoluiu na assistência em saúde.
 

Outra comparação assustadora foi a expressão “A Jumbo jet a day”, em que ilustrava que todo dia faleciam nos hospitais dos EUA -- com eventos relacionados a serviços de -- o equivalente a um avião lotado de passageiros.

A adoção de checklist oriundo da aviação tem mudado essa realidade na saúde. A medida vem evitando catástrofes e aumentando a segurança dos pacientes que procuram um hospital.
 

O checklist ou pausa cirúrgica é realizado sempre antes de começar uma cirurgia, e somente após o “ok” em todos os quesitos, a anestesia e a operação podem começar. Ou seja, o “avião” está seguro para decolar e já temos ideia de como será o pouso.
 

Nesse checklist é evidenciado e dito em voz alta para todos da sala:
 

Qual é a cirurgia a ser realizada; se envolve lateralidade (lado direito ou esquerdo); se os aparelhos de anestesia estão testados e calibrados e se todos os recursos estão disponíveis (monitores, ventiladores, bombas de infusão, anestésicos, drogas de emergência, aparelhos para manuseio da via aérea, pressão da rede de gases),


 Se a aspiração está disponível caso o paciente tenha alergias; quais medicamentos ele toma; qual a técnica anestésica será empregada -- de acordo com o consentimento prévio do paciente --; se o jejum está adequado; se nos pós-operatório será necessário uma vaga de UTI ou enfermaria; qual tipo e dose de antibiótico indicado; se há outras necessidades (reserva de componentes sanguíneos, exames de imagem e/ou patologia), além de reforçar os cuidados hemodinâmicos necessários.
 

Só após destas confirmações iniciamos os procedimentos. A qualquer alteração, corrigimos e depois reiniciamos. É sempre recomendável trocar um pneu com o carro parado do que em movimento.


Gabriel RedondanoDiretor-Presidente do GCA (Grupo Care Anestesia)
 

Geral: Prefeitura de SP define regras para implantação de antenas na periferia

 Decreto foi assinado nesta quinta-feira (10) pelo prefeito de São Paulo e operadoras Tim, Telefônica e Claro



Redação/Hourpress

O prefeito Ricardo Nunes assinou, nesta quinta-feira (10), decreto que regulamenta a Lei 17.733, que estabelece os critérios técnicos a serem levados em consideração para a implantação de antenas para transmissão de sinal de internet nas regiões periféricas da cidade. As empresas de telecomunicação TIM, Telefônica e Claro assinaram o Termo de Adesão que estabelece o comprometimento de instalar 286 antenas nas áreas prioritárias definidas que abrangem as regiões Sul, Norte e Leste da capital, dentro do prazo de 360 dias.


“Além de assinarmos o decreto que regulamenta a lei das antenas, votado recentemente na Câmara, também foi assinado um termo de acordo com as operadoras. Isso é inovador: uma parceria dos poderes Executivo e Legislativo que, junto com o setor privado, chegaram a um entendimento das prioridades e colocará a cidade de São Paulo num patamar de acesso à tecnologia, retirando as pessoas da exclusão digital”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.


As 286 antenas serão instaladas nas áreas consideradas prioritárias nas quatro regiões da cidade. Os locais foram indicados num estudo técnico e levam em conta escolas e postos de saúde que atualmente têm problemas com sinal de internet e celular:


a) Região Sul: Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Cidade Dutra, Pedreira, Grajaú, Marsilac, Parelheiros, Santo Amaro e Socorro;


b) Região Norte: Anhanguera, Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba, Cachoerinha, Tremembé e Mandaqui;


c) Região Leste: Jardim Helena, Lajeado, Guaianases, José Bonifácio, Cidade Tiradentes, Parque do Carmo, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, Itaquera e Ermelino Matarazzo.


Para o presidente da Câmara de São Paulo, Milton Leite, os setores público e privado chegaram a um bom entendimento e essa ação beneficiará toda a população.


“Além da saúde e da educação, o comércio também será favorecido, porque as pessoas poderão passar seus cartões. A instalação dessas antenas deve começar pelas regiões mais carentes como, por exemplo, Vargem Grande. Nesse lugar, as pessoas não conseguem ligar para o 190. É o ponto mais crítico da capital, próximo a Parelheiros”, disse.


Prioridades


A instalação das antenas de internet será importante para suprir as deficiências também da área da Educação, pois há escolas e alunos que não têm acesso à internet para estudar e realizar tarefas.


“Foram dois anos perdidos por conta da pandemia na Educação. Então, será necessária uma recuperação desses alunos”, enfatizou o Ricardo Nunes.


De acordo com ele, a Secretaria de Educação tem um projeto para realizar esse trabalho.


“Compramos 506 mil tabletes, 48 mil notebooks e material didático. As crianças vão poder utilizar os recursos para recuperação do período educacional”, explicou.


Nunes destacou ainda que a área da Saúde também será beneficiada e, entre os vários equipamentos, as Unidades Básicas.


“Temos UBSs que, hoje, transmitem os prontuários por rádio. É prioritário instalar sina de internet para realizar esse trabalho”.


Termos de adesão


TIM, Telefônica e Claro se comprometeram a realizar as instalações das antenas dentro do prazo de 12 meses. Tim implantará 96 equipamentos de telecomunicação nos distritos prioritários. Durante o mesmo período, Telefônica e Claro executarão 95 intervenções nas regiões vulneráveis da cidade.


Para a presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação (ConTic) e da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy “as condições para esse acordo foram muito boas. Quem tem a ganhar é a população. Foram várias discussões acaloradas. Serão investidos mais de R$ 1 bilhão e essa operação vai gerar mais de 1,5 milhão de empregos”, .finalizou


Túnel do Tempo: Proibida venda de Bíblias


 Redação/Hourpress

Em 11 de março de 1931, Josef Stálin, ditador da então  União das Repúblicas Socialistas Soviéticas proíbe a venda de Bíblias.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Carlos de Souza Nazareth

 


Redação/Hourpress

Carlos de Souza Nazareth nasceu em 1899. Ainda moço presidiu a Associação Comercial, no período do Movimento Constitucionalista. Por causa disso acabou exilado em Portugal. No retorno ao Brasil, foi eleito deputado estadual, depois ocupou o cargo de presidente da Companhia de Armazéns Gerais.

Após o golpe de Estado de Getúlio Vargas em 1937, resolveu dedicar a vida pública à Bolsa de Mercadorias de São Paulo. Morreu em São Paulo em 29 de março de 1951. A Rua Carlos de Souza Nazareth (foto) fica no Centro, próxima à 25 de Março. 

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