Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Variedades: Parque Villa-Lobos terá atividades gratuitas no aniversário de São Paulo


No próximo fim de semana a Downy, marca de amaciantes da P&G, organizará o Circuito Downy Naturals, com atividades gratuitas para o público no Parque Villa-Lobos, em São Paulo


Redação/Hourpress


 Os frequentadores serão convidados a se conectarem com a natureza e cultivarem o bem-estar com aulas, oficinas e diversas interações.
A ação ocorrerá no sábado e domingo, respectivamente nos dias 25 e 26, e promoverá a expansão da linha de amaciantes, com a chegada de DOWNY COCO & MENTA, combinando o tradicional aroma do coco, com o frescor da menta e DOWNY FLOR DE ROMÂ E BAUNILHA, combinação exótica com o refinamento da flor de romã com o doce aroma de baunilha.

A programação é voltada para todos os gostos e públicos. Entre as diversas atividades estão sessões de yoga com Bruna Fesneda, oficina Energética & Astrologia comandada pela Universalize Astral, aula de dança com Fit Dance, string art (artesanato em linhas, cordas e pregos) com Projeto Amôras, além de oficinas de jardinagem e horticultura ministrada pela Rosa dos Ventos Paisagismo, reciclagem pelo Núcleo Jequitiba e aulas de percussão com a equipe do Bateria de Rua.

“Janeiro é o mês de férias, quando as famílias tendem a fazer mais atividades e programas juntos. Vamos aproveitar a época para oferecer uma agenda de bem-estar ao ar livre para toda a família, incentivando a conexão com a natureza de forma gratuita”, conta Rodrigo Padilla, diretor de Marketing de Downy.

Em todas etapas do evento será possível conhecer e testar a performance dos produtos na linha Downy Naturals, além de possibilitar a interação com espaços instagramáveis para fazer as melhores fotos do evento. O Circuito Downy Naturals será aberto ao público e conta com uma inscrição prévia feita na hora para participação nas atividades disponíveis em cada dia.

Serviço:
Circuito Downy Naturals
Local: Parque Vila Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros -- Portaria Principal (4)
Datas: 25 e 26
Horário: 10hs às 17h

Agenda:
- 10h Yoga com Bruna Fesneda
- 11h15 Astrologia com Universalize Astral
- 12h15 Aula de dança com FitDance
- 13h15 Reciclagem com Núcleo Jequitiba
- 14h15 String Art com Amôras
- 15h15 Horticultura e Jardinagem com Rosa dos Ventos Paisagismo
- 16h15 Oficina de Percussão com Bateria de Rua

Variedades: Céu lança clipe de "Corpocontinente" nesta sexta-feira (24)


Redação/Hourpress
No segundo single e clipe de seu mais recente trabalho, "APKÁ!", a cantora e compositora Céu utiliza uma licença de justaposição da língua portuguesa para traduzir saudade para o mundo, com "Corpocontinente". A canção é uma parceria com o francês Hervé Salters e ganha filme na leitura do diretor Rodrigo Saavedra, com lançamento mundial nesta sexta-feira (24) – confira. O lançamento sai pelo slap, selo da Som Livre e está disponível nas plataformas de música.
O disco, lançado em setembro de 2019, traz em seu batismo outra figura de linguagem, com o nome em referência à primeira palavra que o segundo filho da cantora, Antonino, falou.
Ele nasceu após o lançamento do disco anterior dela, "Tropix", em 2016. No espaço entre o quarto e quinto álbum de estúdio de Céu, muita coisa aconteceu e o resultado é consolidado em "APKÁ!”, em faixas como "Corpocontinente", onde ela tanto abraça quanto subverte o posto de representante da nova MPB.
A obra de Céu é marcada pelo posicionamento político sem panfletagem. Também pela abordagem romântica da existência. No single e clipe novos ela monta a equação de saudade na soma de duas pessoas, dois corpos, dois continentes em que o sentimento "(...) se faz/ Quando a soma de dois/ Resulta em um/ Sentido só para nós".
"O resultado apresenta um clipe extremamente brasileiro e tropical, porém a maneira como as coisas são filmadas e consolidadas, vira absolutamente contemporâneo e mundial. Então vejo referências do Brasil e vejo do mundo, e acho que trata de um sentimento amoroso, e de uma relação, que é a saudade, por um outro ponto de vista extremamente interessante", diz Céu.
No filme produzido pela LANDIA, Céu canta sob um passeio em delírio em embarcação, em fuga de universo distópico enquanto a saudade é encoberta por cortina de fumaça num remar em oceano onírico.
“A ideia do clipe partiu principalmente do nome da música: Corpocontinente. Esse híbrido entre uma relação com uma pessoa, e uma relação com a terra. A canção tem um ar melancólico e quase nostálgico, que poderia se aplicar a um relacionamento amoroso que terminou. Só que eu escolhi retratar a Céu como uma espécie de personificação da natureza. Portanto nesse caso o homem sente saudade dessa relação que tinha com a floresta, uma floresta que já não existe mais no mundo distópico no qual ele vive", explica Saavedra.
O primeiro single do trabalho foi "Coreto", lançado em clipe também produzido pela LANDIA no ano passado e que já bate em um milhão de views. A canção é de autoria de Céu. Mas "APKÁ!", é plural ao apresentar composições de Caetano Veloso ("Pardo") a ("Make Sure Your Head is Above") Dinho Almeida (Boogarins), além de produção da canção original - "Eye Contact" - pelo duo Tropkillaz.
O disco tem previsão de lançamento global para o final de abril.

Variedades: Royce do Cavaco é atração confirmada no Camarote 011





Um dos maiores interpretes de Sambas-Enredo se apresenta no dia 23 de fevereiro
Redação/Hourpress
O Camarote 011, espaço inovador no Sambódromo localizado ao lado do recuo da bateria, prepara uma noite inesquecível no domingo dia 23 de fevereiro. Para animar o desfile do Grupo de Acesso, que este ano conta com grandes escolas como Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Acadêmicos do Tucuruvi e Nenê de Vila Matilde, o camarote anuncia a atração de Royce do Cavaco.
Respeitado como um dos melhores intérpretes de samba de enredo do Brasil, Royce foi seis vezes campeão pela Rosas de Ouro, Bi-Campeão pela X-9 Paulistana, além de brilhante passagem pela Águia de Ouro. Cantando samba romântico, partido alto e sambas de enredo, num clima de alegria e empolgação, o cantor lembrará os principais sucessos como: Frente a Frente, Tá na cara, Meu coração é teu, Metade paz metade dor, Pra que brigar e Coração feito menino.
Outra atração que promete reviver o saudosismo dos anos 90 é o cantor Chrigor. Projetado de 1993 a 2002 como vocalista do Exaltasamba, Chrigor cantará muito pagode retrô para o público presente, além de músicas de artistas clássicos dos anos 90.
Sobre o Camarote 011O “novinho” dos camarotes chega ao carnaval paulistano com localização privilegiada, ao lado do recuo da bateria, e recebe toda a vibração do coração das escolas. Com mil metros quadrados e dois andares, o espaço tem capacidade para atender por noite 1 mil pessoas na pista e 200 no mezanino e traz experiências inéditas com direito até a uma piscina, SPA para relaxar durante os desfiles e uma parede translúcida, permitindo que os foliões se sintam dentro da bateria das escolas de samba.
Os ingressos já estão à venda pelo site www.camarote011.com.br ou pelo telefone (11) 2506-1580.

Variedades: "Sinal Vital" é o primeiro single do novo trabalho do Sorriso Maroto


Redação/Hourpress
A banda Sorriso Maroto lançou hoje, dia 24 de janeiro, o clipe da música “Sinal Vital”, que fará parte do próximo projeto audiovisual da banda, intitulado “AMA – Antes que o Mundo Acabe”, com lançamento previsto para o primeiro semestre pela Sony Music. Assista aqui.
As cenas mostram a banda interagindo com vários personagens que passam por momentos conturbados, de fragilidade, de “sinal vital”, como se respirassem por aparelhos, no limite de um problema, mas ainda com esperança de dar a volta por cima: um casal em um momento difícil de relacionamento, uma garota que tenta suicídio, um participante do Greenpeace, entre outros temas.
A direção do clipe, que foi gravado em um estúdio no Rio de Janeiro, ficou a cargo de Dig-Jam.
“A ideia é tocar em várias feridas para depois mostrar a superação, assim como eu tive a minha, ao me recuperar de uma miocardite”, conta Bruno. “Achamos relevante trazer esses temas para uma discussão, já que o Sorriso Maroto é um contador de histórias”, completa.

Variedades: Acadêmicos do Baixo Augusta divulga programação de festas e ensaios


Com diversas atrações e em diferentes locais, o ‘Festival do Baixo Augusta’ intensifica o calendário de festas e ensaios abertos ao público na cidade


Redação/Hourpress

Antes de desfilar oficialmente no dia 16 de fevereiro, o Acadêmicos do Baixo Augusta promove uma intensa programação de festas e ensaios para agitar o pré carnaval de São Paulo. Até o dia 09 de fevereiro, o ‘Festival do Baixo Augusta’ contará com diversas atrações na Casa do Baixo Augusta e também no Superlounge, espaço de eventos localizado embaixo do Viaduto 25 de março, na região do Brás.

Na sexta-feira, dia 24 de janeiro, a Casa do Baixo Augusta promove uma noite de muita música brasileira, reggae e ritmos dançantes com a Troça Carnavalesca CRUA com participação da JamBros (projeto idealizado pelos pernambucanos Junio Barreto e Otto) e Opa. Para celebrar o aniversário de 466 anos de São Paulo, neste sábado (25) o maior e mais tradicional bloco carnavalesco da cidade, leva sua banda para uma apresentação na Avenida São João, tradicional cartão postal da metrópole. A festa tem início a partir das 21 horas.

Já no domingo, 26 de janeiro, a partir das 14h, a agremiação realiza o seu segundo ensaio aberto ao público no Superlounge, localizado ao lado da estação Dom Pedro do metrô. A festa contará ainda com o ensaio do coletivo afro Ilú Obá de Min e a participação do cantor Matheus VK.

O Festival do Baixo Augusta teve início no dia 19 de janeiro, onde ocorreu o primeiro ensaio do bloco na Ocupação Nove de Julho. Entre as atrações estavam o dj Aeroplano e o grupo Samba de Dandara que cantou sucessos e exaltou o poder das mulheres sambistas.

O grande desfile acontece em 16 de fevereiro, domingo, a partir das 14h, com o tema “Viva a Resistência”.

Confira abaixo a programação completa do Festival do Baixo Augusta:

24/01 - sexta-feira
Troça Carnavalesca CRUA convida JamBros + Opa

Horário: a partir das 22h
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: R$ 20

25/01 - sábado
Apresentação da Banda do Baixo Augusta no aniversário de São Paulo
Horário: a partir das 21h
Local: Avenida Ipiranga
Gratuito

26/01 - domingo
Ensaio dos blocos Acadêmicos do Baixo Augusta + Ilú Obá de Min, Mateus VK e Tata Aeroplano

Horário: A partir das 14h
Local: Superlounge - Rua da Figueira, 450 - Brás - São Paulo
Gratuito sujeito a lotação

31/01 - sexta-feira
Baile da Massa Real (Destaque) + DJ Brenda Ramos da Festa Lua Vai

Horário: a partir das 22h
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: R$ 15 antecipado

01/02 - sábado
Festa Queimando a Largada

Horário: a partir das 21 horas
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: a partir de R$20,00 http://www.sympla.com.br/queimando-a-largada---a-festa__760438

02/02 - domingo
Ensaio dos blocos Acadêmicos do Baixo Augusta + Bloco Pagu e Tata Aeroplano

Horário: A partir das 14h
Local: Superlounge - Rua da Figueira, 450 - Brás - São Paulo
Gratuito sujeito a lotação

07/02- sexta-feira
Unidos do Swing e DJ Brenda Ramos da Festa Lua Vai

Horário: a partir das 22h
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: R$ 15 antecipado e R$20,00 na porta

08/02- sábado
Explode Coração + DJ Gee Galvão

Horário: a partir das 22h
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: R$20,00 antecipado e R$30,00 na porta

09/02 - domingo
Ensaio dos blocos Acadêmicos do Baixo Augusta + Mariana Aydar e Tata Aeroplano

Horário: A partir das 14h
Local: Superlounge - Rua da Figueira, 450 - Brás - São Paulo
Gratuito sujeito a lotação

14/02- sábado
Pardieiro

Horário: a partir das 22h
Local: Casa do Baixo Augusta - Rua Rego Freitas, 533
Ingressos: De R$15,00 a R$20,00

Sobre o Acadêmicos do Baixo Augusta

O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundado em 2009 por uma turma de amigos que reunia moradores e entusiastas do bairro para celebrar sua diversidade e revitalização enquanto território livre para manifestações culturais alternativas e para a boemia. A história do Bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua da cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de lutar pelo direito ao lazer e ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou o maior Bloco de carnaval de São Paulo com mais de 1 milhão de pessoas em seus desfiles. Para assegurar seu caráter público, gratuito e democrático, a brincadeira de amigos foi oficializada com a criação da Associação Cultural Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ONG sem fins lucrativos que tem como missão promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade.

Política: Veículo usado para prática de contrabando ou descaminho poderá ser leiloado em 90 dias


O Projeto de Lei 5365/19 estabelece que os veículos usados nas práticas dos crimes de contrabando ou descaminho poderão ser alienados no prazo de 90 dias após a decretação do confisco. O texto tramita na Câmara dos Deputados


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A proposta é de autoria do deputado Fábio Trad (PSD-MS) e altera duas normas: o Decreto-Lei 37/66 e o Decreto-Lei 1.455/76. Ambas tratam de regras aduaneiras.
Trad afirma que a finalidade do projeto é viabilizar, de forma rápida, a destinação de caminhões, embarcações, aeronaves e outros meios de transporte utilizados nas práticas dos crimes de contrabando ou descaminho. Hoje, os veículos apreendidos ficam guardados em pátios da Receita Federal.
“As medidas têm por fim evitar o sucateamento ou deterioração dos veículos apreendidos, bem como, diminuir os altos custos de armazenagem e administração desses veículos”, disse Trad.
Os crimes de contrabando e descaminho estão previstos no Código Penal. O primeiro é o ingresso (ou saída) no País de mercadoria ilegal, como drogas. O segundo se caracteriza pelo não recolhimento de impostos e taxas sobre mercadorias e serviços legais importados ou exportados.
A proposta estabelece também que o veículo apreendido poderá ser liberado sob caução, desde que haja “verossimilhança nas alegações do agente infrator”.
TramitaçãoO projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Política: Projeto obriga fabricantes a informar vida útil de eletrônicos e eletrodomésticos


O fornecedor teria sete dias úteis para ressarcir o consumidor


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado


Produtos eletrônicos e eletrodomésticos poderão trazer a informação da vida útil estimada do produto quando colocados à venda. A determinação está no Projeto de Lei (PL) 6.042/2019, que aguarda designação de relator na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), o projeto determina que tais produtos tragam, além das informações obrigatórias já estabelecidas em lei, a vida útil estimada do produto.

 Em caso de obsolescência, sem culpa do consumidor, antes do término do prazo dessa vida útil, quem comprou o produto eletrônico ou eletrodoméstico poderia exigir a restituição da quantia paga ou a substituição do produto por outro da mesma espécie ou por similar de melhor qualidade. O fornecedor teria sete dias úteis para ressarcir o consumidor, sob pena de multa de 30% do valor atualizado de aquisição do produto.

Em sua justificativa, o autor explica que o propósito do projeto é enfrentar a prática comum dos fabricantes de produtos eletrônicos e eletrodomésticos de tornar obsoletos os bens adquiridos pelos consumidores.

“Esses [os fabricantes], de modo deliberado e planejado, colocam no mercado produtos de reduzida durabilidade e utilidade, compelindo o consumidor, em tempo muito mais curto do que o esperado para aquele tipo de produto, a substituí-lo”, argumentou Veneziano.

Se for aprovado pela CTFC, e se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

Política: Governo deve editar MP para contratar empregados aposentados do INSS


Objetivo é ajudar a reduzir o estoque de benefícios em atraso

Agência Brasil

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (24) que o governo deve editar uma medida provisória (MP) para que os empregados aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possam ser contratados temporariamente para reforçar o atendimento nas agências e ajudar a reduzir o estoque de pedidos de benefícios em atraso.
Atualmente, o número de pedidos de benefícios previdenciários com mais de 45 dias de atraso está em cerca 1,3 milhão.
“A questão do Tribunal de Contas da União [TCU], que está na mão do ministro Bruno Dantas, está pacificado. A questão agora, o que tem que fazer, uma vez que existe a ideia que sejam convocados os funcionários do INSS que estão aposentados, isso só pode ser por MP ou por projeto de lei, é diferente do caso dos militares que é expedido”, disse ao deixar o gabinete da vice-presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Na semana passada, o governo anunciou que pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para atuar nos postos da previdência. E, ontem (23), foi publicado decreto no Diário Oficial da União que regulamenta a contratação de militares inativos para atividades em órgãos públicos.
Mas a contratação direta dos militares pelo INSS foi questionada pelo TCU, que considerou que o governo poderia estar rompendo o princípio da impessoalidade ao direcionar a contratação, exclusivamente, para o grupo militar. Para Mourão, a contratação de civis também estará garantida com a edição da MP para os empregados aposentados da Previdência.
“Você pode até dizer que está dirigido para um grupo, mas não são todos os militares que são obrigados, está aberto o voluntariado, pode aparecer que ninguém queira, eles não são obrigados. É diferente de uma convocação para defesa nacional onde os militares da reserva são obrigados a comparecer. Os civis, eles serão cobertos por MP ou projeto de lei, é isso que vai ser apresentado. O ideal é que seja MP e que o Congresso vote rapidamente”, explicou Mourão.
De acordo com o Palácio do Planalto, pelo decreto publicado ontem, os militares poderão ser contratados, por meio de um edital específico de chamamento público, ganhando adicional com valor igual a 30% sobre o salário recebido na inatividade. Esse percentual está definido na lei que trata da estrutura da carreira militar, aprovada em 2019 pelo Congresso Nacional.

Força Nacional Ambiental

Na manhã desta sexta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, esteve reunido com Mourão no gabinete da vice-presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília. De acordo com o presidente em exercício, eles conversaram sobre a criação da Força Nacional Ambiental.
“Ele já veio trazer algumas ideias e algumas coisas que devemos colocar no decreto [de criação da força]. Está tudo sendo estudado pelo nosso pessoal”, disse.
Segundo Mourão, está sendo estudado como agregar as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o pessoal dos estados que trabalham na fiscalização ambiental. “Tem que ir aos estados conversar com os governadores, é um processo”, explicou. A expectativa é que a força seja criada ainda este ano.
Na terça-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro determinou a criação do Conselho da Amazônia e da Força Nacional Ambiental, a ser coordenado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
O objetivo do conselho será coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia. A força deve funcionar à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, mas voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia.

Política: STJ suspende processo que tramita em SP contra Temer


A defesa de Temer sustentou que o processo deve ser julgado pela Justiça Federal em Brasília


Agência Brasil

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu hoje (24) suspender a tramitação de uma ação penal aberta contra o ex-presidente Michel Temer pelo suposto crime de lavagem de dinheiro. A medida é válida até que a Quinta Turma do tribunal julgue o caso definitivamente.
Ao recorrer ao STJ para suspender a ação, que está em tramitação na Justiça de São Paulo, a defesa de Temer sustentou que o processo deve ser julgado pela Justiça Federal em Brasília, onde outra ação contra o ex-presidente está em tramitação. O caso envolve o suposto pagamento de R$ 1,6 milhão em espécie para custear a reforma da casa de filha de Temer, Maristela.
Na liminar, o presidente do STJ entendeu que "há certa relação de dependência" entre as ações e a defesa pode ter prejuízos se as ações continuarem em andamento de forma separada.
"Havendo certa relação de dependência entre os delitos apurados em um e outro Juízo, é muito provável que a defesa encontre dificuldades para articular seus argumentos e provas, além do (forte) risco de haver decisões opostas e até mesmo contraditórias", decidiu o presidente.
Com o fim do período de recesso nos tribunais superiores, no dia 1º de fevereiro, o caso será remetido para o relator, ministro Ribeiro Dantas, um dos integrantes da Quinta Turma do STJ.

Economia: SP arrecada R$ 6,33 bilhões com primeiro ciclo do IPVA 2020


Até 22/1, foram realizados 8,2 milhões de pagamentosà vista ou da primeira parcela do imposto


Redação/Hourpress

A Secretaria da Fazenda e Planejamento fechou balanço parcial do primeiro ciclo de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020, em janeiro. Até 22/1 foram arrecadados R$ 6.329.780.793 referentes a 8.210.981 de veículos, cujos proprietários quitaram o tributo à vista, com o benefício de 3% de desconto, ou efetuaram o pagamento da primeira parcela do imposto. O valor é cerca de 3,5% maior que o arrecadado em janeiro de 2019.

No total, 4.223.292 milhões veículos tiveram o IPVA pago integralmente, com desconto de 3%, resultando aos cofres públicos R$ 4.676.798.497. A Fazenda também registrou que proprietários de 3.987.689 veículos optaram pelo parcelamento e efetuaram o pagamento da primeira cota do imposto, totalizando R$ 1.652.982.296.

Esses valores são divididos meio a meio com os municípios paulistas e são recursos importantes para a gestão dos serviços públicos das 645 administrações municipais no início de cada ano. As cidades com maiores arrecadações do imposto até 22/1 foram São Paulo (R$ 2,1 bilhões), Campinas (R$ 241,2 milhões) e São Bernardo do Campo (R$ 142 milhões).

O calendário de vencimento do IPVA terá sua sequência a partir de 11/2. Os proprietários devem ficar atentos às datas de vencimento do tributo definidas de acordo com o final de placa para o pagamento à vista, sem desconto, ou para o pagamento da segunda parcela do imposto.

Utilize os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Parcelamento no cartão de crédito
É possível quitar o IPVA 2020 com cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte. Consulte os endereços neste link.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no endereço portal.fazenda.sp.gov.br.

Calendário de vencimento do IPVA 2020


Economia: Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel para distribuidoras


Novos valores começam a partir desta sexta-feira

Agência Brasil

A Petrobras confirmou ontem (23) que vai reduzir em 1,5% o preço da gasolina e em 4,1% o preço do litro do diesel para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (24). O último reajuste promovido pela empresa havia sido uma redução de 3% nos valores dos dois combustíveis no dia 14 deste mês.
Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais desses produtos mais os custos que os dos importadores, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, entre os quais a volatilidade do câmbio e dos preços.
A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos ofertados nos postos de combustíveis. São os combustíveis tipo "A", ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel e também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo "A" misturados a biocombustíveis.
O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.  

Economia: Governo pretende mudar período usado para corrigir salário mínimo


INPC entre dezembro e novembro será usado para calcular reajustes

Agência Brasil

O projeto de lei com a nova política de correção do salário mínimo incluirá uma mudança no período usado para definir os reajustes. Em vez do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior fechado, de janeiro a dezembro, o governo pretende usar o índice entre dezembro do ano anterior e novembro do exercício atual para calcular o valor do mínimo para 2021.
A informação foi passada pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Em reunião com jornalistas, ele explicou que a medida tem como objetivo prevenir situações como a deste ano, em que o salário mínimo primeiramente foi reajustado para R$ 1.039 e depois aumentou para R$ 1.045, porque a alta dos preços da carne fez o INPC fechar o ano além do previsto.
O sistema é semelhante ao do teto de gastos, em que o governo usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho do ano anterior a junho do exercício atual para corrigir o limite das despesas federais para o ano seguinte. Segundo Rodrigues, a mudança terá pouco impacto prático no valor final para o salário mínimo, mas dará mais transparência aos reajustes e mais previsibilidade para o governo e os trabalhadores.
O secretário assegurou que o governo preservará a reposição do salário mínimo pela inflação, como está determinado pela Constituição. “Vamos alterar a sistemática de correção do salário mínimo. O INPC só é divulgado dias após o fim do ano. Vamos mudar sem que haja perda”, declarou.
O governo tem até agosto deste ano, antes do envio da proposta do Orçamento de 2021, para apresentar o projeto de lei ao Congresso com a política para o salário mínimo. Rodrigues não especificou se o governo pretende definir o valor do mínimo ano a ano ou se o projeto terá uma política definitiva até o fim do atual governo.

Fontes de recursos

Ao todo, o reajuste do salário mínimo de R$ 1.039 para R$ 1.045 terá impacto de R$ 2,13 bilhões para o governo neste ano. Isso porque o mínimo está atrelado a 80% dos benefícios da Previdência Social, além de corrigir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o abono salarial e o seguro-desemprego, entre outros. Além disso, há um impacto de R$ 1,5 bilhão decorrente da elevação do valor do salário mínimo em relação ao valor original enviado no Orçamento de 2020, de R$ 1.031.
Segundo o secretário especial de Fazenda, o governo pode usar diversas fontes para bancar a correção do salário mínimo. Além de prever maior pagamento de dividendos de estatais (parcela dos lucros que as empresas públicas federais destinam ao Tesouro Nacional), a equipe econômica conta com receitas não incluídas no Orçamento deste ano. Ele citou os leilões das novas rodadas de partilha do pré-sal e de concessão do petróleo na camada pós-sal e os leilões dos excedentes da cessão onerosa dos campos de Atapu e Sépia, que não foram vendidos no leilão realizado em novembro.
Rodrigues mencionou ainda um eventual crescimento da arrecadação federal decorrente da recuperação da economia. Há cerca de dez dias, o governo aumentou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,4% em 2020. Segundo o secretário, o próximo Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, a ser divulgado em março, deverá trazer uma estimativa maior.

Economia: Os diferentes perfis de quem busca o trabalho temporário


Dos desempregados, passando pelas gestantes e estudantes em período de férias, vagas são opções para diversos tipos de profissionais


Redação/Hourpress

Em outubro, a taxa de desempregados do Brasil chegou a 11,6% -- o equivalente a 12,4 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, as cerca de 570 mil vagas que foram abertas na modalidade de Trabalho Temporário, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) são oportunidade para um grupo de pessoas que busca se recolocar no mercado de trabalho.
Houve aumento de 13,86% nas admissões em comparação ao ano anterior, especialmente após a promulgação do Decreto de Lei do Trabalho Temporário (10.060/2019), que pacificou interpretações sobre a Lei 6.019/74, que rege esse tipo de contratação. Um dos setores mais beneficiados é o varejo, onde se encontram a maior parte das vagas. As estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) são de que 26,1% dos temporários devem ser efetivados - a maior taxa dos últimos cinco anos.
Além dos interessados em conseguir uma vaga definitiva, há aquele perfil que busca tão somente o período temporário. "Percebemos, por exemplo, que há muitos estudantes de cursos superiores, que buscam vagas em comércios em cidades litorâneas, aproveitando o período de recesso da faculdade", conta Marcos de Abreu, presidente do Grupo Employer. Ressalta-se que o trabalho temporário pode durar 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, enquanto houver a necessidade transitória da companhia.
Há também as pessoas que efetivamente não têm interesse em um contrato definitivo: estabelecem-se entre trabalhos temporários com intervalos ao longo do ano. Essas pessoas encontram vagas relacionadas ao comércio para o fim de ano, conseguem atuar na área de produção para fábricas de chocolates que se beneficiam do período da Páscoa no início do ano, entre outras oportunidades surgidas ao longo do ano, inclusive para substituir profissionais de férias ou licenças.
"Esse é o perfil das vagas temporárias: trata-se de uma relação com período pré-determinado para suprir uma demanda temporária, que, em muitos casos, atende o perfil tanto da companhia (pelo aumento da demanda ou necessidade temporária) quanto do profissional", diz Marcos de Abreu.
Gestantes
Outro grupo muito visado para o trabalho temporário são as gestantes. Recentemente, em 18 de novembro, uma decisão do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho definiu que não há estabilidade de gestantes no regime de contrato temporário. Com essa decisão, os empresários voltaram a ter segurança jurídica para admitir as gestantes. "O trabalho temporário reassume seu papel de ser uma importante ferramenta gerencial para atender as demandas transitórias com menor custo e maior velocidade e promove a inclusão de trabalhadoras gestantes no mercado brasileiro", afirma o presidente do Grupo Employer.

Geral: Pulgas e carrapatos: os maiores inimigos dos pets no Verão


O tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar desses animais


Redação/Hourpress

O clima ensolarado se torna propício para levar seu cão para passeios em parques, praias e zonas rurais. Tudo isso é ótimo para que o seu pet saia da rotina e não fique entediado. Mas é preciso colocar as vacinas, medicações e vermífugos em dia, principalmente aqueles tutores que vão se hospedar em casas, pousadas ou visitar sítios e fazendas com seu amigo de quatro patas.

Ver seu pet se coçar é algo comum, mas fique atento: muita coceira pode significar algo bem mais sério. Entre os mais diversos problemas que seu animal de estimação pode enfrentar durante a vida, a infestação por pulgas e carrapatos está entre os mais comuns.

Pesquisas mostram que, em tempos mais frios, 5,4% dos cães levados aos consultórios veterinários têm sinais de infestação por ectoparasitas. Já em climas mais quentes, esse número sobe para 27% dos cães. Nessa época do ano, pulgas e carrapatos chegam à fase adulta em apenas dez dias, o que normalmente ocorre em 140 dias, favorecendo infestações.

“Esses parasitas são fontes de doenças para seus pets, e que em alguns casos podem ser fatais. Eles podem causar doenças como dermatites, verminoses, anemias e sintomas de estresse nos pets. As pulgas, por exemplo, podem trazer consequências para os cães que vão desde a perda de peso e de apetite até a infecção por vermes como a Dipilidose Canina, causada pelo dipylidium caninum, o que pode levar a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos”, explica Cleber Santos, especialista em comportamento animal.

Solução

Por isso, o tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Mantendo o seu compromisso de trabalhar incessantemente em busca de soluções que contribuam para a qualidade de vida dos animais, a Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN) apresenta o CredeliTM, um parasiticida inovador e altamente eficaz contra carrapatos e pulgas.

O CredeliTM é o único antipulgas que começa a agir em apenas duas horas e mata 100% das pulgas em até seis horas - contra os carrapatos, começa a agir em quatro horas e garante 100% de eficácia em até oito horas. Em ambos os casos, o produto garante proteção total por 30 dias. O produto também atua contra o carrapato estrela, vetor da febre maculosa, doença que pode afetar também os humanos.

Outro diferencial do CredeliTM é o seu tamanho reduzido, que se traduz em facilidade na administração, sendo ideal para cães de pequeno porte, como Chihuahuas e Yorkshire Terriers -- o parasiticida é indicado para cães a partir de 1,3 quilo de peso corporal. O produto também é uma ótima opção para animais maiores, tendo 100% de aceitação por 70 diferentes raças de cães.

Aproveite o verão

Em dias mais quentes, o cachorro pode dar alguns sinais de que o calor está incomodando. Respiração ofegante, boca aberta e dificuldade de caminhar são alguns exemplos. “É preciso manter água potável sempre disponível. Fique atento se o local de férias conta com piscina, por exemplo, se o cão beber essa água, os produtos químicos usados na limpeza podem provocar vômitos e até gastrite”, destaca Cleber.

Segundo o especialista, o tutor também deve evitar deixar a ração exposta ao sol por muito tempo. É importante que o potinho esteja protegido em um local com sombra e ventilado. “Ao fazer seu passeio diário com ele, saia antes das 10 da manhã ou depois das 17 horas, inclusive durante a noite, momentos de temperatura amena, sempre se atentando se o local possui riscos ou se asfalto está muito quente”, orienta.

5 dicas para aproveitar as férias com seu pet

• Prepare seu pet para a viagem de férias por meio de testes de comportamento. Passeios de carro antes da viagem evitam surpresas desagradáveis. Eles vão se acostumando até que ficam à vontade.

• Passe no veterinário, apenas ele pode indicar cuidados preventivos de acordo com o destino.

• Cuide da segurança de seu amigo, caixas de transporte são ótimas opções para os animais de pequeno porte, além disso os cintos de segurança funcionam muito bem.

• Esteja prevenido. Montar um kit com remédios, água, ração, brinquedos e petiscos pode ajudar muito.

• Não se esqueça que os carrapatos e pulgas podem estragar as férias do seu pet e as suas também, por isso invista em cuidados preventivos.

Geral: Com chuvas, agência alerta responsáveis por barragens de mineração



Equipes de segurança devem fazer monitoramento diário das estruturas

Agência Brasil

Com a previsão de chuvas torrenciais, a Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu alerta para empresas responsáveis por barragens de mineração nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), estão previstas chuvas intensas com acumulações elevadas de precipitação até o sábado (25).
A ANM pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas até a próxima segunda-feira (27). A agência aconselha uma atenção especial às tomadas de água dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto.
A previsão do Inmet para os próximos dias é que o volume de chuvas alcance de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando intensamente esses estados. O Inmet informou que as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.
*Com supervisão de Aline Leal

Geral: Passa de 3 mil o número de desalojados pelas chuvas no Espírito Santo


A região sul capixaba é a mais afetada do estado


Agência Brasil

Já passa de 3 mil o número de pessoas que, mesmo que temporariamente, tiveram que deixar suas casas em função das chuvas que atingem o Espírito Santo e outros estados da Região Sudeste desde o último dia 17. Já foram registradas sete mortes.
Até as 11h de hoje (24), a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) já contabilizava 3.223 desalojados – ou seja, pessoas que tiveram que deixar suas casas e se alojar na casa de parentes, amigos ou outras opções temporárias. Desabrigadas, outras 78 pessoas tiveram que ser acomodadas em abrigos públicos, na maioria das vezes, improvisados em escolas ou igrejas.
Nem todos os novos casos contabilizados representam pessoas desalojadas nas últimas horas. Como a relação é feita pela secretaria estadual e as prefeituras demoram algum tempo a comunicar as ocorrências registradas, algumas dessas pessoas podem ter sido obrigadas a deixar suas casas logo nos primeiros dias de chuvas.
A região sul capixaba é a mais afetada do estado. Em Castelo, cidade a cerca de 140 quilômetros da capital, Vitória, estradas ficaram bloqueadas pelo material carregado pela lama ou por deslizamentos de terra. Comunidades da zona rural chegaram a ficar isoladas, como a do Córrego do Ubá, onde vivem 15 famílias.
Por telefone, o coordenador municipal de Defesa Civil de Ubá, Lúcio Cesconetti, contou à Agência Brasil que as vias de acesso à comunidade do Ubá foram liberadas no fim da tarde de ontem (23), quase uma semana após o início das fortes chuvas. Ainda assim, o difícil acesso impede a empresa concessionária de concluir os serviços necessários para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. A empresa chegou a utilizar drones para verificar os estragos e mapear vias de acesso. Três construções desabitadas atingidas pela água foram condenadas pela Defesa Civil. Não há registros de estragos significativos na área urbana da cidade.
No município vizinho a Ubá, Vargem Alta, 58 pessoas continuam desabrigadas. Por não terem onde ficar, elas se dividiram em abrigos improvisados nas escolas Presidente Luebke, estadual, e Pedra Branca, municipal. Segundo a Defesa Civil, 1.020 desalojados optaram por ir para a casa de amigos ou parentes até poderem voltar para suas moradias.
Em Alfredo Chaves, há 1.107 desalojados. Em Iconha, 989 pessoas estão na mesma situação. Anchieta, Rio Novo do Sul e São Roque do Canaã registram, respectivamente, 92, 11 e quatro desalojados.
As prefeituras de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta declararam estado de calamidade pública – decretos já homologados pelo governo estadual e reconhecidos pelo governo federal. Oficializada a situação de emergência ou o estado de calamidade pública, os gestores municipais podem contratar serviços temporários e fazer compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório.
O reconhecimento federal da situação de emergência também permite às prefeituras pedir recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução. E os moradores de áreas afetadas que tenham sido diretamente prejudicados podem buscar acessar alguns auxílios, inclusive financeiros, ofertados pelos governos municipais, estaduais e federais.