Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Chumbo Quente: Você está preparado para o final do GP da Vida?

 Esta corrida pode durar pouco ou muitos anos

     Freepik

No GP da Vida, a corrida pode durar pouco ou vários anos....


Luís Alberto Alves/Hourpress

Imagine a sua vida como um Grande Prêmio, que começa quando você nasce. Esta corrida pode durar pouco ou muitos anos. Tudo depende da maneira que a sua vida será administrada. Caso seja alguém descuidado com a sua saúde, provavelmente este GP será de curta duração, e o seu carro (corpo) apresentando defeitos e parando várias vezes no box para os mecânicos (médicos) realizarem consertos.

Não é fácil a disputa deste Grande Prêmio. Ás vezes é grande a vontade de encerrar (suicídio) a corrida por causa das batalhas travadas no percurso. Nem todos têm sabedoria e talento para dirigir bem e levar o carro até as últimas voltas. Alguns pilotos cedem às tentações e fazem manobras irregulares (envolvimento com atos ilícitos) para tentar prolongar o tempo de nos primeiros lugares. 

A estrutura deste tipo de carro de corrida sofre desgaste durante o tempo de disputa nas ruas e avenidas deste mundo. Este GP pode ter como palco países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, ruas esburacadas ou de ótimo asfalto. Cada piloto dita o ritmo. Alguns não abusam da velocidade, outras andam apressados, contaminados pela ansiedade. 

A curiosidade é que nenhum piloto aceita chegar ao fim deste GP. O sonho utópico é tentar correr o maior tempo possível, mesmo quando as condições físicas já não são as mesmas da época de juventude. Infelizmente, nas últimas voltas, as mãos já não seguram firmes no volante, o reflexo fica lento no engate das marchas e até na visualização para evitar obstáculos.

 A bandeirada final deste GP é dada com o piloto deitado na horizontal, mergulhado num sono profundo. Ele não consegue participar das homenagens que os seus familiares vão fazer neste dia. O carro, após inúmeras voltas, irá embora para sempre. Nunca mais alguém vai encontrar outro igual. Fica apenas saudade do piloto que travou o bom combate, guardou a fé e correu o GP que lhe foi estipulado. 

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Hourpress

Geral: Comissão aprova projeto que busca reduzir circulação de dinheiro em espécie no Brasil

    EBC


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que busca reduzir o uso de dinheiro em espécie no País. Pelo texto, o Conselho Monetário Nacional (CMN) poderá estabelecer valores máximos e diretrizes para a realização de transações financeiras ou o pagamento de cheques em espécie.

As transações de valores que ultrapassarem os limites fixados pelo CMN serão realizadas por meios eletrônicos ou mediante crédito em conta. Estas medidas serão inseridas na Lei de Lavagem de Dinheiro.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO), ao Projeto de Lei 4586/16, do ex-deputado Rômulo Gouveia. O relator afirmou que o Brasil já deu grandes passos no caminho da adoção das transações eletrônicas, desestimulando o uso de numerários.

“A pandemia fez surgir diversas novas formas de pagamento e transferências, como é o caso do Pix instituído pelo Banco Central e em pleno uso pelos brasileiros. Uma forma simples, prática, barata, segura e rápida de movimentação de valores”, disse Vergilio.

O projeto aprovado é um dos que tramita apensado ao PL 48/15, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e que visa extinguir a produção, circulação e uso do dinheiro em espécie. Vergilio recomendou a rejeição deste e do outro apensado (PL 6721/16).

Segurança
O substitutivo permite ainda que as instituições financeiras destinadas ao fomento de negócios, onde não há guarda de valores ou movimentação de dinheiro, funcionem sem apresentação do plano de segurança pela Polícia Federal (PF).

Esse plano foi instituído em 1983 pela Lei de Segurança Bancária, que dispõe sobre segurança nos estabelecimentos financeiros.

Tramitação
O projeto aprovado tramita em
caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Geral: Setor de Serviços aposta na geração de novas vagas de trabalho para as festas de fim de ano e férias escolares

 Pesquisa realizada por Sebrae e Fundação Getulio Vargas mostra que 2 em cada 10 donos de pequenos negócios do segmento esperam contratar novos funcionários no período

    Freepik

O percentual é 2,2 pontos percentuais maior que o registrado em um levantamento anterior

Redação/Hourpress

As pequenas empresas do setor de Serviços são as mais otimistas e as que mais apostam no aumento do número de empregados nos próximos três meses, período que engloba as festas de fim de ano e férias escolares. Segundo pesquisa feita em outubro pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas, 19,8% dos donos de micro e pequenos empreendimentos acreditam que farão novas contratações no período.

O percentual é 2,2 pontos percentuais maior que o registrado em um levantamento anterior, de setembro. Ainda de acordo com o estudo, 74,8% dos empresários desse setor devem manter o tamanho das equipes e 5,4% acreditam que pode haver uma redução do quadro de funcionários.
 
O segundo segmento com melhores perspectivas de geração de novas vagas de trabalho é o da Indústria, onde 18,3% dos empreendedores apostam em contratações. O número é 1,7 ponto percentual superior ao registrado em setembro. Nessa área, 69,3% dos empresários acreditam que devem sustentar a dimensão das equipes e 12,4% têm expectativa de demissões nos próximos três meses.
 
No Comércio, a pesquisa do Sebrae e da FGV identificou que 15,3% dos donos de micro e pequenas empresas acreditam no aumento de vagas para novos empregados. Já 79,9% preveem uma situação de estabilidade e a minoria (4,8%) aponta uma possível demissão de funcionários.
 
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o cenário previsto pela pesquisa é positivo. “Apesar de todas as dificuldades que as micro e pequenas empresas enfrentaram nos últimos anos e a despeito das perspectivas ainda incertas para 2023, a maioria dos donos de pequenos negócios aposta na manutenção ou até no aumento do quadro de funcionários”, comentou.


Geral: Pets no fim de ano: entenda os alertas e cuidados

 O som emitido pelos fogos de artifício podem prejudicar os animais

    Pixabay

Nas festas de final de ano é preciso proteger cães e gatos
Redação/Hourpress

O tão esperado fim do ano chegou e com ele, as viagens, férias, comemorações e claro, não podemos esquecer dos cuidados com os pets durante esta época que contém muitas festividades, fogos de artificio e pé na estrada.  

A professora Valeska Rodrigues, do curso de medicina veterinária da Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição pertencente ao Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, explica de que maneira o som emitido pelos fogos de artifício podem prejudicar os pets.  

“Por conta da audição de cães e gatos ser mais aguçada que de humanos, os estampidos causados por fogos podem assustar ou irritá-los. Alguns cachorros podem reagir, apresentar tremores, alterar a frequência cardíaca e respiratória, além de latir compulsivamente, causando desconforto.”  

Entretanto, acostumá-los aos barulhos seria o método ideal para que os fogos não prejudicassem tanto os bichinhos, porém ainda é uma solução longe de acontecer, então colocá-los em ambiente seguro, acompanhado de alguém que estão acostumados, ainda proteger os ouvidos com protetores, lembrando de retirar após queima de fogos. “O bom e velho colo poderá ser confortável para cães mais sensíveis”, completa Rodrigues.  

Algumas pessoas já têm viagens programadas e aproveitam para passar as festas de fim de ano em família ou com os amigos. Nem sempre é possível, mas em alguns casos o tutor consegue levar os animais junto para aproveitar as férias.  

A docente explica como deve ser o transporte dos pets durante os passeios. “Para segurança, o que o código de trânsito exige é que a caixa de transporte esteja fechada, com espaço suficiente para o animal permanecer em pé. Ainda, em carros é possível afivelar a coleira peitoral ao cinto de segurança de 3 pontas. O que não se recomenda é o transporte de animais soltos ou no colo.”  

Quem tem um animal de estimação em casa conhece bem a rotina diária de cuidados e responsabilidade que isso exige. Essa preocupação dura o ano inteiro, inclusive, no período em que entramos de férias. Mas como acostumar o pet a viajar?  

“Fazer adaptação na caixa de transporte, diariamente, aplicando reforço positivo, com petiscos é fundamental. Levar utensílios ou brinquedos que o animal está acostumado também favorecem a adaptação. Caso nada disso funcione, procurar um médico veterinário para orientação para medicá-los é uma opção”, explica a profissional.  

A docente diz ainda qual o procedimento para viagens de avião com pets. “Cada companhia aérea tem regras de transporte, mas basicamente é necessária aquisição de caixa de transporte, avaliação e atestado de sanidade, bem como carteirinha de vacinas atualizadas por médico veterinário. A adaptação na caixa é importante para evitar o estresse de transporte. Medicações só poderão ser utilizadas sob orientação de médico veterinário.”  

A professora Valeska Rodrigues, do curso de veterinária da UNIFRAN, conclui dizendo que “As férias normalmente refletem momentos de alegria e descontração. Os cuidados com os bichinhos são necessários para que eles possam participar dos momentos de laser conosco. Além disso, é importante se atentar com a sanidade, conforto e alimentação dos pets, assim como verificar se o local de destino é apropriado, seguro e confortável.”  

Geral: Fumar cotonete revela como adolescentes estão queimando a inteligência

 Os pais responsáveis não devem deixar menores de idade sem supervisão na internet

    Freepik

Fumar cotonete pode levar a óbito pela inalação de gases tóxicos


Viviane Oliveira de Melo 

Um dos recentes desafios nas redes sociais, ao qual os adolescentes estão aderindo, é de “fumar cotonete”. Prática perigosa que não produz nenhum efeito mental, como “dar barato”, apenas a sensação falsa de aceitação por um grupo de desconhecidos, sensação de prazer por likes. Fumar cotonete pode levar a óbito pela inalação de gases tóxicos produzidos durante a queima de plásticos e algodão, além dos riscos de queimaduras graves.

 Mas o grande choque é a observação dos padrões de comportamento das gerações ditas “Z” e a mais recente “α” (Alfa). A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 24 de abril de 2021, lançou diretrizes com a finalidade de orientar pais, responsáveis, cuidadores de crianças menores de cinco anos a respeito do uso de aparelhos digitais, atividade física e horas de sono. Segundo a OMS, crianças  entre dois e quatro anos não devem passar mais do que uma hora por dia na frente de telas. E o mais importante, os pais responsáveis não devem deixar menores de idade sem supervisão na internet.

 Esses desafios mostram como nossos adolescentes estão deficientes em inteligência, seja lógico/matemática (QI), seja Inteligência Emocional (IE). A Base Nacional Comum Curricular aponta quatro competências a serem desenvolvidas ao longo do currículo escolar, da educação infantil ao ensino médio, diretamente relacionadas com as habilidades socioemocionais.

Cuidado

 Dentro dessa realidade de adolescentes colocando sua integridade física em risco apenas por likes, observa-se como o desenvolvimento integral do indivíduo é urgente. Entre as habilidades relacionadas, estão: relação com o cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; respeito próprio; tomada de decisão responsável. Habilidades que claramente os jovens que praticam esse tipo de atividade não possuem, além de saúde emocional debilitada.

 Lembramos ainda que, no livro “A Fábrica de Cretinos Digitais”, do neurocientista francês Michel Desmurget, são apresentados dados de pesquisas apontando que os dispositivos digitais estão afetando negativamente o sistema nervoso, reduzindo o córtex cerebral. Entre as áreas prejudicadas, está o córtex pré-frontal, responsável por funções como tomada de decisão e a capacidade de resolver problemas, fazer cálculos.

 As pesquisas relacionadas no livro mostram que o QI das novas gerações está menor em comparação às gerações anteriores, isso demonstrado em resultados compilados de centros como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês: Massachusetts Institute of Technology - MIT) e da Universidade da Califórnia, ambos nos Estados Unidos. Por isso, temos que colocar como prioridade o desenvolvimento integral de nossos membros para podermos continuarmos existindo enquanto espécie.

 *Viviane Oliveira de Melo é especialista em Neuroaprendizagem, Psicomotricidade e tutora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Internacional Uninter na área de Neurociência.

Geral: Ministério lança Guia Brasileiro de Moradia Primeiro nesta segunda-feira (5)

 Iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), é uma parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais

Redação/Hourpress

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apresenta, nesta segunda-feira (5), o Guia Brasileiro de Moradia Primeiro (Housing First), uma metodologia de atendimento à população em situação de rua com acesso imediato à moradia segura. A publicação norteia a estruturação de projetos de moradia primeiro, além de trazer o conceito básico de população em situação de rua, estratégias de cuidado com este público, entre outras ações. Ainda durante o evento, será apresentado o documentário “Moradia Primeiro: um novo conceito de garantia de direitos”.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), é uma parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), por meio do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua).

Serviço
Lançamento do Guia Brasileiro de Moradia Primeiro (Housing First) e do documentário “Moradia Primeiro: um novo conceito de garantia de direitos”
Data: 5 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório do MMFDH - Bloco A (térreo) - Esplanada dos Ministérios
Acompanhe a transmissão pelo YouTube do MMFDH.

Túnel do Tempo: A peça Otelo é apresentada ao público

 


Redação/Hourpress

Em 2 de dezembro de 1604, o  autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Bacelar

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Joaquim Huet Bacelar nasceu em Niterói (RJ) em 12 de dezembro de 1858. Estudou na antiga Escola Central, hoje Escola Nacional de Engenharia. Diplomou-se, em 1870 e 1872, em Engenheiro Geográfico e bacharel em Ciências Matemáticas e Físicas. Foi professor interino da Escola Politécnica, em 1879, lecionando Química Inorgânica. 

Disputou a cadeira de Ciências Naturais da mesma escola, que tinha como concorrente Nerval de Gouvêa, sendo a sua tese "Rochas Plutônicas do Brasil". Serviu depois no Imperial Observatório do Rio de Janeiro, ouvindo as lições de dois grandes sábios que o dirigiram e dos quais mereceu referências. 

Dedicando-se, em seguida a Engenharia Ferroviária, onde lhe foi confiada a construção do trecho da Estrada de Ferro Cantagalo, de Friburgo a Macuco,  conseguindo um traçado que mereceu francos elogios, pela maneira original com que venceu as dificuldades do terreno acidentado. 

Atingiu o apogeu da sua carreira de técnico ferroviário em São Paulo, quando, na Chefia da Comissão dos Prolongamentos e Desenvolvimento da Estrada de Ferro Sorocabana, teve oportunidade de construir algumas centenas de quilômetros de linhas férreas dotadas de magníficas condições técnicas. 

Dirigiu então os ramais de Itararé e de Tibagi, ambos de grande valor econômico e estratégico que representam para a Nação. Foi ao traçar a linha de Tibagi, que Huet de Bacelar, rompendo com a rotina e vencendo com decisão todas as resistências que se lhe opunham, deu uma nova orientação aos traçados ferroviários, lançando-os pelo alto dos espigões em busca de zonas saudáveis e férteis, evitando ao mesmo passo, grandes obras d'arte do triunfo de seua idéias resultou esse grande surto de progresso que desde logo se operou na zona chamada hoje de Alta Sorocabana, domínio da mata virgem e do índios bravios, quando Huet de Bacelar fizeram os primeiros serviços de exploração. 

A morte veio surpreendê-lo aos 74 anos, em março de 1923, quando ainda cheio de entusiasmo, se achava a frente da direção técnica da malograda Estrada de Ferro Norte de Mato Grosso, cuja realização se interrompeu com seu falecimento. A Rua Dr. Bacelar (foto) fica em Vila Clementino, Zona Sul de Sampa.