Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Jânio Quadros renuncia



Luís Alberto Alves


Fora do poder:  No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros (foto) renuncia à presidência do Brasil, alegando que "forças terríveis" tornavam impraticável seu governo.

Radiografia de Sampa: Avenida Giovanni Gronchi


A Avenida Giovanni Gronchi fica no bairro do Morumbi, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves


  Ex-Presidente da Itália (1955 a 1962), Giovanni Gronchi nasceu em Pontedera (Pisa) a 16/11/1887. Iniciou sua vida política em 1902 no Movimento Cristão que, anos mais tarde, se transformaria no partido da Democracia Cristã. Participou, como voluntário, da I Guerra Mundial e, em 1919, ajudou a fundar o Partido Popular Católico Italiano. Em 1922 participou do primeiro gabinete formado por Mussolini, como subsecretário da Indústria e Comércio, mas, em 1926, ele estava entre os 123 deputados que renunciaram, denunciando a ditadura imposta por Mussolini.

 Privado de seu mandato, viveu durante vários anos como comerciante. Em 1942, aliou-se ao clandestino Movimento Antifascista e se tornou Ministro do Comércio e Indústria, durante o período da guerra, no governo do primeiro ministro Ivanoe Bonomi, favorável aos aliados. Terminado o conflito, Giovanni Gronchi emerge como um dos líderes do Partido Democrata Cristão. Ocupou vários cargos no governo e foi designado membro da Assembléia Constituinte que elaborou as bases da nova República, sendo eleito Presidente da Câmara dos Deputados em 1948.

 Gronchi venceu as eleições presidenciais de 1955 com o apoio de grupos dissidentes de direita e de esquerda do Partido Democrata Cristão, dos comunistas, dos socialistas, dos monarquistas e dos neo-fascistas - na mais estranha coligação política da história italiana do pós-guerra. A sua eleição foi motivo de preocupações para os EUA que temiam a posição esquerdista de Gronchi.

 Em sua atuação como Presidente da Itália, Giovanni Gronchi deu especial atenção à política externa, tendo visitado o Brasil - e São Paulo - no ano de 1958. Curiosidades: A Lei nº 6.212, que denominou esta Avenida como Giovanni Gronchi, foi decretada e promulgada pela Câmara Municipal no ano de 1963, época em que Giovanni Gronchi ainda estava vivo, e a despeito da proibição (que ainda vigora na legislação municipal) de se dar nomes de pessoas vivas aos logradouros públicos.

  Giovanni Gronchi faleceu em Roma no dia 17 de outubro de 1978, aos 91 anos de idade. A mesma Lei 6.212 de 1963 determinava que as placas denominativas deveriam conter os seguintes dizeres: "Avenida Giovanni Gronchi - Presidente da República da Itália - visitou São Paulo em 1958". Essa via pública fica no bairro do Morumbi, Zona Sul de SP.


Geral: Miojo será preparado no espaço



 Redação

  Pela primeira vez na história, um alimento será cozido pela atmosfera. A empreitada - batizada de Missão Miojo - começa hoje (25), Dia do Miojo, com o anúncio dos parceiros do projeto.

 A Missão contará com a expertise da Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais, que será responsável pela condução das pesquisas em terra e dos testes no ar. Outro parceiro do projeto será o chef Emmanuel Bassoleil, que deve somar às suas habilidades culinárias uma pitada de ciência. Tudo para que a sua receita exclusiva seja, além de deliciosa, cientificamente compatível com a missão espacial. 

 Na prática, um foguete não tripulado levará uma cápsula, especialmente construída para os ingredientes da receita elaborada por Bassoleil, acima dos 100 km de altitude carregar e ejetará o recipiente no espaço. A ideia é que a refeição entre em ponto de ebulição quando a cápsula cruzar a mesosfera no caminho de volta para casa. A mesosfera é a camada atmosférica responsável, entre outras coisas, pela combustão de meteoros – e agora também pela preparação do Miojo espacial. A finalização da cápsula e os testes com o foguete serão realizados nos próximos meses e o foguete será lançado em janeiro de 2015, dando início à comemoração dos 50 anos de Nissin Miojo Lámen no Brasil.

 Toda a missão, os testes, as pesquisas e receitas serão documentadas e divulgadas pela patrocinadora do projeto, a Nissin-Ajinomoto. Quem quiser acompanhar a missão do macarrão mais democrático e, provavelmente, mais intergaláctico do mundo, deve acessar www.nissin.com.br/missaomiojo.

 A Missão Miojo é um projeto criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para o Dia do Miojo, que já colocou o prato no menu de grandes restaurantes (2011),  publicou o livro Meu Miojo – Receitas e Histórias (2012), e formou mestres miojeiros em 3 minutos na Escola de Culinária Mais Rápida do Mundo (2013).




Geral:Nhoque de Mozzarella de Búfala ao Limão Caipira


Nhoque de Mozzarella de Búfala ao Limão Caipira


Redação

 Macio e super saboroso, a receita criada pelo chef Gui Bomfim para o Selo de Pureza 100% Búfalo surpreende o paladar. O nhoque de mozzarella de búfala ao molho de limão caipira derrete na boca e traz um azedinho muito leve, que dá todo charme à receita. Não é difícil de fazer e é uma ótima opção para agradar toda a família, em momentos especiais.

Ingredientes
1 kg de batata-baroa
100gr de farinha de trigo
1 gema
Sal a gosto

                                                         Modo de preparo:
Cozinhe a batata com casca, não deixe que fique muito cozida, pode atrapalhar na hora de preparar a massa. Descasque a batata e passe ainda quente em um espremedor, misture a farinha e a gema e ajuste o sal. A massa tem que ficar lisa e não pode grudar na sua mão, se precisar ajuste com mais um pouco de farinha. Faça bolinhas mas não muito pequenas, pois elas serão recheadas. Reserve.

                                                          Recheio:
400 gramas de mozzarella de búfala 100% pura.

                                                          Modo de rechear:
 Corte a mozzarella em cubinhos e utilize para rechear o nhoque. Abra a massa na palma da mão, coloque o pedaço de mozzarella de búfala, comece a fechar. Preste bem atenção para cobrir todo o queijo e ele não vazar. O chef da uma dica: use mozzarellas com o selo de pureza 100% Búfalo para o recheio, preservando assim o sabor e as características da receita.

                                                           Molho:
2 litros de leite
1 cebola pequena
1 xc de farinha de trigo
5 colher de sopa de manteiga
1 xc. cha de parmesão
Suco e casca de 2 limões caipira
Sal a gosto
1 colher de café de noz-moscada.

                                                            Preparo do Molho
 Pique bem a cebola e refogue com a manteiga. Adicione a farinha e mexa bem, aos poucos adicione o leite e mexa, para não formar grumos. Coloque o leite aos poucos e deixe ele reduzir, seu molho vai começar a engrossar. Coloque o parmesão e o limão. Por fim, ajuste o sal e a noz-moscada. Se precisar, passe o molho pela peneira.

                                                             Forno:
 Leve ao forno médio pré aquecido por 20 minutos ou até gratinar
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1:30h

Geral: 20 mil alunos da rede estadual de SP têm visita agendada à 23ª Bienal do Livro




Os alunos terão acesso à produção cultural na visita à Bienal
Redação

A partir desta segunda-feira (25), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai levar 20 mil alunos de escolas estaduais da capital, de cidades da região metropolitana e interior à 23ª Bienal do Livro. As visitas vão até sexta-feira, 29 de agosto, e os alunos receberão transporte gratuito para as visitas.

 Os 20 mil alunos são de 40 diretorias regionais de ensino do Estado. Do Total, são 7.040 estudantes da capital, 6.960 da Região Metropolitana de São Paulo e 6.000 estudantes do Interior.

 “Possibilitar aos nossos alunos o acesso à produção cultural e à criação literária com a visita à Bienal do Livro é multiplicar o trabalho de incentivo ao hábito de leitura que faz parte do dia a dia de nossas escolas e, até mesmo, investir na formação de novos escritores”, afirmou o secretário da Educação, Herman Voorwald.

                                                                 Mais leitura
 A visita à Bienal vai ao encontro das ações da Secretaria da Educação que têm como foco o incentivo à leitura. Todas as 5 mil escolas estaduais da rede contam com acervo de livros à disposição dos estudantes. Nos anos iniciais, as escolas mantêm os títulos em sala de aula para acesso constante dos estudantes em nível de alfabetização. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram 4,6 milhões de livros às crianças do 1º ao 5º ano.

 Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm à disposição o Programa Sala de Leitura, presente em mais de 3 mil escolas paulistas. O espaço possibilita acesso dos estudantes a um acervo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs.

 Além disso, a Secretaria possibilita que os estudantes do 6º ao 9º ano e das três séries do Ensino Médio montem sua própria biblioteca em casa por meio do projeto Apoio ao Saber, que entrega aos alunos um kit composto por três livros. Na última distribuição, foram 10,6 milhões de publicações entregues aos adolescentes da rede.



Variedades: GVT HDTV lança A Culpa é das Estrelas no On Demand




A obra é baseada no relacionamento entre dois adolescentes


Redação

 O maior sucesso de bilheteria deste ano A Culpa é das Estrelas já chegou ao Telecine On Demand. O longa, que acaba de sair das telonas depois de emocionar mais de 6 milhões de espectadores em salas de cinema de todo o Brasil, ficará acessível até a primeira semana de setembro (04) no On Demand* da GVT HDTV.  Os clientes podem ver o filme sem sair de casa a partir de um clique na tecla de interatividade do controle remoto.

 A obra é baseada no best-seller de John Green e mostra o relacionamento entre dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a crianças com câncer.  A partir de um tema trágico, desenrola-se uma comovente e bem-humorada história de amor que transmite uma lição de vida.

 No On Demand da GVT HDTV o assinante encontra milhares de filmes, séries, shows e documentários para alugar e assistir quantas vezes desejar, com preços a partir de R$ 4,90, além de diversos conteúdos gratuitos.

                                                                 Sobre a GVT HDTV
 A GVT HDTV tem como principal diferencial a entrega de um produto completo com o melhor da programação em alta definição combinada a conteúdos sob demanda, aplicativos interativos e conteúdo em múltiplos dispositivos. Na oferta de canais em alta definição, a GVT HDTV foi pioneira na entrega de pacotes em HD para 100% dos clientes.

 Em menos de três anos de operação, a empresa vem conquistando resultados expressivos no mercado de TV por assinatura atingindo aproximadamente 800 mil clientes no mês de junho. Nas cidades em que atua, já atingiu 8,4% de market share e nos últimos 12 meses, capturou mais de 30% do crescimento do mercado nestas praças.



Variedades: SescTV participa do "Ocupação Mirada" exibindo programação especial de teatro



São diversas peças de teatro que estarão na tela do SescTV

Redação


 SescTV leva ao ar, de 02 a 19/09, programação especial de teatro como parte integrante doOcupação Mirada, projeto do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos2014, que acontece na Baixada Santista de 04 a 13/09. São nove episódios da série Teatro e Circunstância - que mostra os diferentes aspectos do teatro contemporâneo por todo o País -, 12 documentários e dois espetáculos teatrais.

 Em sua terceira edição, o Festival Mirada é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santos, o Conaculta - Consejo Nacional para La Cultura e Las Artes, do México, e a Fundación Teatro a Mil, do Chile, tem como objetivo traçar um panorama das produções teatrais contemporâneas de países de língua espanhola e português. Uma de suas atividades, o Ocupação Mirada, contempla ocupações de diferentes companhias e criadores, com o objetivo de evidenciar e estimular possíveis diálogos com a produção teatral desses países.
  No SescTV, a arte do teatro e seus profissionais são abordados em 23 programas.
 Teatro e Circunstância,
Direção: Amilcar M. Claro
 Modos Contemporâneos de Criação Dramatúrgica: Rompendo Códigos
Fala sobre o teatro de diversas regiões do país a partir dos trabalhos dos grupos: Grupo Piollin de Teatro (João Pessoa/PB); Cia dos Atores (Rio de Janeiro); Teatro Máquina (Fortaleza/CE); Companhia Brasileira de Teatro (Curitiba/PR).
02/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 14 anos

 Tradição e Contemporaneidade: Bonecos da Cultura Tradicional
Em pauta, grupos que trabalham com formas da cultura tradicional, especialmente o mamulengo, bem como suas manifestações contemporâneas. São eles: Mamulengo Só Riso (Olinda - PE); Carroça de Mamulengos (Brasília -DF); Grupo Formosura de Teatro (Fortaleza- CE) e Grupo Mamulengo de Cheiroso (Aracajú - SE).
05/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 12 anos

 Paradigmas: Teat(r)o Oficina Usyna Uzona
Mostra a trajetória do grupo Teatro Oficina e conversa com o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor de montagens como Os Sertões, de 2001, e O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, censurada em 1967 pelo regime militar.
09/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 14 anos

 Experiências e Experimentações: Teatro na Era Digital
Companhias de teatro que flertam com as novas tecnologias e fazem delas parte integrante da dramaturgia e da encenação. São elas: Grupo Phila 7 (São Paulo-SP),  Estúdio Reator (Belém - PA) e Ricky Seabra (Rio de Janeiro-RJ).
12/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 12 anos

 Paradigmas: Dialética da História Prêt-à-Porter
O mais importante paradigma do teatro brasileiro contemporâneo, que é o método para o ator desenvolvido, desde 1998, por Antunes Filho e pelos atores do grupo Macunaíma no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc SP, abordado através da sua síntese que é o "Prêt-à-porter".
16/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 16 anos

 Modos Contemporâneos de Criação Dramática: Vias de Buscas e Rupturas
Trajetória de grupos que dialogam com conceitos do teatro tradicional, mas que se aventuram em novas experimentações. São eles: Teatro Popular de Ilhéus (BA), Grupo Armazém Cia de Teatro (RJ), Grupo Bagaceira (CE) e Grupo de Teatro Bigorna (PB).
19/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: 10 anos

 Rua, o Grande Teatro do Mundo: A Ideologia da Rua
Entrevistas com diretores e grupos de várias regiões do país que pesquisam a rua como espaço cênico para suas apresentações teatrais. Com os grupos: Tá na Rua (RJ); Grupo Ói Nóis aqui Traveiz (RS) e Grupo Galpão (MG).
23/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 12 anos

 Rua, o Grande Teatro do Mundo: Tradição da Rua no Novo Teatro Nordestino
Em foco o trabalho dos grupos Teatro de Caretas (CE), Clowns de Shakespeare (RN), Vilavox (BA) e Sertão Teatro(PB), que têm como principais características o diálogo que estabelecem com as diferentes manifestações tradicionais populares nordestinas e a apresentação em espetáculos de rua.

26/09, sexta, 14h
Classificação indicativa: Livre
 O Teatro e a Cidade: A Vida em Barão Geraldo
Trajetória sobre o trabalho de pesquisa teatral de grupos saídos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, como Grupo Lume, Barracão de Teatro, Seres de Luz e Boa Companhia.
30/09, terça, 22h
Classificação indicativa: 10 anos

  Documentários:
Continente Teatral Ibero-Americano  
Documentário investiga o teatro ibero-americano, vertentes e produção de países da 1ª edição doMirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010, a partir de impressões de artistas e críticos. Integra a série Mirada - Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
01/09, segunda, 20h        
Classificação indicativa: 12 anos

 Teatro Ibero-Americano e Suas Fronteiras
Expõe a 2ª edição do Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, em setembro de 2012, e investiga se existe um teatro ibero-americano e se há fronteiras nessa arte em diferentes países sob a ótica dos artistas envolvidos. Direção: Alê Primo.
04/09, quinta, às 12h        
Classificação indicativa: Livre

 Olhar Jovem          
Documentário feito por dez jovens convidados pelo Sesc Santos para registrar suas experiências culturais e humanas durante o Mirada 2012, orientados pelo Instituto Querô. Direção: Coletiva.
04/09, quinta, às 12h30   
Classificação indicativa: 10 anos

 Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
A produção revela a trajetória do diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal e os conceitos do Teatro do Oprimido, criado na década de 1960 e utilizado em mais de 70 países. Vencedor do Prêmio Margarida de Prata de Melhor Documentário em 2011. Direção: Zelito Viana.
05/09, sexta, às 23h
Classificação indicativa: 12 anos
                 
Ariane Mnouchkine e o Theatre du Soleil
O documentário traz entrevista com Ariane Mnouckine, fundadora e diretora do Théâtre du Soleil, cenas de espetáculos da companhia, da oficina que ela realizou no Brasil e conceitos de seu projeto artístico e de vida.   Direção: Antonio Jordão Pacheco.
06/09, sábado, às 22h
Classificação indicativa: Livre

 Sotigui Kouyaté, um Griot no Brasil
O ator, diretor e griot africano, que trabalhou com Peter Brook, fala sobre a missão de passar adiante conhecimentos, a memória do continente e da importância da escuta para arte, comunicação e vida. Direção: Alexandre Handfest.
06/09, sábado, às 23h
Classificação indicativa: Livre

O Idiota, os Ensaios no Abismo
O processo de criação do espetáculo baseado no romance O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, com depoimentos da diretora e do elenco, bastidores, e cenas da montagem que ficou em cartaz no Sesc Pompeia entre 2010 e 2011. Direção: Cibele Forjaz.
06/09, segunda, às 24h
Classificação indicativa: 12 anos

 Quando o Teatro Rompe suas Fronteiras    
Uma pesquisa sobre as produções teatrais colombiana, peruana mexicana e brasileira, traz cenas de peças e a opinião de artistas do 1º Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada - Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
08/09, segunda, 20h        
Classificação indicativa: 12 anos

 A Mochila do Mascate
O documentário é inspirado em livro homônimo sobre a vida, obra e trajetória do ator, cenógrafo, diretor, escritor, figurinista e iluminador italiano Gianni Ratto, radicado no país, e um dos grandes nomes do teatro nacional tanto no Brasil, como na Itália. Direção: Grabriela Greeb
12/09, sexta, às 23h         
Classificação indicativa: Livre

Poéticas Políticas Contemporâneas  
Um retrato do teatro ibero-americano e sua vertente política na produção dos países envolvidos na 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010, a partir de impressões de artistas e realizadores. Integra a série Mirada - Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
15/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 10 anos

Teatro do Eu Profundo  
Documentário pesquisa as produções teatrais uruguaia e portenha e a dramaturgia. Também traz cenas de peças e a opinião de artistas da 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a série Mirada - Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
22/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: 12 anos

 A Dança dos Paradigmas          
As múltiplas linguagens do teatro, paradigmas e complexidades do diálogo do novo século, segundo artistas da 1ª edição do Mirada - Festival de Artes Cênicas de Santos em 2010. Integra a sérieMirada - Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano. Direção: Amilcar M. Claro.
29/09, segunda, 20h
Classificação indicativa: Livre

 Espetáculos teatrais:
 Lamartine Babo
No musical encenado pelo CPT, um grupo de atores prepara uma homenagem ao compositor e recebe a visita do misterioso Silveirinha. Dramaturgia: Antunes Filho. Direção: Emerson Danesi.
13/09, sábado, às 22h
Classificação indicativa: 10 anos

 Hygiene
Espetáculo do Grupo XIX de Teatro resgata o processo de higienização urbana do Brasil, iniciado no fim século do século XIX, sob a ótica dos moradores do cortiço Nossa Senhora do Bom Jesus de Praga. Direção: Luiz Fernando Marques.
19/09, sexta, às 23h
Classificação indicativa: 14 anos
  
                                                                    Sobre o SescTV:

 Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

                                                                     Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo