Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Polícia mata quatro estudantes em 1932



Os quatro estudantes foram sepultados neste Mausoléu

Luís Alberto Alves


Revolução Constitucionalista: No dia 23 de maio de 1932 durante um comício em São Paulo,  a polícia mata quatro estudantes, Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, cujas iniciais formariam a sigla MMDC, emblema da revolução constitucionalista. Eles foram sepultados, mais tarde, no Mausoléu dos Herois de 1932 no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade.

Radiografia de Sampa: Rua Martins Fontes


A Rua Martins Fontes fica no Centro de SP


Luís Alberto Alves

 O Médico e poeta José Martins Fontes, nasceu em Santos (SP) em 23 de junho de 1884. Formado pela faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, exerceu a função de médico do serviço sanitário de Santos e clinicou em sua terra natal, atendendo com carinho as classes pobres, recomendava a bondade como forma nas relações profissionais e sociais.

 Publicou numerosos livros, dentre os quais menciona-se; Verão, As Cidades Eternas, Sombra, Silêncio e Sonho, Sol das Almas, O Mar a Terra e o Céu e Fantasiaca. Recebeu condecorações da Espanha e da Inglaterra, foi membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Santos em 25 de junho de 1937.
A Rua Martins Fontes fica no Centro de SP.


Geral: Rio Grande do Sul pode ter geada


Agasalhos para enfrentar o frio no Sul do Brasil


Luís Alberto Alves

 Uma massa de ar polar fez as temperaturas despencarem no Sul do País. Hoje, duas cidades do Rio Grande do Sul tiveram a madrugada mais fria do ano. Os termômetros chegaram aos 6,6ºC em Caçapava do Sul, mas a sensação foi de 2ºC. Canguçu também bateu recorde de frio, com 5,8°C (e sensação térmica de 0°C). Em Porto Alegre, não houve recorde, mas a sensação térmica também está baixa. Durante toda a madrugada, a temperatura oscilou em torno dos 12°C, com sensação de 8°C na Capital. E vem mais frio para o Estado gaúcho, a sexta-feira vai terminar com mínimas entre 5°C e 10°C.

 A sensação térmica ficou abaixo de 0ºC em São José dos Ausentes nesta manhã, mas na madrugada, a sensação chegou a -5°C. O frio também se espalha pela Argentina e a estação de Bariloche registrou -7ºC de temperatura mínima nesta sexta-feira, além de 4ºC em Buenos Aires.

 O frio da madrugada chega ao seu ápice no domingo, com mínimas negativas nos Campos de Cima da Serra e formação de geadas.

 O sábado será menos nublado que a sexta-feira e não há mais potencial para chuva no Estado gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura cairá ainda mais e chega a 0°C em Vacaria e Ausentes, 3°C em Bagé e 4°C em Rio Pardo. “Até poderemos ter um ou outro relato de geadas, mas se caso aconteça será fraco” – comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. A tarde, a máxima oscila entre 10ºC e 15ºC na maior parte do Estado.

 O frio da madrugada chega ao seu ápice no domingo, com mínimas negativas nos Campos de Cima da Serra e formação de geadas na Campanha, Metade Sul, parte da Grande Porto Alegre e na própria Serra Gaúcha. “A madrugada do domingo provavelmente será a mais fria do ano”, comentou Oliveira.

Política: Comissão da Verdade retomará busca por mortos no Parque Iguaçu (PR)

Os cinco militantes foram mortos pelo regime militar numa chacina no Parque Nacional do Iguaçu em 1974

Luís Alberto Alves
 As expedições para localizar os corpos dos cinco militantes de esquerda mortos pelo regime militar em uma chacina ocorrida no Parque Nacional do Iguaçu (PR), em 13 de julho de 1974, serão retomadas no início do segundo semestre.
 Em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias nessa quarta-feira (21), o representante da Comissão Nacional da Verdade, Ivan Seixas, afirmou que o massacre no Paraná foi a operação mais investigada e com informações mais precisas sobre o período, depois da guerrilha do Araguaia, movimento guerrilheiro destruído pelas Forças Armadas no anos 1970.
 Seixas participa há aproximadamente uma década de diversas expedições na região para localizar os restos mortais dos guerrilheiros Daniel José de Carvalho, Joel José de Carvalho, José Lavecchia, Vitor Carlos Ramos e o argentino Enrique Ernesto Ruggia. Ele ressaltou que “o episódio não foi esquecido, foi exaustivamente analisado e investigado, e continuará tendo, no segundo semestre deste ano, mais buscas e mais investigações”.
 Ainda há um sexto integrante da organização, Onofre Pinto, um dos líderes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) que, segundo relatos de testemunhas que participaram da operação, foi morto e teve o corpo jogado em um rio, cuja ponte está submersa pelas águas da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
                                                                              Memória
 O autor do livro “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?”, que revelou a história da chacina, Aluízio Palmar, após anos de investigação e pesquisa, relatou que os militantes da VPR foram atraídos para uma emboscada, em uma operação liderada pelo coronel do Exército Paulo Malhães, morto no último dia 25 de abril.
 Ele afirmou que o esquecimento não pode vencer a memória e a verdade. “Tenho muita fé que o trabalho em torno da memória vai levar o País a conhecer o período da ditadura, a localizar os desaparecidos e a punir os responsáveis pelas violações de lesa-humanidade”, observou Palmar.
 Lilian Ruggia, irmã do argentino Enrique Ruggia, morto aos 18 anos, se emocionou na audiência pública ao relatar o último encontro com o irmão antes dele decidir entrar clandestinamente no Brasil para lutar contra a ditadura. Ela disse que passou a vida buscando um corpo para chorar, para sepultar junto com seus pais e para ter um pouco de paz. “A investigação vale para história dos povos, para que todos os desaparecimentos sejam lembrados e que esses crimes não sejam repetidos”, observou.
                                                                            Participação
 A jornalista Juliana dal Piva, que entrevistou o coronel Paulo Malhães um mês antes dele morrer durante um assalto a sua casa, em Nova Iguaçu (RJ), disse que militar confirmou a participação no episódio, liderando a operação. Segundo dal Piva, no entanto, Malhães afirmou que os corpos dos militantes foram jogados no rio e não enterrados no parque e, portanto, não podem ser localizados.
 Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade, rebateu essa informação. Ela afirmou que suas revelações são importantes, mas não são totalmente confiáveis: “O coronel queria causar confusão, dificultar o processo e criar uma cortina de fumaça nas investigações”, disse Cardoso.
                                                                             Conhecimento
 O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Assis do Couto (PT-PR), afirmou que a audiência pública ajudou a trazer maior visibilidade histórica sobre o episódio da chacina no Parque Iguaçu. O parlamentar defendeu um termo de cooperação assinado pela Comissão Nacional da Verdade, pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, com participação das universidades, da Usina Hidrelétrica de Itaipu, do Instituto Chico Mendes, que é o gestor do Parque do Iguaçu, para que tenham êxito na localização dos corpos.


Economia: Câmara proíbe trabalho insalubre durante gravidez e amamentação


O projeto de lei abrange também o afastamento de gestantes de suas atividades

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (20), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 814/07, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), determinando o afastamento de gestantes e lactantes de atividades, operações ou locais insalubres.
 O texto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), seguirá agora direto para o Senado, exceto de houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara. A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
 Pelo projeto, a empregada exercerá suas atividades em local salubre enquanto durar a gestação e a lactação, sem redução de salário. Ela receberá o pagamento integral de seu salário, inclusive com o adicional de insalubridade.
 O relator, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), emitiu parecer favorável à matéria. Ele concordou com o autor sobre a proteção extra a trabalhadoras gestantes e lactantes e disse que o possível prejuízo ao filho justificam a preocupação.


Economia: Assédio moral prejudica empresas e resulta em indenização trabalhista



O assédio moral prejudica relacionamentos e saúde do funcionário

Luís Alberto Alves

 Levantar todos os dias e ir para o trabalho deveria ser um ato rotineiro. Porém, muitos profissionais se sentem estressados somente em pensar no que poderão enfrentar ao chegar à empresa. “Lideranças despreparadas para gerir equipes, num mundo empresarial competitivo, no qual é diária a busca por atingir metas e reduzir custos, levam muitas vezes a uma gestão que prejudica os relacionamentos e a saúde do funcionário e, profissionais que desrespeitam os colegas usando de artifícios maldosos que causam abalos emocionais são alguns dos casos que acabam gerando o aumento do número de ações trabalhistas por assédio moral”, explicou Mauro Scheer Luís, especialista em direito empresarial do Scheer & Advogados Associados.

 Segundo o advogado, para que uma conduta do empregador seja considerada assédio moral, em primeiro lugar, de fato deve existir um abalo moral ao empregado, não um simples aborrecimento. O abalo ocorre quando efetivamente há uma desestruturação emocional da “vítima”. Porém, é preciso observar que o empregador cobrar do empregado a concretização das metas inerentes ao seu cargo, ou alterar sua função dentro da empresa, são condutas que não implicam necessariamente na configuração de assédio moral.

 “É importante deixar claro que o assédio moral não é constituído por um simples ato isolado, único. É uma prática repetitiva de atos ofensivos e humilhantes à dignidade da pessoa dentro do ambiente de trabalho, durante um período prolongado. Tal conduta pode ser realizada pelo superior hierárquico (chefe), mas também tem sido comum a ocorrência do chamado assédio horizontal, que ocorre quando profissionais do mesmo nível hierárquico provocam um abalo emocional nos seus parceiros de trabalho.

 É o caso que ocorre, por exemplo, quando um grupo de colegas de trabalho imputa a outro colega um apelido difamatório”, disse Scheer.

Já ocorreram inúmeras condutas que a Justiça considerou assédio moral, tais como: diminuir o tamanho da mesa de trabalho dos funcionários que não cumprem metas e conceder “premiações” a funcionários que não cumprem metas como castigos e objetos depreciativos.
 Contudo, nem sempre a prática de assédio moral é de fácil comprovação, pois muitas vezes ocorre de forma dissimulada, visando minar a auto-estima da “vítima”. Mas, é preciso lembrar que é o empregado que tem o ônus da prova, ou seja, ele deve provar os fatos que alega, os quais configurariam assédio moral.

 Para assegurar a justiça em casos de assédio moral, a Constituição Federal prevê que a honra do cidadão dever ser preservada e, caso seja violada, deve haver indenização por isso. “Também tem sido comum o ajuizamento de ações por parte do Ministério Público do Trabalho contra empresas que constantemente são acusadas de promover assédio moral. Nesses casos, o MTP acaba solicitando uma indenização altíssima, que será convertida ao Fundo do Amparo ao Trabalhador”, disse o especialista.

Os valores da indenização costumam variar de casos a caso, isto porque eles são arbitrados pelo juiz, na análise de cada caso concreto, levando-se em conta, dentre outros: a necessidade do ofendido; a capacidade do ofensor; o grau de culpa; a extensão dos danos e a duração dos atos ofensivos.

 “Também já vimos casos em que a empresa foi condenada a contratar profissionais para fazerem palestras aos gestores, ensinando-os o que é assédio moral e como ele deve ser evitado. Por isso, é essencial que as empresas tenham políticas e treinamentos que criem uma cultura organizacional de respeito aos direitos individuais. Dentre as ações preventivas estão a criação de canais de comunicação para recebimento de denúncias, adoção de Códigos de Ética, entre outras iniciativas. O ideal para qualquer empresa é a prevenção, preparando-se para lidar com situações adversas, evitando que o caso chegue à Justiça”, concluiu Scheer.


Economia: Mercado de cosmético cresce 10% ao ano


O mercado de cosméticos é um dos que mais crescem no Brasil

Luís Alberto Alves

 Esse ritmo é linear nos últimos 17 anos. Dentre os diversos motivos, especialistas destacam o setor de cosméticos manipulados que tem a prerrogativa de ditar tendências e inovar na apresentação e funcionalidade dos produtos, com preços acessíveis. O Congresso Internacional de Farmácia & Cosméticos da Consulfarma, por exemplo, é considerado um marco no calendário de beleza porque apresenta antecipadamente as novidades do setor. A 9ª edição do evento será realizada de 5 a 7 de junho, no Palácio das Convenções – Anhembi – São Paulo.

 A ascensão econômica das classes D, E, a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho, lançamentos contínuos de novos produtos (que começam pela farmácia de manipulação), aumento da expectativa de vida, o que traz o desejo de prolongar a juventude, dentre outros fatores, são os principais pilares que sustentam o crescimento do Brasil de 10% ao ano, em média, no setor de cosméticos, durante os últimos 17 anos, confirma a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e outras entidades internacionais que assistem o segmento em todo o mundo. Segundo a consultoria de negócio americana UBS, o mercado brasileiro do setor cresce cinco vezes mais rápido do que os Estados Unidos devendo superar os americanos em cinco anos.

 O mercado da beleza anda muito rápido e as novidades mudam da mesma forma. Com relação ao mercado mundial, o Brasil sustenta a terceira posição no ranking de Personal Care, com 9,70% do Market Share, ficando atrás, apenas, de USA e Japão, respectivamente. O Brasil cresceu no último ano 8,90%, passando o Japão, entretanto, em função da desvalorização do Real em relação ao Dólar, o país continua na terceira colocação. Em 2012, o mercado brasileiro movimentou US$ 24 bilhões, o que representa 58% do mercado latino-americano.

 E as oportunidades para as farmácias magistrais não param por aqui. Segundo Didier Tisserand, diretor da L’Oreal brasileira, cada produto industrializado e comercializado pode custar de 2,5 a 3 vezes mais no Brasil do que em outros países. Portanto, neste mercado, os cosméticos manipulados possuem, além do custo-benefício favorável, o privilégio de oferecer em primeira mão as melhores novidades do mundo à disposição de qualquer pessoa.

                                                                         Manipulação
 Antes de um cosmético chegar às prateleiras, ele passa pelo setor magistral, que consegue produzi-lo com até dois anos de antecedência, porque a base de qualquer produto é o princípio ativo, que chega na farmácia de manipulação antes de ir para a indústria. Esse setor tem a prerrogativa de poder inovar na composição dos produtos, na apresentação e personalizar o cosmético, com ativos específicos e na quantidade ideal para cada tipo de pele. E nesse assunto, o Brasil é referência mundial, pois investe constantemente em workshops, palestras e cursos para disseminar dentre os profissionais (farmacêuticos, médicos, nutricionistas, esteticistas etc) e consumidores todas as novas tecnologias e pesquisas cientificas disponíveis no mundo.

 O Congresso Internacional de Farmácia & Cosméticos da Consulfarma é considerado o principal evento do setor, pois reúne as melhores empresas de embalagens, rótulos, ativos e outras matérias-primas que farão parte da composição dos próximos cosméticos, para todos os tipos de tratamentos, como rugas, flacidez, rugas, manchas etc. “O Brasil tem a maior quantidade de farmácias de manipulação do mundo, com aproximadamente 10 mil unidades. Inicialmente, são elas que produzem os cosméticos, até alguma empresa patentear as fórmulas para produzi-los em larga escala para todos os consumidores”, comenta o Presidente do Congresso, Maurício Pupo.

 Neste ano, o evento será do dia 5 a 7 de junho, no Palácio das Convenções – Anhembi. No local, haverá a “Arena dos Cosméticos” que, por sua vez, contém a exclusiva “Arquibancada da Beleza”, espaço no qual jornalistas e todos os outros visitantes poderão conhecer as tendências da cosmetologia. Serão mais de 25 produtos, como Muffin da Beleza; Cápsula da Beleza para ex-fumantes (reverte os malefícios que o tabagismo causou na pele); Creme Hidratante Quente (proteção e hidratação profunda para a pele no inverno); Pincel Antirrugas (trata as rugas instantaneamente a partir da tecnologia de Nano Partículas de vidro); Água Comestível Emagrecedora (à base de Bio-Arct, é a primeira água comestível que auxilia no controle do peso) etc.

“É importante lembrar que, durante os três dias, o congresso deverá movimentar diretamente cifras superiores a 2,5 milhões de reais, e os negócios gerados durante o evento devem movimentar indiretamente mais de 200 milhões ao longo do ano”, observou Pupo.


Variedades: Cineasta de Guarulhos participará de longa metragem da americana Iyn Landre


A favela do Vidigal será o cenário do filme

Redação

 O cineasta guarulhense Thiago Barreto assinará a co-produção de um longa metragem da americana Iyin Landre, que será rodado no Rio de Janeiro. O filme “Me + You”, que iniciará no mês de junho com set de gravação na favela do Vidigal, é uma produção independente e conta a história de Valentina, uma garota norte americana interpretada por Iyin.

 Ela vem ao Brasil para conhecer a Cidade Maravilhosa e em seu caminho cruza Marcelo, um carioca da gema, que vive na periferia, no fio da navalha, e que faz de tudo um pouco para sobreviver. O cineasta Barreto se mudou para o Vidigal, no Rio de Janeiro, para ficar mais perto da realidade e o universo em que será contado no filme. “ Morar no Vidigal, uma favela modelo, onde já aconteceu fatos históricos e hoje vemos todo um movimento de cultura, cinema e teatro no morro, é como resgatar nossa brasilidade. Me sinto muito bem morando na comunidade e aprendendo sobre os valores locais”, disse  Barreto.

 O filme será lançando nos Estados Unidos e conta com elenco de grandes nomes da indústria cinematográfica americana. Ainda no Vidigal, o cineasta de Guarulhos teve a oportunidade de fotografar uma diária do seriado “Mais X Favela” para a Multishow trabalhando ao lado de atores como; Babu Santana e a também consagrada cantora Alcione, a Marrom.

 Além de poder  conhecer o trabalho do grupo de teatro Nós do Morro e as intervenções artísticas que acontecem no Vidigal. Em fevereiro, Thiago foi convidado pelo diretor Felipe Bond para pertencer o Coletivo G5, um grupo de cineastas, que se une para produzir filmes independentes, como o longa metragem, “Como você me vê?”, onde a Barreto Filmes assina a co-produção da obra.

 Neste filme o cineasta teve a honra de dividir o set com nomes consagrados do teatro e da televisão brasileira; como o ator Stênio Garcia e Zé Celso Martinez Correa, em um longa que fala da trajetória do ator nacional. Todo mês Barreto faz um bate volta para São Paulo-Guarulhos-Rio de Janeiro para realizar seus  Jobs e filmes que estão despontando na cidade.


Variedades: Cia Le Plat Du Jour no Sesc Interlagos (SP)



O grupo teatral estará no Sesc Interlagos durante os domingos de junho

Luís Alberto Alves

 O Sesc Interlagos, Zona Sul,  recebe aos domingos do mês de junho a Cia Le Plat Du Jour para cinco apresentações de três diferentes contos dos irmãos Grimm. O público poderá acompanhar as versões contemporâneas e premiadas adaptações dos clássicos Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e Maria.

 Nos dias 01 e 29 será apresentada a versão para Chapeuzinho Vermelho, em que duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus que as conduzem por uma "viagem de brincadeiras", que tem como fio condutor a história da protagonista do conto.

 As apresentações de Os Três Porquinhos que acontecem nos dias 8 e 22, é contado através de dois personagens, Pipo e Pepe, que que trabalham em um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: carne de óculos, de martelo, de banana, menos carne de verdade.

 No dia 15, João e Maria é apresentado por duas passarinhas, Bicudinha e Bicudona, que querem mudar do ramo do "avoar para o ramo do cantar", encontram-se em apuros por causa do desmatamento e querem ir embora da floresta.

 Os espetáculos são abertos para toda a família e fazem parte das programações paralelas da exposição Grimm Agreste que fica em cartaz na unidade até dia 31 de agosto de 2014. As senhas para as apresentações devem ser retiradas com 1h de antecedência no local da atividade.
Serviço: Quando: 01, 08, 15, 22 e 29 de junho de 2014. Domingos, 15h.
Onde: Sesc Interlagos (Avenida Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo-SP). 300 lugares. Acesso à unidade: Ingr.: R$ 1 a R$ 7; grátis para comerciários. Estac.: R$ 7.
Para mais informações: 0/xx/11/5662-9500.
Livre.