Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quinta-feira, 13 de março de 2014

Variedades: Nelson Rodrigues é tema de debate no SescTV



Nelson Rodrigues  era jornalista, escritor e dramaturgo

Luís Alberto Alves

 Considerado moralista e reacionário, o jornalista, escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912 - 1980) é tema de debate inédito que o SescTV exibe em episódio da série Contraplano, nesta sexta-feira (14), às 22h. Tadeu Chiarelli, historiador e curador de Artes Plásticas, e Hugo Possolo, palhaço, dramaturgo e diretor, discutem a influência da obra de Rodrigues na cinematografia brasileira a partir de filmes baseados em suas peças teatrais.

  A primeira produção a ser comentado é Toda Nudez Será Castigada, de 1972, dirigida por Arnaldo Jabor. Possolo acredita que esse trabalho teve boa aceitação do público por ter um apelo popular e de fácil entendimento. Ele também explica como Jabor traduziu a obra de Rodrigues na película. A nudez que aparece com frequência nos trabalhos de Nelson Rodrigues é avaliada por Chiarelli como uma forma do dramaturgo destacar um discurso que não poderia ser dito claramente naquela época, quando o Brasil vivia a ditadura militar.

  Quando o assunto é o filme Beijo no Asfalto, de 1980, dirigido por Bruno Barreto, entra em debate a questão sexual, o preconceito e os personagens. Para Chiarelli, a película é "uma reflexão sobre o poder", na qual imprensa e polícia não se preocupavam com a veracidade dos fatos.  Um retrato da época, de acordo com Possolo.

  O filme Os Sete Gatinhos, de 1980, dirigido por Neville D´Almeida, põe em discussão temas como sexualidade, obsessões e perversão. Com mais de três décadas, a película continua atual para Chiarelli. O mesmo pensa Possolo, apesar de ver na obra alguns aspectos que não condizem com o trabalho de Nelson Rodrigues.

  O debate mostra que "sensualidade" é a palavra que move o filme Bonitinha mas Ordinária, de 1981, dirigido por Braz Chediak. Para Possolo, um trabalho bem filmado em se tratando de sensualidade, e para Chiarelli, uma narrativa que cerca o personagem e o deixa sem saída.

 Entre outros assuntos, o programa também analisa o moralismo e o conservadorismo de Rodrigues, e a sua façanha de inserir perversão em todos seus personagens, mesmo que seja revelada apenas no final do filme.




Geral: Médicos de SP interromperão atendimento a convênios em 7 de abril







Luís Alberto Alves

Os médicos do Estado de São Paulo decidiram interromper os atendimentos eletivos aos planos de saúde em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, em forma de protesto contra as empresas da saúde suplementar em razão da interferência no trabalho dos médicos com a negativa de exames e procedimentos, contratos sem índices de reajuste e periodicidade definidos e remuneração inadequada.

 Para o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem sido omissa nas suas ações. “A ANS, de uma certa forma, protege ou tolera em excesso as operadoras, planos e seguros de saúde. O que se percebe em relação a essas empresas é que elas perseguem lucros abusivos e isso reflete em três pontos essenciais”, disse.

Segundo ele, a dificuldade de acesso dos pacientes às suas verdadeiras demandas para tratamento de saúde ou de diagnóstico de eventuais doenças e de seu tratamento; falta de agilidade necessária para ofertar serviços complementares; e a prática dos honorários, que é a pior possível, obrigando os médicos a um trabalho sacrificado e mal remunerado”, explicou Cid Carvalhaes, presidente do Simesp.

 Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos e não haverá prejuízo aos pacientes. Se alguma consulta já estiver marcada para a data, a orientação é que seja remarcada para o mais breve possível. Este é o quarto ano consecutivo em que os profissionais se mobilizarão em prol de melhorias no setor.
                                                                         SUS
 Na data em questão, também haverá um Ato Unificado do Dia Mundial da Saúde, que será realizado às 10h, com concentração na Praça da Sé, onde haverá atividades politico-pedagógico-cultural, seguidas de breve caminhada pelas ruas ao redor.

A manifestação é por uma saúde pública de qualidade, para que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja realmente de toda a população brasileira. O ato é organizado por entidades, movimentos sociais e populares, usuários e trabalhadores do SUS.
Informações à imprensa:


Geral: Neste domingo (16) estações República e Luz da Linha Amarela ficarão fechadas



Neste domingo os trens do Metrô de SP passarão direto pelas estações República e Luz da Linha Amarela

Luís Alberto Alves

 Neste domingo (16) as estações República e Luz da Linha 4-Amarela ficarão fechadas durante todo o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo. As estações República e Luz do Metrô funcionam normalmente.
 A operação será normal nas demais estações da Linha 4-Amarela, no trecho entre as estações Paulista e Butantã.

A ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela, orienta os passageiros a utilizarem o próprio sistema metroferroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.
Já os passageiros que estiverem na estação Luz devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema.

                                                                          Obras 
 Desde setembro de 2013, durante alguns finais de semana, as estações da Linha 4-Amarela operam de forma diferenciada para a execução das obras da Fase II, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). As atividades são para construção de cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

 Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h00 e aos sábados e domingos, das 08h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no site www.viaquatro.com.br.






Geral: Especialista alerta sobre possíveis ataques terroristas durante a Copa do Mundo

Ações terroristas não estão descartadas durante a Copa do Mundo no Brasil

Luís Alberto Alves


 Com diversas especulações sobre possíveis ataques terroristas durante a Copa do Mundo, que acontece neste ano, muitos especialistas estão discutindo como as autoridades estão preparando o esquema de segurança para o público. Para Gerardo Portela, autor do livro Gerenciamento de Riscos Baseado em fatores Humanos e Cultura de Segurança, da editora Elsevier, esses ataques assustam mais quando a população não possui histórico anterior de ações terroristas, como os que ocorreram nos Estados Unidos em 2011.

 “A magnitude do evento e a quantidade de indivíduos envolvidos requer uma população bem orientada pelas autoridades. Serão milhares de pessoas nos estádios, arredores, aeroportos e demais locais de concentração. As autoridades devem orientar a população para observar se alguém está aparentando ter alguma atitude suspeita, e principalmente tentando burlar algum ponto de revista pessoal ou portal de detecção de armas ou substâncias proibidas.

 Uma população bem orientada estará atenta a esses comportamentos, e se houver algum ‘lapso de atenção’ por parte dos policiais e agentes responsáveis pela segurança, o terrorista encontrará como dificuldade milhares de olhos e ouvidos. As autoridades devem instruir a população através da mídia mostrando o que realmente é suspeito e educando sobre a forma certa de uma pessoa agir quando perceber algo anormal, sem gerar atitude preconceituosa, injustiças e pânico desnecessário”, afirmou.

 O especialista deu dicas para que a população evite maiores transtornos durante o período do evento. “As autoridades devem orientar a população para ter um comportamento centrado na palavra ‘atento’. O cidadão não deve nunca agir como policial ou herói, nem como detetive, mas deve sim ser incentivado a ser muito “atento”, observador e principalmente discreto. A mais importante contribuição do cidadão comum é observar e informar, deixando a ação de resposta para os profissionais”, afirmou.

 Isso não deve ser feito somente nos estádios nem nos dias dos jogos, mas deve ser um comportamento a ser adotado muito antes. Os atentados começam a ser planejados e executados com a compra de materiais proibidos, chegada de novos vizinhos e atitudes suspeitas e obscuras. 

“Quanto mais “atento” for o cidadão comum aos detalhes e também quanto mais discreto for no ato de repassar a informação para as autoridades, policiais e agentes, mais eficiente e decisiva será a contribuição do cidadão comum nesse processo. Notar apenas que algo está errado não é suficiente, porque se o terrorista perceber que está sendo descoberto, ele pode antecipar seu plano e realizar o ataque naquele mesmo instante, se isso já for possível. É preciso ser atento e discreto”, explicou.

 Gerardo também acredita que o Brasil, diferente de muitos países, tem em sua cultura elementos extraordinários e positivos. “Um deles é a predisposição da população em se engajar em esforços de socorro e ajuda, por exemplo, em casos de enchentes e catástrofes. Nem todos os países tem esse fator de predisposição tão valorizado em sua cultura. Esse é um ponto positivo para o Brasil. Se as autoridades explorarem também esse aspecto, estou convencido que a população irá assumir para si a responsabilidade ao seu alcance”, disse. 

Na cultura brasileira, explica, uma palavra tem grande valor: superação. “As autoridades deveriam aproveitar isso, reconhecer todas as falhas de infraestrutura e propor à população um esforço baseado numa postura de humildade e principalmente superação das dificuldades que teremos todos que enfrentar para que a Copa do Mundo seja um sucesso, mesmo num país que, apesar de todos os esforços, ainda está atrasado em termos de infraestrutura”, comentou.

Geral: Pneumonia mata mais de 50 mil brasileiros todo anos



Todo ano a pneumonia mata mais de 50 mil brasileiros

Luís Alberto Alves


 Tanto o diagnóstico como o tratamento são simples, e incluem uma radiografia e o uso de antibióticos, quando confirmada a pneumonia. No entanto, trata-se, ainda hoje, da doença infecciosa que mais mata no mundo.

 “A causa mais comum de pneumonia é o Streptococcus pneumoniae, conhecido como Pneumococo. Três em cada dez pneumonias são causadas por esse microorganismo”, explicou o dr. Frederico Leon Arrabal Fernandes, diretor de Assuntos Científicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

 Segundo o médico, o microorganismo está normalmente presente no nariz e na garganta, mas nem sempre causa a doença. Transmitida por contato direto de pessoa para pessoa por meio das secreções do trato respiratório, ela atinge especialmente grupos vulneráveis, que incluem crianças pequenas; idosos; fumantes; portadores de doenças respiratórias crônicas, como asma e enfisema; além de indivíduos com baixa imunidade.

                                                                          PrevençãoA melhor maneira de prevenir a doença é a vacinação, que deve ser dada conforme orientação médica.

 “Existem dois tipos de vacinas atualmente no Brasil. Uma delas, a de polissacarídeo, protege contra 23 tipos de pneumococo e é recomendada para adultos com mais de 60 anos ou portadores de doenças respiratórias. Já a vacina conjugada, leva à maior resistência imunológica, indicada para crianças e, recentemente, também para adultos com mais de 50 anos portadores de doenças pulmonares crônicas e fumantes”, orientou o médico pneumologista.

 Segundo o dr. Frederico, estudo publicado recentemente na revista médica New England Journal of Medicine (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmoa1209165) demonstrou que a vacina conjugada reduziu de forma consistente, nos últimos 10 anos, as internações por pneumonia em crianças e em idosos.

“A conclusão deste e de outros estudos é que a vacinação da população infantil reduz a quantidade de bactérias, prevenindo inclusive a contaminação dos idosos”, finalizou.

Radiografia de Sampa: Rua 25 de Março




A Rua 25 de Março é tradicional centro de compras em SP

Luís Alberto Alves

 A origem dessa rua remonta ao século XVIII, quando então era chamada de Beco das Sete Voltas. Naquela época ela acompanhava, mais ou menos, as margens sinuosas do Rio Tamanduateí, daí as sete voltas ou sete curvas do rio. Posteriormente, e já no século XIX, o beco recebeu a denominação popular e de Rua de Baixo, justamente pela sua localização, na parte baixa da cidade em relação à colina do Pátio do Colégio.

 No dia 28 de novembro de 1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, a Rua de Baixo passou a chamar-se Rua 25 de Março e isso desde a atual Rua Carlos de Souza Nazaré, um de seus limites até a projetada Praça do Mercado, a atual Praça Fernando Costa, e desse ponto em diante até a Ladeira do Carmo, atual Av. Rangel Pestana.

Pouco tempo depois, e em todo o seu traçado, foi mantido o nome de Rua 25 de Março. Esta data lembra o dia do juramento da primeira constituição do Brasil independente, promulgada por Dom Pedro I no ano de 1824.  A Rua 25 de Março fica no Centro de SP.


Túnel do Tempo: Kennedy lança Aliança para o Progresso



Presidente John Kennedy

Luís Alberto Alves


Aliança para o Progresso: No dia 13 de março de 1961 o presidente Kennedy lança a Aliança para o Progresso, programa decenal para o desenvolvimento econômico e social do hemisfério.