Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Santos ganha título mundial interclubes



Luís Alberto Alves


 Maior time da história: No dia 10 de outubro de 1962, o Santos Futebol Clube venceu o Benfica por 5 a 2 na Vila Belmiro e foi a primeira equipe brasileira a ganhar o título mundial interclubes. Durante aquele período o Santos conquistou todos os títulos possíveis que disputou, sendo considerado um dos maiores times da história.

Radiografia de Sampa: Rua Caio Prado





Luís Alberto Alves

 Caio Prado foi notável político paulista, parlamentar e jornalista no tempo do Império. Como jornalista, redigiu em São Paulo "A República" e o "Correio Paulistano". Presidiu a Província (Estado) do Ceará. Faleceu em Fortaleza em 25 de maio de 1889. A Rua Caio Prado (foto) fica no bairro da Consolação, Centro de SP.


Geral: Sesc Itaquera tem programação especial neste final de semana






Redação

 Dias 11 e 12 de outubro, o Sesc Itaquera, Zona Leste, tem uma programação especial, e gratuita, para crianças de todas as idades, com muita música, histórias, troca e conserto de brinquedos, além de brincadeiras em diferentes espaços da unidade.

Lazer para a criançada
 Nestes dias, quem dá o ritmo é o Zoando o Som, com duas apresentações – sábado e domingo, às 15h – repletas de canções autorais com letras curiosas que brincam com cotidiano e com a imaginação das crianças. Princesas que dão medo, bruxas que lançam feitiços do bem e heróis fantasiados de criança estão entre os temas desse projeto que começou em 2004 e já lançou quatro álbuns.

 A Cia Laço de Abraço fica responsável por dar asas à imaginação com a contação de história As Jardineiras de livros – O manto das plumas, que começa às 13h do sábado e na sequência, às 14h, é a vez de pais e filhos criarem juntos suas histórias, com base nas narrativas apresentadas pela companhia na Oficina de rodas de histórias.

 O domingo, além de ser o Dia das Crianças, é também o dia de trazer para a unidade aquele brinquedo que está guardado em casa... Se ele estiver quebrado, às 12h começa o Pronto Socorro de Brinquedos, com Cia. Eureka, que irá ajudar a recuperá-lo - exceto helicópteros, games e carrinhos que necessitem de troca de circuito integrado.

 Mas se o brinquedo estiver em bom estado e a criança só cansou de brincar com ele, às 14h30 começa a Feira de Trocas de Brinquedos, na qual é possível dar novos significados a objetos antigos, demonstrando que as relações não precisam ser pautadas na compra. Ainda no dia 12 de outubro, às 13h, o grupo Babado de Chita propõe umPasseio Brincante, com brincadeiras da cultura popular, na praça de eventos da unidade.

Além das apresentações, o Parque Lúdico - com suas três instalações: Orquestra MágicaBichos da Mata e Espaço de Aventuras – está sempre pronto para proporcionar aos pequenos diferentes maneiras de brincar, seja escorregando em uma guitarra gigante, descobrindo esculturas de animais, de até 2,30m de altura, escondidas em meio à vegetação local ou se aventurando por túneis, pontes, árvores e cavernas. E aos sábados e domingos, às 14h, parte da sede social uma Gincana Lúdica, que convida a criançada para uma aventura em uma das instalações do Parque.

 Tem também a opção de brincar de Ligue os Pontos Gigante, atravessar um caminho cheio de fios, sem tocar neles, na Cama de Gato, fazer um “passeio” pela maior biodiversidade do planeta na exposição Amazônia Mundi ou apenas fazer um piquenique a sombra de uma árvore e aproveitar o espaço da para brincar em meio a natureza.
Show musical está na ordem do dia


                                                             Programação

Dia 11/10 - Sábado
9h30 às 16h30
AMAZÔNIA MUNDI
 Com proposta de trazer a experiência de viajar pela maior biodiversidade do planeta, a exposição Amazônia Mundi pretende sensibilizar o público para realidades ainda pouco conhecidas da região, que possui um patrimônio humano, artístico, social e biológico incalculável. Com mais de 1.200 m², divididos em 2 espaços da unidade (área externa e galpão), a exposição conta com uma Vila Amazônica, esculturas gigantes de animais da região, instalações artísticas que aludem à floresta suspensa e ao ciclo das águas ("rios voadores") e uma oca construída por índios Wayana. A visitação permite a observação fugaz de animais e sons escondidos na “floresta”, além das constelações do céu, vistas por diferentes culturas indígenas.
 A destruição da Amazônia, em decorrência do modelo atual de consumo e desenvolvimento, também é lembrada por meio da instalação "Amazonfagia". A trilha sonora do espaço expositivo, concebida por Alvise Migotto, recria sons de pássaros, insetos, vento e chuva, que compõem cada ambiente de uma forma diferente. Em montagem inédita, a exposição Amazônia Mundi acumula a experiência de outras 12 montagens que percorreram dez países e foram vistas por cerca de 1,5 milhão de pessoas.  *Para a experiência completa, a entrada na exposição deve ser realizada com até 30 minutos antes do encerramento. 
10h às 16h
LIGUE OS PONTOS GIGANTE
Com o uso de um cordão, as crianças ligarão diversos pontos espalhados na Sala de Múltiplo Uso 1, formando um grande desenho. 
Local: Sala Múltiplo Uso 1.

TABULEIRO HUMANO
 Por meio de um jogo dinâmico e inteligente, que simula as regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro, o participante vai desenvolver a cooperação e a tomada de decisão frente a desafios arriscados, analisando informações, desenvolvendo negociações constantes com os colegas e a equipe adversária, utilizando o tempo e desafios corporais. 
Local: Sala de Múltiplo Uso 1.

CAMA DE GATO
 Em um ambiente cheio de fios, o desafio é atravessar o caminho sem encostar nos obstáculos estabelecidos.
Local: Sala Múltiplo Uso 1.

13h
AS JARDINEIRAS DE LIVROS - O MANTO DE PLUMAS - Cia Laço de Abraço
 Uma ninfa retira seu manto de plumas para nadar em um rio e um pescador se apodera dele, devolvendo-o somente se a ninfa dançar para ele. 
Local: Café Aricanduva.  
14h
OFICINAS DE RODAS DE HISTÓRIAS - Cia Laço de Abraço
 Pais e filhos criam juntos suas histórias, com base nas narrativas apresentadas pela companhia. 
Local: Café Aricanduva  
GINCANA LÚDICA
04/01 a 28/12. Sábados e domingos, das 14h às 15h
 Desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas que, alinhadas aos conceitos do Parque Lúdico, propõem a realização de atividades em grupo e o estímulo motor.
Local: Parque Lúdico, com saída da sede social.  
15h
ZOANDO SOM - CANTA E CONTA
 Idealizado em 2004 pelo compositor/músico e Bacharel em Letras Rodrigo Prates, o Zuando Som já gravou quatro CDs e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre na categoria “Melhor Álbum Infantil” em 2011 pelo CD que acompanha o livro "O Velho dos Cabelos de Mola" (WS Editor) e em 2014 pelo CD “Fé e Pé.”
 Também foi contemplado com dois Editais do Ministério da Cultura para a realização do projeto "Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs" (www.culturadigital/historiascantadas) e para a gravação de um clipe no Ponto de Cultura Odomode Tambor em homenagem ao Dia da Consciência Negra com a participação de Mestres Griôs e algumas escolas municipais de Porto Alegre, ambos em 2010.
Local: Praça de Eventos.  

Dia 12/10 - Domingo

9h30 às 16h30
AMAZÔNIA MUNDI
 Com proposta de trazer a experiência de viajar pela maior biodiversidade do planeta, a exposição Amazônia Mundi pretende sensibilizar o público para realidades ainda pouco conhecidas da região, que possui um patrimônio humano, artístico, social e biológico incalculável. Com mais de 1.200 m², divididos em 2 espaços da unidade (área externa e galpão), a exposição conta com uma Vila Amazônica, esculturas gigantes de animais da região, instalações artísticas que aludem à floresta suspensa e ao ciclo das águas ("rios voadores") e uma oca construída por índios Wayana.
 A visitação permite a observação fugaz de animais e sons escondidos na “floresta”, além das constelações do céu, vistas por diferentes culturas indígenas. A destruição da Amazônia, em decorrência do modelo atual de consumo e desenvolvimento, também é lembrada por meio da instalação "Amazonfagia". A trilha sonora do espaço expositivo, concebida por Alvise Migotto, recria sons de pássaros, insetos, vento e chuva, que compõem cada ambiente de uma forma diferente. Em montagem inédita, a exposição Amazônia Mundi acumula a experiência de outras 12 montagens que percorreram dez países e foram vistas por cerca de 1,5 milhão de pessoas.  *Para a experiência completa, a entrada na exposição deve ser realizada com até 30 minutos antes do encerramento. 
10h às 16h
LIGUE OS PONTOS GIGANTE
 Com o uso de um cordão, as crianças ligarão diversos pontos espalhados na Sala de Múltiplo Uso 1, formando um grande desenho. 
Local: Sala Múltiplo Uso 1.

TABULEIRO HUMANO
 Por meio de um jogo dinâmico e inteligente, que simula as regras e a estrutura de um jogo de tabuleiro, o participante vai desenvolver a cooperação e a tomada de decisão frente a desafios arriscados, analisando informações, desenvolvendo negociações constantes com os colegas e a equipe adversária, utilizando o tempo e desafios corporais. 
Local: Sala de Múltiplo Uso 1.

CAMA DE GATO
 Em um ambiente cheio de fios, o desafio é atravessar o caminho sem encostar nos obstáculos estabelecidos.
Local: Sala Múltiplo Uso 1.

12h
FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS COM PRONTO SOCORRO - com a Cia. Eureka
 Que tal trocar um brinquedo que está guardado por outro? Ou quem sabe recuperar um brinquedo tão querido que não funciona mais?
As feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre as crianças. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.

 No dia das crianças essa troca será ainda mais especial, com o Pronto Socorro de Brinquedos no qual serão realizados pequenos reparos e consertos simples de brinquedos que ainda podem trazer muita alegria para as crianças e com a participação de Doutores formados em BRINQUEDOLOGIA (ciência que estuda o brincar) que intermediam essa convivência e as trocas, com bastante humor e interação com os participantes, estimulando à pratica do consumo compartilhado e que o cuidado com os brinquedos também faz parte da brincadeira.
- 12h às 14h30 - Pronto Socorro de Brinquedos
(Não serão consertados helicópteros, games e carrinhos para troca de circuito integrado)
- 14h30 às 16h30 - Feira de Troca de Brinquedos
Local: Quiosque da praça 
13h
PASSEIO BRINCANTE
 Trupe de brincantes coloridos passeia pelos espaços propondo brincadeiras da cultura popular, convidando o público para brincar de brincadeiras cantadas, dançadas, brincadas! Trazendo o espírito brincante de cada um: da trupe, do público, dos ares, mares, terras e fogos! Neste passeio, respira-se brincadeira! 
Local: Praça de Eventos. 

14h
GINCANA LÚDICA
04/01 a 28/12. Sábados e domingos, das 14h às 15h
 Desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas que, alinhadas aos conceitos dos Parques Lúdicos, propõem a realização de atividades em grupo e o estímulo motor.
Local: Parque Lúdico, com saída da sede social.  

15h
ZOANDO SOM - CANTA E CONTA
 Idealizado em 2004 pelo compositor/músico e Bacharel em Letras Rodrigo Prates, o Zuando Som já gravou quatro CDs e foi indicado ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre na categoria “Melhor Álbum Infantil” em 2011 pelo CD que acompanha o livro "O Velho dos Cabelos de Mola" (WS Editor) e em 2014 pelo CD “Fé e Pé.” Também foi contemplado com dois Editais do Ministério da Cultura para a realização do projeto "Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs" (www.culturadigital/historiascantadas) e para a gravação de um clipe no Ponto de Cultura Odomode Tambor em homenagem ao Dia da Consciência Negra com a participação de Mestres Griôs e algumas escolas municipais de Porto Alegre, ambos em 2010.
Local: Praça de Eventos.  
                                                                       Serviço
Sesc Itaquera
Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP
Funcionamento da unidade: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis
Estacionamento: R$7,00 (comerciário matriculado) e R$14,00 (outros).
Telefone para informações: (11) 2523 9200


Geral: Escolas da rede estadual abrem as portas amanhã (11) para atividades do Dia das Crianças





No cardápio especial está  incluso cachorro quente

Redação

 As 2,3 mil unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que são sede do Programa Escola da Família abrem suas portas neste sábado (11) para atividades especiais dedicadas ao Dia das Crianças. Na capital e região metropolitana, são 412 participantes. No domingo, feriado nacional, não haverá programação.

 Para as comemorações, cada unidade foi orientada a desenvolver o cronograma de festividades para as crianças das comunidades escolares. Entre as atividades estão gincanas, shows de mágica, contação de histórias e distribuição de brinquedos confeccionados pelas equipes e voluntários do Programa.

 Há escolas que também estão programando um cardápio especial para as crianças, com pipoca, cachorro quente e doces. Durante a semana, algumas escolas da rede também adotaram uma merenda especial. Além de pratos como torta de abacaxi, gelatina colorida e rocambole de risoto, as unidades escolares receberam uma lista de ingredientes que podem ser adquiridos com ajuda de uma verba extra.

 “A rede estadual paulista é a maior do País. Mais de 2 milhões de alunos matriculados têm entre 6 e 14 anos de idade. Além de oferecer instrumentos e aprendizado, a preocupação da Secretaria é também proporcionar atividades extras e com a participação da família”, afirmou o secretário da Educação, Herman Voorwald.
                                                             Atividades
 No Escola da Família, as comunidades podem encontrar atividades de esporte, lazer, cultura, saúde e trabalho nos sábados e domingos. As ações são desenvolvidas pelos educadores universitários, que são estagiários do Programa Bolsa Universidade, pela equipe da escola e também pelos voluntários.


Política: Projeto proíbe terceirização e exige seguro de vida e de saúde para trabalho no Samu




O projeto do Samu surgiu na Europa e começou no Brasil em 2005

Luís Alberto Alves
 Tramita na Câmara dos Deputados projeto que proíbe que os trabalhadores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sejam terceirizados, exigindo que sejam contratados diretamente pelo gestor do serviço e que tenham seguro de vida e seguro ou plano de saúde.
 Autor da proposta (Projeto de Lei 7.235/14), o deputado Wilson Filho (PTB-PB) argumenta que o trabalho no Samu é mais exigente sob o ponto de vista físico, mental e emocional do que e maioria dos outros trabalhos em saúde, além de apresentar grande risco de acidentes de trabalho e doenças profissionais. “No entanto, em muitas situações esses profissionais trabalham com contratos precários, sem segurança, sem direito a seguro de saúde nem seguro de vida”, lamentou o deputado.
 “Não se trata de bondade ou benesse [o disposto no projeto]. Quem tanto oferece para salvar e cuidar diariamente das vidas de pessoas desconhecidas certamente merece receber algum cuidado da sociedade”, justificou Wilson Filho.
 O deputado fez um histórico sobre o Samu no mundo e no Brasil. Ele lembrou que os serviços de atendimento móvel de urgência foram idealizados na França e reproduzidos em diversos países. No Brasil, eles começaram em 2005, na cidade de Campinas (SP). “A experiência foi tremendamente bem sucedida e hoje já temos no País, segundo dados recentes, 146 serviços que atendem 1.269 municípios e uma população de mais de 100 milhões de pessoas.”
                                                                  Tramitação
 A proposta será analisada, de forma 
conclusiva, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Política: Condutor embriagado que matar ao volante poderá perder o carro




Na maioria dos acidentes, o condutor se encontra sob efeito de bebidas ou drogas

Luís Alberto Alves
 A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7.336/14, do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG),  determinando a perda do veículo para o motorista que praticar homicídio culposo na direção e estiver sob efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determina dependência. Ele continuará sujeito à pena de detenção, de seis meses a três anos, multa, e suspensão ou proibição da habilitação.
 Segundo a proposta, o veículo será vendido e o dinheiro arrecadado, transferido à família da vítima. A intenção é tornar ainda mais severa a legislação que pune quem dirige bêbado ou drogado. “Essa medida complementa a legislação de trânsito em vigor e está em sintonia com a Lei Seca”, disse. “O maior rigor no combate à direção irresponsável é sinal de que a sociedade brasileira não admite mais que vidas se percam pelo abuso de substâncias associado ao trânsito”.
 A proposta não esclarece em que momento o veículo do motorista será confiscado e vendido – se após o acidente ou apenas depois de uma eventual condenação. Atualmente, além do valor do seguro obrigatório, os parentes das vítimas de acidente de trânsito não têm direito a uma indenização obrigatória, mas podem exigi-la na esfera judicial.
                                                                Tramitação
 A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada no Plenário.


Variedades: Banda Zero9 lança CD A Cada Dia




Banda está lançando primeiro CD, com dez canções

Redação

 Recentemente a banda carioca ZERO9 lançou e distribuiu o CD "A Cada Dia" com dez faixas. A música "Amanhecer" conta ainda com videoclip que está em torno de 30 mil acessos, protagonizado pela atriz Daniela Carvalho,  da novela Malhação em 2012 e  atualmente já está na programação dos canais Multishow, bis e PLAYTV.  
             
 O show da Zero9 tem repertório de releituras de artistas como: Beatles; Foo Fighters; Kings of Leon, Oasis e Goo Goo dolls,etc. Além de fazer shows temáticos de hits dos anos 80 e 90.

 O disco "A Cada Dia" foi mixado por Alexandre Griva e Jorge Guerreiro no "melhor do mundo studios", masterizado por Luiz Tornaghi no "barmastersom" no Rio de Janeiro. Site Oficial : www.bandazero9.com.br, Facebook : www.facebook.com/bandazero9  (perto de 40 mil curtidas), Videoclipe oficial : http://www.youtube.com/watch?v=g-x-qDcgIwg.

A banda está atualmente em processo de divulgação do primeiro trabalho, com apresentações marcadas por todo estado do Rio de Janeiro inclusive na renomeada casa de shows Imperator.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial, facebook, youtube , twitter, sound cloud, instagram.