Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Geral: Racionais MC´s ganharão mural em Capão Redondo

O mural será entregue neste sábado (25) no aniversário de São Paulo


Luís Alberto Caju


 O muralista Eduardo Kobra começou a fazer na terça-feira (22), um novo presente para São Paulo: um mural com os “Racionais MC’s”, numa parede de 14 metros de comprimento por 7,5 metros de altura, na comunidade da Vila Fundão, em frente ao metrô Capão Redondo, na esquina das Avenidas Carlos Lacerda Filho e Sabin, Zona Sul de São Paulo.

 O trabalho será todo feito com tinta acrílica e spray. Como está muito próximo do aniversário da cidade, 25 de janeiro, Kobra e equipe ficarão no local diariamente, das 8h às 20h, para entregar até a data. No ano passado, Eduardo Kobra fez o impressionante mural “Niemeyer”, na Av. Paulista, que teve repressão em blogs, sites, portais, jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão de mais de 30 países.

“Em 2012 e 2013 fiz obras em muitas cidades do Exterior, como Nova York, Moscou, Los Angeles, Miami, Sarasota e Lexington, e para 2014 já tenho convites para mostrar minha obra em oito países. Por isso, é importante eu começar o ano fazendo um trabalho aqui em São Paulo, na periferia, onde tenho as minhas raízes”, disse.

 Segundo ele é importante ter reconhecimento internacional, mas sem nunca perder sua base de trabalho e mesmo de vida, que é São Paulo. “É a cidade onde me inspiro e recarrego as minhas energias”, conta Kobra, que acrescenta: “Uma vez li uma frase, atribuída ao escritor russo Leon Tolstói, que dizia que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia”.

 Recentemente, quando estava em Moscou pintando o protesto contra prisão da ativista brasileira Ana Paula Maciel, do Greenpeace, esta frase veio à cabeça de Kobra e desde lá ficou com uma vontade enorme de pintar na periferia de Sampa. “Nada melhor do que fazê-lo no aniversário da cidade”, explicou.

 Ele conta que escolheu os Racionais MC’S “porque representam através da voz e das letras das músicas, tudo o que acontece nas periferias”.  Reconhece que o grupo teve importância na sua formação artística. Recentemente, Kobra fez em Miami um o mural “Tupac and Biggie”, sobre os rappers, Tupac Shakur e Notorious B.I.G, em frente ao Winwood Wall, principal  ponto de referência dos artistas de rua em Miami. O muro virou um ícone na cidade.  


Artigo: “Rolezinho”: Nós vamos invadir seu shopping?




 Caleb Solomão*

 Templos do consumo são profanados por hostes de despossuídos, denunciados por sua aparência estereotipada, que nega capacidade econômica compatível com as liturgias do consumo em shopping center. As hostes que cruzam fronteiras socioeconômicas e geográficas e saem de seus guetos despertam o horror e ameaçam outros territórios.

 Detentores dos direitos constitucionais quiçá ameaçados encontram no Judiciário a ponderação de interesses que torna aparentemente razoável solapar os direitos igualmente constitucionais dos “hereges”. Liminares são concedidas. O Estado se alia ao poder econômico nas práticas de assepsia. Muros jurídicos erguidos pela parceria público-privada fazem reinar a paz no interior do templo.

 Nada errado se os administradores dos shoppings demonstrarem inequivocamente – talvez por meio dos textos das convocações e das respostas confirmatórias de presença – que maus intentos inspiram o “rolezinho”. Diante de justo receio, pessoas devem recorrer ao Estado Judicial. É também admissível que, no território sob sua gestão, elas reprimam condutas ilícitas, observando os limites da legalidade.

 Tudo errado, porém, se ausente ânimo hostil nos participantes do movimento. Os argumentos comumente usados pelos shoppings são insuficientes: revelam intuito protetivo de bens (patrimônio material e integridade física) que não estão objetivamente ameaçados. E atuar de modo preventivo, sob orientação de presunções decorrentes de preconceito de classe, promove segregação social e é incompatível com a ordem constitucional.

 Se a convocação dos “rolezinhos” não incita à violência, a ausência de objetivos hostis dos participantes torna inconstitucional qualquer decisão proibitiva tomada a priori.

 Apenas intenções explícitas de prática de crimes poderiam autorizar o Judiciário - num contorcionismo hermenêutico de baixa complexidade – proibir a reunião de pessoas no interior de um shopping. Afinal, para todos os fins, elas respondem a uma convocação social de fins pacíficos, ainda que se dê um contorno político (de protesto) ao encontro.

 A proibição preventiva do modo como tem sido feita não traz bons augúrios. Se queremos construir a sociedade democrática e igualitária, baseada em direitos fundamentais - que está desenhada na Constituição da República - é preciso aprender a conviver com as diferenças, inclusive dentro do Templo. Admite-se a repressão do ilícito, mas não a sua presunção descabida para afastar os ditos indesejáveis.


*Caleb Salomão é advogado com pós-graduação lato sensu em Direito Tributário e Direito da Economia e da Empresa e Mestrado em Direito Constitucional. A     atuação profissional como advogado está concentrada em Direito Societário/Sucessões, Direito de Família/Sucessões e Direito Constitucional e Administrativo. Leciona Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), onde concebeu e implantou o projeto jurídico-pedagógico denominado “Constituição no Concreto”, experiência acadêmica que estimula os acadêmicos a refletirem sobre condutas, públicas e privadas, que desrespeitam as normas constitucionais. Este projeto colhe elementos que servem tanto como atividade avaliativa quanto para instrumentalizar intervenções socioconstitucionais, seja pela via administrativa, seja pela via judicial. Os interesses intelectuais de Caleb Salomão estão entre “Política e Direito” e “Filosofia e Comportamento”, temas sobre os quais faz palestras. 

Geral: Nutricionista afirma que amendoim ajuda emagrecer


Calórico, mas o amendoim contribui para o emagrecimento, além de reduzir pressão arterial e combater outras doenças

Luís Alberto Caju

 Quem evita comer amendoim com medo de engordar e das temidas espinhas pode estar enganado. Isso porque, ao contrário do que se acredita, o fruto ajuda a emagrecer e não necessariamente gera acne, além de trazer benefícios ao coração, reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue, pressão arterial e combater as doenças cardiovasculares.

 Segundo a nutricionista Mariana de Souza da Silva, da Alimentos Zaeli, ele agiria como renovador celular, protegendo contra o envelhecimento precoce e ajudar a combater o câncer. “O amendoim é rico em calorias. É calórico, mas contribui para o emagrecimento, pois ativa o metabolismo da queima de gorduras e converte o estoque de gordura corporal em energia”, disse.

 Porém Mariana ressalta que é preciso separar a gordura boa da gordura ruim, já que o amendoim tem gordura boa. “As pessoas costumam confundir calorias com ganhar peso e não é assim que funciona”, explicou.

 Ele previne doenças do coração, explica, pois reduz as taxas de triglicérides no sangue, além de possuiu nutrientes como magnésio, ácido fólico, vitamina E e cobre, indispensáveis para o bom funcionamento do coração. “Pesquisa feita na Universidade da Flórida, Estados Unidos, revelaram que esta semente contém grande quantidade de antioxidantes, protegendo células e combatendo doenças”, disse.

 O amendoim tem ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis pela prevenção de doenças cardíacas, além da substância sitosterol, que realiza o papel fundamental na prevenção do câncer e também nos processos de tratamentos de tumores já instalados no corpo. “Auxilia na digestão, afastando o mau humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a Serotonina, entretanto é recomendável consumir com moderação”, finalizou.


Variedades: Ana Clara faz show neste sábado


Aos 19 anos, Ana Clara é outra grande promessa do samba

Luís Alberto Caju
 Neste sábado (25), a jovem e talentosa sambista Ana Clara se apresenta no Sollare 55, que fica na Avenida Rio Branco, 82. O show acontecerá a partir das 17h00 e público poderá saborear feijoada na deliciosa mistura com samba da melhor qualidade.
 Ana traz no repertório músicas de raiz, inéditas e grandes regravações. Com 19 anos ela é considerada outra nova promessa do samba. Recentemente gravou o clipe da canção “Essa Sou Eu” ao lado do ator global Caio Castro. Em 2013 participou do hit “Nossos Planos”, junto com Péricles, na faixa que faz parte do DVD Nos Arcos da Lapa.

Serviço: Show da cantora Ana Clara, dia 25 de Janeiro, às 17h, no Sollare 55 – Grill & Beer, Avenida Rio Branco, 82, República. Tel.: 11 3313 – 9032.

Radiografia de Sampa: Avenida Brigadeiro Faria Lima


A Avenida Brigadeiro Faria Lima é outra importante via da capital paulista


Luís Alberto Caju


José Vicente de Faria Lima nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1909. De infância humilde, aos 21 anos começou a carreira na FAB (Força Aérea Brasileira), chegando a brigadeiro do ar em 1958. No colégio militar já mostrava ser aluno aplicado.

 Na década de 1930, ao lado de Eduardo Gomes e demais colegas fizeram vários voos pelo Interior do País nas linhas do Correio Aéreo Nacional. Na Aeronáutica cursou as disciplinas de aviador militar, observador, de engenharia aeronáutica, especializando-se em engenharia na Escola Superior de Aeronáutica da França.

 Participou da criação do ministério da Aeronáutica, como assistente técnico do então ministro Salgado Filho. Integrou como chefe a comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. A convite de Jânio Quadros assumiu a presidência da Vasp.

 Em março de 1965 elegeu-se prefeito de São Paulo. No final de 1968 entrou na antiga Arena. Sua administração teve como marca várias obras, entre elas as Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida Sumaré, Radial Leste, Avenida 23 de Maio, Avenida Rubem Berta, início das obras do Metrô e atuações nas áreas de Saúde, Educação e Bem-Estar Social. Morreu em 4 de setembro de 1969. A Avenida Brig. Faria Lima fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste.


Túnel do Tempo: Após eleição, Tancredo Neves viaja a vários países


Tancredo morreu sem assumir o cargo

Luís Alberto Caju



Giro por diversos países: O então presidente Tancredo Neves, eleito pelo colégio eleitoral em 1985, faz viagem de 15 dias a Portugal, França, Espanha, EUA, México e Argentina. Porém, não assumiria o cargo, morrendo em 21 de abril.